MENU

segunda-feira, 25 de junho de 2018 - 16:24F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

sobrefra7

Vitória (tardia) das mulheres: Aseel Al-Hamad festeja o direito adquirido de dirigir na medieval Arábia Saudita

MOSCOU (metade já foi) – Deveria ser motivo de vergonha para qualquer país, mas em vez disso neguinho celebra cheio de sorrisos, quando a crítica feroz cairia muito melhor. Enfim… A imagem do domingo em Paul Ricard é dessa linda moça aí em cima, Aseel Al-Hamad, que representa a Arábia Saudita na Comissão Feminina de Esportes a Motor da FIA e primeira mulher federada na confederação de automobilismo de seu país. Ela guiou o Renault E20 da antiga Lotus preta que venceu o GP da Abu Dhabi de 2012 com Kimi Raikkonen para festejar a conquista do “direito” das mulheres de seu país de… dirigir carros.

Sim, na Arábia Saudita, até ontem, mulheres não podiam dirigir. É ridículo, medieval, primitivo, mas antes tarde do que nunca. Parabéns a Aseel, e que ela lute para que as minas sauditas tenham direito a tudo, absolutamente tudo. Guiar um automóvel é apenas o começo.

Vamos tocar o barco, porque daqui a pouco tem Portugal em campo e quero ver, com minha camisa da Lusa.

O GP da França, como dito ontem, não foi nem muito bom, nem muito ruim. Mas teve lá seus destaques, e embora o amigo internauta tenha escolhido Vettel como “piloto do dia”, meu voto seria para outro: Kimi Raikkonen, terceiro colocado em Le Castellet. É dele o…

NÚMERO DE PAUL RICARD

25num…pódios Raikkonen acumula desde sua última vitória, na abertura do Mundial de 2013 na Austrália pela Lotus preta. Naquela ocasião, inclusive, ele vinha de outra vitória, no finalzinho de 2012, em Abu Dhabi. Desses 25, sete troféus ele conquistou com a Lotus e 18 com a Ferrari. Este pode ser o último ano do finlandês na F-1. Ele não tem sido brilhante, é verdade. Desde o retorno a Maranello, em 2014, não ganhou nenhum GP. Vettel, que chegou em 2015, já venceu 11.

sobrefra6

O gorila da Pirelli: simpático e esquisito

O troféu que Kimi levou para casa ontem chamou a atenção do mundinho da F-1 pelas formas, digamos, inusitadas. Que bicho é esse aí? Um gorila? Parece que sim. O GP foi patrocinado pela Pirelli, e na hora imaginei que essa figura esquisita vinha sendo usada pela fábrica de pneus em campanhas publicitárias.

A ignorância é uma endemia, e por isso fui me informar. O bicho é mesmo um gorila e foi criado pelo premiado artista francês Richard Orlinski, de quem eu nunca tinha ouvido falar — o que não significa muita coisa porque não entendo nada de arte.

Muita gente achou feio. Eu achei apenas esquisito. Mas gosto da diversidade. Nada me deixou mais aliviado que o fim dos patrocínios do Santander aos GPs da F-1. Aquele cocozinho era um horror. No Brasil, já tivemos coisas legais. O pessoal foi criativo em alguns anos recentes, até com uma obra de Niemeyer feita com material reciclável e outra que incluía uma pedra do pré-sal.

Sendo assim, alvíssaras ao simpático gorila da Pirelli!

Quem lamentou muito não levar o gorila para casa foi Ricciardo. Depois da corrida ele e a Red Bull explicaram direito sua perda de rendimento que acabou custando o terceiro lugar ao australiano.

Pelo rádio, ele já vinha avisando que seu carro saía muito de frente. No pit stop, os mecânicos notaram que um pedaço da asa dianteira se quebrou sozinha, ou talvez tenha sido atingida por algum detrito espalhado na pista. Depois, foi no lado esquerdo. Com uma grande perda de eficiência aerodinâmica na frente, Ricardão foi presa fácil para Raikkonen. Acontece.

Mas chateado, mesmo, estava o moço da nossa…

FRASE FRANCESA

sobrefra5

Alonso: “Não me importo”

“Cara… Estou sem freio, sem pneus, fora dos pontos, posso tentar qualquer coisa, mas pra dizer a verdade não me importo muito.”

Fernando Alonso, irritado com o péssimo desempenho de seu carro no final da corrida, que ele terminaria abandonando com um problema de suspensão. Depois de pontuar nas cinco primeiras corridas do ano, o espanhol zerou nas últimas três. Por isso, perdeu o 7º lugar na classificação para Hülkenberg.

Alonso_Franca1É claro que Maurício Falleiros, nosso cartunista oficial, percebeu quanto Alonso ficou desiludido com seu fim de semana em Paul Ricard. Principalmente porque no domingo anterior o asturiano estava nas nuvens, observando extático a vibração de mais de 250 mil pessoas em Le Mans, depois de vencer com Buemi e Nakajima as 24 Horas em Sarthe com a Toyota.

Aliás, Alonso tem sido vítima frequente do Falleiros. É o cara da zoeira de 2018. Como foi em 2017, 2016…

De Leclerc já falei ontem, né? Tinha separado uma foto dele para colocar no “Gostamos”, mas deixa pra lá. Excesso de elogio às vezes atrapalha. Mas para não dizer que não falei da Sauber — que vem surpreendendo em tudo neste ano –, vejam que bacana. Rola um campeonato de pit stops patrocinado pela DHL na temporada. Não sei quem está ganhando. Mas o vencedor de ontem na França foi a turma que trocou os pneus de Ericsson.

O que mais espanta nesse quadrinho aí embaixo é constatar que uma troca de pneus em 3s19 ficou apenas em décimo lugar no ranking de Paul Ricard! Se alguém tiver paciência para procurar a classificação até agora, manda o link pro pessoal nos comentários.

sobrefra12

Ericsson: finalmente ganhou alguma coisa

E agora já dá para terminar com a consagrada seção que vocês mais gostam, e eu mais ou menos porque sempre me atrapalho com o tamanho das fotos e o número de linhas. É o que mais demoro para fazer neste tradicionalíssimo rescaldo pós-GP, então tratem de valorizar.

GOSTAMOS…

sobrefra11

Paul Ricard: muita gente

…da volta da <<< França ao calendário, como não? Foram dez anos de ausência, e embora eu tenha saudades de Magny-Cours, Paul Ricard é um local histórico que merece sua corrida. A pintura das áreas de escape é meio irritante, o trânsito para chegar ao autódromo foi horroroso, mas o público encheu as arquibancadas, mostrando o carinho do país pela velocidade. Foram 160 mil pessoas em três dias, segundo os organizadores.

 

NÃO GOSTAMOS…

sobrefra9

Vettel: nova barbeiragem

…de mais um erro besta de Sebastian Vettel >>>, que logo na largada acertou Valtteri Bottas por trás, estragando a corrida dele e a do finlandês da Mercedes. A cada patacoada dessas, o alemão da Ferrari fica mais longe de Hamilton na classificação. Isso pode levar o inglês a disparar precocemente na tabela, tirando a graça do campeonato muito mais cedo do que gostaríamos. Já são 14 pontos de vantagem.

47 comentários

  1. Bola da Vez disse:

    Esqueci, mas ainda dá tempo. Aqui vai o meu Bola Cheia e Bola Murcha:

    Bola Cheia: Vettel, que conseguiu se recuperar com classe depois da lambança envolvendo Bottas.

    Bola Murcha: Alonso, que chora mais que criança mimada quando as coisas não saem do jeito que ele quer.

  2. Leilton Ribeiro disse:

    As melhores corridas são sempre quando um carro rápido larga lá atrás.
    O grid bem que poderia ser a classificação invertida.
    Íamos ter só corridas top.

  3. Thiago Azevedo disse:

    Eu não tenho a menor dúvida que o Alonso é o melhor piloto do grid. Porém, estes chiliques dão certeza de que ele nunca mais guiará um carro de ponta na F1. Não sei se é burrice ou se é por orgulho, mas esse tipo de comportamento selou o destino dele em carros não vitoriosos. Quem quer contratar um cara chato assim? Pela bagagem que tem, ele já deveria saber que o carro (não apenas o motor Honda) é uma bomba e que não teria vida fácil. Uma pena, mas é melhor ir para outra categoria.

  4. CRSJ disse:

    O GP da França acabou sendo o melhor dos últimos quatro devido a lambança do Vettel que deu uma mexida na corrida, realmente aquelas pinturas na área de escape deixam a gente meio vesgo. 25 pódios desde a sua última vitória na Lotus em 2013 do Raikkonen provam que ele foi um piloto pouco empolgante na Ferrari, e limitado a ser um segundo piloto em geral. O Alonso está pilotando uma McLaren nanica e vai reclamar sempre, ainda mais agora que ficou sem freio, o Senna se pilotasse um carro desse engessaria a mão de propósito pra não voltar mais a pista na temporada. Aseel Al-Hamad é uma beleza de mulher, pena que o pessoal na Arábia Saudita nem nota porque ser mulher lá naquela área é um crime.

  5. JOAO SAMUEL BATISTA disse:

    É mais ou menos com esse rosto que imaginei a “terroristinha” de Dois Cigarros.

  6. Mônica disse:

    Não adianta elogiarem esse menino que ainda não cresceu. Ele não está pronto para uma grande equipe. O meu gatão vai renovar por mais um ano e mostra isso a cada corrida!

    A saudita é bonita. Feia é aquela Mortícia que o meu gatão cismou de amar. Péssimo gosto!

  7. Pedro Diniz disse:

    Flávio, esse troféu me remeteu instantaneamente ao troféu das etapas da NASCAR em Dover, na pista apelidada Monster Mile. O Rodrigo Mattar deve ter feito a mesma ligação.

    https://www.motorsport.com/nascar-cup/photo/main-gallery/miles-the-monster-trophy-9000978/

  8. Leonardo disse:

    Flavinho. Até comentei no teu video no youtube. O Alonso não falou “I don´t care” e sim “I don´t care about Grosjean” – uma mensagem anterior o engenheiro tinha mandando a parcial para o francês e ele respondeu isso. Logo depois eles optaram por tentar fazer a volta mais rapida mas o carro estava com um problema na suspenção e acabaram abandonando a corrida.

    Se procurar no youtube – All Alonso Radio French GP 2018 tem todos audios deles desde o FP1.

    Abraço

  9. Cenzi disse:

    Poxa, que legal, a Sauber ficou em primeiro lugar em 3 corridas neste ano, no tal campeonato de pitstop mais rápido.

  10. Celso Okubaro disse:

    Olá Flávio Gomes, bom dia!

    Ao entrar no site do seu blog, depois de alguns segundos sou redirecionado para a página do Grande Prêmio.

    Tento ler o que você posta, mas está difícil, porque parece que o redirecionamento é automático, mesmo que eu esteja lendo algo aqui.

    Será que mais ninguém começou sobre isso?

    Se puder pedir para alguém verificar isso, agradeço.

  11. Alvaro disse:

    A mulher saudita é linda, pilota mais bonita que já vi, agora o troféu é muito feio, como se não bastassem aqueles de plástico do Santander, troféu tem que ser de prata, como os antigos da F1, podem seguir os modelos usados no tenis que se mantiveram bonitos ao longo do tempo

  12. CHAGAS disse:

    E Hulk em sétimo. Obvio que manterá a posição. Como diria os advinhos “eu já sabia”
    E tem gente achando que o Alonso com a sua carroça vai ser sétimo. O espanhol sabe pilotar mas não tem carro.
    Pra finalizar tem aposta rolando. Rsrs piada apostar na Mac Laren.

  13. Marcelo mpgArte disse:

    Legal o troféu, difícil será se apenas trocarem as cores dele para a bandeira do GP da vez e continuarem com esse modelo.

  14. Cristiano disse:

    Link da DHL: https://www.dhl-in-motion.com/f1/page/pitstop-award
    2018 Ranking

    1. Red Bull (184)
    2. Ferrari (118)
    3. Mercedes (107)
    4. Williams (94)
    5. Sauber (84)
    6. Force India (42)
    7. McLaren (27)
    8. Toro Rosso (23)
    9. Haas (15)
    10. Renault (13)

  15. Gabriel P. disse:

    Flávio
    Na transmissão da Globo por aqui, disseram que o piloto quando ganha o campeonato de F1 não recebe nada em dinheiro, apenas terá mais vantagens nos próximos contratos.
    Confere isso ?
    E mais uma dúvida.
    E em cada corrida, o piloto vencedor também não ganha nada em dinheiro ?
    E para completar, que tal falar sobre a premiação em dinheiro para os pilotos de outras categorias?

  16. Ricardo Bigliazzi disse:

    Moça bem bonita. O resto esta tudo dito.

    Pergunta do dia: Qual das grandes Equipes buscará o Alonso a peso de ouro no ano que vem? Pelo jeito teremos três cadeiras vagas nas gigantes… “imo”

    Obs.: “imo” = ironic mode on

  17. Lucas disse:

    Adoro os posts do Sobre Ontem…

    Só uma correção nesse: Abu Dhabi não foi a etapa derradeira de 2012, ela foi a antepenúltima, teve corrida no EUA e no Brasil depois dela. Bons tempos quando o Brasil fechava o ano…

  18. Celio ferreira disse:

    F1 tem 3 campeonatos : Mercedes , Ferrari , Red bull
    A turma do meio .. e depois ..Maclaren , Williams,

  19. Paulo Pinto disse:

    Caiu a ficha! Alonso, pelo visto, encerrará a sua desencantada carreira na F-1 ainda este ano.
    A categoria vai ficar mais triste.

  20. Roberto disse:

    FG, não sei se você terá tempo de ler. Fiquei com uma dúvida.
    Hamilton quando entrou no boxe na volta 33 tinha quase 21 segundos de vantagem para Kimi. Ao percorrer o pit line Hamilton completou a volta 33, inciando a volta 34 na frente de Kimi que passou logo depois da linha de chegada. E nessa mesma volta Kimi entrou no box e Hamilton completou a volta 34 na frente de Kimi. Ou seja, Hamilton completou todas as voltas na liderança.. A dúvida é: pode se considerar que Hamilton liderou todas as voltas?

  21. Alberto disse:

    Vai ter gente que vai falar que extático está errado………

  22. lucas soares disse:

    Até o ano passado a Williams ganhava várias no pit-stop, agora nem isso. Lamentável.

  23. Edison disse:

    Flávio torcendo para Portugal explica o sufoco que foi o jogo!

  24. Ricardo Talarico disse:

    O tal “problema de suspensão” é a desculpa encontrada pela McLaren para não assumirem que não iriam ficar “queimando” equipamento a toa na pista.
    Eles podem parar a qualquer momento, já que não tem patrocinador para reclamar que querem expor a marca… :-)

  25. Ricardo disse:

    Extático! Muito bom, parabéns! Por essas e outras acompanho diariamente.
    Abraço!

  26. perna quebrada disse:

    O mais legal da corrida foi a entrevista do Max cobrando a imprensa sobre o erro do Vettel, e a gargalhada do Hamilton ao ouvir a neymarzada do holandês.

  27. Segafredo disse:

    Que moça linda essa Saudita !

  28. Abdo disse:

    Não chegamos a metade do campeonato e a Mclaren já está afundando em uma nova crise. E Vettel cometeu o erro justamente agora que a Mercedes está mais rápida que a Ferrari novamente. Se for mais um título jogado fora, sei não, a paciência dos italianos vai acabar logo com ele e Arrivabene.

  29. MarcioD disse:

    Bem que a FIA poderia acabar logo com este limpa trilhos que há na frente dos carros que atrapalha muito disputas próximas, quebra e fura pneus à toa. Mas é aquele negócio ai vão ter que diminuir o difusor traseiro e ai a grita vai ser geral……
    Estou na expectativa para eliminação daquela chicane da reta Mistral ano que vem atendendo a reivindicação de alguns pilotos. Queria saber se vai dar para fazer aquela curta de alta numa velocidade superior à da Eau Rouge.

    • Renato Ariano disse:

      Verdade , todo mundo que acompanha a categoria detesta essas frentes gigantes. Na minha opinião a largura ideal é igual as do final dos anos 80 início de anos 90 . Só duas lâminas e deixando os pneus livres .

  30. elcio disse:

    Boa tarde Flávio,
    Vc não achou a punição do Vettel branda demais?
    E pra mim, essa é a ultima temporada do Alonso na fórmula-1.
    Ele já ta com o saco pra lá de cheio.
    Outro que vai sair, e ´é uma pena, é o Raikkonen!
    O Leclerc ta guiando demais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>