TE AMO ESPANHOLA (1)

bar182

RIO (outono, gostamos) – Até que tem bastante coisa para falar do primeiro dia de treinos em Barcelona. A Mercedes ficou na frente, OK, mas parece que é a Red Bull que deu o maior salto de Baku para a Espanha. E a Ferrari, se não está escondendo nada, estagnou.

Uma curiosidade da sexta: o melhor tempo do dia foi anotado de manhã, por Bottas, com 1min18s148. De tarde, ele subiu para 1min18s611. Hamilton, o mais rápido na sessão vespertina, virou 1min18s259.

Tem a ver com o vento e com as temperaturas mais altas. Em Barcelona, as mudanças de direção do vento pregam peças nos pilotos, o que explica o festival de rodadas e escapadas de pista.

[bannergoogle]Diz a Red Bull que seus carros estão 0s5 mais rápidos com as mudanças aerodinâmicas introduzidas para a primeira corrida europeia da temporada. Veremos. O que se sabe é que o time lida melhor com os pneus supermacios do que a Mercedes, que continua se estranhando com a borracha.

Vimos uma Haas forte, Grosjean em sétimo e Magnussen em oitavo à tarde. Será a quarta força do GP? Pode ser. Talvez a McLaren ocupe esse posto — Alonso contou que o novo bico esquisito melhorou bem o carro. Mas o time laranja ainda não foi a um Q3 neste ano. A conferir amanhã.

Merece destaque também a volta de Kubica a um treino oficial em fim de semana de GP pela primeira vez desde 2010, quando disputou sua última corrida na temporada. Andou pela manhã e detestou o carro. A Williams ficou com as duas últimas posições nos dois treinos. É um arremedo de equipe.

Na Ferrari, Raikkonen teve de trocar o motor, mas não será punido ainda — está na cota.

bar181O dia foi marcado por algo constrangedor para os organizadores da prova espanhola. Vários carros tiveram seus vidros quebrados no estacionamento da imprensa, que fica do lado de fora do autódromo. Se fosse no Brasil, a grita seria enorme. Uma coisa esquisita, mesmo. Aguardamos informações.

E a última notícia importante do dia, talvez a mais importante, foi a confirmação de que Miami aprovou a abertura de negociações com a F-1 para fazer seu GP por dez anos, a partir de 2019.

O prefeito da cidade, Francis Suarez, confirmou que a ideia é manter o evento até 2028, e assim os EUA passariam a ter duas etapas por temporada, contando com Austin, no Texas.

O primeiro traçado proposto é esse aí embaixo — corrida de rua, claro. Como muitos aqui conhecem bem a cidade — eu já estive lá algumas vezes, mas acho Miami um porre e nunca fiz questão de conhecer direito –, talvez possam dizer se o local é o mais apropriado.

É possível que algum país dance no ano que vem. Apostas?

pistamiami

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mello
Mello
5 anos atrás

Esse deve ser o sonho de muitos “brasileiros”: Grande Prêmio do Brasil, disputado em Miami. Interlagos vai rodar!

kripuna
kripuna
5 anos atrás

Essa pista lembra o antigo traçado de Vancouver da IndyCar. Vai passar por baixo do viaduto mesmo? vai ser um pesadelo para a transmissão.

João Ernesto
João Ernesto
5 anos atrás

Quero ver é onde a galera vai estacionar pra ir ver a corrida…

Os estacionamentos naquela região mal tem capacidade para os shows que rolam na AAA…

Fora que no ponto de maior velocidade sei lá como vão colocar arquibancadas…

De qq forma… não creio existir outro local que seja mais adequado em Miami… Creio que a escolha não se deu somente em função de traçado… mas do conjunto de restaurantes e hotéis que existem ali…

Enfim.

Aguardemos.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
5 anos atrás

Baku dança caso algum atual circuito seja mesmo cortado. A questão é pra que mais uma corrida nos EUA ainda mais num circuito de rua em uma cidade cafona?!! Só porque os novos donos querem? Já tem Austin, pista interessante, autódromo de verdade… Etc tá bom demais, americano nem gosta de F1. Quanto ao provável traçado já consigo imaginar Verstappen ou Magnussen fazendo algum adversário voar pela ponte e se espatifar no mar.

Fern Kesnault
Fern Kesnault
5 anos atrás

Brasil dança com uma pista ultrapassada e cheio de gastos…

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Fern Kesnault
5 anos atrás

Ainda bem que as outras pistas não tem gasto nenhum, né…

Lagerbeer
Lagerbeer
5 anos atrás

Acho que Interlagos dança .. mas depois de 2019 …. graças àquele cara de sueter

Jonatas
Jonatas
5 anos atrás

É uma pena que Miami tenha conotação tão negativa no Brasil. Existe muita coisa interessante a se ver, quando se sai fora do batido eixo de consumismo e futilidade.

Sobre o traçado, não é muito criativo. Dá para fazer melhor.

Jose Brabham
Jose Brabham
5 anos atrás

Podem preparar o sonífero. Fiz questão de medir a pista: ridículos 4,1km, e suas duas retas, apesar de aparentemente grandes (1,08 km de hairpin a hairpin), são “retas-curvas” que atrapalharão a aproximação dos carros para pegar vácuo em função da dependência do downforce para seguir no traçado. O resto é um ziguezague dos piores. E onde será a largada? Ali no “Freedom Tower”? Uma reta de 280m? É o único lugar que vejo que encaixa um pit-lane ao lado… Ou seja, algo mais próximo de Valência que de Baku. Quem vai sair? Gostaria que fosse Cingapura, mas lá tem muita grana e é hoje o único GP do Sudeste Asiático. Temo por Baku, mas lá também estão dispostos a gastar dinheiro com a promoção do lugar.

Adriano Silva
Adriano Silva
5 anos atrás

Não se com a Williams indo de mal à pior até o fim do ano, exista alguma chance da Claire dançar no comando da equipe. Tudo bem que a família é mais que dona de tudo, mas onde existem acionistas não duvido de nada. Se bem que a lógica é outra; se passar o ano em último lugar mas der lucro no balanço final, sem problema (e a Williams tem muitos outros negócios extra F1 para isso). Quanto ao segundo GP dos Estados Unidos, eu preferia ver uma corrida nas ruas de Nova York.

zempa
zempa
5 anos atrás

O Kubica meteu 1.3 em cima do Stroll.

Acho que deveriam levar o cara toda corrida pra tentar ajudar a desenvolver o carro.

Se é que dá.

moisesimoes
moisesimoes
5 anos atrás

– Bem pra turista ver, mesmo. A Royal Caribbean Cruises ali na esquina, curtiu. Na ponte, chama atenção a enorme área de escape como tem que ser em todos os circuitos seguros. E a emoção é garantida: abre a asa indo, abre a asa voltando. Acho melhor não reclamar, senão eles põem aquela chicanizinha básica ali no meio da ponte.

E Interlagos não tem duas retas assim. Que pena.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

F-1 é como coração de mãe, sempre cabe mais um… Com grana.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

O pessoal está falando mesmo da RedBull. Dizem que o modelo 2018 remasterizado. Torcida grande por eles.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Continua como terceira força.

Mansell
Mansell
5 anos atrás

Gostei da ponte…já passei por ali. Pontona kkk

Luciano Sampaio
Luciano Sampaio
5 anos atrás

Não acho que cai nenhuma corrida fora, é o começo da expansão pra 25 corridas… e que as equipes se virem com 3 motores por ano pra cada carro :-(
As retas longas com os cotovelos no final podem ser legais (vide Azerbaijão)

Alexandre Ferreira
Alexandre Ferreira
5 anos atrás

Infelizmente pode ser a última de Dom Alonso de las Austurias na Espanha.

Daniel
Daniel
5 anos atrás

“É possível que algum país dance no ano q vem”. PUTZ

Trotta
Trotta
5 anos atrás

Essa pista é um rascunho do desenho do Gonzo?

Lucas
Lucas
5 anos atrás

Claro que é cedo pra julgar, mas aparentemente é um porre esse traçado hein? Retas longas seguido de curvas fechadas.

Bruno
Bruno
5 anos atrás

é seguro ter duas retas enormes sobre uma ponte?
Sei lá.. vai que algum carro voe e caia na agua?!?!

Michael Esdren
Michael Esdren
5 anos atrás

-Tomara mesmo que a RBR tenha evoluido e chege mais perto de Ferrari e mercedes assim as corridas e o campeonato ficam bem mais interessantes….. mas temos que ver pra crer…… na F1 há muitissimo mais promessas que não deram em nada do que triunfos, infelizmente…..
-Me parece pelo treinos mesmo nas etapas anteriores que todo mundo vai devagar sem mostrar muito sem arriscar nada num jogo de esconde esconde de faiz de conta pra só na hora do qualyfyng e da corrida em si botar as garras de fora, acho que faz parte nao mostrar os pontos fortes ( e fracos) e nem mostrar as posiveis estrategias usadas, no fim é meio chato isso,
-a F1 tá meio estagnada estamos a 4 anos com regulamentos que foram feitos sob medida e encomenda para a mercedes,tá mais que na hora de mudar,
-e pneus então? é ridiculo a pirelli decidir tudo…. dizer quais pneus usar etc,,,, deveria ser liberado pra todas as marcas e que cada piloto use o que quiser e quantos quiser…. acho que deve ser medo da concorrente MICHELIN que daria um show na pirelli como já deu no passado é triste isso…..
-MAS ANIMEMO-NOS O GP DA ESPANHA É SEMPRE EMOCIONANTE, DISPUTADO E COM SURPRESAS, NÃO SEI SE É COINCIDENCIA MAS MUITA GENTE QUEBRA (FALHA MECANICA) NA ESPANHA…… VALE A PENA CONFERIR…
-Os USA comportam sim dois GPS de F1 ao ano, lembro que a Alemanha ( e provavelmente outros paises Europeus) teve duas corridas em algumas temporadas: o GP da Alemanha propriamente dito e o GP da Europa disputado na Alemanha no mesmo ano, show de bola !!!
-Miami é a Cidade menos americana dos USA ( bom talvez na Louisiana e no Hawaii também se tenha essa impressão) , também não gosto muito de Miami, qualquer outra cidade da Florida é mais legal, Miami só é boa pra quem quer arrebentar a boca do balão com boates, bares, festas, bebidas, drogas, etc….. ou aqueles caras brasileiros da gema que pisam a primeira vez nos USA e ficam maravilhados com tudo até com as latas de lixo……compram de tudo, fotografam e filmam tudo…… A ÚNICA VANTAGEM DE MIAMI É SER O AEROPORTO AMERICANO MAIS PERTO DO BRASIL !!!!!
-Uma em Miami seria o máximo…. os brazuca vão lá, visitam o Mickey na Disney depois vão ver a F1 : FANTASTIC !!!!
-Penso que terão de caprichar no circuito de rua pra não ficar parecido com aqueles travadissimos corridas de F Indy…….
-ENFIM tudo vale a pena pagar pra ver!!!!

zempa
zempa
Reply to  Michael Esdren
5 anos atrás

Eles só vão ver a F1 se tiver o Senna Wolrd.

Michael Esdren
Michael Esdren
Reply to  zempa
5 anos atrás

Então seria um programasso para os brazucas: passeio na disney do mickey, gastar o ingles de extraterrestre aprendido no fisque….., depois uma passa no sennaworld pra mostrar que brasileiro é foda mesmo, assistir o gp de miami com a camiseta da seleção enrolado numa bandeira ( de preferencia que tivesse um pilotO brasileiro eradicado em miami….) e depois visitar shopes, malls ou kamart e target mesmo né…comprar de tudo e repetido pra levar pros amigos e parentes, tirar um monte de foto, filmar e colocar no face e youtube, etc….. daí voltar pro brasil, ficar um ano falando-comparando nisso e tres anos pagando o consignado…… EIS O SONHO DE CONSUMO TUPINIQUIM….

Tales Gaede
Tales Gaede
5 anos atrás

Dança combina com um país ao sul do Equador.

Mas, prá que chorar?

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
5 anos atrás

é parece que sem um carro praticamente de outra categoria e sem ordem de equipe el melhorzon do grid e futuro ganhador da triplece coroa não conseguiu muita coisa

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás

Pelo visto privilegiaram o visual do que o traçado em si. Duas retas imensas… parece chato.

Léo Simas
Léo Simas
Reply to  murilo medeiros
5 anos atrás

Seria melhor pela Ocean Drive :P

Silvio Domingos Rodrigues
Silvio Domingos Rodrigues
Reply to  murilo medeiros
5 anos atrás

Penso que essas duas “retas” podem propiciar muitas ultrapassagens. Aposto que Singapura cai fora, aquilo é horrível.

Formiga
Formiga
Reply to  murilo medeiros
5 anos atrás

Baku é uma mega reta com um monte de curvas travadas e é uma festa. Todo mundo falava que seria um porre e são das melhores corridas do ano. Talvez esse seja o segredo para corridas mais agitadas, retas grandes com um setor travado. Ou Monaco+Monza.