SOBRE ONTEM DE MANHÃ

sobrefra7
Vitória (tardia) das mulheres: Aseel Al-Hamad festeja o direito adquirido de dirigir na medieval Arábia Saudita

MOSCOU (metade já foi) – Deveria ser motivo de vergonha para qualquer país, mas em vez disso neguinho celebra cheio de sorrisos, quando a crítica feroz cairia muito melhor. Enfim… A imagem do domingo em Paul Ricard é dessa linda moça aí em cima, Aseel Al-Hamad, que representa a Arábia Saudita na Comissão Feminina de Esportes a Motor da FIA e primeira mulher federada na confederação de automobilismo de seu país. Ela guiou o Renault E20 da antiga Lotus preta que venceu o GP da Abu Dhabi de 2012 com Kimi Raikkonen para festejar a conquista do “direito” das mulheres de seu país de… dirigir carros.

[bannergoogle]Sim, na Arábia Saudita, até ontem, mulheres não podiam dirigir. É ridículo, medieval, primitivo, mas antes tarde do que nunca. Parabéns a Aseel, e que ela lute para que as minas sauditas tenham direito a tudo, absolutamente tudo. Guiar um automóvel é apenas o começo.

Vamos tocar o barco, porque daqui a pouco tem Portugal em campo e quero ver, com minha camisa da Lusa.

O GP da França, como dito ontem, não foi nem muito bom, nem muito ruim. Mas teve lá seus destaques, e embora o amigo internauta tenha escolhido Vettel como “piloto do dia”, meu voto seria para outro: Kimi Raikkonen, terceiro colocado em Le Castellet. É dele o…

NÚMERO DE PAUL RICARD

25num…pódios Raikkonen acumula desde sua última vitória, na abertura do Mundial de 2013 na Austrália pela Lotus preta. Naquela ocasião, inclusive, ele vinha de outra vitória, no finalzinho de 2012, em Abu Dhabi. Desses 25, sete troféus ele conquistou com a Lotus e 18 com a Ferrari. Este pode ser o último ano do finlandês na F-1. Ele não tem sido brilhante, é verdade. Desde o retorno a Maranello, em 2014, não ganhou nenhum GP. Vettel, que chegou em 2015, já venceu 11.

sobrefra6
O gorila da Pirelli: simpático e esquisito

O troféu que Kimi levou para casa ontem chamou a atenção do mundinho da F-1 pelas formas, digamos, inusitadas. Que bicho é esse aí? Um gorila? Parece que sim. O GP foi patrocinado pela Pirelli, e na hora imaginei que essa figura esquisita vinha sendo usada pela fábrica de pneus em campanhas publicitárias.

A ignorância é uma endemia, e por isso fui me informar. O bicho é mesmo um gorila e foi criado pelo premiado artista francês Richard Orlinski, de quem eu nunca tinha ouvido falar — o que não significa muita coisa porque não entendo nada de arte.

Muita gente achou feio. Eu achei apenas esquisito. Mas gosto da diversidade. Nada me deixou mais aliviado que o fim dos patrocínios do Santander aos GPs da F-1. Aquele cocozinho era um horror. No Brasil, já tivemos coisas legais. O pessoal foi criativo em alguns anos recentes, até com uma obra de Niemeyer feita com material reciclável e outra que incluía uma pedra do pré-sal.

Sendo assim, alvíssaras ao simpático gorila da Pirelli!

Quem lamentou muito não levar o gorila para casa foi Ricciardo. Depois da corrida ele e a Red Bull explicaram direito sua perda de rendimento que acabou custando o terceiro lugar ao australiano.

Pelo rádio, ele já vinha avisando que seu carro saía muito de frente. No pit stop, os mecânicos notaram que um pedaço da asa dianteira se quebrou sozinha, ou talvez tenha sido atingida por algum detrito espalhado na pista. Depois, foi no lado esquerdo. Com uma grande perda de eficiência aerodinâmica na frente, Ricardão foi presa fácil para Raikkonen. Acontece.

Mas chateado, mesmo, estava o moço da nossa…

FRASE FRANCESA

sobrefra5
Alonso: “Não me importo”

“Cara… Estou sem freio, sem pneus, fora dos pontos, posso tentar qualquer coisa, mas pra dizer a verdade não me importo muito.”

Fernando Alonso, irritado com o péssimo desempenho de seu carro no final da corrida, que ele terminaria abandonando com um problema de suspensão. Depois de pontuar nas cinco primeiras corridas do ano, o espanhol zerou nas últimas três. Por isso, perdeu o 7º lugar na classificação para Hülkenberg.

Alonso_Franca1É claro que Maurício Falleiros, nosso cartunista oficial, percebeu quanto Alonso ficou desiludido com seu fim de semana em Paul Ricard. Principalmente porque no domingo anterior o asturiano estava nas nuvens, observando extático a vibração de mais de 250 mil pessoas em Le Mans, depois de vencer com Buemi e Nakajima as 24 Horas em Sarthe com a Toyota.

Aliás, Alonso tem sido vítima frequente do Falleiros. É o cara da zoeira de 2018. Como foi em 2017, 2016…

De Leclerc já falei ontem, né? Tinha separado uma foto dele para colocar no “Gostamos”, mas deixa pra lá. Excesso de elogio às vezes atrapalha. Mas para não dizer que não falei da Sauber — que vem surpreendendo em tudo neste ano –, vejam que bacana. Rola um campeonato de pit stops patrocinado pela DHL na temporada. Não sei quem está ganhando. Mas o vencedor de ontem na França foi a turma que trocou os pneus de Ericsson.

O que mais espanta nesse quadrinho aí embaixo é constatar que uma troca de pneus em 3s19 ficou apenas em décimo lugar no ranking de Paul Ricard! Se alguém tiver paciência para procurar a classificação até agora, manda o link pro pessoal nos comentários.

sobrefra12
Ericsson: finalmente ganhou alguma coisa

E agora já dá para terminar com a consagrada seção que vocês mais gostam, e eu mais ou menos porque sempre me atrapalho com o tamanho das fotos e o número de linhas. É o que mais demoro para fazer neste tradicionalíssimo rescaldo pós-GP, então tratem de valorizar.

GOSTAMOS…

sobrefra11
Paul Ricard: muita gente

…da volta da <<< França ao calendário, como não? Foram dez anos de ausência, e embora eu tenha saudades de Magny-Cours, Paul Ricard é um local histórico que merece sua corrida. A pintura das áreas de escape é meio irritante, o trânsito para chegar ao autódromo foi horroroso, mas o público encheu as arquibancadas, mostrando o carinho do país pela velocidade. Foram 160 mil pessoas em três dias, segundo os organizadores.

 

NÃO GOSTAMOS…

sobrefra9
Vettel: nova barbeiragem

…de mais um erro besta de Sebastian Vettel >>>, que logo na largada acertou Valtteri Bottas por trás, estragando a corrida dele e a do finlandês da Mercedes. A cada patacoada dessas, o alemão da Ferrari fica mais longe de Hamilton na classificação. Isso pode levar o inglês a disparar precocemente na tabela, tirando a graça do campeonato muito mais cedo do que gostaríamos. Já são 14 pontos de vantagem.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bola da Vez
Bola da Vez
5 anos atrás

Esqueci, mas ainda dá tempo. Aqui vai o meu Bola Cheia e Bola Murcha:

Bola Cheia: Vettel, que conseguiu se recuperar com classe depois da lambança envolvendo Bottas.

Bola Murcha: Alonso, que chora mais que criança mimada quando as coisas não saem do jeito que ele quer.

Leilton Ribeiro
Leilton Ribeiro
5 anos atrás

As melhores corridas são sempre quando um carro rápido larga lá atrás.
O grid bem que poderia ser a classificação invertida.
Íamos ter só corridas top.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
5 anos atrás

Eu não tenho a menor dúvida que o Alonso é o melhor piloto do grid. Porém, estes chiliques dão certeza de que ele nunca mais guiará um carro de ponta na F1. Não sei se é burrice ou se é por orgulho, mas esse tipo de comportamento selou o destino dele em carros não vitoriosos. Quem quer contratar um cara chato assim? Pela bagagem que tem, ele já deveria saber que o carro (não apenas o motor Honda) é uma bomba e que não teria vida fácil. Uma pena, mas é melhor ir para outra categoria.

CRSJ
5 anos atrás

O GP da França acabou sendo o melhor dos últimos quatro devido a lambança do Vettel que deu uma mexida na corrida, realmente aquelas pinturas na área de escape deixam a gente meio vesgo. 25 pódios desde a sua última vitória na Lotus em 2013 do Raikkonen provam que ele foi um piloto pouco empolgante na Ferrari, e limitado a ser um segundo piloto em geral. O Alonso está pilotando uma McLaren nanica e vai reclamar sempre, ainda mais agora que ficou sem freio, o Senna se pilotasse um carro desse engessaria a mão de propósito pra não voltar mais a pista na temporada. Aseel Al-Hamad é uma beleza de mulher, pena que o pessoal na Arábia Saudita nem nota porque ser mulher lá naquela área é um crime.

JOAO SAMUEL BATISTA
JOAO SAMUEL BATISTA
5 anos atrás

É mais ou menos com esse rosto que imaginei a “terroristinha” de Dois Cigarros.

Mônica
Mônica
5 anos atrás

Não adianta elogiarem esse menino que ainda não cresceu. Ele não está pronto para uma grande equipe. O meu gatão vai renovar por mais um ano e mostra isso a cada corrida!

A saudita é bonita. Feia é aquela Mortícia que o meu gatão cismou de amar. Péssimo gosto!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mônica
5 anos atrás

Concordo. Kimi mostra a cada corrida, que merece mais uma temporada na equipe. Mas, será que a Ferrari pensa o mesmo?

Deixa de ciúme, ela não é tão feia assim.

Mônica
Mônica
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

O quê? Aquela magrela é horrorosa! Você também tem péssimo gosto.

T. Leal
5 anos atrás

Prefiro o Bibendum :/

Pedro Diniz
Pedro Diniz
5 anos atrás

Flávio, esse troféu me remeteu instantaneamente ao troféu das etapas da NASCAR em Dover, na pista apelidada Monster Mile. O Rodrigo Mattar deve ter feito a mesma ligação.

https://www.motorsport.com/nascar-cup/photo/main-gallery/miles-the-monster-trophy-9000978/

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Flavinho. Até comentei no teu video no youtube. O Alonso não falou “I don´t care” e sim “I don´t care about Grosjean” – uma mensagem anterior o engenheiro tinha mandando a parcial para o francês e ele respondeu isso. Logo depois eles optaram por tentar fazer a volta mais rapida mas o carro estava com um problema na suspenção e acabaram abandonando a corrida.

Se procurar no youtube – All Alonso Radio French GP 2018 tem todos audios deles desde o FP1.

Abraço

Cenzi
Cenzi
5 anos atrás

Poxa, que legal, a Sauber ficou em primeiro lugar em 3 corridas neste ano, no tal campeonato de pitstop mais rápido.

Celso Okubaro
Celso Okubaro
5 anos atrás

Olá Flávio Gomes, bom dia!

Ao entrar no site do seu blog, depois de alguns segundos sou redirecionado para a página do Grande Prêmio.

Tento ler o que você posta, mas está difícil, porque parece que o redirecionamento é automático, mesmo que eu esteja lendo algo aqui.

Será que mais ninguém começou sobre isso?

Se puder pedir para alguém verificar isso, agradeço.

Alvaro
Alvaro
5 anos atrás

A mulher saudita é linda, pilota mais bonita que já vi, agora o troféu é muito feio, como se não bastassem aqueles de plástico do Santander, troféu tem que ser de prata, como os antigos da F1, podem seguir os modelos usados no tenis que se mantiveram bonitos ao longo do tempo

CHAGAS
CHAGAS
5 anos atrás

E Hulk em sétimo. Obvio que manterá a posição. Como diria os advinhos “eu já sabia”
E tem gente achando que o Alonso com a sua carroça vai ser sétimo. O espanhol sabe pilotar mas não tem carro.
Pra finalizar tem aposta rolando. Rsrs piada apostar na Mac Laren.

Marcelo mpgArte
Marcelo mpgArte
5 anos atrás

Legal o troféu, difícil será se apenas trocarem as cores dele para a bandeira do GP da vez e continuarem com esse modelo.

Cristiano
Cristiano
5 anos atrás

Link da DHL: https://www.dhl-in-motion.com/f1/page/pitstop-award
2018 Ranking

1. Red Bull (184)
2. Ferrari (118)
3. Mercedes (107)
4. Williams (94)
5. Sauber (84)
6. Force India (42)
7. McLaren (27)
8. Toro Rosso (23)
9. Haas (15)
10. Renault (13)

Gabriel P.
Gabriel P.
5 anos atrás

Flávio
Na transmissão da Globo por aqui, disseram que o piloto quando ganha o campeonato de F1 não recebe nada em dinheiro, apenas terá mais vantagens nos próximos contratos.
Confere isso ?
E mais uma dúvida.
E em cada corrida, o piloto vencedor também não ganha nada em dinheiro ?
E para completar, que tal falar sobre a premiação em dinheiro para os pilotos de outras categorias?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Moça bem bonita. O resto esta tudo dito.

Pergunta do dia: Qual das grandes Equipes buscará o Alonso a peso de ouro no ano que vem? Pelo jeito teremos três cadeiras vagas nas gigantes… “imo”

Obs.: “imo” = ironic mode on

Lucas
Lucas
5 anos atrás

Adoro os posts do Sobre Ontem…

Só uma correção nesse: Abu Dhabi não foi a etapa derradeira de 2012, ela foi a antepenúltima, teve corrida no EUA e no Brasil depois dela. Bons tempos quando o Brasil fechava o ano…

Celio ferreira
Celio ferreira
5 anos atrás

F1 tem 3 campeonatos : Mercedes , Ferrari , Red bull
A turma do meio .. e depois ..Maclaren , Williams,

Paulo Pinto
Paulo Pinto
5 anos atrás

Caiu a ficha! Alonso, pelo visto, encerrará a sua desencantada carreira na F-1 ainda este ano.
A categoria vai ficar mais triste.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Faz 10 anos que você só fala do Alonso por aqui. Se ele se aposentar na F1, você promete nunca mais comentar?
O blog ficará ficará mais alegre.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Prometer o quê a um nick fake? Sai da Matrix, cara!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Combinado: o Alonso se aposenta e você some daqui. Você ganha, o Alonso ganha e o blog agradece.

Mas tem que cumprir a promessa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Não tem jeito. Continua na Matrix.

Roberto
Roberto
5 anos atrás

FG, não sei se você terá tempo de ler. Fiquei com uma dúvida.
Hamilton quando entrou no boxe na volta 33 tinha quase 21 segundos de vantagem para Kimi. Ao percorrer o pit line Hamilton completou a volta 33, inciando a volta 34 na frente de Kimi que passou logo depois da linha de chegada. E nessa mesma volta Kimi entrou no box e Hamilton completou a volta 34 na frente de Kimi. Ou seja, Hamilton completou todas as voltas na liderança.. A dúvida é: pode se considerar que Hamilton liderou todas as voltas?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Kimi liderou uma volta, Roberto, pelo simples motivo de Hamilton ter entrado no box uma volta antes dele e pela pouca diferença que havia entre os dois naquele momento.
O site STATSF1 aponta uma volta para Kimi e as restantes para Hamilton.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Roberto
5 anos atrás

Foi creditada a liderança da volta 33 para o Kimi, então nada de vitória “ponta-a-ponta” (tem hífen?)

Alberto
Alberto
5 anos atrás

Vai ter gente que vai falar que extático está errado………

lucas soares
lucas soares
5 anos atrás

Até o ano passado a Williams ganhava várias no pit-stop, agora nem isso. Lamentável.

Edison
Edison
5 anos atrás

Flávio torcendo para Portugal explica o sufoco que foi o jogo!

Leandro G. Barbieri
Leandro G. Barbieri
5 anos atrás

Flávio, blz?

segue o link do campeonato de Pit stop: https://www.formula1.com/en/championship/awards/dhl-fastest-pit-stop-2018.html

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
5 anos atrás

O tal “problema de suspensão” é a desculpa encontrada pela McLaren para não assumirem que não iriam ficar “queimando” equipamento a toa na pista.
Eles podem parar a qualquer momento, já que não tem patrocinador para reclamar que querem expor a marca… :-)

LUCAS
LUCAS
Reply to  Ricardo Talarico
5 anos atrás

Quem assistiu a corrida, viu o Alonso entrando no box com a suspensão traseira esquerda toda torta.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Extático! Muito bom, parabéns! Por essas e outras acompanho diariamente.
Abraço!

perna quebrada
perna quebrada
5 anos atrás

O mais legal da corrida foi a entrevista do Max cobrando a imprensa sobre o erro do Vettel, e a gargalhada do Hamilton ao ouvir a neymarzada do holandês.

Segafredo
Segafredo
5 anos atrás

Que moça linda essa Saudita !

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Finalmente, um comentário lúcido, Sennafredo!

Amaral
Amaral
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Mulher linda, e que olhos expressivos…
E ainda dizem que estamos piores do que nunca. Isso pra eles é como sair da carruagem pro carro elétrico, ou seja, um salto absurdo. A fila da humanidade anda, e anda rápido. Sou otimista incorrigível.

Abdo
Abdo
5 anos atrás

Não chegamos a metade do campeonato e a Mclaren já está afundando em uma nova crise. E Vettel cometeu o erro justamente agora que a Mercedes está mais rápida que a Ferrari novamente. Se for mais um título jogado fora, sei não, a paciência dos italianos vai acabar logo com ele e Arrivabene.

MarcioD
MarcioD
5 anos atrás

Bem que a FIA poderia acabar logo com este limpa trilhos que há na frente dos carros que atrapalha muito disputas próximas, quebra e fura pneus à toa. Mas é aquele negócio ai vão ter que diminuir o difusor traseiro e ai a grita vai ser geral……
Estou na expectativa para eliminação daquela chicane da reta Mistral ano que vem atendendo a reivindicação de alguns pilotos. Queria saber se vai dar para fazer aquela curta de alta numa velocidade superior à da Eau Rouge.

Renato Ariano
Renato Ariano
Reply to  MarcioD
5 anos atrás

Verdade , todo mundo que acompanha a categoria detesta essas frentes gigantes. Na minha opinião a largura ideal é igual as do final dos anos 80 início de anos 90 . Só duas lâminas e deixando os pneus livres .

elcio
elcio
5 anos atrás

Boa tarde Flávio,
Vc não achou a punição do Vettel branda demais?
E pra mim, essa é a ultima temporada do Alonso na fórmula-1.
Ele já ta com o saco pra lá de cheio.
Outro que vai sair, e ´é uma pena, é o Raikkonen!
O Leclerc ta guiando demais!!