VAI SER PENTA (1) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 26 de outubro de 2018 - 18:41F-1

VAI SER PENTA (1)

mex181

RIO (aqui e lá) – Foi uma sexta cheia e surpresas no México. Menos pela liderança da Red Bull (ainda não sabemos o que aconteceu com o carro de Verstappen no fim do segundo treino; se foi motor, está comprometido), mais pela força da Renault nas duas sessões. Nessa pista, os carros de Max e Ricardão iriam andar bem, já se sabia. Mas os amarelinhos surgiram do nada. Assim como Hartley, sexto colocado, outra novidade do dia.

Verstappinho virou 1min16s720 até seu carro parar de repente. Pela manhã, com a pista menos quente, ele virou um tempo melhor (1min16s656). A 0s153 dele, na sessão vespertina, ficou o australiano, que ainda não quebrou nada no fim de semana. Sainz Jr. foi o terceiro, Vettel ficou em quarto e Hülkenberg foi o quinto.

Só que da dupla rubro-taurina para o terceiro colocado, o cronômetro superou 1s. É coisa demais. Todo mundo enfrentou problemas com pneus hipermacios — esfarelando e derretendo no calor. A turma vai quebrar a cabeça durante a noite, porque também há uma possibilidade de chuva. Pode ser divertido, esse GP. Certamente de duas paradas, ao contrário da imensa maioria das corridas deste ano.

A Mercedes foi muito discreta, mas corre com o regulamento debaixo do braço. Hamilton, se largar o carro na banguela, chega em sétimo — é o que precisa para o penta. Vai para uma corrida em modo de segurança, se precisar. Mesmo se uma tragédia de novela mexicana acometer o inglês, é provável que saia com o título porque a Ferrari precisa necessariamente vencer com Vettel para adiar a decisão. E a julgar pelo que andou hoje, uma vitória não é a coisa mais provável do mundo para o alemão. Pode ser que tenha alguns motores franceses a superar, ainda que consiga largar à frente de Lewis.

Na altitude mexicana, a potência dos motores Mercedes e Ferrari não será fator decisivo frente ao ótimo carro da Red Bull para esse tipo de pista, que exige muito “grip” mecânico. Ela é favorita. Mas tem o lance da confiabilidade. Superaquecimento, de motores e freios, será algo a incomodar. Veremos amanhã. Minha aposta para a pole é Ricciardo. A de vocês?

32 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    FG conseguiu acertar uma!

  2. Samuel disse:

    Vai ser penta, e não só o Hamilton nesse domingo.

  3. Marmelada-44 disse:

    Pole? Com a superioridade das Mercedes? Só funciona em Mônaco.

  4. ags disse:

    Alemão batata come queijo com barata..
    Eu falei….lá no inicio do ano..
    Só tem um fdp que pode tirar esse titulo do Hamilton..que é o Diretor tec… alemão… e é tarado pelo alemão batata…
    Só essa íngua…e olhe que quase fez a vontade….
    Não vou torcer pelo Hamilton..pois é uma lenda… mas tenho saudades da brasilinha azul 17…
    do Ingo…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Valter disse:

    P1: Max.
    P2: Hamilton.
    P3: Ric.

  6. Luciano disse:

    Só não entendi uma coisa. Como a altitude pode interferir em motores turbo? É tudo fechado (lacrado) !

  7. Flavio Padilha disse:

    Boa Flavinho Gomes e a todos!!!
    O que será que afetou tanto as Mercedes nesta sexta-feira? Foram dois treinos dignos de pena para quem quer ser campeão e ainda com direito a sorrisos nos boxes …Tem coisa armada pra sábado! ou não entendo mais de corridas…
    abs

  8. TYRRELL disse:

    Queria que fosse o Verstappen.

  9. Amaral disse:

    Vou ganhar sozinho. Sainz vai fazer sua primeira pole na categoria.

  10. Ney Dias disse:

    Convenhamos, vocês não acham uma tremenda babaquice, voltando ao futebol dos anos 50s, chamar uma equipe de rubro-taurina, ou auri-negra, ou besteiras semelhantes? Qual a razão. lógica pra isso, senão um péssimo habito antiquissimo dos locutores de futebol que até já morreram? Pensem a respeito. É horroroso, antigo, e extremamente bobinho, pra falar o mínimo. Pergunto, não seria mais elegante, usando os exemplos acima, de chamar de Red Bull ( Toro Rosso), ou a antiga auri-negra de Lotus?????
    É semelhante aos locutores da Globo (os dois babacas,gritões e insuportáveis, o antigo e o atual), que são insuprtáveis, “irradiando” como se fosse uma partida de futebol do tempo do rádio. Por que não falarem normalmente, como os feras Lito Cavalcanti e Reginaldo Leme e até o ex piloto Luciano Burti?
    Desculpem muito, adoro as reportagens de voces (TODAS, TODAS!!), mas……
    pensem a respeito!
    Um grande rubro -taurino pra vocês!

    • Flavio Gomes disse:

      Cara, na boa, eu escrevo como bem entender.

      • Felipe Ribeiro disse:

        Flávio Gomes, gostaria que essa mensagem chegasse a você, pois consumoseus conteúdos, que muitas vezes tem qualidade,as aquele comentário na Fox, coloca uma dúvida na minha cabeça. Quão profissional você é? Você deve entender muito mais de automobilismo que eu, mas tirando minha família, o automobilismo é o que mais amo na vida. Me serve de estímulo, de combustível. Quando tô mal, vou ver corridas antigas, ler seu blog, etc. Mas ouvindo você dizer “fiz uma pesquisa, e a maioria das corridas que Senna ganhou, ou foram de tarde ou foram de madrugada”. Pesquisou onde, amigo? Preferiu mentir e causar desinformação, no seu ramo, só pra defender uma predileção? Não vim como hater, vim como consumidor do seu produto, e se te consumo, é pq acredito em você. Mas amigo, cuidado, essa eu consegui pescar, muitas outras informações erradas, talvez não. Então, se está aqui pra informar, devote-se a informar. Boa noite, e me desculpe se fui rude, mas fiquei decepcionado, inclusive, por ser fã de Senna, e vê-lo ser contestado com um dado inverídico. Obs.: tudo bem não ter o Senna como herói, não precisa arrumar argumentos mementirosos pra dizer isso.

      • Flavio Gomes disse:

        Senna disputou 108 GPs “nas manhãs de domingo”. Ganhou 27, o que dá 25% do total. A cada quatro, perdia três. Disputou 53 “nas tardes e madrugadas de domingo”, ganhou 14 deles, o que dá 26,4%. Ganhava mais de tarde e de madrugada. Agora vai arrumar uma pia de louça pra lavar, vai.

    • Fred disse:

      Caro Ney Dias,

      Não sei exatamente a quem você se dirigiu quando lançou tal interpelação (“[...] vocês não acham uma tremenda babaquice”). Se esse “vocês” se refere aos leitores que passam por aqui frequentemente, dentre os quais me incluo, sinto-me na obrigação de lhe responder: não, não acho. A forma como o blogueiro se refere às equipes (ou intitula os seus posts, ou se refere aos pilotos etc) é apenas mais uma das suas tantas facetas na escrita, das quais — faço questão de deixar registrado — sou apreciador e, na maioria das vezes, silencioso leitor. Por outro lado, se o “vocês” tiver sido endereçado diretamente à equipe do Grande Prêmio (pouco provável essa interpretação), a resposta já lhe foi dada através do seu criador.

      Abs,

      Fred.

    • Zanetti disse:

      Não!

      Babaquice é chato como você ter direito de comentar posts.

  11. Klauss Mochel disse:

    Qual a razão para o domínio dos motores Renault e dos carros da Red Bull nessa pista que tem uma reta enorme?

  12. José disse:

    Mas até pra dar uma animada, que não vai mudar nada a não ser adiar… bem que o Vettel podia vencer e o Hamilton quebrar, né?

  13. Comentarista Crítico disse:

    Essa pista do México é uma mostra que após ter se livrado do câncer Bernie, a F1 precisa urgentemente se livrar do câncer Tilke. Esse cara é um estuprador de autódromos. E se lembram de antes de 2009 gente? Abu Dhabi não era certa como a pista sede do GP dos Emirados. O Autódromo de Dubai concorria com Yas Marina pra ser a pista sede do GP dos sheiks. Mas como Yas Marina foi feita pelo imbecil do Tilke, o verme do Bernie pra puxar saco dispensou a boa pista de Dubai e fez a pior escolha como sempre escolhendo a péssima pista de Abu Dhabi.

  14. Comentarista Crítico disse:

    Essa pista do México sem a curva Peraltada é broxante. Era a melhor curva da F1 junto com a Eau Rouge. E se já não bastasse a retirada da Peraltada, Hermann Tilke resolveu dar suas “tilkadas” nas curvas do outrora excelente e atualmente chinfrim, Hermanos Rodríguez.

Deixe uma resposta para Marmelada-44 Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>