SOBRE ONTEM DE MANHÃ

autd181
Max e as tirolesas: a cara do GP da Áustria, casa da Red Bull

MOSCOU (sempre dá tempo) – Pessoal, já expliquei várias vezes, mas não custa reforçar. Meus horários aqui em Moscou têm sido muito malucos e por isso algumas postagens às vezes atrasam, por outras aparecem antes do normal, no meio da madrugada, sei lá.

O “Sobre ontem…” do GP da Áustria, assim, está sendo escrito às 3h20 da manhã de terça aqui, ainda noite de segunda no Brasil. Se me permitem, farei algo um pouco mais telegráfico por uma razão bastante prosaica: preciso dormir!

[bannergoogle]Mas nem por isso este texto será menos denso de conteúdo, que é sempre surpreendente e necessário — rescaldo de corrida é o que rende mais assunto.

A imagem do fim de semana escolhida por este que vos bloga é essa aí do alto que me pareceu simpaticíssima. Se é verdade que não há mais meninas no grid sendo exibidas como pedaços de carne no açougue — ainda bem –, claro que elas continuam nos autódromos — ainda bem também. E continuam trabalhando em diversas funções e ações publicitárias, ajudando a dar um colorido especial ao evento. No caso, falo de cores literalmente: todas em trajes típicos do Tirol, mostrando bem a cara rural dessa corrida nos cafundós da Áustria, vencida por uma equipe local na pista de sua propriedade. Max curtiu, claro.

Agora, notinhas que não posso deixar de registrar antes de seguir com as mui conhecidas sub-seções fixas desta mega-seção fixa.

– Foi a primeira vitória da Red Bull correndo em casa. A equipe estreou na F-1 em 2005, quando a Áustria não fazia parte do calendário. Antes, o país sediara etapas do Mundial em 1964, de 1970 a 1987 e de 1997 a 2003. Comprado e reformado pela Red Bull, o circuito de Spielberg voltou apenas em 2014. Esta foi a quinta corrida no autódromo sob gestão rubro-taurina.

autd189
Na torcida: 18 mil holandeses

– Não por acaso, Dietrich Mateschitz, o dono da fabricante de energéticos, estava na pista domingo, sorrindo de orelha a orelha com a vitória de Verstappinho. Segundo os organizadores, o Red Bull Ring recebeu 180 mil pessoas nos três dias de evento, 40 mil a mais do que em 2017. Desses, 18 mil eram holandeses na tribuna especialmente reservada aos que vestiam laranja.

– Falando nisso, alguém além de mim reparou que Vettel chegou para a festa do pódio com uma latinha de Red Bull?

– Para fechar o capítulo relativo aos vencedores, saibam que Verstappen, com quatro vitórias, se iguala a Eddie Irvine e Bruce McLaren como o piloto que mais ganhou corridas sem nunca ter feito uma pole-position na vida. Claro que Max ainda tem bastante tempo para isso.

O NÚMERO DE SPIELBERG

33regionrus…GPs seguidos nos pontos foi a sequência interrompida com a quebra da bomba de combustível de Lewis Hamilton. É um recorde. A última prova que o inglês havia abandonado fora na Malásia em outubro de 2016. Aliás, os dois “DNF” da Mercedes levaram a Ferrari à liderança do Mundial de Construtores com 247 pontos, dez à frente dos alemães. A plaquinha russa aí do lado é só frescura mesmo.

O GP da Áustria teve outros números interessantes, que poderiam ser escolhidos para ilustrar nossa algébrica sub-seção. Eu poderia falar, por exemplo, que apenas três carros terminaram a prova na mesma volta — Verstappen, Kimi e Vettel. O quarto colocado, Grosjean, chegou uma volta atrás. Mas por se tratar de circuito tão curtinho, não é nenhum grande absurdo.

haas18888
Haas na veia: 22 pontos e Magnussen em sétimo

Poderíamos inclusive aprofundar a “numeralha” (gíria do jornalismo, vocábulo raramente encontrado em dicionários, antes que alguém venha dizer que não existe) relativa à Haas lembrando que com um quarto e um quinto, o time fez 22 pontos, batendo seu recorde para uma corrida em menos de três anos completos de F-1. E justo em seu 50º GP, algo para comemorar. A equipe já tem 49 pontos nesta temporada. No ano passado, foram 47.

E Magnussen, com 37, está em sétimo no campeonato. Sim, Magnussen, quem diria, é o “primeiro dos outros” na classificação — descontando as duplas de Mercedes, Ferrari e Red Bull. Passou Alonso, que voltou aos pontos com um honroso oitavo lugar depois de largar dos boxes.

Aliás, o espanhol vai, de todo jeito, tentar esse duvidoso título de “primeiro dos outros”. É uma forma de dizer “me deem um carro que lhes darei glórias infinitas”. Se alguém ainda o escutar, claro.

Em Maranello, ninguém tinha muitos motivos para se queixar. O domingo poderia ter sido bem pior, se os dois carros da Mercedes não quebrassem. O normal seria chegar atrás. Os alemães em geral, por sua vez, tiveram uma semana daquelas. no esporte.

Cartum ÁustriaPoucos dias antes da decepção com os carros prateados na Áustria, a seleção de Joachim Löw levou um toco da Coreia do Sul na Copa da Rússia e voltou para casa de mãos abanando.

Eliminados na primeira fase, os atuais campeões mundiais foram vítimas de uma saraivada de críticas pelo péssimo futebol apresentado e colocaram o rabinho entre as pernas quando chegaram a Frankfurt. Pediram desculpas aos torcedores e prometeram se esforçar mais da próxima vez.

Claro que nosso cartunista oficial Maurício Falleiros notou o estado de espírito do povo tedesco após a semana de inferno astral… Vettel, claro, era o único satisfeito com tudo que aconteceu. Mesmo não tendo sido brilhante — ao contrário, foi um erro seu que resultou na punição que praticamente tirou suas chances de vitória –, salvou um terceiro lugar e voltou à liderança do campeonato.

Melhor que a encomenda. Como disse inclusive no vídeo de ontem, nada como umas quebrinhas para animar a festa.

Óbvio, no entanto, que nem todo mundo curte.

A FRASE AUSTRÍACA

autdtoto
Toto: decisões erradas e quebras inexplicáveis

“Para mim e para a equipe, hoje é o pior dia dos últimos seis anos. Perder uma dobradinha desse jeito, por nossos erros e por falta de confiabilidade, é algo que machuca muito.”

O dodói falando é Toto Wolff, chefão da Mercedes, que explicou ter deixado Hamilton na pista na hora do safety-car virtual porque queria esperar mais uma volta “para ver o que os outros iriam fazer”. Esqueceu de pedir para a direção de prova, que tirou os carros quebrados da pista rapidinho e deu a relargada quando os outros já tinham feito o que tinham de fazer.

E terminamos com nosso juízo simplório e reducionista do GP contido na quase sempre infundada “Gostamos & Não gostamos”, que tenciona nada mais nada menos do que esculhambar alguém por motivo algum e elogiar outro alguém por razões ainda mais irrelevantes.

Mas a gente adora. Só vou simplificar a diagramação porque esse negócio de ajeitar fotinho com número de linhas colocar negrito, itálico e setinhas está, realmente, me aborrecendo.

autd186
Leclerc & Ericsson: nos pontos

GOSTAMOS – de ver a <<< Sauber com seus dois meninos nos pontos, algo que não acontecia desde o GP da China de 2015, com Nasr em oitavo e Ericsson em décimo. Na Áustria, o sueco foi décimo também, e Leclerc ficou em nono.

autd189g
Alonso: choro antes do tempo

NÃO GOSTAMOSde ver Alonso >>> choramingando já nas primeiras voltas, jogando para a equipe a responsabilidade de fazer algo para que ele não se entediasse na corrida. OK, o carro é ruim. Mas ele mesmo vive dando lições de perseverança. Acabou em oitavo. Precisava reclamar tanto?

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
5 anos atrás

Gosto que as meninas não estão mais no grid ? isso deve ser uma bichona !!!

ms
ms
5 anos atrás

ôxa! faz tempo que não vejo tanta moça bonita assim junto….uma mais bonita que a outra !

CRSJ
5 anos atrás

Aconteceram alguns milagres nesse GP da Áustria, o nono e décimo da Sauber e o quarto e quinto da Haas com o Grosjean em quarto saindo do zero, e fora o oitavo do Alonso que saiu dos Boxes. Pro Toto Wolff foi um GP pra esquecer, faz um tempão que a Mercedes não fica no zero. Essa foto do Max com as tirolesas na Áustria foi o maior prêmio dele depois da vitória, melhor impossível!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
5 anos atrás

Ve44el se quiser ter a mínima chance de ganhar o campeonato tem que parar de errar. Já errou no mínimo em 3 corridas este ano,

Se não se acalmar vai terminar como a seleção de seu país.

Chuuupa Alemanha!

E o Alonso também!

Fábio Silva Aguilar
Fábio Silva Aguilar
5 anos atrás

Olha o Alonso já está reclamando demais e carro, motor, pneu equipe etc e tal
Ele já deu que tinha que dar ainda tem gente dizendo que é o melhor piloto da categoria aquela babação de ovo sobre ele nenhuma equipe vai querer um piloto com esse temperamento forte que ele tem ou seja nunca seria melhor correr em outra categoria.
Por que vai ter gente dentro da equipe perdendo a paciência e mandar ele ir pra quele lugar depois do episódio da barrinhas de chocolate pro atualizar o carro .
Já deu Alonso

Celio ferreira
Celio ferreira
5 anos atrás

Formula 1 precisa de uma balançada e parar pra pensar : Circuito em que a volta
leva 1 min. e 5 seg. só a 2 grandes terminaram na mesma volta com a Mercedes
fora .São dois campeonatos , das 3 e o resto.

mario aquino
mario aquino
5 anos atrás

Quem sabe o companheiro do Alonso poderia provocar um acidente e assim beneficia-lo, seria muito original, para sua equipe.

TYRRELL
TYRRELL
5 anos atrás

E o Verstappen já tem mais vitórias que o Bottas…

Bola da Vez
Bola da Vez
5 anos atrás

Aqui vai o meu Bola Cheia e Bola Murcha para o Gp austríaco:

Bola Cheia: para a equipe Ferrari, que não obrigou a troca de posições de seus pilotos, deixando para trás a época do “Fernando is faster than you.”

Bola Murcha: para a equipe Mercedes, que não trocou os pneus de Hamilton na hora certa, o que causou a sua queda durante a corrida. O erro só não ficou marcante devido a quebra do inglês.

CHAGAS
CHAGAS
5 anos atrás

O que rendeu a Hass nesse GP foi algo parecido com a Austrália. Sobraram no segundo pelotão. Fizeram a Renault que é a principal concorrente comer poeira. Perez e Alonso largando lá de trás tiveram ótimas performances, com o espanhol tirando leite de pedra, já que tem um carro ridículo nas mãos.
Leclerc não precisa provar mais nada para pilotar uma Ferrari ano que vem. E Vettel tem que abrir o olho porque no primeiro ano as coisas podem seguir a direção do vento, mas no ano seguinte……
Vandorne entrando no nível de Sirotkin e Hartley??? Ericsson saindo desse nível??? Vamos aguardar mais um pouco.
Erraram com Hamilton na estratégia, mas mesmo parando muitas voltas depois, o pneu acabou, ou seja mesmo que parasse junto com os demais, e não ocorresse o problema em seu carro, não venceria a corrida.
Se fizerem uma rifa com 50 números e pedirem para Bottas/Hulk escolherem 49 números…… perdem o prêmio, e quem ganha a rifa é o Mik Jagger (acho que é assim que escreve).
OK para Kimi e Ocon
Abaixo para Gasly e Sainz.
Verstappen é um piloto talentosíssimo, e nesta corrida lidou muito melhor com os pneus que seu companheiro de equipe. Ao meu ver o piloto da corrida foi ele.

Luciano Hansen
Luciano Hansen
5 anos atrás

Ótimo texto e fotografia melhor ainda.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Paciência tem limite. E a do Alonso parece que chegou no fundo do poço.
Toto Wolf vá chorar na cama que é lugar quente!
Só uma simplificação radical no regulamento (proibindo todas as traquitanas aerodinâmicas como aquela asa ralador de queijo na dianteira) devolvera a igualdade e o divertimento à F1, sem cair no espetáculo burlesco modelo Nascar.
Ps; Na largada se fosse o Fedelho da RB que executasse a manobra que o Kimi fez era coisa de gênio e de um iluminado , mas como foi o Kimi, deixa pra lá.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo F.
5 anos atrás

Sem as traquitanas aerodinâmicas, ninguém passaria ninguém, Isaac Newton. Daí do computador do seu trabalho você não faz a menor ideia do que é downforce.

Sobre a Nascar? Bom, deixa pra lá! Pacheco é pacheco em qualquer lugar do mundo!

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

É isso aí companheira, falou bem! Esses Pachecos não entendem nada de darcomforça!

ivo rettor
ivo rettor
5 anos atrás

Isso mesmo flavio, o Vettel sacou uma latinha de redbull do bolso e mandou ver no podio antes de receber o troféu, não entendi o porque, seria uma homenagem à ex equipe???? ele certamente não tem intenções de voltar…. mas com certeza não foi ao acaso né !!!! Foi só a mercedes sair que a corrida ficou interessante né !!!!
Gostei da ultrapassagem que o VETTEL deu sobre o Hamilton, foi pra mostrar força mesmo!!!! Se a RedBull tivesse mais força e confiabilidade Ric e Ver poderiam sonhar com o título pois vejam são tres vitorias pra cada uma das principais!!!! Hulck, Gros, Perez, Alonso e Le Cler vão disputar um campeonato a parte, a série 2 ou serie B e este sim sera bem disputado….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
5 anos atrás

A arrancada prateada vai ter que esperar! Vettel e Ferrari liderando mais uma vez.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Jura? Como conseguiu essas informações privilegiadas? Foi seu guru estatístico quem lhe disse?

De qualquer forma todos no blog estamos agradecidos por nos dizer quem é o líder do campeonato.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Fica calma, “viúva”, se tudo correr bem para o espanhol, o mesmo deve “liderar” o pelotão do resto.

A conferir.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Somos viúvas com muito orgulho, seu pinto! pinto? Uau!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Mais um nick fantasma direto da Matrix.

Mika
Mika
5 anos atrás

Reclamar foi o que ele fez a carreira toda.
Vettel estava indo pro mesmo caminho… Mas melhorou

Marcio Klitzke
Marcio Klitzke
5 anos atrás

Notei exatamente quando o Vettel chegou no pódio: ficava olhando para a lata e depois para o público… Tipo, não esqueci de vocês… Ainda tentei lembrar se a TNT ainda patrocinava a Ferrari, mas acho que não teria como evitar…

A proósito, será que a Red Bull viu a c*gada da Mercedes, e daí mandou a galera do guincho acelerar???

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
Reply to  Marcio Klitzke
5 anos atrás

pra mim foi intencional sim no podio acho que normalmente só poderia beber a champanhe que é patrocinadora

Marcio Klitzke
Marcio Klitzke
Reply to  clodoaldo lelli
5 anos atrás

Imagino que pegou na antessala (é da dona do circuito mesmo )e foi para o pódio com ela. Em outras pistas oferecem água mesmo (até agora não vi nenhum chá verde holandês, vulgo Heineken, ainda).