SOBRE ONTEM DE MANHÃ

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Grosjean desolado: o que ele fez não se faz

RIO (mês que não acaba, oxe!) – Acho que vocês têm rezão. Gastei essa foto ontem, e deveria ter guardado como a imagem da corrida para esta premiada seção de rescaldo pós-GP. Grosjean foi punido com a perda de três posições no grid de Mônaco pela irresponsabilidade de tentar voltar à pista após rodar na curva 2. Revi várias vezes o acidente e de fato o francês é levado a rodar porque Magnussen, à sua frente, guina de repente para a esquerda e ele se assusta. Mas isso não justifica a tentativa desastrada de voltar, com metade do grid ainda tendo de passar por ele. Nessas horas, engole a rodada e começa tudo de novo, jovem. Foi muito, muito perigoso. Ficou barata, essa punição.

Cartum_espanhaE não fosse esse incidente, creio que nosso cartunista oficial Maurício Falleiros teria de pedir dispensa de “Sobre ontem…”, porque faltou assunto nessa prova. Mas ele acertou a mão de novo, como sempre, e morri de rir com seu Romain falando com mamãe Grosjean pelo telefone no dia dela.

As explicações do piloto não convenceram muito. Ele evitou culpar diretamente seu companheiro de equipe, especialmente porque o dinamarquês, bem ou mal, conseguiu um ótimo resultado para a Haas. O sexto lugar deu os pontos à equipe que ela precisa, e que já poderia ter conseguido na Austrália e também no Azerbaijão, não fosse outra trapalhada de Grosjean. Em Melbourne, foram os dois pit stops desastrosos. Em Baku, a batida do moço atormentado sozinho, durante o safety-car.

Quando a Haas tiver corridas menos turbulentas, tem toda a chance de se firmar numa briga muito boa com Renault e McLaren pelo quarto lugar no Mundial, o que seria espetacular para um time que está em seu terceiro ano na F-1.

Assunto Grosjean encerrado, vamos em frente.

Achei muito simpática a reverência de Leclerc a Alonso, com quem duelou por várias voltas, na maior parte do tempo à frente do espanhol. Então é dele a…

FRASE DE BARCELONA

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Leclerc: destaque e gratidão

“Aprendo o dobro duelando com ele do que com outros pilotos.”

Charles Leclerc, da Sauber, décimo colocado na Espanha, elogiando o bicampeão mundial que terminou em oitavo.

A Sauber está sabendo sobreviver com dignidade. Fez pontos em três corridas e já soma 11, com a Toro Rosso na mira, dois à frente. Não é de todo absurdo imaginar que possa sonhar com um honroso oitavo lugar no campeonato — a Force India tem 18 e deve melhorar, não é possível cair tanto assim de um ano para o outro.

[bannergoogle]A Williams, esta sim está condenada à lanterna com seu carro horroroso e seus pilotos fracos e inexperientes. Para ser justo, Stroll até que tem conseguido uma coisinha ou outra, como o 11º lugar em Barcelona. Mas bater na trave dos pontos em Barcelona se deveu muito mais a uma alta taxa de abandonos do que propriamente a um desempenho convincente. O outro, Sirotkin, é bem ruinzinho. Rodou durante o safety-car virtual, para se ter uma ideia (sim, eu sei que Ricciardo também rodou, mas não vamos colocá-los na mesma frase, é até sacanagem com o australiano).

Falemos dos vencedores, agora. Bottas e a Mercedes mudaram de estratégia quando Vettel parou sob regime de safety-car virtual, e isso garantiu o segundo lugar ao finlandês, que na primeira parada não tinha conseguido superar o alemão. Ele foi muito elogiado pela equipe por ter conseguido adminstrar a penúria dos pneus trocados na volta 20. Teve de se virar como dava por 46 voltas. A ideia inicial era fazer dois pit stops. E assim levou o #77 ao pódio, logo atrás do #44 e à frente do #33. Ops! Isso nos leva ao…

NÚMERO ESPANHOL

77dobottas…é o número do carro de Bottas, e vejam, oh!, que grande coincidência… Se somarmos o 44 de Hamilton com o 33 de Verstappen, os outros dois que chegaram ao pódio, dá 77! Que coisa incrível! A última vez em que três pilotos com números “dobrados” chegaram juntos ao pódio foi em… NÃO TENHO A MENOR IDEIA E ISSO NÃO TEM NENHUMA IMPORTÂNCIA! Importante é saber que foi a primeira dobradinha da Mercedes no ano e a 36ª da equipe desde sua volta à F-1, em 2010. Fazemos ginástica, às vezes, para preencher todas as seções fixas deste rescaldão.

Seguindo, porque já está ficando tarde. Alguém me contou pelo Twitter, e fui checar, que Hamilton estabeleceu um novo recorde ontem, o de maior número de vitórias a partir de uma pole-position. Chegou a 41 (tem 64 no total), deixando para trás Michael Schumacher, que venceu 40 corridas largando na pole. O top-5 nessa estatística tem ainda Vettel (30), Senna (29) e Prost (18). É um dado interessante.

E vamos terminando por hoje com nosso tradicionalíssimo “Gostamos & Não gostamos”, porque não podemos mais viver sem isso.

GOSTAMOS…

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Alonso e Sainz Jr.: aplausos

…de ver Sainz Jr. e Alonso >>> comemorando um sétimo e um oitavo lugar, e da alegria dos espanhóis com o resultado. O público no autódromo soube reconhecer o esforço dos dois, que representam gerações diferentes de pilotos de um país muito mais vitorioso nas motos do que nos carros. Sinal de maturidade de uma torcida que entende do esporte e aplaude quem merece.

 

NÃO GOSTAMOS…

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Raikkonen: quebrou o quê?

…de ver <<< Raikkonen abandonando a corrida sem maiores explicações da Ferrari. Ele bem que poderia chegar ao pódio, se conseguisse manter os pneus funcionando bem, algo que Vettel não conseguiu. Kimi vem fazendo um campeonato bem honesto, mas está precisando urgentemente de um resultado à altura de sua capacidade. O time não disse o que aconteceu com seu carro.

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CRSJ
5 anos atrás

O sétimo e o oitavo de Sainz Jr. e Alonso eram as posições de chegada normais entre os espanhóis no passado que ainda nem valiam pontos. O Raikkonen é um completo segundo piloto na Ferrari, ele sempre foi um piloto limitado na Ferrari mesmo ganhando o Título de 2007 em cima dos erros dos outros, nunca será superior ao Vettel restando somente a aposentadoria depois disso, pode ainda vencer um GP só com permissão ou se for seu dia e que não tenha o Vettel por perto.

Pedro
Pedro
5 anos atrás

Flávio, concordo plenamente que o Sirotkin é muito fraco. Mas a rodada dele durante o VSC, se não me engano, foi causada por um pneu traseiro furado devido ao toque do Verstappen.

Abs!

Paulo Santos
Paulo Santos
5 anos atrás

Alonso comemora um 8º lugar e você acha isso normal e positivo ? kkkkkkk, a defesa de Alonso tem limites….comemoração de um 8 º lugar ? fala sério Flávio Gomes ? cai na real…

Fabiano
Fabiano
5 anos atrás

Pela câmera on bord do Stroll, dá pra ver como ele escapou por pouco do Grosjean. Impressionante!

Antonio Vieira
Antonio Vieira
5 anos atrás

Dei uma pesquisa rápida, a respeito do número espanhol 77. Esta ao que me parece é a segunda vez que acontece, mas com o número 11. No GP da Europa de 2016. Rosberg venceu (carro 6), Vettel 2º (carro 5) e Perez 3º (carro 11). Somando o carro de Rosberg mais o carro de Vettel, dá o carro do Perez. Faz tempo que não acontece, última vez em 2016. Fiquei curioso para saber. Pesquisei a partir de 2014, onde os números dos pilotos começaram a ficarem fixos. E uma próxima poderia ser: Ricciardo (carro 3), Perez (carro 11) e Alonso (carro 14). Somando Ricciardo mais Perez, dá o carro do Alonso. Difícil de ocorrer numa corrida normal? Sim! Mas em Mônaco até é possível. Esperar para ver. Boa semana Flávio!

Antonio Vieira
Antonio Vieira
5 anos atrás

Esta 36ª dobradinha da Mercedes é recorde na F1 ou na Era Schumacher, a Ferrari têm mais ou menos dobradinhas que a Mercedes? Enquanto isso, Leclerc tem 9 pontos e o seu companheiro Ericsson têm míseros 2 pontinhos. Alonso terminando em 8º e o abandono do Raikkonen. Ele estava em que posição quando abandonou? Olha, se bobear, o Kubica ainda pilota este ano. Mero palpite.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Antonio Vieira
5 anos atrás

Na era Schumacher (1996-2006) a Ferrari fez 31 dobradinhas.

Em toda a F1, é assim a ordem do recorde:

1.. Ferrari, 83
2. McLaren, 47
3. Mercedes, 41
4. Williams, 33

E estas 36 dobradinhas da Mercedes vem desde 2014, no começo da era dos 1,6l V6 híbridos.

Fonte: http://www.gpguide.com

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Seus textos são um convite à leitura, parabéns pela obra que é esse blog!

Garlet
Garlet
5 anos atrás

Ferrari parece ter feito modificações no carro, para o restante da temporada. Note que os pilotos não reclamam e nada se fala das mudanças de desempenho.

moisesimoes
moisesimoes
5 anos atrás

– O rapaz vai se aprumar. Tem um carro ok e tem tempo pra isso. Depois daquele GP da Bélgica, ele engatou uns pódios e quase ninguém lembrou das traquinagens dele. O problema é se envolver num acidente em Mônaco, coisa que já aconteceu lá nos tempos de Lótus. Mesmo assim, o principado é o lugar ideal pra uma “virada” da sorte. O safety car, ou melhor, a corrida tradicional, promete.
Tempo chato. Que venha logo dia 27, Indy500 x Mônaco.
Boa semana.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  moisesimoes
5 anos atrás

Nossa! Mônaco é uma corrida espetacular. O pacheco fica 1h30 esperando uma ultrapasaagem mesmo sabendo que isso não acontece lá há mais de 30 anos.

Show!

John Player
John Player
5 anos atrás

“Aprendo o dobro duelando com ele do que com outros pilotos.”
(Charles Leclerc, da Sauber, décimo colocado na Espanha, elogiando o bicampeão mundial que terminou em oitavo.)
Mas com quem mais ele duelou durante a corrida?
Stroll, Sirotkin, Vandoorne, Hartley….

Aliandro Miranda
5 anos atrás

Esta ginástica para preencher todas as seções me lembra a divertida história que você conta do “nada ainda”. Era isso? Quem preencheu uma página inteira de jornal com “nada ainda”?

John Player
John Player
5 anos atrás

Essa foi boa: “Ele bem que poderia chegar ao pódio, se conseguisse manter os pneus funcionando bem, algo que Vettel não conseguiu. Kimi vem fazendo um campeonato bem honesto, mas está precisando urgentemente de um resultado à altura de sua capacidade. (…)”
Quem acordou do coma de 20 anos lê isso é conclui que o Kimi é o tetra campeão da Ferrari e o Vettel é só um novato-coadjuvante que “não sabe fazer os pneus funcionar bem”.
Por favor, né Flavio.
Cegueira de torcedor tem limites. Pelo menos deveria, no caso de um especialista.
A verdade é que Kimi faz um campeonato pífio.
A realidade dele é de piloto LEÃO DE TREINO.
SÓ.

Segafredo
Segafredo
Reply to  John Player
5 anos atrás

“Cego” ……é o torcedor do #SchukrutinhoFakedeMerda que imagina seus 4 títulos conquistados por merecimento, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

John Player
John Player
5 anos atrás

Esse infeliz do Romain Grosjean poderia ter ficado aleijado ou aleijado alguém.
Me lembrei do acidente do Alexandre Zanardi.
Um carro no meio da pista e outro acertando em cheio em “T”.
Se fosse um piloto da Ferrari fazendo uma sandice dessas, e levando uma punição tão RIDÍCULA, diriam que é mais uma prova que a FIA está mancomunada com a Ferrari, etc, etc, etc..

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

O Grosjean é aquele jogador mediano que sempre está fazendo um gol contra, cometendo um penalti idiota, levando cartões idiotas, sendo expulso, e nunca assume as c..gadas que faz.
E INEXPLICAVELMENTE sempre tem um “especialista” que ainda o defende. (Não falo do FG, estou dizendo de comentaristas de diversos meios, infelizmente até ex-pilotos. Deve ser o sentimento da “solidariedade” (ou será corporativismo mesmo?) entre pilotos. O cara faz uma manobra daquela e agente ouve o comentarista da Gobo criticar a manobra mas elogiando a “qualidade” do Grosjean como piloto, “talentoso”, “rápído”, “experiente”, etc, etc. Quanta BESTEIRA.
O Grosjean é que na fila do pão da F1? Ok, deve ser mais que o Luciano Burti e o Max Wilson, com certeza.
Ele é uma mistura de Rodrigo Caio com Felipe Melo com Luis Fabiano.
Um piloto de trabalhos inúteis.
Contribui em quê pelas equipes por onde passa? Só tumultua, dá prejuízo (arrebenta o carro com acidentes idiotas), vive reclamando (dos freios – já tá virando piada na F1), é mal educado, grosseiro e arrogante com o engenheiro (e isso só pelo que ouvimos pelo rádio durante as corridas!), e SEMPRE QUE PODE transfere a CULPA do que faz para outra pessoa, geralmente: 1. mecânicos; 2. engenheiro; 3. FREIO; 4. um piloto concorrente; 5. o colega de equipe.
Injustificável tanta tolerância por alguém que NÃO PRESENTA RESULTADO NENHUM.
A culpa agora é do “stress” e da “pressão” por que o “fenomenal” Magnussen – colega de equipe – está andando na frente dele.
Chega de “passar o pano” para esse encosto.
Nem o Maldonado nos seus piores dias de loucura dava tanto prejuízo e fazia tanta m…
Discutem, debatem os erros/falhas do Verstappen. Correto.
Mas por que ignoram as navalhadas seguidas do Gorsjean????
Só faltava agora, como tentou pateticamente na corrida passada, jogar a culpa em outro piloto, MAIS UM VEZ.
Como alguém ainda defende esse cara?
Quando é que a Haas vai cansar de tanto prejuízo?
#ForaGrosjean #ForaSabugo

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Calma, Flor!

Mande teu currículo pra Haas. Mas não mande esse nick pois a FIA não sabe quem é.

Robertom
Robertom
5 anos atrás

Não dá para entender a “tática” da Ferrari, chamar o Vettel durante o Virtual Safety Car
e trocar os pneus médios por outro jofgo de médios, com o carro leve e pista relativamente fria não colocar os pneus macios foi absurdo…

Cranio
Cranio
5 anos atrás

Fala Flávio…

Eu te aconselho assistir os on-boards do Grosjean e do Gasly… Os dois passaram por situações parecidas naquela curva 2 (ou seria 3?). A diferença na pilotagem é tremenda…

E o Gasly ainda ficou “sanduichado” antes da curva e se comportou muito bem, até encontrar o Grosjean fazendo gracinha lá na frente…

[]s

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Cranio
5 anos atrás

Pois é amigo.
Mas pelo jeito, pra falar a verdade sobre o Grosjean vamos ter de pagar Darf.
Hehehehe.
Aquele sabugo é um pereba supervalorizado.
E superprotegido.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Ninguém está defendendo o Grojean. Largue mão de ser idiota.

Antonio José
Antonio José
5 anos atrás

Acho que o Raikkonen quebrou a paciência com a corrida chata, estacionou e foi pro bar ver o resto da prova pela TV

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

É evidente que no carro do Kimi deu pau em alguma rebinboca da pafuseta da “unidade de potência” (aquilo que até alguns anos chamávamos carinhosamente de “motor”), Pode ser até o software de gerenciamento da tralha toda. Mas como a Ferrari tem patrocínio da Kaspersky Lab’s é compreensível….
Kimi tem um contrato a moda Barrica. Sua função é fazer o Seb penta , então esperar o que? Tenho certeza que se estivesse na Renault pelo menos a diversão seria maior.

José
José
5 anos atrás

Não faço idéia de quando teve outro pódio com números “dobrados”, mas devia ser mais comum antes de adotarem os números fixos, até pela numeração ser definida pelo campeonato anterior. Por exemplo, no início dos anos 2000 devia ser comum ter Hakkinen (1), Coulthard (2) e Schumacher (3) no pódio, ou um pouco mais pra frente, Schumacher (1), Barrichello (2) e Coulthard (3).

Toni Righi
Toni Righi
5 anos atrás

A punição do Grosjean Gardenal foi ridícula. Merecia pelo menos perda de 10 posições no grid durante umas cinco provas. Mais a suspensão por pelo menos 01 corrida. E paredão, em caso de reincidência.

Johelmyr
Johelmyr
5 anos atrás

O Kimi perdeu dois pódios por problemas na equipe, e ainda se sacrificou no início para uma melhor estratégia de vettel. Só com os dois pódios ele já seria vice líder. Ano passado a Ferrari jogou fora o campeonato na segunda metade da temporada! Agora já está jogando fora desde o início…

Alex Tréxi
Alex Tréxi
5 anos atrás

Só três posições de punição ??? Vaitománoânus.

Rene
Rene
5 anos atrás

Acho que os resultados do Raikkonen estão sendo sim à altura de sua capacidade, ele é isso ai mesmo. Muito regular mas nada que empolgue.