SOBRE ONTEM À TARDE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 11 de junho de 2018 - 21:52F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

sobrecan183

Winnie Harlow: sem culpa nenhuma na trapalhada

MOSCOU (claro que vai ter!) – Buenas, macacada. Pensaram que não teríamos o “Sobre ontem…”? Nada. Tudo anotadinho, só agora consegui um tempo para rabiscar estas mal-traçadas, então vamos logo a elas.

E começamos com a imagem do domingo em Montreal, aí do lado, assumindo desde já um desagravo à linda Winnie Harlow, topmodel canadense a quem coube dar a quadriculada para encerrar o GP de seu país.

Já mencionamos o tema no textão de ontem, mas vale a pena reforçar: ela não teve culpa de nada. Aliás, Charlie Whiting a isentou de qualquer responsabilidade. As pessoas convidadas para essa missão devem ser bem instruídas. O ritual de encerrar uma corrida é importante, e por isso mesmo quemé escalado deve receber explicações bem detalhadas. E é óbvio que largaram Winnie aos leões.

Com isso, ela terminou a prova na volta 69 de 70 — e por isso valeu o resultado da 68ª, já que a primeira bandeirada foi para um retardatário, que estava na volta 68.

No que fez muito bem, diga-se. A corrida estava uma merda. Foi um favor que nos fez, ainda que os pilotos tenham dado mais uma volta, just in case.

Mas como regras são regras, um GP acaba quando a quadriculada é mostrada ao vencedor, e não importa quem a agita. Assim, para todos os efeitos, foram 68, e não 70 as voltas da etapa de Montreal.

Winnie, que tem vitiligo e é uma ativista pica das galáxias pelas causas de aceitação social e profissional de pessoas que tenham alguma doença, seja qual for, lidou com bom humor com a situação.

Escreveu no Instagram:

“QUANDO DIZEM PARA VOCÊ AGITAR A BANDEIRA CEDO DEMAIS! Você tem uma missão, senhor!!! Hahaha! Mas estou muito feliz que todos saíram inteiros hoje e ninguém se machucou por causa disso!”

Grande menina! Da próxima vez, que esses tontos expliquem direito o que fazer, como e, principalmente, quando. Pelé já deu uma dessas, lembram? Só que esqueceu de dar a bandeirada ao vencedor no Brasil, já não lembro o ano.

O NÚMERO DE MONTREAL

sobrecan185…GPs completou ontem Fernando Alonso, o que faz dele o quarto piloto com mais presenças em corridas na história. Só perde para Barrichello (326), Button (309) e Schumacher (308). Mas não são exatamente 300 largadas. Em três ocasiões (Bélgica/2001, EUA/2005 e Rússia/2017), o espanhol empacou antes de começar a prova. Isso também aconteceu com os outros três mencionados. Em GPs efetivamente disputados, a conta tem Barrichello (322), Schumacher e Button (306) e Alonso (297). Mas os pilotos não são tão rigorosos assim. Em geral, vale a presença num GP, mesmo se o cara quebra saindo dos boxes a caminho do grid. Afinal, treinou, classificou, participou do fim de semana da corrida. Ah, vale lembrar: Fernandinho abandonou, coitado. Problema na pressão do turbo.

Haveria alguns outros números que poderiam ter sido escolhidos para marcar esta prova. Como por exemplo o belo 50, das vitórias de Vettel, o simpático 32, das corridas seguidas que Hamilton completou nos pontos, ou o sofisticado 48, das voltas que Grosjean completou de pneus ultramacios até fazer seu pit stop.

sobrecan182Mas gostamos de dar uma espetadinha em Alonso às vezes. Só que ele nem deve estar lendo isso aqui. Mal acabou a corrida, pegou um avião para a França e hoje já participou das primeiras atividades promocionais em Le Mans, onde ficará até domingo, e de onde espera sair com o lindo troféu das 24 Horas com seus parceiros de Toyota. E nosso cartunista oficial Maurício Falleiros não perdoou — está aí ao lado sua deliciosa leitura da situação alônsica.

Depois, o asturiano terá mais três GPs de F-1 seguidos. Contando o do Canadá, serão cinco finais de semana correndo, sem tirar de dentro. Ô vidão.

E Alonso continua no centro do noticiário, agora que insinuou que está pensando em correr na Indy pela McLaren no ano que vem. “Uma decisão importante será anunciada depois do verão”, falou. Oxe. Vamos esperar, então.

A prova no circuito Gilles Villeneuve, fraca, foi também árida em boas declarações. Vamos voltar ao caso da bandeirada, então.

A FRASE CANADENSE

charlienafrase

Charlie com Vettel: acontece

“Cometer erros é humano. Temos diferentes sistemas de comunicação e diferentes idiomas em cada circuito. Poderíamos pensar em substituir a bandeira por painéis de sinalização LED, mas seria um método muito chato para um problema que ocorre uma vez a cada dez anos.”

Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, sobre a bandeirada antes do tempo em Montreal. Como não houve ultrapassagens na volta restante, ficou tudo bem. Mas Vettel se assustou com os bandeirinhas comemorando na beira da pista, com a turma acelerando fundo ainda.

sobrecan184

Final válido em Montreal: 68 voltas

Aceleraram à toa porque, como já informado, o resultado da prova ficou sendo o da volta 68, como mostra a imagem à esquerda. E não tem muito mais para falar do GP do Canadá, não. O vexame de Stroll em casa? Fraco.

A discrição de Hamilton?

OK. Mas a Mercedes explicou mais ou menos o que aconteceu. Informou que desde a primeira volta um problema qualquer na carenagem estava levando seu motor a superaquecer. Ele fez a corrida toda olhando para o ponteiro da temperatura — modo de falar, gente, eu sei que não tem ponteiro de temperatura em carro de F-1.

“Poderia ter perdido mais pontos hoje”, falou Lewis. “Um quinto lugar não é grande coisa, mas podia ter sido muito pior.” De acordo com a equipe, o tal problema na carenagem foi resolvido no pit stop — o que explicaria a parada tão cedo, na 17ª volta. Mas ele acabou perdendo a quarta posição para Ricciardo nos boxes.

E agora precisamos encerrar, porque já são 4 da manhã aqui. Vamos deixar o glorioso “Gostamos & Não gostamos” sem fotos e bem resumidinho assim, ó:

GOSTAMOS - De Leclerc em décimo, ótimo piloto, vai longe o rapaz.

NÃO GOSTAMOS – Da corrida em si. Foi a terceira seguida que não agradou.

69 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    O site francês STATSF1 aponta Alonso com 298 GPs disputados até o GP do Canadá.

  2. ags disse:

    feinha viu…nossa….

  3. CRSJ disse:

    Agora a bandeirada pode ser dada dez voltas antes do término de um GP que depois vira treino, e o piloto não precisa mais ficar na pista que nada fica valendo depois de uma bandeirada antecipada de forma errada, vai entender. O Alonso já tem 300 GPs, um piloto geralmente quando chega nessa marca sua carreira está em baixa. O Stroll no ano passado surpreendeu em conseguir os seus primeiros pontos com um nono, mas decepcionou por completo esse ano em ficar pelo caminho depois da primeira curva. O lance da bandeirada errada do Pelé foi no GP Brasil de 2002 em que o vencedor foi Michael Schumacher seguido do seu irmão Ralf.

  4. Acarloz disse:

    “No que fez muito bem, diga-se. A corrida estava uma merda. Foi um favor que nos fez,
    kkkk Ótima !!!

  5. Robertom disse:

    A moça não teve culpa, recebeu instruções erradas.
    Mas sou totalmente contra que a Bandeirada de Chegada seja delegada a VIPs, sinalização de pista é coisa séria e deveria estar 100% sob responsabilidade dos oficiais de prova, gente treinada e experiente.
    Quando alguém “convidado” vai bandeirar a possibilidade de falhas de comunicação e percepção aparecem e aí a Lei de Murphy não perdoa.
    Se querem utilizar VIPs que seja nos eventos pré largada, cerimônia de pódio, coletivas etc…

  6. Rafael Rego BH disse:

    Pele errou a bandeirada em 2002, dobradinha dos irmãos Schumacher em Interlagos.

  7. Bola da Vez disse:

    Sem querer competir com o Gomes, aqui vai o meu Bola Cheia, Bola Murcha:

    Bola Cheia: Vettel, sem dúvida! Ele foi rápido e constante e não deu chance pra ninguém em uma pista onde normalmente acontecem inúmeras mudanças. Nota dez!

    Bola Murcha: A passividade de Raikkonen ou a falta de informação da Ferrari por não avisar o finlandês sobre o problema de Hamilton. Kimi parecia segundo piloto. do inglês.

  8. Macario disse:

    Eu fico pasmo com a tosquice e o machismo da maioria, ou de grande parte, dos fãs da F-1. Pra mim, e creio que para qualquer pessoa que saiba algo de corridas, estava mais do que claro que a moça havia sido induzida ao erro. É óbvio que em um evento cheio de procedimentos que ninguém do nada decidiria dar uma bandeirada. Mas como é mulher e modelo, já viu, todos os preconceitos ridículos foram utilizados. Dá muita vergonha alheia essa tosquice.

  9. joao calango disse:

    Por que estas cagadas não acontecem com o Galvão Bueno, por quê???

  10. Luis disse:

    Estava vendo as cenas de onboard do acidente entre o Stroll e o Hartley, e ele aconteceu porque o canadense escorregou numa curva anterior, o que fez o neozelandês se aproximar para tentar uma ultrapassagem, e na curva seguinte o Stroll perdeu o carro no meio do tangenciamento, gerando o choque, o que mostra que talvez o grande culpado pelo acidente foi o carro da Williams, desprovido de qualquer equilíbrio.

  11. Paulo Fonseca disse:

    Prezado F&G : Esse ano a Ferrari não vai dar moleza para a Mercedes-Benz, o campeonato vai ser disputado até a última corrida,as corridas precisam ser mais equilibradas, se faz necessário algumas pequenas alterações no regulamento:
    1-Eliminar zona de ultrapassagens, fica valendo chegou passou;
    2-Eliminar limites para troca de pneus e voltar a ter reabastecimento livre;
    3-Eliminar Q1, Q2, e fazer só uma unica tomada de tempo com todos na pista em tempo real ;
    4-Eliminar o Halo é um horror;
    A corrida foi regular Max foi ao pódio , não precisou dar cabeçadas em jornalistas que fazem alguns pequenos comentários de seus erros. Vetel foi perfeito esta muito motivado. Daniel R. tem imensas possibilidades para ir para Ferrari, esta fazendo um temporada muito consistente. e o novato da temporada é sem dúvida Leclerc.
    El fondon ( F.alonso), tem outros desafios fora da F-1, que trazem alegria e uma nova perspectiva .

  12. Rodrigo Moraes disse:

    Curioso o Vettel reclamar da organização, porque pôs os bandeirinhas em risco. Na verdade, quem os pôs em risco foi o desconhecimento da regra, da parte dele e da equipe, pois continuaram acelerando quando a regra diz que a bandeira deve ser respeitada, independentemente da quantidade de voltas completadas.

  13. Brabham-5 disse:

    Se o Alonso largar a F1, tenho certeza que a McLaren vai se recuperar de vez.
    E a F1 não vai sentir a menor falta do Alonso.
    Como disse o Nico Rosberg, “NENHUMA equipe quer o Alonso”.
    Alonso que erga as mãos para o céu que a McLaren ainda esteja hipnotizada pelos seus encantos do que ele já foi um dia.
    Alonso, Grosjean, Ericsson, Magnussen, Stroll…Já deu.

  14. Brabham-5 disse:

    “Ah, mas o Pelé também cometeu uma gafe na bandeirada de uma corrida da F1 aqui no Brasil”
    Mas o Pelé TODO MUDO CONHECE, é um MITO esportivo, e não era um absurdo ele ser chamado para essa homenagem.
    Sua falha foi se atrapalhar com a velocidade com que passou a Ferrari do Schumacher, o vencedor. Quando viu, o alemão já tinha cruzado a linha de chegada. A lambisgóia aí alem de não ter nada a ver com o mundo do esporte foi dar a bandeirada para o carro errado, o sexto colocado, e ainda por cima uma volta antes da vota final. Um erro muito pior. (É o tal empoderamento feminino que querem enfiar goela adentro na F1 também?).
    Mas o brasileiro é o primeiro a lembrar da gafe do Pelé pra tentar aliviar o ridículo da moça e de quem decidiu colocá-la lá. Lamentável.
    Lugar de modelo é lá na pista ANTES DA LARGADA, com GRID GIRL, E AO LADO DO PÓDIO ao final da corrida.
    Chega de demagogia!!
    Mundo triste esse em que um menino de 4 anos não pode ser visto brincando com um revolver de brinquedo, acham um absurdo, mas se for fotografado de cabelos compridos e usando um vestidinho igual ao da mamãe, os pais são aplaudidos nas redes sociais…
    Tá tudo virado ao avesso, cada vez mais confuso para quem nasce nesse planetinha, e tem gente que faz campanha para que isso seja aceito como normal.
    Para que eu quero descer.
    Onde está aquele cometa vindo na direção do planeta Terra?

    • Flavio Gomes disse:

      Cara, quando você vai nos fazer o favor de não comentar mais nada no blog?

    • Bruno disse:

      O cometa Ignorância está chegando para acertar essa cabeça vazia

    • Gabriel P. disse:

      É simplesmente lastimável tanta ignorância, preconceito e racismo junto, além da óbvia imbecilidade.
      Cara, se você ainda não percebeu, a fila anda e a sociedade mudou, não estamos mais no séc 19, estamos em 2018 (Época em que sujeitos com seu pensamento já deveriam estarem enterrados há muito tempo)

    • Carlos Pimenta disse:

      Sr. Flávio, com permissão, mas diante das sandices escritas por esse abjeto, eu não posso deixar de dar minha opinião;
      Cara Pálida, primeiro se Sr Jack soubesse que usa o nome dele para escrever neuroses, acho que seria processado, segundo, o mundo está do jeito que está por causa de gente miúda como você.
      Mas o que escreveu, é mais ou menos isto: “Água com bolha de pau, choveu, depois do carburador, pegou o lápis e quebrou o varal pela lua de xícara.” Entendeu ?? Pois é, eu também não. Foi isto que escreveu, porra nenhuma, nada. Nasce de novo, Veio com defeito.

    • Carlos André disse:

      Lambisgoia? Sei!

      • Paulo Pinto disse:

        Menos, gente, menos. Primeiramente, ele não está utilizando o nome de Jack (Brabham). Ele, com certeza, é fã de Piquet e utiliza o nick com o nome e o número do carro que consagrou o campeão.
        Em segundo lugar, ele (na minha opinião) está desabafando. De um modo um tanto duro? Sim! O que não é adequado, mas o desabafo é um direito que todos nós temos. A galera tem o direito de discordar e chamá-lo às ordens, mas não crucificá-lo.

      • McLaren-12 disse:

        Jura que Brabham-5 indica que ele torcr para o Piquet?

        Caramba! Nem eu nrm ninguém do blog havíamos pensado nisso. Você é um gênio, Pinto!

      • Paulo Pinto disse:

        E juro, também, que McLaren-12 é o nick de uma “viúva” chorosa e recalcada!

        Hahahahahahaha!

  15. TSC disse:

    Olá FG, Gostaria de saber porque ninguem falou da vitória saindo da pole de Enzo Fittipaldi na F4 alemã? Acho que voçe deveria puchar as orelhas de alguem no GP! boa temporada de Russia!

  16. Alvaro disse:

    O Alonso só vai revelar os planos para o ano que vem após Les Mans, caso ele vença, o carro da Toyota sobra nessa turma e só perde se quebrar ou bater pois nem o outro carro da equipe pode chegar na frente dele como acontecido em Spa. Essa Mclaren é a maior decepção da temporada, o carro é um lixo, toma direto dos outros com motor Renault, ele não vai arrumar nada nesse carro. Caso vença as 24h, deve ir para a Indy e correr até vencer em Indianápolis, mas aí, o buraco é mais embaixo…

  17. Ricardo Bigliazzi disse:

    Formula 1 sempre foi assim, poucas são as equipes que podem vencer e ultrapassar um carro na pista sempre foi muito difícil. Era muito mais engraçado quando tínhamos o Emerson, Piquet e Senna. Sempre é mais engraçado quando um Brazuca vence. Fico apenas a imaginar o Piquet de 1983 (o melhor que ví em toda a sua carreira) a guiar a Ferrari agora em 2018, a Formula-1 seria legal pacas.

    Quanto ao Idiota Veloz Espanhol, digo que acho uma puta sacanagem dizer que a Williams esta numa draga pois não tem pilotos capazes de desenvolver os seus carros..Se falam mal da parelha da Williams, devemos descer a lenha no Idiota Veloz Espanhol que vem se mostrando um incapaz de desenvolver o carro da Mclarem, agora o cidadão vai falar o que??? “Temos um chassi de F-2″, “Queria um motor TagHeuer”, etc, etc, etc…

    A Mclarem (e Ele) só possui os pontos que tem no campeonato por pura incompetência (ou azares) dos pilotos Renault e até mesmo da HASS que são equipes com orçamentos muito menores que o da Mclarem, mas por incrível que possa parecer possuem pilotos muito mais agregadores e focados no crescimento da Equipe.

    Já a Force Índia é o exemplo maior de uma Equipe que começou mal o ano, mas possuindo um motor de F-1 e pilotos comprometidos conseguiu evoluir a ponto de brigar com muita força para manter/retomar o titulo de 4a. força em 2018 batalhando contra a poderosa equipe de fabrica da Renault,

    Faço o apelo mais uma vez, ou paramos de achincalhar a Williams com sua parelha de motoristas, ou descemos a lenha nela e na Mclarem (equipe que gosto muito, mas que tem uma pecinha entre o banco e o volante de um de seus carros que não ajuda em nada, para não dizer que atrapalha pra cacete).

    Continuo a contar cada corrida do ano, lembro que me falaram aqui no Blog (um dos leitores) que o Idiota Veloz Espanhol estaria beliscando vários podiuns até o meio do campeonato. Acho que estava certo em minhas analises. Esse cidadão já mofou na F-1.

    • Segafredo disse:

      Tua antipatia pelo melhor piloto do grid atual é perfeitamente aceitável, mas as besteiras que escreve são de encher o saco, quer ver?

      -A Mclaren possui os pontos que conquistou pela competência e maestria do Alonso……..se assim não o fosse estaria com a pontuação do Vanddorne apenas, fato!! O “se” não existe, pois se existisse não teríamos história nenhuma escrita no esporte.

      -Se falam mal da Williams é porque se sabe que os técnicos que lá estão são incapazes de produzir algo melhor, junte a isso a inexperiência de seus pilotos………..Pelo menos se ela(williams) estivesse com a pontuação da Mclaren seria justificável.

      - Se a Mclaren não consegue algo melhor nas pistas não tem nada a ver com seus pilotos mas com sua estrutura e desenvolvimento, a Renault não consegue chegar perto da RBR nem em corrida nem em classificação porquê?? O carro(chassis) não tem, ou teve, o desenvolvimento ideal ou necessário!! e não pense vc que hoje em dia com todo apelo tecnológico existente, softwares, etc, etc, o piloto tem papel determinante nesse desenvolvimento, porque não tem!! O que eles fazem é dar feedbacks sobre o comportamento do carro e pronto. Vettel fez o que até agora na Ferrari além de conseguir vices-campeonatos?? Ao final do ano já estará lá o mesmo tempo que Alonso esteve e não fez diferente do Espanhol. Se for campeão, e acho que não será, é outra história. Então vou dizer que o Schukrute é um piloto desagregador tbm, porque até agora não virou o jogo pra Ferrari??

      Alonso foi Bicampeão desbancando uma Ferrari e uma Mclaren mais rápidas em 2005 e 2006. Seria Tri com facilidade se a Mclaren não privilegiasse Hamilton em 2007, fazendo com que ele(Alonso) escancarasse os podres da equipe promovendo sua saída.

      Alonso é o piloto mais técnico deste grid sim…..pode não ser o mais rápido numa volta lançada admito, mais é o mais completo com toda certeza do mundo. Isso por si só não da a Mclaren a obrigação de competir hoje com RBR, Ferrari e Mercedes, e acho que vc pode entender isso, sem misturar sua antipatia pelo espanhol.

  18. Felipe Fugazi disse:

    A moça tanto nos fez um favor que sinceramente ela deveria ser escalada pra dar a bandeirada em todos os GP’s.
    Lá pela décima, décima quinta…

  19. Rodrigo Garcia disse:

    Corridinha tosca. Quase, ou nenhuma disputa na freada do muro dos campeões, lamentável. Por isso tô virando o foco pra MotoGP, muitas disputas roda a roda. Deixo aqui um parêntese pra Mariana Becker, que disse que o Alonso parou por um problema no exaustor kkkkkkkkkk fiquei pensando que merda seria aquilo, quando o Burti rapidamente a corrigiu pra escapamento (Exhaust), deu até pra notar o tom sarcástico em sua fala kkkkkkkkk.

    • Brabham-5 disse:

      Toda corrida tem uma “pérola” da “Magda Becker”.
      Mas não pode criticar a moça. Ela é mulher. Seria politicamente incorreto e machismo criticar.
      Não pode. Nem pagando DARF.
      E assim caminha a humanidade.
      I

    • moisesimoes disse:

      - Sério? kkkk. Rapaz, deveriam até cortar essa parte da Mariana, já que se trata de um “compacto”. Que virou um flash kkk. Era só mostrar a largada e a festa do alemão. Sobre o tal “muro dos campeões”, será que é verdade que mudaram a distância, afastando alguns centímetros pra ninguém ficar com medinho, baterzinho e ficar com raivinha? Porque ninguém mais bateu lá nos treinos, não é verdade?

  20. Francisley disse:

    Em sendo verdade essa desculpa da Mercedes para o fraco desempenho do Hamilton, isso escancara a pífia corrida do Kimi. De qualquer forma a corrida foi tão ruim que deveriam estar todos no piloto automático…

  21. Gustavo disse:

    Todo mundo falando que o Alonso desistiu da F1 mas minha leitura eh que a F1 desistiu dele.
    Cara desagregador não agrada as equipes de ponta.
    Simplesmente não existe lugar pra ele correr.
    Ficar só pra bater o recorde de numero de GPs é muito pouco.

  22. Plinio disse:

    A corrida foi bem monótona. Pouca diversão. A Pirelli, agora, tem trocentos tipos de pneus, mas as estratégias de todos são muitos uniformes. Ninguém consegue fazer nada fora da casinha. Eu esperava mais desse monte de pneus. Talvez fosse legal liberar três tipos diferentes nas corridas ao invés de dois.

  23. Lobod3Angr@ disse:

    Foi a segunda corrida de dia que eu dormi, de “dia” eu dormir que corrida chata, até no VT, eu não aguentei ver todo. Mônaco e Canadá, terrível, abominável. Não adianta ultramacios, diga-se com 48 voltas, Não teve uma briga. Lamentável. 10 zonas de DRS não resolvem.

  24. Paulo Pinto disse:

    Não acredito! Alonso vai disputar a Fórmula Indy ano que vem? Isso não pode ser verdade. A gente vai rir de quem?

  25. nivaldo disse:

    Nao perco mais meu tempo com F1. Tá muito sem graça. Só vai melhorar qdo voltar o reabastecimento, acabar com esse negócio de motor híbrido, dar o fim nesse negócio de 5 tipos de pneus macios e tirar o halo.

    Prefiro assistir uma corrida de indy.

    A proposito, traçava a garota da bandeira fácil. …

  26. Diego disse:

    No GP às 10 de ontem, Victor Martins se perguntava o que Alonso ainda fazia na F1 ao invés de desbravar a Indy e continuar no WEC. Não duvido que Alonso queira bater mais um recorde…

  27. Elaine Cristina disse:

    Adoro ler, suas mal traçadas linhas…

Deixe uma resposta para Bola da Vez Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>