RÓQUENRRAIM (1) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 20 de julho de 2018 - 20:12F-1

RÓQUENRRAIM (1)

ale181

RIO (explicações no final*) – Calorão danado e possibilidade de tempestades em Hockenheim. Já vi esse filme. Muitas vezes. GP da Alemanha tem dessas. Alto verão europeu, região de florestas, a água vem com gosto, mesmo. Mas já vou avisando: em geral, no fim da tarde. Então, não esperem por nada muito especial no fim de semana, como uma deliciosa corrida com chuva.

(Tomara que eu esteja errado.)

O primeiro dia de treinos para o GP da Alemanha foi da Red Bull, para o bem e para o mal. Ricardão foi o mais rápido de manhã e Verstappinho, de tarde. Só que o australiano terá de trocar vários componentes do motor e vai partir lá atrás no grid. Sorte do jovem companheiro, que poderá se preocupar com menos gente na corrida de domingo para tentar um pódio que, pelos resultados de hoje, é possível.

A sexta-feira foi de notícias importantes, também. A começar pela renovação de Bottas por mais um ano com a Mercedes. Muita gente torce o nariz para o finlandês, rapaz dos mais discretos, mas francamente… Para quê ir atrás de outro? Ele faz os pontos necessários, está sempre no pódio, não incomoda Hamilton, não come muito, acho que nem bebe, usa pouco desodorante, fala baixo e levanta o assento da privada para fazer xixi. Esqueçam aqueles tempos em que equipes grandes contratavam dois pilotos de ponta para que acabassem se matando internamente. Aliás, esses tempos nem existiram desse jeito que muita gente imagina. Existiram casos isolados em outros tempos, como as duplas Prost-Senna, Piquet-Mansell, Prost-Mansell — exercícios de sadismo e/ou masoquismo de McLaren, Williams e Ferrari em priscas eras. No mais, escalar dois picas para o mesmo time é burrice.

Ainda no mercado de pilotos, parece que o jovem Stroll virou objeto de desejo de equipes à beira da bancarrota, como sua atual empregadora, a Williams, e a Force India. O menino é cheio da grana — papai se deu bem na vida — e está de saco na lua com a bosta de carro que a Williams fez. Vai embora, com certeza. E como diz Victor Martins no link acima, ele praticamente decide quem vai viver. Seu dinheiro, digo.

Vou te dizer… A Williams corre risco, sim. Já perdeu a Martini para 2019. Perdendo seu jovem canadense rico, não sei como vai sobreviver, não.

Outra notícia do dia foi a história da adoção dos pneus de 18 polegadas e perfil baixo e o banimento dos cobertores elétricos a partir de 2021. Mas como 2021 está longe, depois falo disso. Agora vou fazer um macarrão com mascarpone, presunto cru e peras. Fica muito bom.

* “Róquemrraim” é uma singela homenagem que faço a um velho colega de rádio cujo nome não declinarei, mas que me divertia muito quando chegávamos a essa corrida. Vocês sabem que locutores de rádio e televisão, em geral, simplesmente não sabem pronunciar o “H” aspirado. Ou, por outra, sabem; mas não o fazem. Porque transformá-lo num “R” monumental, estendido, sonoro e rascante é muito mais… radiofônico e televisivo, ora bolas! E eu adorava quando Damon Hill estava no auge, porque nessa prova tínhamos a linda frase “…e DÊIMON RRRRIOOO VÊÊÊÊNCE EM RRRRÓQUEMRRAIM”! Melhor ainda quando quem estava bem na corrida era o Frentzen. Aí vocês podem imaginar o que era um Heinz-Harald seguindo um Hill em Hockenheim. Não havia “Rs” que bastassem na face da Terra.

14 comentários

  1. Ricardo Bigliazzi disse:

    Nilson Cesar… muito bom!

  2. Lagerbeer disse:

    Odnei Edson ? Eder Luiz ?

  3. Paulo Roberto Guedes disse:

    O colega homenageado seria o Nilson Cesar?

  4. Murio Cico disse:

    Eheheh boa lembrança.
    Saudades do Luciano do Vale se atrapalhando com Ryan Hunter Reay

  5. Alexandre Ferreira disse:

    Bom dia Flávio. Espero que chova.
    Estou tentando achar os blogs no novo formato do grande prêmio mas sumiu tudo

  6. Paulo Pinto disse:

    O Canguru Terceirizado (não passa de terceiro nos Mundiais) vai ter que aturar o Moleque Atrevido por mais um tempo. E ainda corre o risco de se tornar escudeiro do garoto.

  7. Daniel disse:

    Nitidamente está falando de Cláudio Carsugi.

  8. você esqueceu de Alonso e Hamilton na McLaren…

  9. michael daustry disse:

    Essas puniçoes como o do Verst são uma merda mesmo….. palhaçada duma Formula Um besta….
    Corridaça provavelmente, tomara que o Ric da RedBulles faça o pole só pra ficar mais atraente… Mas Ferrari e Mercedes principalmente tem alguma reserva pra mostrar no qualy,,,,,, veremos…..
    Flavio porque só as dez da manha, esses alemães não acordam cedo?, são preguiçosos??? toda corrida europeia é as horas do Brasil….!!!!
    E A WILLIANS QUEM DIRIA, dos imbativeis carros ao vexame constante….
    A F1 deveria mudar urgentemente, as regras atuais foram feitas por encomenda da Mercedes por isso essa merda toda….

  10. Sergio Ricardo Senne disse:

    Com esses ingredientes eu faria um risoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>