MONIQUINHAS (2)
SÃO PAULO (ah, Max…) – Não é possível contar o que foi o sábado de Mônaco/2018 sem começar pelos treinos livres. A batida de Verstappen na terceira seção tirou o holandês da briga, depois de um erro muito parecido com o de 2016, na última chicane antes da Rascasse. Arrebentou o carro, não deu tempo de consertar, ficou fora da classificação.
Tem sido um péssimo ano, este de Verstappen. Ele tinha carro para pelo menos largar na primeira fila. Vai largar em último.
Ricardão agradeceu. Na hora de decidir, fez exatamente o que vinha fazendo desde quinta-feira. Foi o mais rápido no Q1, no Q2 e no Q3, conseguindo a segunda pole de sua carreira. É favoritão à vitória amanhã.
A classificação mostrou que com os pneus hipermacios todo mundo é capaz de andar rápido num circuito como o do Principado. Para se ter uma ideia de quanto, numa certa altura do Q1 Sirotkin era quarto colocado — e passou ao Q2 em oitavo. Os 13 primeiros ficaram no mesmo segundo. OK que a volta é curta, mas mesmo assim chamou a atenção a proximidade dos tempos. Os degolados foram Hartley (atrapalhado por Ocon), Ericsson, Stroll, Magnussen e o supracitado Verstappen, que nem se sentou no carro.
[bannergoogle]O Q2 marcou mais um recorde de pista para Ricciardo, 1min12s278, eliminando Hülkenberg, Vandoorne, Sirotkin, Leclerc e Grosjean. Tudo mais ou menos normal — a Toro Rosso, que ensaiou ser a quarta força monegasca na quinta, ganhou a companhia da Force India nessa disputa; o time italiano passou ao Q3 apenas com Gasly, mas foi bem.
A pole de Daniel foi conseguida já na primeira volta rápida do Q3, com um tempo incrível de 1min10s810. No primeirou “round”, ele foi quase meio segundo mais rápido que Hamilton e Vettel. Uma luneta, como diziam os antigos.
Sebastian tentou alguma coisa na segunda volta rápida e conseguiu pelo menos deixar Lewis para trás. Larga ao lado do rubro-taurino na primeira fila, o que é importante na sua batalha pessoal com o inglês pelo título — chegar na frente dele, descontar alguns pontos na classificação, tirar a nuvem negra de cima de seu capacete, esses são seus planos para o domingo.
Hamilton terá ao seu lado na segunda fila a outra Ferrari, de Raikkonen. Bottas, Ocon, Alonso, Sainz Jr., Pérez e Gasly fecharam a turma dos dez primeiros.
Mônaco tem uma dívida com Ricciardo, desde 2016 — uma incrível trapalhada da Red Bull nos boxes lhe tirou a vitória. Acho que ela será paga amanhã.
Com Grosjean, Sirotkin e Hartley na pista, um safety car é quase certo, portanto é bem provável que o resultado seja afetado pelo imponderável novamente.
Quem costuma se beneficiar disso é o próprio Ricciardo, mas, estando na frente, é quem tem a perder com isso.
-Tava dando uma olhada no grid. O cara que é o futuro campeão, o mais jovem nisso e naquilo, no fundo grid, junto com Magnussen, Stroll e Gorsjean? Preparem o safety car. Bem, a pressão está em Hamilton que precisa vencer o duelo com Vettel. A pressão está em Vettel que precisa descontar a diferença pra Hamilton. A pressão está em Verstappen que está devendo. Já Daniel, não deve nada, não tem nenhuma pressão. A Red Bull que está devendo pra ele. Veremos a tática da equipe durante os pitstops. Só perde se houver um apocalipse “paniscida” ou se atacar o “barbeiro de Mônaco” no australiano. Uma quebra do motor Renault no principado como aconteceu com Damon Hill em 1996 é foda. Ou um “Mônacogate”. Veremos.
RIC HAM Force India
Era esperado o Ricciardo pole mas o Verstappen bater pode ser considerado normal também. Este ano muitas batidas. Uma coisa é certa amanhã: as câmeras devem estar no Verstappen em grande parte da corrida. Se chovesse, a corrida ganharia muito. Pelo que lembro, faz tempo que não chove muito em Mônaco.
Acho que o Verstappen estava contando com uma derrapagem do carro, mas essa não aconteceu (já aconteceu isso comigo, no kart). Daí tocou o guard-rail interno e deu no que deu.
E está sob pressão, tá sentando a bota, porque o Ricciardo tá guiando muito – ele se adaptou muito bem ao carro esse ano.
Acho que não há muitas dúvidas qual é o melhor carro do grid. Se coloca um Mercedão pra empurrar, a RedBull leva fácil o campeonato.
Tomara que o Ricciardo leve. Uma pena o Raikkonen não fechar a primeira fila.
O Canguru Afobado conseguiu sua segunda pole em cinco temporadas na Red Bull.
É isso aí! Vettel está fazendo falta…
– pinto falando sobre canguru. Uma piada. canguru é teu *, rs.
Pia ou faz piada sobre o Alonso que é mais relevante. Ou tem alguém mais tonto no blog por aqui?
Ricardão colocando os incomodados de quatro. Mônaco 2018 tá difícil de entrar.
Riccardão? É aquele piloto que está em sua quinta temporada na Red Bull e nem um vice conseguiu?
Vettelão em sua quinta temporada na Red Bull, já tinha conquistado quatro títulos e um vice de quebra .
Quantas poles o Vettel fez, em 3 temporadas, na Ferrari ? Bem menos que quando ele guiava um carro de outro mundo, na Red Bull, com o submisso Mark Weber. Faz falta um certo Schumacher, não ?
Vettel fez mais poles na Ferrari nas três primeiras temporadas, do que Alonso nas cinco temporadas em que correu pela mesma Ferrari.
kkkkk…………..quanto recalque Pinto!
Leia o meu comentário acima, Sennafredo e veja quem é recalcado.
Verstappen largando em último, com mais carro que os outros. Certo que ele e, no mínimo, mais um, não acabam a corrida..
Verstappen é garantia de safety car em Monaco, largando em último então…. Se tudo der certo amanhã vai dar merda.
Eu acho que o meu gatão vai vencer amanhã. Estou com essa impressão. A Ferrari também tem uma dívida com ele.
A Ferrari está com os salários do seu gatão atrasados?
Muito engraçadinho.
Gente, é isso mesmo? Max vai largar logo atrás de Grosjean???
Estratégia para o resto do gris: trocar pneus na primeira volta pq vai ter safety-car!
Para a principal corrida do ano, a mais imprevisivel e tradicional, um grande narrador, Cleber Machado vai transmitir pra gente o Gp de Monaco amanha, (muito bom). Espero que agora nao mude mais, quando nao der pra por o Galvão, é Cleber Machado escalado de Automatico. Vettel vence amanha, abraços
Resta saber,amanha, qual momento o Versbatten vai justificar a fama,… acho que bate antes da metade da prova!