MENU

segunda-feira, 23 de julho de 2018 - 23:23Gomes, Grande Prêmio

“GP ÀS 10″: ERROS & ACERTOS

22 comentários

  1. CRSJ disse:

    O Hamilton está com uma sorte danada e se ele hoje é líder, isso se deve principalmente a sorte. A sensação desse erro do Vettel foi a pior do Mundo, agora é virar a página e ir pra Hungria na semana seguinte tentar diminuir o prejuízo.

    • Flavio Padilha disse:

      Super sorte! 125 pódiuns, 4 campeonatos, 66 vitórias, 39 voltas mais rápidas ,em apenas 219 gps disputados. O Brasileiro segue a Globo (torcedores da Ferari) e que não reconhece o talento do Herdeiro de Clark e Senna. Fenômeno!!! Boa sorte aos que seguem Sebastin ” barreira” Vettel !

      • CRSJ disse:

        Como disse o Mestre Fangio um piloto além do talento tem que ter sorte, e sem sorte um piloto não ganha nada. Fangio citou Stirling Moss como um exemplo de um cara sem sorte em ser Campeão do Mundo, mas com talento de sobra sendo quatro vezes vice e três vezes terceiro vencendo 16 GPs de F-1.

  2. marcos disse:

    Viva à brita! Em qualquer outro circuito “moderno”, em curvas de baixa principalmente, já estaria tudo asfaltado e esse erro do vettel não daria em nada.. graças à brita old school, tivemos uma reviravolta na corrida e no campeonato. Quantos errinhos desses não passam despercebidos em outras curvas, outros circuitos por serem asfaltados atê na arquibancada??

  3. The_quiet_storm disse:

    Caro Flávio,
    Leitor assíduo do teu “v(b)log”, e sabendo que você é afiado na língua de Molière, aconselho o texto de um colega de trabalho teu o Fabien Gaillard :

    https://fr.motorsport.com/f1/news/hamilton-infraction-allemagne-commissaires-stands/3146433/
    Ele analisa o caso Hamilton e explica porque o caso é, contrariamente ao que se palpita, nem um pouco trivial.
    Abraços à todos.

    • Fernando disse:

      Pois, ótima análise, como deve ser, explicando didaticamente que cada caso é um caso, cada situação deve ser julgada de acordo com um monte de coisas que os palpiteiros daqui não sabem. Destaco este trecho:

      …L’un des aspects inhabituels dans le cas de Hockenheim, c’est que Hamilton n’a pas enfreint la règle qui oblige chaque pilote à passer à droite de la quille lorsqu’il entre dans les stands. Il a modifié sa trajectoire après l’avoir contournée correctement…

      A coisa nada tem a ver com cortar a linha de entrada dos pits, e na minha modesta opinião a redação do regulamento e ruim, para além do fato das orientações do diretor de prova antes de cada corrida serem diferentes, de acordo com a pista, coisa que não sabemos com antecedência.

      Mesmo assim Hamilton foi punido, com advertência, e penso que talvez a Mercedes pudesse ser multada pela, digamos, confusão. O que pesou na decisão foi mesmo que ele não obteve vantagem alguma com a manobra – muito pelo contrário, poderia quebrar o carro – e não ofereceu risco algum à segurança dos outros pilotos. Ótima contribuição.

  4. Brabham-5 disse:

    Já vi Senna perdendo corrida ganha, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Pelo menos duas vezes. Uma em Mônaco, outra na Austrália (em 90, se não me engano. Vitória de Piquet com uma Benetton (verde) que largou em sexto e veio fazendo fila em McLaren, Ferrari, Williams (Berger, Prost, Mansell…e vinha encurtando a distância para Senna, até o Senna passar reto numa curva e quebrar o carro). Por ERROS dele, o endeusado Ayrton Senna. Mas isso, os fãs de Senna e Anti-Vettel não querem lembrar.

    (Ah! E mais uma coisa: esses erros de Senna foram COM PISTA SECA)

    Erro idiota ao quadrado de Senna.:
    https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

  5. Roberto disse:

    FG, você vai ficar chateado comigo, mas tenho que falar. A excelente Evelyn errou de novo.
    A tradução da conversa com Hamilton não está correta. A decisão de ficar na pista foi do piloto. E ela diz que foi da equipe no texto. Abaixo o titulo do texto.
    Mercedes considerava possível punição e Hamilton deduziu: rádio revela as voltas finais na Alemanha

    O link do twitte da formula 1 é claro. O engenheiro fala:
    No, stay out. In in in…
    Hamilton avisa que Kimi não entrou e o engenheiro diz não fique fora entre.
    Abaixo o link:
    https://mobile.twitter.com/F1/status/1021106874127544320/video/1

    • Flavio Gomes disse:

      Quando Hamilton diz na última hora que Kimi não entrou, o engenheiro que tinha chamado para os boxes muda de ideia e dá a ordem para ele ficar fora também. Aí vem a confusão, porque àquela altura Hamilton já estava entrando. E o cara, então, com medo de punição, dá a contra-ordem para entrar. Mas aí era tarde, porque Hamilton já estava voltando para a pista ao obedecer a ordem de “stay out” que recebeu quando avisou o engenheiro que Raikkonen não tinha entrado. Essa é nossa interpretação.

      • Roberto disse:

        Perfeito. Entendi. E realmente há uma grande confusão.
        Abraço. Não bate saudade de ir de novo ao circo da F1?

      • Roberto disse:

        Olhando de novo. Faz todo sentido. Concordo com a sua explicação. Mas acho que não foi por causa da punição. Foi porque Kimi tava fora. E se Hamilton entra e perde a corrida ele tava despedido. Seria a quarta vez que a Mercedes erra e tira a vitoria de Hamilton em 11 corridas.

  6. Marcus Vinicius dos Santos Lins disse:

    Só acho que 5s dados como punição, de forma mais rápida, evitariam todo esse bafafá, sem ter quase nenhum impacto na corrida.

    Já que ele não se beneficiou com o retorno à pista daquele modo, poderia ter passado direto pelos boxes, ficando na mesma e sem dar margem alguma a punição.

    Jogavam uns 5s no tempo final e estaria resolvido.

  7. Toni Righi disse:

    Apesar de torcer para o Hamilton considerei absurda a não penalização. Não faria tanta diferença assim e evitaria a mancha no campeonato.

  8. Gabriel P. disse:

    Muito estranho esse erro do Vettel.
    Equivaleria a qualquer um de nós subir com o carro na calçada numa curva.
    Por que e a troco de quê, alguém varia isso.
    Precisaria ser um motorista muito ruim ou estar bêbado.
    Quem ver atentamente, dá impressão que virou a direção do lado contrário de propósito para ir na brita.
    Mesmo que ele fosse reto, iria para a brita, mas não bateria.
    Muito estranho.
    Estava em baixa velocidade, mas o acidente foi igual o do Senna.

  9. Rodrigo disse:

    Concordo com tudo. Vale ressaltar também, o show que Hamilton deu na pista (cerca de 2s, 3s mais rápido do que todos. Teve uma volta em que ele foi mais de 4s mais rápido do que o Bottas). Toto até comentou que Vettel errou por isso (teve que forçar porque sabia do ritmo do Hamilton). Isso me lembrou a quebra de Hamilton na Malásia (o pessoal da Red Bull disse que a quebra do motor foi devido ao fato de Hamilton ter que aumentar o ritmo para passar os carros austríacos).

  10. Cenzi disse:

    Decisão da FIA foi à la Judiciário brasileiro. Mudou a regra para agradar o cliente. O regulamento fala que pode cruzar a tal linha, desde que haja força maior. A equipe disse que cometeu um erro. A FIA concluiu que não houve prejuízo a ninguém e que o Hamilton não teve vantagem. Ou seja, decidiu contra o regulamento. Se me disserem que são 11 os comissários da FIA, não me surpreenderei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>