SPA EM CHAMAS (3) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 25 de agosto de 2018 - 12:32F-1

SPA EM CHAMAS (3)

oconelewis

DIVINÓPOLIS (sobreviverei) – Pessoal, ontem não falei nada sobre os primeiros treinos de Spa porque passei o dia em trânsito, depois tive febre, caí de cama, enfim… Nada grave, embora o padre para a Extrema Unção já estivesse encomendado, mesmo sendo eu um ateu convicto e praticante. Mas já estamos de pé. Vamos lá.

E foi demais a classificação na Bélgica, não? Chuvinha marota no final, pole de Hamilton mas, sobretudo, o sábado inacreditável da Force India… Num fim de semana em que o time viveu todas as incertezas possíveis sobre seu futuro, Ocon fica em terceiro e Pérez em quarto no grid. Incrível.

Incrível, também, a relação dessa equipe com Spa. Em 1998, ainda como Jordan, seu nome original, conseguiu a primeira vitória de sua história na pista belga. Com dobradinha, aliás: Damon Hill em primeiro e Ralf Schumacher em segundo, num domingo muito emocionante para todos que estavam no autódromo ou assistindo pela TV. E foi também na Bélgica, em 2009, que já como Force India a equipe conseguiu sua única pole, em 2009.

Foi bem bonito de ver, de verdade. Principalmente porque Ocon já sabe que será substituído por Stroll em breve. Talvez em Monza, se der tempo de fazer banco, cumprir os trâmites burocráticos, conhecer o engenheiro etc. Afinal, papai comprou a equipe, e se tem uma coisa que Lance realmente não quer mais é ficar se arrastando na Williams. Direito dele, não tem culpa de ter pai rico. Mas que é uma maldade, uma crueldade, uma injustiça tremenda com Ocon, é. A força da grana é uma merda.

Na primeira fila, à frente da dupla rosa, estarão Hamilton, em primeiro, e Vettel, em segundo. Lewis chegou a 78 poles na carreira. E disse que foi uma das mais difíceis de sua carreira. De fato, o Q3  foi tinhoso para todos. A classificação estava seca até ali, mas Spa é Spa e é desnecessário ficar falando que a chuva pode vir a qualquer momento e em qualquer pedaço do circuito etc. Quando começou o Q3 todos saíram correndo dos boxes porque a iminência de água era evidente — bastava olhar para o céu.

E não deu tempo de ninguém fazer volta no seco. No meio da volta de aquecimento de pneus, no caso os supermacios, a água veio. Bottas rodou no fim da volta. Todos recolheram para os boxes, colocaram intermediários e foram à luta. A primeira volta cronometrada foi de Riccardo, 2min04s986. Para se ter uma ideia de como a pista tinha ficado lenta, no Q2 Vettel virou 1min41s501, recorde do circuito, batendo inclusive o tempo de Neel Jani com o Porsche 919 do WEC sem amarras, lembram? Foi em abril que o suíço fechou uma volta em Spa em 1min41s770 com o monstrengo aposentado. Jani brincou pelo Tweeter: “Vamos ter de tirar o carro do museu de novo!”, escreveu.

Verstappinho fechou uma volta logo em seguida, mais de 2s mais rápido. Na sequência, veio Kimi. Estava claro. A chuva ia parar, ou diminuir. A pole ficaria com quem tivesse tido a sorte de colocar o carro na pista na hora exata. Vettel, por exemplo, baixou o tempo de Raikkonen em 1s483. E Hamilton, na sequência, foi 3s009 mais rápido!

Sebastian tentou mais uma volta e acabou ficando 0s726 atrás do inglês. Ocon, o terceiro, registrou um tempo 3s672 pior que o de Lewis. Certamente viraria mais rápido se tivesse a chance de abrir mais uma volta, mas Spa é um circuito muito longo e nem ele nem ninguém teve tempo de tentar. Grosjean foi o quinto, Raikkonen acabou em sexto, Verstappen ficou sem combustível e terminou em sétimo, seguido por Ricciardo, Magnussen e Bottas — este, punido, larga na última fila.

A chuva, como na Hungria, acabou ajudando Hamilton na classificação. A exemplo do que acontecera em Budapeste, também em Spa, na pista seca, os carros vermelhos vinham dominando as ações desde ontem. Hoje nos treinos livres, voltaram a andar na frente com uma boa diferença para os demais. No Q1 (que eliminou Sainz Jr., Alonso, Sirotkin, Stgroll e Vandoorne), Kimi foi o mais rápido. No Q2 (que degolou Gasly, Hartley, Leclerc, Ericsson e Hülkenberg), deu Vettel.

Mas Lewis não pode reclamar do clima, não. Quando as coisas estão difíceis para ele, a água chega para dar uma mãozinha. Foi o caso agora há pouco. Diferentemente da Hungria, porém, largar na pole não garante nada para Hamilton num traçado veloz e cheio de pontos de ultrapassagem como Spa. Se a corrida acontecer no seco, a Ferrari é favorita. Só que lá, sabe-se, meteorologista morre de fome. Melhor esperar para ver como vai nascer o dia.

56 comentários

  1. pedro araujo disse:

    gomes, espero que vc volte logo, e com as coisas que estejam te tomando tempo bem resolvidas…

    e um off topic que mandei la no blog do mattar também:

    e essa p&&$@ da disney comprando a fox?

    tou aqui torcendo pra nao mudar muito as coisas pra vcs aí (e pra nós, telespectadores)

  2. roberto pontes disse:

    Fique firme Flavio.
    Eu mesmo estou passando uma pressao danada, to sedo cobrado massacrado, desacreditado etc…. rebaixaram em mais de 1500 reais meus rendimentos mas não me entrego a luta e temos em voce nosso guru da formula um!!!NAO VAMOS DESISTIR !!!!

  3. Marcelo disse:

    Cadê o Flavio? Quarta-feria e nada da corrida? Está tudo bem?

  4. Ricardo Bigliazzi disse:

    Pela demora da atualização do Blog só posso desejar que volte em grande estilo e principalmente em boa saúde!

  5. Paulo Rickli disse:

    Flávio , bom dia ! Cadê ocê ??
    Tá tudo bem ???

  6. BRUNO SANTOS MONTEIRO disse:

    Flavio seu lindo!

    Espero que esteja tudo bem contigo… Um beijo, um abraço e fique em paz.

    Estamos com saudade!

  7. Leandro Ferreira disse:

    Não acredito que você esteve na FLID. Geralmente vou todos os anos.

  8. Joao disse:

    Espero que esteja bem Flavio! Estamos aguardando seu post da corrida e tambem o sobre ontem de manha…. :)

  9. Gabriel P. disse:

    É de 2015, Vettel como mecânico maluco.
    Vai que não foi colocado ainda no blog

    https://www.youtube.com/watch?v=q4pNVHRZZog

  10. Cláudio Guimarães disse:

    Você Flavio, publicou esta matéria em DIVINÓPOLIS – MG??

  11. Brabham-5 disse:

    “Pista seca. Ferrari com o melhor motor. Não deu outra!!!”
    Meia verdade.
    Pista seca, Ferrari “melhor motor”, nas mãos de um piloto campeão, é uma mão no troféu de vencedor. Mas falta o trabalho do piloto.
    Mas se o piloto da Ferrari não tem TALENTO DIFERENCIADO, GANA E CORAGEM para ir para cima do rival que todo mundo baba o ovo como melhor piloto – embora nunca campeão com um carro + motor que não fosse o melhor, mas ninguém questiona isso no caso de Hamilton – já na saída da subida da Eau Rouge, mesmo acossado por outros dois carros com motor Mercedes (Force India) no seu vácuo, ai não adianta nada.
    Também vale lembrar que Vettel passou Hamilton SEM O USO DA ASA MÓVEL, que ainda não estava autorizado.
    Outra coisa que deve ser mencionada é que quando a Mercedes de Hamilton começou a presentar o pneu traseiro direito já formando bolhas, a Ferrari de Vettel ainda tinha os pneus “inteiros”, mesmo ele tendo iniciado a corrida num ritmo de marcar voltas seguidas mais rápidas.
    A Ferrari ontem teve um equipamento melhor para essa pista, essa corrida. Mas o talento de Vettel em administrar a distância, o rendimento do carro e dos pneus, a pilotagem perfeita, é o que levou o carro “do melhor motor” á chegar na frente.
    Acho injusto como Hamilton e a mídia tratam vitórias de Hamilton e e Vettel.
    Quando Hamilton vence, sempre foi “show de talento” do piloto. Quando vence Vettel, Hamilton e a mídia, os “fãs de F1″, fãs de Hamilton diz que foi “vitória da Ferrari”, “a Ferrari estava melhor”.
    Aí quem vence é o carro. Quem faz tudo é o carro!!???.
    Quem fez a diferença foi Sebastian Vettel!!
    Vão te catar!

  12. Brabham-5 disse:

    “A força da grana é uma merda.”
    Totalmente errado.
    A merda é a “força da FALTA DE GRANA.”
    A merda é não ter grana, é ser pobre, é depender da ajuda alheia (pessoa física, jurídica ou governo), do patrocínio, do dinheiro dos outros.
    Dinheiro NUNCA é problema. Só solução.

  13. A. Coyote disse:

    “Grosjean foi o quinto, Raikkonen acabou em sexto, Verstappen ficou sem combustível e terminou em sétimo…”
    Só o Verstappen ficou sem combustível? tsc tsc

    A Ferrari inexplicavelmente para um senso lógico não colocou gasolina no carro do Kimi. Bobagem. Ele ia ser pole, mas bastava uma ordem de equipe na largada ou na corrida e ele abriria passagem como abriu inúmeras vezes.

    Mas os caras pensam que enganam alguém, que tem alguma credibilidade. Pois bem, o castigo veio a cavalo. A merda na largada aconteceu lá atrás, para onde mandaram o finlandês… se ele tivesse largado na fila da frente ou na segunda fila a equipe teria feito 1-2. E assim continua atrás no WDC e no WCC.

    Vettel precisa ganhar mais duas corridas com Hamilton em segundo para passá-lo no WDC. Mas isso são favas contadas porque o campeonato acabou hoje. O Tião passou Hamilton na primeira volta sem usar asa móvel e parecia que o Mercedão estava parado. Por volta da 12a ou 15a volta o alemão aliviou o pé para poupar o equipamento, pneus e combustível, sintonizou o rádio em uma estação e vibrou quando ouviu Bruno e Marrone e nela ficou até o final da corrida.

    Só a própria Ferrari para se impor uma derrota.

    A F1 é isso, fecha-se um ciclo e abre-se outro.

    Pobre Hamilton (isso sim, é injusto)! O melhor piloto disparado no grid vai encerrar a carreira sem ganhar mais nada – só dinheiro.

    Abs.

    • J Fernando disse:

      Teorias da conspiração existem, existirão e não discordo.
      Mas, neste caso parece que o problema de Raikonnen ocorreu devido à chuva (a volta inútil obrigando a retornar aos boxes). Aí eu penso que foi um erro devido ao salto alto: a equipe acreditou que ele NÃO precisaria de mais uma volta, devido justamente aos tempos que ele estava fazendo.

  14. DAVID HENRIQUE SANTOS DOS REIS disse:

    Pista seca. Ferrari com o melhor motor. Não deu outra!!!

  15. Maurício Freitas disse:

    Flávio, lembre-se que também foi em Spa que a Jordan obteve sua primeira pole, com Brarrichello, em 1994.

  16. fabiom disse:

    Primeira pole da Jordan com o Rubinho tbm foi em Spa!

  17. Olívio disse:

    A Ferrari mais uma vez ferrando de propósito com o Kimi para ele não ficar na frente do Vettel….. o Filandês tinha grandes chances de ser pole hoje.
    Sem dúvidas é a equipe mais suja da F1.

  18. Luciano disse:

    Para o mais desavisado a F1 é um esporte maluco. O Pole position LHamilton fez 1:58:179 e o 10 lugar Gasly fez 1:43.844, eu sei q foi na chuva o tempo do Hamilton mas fica estranho ver isto, né!! Nunca tinha prestado à atenção na tabela de tempos com estas diferenças de classificação.

  19. Antonio Seabra disse:

    A respeito de terem batido o recorde do Porsche, lá no inicio de abril, escrevi isso aqui no blog:

    “Quanto a ter batido o tempo da pole da F1, eu lembro que os carros de F1 desse ano estão bem mais velozes do que os do ano passado, com asas maiores e maior largura de pneus, e eu até acredito que nos treinos do GP da Belgica eles deverão bater esse tempo do 919 Evo, sem muita dificuldade”

    Acho que se o Q3 tivesse sido no seco, os tempos anotados seriam ainda mais baixos, na faixa de 1;40 e meio a 1:40 alto, Entretanto isso não me faz deixar de considerar a marca do Porsche admiravel.

    Ah…e Hamilton é Hamilton.

    • Luigi disse:

      Sim, sem dúvidas. Mas vamos pensar em um carro de F1 “sem amarras”, com fluxo de combustível liberado, pneu hiper macio, especificação de motor de classificação, sem peso mínimo… acho que seria possível virar em 1:37 nestas condições. Também acho que mesmo com todas as “amarras” atuais, um pneu ultramacio (em SPA o pneu mais aderente era o supermacio) e obviamente sem o dilúvio da classificação, a volta teria ficado abaixo de 1:40.

      O que você acha, Flavio?

      Abraço a todos.

  20. Marcelo disse:

    Tomara que eu esteja errado, mas não dá para pensar em uma Force India com algo fora do regulamento? O que têm a perder? Vão ficar sem os pontos do campeonato mesmo a partir da próxima corrida. Se descobrirem, paciência, senão saem mostrando desempenho de F1 A na despedida da equipe…

  21. Luís Gustavo Rampazo disse:

    Caraca, tô impressionado com esse “grooving” aí do pavimento!

  22. rogerV disse:

    Ocon na Williams…. é capaz de fazer mais que todos que lá estão, e até salvar a equipe da cáca que esta…. fresqueia a Merça manda umas migalha$…

  23. Jr. disse:

    A questão é que quando o braço precisa fazer a diferença, o negão janta o Vettel sem dó.
    Pano rápido.

  24. Jorge disse:

    Tião vence amanhã, com Kimi em segundo, Ham na melhor das hipóteses em terceiro, as Ferraris neste ano estão muito mais forte em questão de monoposto, se for no seco, esse será o provável resultado, porém na chuva, Ham faz a diferença.

  25. CHAGAS disse:

    Chuva no Q3, e as cartas são embaralhadas correto?
    Há.
    Só embaralha tirando Hamilton e Vettel, que hoje eu vi, realmente estão em um nível acima dos demais, e digo isso inclusivo em momentos de sair na pista, combustível, etc…
    Ocon brilhante!!!
    E….. Leclerc continua sobrando na Sauber.

  26. Luiz Edaurd disse:

    Grande Flávio! O que faz aqui em Divinópolis??

  27. Luiz Carlos Barbosa disse:

    Na verdade a Ferrari está sobrando na turma, Hamilton é bom e tem muita sorte e sempre arruma um jeito de chegar na frente deles.

  28. Cláudio disse:

    Flávio, o Hamilton é tão melhor assim do que o Vettel na chuva?
    Ou o fato da Ferrari ser melhor com calor e ter menos desgaste de pneus em condições quentes a prejudica quando chove e, consequentemente, esfria a pista? Uma maior fricção dos pneus seria bem vinda para melhor aderência na chuva?

  29. Felipe Souza Netto disse:

    Reforçando a mística da equipe com Spa, a primeira pole da Jordan também foi lá, em 1994 com Barrichello.

  30. Ricardo Bigliazzi disse:

    Treino muito bom.

    Os dois melhores largam na frente, o resto vem atras.

    Eles são muito bons, esse Hamilton é osso duríssimo de roer

  31. Alfredinho disse:

    A pole seria de Raikkonen se o tempo se mantivesse seco. Coisas de Spa.

  32. Thiago Azevedo disse:

    Lembro dos bons rendimentos da Force India em Spa e Monza. A equipe só não venceu porque o Fisichella correu na Ferrari (se não me engano, substituiu o Massa) e quem entrou no lugar não teve bom rendimento.

    Se não chover, dá Raikkonen. Não entendi porque que ele voltou aos boxes… Pneu de chuva não gasta tanto assim naquelas condições.

  33. Boer disse:

    Impressionante a sorte que esse rapaz tem. Lógico, é altamente competente e talentoso. Inegável. Mas tudo tem conspirado a favor dele, desde o domingo na Alemanha.
    No interior há uma frase sobre “nascer com o ânus virado para a lua”… Esse nasceu… O louco!

  34. Fernando disse:

    Na Alemanha a chuva tambem ajudou Hamilton. Portanto 3 corridas ja com apoio meteorologico.

    • Tom disse:

      Chuva ajudou? ou o talento para pilotar na chuva falou mais alto?,Voce deve ser daqueles que ficam na faixa da esquerda segurando todo mundo.,morrendo de medo….

      • Paulo Pinto disse:

        Foi na chuva que Vettel, com uma Toro Rosso meia-boca, ultrapassou inapelavelmente o Hamilton (com uma McLaren vencedora) em Interlagos/2008.
        E o inglês só ganhou o título porque Glock teve que aliviar o pé devido às condições do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>