VAI SER PENTA (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 27 de outubro de 2018 - 17:31F-1

VAI SER PENTA (2)

mex182

SÃO PAULO (surpresas, não?) – Ricardão deve ter pagado bem nas casas de apostas hoje. Largado pela Red Bull ao relento desde que assinou com a Renault, quebrando dia sim, dia também, cravou a pole no México para desolação do queridinho Verstappen.

Que os rubro-taurinos iriam andar bem na altitude da capital mexicana era sabido. Mas acabou sendo bem melhor que a encomenda. O time ficou com a primeira fila inteira, pela primeira vez desde o GP dos EUA de 2013. Aquele extra que Mercedes e Ferrari normalmente têm nos seus motores para a fase decisiva das classificações não foi suficiente para bater os ótimos carros de Adrian Newey — com um motorzinho Renault que, perto do céu, não perde tanto para os rivais.

Verstappinho fez bico. Vinha sendo o melhor em todos os treinos e acabou perdendo a pole por 0s026. O holandês nunca largou em primeiro num GP. Daniel, por sua vez, conseguiu a terceira pole de sua carreira. Foi um dos que conseguiram melhorar seu tempo na segunda saída no Q3, algo que Max não fez — nem a dupla ferrarista. Hamilton se esforçou, mas ficou só em terceiro, 0s135 atrás. Terá a seu lado na segunda fila um não muito animado Vettel, seguido por Bottas e Raikkonen nas seis primeiras posições. Completaram o grupo dos dez primeiros, mais ou menos dentro do previsto, as duplas da Renault — Hulk e Sainz Jr. — e da Sauber — com Leclerc em nono e Ericsson em décimo.

Os seis primeiros vão largar com pneus ultramacios, menos problemáticos que os hipermacios para o início da prova, com os carros mais pesados. A borracha mais mole do fim de semana sofre no asfalto muito liso do Hermanos Rodríguez e a turma da ponta, sabendo disso, fez o Q2 com o segundo pneu na escala de grude. Quem largar com hipermacio terá de parar logo. Se fizer calor, eles vão durar bem pouco e, nesse caso, dois pit stops serão inevitáveis. Dependendo da temperatura, mesmo quem partir com pneus um pouco mais duros também pode ter de fazer duas paradas. É preciso esperar para ver o que a meteorologia nos reserva.

Se se pode falar em decepção, coloque-se a Force India do local Sergio Pérez nessa gaveta. Nem ele nem Ocon conseguiram passar ao Q3. O francês larga em 11º e o mexicano, em 13º. Alonso está entre os dois. Hartley e Gasly foram os outros que escaparam da degola no Q1, mas o jovem Pierre perderá um caminhão de posições no grid por troca de motor. No mais, lá para trás, nada de muito especial — a Haas ficou no Q1, mas já se esperava algo assim desde a sexta-feira; Magnussen e Grosjean não se entenderam com a pista e o carro americano, menos ainda.

Pelo que se viu até agora, pode ser, sim, que a Red Bull vença a prova. Hamilton não vai entrar em dividida com ninguém, precisando apenas de um sétimo lugar para ser pentacampeão. Vettel suicida? Não creio. Ele já esgotou sua cota de erros para a temporada. O interessante nessa largada vai ser a briga entre Max e seu companheiro. Daniel não tem rigorosamente nada a perder, está deixando a equipe, não vai aliviar de jeito nenhum. Max ficou pistola com alguns problemas no carro — ao menos disse isso na entrevista pós-classificação –, falou em rodas traseiras travando nas freadas e estava claramente contrariado por não ter feito a pole.

A gente viu um Verstappen bem maduro nas últimas corridas. Será assim amanhã? A ver. Por enquanto, o que está valendo é o sorrisão cheio de dentes de Ricciardo, que andava mesmo precisando de uma alegria qualquer, como todos nós.

53 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    Vettel agradece penhoradamente ao Canguru Terceirizado por ter feito a pole.

  2. Felipe Fugazi disse:

    A primeira curva tem tudo pra ser a primeira curva mais explosiva do ano.
    Tem bastante espaço entre a largada e a disputa na freada.
    Ricciardo talento puro e nem ai porque já está de saída mesmo.
    Verstappen sendo Verstappen…aliás o Verstappen que a gente gosta.
    Vettel precisando ser combativo pra mostrar dignidade que dele e da Ferrari se espera.
    Ou seja…
    Vai sobrar vontade e faltar espaço.

  3. Carlos Washington disse:

    Mais uma atitude ridícula do Verstappen ao fim do Q3 o que ele tem de talento..tem em dobro de idiota.

  4. Artemio disse:

    Eu assisti a pouco no youtube uma mesa redonda da fox aonde o Flavio Gomes se posiciona a respeito da homenagem do Corinthians para Ayrton Senna.
    Assuntos a parte, depois de muito refletir passei a concordar com a visão deste jornalista.
    Hoje vejo esse ufanismo em torno do piloto..essa bobagem de instituto Ayrton Senna…fora toda a conjectura em que vivemos entender por uma visão racional, de que Ayrton nunca foi heroi de nada..apenas um bom piloto..e sinceramente hoje, podemos ver melhores..mas muito que ele.
    Passei a gostar muito mais de Piquet pelo jeito..pelo estilo e inteligência… passei a gostar muito mais de Maradona…enfim, acho que amadureci minha visão de mundo.
    Obrigado Flavio…com seu jeito, contestador..abriu meus olhos.

    • Fernando disse:

      Certamente, essa bobagem toda de herói, esse ufanismo descabido, coisa típica da Globo que não vive sem heróis, e com a anuência de Senna, claro, nunca gostei disso. Também gosto mais de Piquet, mas penso que um tricampeão não é um piloto qualquer, aí discordo de você. Hoje há mesmo pilotos muito melhores que Senna e Piquet, mas é apenas minha opinião porque não é possível comparar épocas diferentes. Ah, Maradona deste aí eu nunca conseguirei gostar, só do futebol, e olhe lá.

      • CHAGAS disse:

        Fernando, na boa cara, quem pra você hoje é “muito mais piloto” que Senna e Piquet?
        Rapaz discutir que um ou outro piloto seja um pouco melhor que os brasileiros, até concordo.
        Agora dizer que hoje há pilotos muito melhor que eles, você viajou demais.
        Senna e Piquet fizeram história, mais respeito faz favor.

      • Fernando disse:

        Quem é você para exigir respeito de alguém? Quem eu desrespeitei? Por acaso você continuou a ler meu comentário? Vou repetir: MAS É APENAS MINHA OPINIÃO!!!!! É o que esta escrito, infelizmente hoje em dia as pessoas… chega, não vou perder mais tempo com você.

      • Chagas disse:

        Fixi. Acabou o seu remédio?

      • Alfredinho disse:

        Fica frio, Fernando! É um blog sobre automobilismo, um esporte onde os torcedores são, no mínimo, inteligentes. Trocam impressões, informações e se divertem, também!
        Se você é destemperado, como mostra ser, aconselho a navegar em um blog sobre política.

      • Fernando disse:

        Eu não acho que sou destemperado, e ultimamente ando bem longe de política. Não exijo respeito de quem apenas deu uma opinião e não classifico as pessoas que eu não conheço. Dito isso, também me divirto aqui e não tenho rusgas com ninguém, então eu diria; Qual o problema com vocês?

      • Bola da Vez disse:

        Cuidado, gente! Esse cara é esquentado!

  5. Artur disse:

    Flávio, quero parabenizá-lo por não ter falado sobre política esses dias. Seu blog se tornou um dos poucos refúgios pra pensar em outra coisa. Sei que política é importante, mas não aguentava mais essa desse ano, foi terrível.

  6. ms disse:

    ao que tudo indica este domingo será um dia histórico com a consagração de um novo pentacampeão mundial de formula 1

  7. CRSJ disse:

    O Hamilton já é Penta no México, e se não for é porque fez burrada.
    O duelo interessante vai ser da Red Bull que larga na primeira fila, vamos ver quem sobrevive?
    Verstappinho largando em segundo atrás do Ricardão se sentiu em último, por isso ele fez bico.

  8. Marmelada-44 disse:

    O Borra-Bottas ao lado das Ferraris? Huuuuum… vão trocar as tintas na largada.
    Hamilton campeão após a primeira curva.

  9. Luiz F B Gomes disse:

    Assisti os treinos no autódromo no Mexico, pela primeira vez tive a chance de ver esses híbridos e o som não parece de um carro de Fórmula 1. Achei que a velocidade em reta não estava lá essas coisas, confirmado depois na reprise da TV. O tamanho do carro também deve afetar essa percepção de velocidade de reta. Os carros fazem curva demais e têm uma arrancada forte. Muito sobre isso já foi falado aqui, mas eu queria ver com meus olhos de fã da F1 há quase 40 anos, e senti o mesmo que muitos: pasteurizado demais, tudo muito parecido, falta emoção. Outra curiosidade: nenhum tinha um som bonito, mas na hora achei que Renault fosse o menos ruim, seguido pelo Honda. Por fim, devemos reconhecer que as transmissões na TV são infinitamente melhores hoje, o que ajuda muito a F1.

  10. Luiz F B Gomes disse:

    Assisti os treinos no autódromo no Mexico, pela primeira vez tive a chance de ver esses híbridos e o som não parece de um carro de Fórmula 1. Achei que a velocidade em reta não estava lá essas coisas, confirmado depois na reprise da TV. O tamanho do carro também deve afetar essa percepção de velocidade de reta. Os carros fazem curva demais e têm uma arrancada forte. Muito sobre isso já foi falado aqui, mas eu queria ver com meus olhos de fã da F1 a quase 40 anos, e senti o mesmo que muitos: pasteurizado demais, tudo muito parecido, falta emoção. Outra curiosidade: nenhum tinha um som bonito, mas na hora achei que Renault fosse o menos ruim, seguido pelo Honda. Por fim, devemos reconhecer que as transmissões na TV são infinitamente melhores hoje, o que ajuda muito a F1.

    • Comentarista Crítico disse:

      Tá tudo muito pasteurizado, tudo muito parecido e sem emoção, porque a F1 de hoje é cheia de frescura. Muitos excessos de segurança que estão matando a categoria. E que estão deixando a F1 muito “gay”.

  11. Alfredinho disse:

    O piloto com aviso prévio mostrando mais serviço que o piloto com a promoção garantida.
    Uma impossibilidade operacional em um esporte que tem a cara do Capitalismo.

  12. Chagas disse:

    Ricciardo foi excessao. É isso que se espera de um otimo piloto.
    O resto mais do mesmo.
    Hamilton melhor que Vettel.
    Bottas melhor que Haikkonem.
    Hulk melhor que Sainz Jr.
    Leclerc melhor que Ericsson.
    Willians/Mc Laren ridículas.
    Verstappen favorito.
    Hamilton campeão.

  13. Caio Siqueira disse:

    Flavio, boa noite. Vc acha que Lewis e um genio da f1? E ele leva esse penta amanha? Obrigado

  14. Plinio disse:

    Vou torcer pro australiano sorridente, mas acho que Little Max vence. Tomara que bicho pegue na corrida.

  15. Bola da Vez disse:

    E agora? Quero ver a viuvada dizer que o Sorrisão foi sabotado mais uma vez…

  16. Comentarista Crítico disse:

    Verstappen maduro? Hoje ele se mostrou um mimado! Maturidade passa longe desse moleque. Ele ainda tem muita besteira a fazer. A idade faz ele ser propenso a essas besteiras. E justamente pelo fator idade é até compreensível as besteiras que volta e meia ele faz. O que não é compreensível é um Homem com 31 anos, piloto experiente com mais de 10 anos de F1 como o Vettel, cometer tantas bobagens como ele fez nessa temporada. Chego a ter a impressão de que essa temporada é o pior momento dele. E não 2014 ou 2016. E infelizmente a tendência pra 2019 é que Sebastian não esteja tão diferente. Ele não tem humildade pra reconhecer os erros que comete.
    Olhem só
    https://globoesporte.globo.com/google/amp/motor/formula-1/noticia/vettel-ve-semelhancas-nos-erros-recentes-e-diz-que-problema-pode-estar-em-buraco-aerodinamico.ghtml
    http://www.autoracing.com.br/f1-vettel-buraco-de-dowforce-pode-ter-causado-rodadas-estranhas/

  17. Valter disse:

    Acredito que a estratégia para a sua provável vitoria em detrimento ao Ric já foi discutida a exaustão. Então não veremos um Max loucao na primeira curva.

  18. Zanetti disse:

    Desolação do Verstappen!
    Desespero do Pinto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>