O RIO, O RIO

pistadeodoro

MOSCOU (seria legal, mas…) – A reportagem de Fred Sabino, no Glogoesporte.com, é impecável. Ele explica que na última segunda-feira um grupo apresentou à prefeitura do Rio um projeto de autódromo para ser construído no terreno de Deodoro que o Exército colocaria à disposição para esse fim. O projeto é assinado por Hermann Tilke, aquele de sempre.

Investimento previsto: R$ 850 milhões. Ideia proposta: nada de dinheiro público.

Agora a prefeitura vai lançar um edital para ver se alguém mais está interessado e construir um autódromo lá e, nada acontecendo, esse aí pode ser levado adiante.

Só que…

[bannergoogle]Só que o grupo não tem o dinheiro necessário. Apenas fez um projeto, como eu poderia ter feito, ou você, ou qualquer um. Claro que a grife de Tilke é legal. Mas não muda nada. É apenas um projeto.

Uma vez vencida a licitação — ou seja, o projeto sendo aprovado, se ninguém mais apresentar outros — e percorridos os trâmites de cessão do terreno etc. e tal, vai ser preciso encontrar alguém disposto a bancar a construção.

E é aí que está o busílis. Quem vai pagar? Onde vão arrumar alguém para gastar essa dinheirama num autódromo? Alguém realmente acha que no Brasil de hoje alguém estaria a fim de rasgar dinheiro construindo um autódromo, para uma atividade que no Brasil caminha para a extinção?

Sério, tem gente que sonha demais. Achar que de belas intenções e de um projetinho bonito feito no computador pode sair algo concreto desse porte, é viajar na maionese.

Ninguém vai fazer autódromo no Rio, esqueçam.

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El Pentejo Veloz
El Pentejo Veloz
5 anos atrás

Só pela info de que se trata de desenho do Tilke, a torcida é para que não saia do papel… nem no RJ, nem em nenhum outro lugar do planeta

Paulo Pinto
Paulo Pinto
5 anos atrás

Os tilkódromos foram o sonho de consumo da FIA. Hoje são uma realidade e ninguém vai mudar isso.

CRSJ
5 anos atrás

O Rio ainda vai ver por muito tempo o seu Finado Autódromo dentro do YouTube.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

E os que apoiaram as Olimpíadas e a Copa, gente que ajudou a acabar com Jacarepaguá, gente que “inocentemente” apoiou a construção deste legado, um monte de elefantes brancos, e o custo de manter toda esta bosta inútil, para além da roubalheira, onde estão? Sairam de fininho. Estão curtindo futebol. E sobre isso aí, não vai dar samba não, vai é acabar em samba como tudo no Brasil, não vai dar em nada bom, como sempre, mas já estão apoiando…

Marcus
Marcus
5 anos atrás

E se…

E se sair, “só” tinham que mudar o traçado, de cara da pra ver que seria uma Abu Dhabi da vida….

coyote
coyote
5 anos atrás

Tilkódromos…??? torço o nariz. Deus queira que não.

Mauricio
Mauricio
5 anos atrás

Quando lí a notícia inteira, o que me chamou a atenção foi o trecho final:

“Com o projeto em mãos, a Prefeitura tem agora de 40 a 60 dias para publicar um edital e, dessa forma, esperar interessados numa concorrência. Depois de mais 60 dias, os interessados deverão apresentar suas propostas e, após outros 15 dias, sairá o vencedor da concorrência.

Caberá ao ganhador dessa disputa captar investidores, exatamente de acordo com os parâmetros do projeto, ou seja, sem utilizar dinheiro público.”

Como já disse o Flávio, esse autódromo não vai sair.

coyote
coyote
Reply to  Mauricio
5 anos atrás

Mas se sair com dinheiro público, depois de tudo prontinho, vai chover de gente querendo privatizar porque caíram duas gotas de chuva na cabeça de alguém por causa de uma telha quebrada.
Sei bem como é que é.
Construir um linha de trem bala SP/Rio ninguém quer, mas se o poder público construir e atrasar 2 minutos… TEM DE PRIVATIZAAAAAAAARRR!!!!
Abç.

Roberto Oliveira
Roberto Oliveira
Reply to  coyote
5 anos atrás

Não existe dinheito público, tonto. Existe o meu, o seu e o dinheiro da população que foi usado na construção.

Se foi o meu dinheiro, eu quero que funcione. Se for uma empresa privada, eu posso reclamar e ser ressarcido de por um serviço ruim ou não prestado. Se for do Estado, mesmo eu tendo pago, dane-se!

Ze Ruela
Ze Ruela
5 anos atrás

Se sai ou nao eh realmente uma boa questao. Quanto ao valor e viabilidade economica, Isso somente parece ser preocupacao de dinheiro privado. Sao quase uma dezena de estadios abandonados que se somadas as despesas conseguiriam contruir uns 10 autodromos……

Saima
Saima
5 anos atrás

A pista é meia Suzuka meia Zeltweg. De todo jeito, não vai rolar.

Amaral
Amaral
5 anos atrás

Se realmente houvesse uma chance de sair autódromo no Rio, podia ser o píor traçado feito pelo Tilke, mas ainda assim seria melhor do que não ter nada.
Mas o grande problema é esse. O terreno, até onde sei, há sei lá quantos anos atrás explodiu um paiol e depois disso aquela área virou um grande campo minado, e além disso, quem iria se aventurar nessa barca furada? Improvável.
Fora que lá o acesso não é tão fácil assim. Talvez pior que o antigo, finado e sepultado Jacarepaguá. Só uma Avenida Brasil superlotada que ainda tem uma obra interminável de um pretenso corredor expresso de ônibus que nem Deus sabe quando fica pronto.

jefferson
jefferson
5 anos atrás

Fico pensando porue nao preservaram jacarepagua e construiram aquele merda olimpica nesse terreno

Eduardo Costa
Eduardo Costa
5 anos atrás

Instalar um autodromo aqui no Rio, mais precisamente em Deodoro, é uma furada sem precedentes e uma senhora brecha para desvio de dinheiro público via empreiteiras e partidos políticos envolvidos ou não na Lava-Jato.

Se é para construir autodromo no Rio de Janeiro, que seja onde hoje é o parque olímpico do Rio… exatamente onde era o autódromo antigo e nos mesmos moldes do que foi construído em Sochi. Basta dar uma olhada via Google Earth ou visitar a área.. ainda há, inclusive, trechos do oval asfaltados (pequenos, fato, mas há),

A Região da Barra/Jacarepaguá já possui infraestrutura de transporte (BRT vindo do aeroporto internacional, do metro da Barra), grandes áreas para estacionamento (Rio Centro, Shoppings Centers, Cidade do Rock) proximidade de hotéis, de um aeroporto para jatos executivos e helicópetros, infraestrutura do próprio parque olímpico.

Deodoro não tem absolutamente nada, a avenida Brasil é uma via urbana ultrapassada. a região é foco de atuação da maior facção criminosa da cidade e é cercada pelo complexo de favelas da Pedreira e Chapadão.

Robertom
Robertom
5 anos atrás

Travadão no estilo Kartódromo, melhor apenas do que não ter pista, chamar o Tilke para fazer o projeto é cagada, melhor chamar de novo o David Caderman que fez o projeto de Jacarepaguá (1977).

Fábio Peres
5 anos atrás

Só com a perspectiva da F1 isso vai para a frente – claro, se existir a perspectiva de um brasileiro na categoria. Do contrário, eu aconselharia a um grupo de investidores, botarem sua grana em empresa de cosméticos – que sempre tem demanda.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Pista sem retas.. arghhhhhh

Claro que não vai sair e nem deveria.

A área é mais perigosa do que o front de guerra do Iraque e Siria.

Só maluco pra colocar dinheiro aí..

Talles Almeida
Talles Almeida
5 anos atrás

Parece Tarumã com pitadas de Zeltweg (a pista da RedBull).
Sendo do Tilke, estranho não ter chicanes e hairpins, com curvas em formato de caracol, etc. Talvez seja o melhor desenho dele até hoje.
Mas nada como o mutilado Interlagos. Ainda mais com o antigo.
Talvez melhor que Jacarepaguá. Mas acho que não, também.

Saima
Saima
5 anos atrás

Por que não chamar pilotos para desenhar e definir um traçado, ao invés de um arquiteto e teórico – e açougueiro de pistas históricas – como o Tilke?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Saima
5 anos atrás

Não adianta se o projeto ñ poder sair do papel.

Saima
Saima
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Sim, eu sei que não vai. Meu ponto é o porquê de não chamarem pilotos, que entendem de correr e acelerar e frear, para desenhar pistas e sim chamar um nó cego como o Tilke.

José Marinho
José Marinho
5 anos atrás

Independente de qualquer coisa, se vai realmente sair do projeto de computador o o automobilismo brasileiro não estar nos seus melhores dias, esse traçado o que acham dele? melhor que o finado jacarepagua?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  José Marinho
5 anos atrás

Achei legal, inclusive a versão remasterizada dos Santos de Austin. Acho que seria bem rápido. Aposto em dois pontos de ultrapassagem

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Grana… falta a grana.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Interlagos, o Autódromo Internacional de Curitiba e os construtores de condomínios mandam lembranças.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
5 anos atrás

E ponto final.

Leandro Esteves
Leandro Esteves
5 anos atrás

Concordo com o Flávio Gomes, é muito dinheiro a ser investido em uma atividade que beira a extinção (infelizmente). Acho que antes de pensar em autódromo no RJ tem que se pensar em resolver os problemas de segurança pública. Até porque de que de que adianta um autódromo novinho em folha se as pessoas não têm segurança para chegar até ele?

Paulo Leite
Paulo Leite
5 anos atrás

No dia que eu tiver R$ 850 milhões. de temeres-golpista boiando na conta, a última opção de investimento seria num troço desse, completamente sem futuro, num país cujo futuro era brilhante, antes do golpe. Hoje virou essa merda aí, prestes a eleger presidente um deputado-capitao racista, facista, reaça, que jamais aprovou nada no congresso. Nuvens pretas pairam sobre essa nação, desde 2016 e não irão embora tão cedo.

EG
EG
5 anos atrás

Nossa realidade está tão nua e crua, que nem sonhar nos animamos mais……..

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
5 anos atrás

Boa Flavio. Além do que voce falou, esse terreno tem um grande impacto ambiental por causa da mata. E essa pista é a de Barcelona com algumas curvas diferentes, mas é travada e as corridas vão ser chatas de ver. Pra fazer isso dá uma melhorada em Interlagos é muuuuito mais barato.

ALEX
5 anos atrás

“Só que o grupo não tem o dinheiro necessário. Apenas fez um projeto, como eu poderia ter feito, ou você, ou qualquer um. Claro que a grife de Tilke é legal. Mas não muda nada. É apenas um projeto.”

Não é bem assim, um projeto adequado ajuda muito a viabilizar economicamente uma construção e nesse sentido a grife Tilke não é nada legal, será que o autódromo que o Rio precisa e pode ter seria nesses padrões?? Receberia categorias internacionais ou apenas locais? Poderia conciliar outras atividades para promover sua viabilidade econômica? Enfim, são muitas variáveis a se discutir na elaboração de “um projetinho”, foi devido a essa visão de projetinho menosprezando a etapa de planejamento (típico da mentalidade do brasileiro) que construíram a tal vila olímpica e destruíram o belíssimo autódromo de Jacarepaguá.

Luiz
Luiz
Reply to  ALEX
5 anos atrás

Concordo Alex, as possibilidades de negócios são inúmeras como você bem colocou. Há espaço, modal de transporte (trem e BRT), perto do Aeroporto internacional do Galeão, perto de uma base aérea, Campo dos Afonsos, o Rio tem um apelo internacional já tendo sediado uma olimpíada, jogos Pan Americano, Copa do Mundo e por ai vai.

Os investimentos nem sempre são feitos pensando no curto prazo.

Acho que pode dar um samba sim.

abçs

moisesimoes
moisesimoes
5 anos atrás

– Pra mim, tinha que fazer o mesmo traçado de Jacarépaguá e em qualquer uma das grande capitais do país. Ponto final.

Luiz
Reply to  moisesimoes
5 anos atrás

Campo grande tem um traçado que lembra JPA.. e é gostoso de andar lá..

Giuliano
Giuliano
5 anos atrás

Não sei como ainda tem gente que acredita que isso vai sair do papel…a própria RGT que tem recursos para isso, fatura alguns bilhões de reais por ano, transmite as corridas, ganha fortunas em Publicidade mas não se habilita, porque investidores privados de outras áreas vão se interessar??, é ruim hein…aliás…eu sou maluco por F1, mas é inegável que no Brasil a RGT fica com os lucros e o contribuinte paulistano fica com os prejuizos de toda as reformas e manutenções que são feitas em Interlagos para F1, quem não quer um negócio desses???

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Mais difícil que ultrapassar em autódromos do Tilke!

Basilio
Basilio
5 anos atrás

Simples. BNDES. Qual a maneira mais fácil de empresario pilantra arranjar dinheiro no Brasil? Flavio, gostaria de saber o que vc achou do traçado, obg.

Lagerbeer
Lagerbeer
5 anos atrás

Não vai rolar … sem piloto brazuca então …

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Tem dinheiro no Mercado Financeiro à rodo “disponível”, procurando sarna pra se coçar. Se estruturarem um Fundo Imobiliário decente, e souberem vender, periga levantarem o dinheiro. O que sai dali depois disso são outros quinhentos…

Li relatos do pessoal no FlatOut ontem, que conhecem a região ou moram por ali, de que o local escolhido ajuda muito pouco.

Dizia-se até que a limpeza de “material bélico” enterrado já teria sido concluída.

Será que a “turma do trackday”, que você tanto abomina, não sustentaria a parada ?

Giovanni
Giovanni
5 anos atrás

A pista foi absurdamente baseada na pista de A1 Ring, na Áustria, praticamente uma cópia. Pelo menos se basearam numa pista boa.

FUMIO KURIHARA
FUMIO KURIHARA
5 anos atrás

Boa Flavio. Sejamos realistas. o Brasil não tem dinheiro. O local é mata preservada. Tem Interlagos dando sopa. A pista desenhada é mais uma sem reta toda travada sem ponto de ultrapassagem, igual Barcelona. Se continuar essa história é mais “mamata” para alguns ganharem mais dividendos fáceis. ACORDA BRASIL.

Moalli
Moalli
5 anos atrás

É impressão minha ou copiaram o primeiro setor quase todo de Suzuka ali no canto superior direito do projeto?

John Player
John Player
5 anos atrás

No começo sempre é assim, “não vai ter investimento com dinheiro público”.
O Maracanã e todas as obras esportivas para a Olimpíada no RJ mandam abraços.

Jaimewc
Jaimewc
5 anos atrás

Tb acho pouco provavel que aconteça, que é uma pena, mas sim que seria lucrativo para o dono da empreitada ( track day, aula de pilotagem, direção defensiva, pista de arrancada, locação para clube de carros, etc ), alem da exploração comercial aos redores, ( oficinas especializadas , equipes de corrida , etc )

Custodio
Custodio
5 anos atrás

Coloquei exatamente o q vc falou no meuTwitter. Pensamos…. Com o dolar de hj são 190 milhões de dolares.
Teria que ter um lucro liquido de 3.8 milhões de dolares por 50 anos para empatar o dindin (isso sem correção nenhuma pq não sou economista). Alguém acha viavel???

EduardoRS
EduardoRS
5 anos atrás

Traçadinho sem sal – igual a todos os outros do Tilke. Dito isso, calculo em 240% as chances disso não sair do papel.

Daniel T.
Daniel T.
5 anos atrás

850, muita coisa, isso que já tem o terreno, muito dinheiro. Faz 14 anos que esperamos autódromo no Rio. No passado planejaram o seguinte: Vamos destruir o autódromo para fazer vila olímpica (hoje deve estar abandonada) e vamos construir autódromo no terreno do exército…. Se tivessem feito a vila olímpica no terreno do exercito, hoje o autódromo estaria no seu lugar… Na minha opinião, uma verdadeira “olimPIADA”. E vamos esperar muito para ver isso pronto, se ficar um dia….

Ricardo Murilhas
Ricardo Murilhas
5 anos atrás

Concordo, Flavio. Pra mim é factoide total. E, para piorar, se fosse projetado pelo Tilke seria daqueles autódromos lindos, que não permitem ultrapassagens.

zempa
zempa
5 anos atrás

Esse papo de zero dinheiro público a gente ouviu do Ricardo Teixeira em relação a Copa de 2014 e deu no que deu.

Sem dinheiro público isso não sai do papel. E não duvido nada que o governo resolva se meter nesse negócio e essa obra custar 3 bi.

YPVS
YPVS
5 anos atrás

Tô contigo.
Acho que não sai de jeito nenhum.

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás

Curvas “S” de Susuka +
Reta oposta e descida do lago de Interlagos +
Curva 15 de Sepang (a que antecede a reta)…

Sem personalidade.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
5 anos atrás

Também acho que não sai do papel , ou da tela do computador ! E a destruição do Autódromo de Jacarepaguá ? Ninguém sera responsabilizado ?

jader
jader
5 anos atrás

Esse projeto é igual aos projetos de privatização. No papel, um mundo maravilhoso, na prática, um filme de terror.

Ivo Rettor
Ivo Rettor
5 anos atrás

COncordo Flavio,
Toidos nós gostariamos que o Rio tivesse novamente seu autodromo que participasse do calendario de F1 ( a cidade do Rio é muito mais interessante do ponto de vista turistico do que SP, desculpem a franqueza srs paulistanos) mas simplesmente tudo se acabou, o sonho acabou, ninguém em sã consciencia colocaria esse montante num projeto que não tem um mínimo de garantia….sao mais de 200 milhoes de dollares….. o RJ nao tem mais tradiçao em automobilismo, o Brassil nao tem mais muita projeçao nestas area internacionalmente, esse autodromo ficaria às moscas a maior parte do tempo, nunca teria retorno financeiro…. e devemos proibir qualquier politico (cabrais, maias, garotinhos, cunhas, crivelas, etc…. cariocas) de colocar grana do governo aí, haveria superfaturamento e outras mutretas a obra ficaria pessima e depois seria um elefante branco, parabens Flavio por abordar esse assunto de maneira tao seria .

Gustavo Kamino
Gustavo Kamino
5 anos atrás

O próprio projeto já é um bom investimento. Apesar de “qualquer um” poder fazer, não é barato fazer um projeto desses, mesmo que em estudo preliminar. O que demonstra que há pessoas ainda se arriscando. Tem loco pra tudo.

Alberto
Alberto
5 anos atrás

E a formula 1 perdendo fãs no Brasil como esta perdendo. Muito difícil encontrar um investidor… se não temos nem pilotos brasileiros no grid quem garantira que Interlagos sairá do calendário para entrar este com sede no Rio de Janeiro. Pura utopia…

Paulo
Paulo
5 anos atrás

A mesma coisa foi feita no Beto carreiro aqui em SC e…. nada.