NAS ASAS

Essa aqui é da lavra do Fábio Amparo. O ônibus, adorável, já apareceu por aqui. Quero ver se vocês acertam qual o avião.

asasdecongonhas

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
5 anos atrás

Este era o ônibus sem bancos onde viajávamos em pé? Andei muito nestes ônibus para chegar aos Electras quando chovia, ou quando o avião estava muito longe. Bons tempos.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
5 anos atrás

Vickers Viscount V827 da VP.
Nessa época, os V721 já tinham parado pela fadiga nas longarinas.

Roberto Costa
5 anos atrás

Este ônibus tinha motor central e volante na duas extremidades e por isto não dava ré. O motorista estacionava ao lado do avião ou do portão, descia e ia a pé para o outro lado para voltar.
Tinha também no Galeão.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Roberto Costa
5 anos atrás

Verdade, bem lembrado!
E notem que era rodagem simples nos dois eixos, por conta do baixo peso à ser transportado.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Roberto Costa
5 anos atrás

Ah! Isto explica o porque de parecer que ele tem “duas frentes”: porque não parece; ele tem mesmo!
Boa explicação, Roberto!

Edison Guerra
Edison Guerra
5 anos atrás

No Vickers Viscount eu não voei, mas tive o privilégio de andar num ônibus deste em passeio ao aeroporto organizado pela escola em 1968.

Pedro
Pedro
5 anos atrás

DC-6

Jethru
Jethru
5 anos atrás

O mais bacana da Foto é a turma na varanda de observação. Coisa que não se vê mais nesses aeroportos escrotos do Brasil

Jbchaves
Jbchaves
Reply to  Jethru
5 anos atrás

Ora, não precisa mais da varanda, pois o povão agora voa! Ou pelo menos voava, antes do panelaço…

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
Reply to  Jbchaves
5 anos atrás

E tem aqueles que mesmo sem avião continuam viajando…

Fernando
Fernando
Reply to  Jbchaves
5 anos atrás

Isso nunca aconteceu. O povão mesmo nunca chegou perto de um avião, só o pessoal da limpeza mesmo. Uma pequena e insignificante parte da classe média que enriqueceu artificialmente foi a origem deste boato., oops, narrativa… Esta pequena classe média empobreceu porque dinheiro não nasce em árvores. Eu sei, é triste, mas todos teremos que nos acostumar.

Julio Campanha
Julio Campanha
5 anos atrás

Eu acho que é um Douglas DC-6, da Panair do Brasil…

Renato F1
Renato F1
5 anos atrás

Ah! Deixa disto! Que avião o quê? O importante é o Mercedes-Benz!

Czar
Czar
5 anos atrás

Quer saber de uma bizarrice? Quando eu era moleque meu sonho de consumo era muito mais andar neste bumba do que viajar de avião….

Mas a grana da família dava apenas para tomar cafezinho em Congonhas e voltar para casa. Divertido, ainda assim.

Julio Prado
Julio Prado
5 anos atrás

Com esse motor “pontudo”, arrisco um Avro…

Nessa época as pessoas decolavam como passageiros e pousavam como sobreviventes…

Klaus
Klaus
5 anos atrás

Lockeed Electra.

Zé Maria
Zé Maria
5 anos atrás

Vickers Viscount, esse provavelmente da VASP.

Richard Baggs
Richard Baggs
Reply to  Zé Maria
5 anos atrás

Com certeza. Mas poderia ser da Pluna ou da LAV, que também, operaram o Viscount II em CGH

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Richard Baggs
5 anos atrás

Pela regra das probabilidades, pelo desenho da ponta das pás das hélices, quadrado e não arredondado, e também pela posição no páreo, é seguramente um Viscount V 827, que só a VASP operou por aqui, os outros eram todos série 700, se bem que os do GTE da FAB também tinham essas hélices, porém não estacionavam nesse local.
O Pluna ficava na ala internacional, ali onde hoje é a ala das autoridades.
LAV – Lineas Aereas Venezolanas?
Não sabia que operavam em Congonhas.