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CRSJ
5 anos atrás

O Nelson já deu o recado no guia Autoesporte do GP Brasil de 1983 que aquele Título daquele ano era dele e que se alguém quisesse ser campeão que treinasse pra outra temporada. Ele chegou a ficar 14 pontos atrás do Prost faltando três provas para o final, o Nelson foi o cara das viradas impossíveis na F-1.

DENNIS R C
DENNIS R C
5 anos atrás

O melhor piloto brasileiro de todos os tempos, na época de ouro da F1. Parabéns Piquet!!!

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

Vale lembrar que ele estreou na F1 em 1978, se não em engano.
Em apenas 3 anos já era campeão pela primeira vez. Indiretamente aposentou o Lauda na Brabham.
Tenho pena e certo desprezo por aqueles que se negam a conhecer e reconhecer a importância e o tamanho de Nelson Piquet para o automobilismo brasileiro e a F1.
Que dó dos infelizes que não testemunharam a F1 nos anos 80.
Nelson Piquet foi/é um GÊNIO.
Começou na Brabham tendo como colega de equipe um gênio chamado Nikki Lauda. E quando encerrou a carreira, passou o cetro para ninguém menos que Michael Schumacher, na Benetton, que faria por essa equipe o que Nelson Piquet fez na Brabham.
Perfeito.

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

Anteontem a SPORTV reprisou essa corrida do titulo de Piquet, com Sergio Mauricio, Reginaldo Leme e Pedro Piquet como apresentadores e convidado. Pedro NUNCA tinha assistido a essa corrida na integra nem mesmo as corridas na integra do Nelsão na F1. Apenas cresceu ouvindo o Nelsão contar sobre as corridas e os bastidores daqueles campeonatos.
Essa corrida em Kyalami teve um show de Piquet, Patrese e Lauda. Patrese e Lauda tiveram uma disputa sensacional pelo segundo lugar. Lauda estava “possuído” nessa corrida, com sua McLaren.
Outra coisa interessante é que a parada nos boxes apenas para trocar pneus LEVAVA, EM MÉDIA, 10 SEGUNDOS!
Galvão Bueno na ocasião fez uma festa pela Brabham ter segurado Piquet na parada por 9 SEGUNDOS!
A diferença de Piquet para Patrese-Lauda era de 20 segundos. Piquet voltou ainda á frente, e sem o limite de velocidade nos boxes, largou dentro dos boxes levantando uma nuvem de poeira, no mesmo ritmo/velocidade que teria largando da pista. Sensacional.
Outra passagem curiosa: Imagine você piltotando um F1 turbo e procurando um parafuso caido dentro do carro durante a corrida, a corrida que decidia o campeonato.
Piquet, para diminuir o ritmo nas voltas finais e evitar quebra de motor, diminuiu a pressão do turbo através de uma espécie de válvula. Diminuiu tanto que essa válvula (provavelmente uma espécie de parafuso) soltou-se e caiu no assoalho do carro, fazendo o ritmo da Brabham despencar. Por (muita) sorte, Piquet conseguiu localizar a válvula ainda durante a corrida e recoloca-la no lugar e aí sim pode controlar o ritmo e chegar em terceiro. São as lendas do Nelsão que ainda merecem uma biografia oficial com a narração do próprio mestre.
A F1 dos anos 80 foi espetacular: Nessa corrida tínhamos Piquet de Brabham, Lauda na McLaren, Mansell na Lotus, Prost na Renault e Keke Rosberg na Williams.
“Só isso”.
Ser campeão de F1 no inicio da década de 80 vale pelo menos 4 vezes mais em mérito-dificuldade-talento-risco do que os títulos dos anos 90 em diante.
Tanto que quando se avalia um grande que veio depois, usasse como parâmetro de qualidade se o piloto “poderia ser campeão nos anos 80, correndo em meio a lendas como Lauda, Piquet, Mansell, Prost, Keke Rosberg….Arnoux, Villeneuve, Watson…”.
Pouquíssimos que vieram depois chegam nesse patamar: Senna, Schumacher, Alonso Vettel e Hamilton. Mas os números de adversários do mesmo nível que tiveram de enfrentar, ao contrário do que era na F1 nos anos 70 e 80, era irrisório.
Queria ver Max Verstappen querendo “fazer graça” pra cima de um Piquet, um Rosberg (pai), um Mansell, um Giles Villeneuve…Ia dar de cara no muro na primeira chicane.
Sem contar que os carros eram lindíssimos. Faziam SOM DE CARRO DE CORRIDA, motor TURBO…Sem halo.
Só DOIS TIPOS DE PNEUS: PNEU DE CHUVA E PNEU PISTA SECA.
F1 raiz.
F1 DE VERDADE.
Automobilismo de verdade.
Campeões de verdade.
Lendas.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

Quero lhe parabenizar amigo…………….

1ª vez que consegue escrever sobre o Piquet sem mostrar ressentimento ao Ayrton, ta aí gostei. Mas………na pilotagem Nelson era mais lento……o Mansell na Williams deixou bem claro isso!

reginaldo
Reply to  Brabham-5
5 anos atrás

parabéns pelo seu texto!

Eduardo
Eduardo
5 anos atrás

Nelson Piquet, na minha opinião, foi um dos melhores de todos os tempos da F1.
Acho que daria um excelente chefe de equipe hoje em dia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Pude acompanhar os três títulos. O de 1983 foi realmente especial.

Esse Piquet era especial,, sempre destaco os pontos abaixo relacionados na carreira de meu Ídolo:

Campeão com motor Ford
Campeão com motor BMW
Campeão com motor Honda
Primeiro Campeão com motor Honda na F-1 (Histórico)
Primeiro e único Campeão com motor BMW na F-1 (Histórico)
Campeão com “carro asa” em 1981
Primeiro Campeão depois do banimento dos carro asa
Campeão com pneu Goodyear
Campeão com pneu Michelin

Nem entro nos detalhes das estratégias que foram utilizadas para essas conquistas (reabastecimentos, pneus, acertos inovações, etc, etc, etc).

O cara foi (é) uma FERA!!! Parabéns Mestre Piquet!!!!

Um adendo
Um adendo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

E venceu 2 corridas com pneu Pirelli também!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Um adendo
5 anos atrás

Sim, ainda protagonizou um dos comerciais mais bonitos de todos os tempos da Pirelli. Ele e o Moreno!

A lista de coisas legais que o Piquet fez é bem grandinha. Por “Terras Brasilis” isso não vale nada.

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Piquet merece todo o nosso respeito como profissional de competição. Mas, tem um outro profissional de nossa época que também foi:

Campeão com três motores.
Primeiro e único campeão com Benetton.
Campeão dando “cavalo de pau”: Austrália/1994.
Campeão com dois tipos de pneus.

E nem entro nos detalhes de algumas estratégias que foram utilizadas…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Fique tranquilo, quando o post não for do Piquet falo do respectivo piloto.

Zanetti
Zanetti
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Eu gostaria de saber dos detalhes. Soube que esse aí bateu no Hill depois de fazer uma barbeiragem na Austrália/1994 (nem cito os componentes ilegais), foi desclassificado do campeonato de 1997 por tentar repetir a estratégia, passou companheiro na linha de chegada (duas vezes).

Tem mais detalhes nos seus cadernos inúteis de estatísticas que desconhecemos?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Melhor meso nem entrar nos detalhes das “estratégias”, kkkkkkk

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Vou falar apenas uma: “Ele não batia de proposito em ninguém para ser Campeão”.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

…..é porque não tinha colhões, kkkkk!!!! Os dois melhores da época tinham, só isso!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Sennafredo, tu não sabe da maior! O Vicellez, teu amiguinho de Matrix, apareceu! Está em outro post.
Eu acho que ele voltou só para se despedir melancolicamente do Alonso, que está levando dois magros títulos para casa.

Hahahahahahaha!

Zanetti
Zanetti
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

A famosa foto de 86 mostra a ordem natural das coisas. Começa no melhor e termina no pior dos quatro daquela época.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Bem observado Zanetti…!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Primeiramente vamos a aula gratuita de português:

A palavra correta não é “colhões” e sim “culhões”.

Segafredo, você pode entender o significado da palavra culhões pesquisando em qualquer bom dicionário, ou vendo as imagens do Grande Premio da Hungria em 1986, o seu finado ídolo teve que engolir a maior ultrapassagem de todos os tempos (não sou Eu que acho, apenas o Mundo inteiro acha isso)

Volta para a escola, vai aprender português e pela segunda vez afirmo, só você acha que faz sucesso por aqui, você apenas rebaixa o nível dos comentários não trazendo nada de especial para um blog tão legal como esse

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

A famosa foto de 86 mostra que o teu ídolo é o único que não está abraçando os demais.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Bem Ricardo…….obrigado pela aula grátis de português. Agora sobre 86……….antes de realizar a passagem, Nelson já havia tomado um “Xis” categórigo, sendo que Senna não podia competir com as Williams-Honda da época, mas deu uma bela demonstração de pilotagem na ocasião. Aliás em 85 e 86 Senna encantou o mundo da F1 com suas poles mágicas e vitórias magistrais.

Zanetti
Zanetti
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Era um campeonato de abraços? O abraço era critério de desempate?

Zanetti
Zanetti
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

O cara não sabe acentuar palavras, não sabe colocar vírgula no lugar correto, tem problemas com concordância e quer corrigir os outros.

Zanetti
Zanetti
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Eu me esqueci de mencionar que a FIA – e talvez o resto do mundo – nem lembram que Piquet foi tricampeão.

Senna tinha razão no início de 1988.

joel lima
joel lima
5 anos atrás

Fico me perguntando que se há algum piloto hoje no grid que poderia conversar de igual com Piquet em termos técnicos, de conhecer profundamente como funciona um carro.

Claudio
Claudio
Reply to  joel lima
5 anos atrás

Acho q infelizmente nem o Piquet que é um gênio entenderia essas PU, colocaram um negócio que está mais para motor de nave espacial do que de carro de corrida.

DUMARESQ
DUMARESQ
5 anos atrás

Flávio, mas, então o nome de Frank Williams, como se fala? Veja bem, sou seu fã, estou apenas tirando essa dúvida

RODRIGO MAZUCATO
RODRIGO MAZUCATO
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Muito obrigado, também não sabia!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

E o V tem som de F…….

Zanetti
Zanetti
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

100% dos narradores falam o nome do jogador Schweinsteiger incorretamente por desconhecerem essa regra.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

O V tem som de F? Quer dizer que se eu pedir fiado na Alemanha vou ter uma surpresa?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Vai ver pra vc não seria surpresa, kkkkkkk……brincadeira amigo Bola! Mas note nas narrações de fora como pronunciam o nome do Schukrute……..fettel.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Flavio Gomes
5 anos atrás

Eu também faço sucesso por aqui. Taí, Zanetti! Quero ver você criar uma piada de uma situação qualquer.

Zanetti
Zanetti
Reply to  DUMARESQ
5 anos atrás

Nossa!

Essa devia fazer sucesso no recreio da terceira séria em meados dos anos 80. Seus amiguinhos deviam te acahar o maioral com essas piadas.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Zanetti
5 anos atrás

Leia o comentário acima. Caraca! Saiu no lugar errado. Rá, pra quem não entende, tá bom!

Dalmaso
Dalmaso
5 anos atrás

Bom dia! Essa corrida foi transmitida ontem (15/10/18) na SportTv, foi muito bacana de ver que nos carros de F1 não havia a ditadura de dimensões e limitações técnicas dos carros da fórmula de hoje, cada equipe tinha o seu conceito de asa dianteira e traseira.

Celio ferreira
Celio ferreira
Reply to  Dalmaso
5 anos atrás

Assisti tambem , e foi muito legal ver os garagista da época
dando banho de tecnicas .Agora os tempos de parada , 10 seg.
problemas na transmissão ..etc… foi o tempo romantico da F1