RÓQUENRRAIM (3)

ale189d

RIO (santa água) – É clichê dos mais abomináveis, mas clichês nada mais são do que verdades absolutas repetidas à exaustão — que não se tornam menos verdades por isso: nada como um dia depois do outro.

Né, Neym…, digo, Hamilton?

Toda aquela cena ontem, após a quebra na classificação, será relegada ao lixo da História. Porque a História registrará que no GP da Alemanha de 2018, um cara chamado Lewis Hamilton venceu depois de largar em 14º — e não que ficou chorando ajoelhado do lado do carro por causa de uma reles pane hidráulica que acontece nas melhores famílias. E registrará também um drama de verdade, o desse rapaz da foto aí em cima, que liderou a corrida quase toda e a 15 voltas do final bateu sozinho, um erro miserável assumido imediatamente após o encerramento da prova em Hockenheim: “A culpa é totalmente minha. Estraguei um fim de semana que vinha sendo perfeito”.

Essas foram as primeiras frases de Sebastian Vettel depois de seu cataclismo particular. É realmente uma tragédia perder uma corrida em casa por um erro bobo, causado pela chuvinha tinhosa que chegou à região do autódr0mo nas últimas 20 voltas do GP. A pista ficou úmida aqui e ali, ninguém sabia direito o que fazer com relação aos pneus, e Tião Italiano se perdeu numa curva de baixa velocidade, dentro do Estádio, na frente da torcida. E como desgraça pouca é bobagem, Hamilton venceu e retomou a liderança do campeonato.

[bannergoogle]Mas, nem por isso, viram-se cenas de auto-imolação nos boxes da Ferrari em Hockenheim, pista onde Vettel jamais venceu. Depois de esmurrar o volante assim que bateu, o piloto respirou fundo e começou a pensar na próxima. “Não vou perder o sono por causa disso. Este fim de semana foi positivo em muitos sentidos. Mostramos que temos um carro forte e que podemos estar confiantes para o resto da temporada. Mais confiantes do que qualquer um”, disse o alemão. “Em resumo, foi um pequeno erro e uma grande decepção.”

É isso. Ninguém precisa se matar porque perdeu uma corrida. Ou porque se deu mal num treino. Hamilton mostrou isso na pista, com o talento que tem, com a capacidade de tomar decisões rápidas junto com a equipe, e com a ajudinha da chefia, também. Nas últimas dez voltas, a partir da relargada — o safety-car ficou na pista entre as voltas 52 e 57 para remoção do carro de Vettel –, seu companheiro Bottas, com pneus mais novos, poderia ultrapassá-lo. Mas foi orientado pela Mercedes, pelo rádio, a ficar onde estava, sem segundo. “Valtteri, mantenha a posição. Desculpe”, foram as palavras do estrategista James Vowles ao finlandês. Elas chegaram logo após a saída do safety-car, no momento exato em que Bottas atacou Hamilton, mostrou que tinha muito mais carro e que era capaz de vencer.

A Mercedes não escondeu as ordens de equipe, nem delas se envergonhou. “Depois dos azares que tivemos nas últimas provas, não podíamos colocar mais nada em risco. E a situação era delicada, com a pista úmida ainda, todos sujeitos a um erro que pudesse comprometer o resultado”, disse o chefe Toto Wolff. “A gente sempre quer ganhar, mas o jogo é assim, eu entendo a decisão. Foi um resultado perfeito para a equipe. Eles pediram para minimizar os riscos”, assentiu o finlandês sem nenhum traço de mágoa na voz.

aled188

A dobradinha da Mercedes representou 0 150º pódio do time desde sua volta à F-1, em 2010. Foi também a 66ª vitória de Hamilton na categoria, quarta neste ano. Saltou para 188 pontos, contra 171 de Vettel. Raikkonen fechou a turma dos agraciados com o horroroso troféu entregue na volta da Alemanha ao calendário. Ele mesmo fora vítima de outra ordem de equipe, na altura de 39ª volta, quando a Ferrari pediu que ele abrisse caminho para Vettel. É um negócio meio irritante, mas tem uma explicação. Kimi fizera seu pit stop na 15ª volta. Sebastian, na 26ª. Perdeu a ponta para o parceiro, mas estava detonando sua borracha atrás dele, que perderia rendimento, mais cedo ou mais tarde. Tanto perdeu que foi obrigado a uma segunda parada no momento do safety-car, decisão que pareceu um tanto duvidosa, considerando-se que Hamilton optou por permanecer na pista.

[bannergoogle]Verdade que Lewis tinha pneus mais novos. Ele esticou o primeiro stint até a volta 42, esperando pela chuva iminente. Ela veio duas voltas depois, mas também não parou para intermediários, como fizeram alguns pilotos como Max Verstappen — o holandês tentou dar o pulo do gato, mas a chuva parou logo depois e ele teve de trocar de novo. E não parou por pouco. Uma confusão pelo rádio acabou chamando o piloto para os boxes, mas depois veio a contra-ordem, e ele abortou o pit stop na última hora, quando já estava na entrada do pitlane. Bottas também faria uma segunda parada para um novo jogo de ultramacios no período de neutralização.

Foram essas paradas extras de Kimi, Bottas e Verstappen, além da batida de Vettel, que jogaram Hamilton na liderança, depois de escalar o pelotão sem grandes dificuldades até chegar à quinta posição na volta 14. Em condições normais, era onde terminaria a prova, porque essa turma já tinha se distanciado na frente. Até o momento em que a chuva apareceu, na volta 44, a corrida nem estava muito interessante. Virou de cabeça para baixo com a água marota e acabou tendo uma fase final alucinante, até a quadriculada.

Depois de Hamilton, Bottas e Raikkonen, chegaram nos pontos Verstappinho, Hülkenberg, Grosjean, Pérez, Ocon, Ericsson e Hartley. Enquanto os hinos eram tocados no pódio, o céu desabou de vez em Hockenheim, algo muito típico para a região nos finais de tarde de verão. “É preciso acreditar sempre“, concluiu Lewis com mais um clichê indiscutível depois de uma das maiores vitórias de sua carreira.

Nada como um dia depois do outro, poderia ter dito também.

Subscribe
Notify of
guest

215 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alexandre
alexandre
5 anos atrás

Esse Sapattos é um borrador de calça mesmo, não tem sangue na veia e aceitou passivamente a ordem de deixar o Hamilton ganhar. É mais um discípulo do Rubinho tartaruga. Saudades do Senna, duvido que aceitaria essa vergonha.

Paulo Pinto
Reply to  alexandre
5 anos atrás

É melhor ser segundo piloto da Mercedes do que primeiro piloto na maioria das outras equipes.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Ótima matéria explicando a punição branda a Hamilton. Contribuição de outro blogueiro. Copiei de outro post. Todos devemos ler para entender o quanto nada sabemos de regulamento e de F1. Sabemos é dar palpites isso sim. É aquela história, prá explicar tem que ter textão e ser técnico, daí o povo não gosta… E fica mal informado. Leiam.

https://fr.motorsport.com/f1/news/hamilton-infraction-allemagne-commissaires-stands/3146433/

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
5 anos atrás

Prezado F&G : Vetel é muito otimista,mas , perdeu o título na Alemanha, um erro de pilotagem. Senna também errou em Mônaco. Mercedes-Benz, faz a festa em casa, o componente sorte, mudou o panorama da temporada.Jamais os comissários iriam punir Hamilton por ter desistido de entrar nos boxes, anda mais na Alemanha, também existe a Lei de Gerson na Alemanha , o jeito Balestre para os Franceses…
As corridas estão ficando interessante.
Melhor Momento: vitória da Mercedes-Benz.
Pior Momento : Equipe Willians fracassou e quebrou a cara na temporada de 2018.

Mônica
Mônica
5 anos atrás

Ninguém comentou a corrida do meu gatão, que bem quietinho, está pegando seus pódios em quase todas as ´provas.
Depois das férias, que ele deve detestar só por aturar aquela Mortícia, a equipe vai renovar com o meu lindo!

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

Já vi Senna perdendo corrida ganha, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Pelo menos duas vezes. Uma em Mônaco, outra na Austrália (em 90, se não me engano. Vitória de Piquet com uma Benetton (verde) que largou em sexto e veio fazendo fila em McLaren, Ferrari, Williams (Berger, Prost, Mansell…e vinha encurtando a distância para Senna, até o Senna passar reto numa curva e quebrar o carro). Por ERROS dele, o endeusado Ayrton Senna. Mas isso, os fãs de Senna e Anti-Vettel não querem lembrar.

(Ah! E mais uma coisa: esses erros de Senna foram COM PISTA SECA)

Erro idiota ao quadrado de Senna.:
https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

ENGOLE ESSA SEGAFREDO.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

kkkkkkk……….mimimi de Schukruzete!

Fernando
Fernando
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Eco.

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
5 anos atrás

Ontem, ja no final da corrida, quando o Bottas estava em segundo e o Kimi em terceiro o Luis Roberto soltou “ESSES FINLANDESES MA-RA-VI-LHO-SOS QUE ENTRAM NA PISTA ACELERANDO”

Jo
Jo
5 anos atrás

Boa zero meia!!!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
5 anos atrás

Ve44el jogou o campeonato fora em Rock and Rain.

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
5 anos atrás

Ainda é cedo, Matteoni, ainda é cedo.

Lobod3ang@
Lobod3ang@
Reply to  Chupez Alonso
5 anos atrás

Pela foto do início (Vettel) tá mais para RÓQUENRRuim kkkkk :P

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Chupez Alonso
5 anos atrás

Ainda tem muita corrida pela frente até novembro.

João Paulo Toledo PIza
João Paulo Toledo PIza
5 anos atrás

Não é a toa que Hamilton é amigo do Neymar ,gênio ,midiático ,showman em todos os sentidos !!

Cesar Luis
Cesar Luis
Reply to  João Paulo Toledo PIza
5 anos atrás

Pena que é muito perigoso sair do carro rolando :)

Rafael Chinini
Rafael Chinini
5 anos atrás

BRITA: separando homens dos meninos.

Ainda bem. Se fosse uma área de escape enorme e nojenta nada teria mudado.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Rafael Chinini
5 anos atrás

Brita separando homens de meninos.

Já vi Senna perdendo corrida ganha, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Pelo menos duas vezes. Uma em Mônaco, outra na Austrália (em 90, se não me engano. Vitória de Piquet com uma Benetton (verde) que largou em sexto e veio fazendo fila em McLaren, Ferrari, Williams (Berger, Prost, Mansell…e vinha encurtando a distância para Senna, até o Senna passar reto numa curva e quebrar o carro). Por ERROS dele, o endeusado Ayrton Senna. Mas isso, os fãs de Senna e Anti-Vettel não querem lembrar.

(Ah! E mais uma coisa: esses erros de Senna foram COM PISTA SECA)

Erro idiota ao quadrado de Senna.:
https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

Roberto
Roberto
5 anos atrás

FG, fiquei confuso.
Você no GP as 10 disse que as situações de Kimi em Baku em 2016 e Hamilton, ontem, no GP da Alemanha eram diferentes.. No que concordo com você. Com o safety car é diferente mesmo.
Aí, li o editorial do Grande Premio, escrito pela excelente Evelyn e diz que a FIA comprometeu.
E mais, no final diz isso:
O Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana.
Ou seja, você concordou?

João Paulo Toledo PIza
João Paulo Toledo PIza
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

O que é sensacional Flavio !!!! Parabéns!!!

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Não pensaria diferente.
Era só para entender. No editorial você não está. Ok. Calma, fera!
Dois cigarros, por favor.

joao calango
joao calango
5 anos atrás

Uma corrida boa, que podia ser a melhor corrida do ano, se fosse respeitado mais o regulamento e o Hamilton punido por empurrar o carro e por quase causar um acidente ao entrar nos Boxes, além dos comandos de equipe para os finlandeses…

Luigi
Luigi
Reply to  joao calango
5 anos atrás

Na minha opinião (é minha e pode estar equivocada,mas até que se prove ou não), acho que ,enquanto forem inglesa a ultima palavra em punir ou não este ou aquele piloto , haverá um peso para pilotos britânicos e outro para não britânicos. Principalmente se este outro de alguma maneira puder atrapalhar algum piloto britânico que o alto comissionado proteja.

Macahuba
Macahuba
5 anos atrás

Perfeito o texto Flavio, acrescento apenas o Hamilton quase queimando a entrada dos boxes quando a chuva começou, foi decisivo aquele momento.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
5 anos atrás

Bela corrida. E mais uma vez o Vettel mostrou como é fraco. Quando não tem o melhor carro na mão e com pista seca ele se caga todo. Andar com pista molhada é pra poucos. Só faltou o gritinho: “blue flag! Blue flag!”.
Não entendi porque que não abriram uma investigação contra o Hamilton naquela entrada pro pit lane que ele desistiu no ultimo instante e voltou pra pista. Pode isso Arnaldo?

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Clayton Araujo
5 anos atrás

Ele foi investigado mas os comissários acharam que apesar de ter sido uma infração, ele não colocou nenhum outro piloto em risco por estarem em SC e não teve vantagem pela manobra e recebeu uma advertência por isso.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Clayton Araujo
5 anos atrás

Já vi Senna perdendo corrida ganha, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Pelo menos duas vezes. Uma em Mônaco, outra na Austrália (em 90, se não me engano. Vitória de Piquet com uma Benetton (verde) que largou em sexto e veio fazendo fila em McLaren, Ferrari, Williams (Berger, Prost, Mansell…e vinha encurtando a distância para Senna, até o Senna passar reto numa curva e quebrar o carro). Por ERROS dele, o endeusado Ayrton Senna. Mas isso, os fãs de Senna e Anti-Vettel não querem lembrar.

(Ah! E mais uma coisa: esses erros de Senna foram COM PISTA SECA)

Erro idiota ao quadrado de Senna.:
https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

Eduardo Alves
Eduardo Alves
5 anos atrás

Hamilton faz pole na bacia das almas em Silverstone. Desce do carro se ajoelha perante a sua mercedes. A imprensa: olha só, um piloto que mostra suas emoções em devoção ao seu carro depois de uma volta magica.
Hamilton tem o carro quebrado em hockenheim. Desce do carro e se ajoelha perante a sua mercedes. A imprensa: olha só, que piloto dramatico! Parece até fingir alguma emoção com essa quebra.
Vai entender esse pessoal…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Eduardo Alves
5 anos atrás

Os dois casos são idênticos, Eduardo!
Tudo pela busca desenfreada de “likes” nas redes sociais.
Cinismo e hipocrisia em seu estado mais verdadeiro.
Simples assim.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Zé Maria
5 anos atrás

Adoro essas lacradoras que terminam a frase com o famigerado “simples assim”.

Que tudo!

Paulo Pinto
Reply to  Zé Maria
5 anos atrás

“Simples assim” é um arremate costumeiro utilizado pelo FG.
Entendeu, Sennafredo?

Jo
Jo
Reply to  Eduardo Alves
5 anos atrás

Boa zero meia!!!

Marcos
Marcos
5 anos atrás

GRANDE Lewis. Gosto demais desse cara…

Passei rapidamente pela corrida, vi ele em 5o e pensei: ” – Acho que devia assistir essa aqui”.

Sob protestos do pequenininho que não queria ver “carrucorrida” nesse dia, botei no Discovery Kids. Devia ter insistido um pouco mais.

Clóvis Colletto
Clóvis Colletto
5 anos atrás

Que belíssimo final de corrida. Baita vitória do Hamilton.

Foi um dramalhão sábado, mas não sei se dá para entrar na categoria de “Neymar”. Um rola no chão e faz grau. O outro pelo menos empurra o carro!!! KKKKKK

O que queria mesmo lhe enviar, Flavio, é o link do Racevlog do Nico Rosberg sobre a corrida de ontem. Além das reações e dos comentários, reparem no que acontece com as instalações do paddock com a chuva que cai no pós corrida. Fosse em Interlagos, que gostam muito de bater, estaria em alguma capa de jornal e uma fila de gente a ser fuzilada a postos.

https://www.youtube.com/watch?v=OkLlsVzsJmE

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás

Fui ver a corrida com a previsão de boas brigas pois o Hamilton largava em 14… Mas… simplesmente ninguém dificultou em nada suas ultrapassagens, Ocon abriu as pernas – já esperado, mas Alonso arregou, abriu passagem… chato demais.

No final aquela brochada da Mercedes que ordenou pro Bottas ficar quieto. E ninguém falou nada de Vestapinho, que na chuva não fez nada!!! Ao contrário da histórica corrida em Interlagos.

Corrida boa? Sim e não.

Luigi
Luigi
Reply to  murilo medeiros
5 anos atrás

Acho meio difícil alguém fazer alguma resistência em circuito de alta velocidade a ultrapassagem,principalmente Alonso que além de ter quase 80 HP a menos ,ainda tem chassis e aerodinâmica bem deficientes.
Até que um torcedor, mesmo que com conhecimento limitado de mecânica automobilística de alto desempenho é perdoável certas colocações, más aquele que entende e faz um comentário pejorativo, ignorando fatores técnicos só por antipatia deste ou daquele piloto é lamentável ..

Guto
Guto
5 anos atrás

Eu estou cansado desse Hamilton

A correlação é boa. Hamilton e Neymar. Ambos jovens, ricos, talentosos, mimados, mimizentos, egoístas, teatrais…….. e ainda por cima são amigos……

Um porre os dois

David Santiago
David Santiago
Reply to  Guto
5 anos atrás

Seu comentário também é muito mimimi!

Fernando
Fernando
Reply to  Guto
5 anos atrás

E talentosos. Qual talento vc tem? Vc quem?

Alberto
Alberto
5 anos atrás

Olá a todos!
Que bom seria se tivéssemos mais Sennas, Prosts, Mansells e a galera da formula 1 antiga. (eles não concordariam com jogo de equipe de forma alguma). Acompanho formula 1 ha 27 anos e o cenário que vejo é que ela esta piorando cada dia mais. Carros que andam sozinhos, que dos boxes podem ate algum ponto ser consertado remotamente e outras parafernálias que é sabido de todos. O mais intrigante de tudo é que depois a Mercedes vem e diz que não houve jogo de equipe.
Esta ficando chato essa historia. Mercedes, Ferrari e tantas outras na formula 1 atual ficam com essa de favorecer so o piloto principal da equipe. Se fosse a ultima prova ate seria compreensível mas…
Deixe o Bottas e Kimi brigar pelas vitorias, a unica que me parece ser mais transparente em seus resultados é a RBR, os seus dois pilotos bigram entre si e isso faz a emoção do esporte. Confesso que fiquei frustado quando a Mercedes disse a Bottas para manter a posição. Bons anos era 70/80/90 da formula 1.

Fernando
Fernando
Reply to  Alberto
5 anos atrás

“eles não concordariam com jogo de equipe de forma alguma” ahahahahahaha

Luigi
Luigi
Reply to  Fernando
5 anos atrás

É Fernando ,você provavelmente tem razão, pois em 1934 quando Rudolf Caracciola corria com Alfa Romeo no Gp de Mônaco ele foi obrigado a entregar a liderança para o piloto italiano Tazio Nuvolare (chefe de equipe na época; Enzo Ferrari). Como pode ver estas praticas não são de hoje.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Alberto
5 anos atrás

“(…) a unica que me parece ser mais transparente em seus resultados é a RBR, os seus dois pilotos bigram entre si (…)”
Acrescentando ao que o Fernando escreveu, piada pronta, isto aí, não é? A Red Bucha deixa os pilotos brigarem entre si quando? Você não deve ter visto os campeonatos de 2010 a 2013, todos vencidos por esta tal “equipe”, em que o Mark Weber, quando vencia, dizia “nada mal para um segundo piloto”.
Bons anos eram os de 1970 a 1990, quando Senna, Prost e Mansell tinham a equipe trabalhando para eles. Inclusive, Piquet foi campeão pela Williams contra tudo e contra todos porque Mansell era o primeiro piloto, não era?
Definitivamente, o povo brasileiro tem memória curta.

Felipe
Felipe
5 anos atrás

Engraçado como a FIA protege o inglês. Sem falar nos Safety Cars sempre quando ele está muito tempo atrás do líder (como na corrida anterior), nessa corrida ele cometeu duas infrações proibidas pelo regulamento e nenhuma punição? Entrou nos boxes e desistiu de ultima hora, cruzando as linhas de entrada e voltando perigosamente para a pista. Isso é proibido pelo regulamento e nada. Empurrou o carro nos treinos, isso também é proibido. Vamos ver quando outros pilotos e equipes fizerem o mesmo, qual vai ser a punição da FIA…

Giulio Mela
Giulio Mela
5 anos atrás

COM A IMINENTE MORTE DE SERGIO MARCHIONNE, A FERRARI QUERIA MUITO VENCER PARA DEDICAR-LHE A VITORIA, MAS NAO FOI POSSIVEL.
FOI O MELHOR DIRIGENTE QUE O GRUPO FIAT TEVE., QUE DESCANSE EM PAZ

André Giordano
André Giordano
5 anos atrás

Vitória número 44 de Hamilton com a Mercedes.
Somando-se com as 22 que já tinha com a McLaren tem um total de 66.
Sempre me lembro do comentário da imprensa inglesa (que acha que sabe tudo) que disse que Lewis nunca mais venceria quando saiu da McLaren…
Queria muito ver a cara desses jornalistas agora, incrível a capacidade que muitos profissionais dessa área têm de saltar-se da atribuiçao de sua profissao, que via de regra é reportar os fatos, para fazerem previsoes totalmente sem sentido sem nenhum embasamento concreto.
Outra incrível conhecidencia é a constante apariçao de números duplos na vida de Hamilton!

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  André Giordano
5 anos atrás

Na volta 44 começou a chover … e em seguida Vettel pediu pra ir no WC. rsrsr

Luigi
Luigi
Reply to  samuel.aju
5 anos atrás

Interessante, porque ninguém fala que ele só ganhou com carros campeões . talvez seja melhor dar uma bicicleta para o Hamilton, outra para o Vettel ,outra para o Vestappinho,Ricciardo,e também o massacrado DIck espanlol, ai talvez em condições extremamente iguais(bicicleta standar e sem marchas) possamos sabem quem é melhor na pista,já que os “torcedores ignoram completamente que o PILOTO para competir tem que usar um carro e este pode ser mais ou menos eficiente que um outro ,e isto pode variar em função do tipo do traçado.,topografia e condições atmosféricas atmosféricas além,claro ,das condições técnicas do projeto como potência ,aderência e eficiência aerodinâmica.

Fernando
Fernando
Reply to  samuel.aju
5 anos atrás

Pois Luigi, na Alemanha o melhor carro era o da Ferrari. e aí?

CRSJ
5 anos atrás

Se depender da sorte o Hamilton já ganhou esse campeonato, e o Vettel até que está tendo uma vantagem aqui e ali sendo técnica ou no grid, mas as Lambanças estão colocando tudo a perder. O Bottas é segundo piloto é só vence com permissão da equipe, a mesma coisa o Vovô Haikkonen que vem fazendo seu melhor campeonato na Ferrari depois de sua volta em 2014 acumulando pódios através das falhas do Vettel.

ms
ms
5 anos atrás

que chuvinha sob medida pra complicar a vida de vettel…..pelo que pilotou no fim de semana vettel não merecia perder esta corrida…podemos dizer que hamilton além de excelente piloto é também um cara de sorte….e que não vende nada…absolutamente nada barato….qualquer piloto pra superar hamilton nas pistas além de ralar muito durante toda temporada deve também contar com uma boa dose de sorte……nico rosberg sentiu isso na pele e com certeza sabe muito bem do que estou falando….

Roberto
Roberto
Reply to  ms
5 anos atrás

Com Rosberg, a equipe Mercedes ajudou. O carro do Hamilton naquele campeonato deu um monte de problemas. E Cingapura? Rosberg errava sozinho.
Agora é Vettel qie erra sozinho e a Mercedes tem ajudado. Já tirou três vitorias do Hamilton. O carro dele
Já quebgou na corrida.
O do Vettel, não.

ms
ms
Reply to  Roberto
5 anos atrás

a ascensão e a queda de qualquer equipe de ponta um dia sempre acontece…..é claro que quando se tem um piloto do gabarito de um hamilton essa queda leva um pouco mais de tempo pra acontecer mas certamente já está a caminho e não foi por acaso que hamilton renovou seu contrato com a mercedes por apenas para mais dois anos

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  ms
5 anos atrás

Rosberg foi campeão sendo companheiro de equipe de Hamilton. A Mercedes não dava ordens de equipe a Nico. Percebe a diferença?
Kimi era o primeiro piloto da Ferrari e se quisesse podia ter “sacaneado” Massa em 2008, mas não o fez. Percebe a diferença?
A primeira ordem de equipe na corrida de domingo não foi da Mercedes e ela não seria estúpida de não se defender com as mesmas armas com que foi atacada. Dá para perceber?
Finalmente, quem desceu o nível da competição com ordens de equipe não foi a Mercedes. Ela apenas jogou o jogo que o adversário ditou. Deu para perceber?
Abç.

Fernando
Fernando
Reply to  ms
5 anos atrás

Que engraçado, um piloto comete um erro infantil e outro não. E isso é sorte! Bela mudança semântica da palavra sorte… É semântica isso? Hahaha.

Dú
5 anos atrás

Resumo da ópera: Na onboard do Vettel numa curva que fazem em 3ª marcha cravado, e mesmo tendo piso molhado se contornaria por fora. O que se vê na imagem é Sebastião já reduzindo em linha reta sem o volante responder, tanto que não bateu, só encostou na barreira de proteção, mas ele disse que “errou”. A F1 perdeu a pegada das corridas sem reabastecimento e troca de pneus, hoje a Pirelli fala para usarem isso e aquilo… Todo desenvolvimento das equipes nos finalmente ficam na mão dos Pirelli by China.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to 
5 anos atrás

Não é verdade. As rodas reagem sim aos movimentos do piloto. Obviamente quanto mais alta a velocidade menos as rodas movimentam, mas eu vi o onboard.
Abs,

Nilson
Nilson
5 anos atrás

Acho que se não chovesse o Hamilton iria brigar pelo segundo lugar com Bottas. Kimi parou cedo, tava perdendo rendimento, seria ultrapassado. Verstappen seria uma questão de tempo, não teve um dia bom e tava lento. Bottas ficaria em segundo com Hamilton atrás, o que iria acontecer depois daí… Já o Vettel venceria fácil e por isso acho que o comentarista pegou leve com ele, coisa que não foi com Hamilton ontem. Vettel jogou uma Vitória no lixo, coisa que a Hamilton só fez quando o equipamento falhou ou a equipe vacilou na estratégia. A melhor parte é que a Ferrari tem um carro melhor e a Mercedes um piloto um degrau superior. Vai ter competição até o fim.

Igor Silva
Igor Silva
Reply to  Nilson
5 anos atrás

Excelente colocação, claro que o Hamilton exagerou no teatro na classificação, mas como comentou o erro maior foi do Vettel, fico mais indignado com o erro dele do que com o teatro do Hamilton.

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Igor Silva
5 anos atrás

Vettel tremeu na base quando avisaram que Lewis Hamilton ja tinha tirado 11 segundos em 3 voltas.
Piloto só de terreno seco chegando a ser tetra, já tá no lucro.Ainda mais q teve aquelas temporadas (2) em q só era o carro dele e o vento e sem sem permissão de disputa interna.

Lucas
Lucas
5 anos atrás

Oi Flávio,

Essas ordens de equipe estão se tornando cada vez mais irritantes e estragando o esporte! Eu acho que a única forma de coibir seria cortar a comunicação via rádio com os pilotos! O que acha?

Celio ferreira
Celio ferreira
5 anos atrás

Ser campeão 4 anos tendo apenas o companheiro de equipe como adversário
é fácil , agora com um campeonato como esse , e nessa hora que se vê o verdadeiro
campeão . Vettell errou o ano passado em corridas chaves para o título , e esse ano
voltou a errar , pois se tivesse vencido hoje , teria aberto uma bôa vantagem .

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
5 anos atrás

Fim de semana perfeito??? Menos, Vettel, menos. Apesar de 4 títulos, o Vettel aparentou imaturidade. Um piloto mais “safo” teria ficado, naquele momento da corrida, confortavelmente no 2o. lugar, a 3 ou 4 segundos, deixando para Kimi a tarefa de tourear os retardatários, e esperando a definição da chuva e a aproximação de Hamilton. NAs últimas voltas faria a ultrapassagem sem maiores dramas.

O “piti” no rádio mandando tirar o outro competidor da frente beirou o ridículo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Paulo Travaglini
5 anos atrás

E o prémio de “Asno da Corrida” vai para quem tinha muito a perder com uma asneira e a fez.
Abs.
PS. Considerando seu comentário ele fez duas.

josé
josé
Reply to  Paulo Travaglini
5 anos atrás

Também acho. Vamos lembrar que Vettel foi quatro vezes campeão com um carro que até um piloto ruim seria. Era um carro de outra categoria.
Não tenho Vettel como um dos grandes, Hamilton, Alonso, Ricardo, talvez até Bottas sejam melhores, o erro de hoje não foi isolado, foi só mais um entre tantos outros.

Feliçpe
Feliçpe
Reply to  josé
5 anos atrás

E as Mercedes que Hamilton foi campeão não era de outra categoria? Ainda conseguiu perdeu um ano para seu companheiro de equipe mediano.

A. Coyote
A. Coyote
Reply to  josé
5 anos atrás

Com ordens de equipe ele não perderia nunca para Rosberg. Nenhum piloto é o máximo do máximo. Cada temporada tem a sua história. Nico estava num melhor momento e ganhou, o que seria impossível em uma equipe que inventou o jogo de equipe a mais de meio século.
Hamilton bateu Alonso, o bicampeão em seu ano de estréia porque não houve jogo de equipe.
Massa quase foi campeão em 2008 porque Kimi não quis usar seu direito de primeiro piloto para sacaneá-lo.
Sem jogo de equipe a coisa rola naturalmente e percebemos que não existem seres sobre-humanos. Mas ninguém vai investir bilhões para jogar jogo limpo quando o adversário joga sujo. Vc viu quem deu primeiro a ordem de equipe na corrida? Foi a Mercedes? Não.
Abs.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  josé
5 anos atrás

Então, com o Carro de Senna (McLaren) qualquer outro também seria campeão 3 vezes (pelo menos).

Para de cagar pelos dedos rapaz!

Já vi Senna perdendo corrida ganha, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Pelo menos duas vezes. Uma em Mônaco, outra na Austrália (em 90, se não me engano. Vitória de Piquet com uma Benetton (verde) que largou em sexto e veio fazendo fila em McLaren, Ferrari, Williams (Berger, Prost, Mansell…e vinha encurtando a distância para Senna, até o Senna passar reto numa curva e quebrar o carro). Por ERROS dele, o endeusado Ayrton Senna. Mas isso, os fãs de Senna e Anti-Vettel não querem lembrar.

(Ah! E mais uma coisa: esses erros de Senna foram COM PISTA SECA)

Erro idiota ao quadrado de Senna.:
https://www.youtube.com/watch?v=d4wc5ME0P-k

Segafredo
Segafredo
Reply to  josé
5 anos atrás

Não adianta ficar desesperada Schukruzete, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O pilotinho fake de merda faz das suas em todo temporada, kkkkkkkk

Fernando
Fernando
Reply to  josé
5 anos atrás

Quando é que esse mala flooder do b-5 vai desaparecer daqui (quando o Flavio quiser, claro)? Porque será que um sujeito desse acha que é agradável? por favor…

Pedro Gordon
Pedro Gordon
5 anos atrás

1) FG segue consistente; canta a pedra do vencedor no texto de sábado e mata o dito cujo. Não tem preferência, torcida, predileção. Já matou todos q apontou como favorito. Boquinha maldita. Eu tava torcendo pro menino Hamilton dps de Silverstone e ontem q li o comentário do FG dps do treino, apontando Seb como vencedor, fiquei confiante de q #44 tinha grande chance
2) obrigado FG por um belo longo completo bem feito texto sem citar o Alonso. Faz sentido. Hj e sempre

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
5 anos atrás

Tenho uma torcida pelo Vettel, o abandono dele me mostrou isso, mas o Hamilton merece aplausos. A única “mancha” na vitoria foi a ordem pro Bottas…Mas tb não dá pra condenar muito, proibir os pilotos de brigarem nos finalmentes da corrida é prática comum, e não só na F1.
E não achei a atitude da Ferrari tão condenável tb não, não fazia o menor sentido o Kimi ficar ali segurando o Vettel.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Rafael Rego BH
5 anos atrás

Uma grande diferença nas atitudes das duas equipes hoje, minha cara Schukruzete: Na Mercêdes vc pôde acompanhar a tentativa de Bottas, já na ferrada vc nunca irá presenciar, pois é muito mais explícita a proteção que dão ao alemão.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Outro dia num comentário no youtube fui chamado de “fanzete do Hamilton”, agora de Schukruzete. Eu nem sabia que essas coisas existiam, e muito menos que Hamilton e Vettel tinham fãs tão chatos.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

E daí?
Se um e outro tiveram que cumprir ordens de equipe não faz o menor sentido que um deixe passar facilmente e outro tente ultrapassar e é chamado à atenção para não fazer isso. Está apenas dourando a pílula: olha, a mamata dos alemães é muito mais discreta do que a dos italianos.
O piloto alemão e o piloto inglês são protegidos e como as equipes fazem isso não tem a menor importância.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Deixa de ser tendencioso, xará! Bottas estava atrás de Hamilton e bastou uma ordem da equipe para manter a posição.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Como eu sempre digo: essas schukruzetes são as mais mimizentas, kkkkkkkk.

A ordem da Mercêdes veio após a briga real na pista entre os seus e não antes como sempre faz a ferrada!!

Engulam a seco, kkkkkkk

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Nossa! O Pinto chamando os outros de tendencioso é o fim dos tempos.

Jajá ele conta toda uma história melosa sobre os GPs da Áustria…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

E qual é o problema da ordem da Mercedes vir antes ou depois? De qualquer forma ela veio e botou ordem na casa.

Alexandre Soucha
Alexandre Soucha
5 anos atrás

Mais uma lição para o “dramalhão” Hamilton levar pra casa, o Fettel perdeu e mesmo assim levantou a cabeça e vai seguir em frente, ontem no treino não só o Hamilton ,mas toda a equipe Mercedes estavam vivendo um baita clima de velório,fazendo um drama patético e desnecessário, sendo que sabiam que tinham carro e piloto para mudar sua situação!

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Alexandre Soucha
5 anos atrás

Como ele pode dar lição a alguém se ele não sabe a lição?. Eu vi como levantou a cabeça depois de bater no volante, xingar, chutar o chão. Humrum….
Sem contar a “Neymarzada”, como o povo aqui gosta de dizer, que deu no rádio pra Kimi dera esse Alemão ficasse atolado na brita deixar ele passar.

Itamar Kando
Itamar Kando
5 anos atrás

Bom é isso, F1 é um grande arranjo de mega-empresas com muito marketing, mídia e a FIA distribuindo rios grana, é legal de ver até o momento marmelada aí vira “setembrochov” e tchau competição… Carinha quer passar que se vire na pista, e daí que é “companheiro” ?! Pra mim, pediu passagem, ganhou minha torcida para não se dar bem na corrida, pouco importa se o Ham, Seb, Schumy, Senna, Prost,Piquet etc, torço por competição e não por marcas.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Ontem Neymarzada… hoje Mbaapezada.

Não é a toa que o Rosberg ganhou e se retirou. O Hamilton é osso durissimo de roer. De um domingo perdido tudo acabou se transformando na realização de um sonho quase que impossível.

Ontem mesmo dizia que o Vettel e a Ferrari estavam errando pouco, e que isso era fundamental para a busca do Campeonato. E um pequeno erro faz uma reviravolta dessas no final da corrida.

Continuo na torcida pelo Vettel e pela Ferrari, mas não vai ser fácil, o “Neymar” da F-1 é muito melhor do que o outro do futebol, o cara da F-1 pode dar os seus chiliques, mas “corre de pé” o tempo todo, colocando pressão em tudo e em todos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Aproveita e pega carona com Rosberg, tchau!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

mi mi mi…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Alonsette detect??? Mi… mi… mi…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

É bem pior, Ricardo. É “viúva” que torce por Alonso.

Tales Gaede
Tales Gaede
5 anos atrás

O quanto LH carrega dos maus hábitos do amigo Neymala não sei. Mas que Vettel pareceu ser meio Prost na chuva dá para cravar.

Alowlt
Alowlt
Reply to  Tales Gaede
5 anos atrás

E a primeira vitória dele na F1 em 2008? Se aquilo não demonstra o talento na chuva, sei lá o que seria necessário.

Talles Almeida
Talles Almeida
5 anos atrás

Tudo muito legal, mas a não entrada de Hamilton no box tinha que dar em punição. Toda malandragem dele é perdoada!

Roberto
Roberto
Reply to  Talles Almeida
5 anos atrás

Que maladragem?
O cara decidiu no último segundo não ouvir a equipe. Já tinha pedido três vitorias nessa Temporada.
Malandragem? Quase se quebra. Passou pela grama molhada…
E se escorrega e roda?
Aí estaríamos falando da vitória do Bottas ou do Kimi.
Nessa temporada temos dois tetra campeões: um que não erra mas a equipe erra por ele; e outro que tem errado muito e ue tem a melhor equipe, melhor carro e estratégia.

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Roberto
5 anos atrás

Boa!!!

Jr.
Jr.
Reply to  Talles Almeida
5 anos atrás

Onde essa punição é amparada pelo regulamento?

FireMax
FireMax
Reply to  Jr.
5 anos atrás

Tá ficando feio pra senhora FIA passando a mão na cabeça no Miltão:comment image

FireMax
FireMax
Reply to  Jr.
5 anos atrás

Aqui:comment image

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Jr.
5 anos atrás

Em 2016 o Kimi foi punido pela mesma manobra….

oduvaldo
5 anos atrás

o vettelzinho tem que mostrar que é piloto e passar na pista: mandar a equipe tirar o outro da frente é simplesmente ridículo. e temos que avisar a mercedes para uma estrategia mais arriscada: estão perdendo no previsível. hoje quase foi uma vitória por agua abaixo.

Feliçpe
Feliçpe
Reply to  oduvaldo
5 anos atrás

A Mercedes não usa ordem de equipe né, só a Ferrari…. cada uma.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
5 anos atrás

Alguns pensamentos meus:

1 – Se a chuva não tivesse vindo, e do jeito que Lewis estava mais rapido que os outros com os ultrasoft, ele tomaria com certa facilidade o quarto lugar de Verstappen, que não era rápido com os médios e estava a cerca de 4 segundos a frente, antes da parada errada para colocar intermediarios.
2 – Se Lewis passasse rapidamente por Max (dificil dizer, mas acredito que sim pela diferença de borracha), Bottas, que estava logo a frente de Max e não era rapido com os macios, seria a próxima presa, Ou por desempenho, ou por ordens de equipe.
3 – Kimi, depois de ultrapassado por Seb sob ordens, estava com baixa autoestima e com os médios já muito desgastados (parou muito cedo, volta 15), logo, acho que ainda seria possível para Hamilton, alcança-lo e ultrapassa-lo. Dependeria muito de como os ultrasoft de Lewis ainda estivessem depois do esforço pra passar pelo holandês e pelo companheiro de equipe..

Até aqui esse “exercício de adivinhação” não considerou nem chuva nem safety car…. e mostra que seria licito pensar, nessas condições, que Lewis chegaria minimamente em quarto lugar, mas poderia até mesmo alcançar o segundo lugar.

4 – Então, considerando que a chuva veio, e excluindo o acidente de Seb, como seria o final da corrida ??? Debaixo d’ água sou mais Hamilton, e ele não estava muito longe de Seb…Poderia até não ganhar, mas deveríamos ter um final eletrizante. E, lembrem-se, naquelas condições de seco-molhado, os roxos ainda levariam alguma vantagem sobre amarelos que já tinham bolhas !!! Como eu disse antes, tudo dependeria de como os ultrasoft de Lewis estariam diante do rush que ele vinha impondo

Por fim, voltando as condições reais do final da corrida, mesmo sem as ordens de equipe, Hamilton teria colocado “ordem na casa” sobre Bottas: mostrou que estava muito mais veloz, com voltas mais rapidas em sequencia. Se Bottas tivesse lenha pra queimar, teria ficado ali por perto, pra mostrar pro mundo que poderia ter vencido sem as ordens vindas dos boxes. A Mercedes deveria ter confiado num britanico que estava no seu “dia de gênio”, e ter deixado ele enquadrar o companheiro de equipe por si só.

Pra mim, Lewis fez uma grande corrida, e não venceu APENAS “porque os outros pararam nos boxes uma vez mais do que ele”: a desvantagem dessas paradas, sob safety car, foram, 85% anuladas pela possibilidade de os 3 (Max, Vallteri e Kimi) colarem atras de Lewis, enquanto ele estava limitado pela Merc GTs com luzes piscantes no teto, lembrando ainda que os retardatários entre eles foram todos retirados, conforme manda a regra. Lembrem-se mais: Max, depois das 2 paradas finais, estava 45 segundos atras de Lewis, e com a entrada do safety car ficou colado atras da fila Lewis/Vallteri/Kimi, demonstrando o quanto o safety car eliminou a vantagem de Lewis de parar uma vez menos.

Essa foi a corrida que eu vi….enfim, pode ser que eu já esteja ficando com cataratas…

Nilson
Nilson
Reply to  Antonio Seabra
5 anos atrás

Certeiro.

CICERO
CICERO
Reply to  Antonio Seabra
5 anos atrás

Seabra, na boa, gostei da tua análise. Também concordo que SC anulou a “vantagem” do hAmilton e, acredito que o sappatos não passaria o companheiro. No mais… é isso,

Fernando
Fernando
Reply to  Antonio Seabra
5 anos atrás

Pois, foi a corrida que eu vi também. A acrescentar apenas a punição branda demais, na minha opinião, apesar da confusa redação do regulamento. Penso que caberia um boa multa para a Mercedes que causou toda a confusão e fez Hamilton passear na grama depois de entrar nos pits.

Waldir Dias
Reply to  Antonio Seabra
5 anos atrás

Perfeito!

Ed
Ed
5 anos atrás

Depois de matérias criticando o inglês terem feito o site parecer um anúncio de classificados da crítica, uma mea culpa chinfrim.

Ninguém é igual a ninguém e cada um age da forma que sente que deve.

Vocês desse site, que só sabem falar mal de tudo deveriam se focar no esporte ao invés de tentarem ser psicólogos e escreverem do que não sabem.

Luiz
Luiz
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Que resposta feia FG…

MarcioD
MarcioD
5 anos atrás

Tem sido muito empolgante assistir a este duelo Vettel x Hamilton com estas alternâncias no 1º lugar. Além das habilidades destes pilotos, trata-se de uma rivalidade que conta com muitos ingredientes interessantes: tetracampeão x tetracampeão, alemão x inglês, discreto x midiático, chiliquento x mimizento, branco x pardo, 31 anos x 33 anos, casado x solteiro, Ferrari x Mercedes e por ai vai. Isto sem contar os nºs superlativos de vitórias, poles, voltas mais rápidas e etc. que ambos possuem. Acredito que dificilmente isto se vai repetir novamente na história da F1 e podemos nos considerar privilegiados por estar assistindo a um embate de tal magnitude. Certamente no futuro vamos nos lembrar com saudades desta época.

Henrique Barros
Henrique Barros
Reply to  MarcioD
5 anos atrás

Concordo com você. Mas Lewis é negro. Não pardo.

Furious Black Panther
Furious Black Panther
Reply to  Henrique Barros
5 anos atrás

Ele é filho de negro com branca loira, ou seja, não é 100% negro, nem 100% branco. É “mestiço”!

Paulo Pinto
Reply to  Henrique Barros
5 anos atrás

Digamos que se consumou em Hamilton um empate racial: 50% de cada extrema cor.

ms
ms
Reply to  MarcioD
5 anos atrás

olha marciod, desculpa minha sinceridade mas me diga uma coisa: o que existe de interessante em tudo isso que voce escreveu?

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Eu penso que justamente não ter feito estas paradas extras, e não ter batido de forma bisonha é que fizeram Hamilton líder, mas cada um pensa o que quiser, claro. Ficar na pista naquelas condições prá mim é façanha não acaso. Resta a questão da entrada de Hamilton nos pits. Ferraristas e tedescos vão chiar, já estão chiando na Europa, mas foi absolutamente legal, é questão de segurança – diz o regulamento – e não de obter vantagem. Sob safety car não aconteceu nada que se possa classificar de insegura na manobra, esquisita, mas indiscutivelmente legal.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
5 anos atrás

Ordens de equipe sempre existiram, mesmo em times que se diziam não acontecer nada disso como McLaren e Williams em seus tempos áureos(já beeeeeeeem distantes).

Já fui mais resistente quanto a isso, mas hoje não me incomodo com elas. As equipes sabem direito em qual piloto elas devem de fato confiar pra obterem os resultados que almejam e tanto Vettel quanto Hamilton tiveram cacife(leia-se resultados) pra obterem contratos favoráveis do jeito que eles quisessem.

A Raikkonen e Bottas as coisas foram bem diferentes, a eles cabiam aceitar os termos que Ferrari e Mercedes lhes ofereciam ou não aceitar. E como Barrichello(nos tempos de Ferrari), Coulthard(nos tempos de McLaren) e Massa(de maneira mais destacada a partir de 2010 com a chegada de Fernando Alonso), eles aceitaram os termos e portanto não tem que ficarem de beicinho ou saírem se fazendo de vitimas quando sabiam o que estava nos contratos que ambos concordaram e assinaram(pois se não concordassem, não teriam assinado).

A relação profissional na F1(assim como no restante do automobilismo e motociclismo) é essa mesmo: Os pilotos são pagos pra defender os interesses das equipes e não o contrário por mais injusta e leonina que possa parecer.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
5 anos atrás

Flavio, desculpe minha ignorância, mas não encontrei. Tem algum.link que compartilhe o post de forma automática no whatsapp? Se não tiver, o pessoal da retaguarda técnica pode incluir? Facilita muito.

Alfredinho
Alfredinho
5 anos atrás

Não existem inocentes na Fórmula-1. As duas equipes que estão disputando o título de pilotos mostraram a sua cara na Alemanha. A mesma Alemanha que assistiu ao vergonhoso “Felipe, Fernando está mais rápido que você.”

A Ferrari dobrou Raikkonen e a Mercedes dobrou Bottas. E cada uma delas deu uma explicação para os Santelmos que assistiram a corrida.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

Não vi a Mercedes dobrando ninguém, tanto que Bottas foi pra cima de Hamilton como quiz e, se não passou, foi porquê não conseguiu. Ja com Raikonen foi escandaloso, pois diminuiu bastante e abriu pro alemão.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Bastou falar e apareceu um Santelmo. É mais um que acredita em desculpas para traições femininas.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Sim, e não vimos e ouvimos o rádio do Bottas com a Mercedes mandando ele ficar comportadinho atrás do Hamilton…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Mas aí foi depois do ocorrido meu amigo…..sacou?

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

“A Mercedes não escondeu as ordens de equipe, nem delas se envergonhou.” – Flavio Gomes no post.

Os narradores da Globo disseram que houve ordens para que Bottas mantivesse a posição.

O que mais está faltando, Vinícius? Uma declaração com firma reconhecida?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

As ferraretes nunca aceitam.

Quando o caso foi Alonso x Massa, essa Alfredinha escolheu Alonso pra odiar. Quando foi Vettel x Raikkonen, ela inventa uma comparação com a Mercedes para se sentir mais tranquila e continuar torcendo para seu Seb,

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Valtery, keep your position….

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Perfeito Mclaren……nada mais a acrescentar, kkkk!! As schukruzetes que engulam a mediocridade de seu idolo!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Vinicius, percebi agora que você estava sendo irônico com o Sennafredo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Cade o podium????

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Pódio, o último foi em 2014 na Hungria. A seca vai fazer aniversário de 4 anos no domingo.

#AlonsoJáEra!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Curiosamente foi no mesmo ano em que o Ricciardo, recém-chegado à RBR, humilhou e aposentou o Vettel.

Depois disso passou a ser o segundo piloto mais odiado por Pinto, nosso Tristão Garcia do blog.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Desde que você elogiou o cara, Sennafredo. que ele se fooooooode! Mais uma quebra para o Canguru Terceirizado. Se continuar assim, vai terminar atrás do companheirinho…

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Tom
Tom
5 anos atrás

Acho que o comentário ficou incompleto,Vettel não venceria!!!,Lewis,era 2s mais rápido do que Vettel no momento da batida, em mais 3 voltas ele passaria sem dificuldade o alemão lambão.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Tom
5 anos atrás

Tenho a mesma visão……será que só a gente viu essa corrida??

Jorge
Jorge
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Penso o mesmo, de dois à três segundos por volta mais rápido, que os da frente, LH chegaria sim no alemão, dada a quantidade de voltas que falta

Tulio
Tulio
Reply to  Tom
5 anos atrás

Acho que o Vettel, que não é essas coca colas assim, foi avisado pela equipe que o Hamilton estava virando 2 segundos mais rápidos, e amarelou.

Cranio
Cranio
Reply to  Tom
5 anos atrás

Concordo… Talvez, a Ferrari tenha mandado um rádio pro Vettel assim… “Cara, o Hamilton tá tirando mais de 2s por volta… Dá um jeito de acelerar ou ele te pega na volta 65…”

O alemão pirou e perdeu o carro bestamente…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
5 anos atrás

Vettel passou reto num momento de pressão em que o Hamilton estava tirando 1s/2s por volta. Não quis ser humilhado nessas condições e vacilou.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Se lascou Vettel!

Todos sabem que o Lewis Hamilton e muito mais piloto do que o Vettel, os numeros falam isso, contra fatos nao ha argumentos!

Errou feio em uma curva de 50kph, sozinho, de forma mediocre.

Se chover entao, ai o Lewis come o grid inteiro com farinha!!!

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Se fodeu Vettel! Erro ridiculo, numa curva lenta de 50kph!
Todos sabem que o Lewis Hamilton e muito mais piloto do que ele, os numeros provam isso.
Se chover entao, ai o Lewis come o grid inteiro com farinha!!

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Acho que voce precisa corrigir seu texto, Numa freada para uma curva de 50 km/h, com pneus de pista seca(gastos) em pista molhada….

Lucas Orly
Lucas Orly
5 anos atrás

Frustrante. Pífio