“PADDOCK GP”: ABSOLVENDO OCON

RIO (fervendo) – O excelente “Paddock GP” de ontem, comandado por Victor Martins, mostra o incidente entre Verstappen e Ocon desde o início, a saber: do momento em que o francês coloca pneus supermacios até o choque. Foram duas voltas atrás do holandês, com o carro claramente mais rápido. As imagens são de dentro do carro da Force India. Verstappen, portanto, não foi surpreendido. Viu o cara no retrovisor por duas voltas. Realmente, o piloto da Red Bull bobeou e podia evitar a batida, ou mesmo deixar o adversário passar. Mantenho minha opinião de que Ocon teve uma certa malícia/maldade, mas Max jogou a corrida fora. Se fizesse o S do Senna atrás, provavelmente encostaria na reta seguinte ou um pouco mais adiante na corrida, e isso obrigaria os fiscais a mostrarem bandeira azul para Esteban. E se não encostasse, não haveria consequência nenhuma. Ele era retardatário. De qualquer maneira, acompanhar essas duas voltas de dentro do carro de Ocon ajuda a reforçar convicções.

Ou não.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LUIZ
LUIZ
5 anos atrás

Falaram bastante do Botas,. mas se comparar o primeiro ano dele na Mercedez , ele pontuou o mesmo do Rosberg no primeiro ano da era hibrida. , vamos pelos anos LHxNR- 2014: 384×317, 2015: 381×322, 2016: 380X385 , LHxVB-2017: 363X317, resta agora ele voltar mentalmente forte em 2019 e partir para cima e definir se aceita ou nao jogo de equipe considerando que 2020 a vaga poderá ser de outro.

CRSJ
5 anos atrás

É meio difícil absolver Ocon, ele foi maléfico na batida com Verstappen

Brabham-5
Brabham-5
5 anos atrás

Quem entende um MINIMO de automobilismo, que sabe como deve ser uma ultrapassagem RESPEITANDO ESPAÇO de cada piloto/carro, e presta atenção na condução/atitude de cada piloto não condenou o Ocon em momento algum.
Ocon estava “por fora” na entrada do S e na saida estava já com meio carro – pelo menos – ao lado de Verstappen, que NÃO USA O ESPELHO RETROVISOR, e sendo assim não viu ou mais uma vez FEZ QUE NÃO VIU e fechou a porta de forma irresponsável. Só que ali era uma curva em descida e a vitima da vez dessa manobra SUJA de Verstappen não teve como frear, quase parar o carro, para evitar uma colisão.
Verstappen já fez a mesma manobra com VÁRIOS pilotos. Só não viu, não percebeu ainda esse jogo do holandês é quem não quer enxergar algo repetido em toda corrida.
Quantas vezes o mimado Verstappen errou, foi avisado pelo rádio e esperneou como um moleque?
Ao passo que Ocon não deve ser motivo de queixa de ninguém, apenas de Sergio Perez. Não lembro de punições e confusões criadas pelo Ocon.
Agora, quem “pensa” e se guia pelas cabeças dos baba-ovo de Verstappen e Hamilton da Globo e da Sportv, nunca vai reparar nos detalhes que realmente importam.
Luciano Burti e Max Wilson para avaliar pilotos de F1, quando não falam o óbvio, falam mais pelo “coração de torcedor” do que especialistas, profissionais.
Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Alonso…os queridinhos “nunca erram”.
Meo deos.

Gabriel P.
Gabriel P.
5 anos atrás

Toda essa celeuma porque foi com Ocon, até parece que se estivesse um outro piloto ali o Max não faria o mesmo. ?
Não adianta, é da índole dele não deixar ninguém passá-lo, ou arrumar confusão.
Não é a primeira vez e podem anotar, Não será a última.

Valter
Valter
5 anos atrás

Olha o tamanho do Ocon. Só de perna tem mais de 1.20m. Max escapou de tomar um golpe rabo de arraia…rsss

Danir
Danir
5 anos atrás

O Max é um senhor piloto, tem tudo para ser um dos grandes. Mesmo assim eu não gosto dele.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Enquanto Max não matar um não vai dar sossego.

Mauricio Peixoto
Mauricio Peixoto
5 anos atrás

Eu divido a F1 em 4 classes de pilotos:
1° Classe: Hamilton, Max, Alonso
2° Classe: Vettel, Rosberg, Ricciardo
3° Classe: Bottas, Hulk, Perez, Massa, Webber, Kimi
4° Classe: Grosjean, Magnussen 5° Classe: Ericsson, Stroll, Hartley, Vandoorne

Os mais jovens como Gasly, Leclerc, Ocon, Sainz ainda precisam ter a oportunidade de ter um carro bom para serem avaliados.
Nessa lista só foram condiderados pilotos das ultimas 5 temporadas

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
5 anos atrás

Pra mim Ocon joga o carro encima de Max com clara intenção de cagar a corrida do Holandês. Ponto! E tu já ficou sabendo da nova Flávio? F1 pode ter GP do Vietnã daqui há dois anos. F1 disposta a mais essa bizarrice.

Bascuia
Bascuia
5 anos atrás

Se Ocon fosse 11° e a equipe o avisasse que, ultrapassando Verstappen, poderia chegar no 10° colocado para brigar por um ponto, tudo bem. Mas Ocon era 16°. DÉCIMO SEXTO! Havia 19 carros na pista. Esse francês toma pau do Pérez e ficam choramingando porque não estará na F1 ano que vem. Francamente.

emerson57
emerson57
5 anos atrás

Eu gostaria de saber qual foi a posição dos jornalistas da globo na hora do acidente. Houve torcida ou não? Crucificaram o Ocon ou absolveram o Max ou não?
Pergunto porque assisto sem som!
……
“emerson57 (casa do Dú 11)
domingo, 11 de novembro de 2018 às 20:24
Verstappen é bão e tals.
Mas é arrogante!
Deveria perder inclusive o segundo lugar.
Não sei o que a tv falou, Eu assisto sem som. O que eu vi e volto a ver nas fotos é o Ocon se espremendo na zebra e o mulek não deixando nem um milímetro de espaço. Ocom foi agredido na pista por um irresponsável.
Não. Não precisa me xingar. Esta acima é apenas a minha opinião.”
…..
Sem som por marra. Há 20 anos, F1 é a única coisa que vejo na globo. Sem som!

Fabio FC
Fabio FC
5 anos atrás

Nada a ver com o assunto do post, mas achei isto aqui:
https://youtu.be/s34QSpQwU6U
Pode contar a história desse DKW? Chegou a ser comercializado?
(Lembrei-me do carro dos Jetsons! Hahaha)

Valter
Valter
5 anos atrás

Ocon agiu na maldade. Ocon tinha que ir prá grama pro Max passar. Ocon era retardatário. Ocon não tinha que disputar posição com o líder. Ocon e qualquer outro piloto retardatário não deve dificultar a ultrapassagen do líder. Um piloto disse uma vez que ao ver os olhos do piloto do carro da frente no retrovisor ele sabe por qual lado passar. Ocon estava com os olhos fechados.

mario
mario
5 anos atrás

Na história da F1 acho que mais de 90% das vezes , o retardatário sempre deixou o líder ultrapassá-lo . Raríssimas vezes aconteceu o contrário , até porque a prova já estava quase no fim .

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
5 anos atrás

Curioso é que tenho certeza absoluta de ter visto “incidentes” iguais à esse mas como foram entre os pilotos da “santa trindade” de 2018, Mercedes, Ferrari e Red Bull, não lembro de punições entre eles… Sem contar a falta de punições para Hamilton por aquela inesperada fechada nos treinos e Vettel na hora da pesagem do carro. Imaginem se fosse o Ocon ou outro desprestigiado de equipe menor. O mundo todo exigiria punição e diria que foi pouco… Isso me lembra os primeiros anos de Schumacher quando certo narrador dizia que não chegaria a lugar algum…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
5 anos atrás

A culpa é 100% do Max. O cara ainda colocou o carro na linha de dentro para impedir a ultrapassagem. O Ocon foi por fora e o Max jogou o carro em cima dele.

Essa discussão de ter mais a perder é desnecessária, pois não há nada de errado em um retardatário disputar volta.
Algo que vocês não levam em consideração é que há vida no fundo do grid.
O Ocon estava mais rápido que o Max e tinha a corrida dele. Se o Ocon conseguiu ser mais rápido que o líder, ele era muito mais rápido que os pilotos com os quais brigava. O prejuízo de ficar atrás do Max era grande. Se o Ocon estava com força para ultrapassar o líder, imagine o pessoal do pelotão mais atrás. Na boa, os comissários erraram em punir o Ocon. Foi incidente de corrida. Punição ali era, no máximo, um puxão de orelha no Max.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
5 anos atrás

Esse acidente é uma daquelas situações onde as duas partes conseguem estar erradas.

E não se limitou apenas aos eventos na pista.
Tinha como tempero extra as personalidades fortes, as disputas nas categorias de base…

Se ali na disputa fossem sei lá:

Vettel vs Alonso, Hamilton vs Raikkonen ou Button vs Massa (tá certo que eles já se aposentaram) com certeza o desfecho seria menos “espetáculoso”…

Giulio Mela
Giulio Mela
5 anos atrás

Concordo com o leitor/leitora Fa

Daliton
Daliton
5 anos atrás

Colocar a culpa dessa incidente é Verstapen é mais o menos o mesmo de colocar a culpa de um estupro na mulher, que usa roupa curta ou que anda sozinha a noite… O cara era retardatário e em 16º, deveria era ter levado bandeira preta

Luis
Luis
Reply to  Daliton
5 anos atrás

Entendo seu ponto de vista, mas a comparação não tem sentido.

Hamilton
Hamilton
5 anos atrás

Entendo o que você quis dizer. Faltou prudência a Max. Mas, fundamental mesmo nesses casos: “nunca culpar a vítima”. A culpa foi de Ocon.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Não ajuda, claro que houve uma disputa, dura e limpa na primeira metade do S, na segunda metade do S o Ocon esta fora (e não por fora) da PISTA forçando a ultrapassagem.

Atitude idiota e inconsequente.

Fa
Fa
5 anos atrás

Pra mim foi uma extrema falha e falta de comunicação da equipe. Era só avisar que quem vinha mais rápido era um retardatário querendo descontar uma volta. Era deixar passar e correr pro abraço.

Luis
Luis
Reply to  Fa
5 anos atrás

Concordo plenamente. A culpa, para mim, foi da Red Bull. Deveriam alertar o piloto sobre isso, pois o pit-wall tem todas as informações. Sabendo que havia um carro mais veloz, ainda que fosse um retardatário, bastava comunicar o piloto. O que Max faria com a informação dada a ele, seria apenas responsabilidade dele. No fim, Hamilton tem razão, quem tem mais a perder deve ser mais cauteloso.

Cesar Luis
Cesar Luis
Reply to  Fa
5 anos atrás

Disse tudo.
Revendo minha avaliação, para mim não teve culpados, foi incidente de corrida que poderia ser evitado com um rádio da equipe.

Alex
Alex
5 anos atrás

Verstappen pode ser o queridinho do momento e ter um espírito combativo que ganha corações, mas é o tipo de piloto que tem muita dificuldade em ser ultrapassado. É cheio de marra e talvez tenha chegado à F1 e à Red Bull cedo demais… Vamos ver o que a Honda vai lhe oferecer, porque os carros de Adrian Newey são rápidos até mesmo com motor fraco.

Robson Santos
Robson Santos
5 anos atrás

Prezados!
Achei o programa fantasctico! parabens!
Sobre o acidente entre Max E Ocon: Temos um problema claro de transmissao televisiva, que é onde todos assistem as corridas.
Na transmissao nao há foco em brigas intermediarias, ou no que acontece mais pra tras.
Com isso, só percebemos fatos imediatos, como foi comentado: o Max ja havia percebido o Ocon na sua traseira! Ele NÃO foi surpreendido.!
Teve durante duas voltas a oportunidade de ser orientado sobre o que fazer, via radio: “deixa passar ou segura ele”.. Ele optou por nao deixar passar e deu no que deu.
Certamente, a orientação foi a de deixar passar, mas parece que ele nao ouve!
Cometeu um erro bobo, que ja faz a algum tempo. Ele joga o carro pra cima dos adversarios!
Dessa vez Ocon nao tinha pra onde sair e Max tinha um espaço enorme a esquerda. Dava pra deixar ele ir sem que acontecesse uma batida.
se observar essa mesma on-board, percebam que na primeira perna do S, o Ocon deixa espaço pra Max passar; o que ele nao faz na segunda perna!
Essa geração esta sendo muito mau criada. Falta respeito pelo espaço do outro!
Abraços
:

Flavio Padilha
Flavio Padilha
Reply to  Robson Santos
5 anos atrás

Perfeito Robson Santos!!!
Falha dos bandeirinhas, que não avisaram * carro mais rápido chegando, abrir passagem ! Pronto!
As maxssetes, e olha que tem gente graúda se apaixonando pela nova sensação ” e vai! e vai ! e vai, foiiiiii ” estão surgindo exatamente por conta das transmissões e seus malacos orgásmicos.
Vestappinho já foi execrado pela imprensa mundial pela idiotice e falta de sensibilidade de campeão. Parabéns!

Coyote
Coyote
Reply to  Robson Santos
5 anos atrás

“…percebam que na primeira perna do S, o Ocon deixa espaço pra Max passar; o que ele nao faz na segunda perna!”
Trave o vídeo em 1:12:13 e veja que no momento do toque Ocon está com as duas rodas direitas em cima da zebra. O Verstappen tinha espaço vazio para mais quase 3 carros à sua esquerda sem usar a zebra, mas ele acha que corre sozinho, mesmo tendo visto o Ocon por duas voltas seguidas fungando no cangote dele. Culpa 100% do Verstappen. Hamilton tbm era assim, habilidoso e burro, mas aprendeu. E era educado, nunca foi valentão.
A propósito de valentia, sempre a vejo como seletiva. Nunca vi um valentão atacar um sujeito maior e tb valentão.
Zero para o Max.
Abç.