“GP ÀS 10″: A CULPA DE MAX | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 13 de novembro de 2018 - 20:42Gomes, Grande Prêmio

“GP ÀS 10″: A CULPA DE MAX

32 comentários

  1. CRSJ disse:

    O retardatário tem que respeitar o líder ou quem está na frente, na hora da ultrapassagem do Verstappen o Ocon em vez de pisar no freio pra evitar uma colisão, simplesmente fez o contrário. Naquela situação o Ocon bateria em qualquer um que passasse por ele no S do Senna.

  2. ags disse:

    Vai ter uma grande impacto a próxima etapa… triste mas.. fica como aviso………

  3. Coyote disse:

    Maldade do Ocon? Não creio, mas apenas para argumentar vou admitir essa maldade descrita. Uma maldade do tipo lhe passei com uma Force India dentro do S e vc estava numa Red Bull. Tudo bem. E daí? Dizer que o piloto não pode fazer isso é o mesmo que dizer que um jogador da Portuguesa não pode meter uma bola entre as pernas de um jogador do Flamengo em um jogo que o Flamengo está ganhando de 4 x 0. Ou que um zagueiro da Portuguesa não pode aos 48 do segundo tempo tomar a bola e meter um chapéu num atacante do Flamengo que está ganhando de 4 x 0 impedindo-0 de fazer o gol. Ou ainda que a Portuguesa em 20o lugar não pode ganhar uma partida do Flamengo porque este está disputando o título.
    Sob qualquer aspecto Ocon não fez nada errado nem lhe faltou bom senso. Ele estava muito mais rápido, a oportunidade apareceu e ele meteu o carro no espaço e ainda deixou toda a pista para o Verstapinho, que tinha muito a perder, se virar e sair do imbroglio ileso. Se Ocon concluísse a ultrapassagem levaria bandeira azul uma ou duas voltas depois no máximo. Verstapinho foi literalmente burro. Qto ao depois da corrida ele merecia uma multa pesadíssima, serviços comunitários na penitenciária de Bangu e ser desclassificado se o regulamento permitisse. Não sei se permite, mas sei que os comissários não tem culhões para isso. Não tem formação jurídica e sim orientação “política”.
    Abç.

  4. Vinicius disse:

    O problema é que Max não imaginou que Ocon teria a audácia de dividir a segunda perna do S com ele. Creio que ele pensou que o Ocon já teria recolhido o carro e fez o traçado normal. Faltou maturidade e olhar no retrovisor para ver se realmente o outro tinha recolhido ou ainda estava ao seu lado. Apesar da visibilidade ruim dos F1 atuais. Já nos demais casos, eu excluiria de culpa o Montoya em 2001 e o Senna em Monza. Este caso foi bem parecido com o do Verstapen, Senna não acreditou que o Schelesser voltaria para pista daquele jeito depois de quase passar reto na chicane. No final das contas o Hamilton resumiu tudo. Que tem mais a perder deve ter mais cuidado. Mas para não ficar em cima do muro, Ocon 100% errado na manobra, mas Verstapen precisa ter mas cuidado.

  5. Vejam isso: https://youtu.be/lkAoSghdD6Y. Max é um bosta de carteirinha. Nunca o Safety Car gastou tanta gasolina na F1.

    • Coyote disse:

      Ótima. O Max é talentoso, rápido, habilidoso, mas vai comer muito capim antes de ganhar qualquer coisa. A menos que a Red Bull acerte um carro igual ao do período 2010/2013, que as outras equipes errem tudo e façam carroças e que Gasly seja submetido ao multi21.
      Devia ouvir o Hamilton que cometeu mtas besteiras tbm para aprender o caminho.
      Abç.

  6. Clayton Araujo disse:

    Só um piloto imbecil como o Max consegue disputar curva a curva no S do Senna com um retardatário que vem mais rápido. Só ele consegue remar remar e morrer na praia desse jeito. Vejam quantas corridas ele joga no lixo a cada temporada. Não adianta ser rápido quando se é idiota. Ele parece uma versão mais veloz do seu pai, ou até mesmo do Maldonado. Não foi a primeira vez. Não será a ultima vez. Anotem.

  7. Paulo Pinto disse:

    Verstappen me lembra Vettel, quando chegou na Red Bull.

  8. Brabham-5 disse:

    O Max Verstappen é um “Romain Grosjean com esteróides”, mais mimado, mais jovem e mais arrogante.
    Outra eterna “promessa de campeão” que nunca será campeão de F1.
    Podem anotar aí.

  9. Brabham-5 disse:

    Vertappen NÃO USA O ESPELHO RETROVISOR. Ele coloca o bico do carro á frente e fecha a curva sem nem ligar para o outro carro. SEMPRE FAZ ASSIM.
    Dessa vez, se ferrou, Ocon não poderia parar na descida do S para Verstappen fazer a curva por fora…
    Verstappen alegou para Hamilton que é “proibido se acidentar com o líder da corrida.”
    Ao passo que Hamilton FALOU A VERDADE na cara e mostrou que Verstappen ERROU. Foi burro. (Ah vá!)
    Hamilton: “Você tinha muito mais a perder. Não é contra o regulamento o retardatário tirar a volta sobre os lideres”.
    Poderia ter contornado o S com Ocon á frente, e logo em seguida Ocon receberia o sinal d abandeira azul e devolveria a posição para Verstappen. Simples.
    Verstappen foi mais uma vez burro, arrogante e mimado indo depois da corrida dar empurrões no Ocon.
    Se alguém ainda está defendendo o bocó mimado do Verstappen, engulam essa.
    A família Verstappen é sem noção.

    • pdehaan disse:

      Eu ainda defendo o bocó mimado do Verstappen. Os seus comentários não acho imparciais e muito levados pelo emocional em vez de razão.

      Hamilton não livrou Ocon de culpa. Falou que ele tinha nada a perder e Max muito mais. Isso é óbvio, né? Depois quando perguntaram mais uma vez, falou que eh.. talvez não foi 100% culpa do Ocon. eh.. talvez 60%-40%, mas só tinha visto as imagens uma única vez…

      E Hamilton é companheiro do Ocon, que entregou posição de jeito bonzinho em Monaco. Obviamente não critica duramente assim.

      Segue quem mais defende o bocó mimado:
      - Jolyon Palmer no site do BBC, detonando Ocon em termos que poucas vezes vi em criticas de ex-pilotos para outros.
      - Martin Brundle, criticando duramente Ocon
      - Villeneuve, achando uma vergonha o que Ocon fez
      - Os stewards e Charlie Whiting, penalizando Ocon
      - James Allen, Peter Windsor, etc, etc.

      • Coyote disse:

        E a vaquinha vai com as outras seguindo atrás da procissão.
        Verstappen foi burríssimo. Perdeu corrida ganha. E dizer que Hamilton companheiro de Ocon, que este o deixou passar em Mónaco etc … Isso é comentário imparcial? tsc tsc tsc.
        PS. Verstappen é um dos melhores pilotos do grid. O cara é muito bom, mas foi burro. Muito burro. E se eu de tiver de seguir alguém seguirei a opinião do líder, do pentacampeão com legitimidade e braço, e não de boquirrotos como Villeneuve, por exemplo.
        Abs.

  10. Tiago Nobre disse:

    Sobre os videos, acho que o único que dá pra isentar o ponteiro nesses casos que tu comentou é o do Montoya né. O Jos perdeu completamente a freada. No mais, concordo 100%. Pra que arriscar toda a corrida por causa de que, 0.5s talvez naquela volta? Menos até?

  11. Tiago Nobre disse:

    Rapaz, excelente escolha de filme passando na TV hehe
    (era Os Intocáveis ali né?)

  12. Thiago Azevedo disse:

    Gomov, você está de pneu macio, virando mais rápido que o líder (mesmo que temporariamente). Surge a oportunidade de passar por fora e descontar uma volta. Você não iria tentar? Se por um lado o Ocon foi sacana de fazer a manobra (sacana, mas limpo) por outro o Max forçou a barra. Se fosse uma disputa por posição, quem seria o culpado pelo acidente? A condenação do Ocon (e desse tipo de atitude em pista) pelo incidente está ultrapassando o limiar do políticamente correto, que acaba sendo uma chatice.
    Interlagos é autodromo de boas corridas! Não pode privatizar! Aquele prefeito tergiversando (ao não responder a pergunta e rebater que quem questiona torce contra) foi de matar. O problema é a quantidade de imbecis no poder.

    • CHAGAS disse:

      Ao meu ver se fosse disputa de posição, seria acidente de corrida.
      Mas como o Ocon era retardatário, culpa dele.
      A mesma cena com duas interpretações? Sim. Porque em um disputa por posições os dois carros tem direitos iguais para brigarem por uma colocação melhor. Agora um sendo retardatário, a preferência é de quem está na frente, lutando por vitória e é por isso que existem as bandeiras azuis.

  13. M Esdren disse:

    Flavio, esse Ocon é mais um capanga a serviço da maldita mercedes que emporcalhou a Formula Um, Nós aficcionado da Formula Um devemos nos unir e exigir a expulsão dessa merda de mercedes da Formula Um ou senão vamos boicotar , quero ver umaF1 sobreviver sem nós os torcedores e espectadores ao vivo ou na tv……

    • Renato F1 disse:

      Maldita Mercedes? Ih! Alá! Está revoltado? É porque a Se Ferra-ri não está mais ganhando tudo como nos idos dos anos 2000? Ou é porque a Red Mula não está dominando como no começo da década? Ou porque a Williams não fez uma suspensão de outro mundo? Ou porque a McLaren não põe 1,5 segundo por volta?

      Senta e chora! Tive de aguentar a zoeira dos torcedores das outras equipes; agora é a minha vez. E eu, como torcedor, não deixei de assistir mesmo com o domínio das outras equipes. Por que não exigiu a expulsão das outras equipes também? Porque lhe convém, só pode! Agora, se você só assiste quando a equipe para a qual você torce ganha, você não sabe o que é torcer! Já vi que, fazendo um paralelo com o futebol, você só assiste o jogo se o time para o qual você torce estiver quase ganhando o título, não é?

      Adoraria ver uma Fórmula 1 sem este tipo de torcedor!

  14. Ricardo Bigliazzi disse:

    Hoje sou obrigado a não concordar com os comentários.

    A foto do post mostra tudo, já cansamos de ver o carro do Verstapen na mesmíssima posição que esta o carro do Idiota do Ocon.

    Quando isso aconteceu, cansei de ver inúmeros comentários os “ispecialistass” a culpar e execrar o Max, dizendo que ele é um arremedo de piloto, um inconsequente, um estupido, um imprudente, resumindo um verdadeiro IDIOTA.

    Como na foto podemos ver o carro do Verstapen a frente e no trilho normal é logico pensar, na primeira parte do S houve uma disputa dura e limpíssima, o proprio Max nem tentou esparramar, já segunda perna do S o Ocon se promoveu ao IDIOTA da corrida e porque não dizer do ano.

    • Clayton Araujo disse:

      Engraçado. Já é a sexta ou sétima vez no ano que o Max bate e joga tudo no lixo.

      • Ricardo Bigliazzi disse:

        Bateu? Acho que dessa vez o menino não tem culpa de nada. Como já disse a primeira perna do S foi uma disputa durissima em que os dois pilotos não podem ser criticados em momento algum, já na segunda perna do S o Ocon ganhou o Oscar da Estupidez 2018.

        Veja a sequencia completa da manobra.

        Deixo claro que não tenho problema algum em reconhecer quando o Max faz as suas cagadas, chego a dizer que ele era um dos fortes indicados a receber o Oscar que o Ocon acabou de ganhar.

        Agora dizer que Ele foi culpado? Que correu risco desnecessário? Acho muito estranho, acho até que havia corrido os riscos máximos na primeira parte do S e nesse ponto os DOIS pilotos foram perfeitos.

    • pdehaan disse:

      A ‘burrice’ do Verstappen foi não cogitar a possibilidade de Ocon fazer uma coisa tão absurda e desrespeitosa. Não concordo com Flavio quando diz que Verstappen quis disputar aquela curva. Ele simplesmente não tinha ideia de que Ocon estava no blind spot dele.

      É erro do Verstappen? Com certeza errou, não imaginando que Ocon ia acelerar entre curva 1 2 do ‘S’ do Senna. Mas cabe ‘culpa’ pelo incidente? Do jeito nenhum. Jolyon Palmer descreve muito bem o episódio num artigo de BBC. Foi uma das coisas mais desrespeitosas que já viu na F1, segunda ele, e Ocon nunca teria feito algo parecido se o líder fosse Hamilton ou Vettel.

  15. Carlos disse:

    Uma pena que um piloto como o Ocon fique fora da F1, principalmente considerando outros que estarão no grid em 2019. E o pior é que seja pouco provável que a Mercedes dispense Bottas em 2020 para resgatar o francês. Afinal, apesar do desempenho questionável do finlandês, principalmente na segunda metade da temporada, a equipe conseguiu os dois títulos. Além do fato dele ter se tornado um escudeiro fiel de Hamilton.

    • CHAGAS disse:

      Pra Bottas continuar na Mercedes em 2020, só se for vice-campeão em 2019.
      O caminho normal das pedras, é Ocon substituir Bottas.
      Embora o finlandês seja competente, está pilotando abaixo da média, e Ocon é mais novo e talentoso.

    • pdehaan disse:

      Também achei uma pena que Ocon fique fora da F1 e que não conseguiu a vaga de Bottas.
      Entretanto, desde esse episódio com Verstappen não penso mais assim. Agora entendo por que Mercedes não trocaria facilmente um ‘wingman’ bonzinho por um piloto como Ocon. Como Gasly já disse numa entrevista super interessante, e como esse incidente com Verstappen e vários incidentes com Perez já mostraram, o cara é de mal caráter.

  16. Iam Cantarino disse:

    Olá FG,
    Não tem como transcrever o conteúdo falado do GP às 10 para texto?
    Eu não consigo assistir aos vídeos, por diferentes motivos, além de que prefiro lê-los, e como suas atuações aqui no blog estão cada vez menos escritas e mais faladas, perco minha maior referência no jornalismo atual…
    Por favor, considerem essa alternativa!
    Obrigado
    Iam

  17. Luiz disse:

    FG
    Finalmente chegou o dia em que Verstapen quase colocou tudo a perder e provar do proprio veneno.
    Com a sua pilotagem agressiva (dura mas com arrojo) contra muitos desde a sua estreia onde ele não tinha muito a perder , ele comentava pós corrida para que os demais que estavam disputando o campeonato ou posição mais a frente deveria ter mais cautela ou cabeça para ultrapassa-lo( ou seja tomem mais cuidado).
    Teremos mais situações como do GP Brasil 2018, e ele disputando campeonato no futuro próximo e veremos como ele irá reagir, se reagir com a cabeça como Hamilton evoluiu nos ultimos anos com certeza será um campeão merecido, mas hoje tem talento de sobra mas ainda falta equilíbrio emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>