DICA DO DIA

[bannergoogle]MOSCOU (e tudo começou aqui) – Desde o dia em que a URSS colocou no espaço o Sputnik I, 4 de outubro de 1957, a órbita da Terra passou a ser invadida por satélites artificiais. A pequena esfera metálica de 83 kg e cerca de 50 cm de diâmetro inaugurou uma era, e a partir dele as distâncias diminuíram, a comunicação se tornou o que é hoje, as informações sobre o planeta, visto a analisado do espaço, passaram a ser recebidas de forma permanente e em tempo real.

Tudo isso é clichê e verdadeiro. Mas até conhecer este site aqui, eu não tinha ideia da quantidade de artefatos girando sobre nossas cabeças. São quase 17 mil, e clicando em cada pontinho desse mapa é possível saber seu nome, ver sua órbita, conhecer sia trajetória, saber a data de lançamento e seu país de origem.

Dá para ficar horas viajando nesse negócio. Encontrei a dica aqui, no “Nexo”.

satelitesmundo

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
5 anos atrás

Ok, concordo, URSS não é mãe de porra nenhuma, e dinheiro dos outros, ok, concordo, mas não se pode negar o pioneirismo. Os caras chegaram lá primeiro, fizeram muitas coisas primeiro, coisas que não resultaram em nada, em termos, financeiramente prá eles, mas pioneiro é pioneiro, ponto! Era truculência, genocídios e tal, acabou, ótimo, mas história é história. De certa forma torta foram fodões.

Garlet
Garlet
5 anos atrás

Super interessante obrigado pela dica.

Ivo Rettor
Ivo Rettor
5 anos atrás

Flavio a corrida espacial não terminou e no momento a Russia esta na liderança, o primeiro golaço foi feito pela unicao sovietica em colocar o primeiro homem em órbita e depois o segundo golaço e talvez o mais espetacular e impactante foi chegar à lua pelos americanos, mas o jogo continua e agora quando se fala em exploração espacial em erquipamentos etc leia-se MADE IN RUSSLAND !!!! até os amercianos usam equipamentos RUSSOS !!!!! os foguetes e as estações espaciais russos são imbativeis !!
Só um detalhe, a comunicação aqui na Terra é feita na maioria das vezes por cabos submarinos por ser mais eficiente embora satelites sejam amplamente usados em comunicação e outras áreas, ok. abraços camarada !!!

Alberto G Guimaraes
Alberto G Guimaraes
5 anos atrás

Show de bola. Vai ficar junto o Flightradar e do Marinetraffic.

Henrique
Henrique
5 anos atrás

não sou adepto de teorias de conspiração, mania muito comum aos norte americanos, mas tenho uma forte desconfiança que este site citado acima, não mostra satélites militares, espiões. Já existe tecnologia para isso.

Celso
Celso
5 anos atrás

Nossa muito legal. E eu não imaginava que tinha satélites lançados há tanto tempo sobrevoando nossas cabeças. Achei um que foi lançado em 1961.

Rodolfo
Rodolfo
5 anos atrás

Irado !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
5 anos atrás

Muito legal, muito doido saber que já mandaram todos esses satélites. E não é tão fácil assim mandar, haja vista a dificuldades que tivemos. Um professor da época que fiz engenharia elétrica estava trabalhando na base de lançamento de satélite brasileira que explodiu. Ele só não estava na base na hora do acidente, pois foi impedido por estar de bermuda. Sorte.
Já tem algum satélite lançado de terras brasileiras?

Henrique
Henrique
Reply to  Thiago Azevedo
5 anos atrás

Então, acho que o Brasil não tecnologia para tanto( e tão pouco). com a explosão ocorrida tempos atrás houve um atraso enorme, isto aliado ao baixo investimento….
De qualquer modo, geograficamente, a base de Alcântara é privilegiada geograficamente. Alguns satélites foram lançados de lá, infelizmente nenhum puramente brasileiro.

Robson Guimarães
Robson Guimarães
5 anos atrás

E a mãe URSS fez muito bem, mas só até o dinheiro dos “outros” acabar.