NAS ASAS

[bannergoogle]RIO (gostamos) – O bichinho aí embaixo é o HondaJet Elite. Foi apresentado em Genebra, na Suíça. É o primeiro avião comercializado pela Honda, fabricado nos EUA. Achei o máximo essas turbinas sobre as asas. Diz que por causa delas o pássaro faz menos barulho e, juro, está no release: “(…) apresenta um ganho adicional de 17% (+396 Km) e uma otimização do fluxo de ar nos motores. Isso possibilita uma redução significativa de ruído e torna ainda mais silenciosa a cabine da aeronave”.

Tudo pela otimização dos fluxos de ar, é o que sempre digo.

hondajetelite

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Marcus-Franca
Marcus-Franca
5 anos atrás

São motores sobre as asas!!!
Lito do aviões e músicas não curtiu a frase onde diz ser “turbinas sobre as asas”, e se foi escrito no release da Honda, menos ainda…rsrsrs
Sucesso

Ivan Drumond
Ivan Drumond
5 anos atrás

Achei o desenho muito interessante, tanto da fuselagem quanto da fixação dos motores. Mostrei ao meu pai (que já foi projetista da Embraer na época do Svoboda) e ele se mostrou surpreso com a posição acima e atrás das asas. Falou que o esforço sobre as longarinas deve ser imenso.

Não sou engenheiro, portanto não entendo desse assunto de estruturas, mas se provoca um ganho de 17% de autonomia acho que vale à pena. Sou aluno-piloto e até hoje só voei Cessna 152, mas um dia espero comandar uma máquina como essa aí da foto.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Bem com 47 unidades fabricadas não se pode chamar de sucesso estrondoso. O equivalente da Embraer tem uma produção sete vezes maior.

Quanto ao VFW 614 tambem não pode ser descrito como um campeão de vendas, só 19 foram feitos. E muita da sua tecnologia foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, sendo posteriormente usada pela ERNO , um consorcio de indústrias alemãs . Entre ela a HFB que fabricava o Hansa Jet, um clássico, Duas unidades do Hansa Jet operaram no Brasil.

Michael Esdren
Michael Esdren
Reply to  Paulo F.
5 anos atrás

Paulo, ele foi lançado recentemente entao obviamente ainda nao vendeu muito….

ags
ags
5 anos atrás

Babalu vai pegar. um exemplar..

Michael Esdren
Michael Esdren
5 anos atrás

Legal teu Post Flavio… mas infelizmente enche de cara (não todos é claro)que nunca chegou perto dum desses que não sabe o que esta falando (pelo menos a esse respeito) fazendo comentários com um monte de afirmações idiotas…. se for só pra piada tudo bem porque o que eles dizem nao serve pra mais nada….. eu digo que o pior comentario é dizer que ele é feio… ninguem faz aviao pra ser bonito e sim para voar da melhor maneira possivel e outro gaiato disse que ele perde pra todos….???? que palhaçada, com que base alguem fala isso… e por aí vai, mas Flavio continue sim postando essas coisas pois são muito legais e interessantes tá.

Luciano
Luciano
5 anos atrás

Tenho “informações” q o Alonsito encomendou dois e já trocou pro motores Renault e Toyota. Tá animadao ele!!

kalil
kalil
5 anos atrás

boa noite fg,
tava refletindo aqui sobre a barulheira e
isolamento acustico para não ensurdecer
os passageiros vip nas poltronas ao lado
das turbinas.
camarada fg,
disponibilize algumas imagens de
jatos executivos da mãe rússia!
Некурящее место у окна, пожалуйста!
я не говорю по-русски.!!!
amplexo!

João Daniel
João Daniel
5 anos atrás

Mas é feio que dói.

Luiz
Luiz
5 anos atrás

Flávio, a Fokker já teve em seu portfolio um avião com essa configuração de motor sobre as asas, o VFW 614, que foi construído na Alemanha, no primeiro exemplo de empresa transnacional criado para desenvolvimento e produção de aviões, em conjunto pela Fokker e West Germany.

Era destinado para empresas regionais com configuração de 40 – 44 lugrares e para operar em aeroportos municipais dados os motores mais silenciosos,desenvolvidos pela Rollys Royce, especialmente para este avião. A produção ocorreu de 1971 a 1977. Não foi o sucesso de vendas esperado.

Leandro Oliveira
Leandro Oliveira
5 anos atrás

Não sei não… parece que o ponto fraco do jatinho seja justamente o motor acima da asa. Imagina a fadiga do material que segura a turbina à asa depois de alguns anos…

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
Reply to  Leandro Oliveira
5 anos atrás

As asas são os itens mais resistentes de uma aeronave. Portanto, os motores e/ou suportes de fixação deles acima ou abaixo delas não interferem em nada. Não existe fadiga.

Guilherme
Guilherme
5 anos atrás

Tem menos área de asa do que os carros sem graça da fórmula 1! KKKKK…

YPVS
YPVS
5 anos atrás

FG, o engenheiro da Embraer Guido Pessotti propôs essa arquitetura de motor sobre a asa para o ERJ 145 no final da década de 80, início da de 90.
Por dificuldades financeiras, a empresa teve que abrir mão de qualquer “invencionice” que trouxesse custo. Guido acabou demitido pelo amigo Ozires Silva a pedido dos novos “futuros donos” porque era um gênio mas gastador e de temperamento difícil.
Em seguida a empresa foi privatizada, o ERJ tinha um valor imbatível pela concorrência e o resto a gente conhece…

Michael Esdren
Michael Esdren
Reply to  YPVS
5 anos atrás

Não sei o que exatamente voce quis dizer, voce é daqueles que joga um monte de palavras desconexas e pensa que as pessoas vão concluir o que voce deseja, mas com relação ao ERJ 145 ele foi um sucesso de vendas, superou todos os outros concorrentes e esgotou a sua faixa de mercado ou seja supriu toda a demanda e tem uma boa ficha de serviços, então talvez a proposta do tal Guido só atrapalharia mesmo pois apenas honeraria um produto que já estava bom, então a EMBRAER acertou !!!

YPVS
YPVS
Reply to  Michael Esdren
5 anos atrás

Acho que você é daquelas pessoas que lêem mal como muitos atualmente.
Em que momento existe juízo de valor? Certo ou errado? Bom ou ruim?
Só coloquei os fatos. Abandonou a ideia por falta de caixa e aumento de complexidade. Ponto. Não me interessa saber quem estava certo ou errado, muito menos disse que o ERJ 145 é ruim por isso.
Sucesso de vendas inquestionável . A produção com base em muitos componentes que a empresa já tinha para outros produtos tornaram o preço dele imbatível.

Airton Vargas
Airton Vargas
5 anos atrás

Vai desculpando aí a nossa chatice, mas não é turbina, é motor. Turbina é um dos componentes do motor.

Luciano
Luciano
Reply to  Airton Vargas
5 anos atrás

Opa, temos aqui um assinante do Canal Aviões e Músicas certamente. :-)
O Lito bate forte nisso. Aprendi com ele a ser chato também he he.

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Luciano
5 anos atrás

Em inglês ninguém chama os motores de avião de turbine, mas sim de engine.

Tohmé
5 anos atrás

FG, bonitinho, mas comparativamente aos da categoria, perde em quase tudo.

Leo Santos
Leo Santos
5 anos atrás

Tá bom, mas não é bonito não! rs

Toni Righi
Toni Righi
5 anos atrás

Não sei porque mas o Alonso jura que não voaria nunca neste Lear Jet da Honda..

Klaus
Klaus
Reply to  Toni Righi
5 anos atrás

Pode voar a vontade, o motor é comprado de outra fábrica…kkkkk

Michael Esdren
Michael Esdren
Reply to  Klaus
5 anos atrás

Klaus não diga bobagens, o motor é um legitimo HONDA fabricado pela Honda em uma joint venture com a GE!, então valeu a tentativa de piada mas a informação em si é falsa… FAKENEWS!