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zora yonara
zora yonara
5 anos atrás

O futuro heptacampeão mundial da F1 dando um enquadre e colocando senna no seu devido

zora yonara
zora yonara
Reply to  zora yonara
5 anos atrás

lugar

CRSJ
5 anos atrás

Michael Schumacher usou alguns truques pra conseguis chegar junto da então invencível Williams em 1994, depois foi cassado pela FIA , e no final acabou como campeão legítimo por ter sido bem melhor que o herdeiro inexperiente Hill apesar do choque na Austrália.
Naquele GP Brasil 1994 foi a última disputa completa entre Schumacher e Senna, o Schumacher não usou o filtro de combustível no primeiro reabastecimento superando Senna.
O Senna tenta de tudo pra superar Schumacher naquele GP Brasil de 1994, voltando uns Nove Segundos atrás do segundo reabastecimento chegando a reduzir pra Cinco no braço, mas erra feio na Junção ficando fora da corrida, com isso Schumacher se torna o vencedor absoluto do GP com uma volta em cima de todo Mundo.
Aquele GP de 94 no Brasil teve um clima semelhante ao 7 a 1 da Alemanha feito em cima do Brasil na Copa de 2014 (também no Brasil) com a derrota de Senna sendo inacreditável.

Willians Thiago de Oliveira
Willians Thiago de Oliveira
5 anos atrás

Vídeo bem esclarecedor, dizer que foi roubado não vale mesmo. O fato do Schumacher ter sido “vigarista” em diversos episódios em sua carreira, nada tem a ver com todo ocorrido em 94.

FG, se possível conte muito mais histórias sobre aquele ano, eu tinha 13 anos e ficava esperando meu padrasto finalizar a leitura da Folha de SP, pra em seguida devorar o caderno de esportes.

DiogoCP
5 anos atrás

Já vi pelos comentários e pelo vídeo que o Flávio tem a opinião dele, Joãozinho a dele e cest fini, nunca encontraremos convergência. Esses dias tava vendo a corrida de Adelaide, porque na época eu era um pirralho e nem tv tinha, e vi que na hora que o Schukrute tira o Hill o Galvão até fala “que feio”, etc, mas depois disse algo que seria tipo alguma “justiça” pelo que ele havia passado. Ok, Ok. Ponto para o Gomes, que também viveu a época e teve a mesma impressão. Mas, vamos e convenhamos, o Schummi protagonizou muita coisa estranha depois disso, Villeneuve, etc. Sempre perseguido o alemão, sempre vítima? Bom, que ele foi um grande piloto foi, mas eu não consigo dizer de boca cheia “o maior” não. Por essas e outras, assim como não consigo dizer de nenhum! No fim, são só opiniões.

Adriano
Adriano
5 anos atrás

Oi FG,.eu sempre segui F1 e lembro que foi bem isso que voce descreveu.
Na época lembro que quando tiraram o MS das 2 corridas, ficou no ar uma sensacao de que a FIA fez aquilo mais por politica e por pressao do que por regulamento.
A minha pergunta é sobre aquela placa de madeira: Algo do genero chegou a ser usado em outras temporadas?
OBS: os caras incluem o objeto no regulamento e depois nao percebem que um carro esta sujeito a raspar… fala serio,jeitao de ideia criada as pressas).

Pontalti Jr
Pontalti Jr
5 anos atrás

em 1994 a Bennetton era equipada com o ótimo motor Ford Zetech V8. Era um motor menos potente que o Renault, porém em corridas demandava menos combustível entre as paradas. Ou seja: seus carro andavam mais leve. A Williams não tinha mais o melhor chassis sem os componentes eletrônicos. Resumindo: nas tomadas classificatórias com o mesmo peso a Williams compensava a falta de equilíbrio do chassis na potencia de seu motor. Mas em corrida, com o carro sempre mais pesado tinha desvantagem (tomou no mesmo “veneno” que impusera sobre os McLarens Honda em 91-92). Só quem pilota sabe qual a desvantagem que o “lastro” causa em um carro de corrida em relação aos adversário que anda mais leve. 10-15 kg faz muita diferença.
Mas porque então a troca do Zetech V8 pelo Renault V10 pela Bennetton em 1995? O principal fator: A FIA e o Tio Bernie, tanto como nós, caiu no gosto do ronco dos V10. O show tinha de continuar e assim fomos agraciados pelo maravilhoso zunido dos V10 até 2005.

Jeferson
Jeferson
5 anos atrás

Pessoal.

Dois mestres do esporte, sempre lutaram para ser os melhores e falando a verdade, é que nenhum dos dois eram santos, nem o brasileiro e nem o alemão, não há espaço na fórmula 1 quando o objetivo é ser o melhor, todos os desenvolvimentos das equipes primeiro iam para seus carros e depois para os dos seus companheiros de equipes, exceção do Senna e Prost na McLaren, e sempre correram com a faca nos dentes para vencerem suas corridas, o resto é falácia.
A ironia da foto é que destas duas lendas do esporte, uma infelizmente não está mais entre nós por um erro estúpido de sua equipe, e a outra depois de um acidente bobo praticando um esporte completamente que nada tem a ver com automobilismo em suas férias, não se sabe a sua real situação de recuperação e saúde.

Marmelada-44
Marmelada-44
5 anos atrás

Ilegal é roubar a vitória do companheiro de equipe e nunca devolver.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Marmelada-44
5 anos atrás

Não dá pra devolver a vitória quando o companheiro não é o segundo colocado.

Mas suas conexões cerebrais são lentas demais para você ter se dado conta disso.

Vou passar essa sua vergonha no crédito para você ter tempo de pagá-la em 2019, OK?

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Na corrida seguinte, no Japão, Hamilton e Bottas fizeram dobradinha. Porque não trocaram de posições?
Informe-se melhor, sua viúva idiota!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Viu como suas conexões cerebrais são lentas?

Se eles trocaram de posição era para garantir o campeonato ao Hamilton. E não trocariam novamente enquanto o campeonato não estivesse decidido.

Fácil, mas não para todos!

Compre um livro chamado Lógica para Asnos. Tenho um conhecido que era pior do que você e melhorou bastante.

Depois estude sobre o Multi-21 e depois aprenda a contar até 5. Quando chegar nesse número, grite o mais alto que puder:

PENTA É LUXO!!!!!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Além de viúva é burra! 7 pontos não iriam fazer diferença diante da supremacia da Mercedes. Como também não fez diferença no Multi-21, diante do talento de Seb.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Pelo visto não comprou o livro!

“Talendo de Seb…”

Hahahahahahahahahahahhahahahaha

Penta é luxo, vettelete. Engula!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Se penta é luxo, tri é o quê? Lixo?

José
José
Reply to  Marmelada-44
5 anos atrás

E o que ele fez no mesmo ano no EUA foi o que então? Alzheimer é fo**…

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  José
5 anos atrás

Meu comentário não se referiu ao alemão. Eu me referi ao Hamilton e ao Alonso.

Fernando
Fernando
Reply to  Marmelada-44
5 anos atrás

O cérebro deste cara travou em loop, em echo, sei lá, precisa estudar isso aí! O tempo tá andando cara, acorda!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Fernando
5 anos atrás

Por incrível que pareça, o cérebro está melhor do que parece. É lento, mas está em bom estado.

Há algum tempo ele achava que o Vettel era o melhor piloto do grid, que Hamilton não seria nem tetra, que o Multi-21 nunca existiu. Hoje ele só fica falandonsobre a troca de posição num esporte de equipes.

Vamos deixá-lo assim, por enquanto!

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Fernando
5 anos atrás

Não sei de quem você está falando, mas concordo contigo!

Figueiredo
Figueiredo
5 anos atrás

Flávio, gostaria de saber a sua opinião sobre o Schumacher ter “dado sorte” com a mudança de regulamento com relação à volta do reabastecimento. Recentemente li uma matéria do Rafael Lopes no globoesporte.com e como Shumaker que sou, não concordei com várias das argumentações dadas no texto, dentre elas o reabastecimento e o fato do alemão não ter concorrentes a altura na época. Valeu!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Figueiredo
5 anos atrás

Nenhuma schukruzete consegue enxergar a verdade sobre o ídolo…..não se preocupe, vc não é a primeira e nem sera a última!

Fabricio C. Leite
Fabricio C. Leite
5 anos atrás

Tinha também a suspeita do controle de largada que era um software que após o uso “se auto apagava” sem deixar rastros. Como foi a largada do Schumacher no GP da França de 94

Geraldo
Geraldo
5 anos atrás

O que pouco gente lembra é que o Schumacher começou com a estratégia de dar “voltas lançadas” antes do pit stop … Aí ele ganhava 1, 2 e até 3 segundos de seus competidores … Outro fato que NINGUÉM lembra: No GP Brasil, o Schumacher fez 2 pit stops… O Senna parou, completou o tanque e voltou para ir até o fim da corrida … O Schumacher parou, colocou meia dúzia de galões de gasolina e voltou na frente do Senna … E começou a abrir … Lógico … estava mais leve … O Senna, na tentativa de buscar o alemão, acelerou demais na saída de curva (lembre-se que não tinha mais controle de tração) e rodou …. E aí ficou fácil … O alemão parou novamente, completou o petróleo e o resto é história … A grande sacada, a partir de 1994, foi o fato do Schumacher fazere “voltas de classificação” pouco antes dos pit stop … Lembro bem de 1 GP da Hungria, onde o alemão fez 4 pit sptos … 4 …. correu a prova inteira como se fosse classificação.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

A época da Benetton, foi só trapaça do alemão.. Aprendeu com o briatore..
A última dele foi aquela em Monaco em que ele deixou o carro parado para atrapalhar os outros..

Paulo Pinto
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Não foi, não! A última vigarice do Maior Piloto da História foi aquela na Hungria, quando ele apertou o Rubinho no muro.

Tudo isso já faz parte da Lenda que envolve o alemão no imaginário dos fãs ao redor do mundo.

fabiom
fabiom
5 anos atrás

Verstapen que era companheiro de equipe disse que o carro do Schumacher era cheio de sistemas ilegais!

Cristiano
Cristiano
5 anos atrás

Bom, o Jos Verstappen é um falastrão, mas ele disse um tempo atrás que tinha no carro do Schumacher, e no dele não, auxílios eletrônicos. Realmente o desempenho dele e do Lehto foi muito aquém do alemão durante o ano. Será que a equipe iria abrir mão fácil assim do título de construtores? Mas só anda na linha na F1 quem não tem orçamento para desenvolver suas próprias “interpretações”, e olhe lá… lembro que o Christian Fittipaldi falou em 1993 que o carro dele era o único que já estava no regulamento de 1994…

Paulo Pinto
Reply to  Cristiano
5 anos atrás

“Realmente o desempenho dele (Jos) e do Lehto foi muito aquém do alemão durante o ano.”

Dá pra comparar dois pilotos que quase nada fizeram com o sete vezes campeão?

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
5 anos atrás

FG, achei muito boa sua descrição de 94, mas não posso deixar de ponderar sobre alguns pontos. Fico muito à vontade por não ser torcedor nem do Senna nem do Schumacher. Aliás, na vida, só torci mesmo pelo Jim Clark.

– o primeiro ponto é que a FIA não tinha, em 1994, meios de avaliar e auditar devidamente os softwares de controle de tração. Mas vendo as corridas era evidente que o carro do Schumacher se mexia menos que os outros nas curvas. Podia frear mais dentro da curva sem perder aderência. Quem diz isso não sou eu, mas o Jos Verstappen, que guiava o outro Benetton;
– a Benetton tinha como chefe de equipe o Flavio Briatore, aquele modelo de pessoa… Você pode argumentar que não tem santo nas outras equipes, o que é verdade, mas o italiano deixou um rastro de bandidagem maior do que os outros na F1;
– embora você diga que é imparcial, acho notória sua preferência pelo Shumacher. Direito seu. Mas acho divertido, porque você às vezes se comporta como as viúvas do Senna, só que ao contrário!
– por fim, na minha opinião, nada do que você disse leva à conclusão de que o título foi limpo. A única conclusão lógica é que….. não se sabe e provavelmente nunca se saberá.

Alberto
Alberto
5 anos atrás

Meu caro Flavio Gomes!
Tenho 41 anos e acompanho F1 desde 1988, (isso não quer dizer que sou o dono da razão longe disso) mas, destes 4 pontos de possíveis irregularidades que você mesmo pontuou pela Benetton vamos pegar 1 que eu acho a mais importante. O filtro que dava mais de 12% de vantagem no abastecimento. Isso por si só já é uma fraude. Schumacher ficou prejudicado em algumas corridas por conta de vários incidentes que decorreram durante o campeonato como foi citado por você. (Ao meu entender foi merecido todas as punições que sofreu e mais, deveria ter sido desclassificado por ter jogado o carro deliberadamente causando o acidente com Damon Hill). O acidente poderia ter sido bem mais grave até mesmo porque estava próximo a uma curva enfim… Senna com certeza seria campeão daquele ano seguramente. Não adianta dizer que sou um das viúvas de Senna, pois estou me baseando em fatos, estes que você mesmo mencionou. Dizer que Michael não é um piloto acima da media seria uma burrice minha afirmar isso mas, a maioria de seus títulos se devem a algumas ajudinhas internas e estranhas. Lembra do carro do Rubens no cavalete? Áustria em 2002? pane seca em interlagos? (Michael já tinha saído da prova). Você não é um grande defensor de Senna já é sabido mas que o alemão sempre teve ajuda você também deve saber. Você deixou uma brecha sobre saber mais de 94 mas gostaria de saber sua opinião sobre Mônaco de 86. Foi justo a interrupção da prova por Balestre? Abraços

Fabricio C. Leite
Fabricio C. Leite
5 anos atrás

Lembro também de ter lido que a Benetton usava um sistema de controle de tração mecânico e não por sensores nas rodas (http://projetomotor.com.br/engenheiro-pode-enfim-ter-revelado-grande-segredo-da-benetton-na-f1-em-94-2/). Como você disse e concordo não é roubo e sim uma interpretação diferente.
Um assunto interessante para abordar sobre 94, foram as mudanças de regulamento e pistas no desespero por segurança (ex: abertura na parte traseira da entrada de ar para o motor, placa de madeira, chincanes com pneus em algumas pistas.
Abraços

Clayton Araujo
Clayton Araujo
5 anos atrás

Onde tinha o Briatore tinha falcatrua. Fato.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Clayton Araujo
5 anos atrás

Basta ver que foi o Picaretonso o melhor “aluno” dele…

Rafael Piqueira Chinini
Rafael Piqueira Chinini
5 anos atrás

otimo argumento de “ah todo mundo rouba, vou roubar também…” dai se assume que a FIA julga decisões levando o lado político…então concordo, não tem nenhum santo. mas a benetton fez de tudo pra levar vantagem onde pode.
“ah o assoalho ficou menor pq passou na zebra” ué! azar o dele.
trapaceou sim no abastecimento, tanto que depois unificaram o fornecedor etc…

Coyote
Coyote
5 anos atrás

Schumacher era “o cara” e na F1 não basta a “convicção”. Ponto final.

Leo
Leo
5 anos atrás

Nitidamente o Flavio é pró Schumacher, e as viúvas piram…rsrs. No entanto, não acredito que a Benneton tenha roubado. A temporada era confusa e polêmica devido a mudança de regulamento. Aquela temporada era pra ser Senna x Schumacher, claramente os dois melhores pilotos do grid. Após a morte de Senna, ficou apenas Schumacher, obviamente um piloto acima da médias dos pilotos daquele grid da época. Antes que os sennistas me crucifiquem, considero que nós perdemos a grande oportunidade de ver uma temporada fantástica entre Senna e Schumucher (os dois melhores do grid). Mas enfim, nunca saberemos. Talvez a temporada seria tão boa quanto foi a de 2006…entre Alonso e Schumacher, que na minha humilde opinião foi ganha pelo piloto mais completo que via até hoje, especialmente em corrida…não via até hoje um piloto com a leitura de corrida de Alonso.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Leo
5 anos atrás

Concordo no que tange ao Alonso, mas o Schukrute nunca esteve no mesmo nível de Senna! E ademais, o que se viu, foi uma disputa entre o tedesco e Hill…….então, se fosse Senna? É Tetra…..é tetra!!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Errou o número de títulos, Sennafredo…

É Hepta! É Hepta!

Hahahahahahaha!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Você tá certo, Segafredo! O alemão nunca esteve no mesmo nível de Senna. Um campeão com três títulos não pode estar no mesmo nível que um campeão com sete títulos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Cada título do Senna vale, nó minimo 3, não pera aí, no mínimo 4 do Schukrute….sendo assim acompanhe:
ainda faltariam 5 dos títulos mequetrefes do FakeMohr para “igualar” o the Best….!!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Vale para Alonso, como também vale para Senna, os teus dois amados:

Tetra é luxo!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Penta é luxo, vettelete!

Não para o Hamilton, como você dizia por aqui.

Abra um financiamento das vergonhas!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Conta pra gente, Segafredo! Qual dos títulos de Senna vale três ou quatro?

O que ele conseguiu pelo regulamento?
O que foi ganho tirando Prost da decisão?
Ou o que ele levou em cima do “inglês burro”, segundo definição de Piquet?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

qqr um deles………e aquele que o Balestre e Prost tiraram dele valeria os 7 do alface, kkkk. Quer que desenhe?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Mesmo que a vitória no Japão fosse devolvida ao Senna, ele não teria pontos suficientes para ser campeão em 89.
Informe-se melhor, viúva tendenciosa (está mais pra mentirosa).

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

…..e vc acha mesmo que o desfecho na Austrália se daria daquele jeito? Tendo Senna ganho no Japão??

kkkkk…….acorda pra vida, se é que isso é possível à vc!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Os fatos falam por si.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Muda-se o contexto, mudam-se os fatos meu caro. Mas isso, claro, vc não alcança!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Os fatos já ocorridos não mudam. E estão registrados. Senna abandonou a corrida na Austrália devido a um erro do próprio. Atingiu em cheio um retardatário que ele não enxergou.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Vc realmente é muito limitado………….NÃO ESTAMOS CONSIDERANDO QUE DEVOLVESSEM A VITÓRIA DO GP DO JAPÃO À SENNA…???

……este era o raciocínio Schukruzete lenta.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

O que foi colocado em questão e qualquer eleitor do Bolsonaro entenderia, é:

Senna, mesmo se tivesse a vitória validada no Japão, perderia o campeonato pelo simples FATO de ter abandonado a corrida na Austrália.
Aquele título jamais seria dele!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Pra terminar essa baboseira…..Prost não poderia se dar ao luxo de não correr na Austrália……quer que desenhe como tudo seria diferente?? Ou vai espernear ainda mais Schukruzete azeda!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Os fãs de Senna vivem de “se”: Se Ayrton não tivesse morrido, se Prost tivesse corrido, se Senna não tivesse batido… etc.
É pura especulação conjecturar o que poderia ter acontecido e não aconteceu. E convenhamos, no final, o que fica valendo são os fatos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

kkkkk…..como sempre caiu do cavalo de novo, alfredido!

Ufa! ainda bem que a ficha caiu, leva tempo como nosso amigo Mclata já te descreveu em outro post!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Leo
5 anos atrás

A quais viúvas você se refere? As conformadas ou as que estão há cinco anos vasculhando a internet atrás de uma notícia que nunca virá?

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Viúvas conformadas? Vocês, chiliquentas e barraqueiras? Não me façam rir!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Não me lembro de ter perguntado a você, Vettelete histérica.

Mas entendo que você, como uma boa secretária, responda às perguntas pelo patrão.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  McLaren-12
5 anos atrás

Tô rindo até agora!

jader
jader
5 anos atrás

Se a Benetton realmente fosse ilegal, duvido que a ilegalidade dela não era também usada pelos demais, já que não houve reclamação formal, apenas insinuações sobre suposta ilegalidade.

Schumacher ganhou o título porque era bom, embora a batida dele no Hill tenha sido, no mínimo, suspeita. Em todo o caso, o Hill tinha mais carro naquela corrida, não tivesse sido afoito, poderia ter ganhado.

Caso o Schumacher não tivesse sido o super piloto que foi, talvez, poderíamos creditar o título dele à suposta ilegalidade na Benetton.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Off Topic (ligado ao Senna).

Chego em casa ontem e sou surpreendido pela minha mulher, Ela me diz que lavou alguns de meus bonés que uso para fazer caminhadas, disse que estavam em cima da cama. Surpresa! Ela encontrou um “Bone do Senna” da época que trabalhava no Bc. Nacional. Um modelo “original de fabrica” – sem uso – absolutamente novo.

Sou “Piquezista de quatro costados” mas fiquei bem feliz de me reencontrar com essa “peça” que representava muita coisa para muita gente no Brasil e no Mundo. Acho que deve valer alguma grana, mas ficará comigo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Acho que a peça estaria melhor resguardada com um fã de Senna, o que me diz?

Fico à disposição.

Vettelette
Vettelette
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Viúva oferecida…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Oferecida e interesseira.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
5 anos atrás

Todo réu tem “argumentos de defesa”. Os argumentos da Benneton foram rejeitados pela FIA e a punição foi aplicada. Não há do que reclamar.
E na última corrida em Adelaide, Michael jogou o carro em cima do Hill com a intenção de tirá-lo da prova, numa atitude covarde.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Bruno Mantovanelli
5 anos atrás

Mas as Schukruzetes acham que podem discutir tudo isso, kkkkkkkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Bruno Mantovanelli
5 anos atrás

Aí, cabe uma pergunta. Porque o alemão não foi punido pela FIA em Adelaide?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Bola da Vez
5 anos atrás

Hill não terminou a corrida, Isaac Newton. Nenhuma punição a Schumacher mudaria a classificação do campeonato, exceto sua exclusão. Algo que ocorreu em 97 devido à sua reicidência.

Hoje a internet dá tudo o que a pessoa precisa saber, mas tem gente que insiste em ser ignorante.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Bola da Vez
5 anos atrás

O alemão não foi punido em Adelaide porque não teve culpa!
Após raspar a lateral do carro no muro, Schumacher voltou para a pista e iniciou a tomada de curva pela linha de dentro (onde ele se encontrava). Hill, afobado, enfiou a Williams entre a Benetton e o muro (e onde não cabia), surpreendendo o alemão.
Um acidente que poderia ser evitado, acabou tendo consequências já lendárias.

Fernando
Fernando
Reply to  Bruno Mantovanelli
5 anos atrás

Depois de ter saído da pista sozinho e batido, voltou e tirou Hill da corrida deliberadamente. Hill foi muito ingênuo, seria campeão se esperasse. Quanto a Senna, não há nem o que dizer, se Hill disputou o campeonato e perdeu por causa do acidente Senna teria ganho fácil. As irregularidades da Benetton? Ora, em 1994 acho que não havia carro legal. Continuaremos torcendo para que o Flavio não se torne uma viúva “de facto” do sensacional Schumacher.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Jos, então segundo piloto, disse que tinha. Acredito nele.

Viúva Solitária
Viúva Solitária
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Não sei quem é esse Josias aí, mas eu também acredito!

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Era só um alemãozinho, lutando contra todo esse mundão!!
Coitado…

Murilo Medeiros
Murilo Medeiros
5 anos atrás

Flavio, sobre 94 gostaria que falasse mais das estratégias de corrida. Com a volta dos abastecimentos, lembro que Shumacher fazia três paradas e vencia, na prova seguinte mudava tudo, fazia uma só e voltava a vender.

Seu desempenho no início da temporada foi devastador. Mesmo o Senna não tendo completado as primeiras 3 provas, claramente ele não venceria aquelas corridas. Nas 7 primeiras corridas o alemão venceu 6, fazendo 66 pontos em 70 possíveis.

1. Brasil: Hill em segundo uma volta atrás.
2. Pacífico: Berger em segundo 75 segundos atrás. 1 carro na volta do líder
3. Ímola: Larini em segundo 54 segundos atrás. 4 carros na volta do líder
4. Monaco: Brundle em segundo 37 segundos atrás, 3 carros na volta do líder
5. Espanha: Schumacher chega em segundo, tendo problemas no câmbio.
6. Hill em segundo uma 40 segundos atrás. 4 carros na volta do líder.
7. Hill em segundo uma 12 segundos atrás. 2 carros na volta do líder.

Ao final das 7 primeiras provas, o placar era Schumacher 66 x 29 Hill

Hill só encostou na segunda metade da temporada por conta das punições ao alemão. Num cenário de Senna vivo e Schumacher sem punições, eu sinceramente acho que o Alemão levava o título!

Paulo Pinto
Reply to  Murilo Medeiros
5 anos atrás

Perfeita colocação!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Murilo Medeiros
5 anos atrás

Se o Hill já ocupava a 2a. posição na 6a. Etapa dá a oportunidade de pensar que o Ayrton fosse capaz de conquistar melhores colocações caso conseguisse terminar as provas a partir de Imola. Uma coisa é certa, nunca saberemos o que poderia ter acontecido. Uma coisa é certa, a morte do Senna nos impediu de ver uma briga entre dois colossais pilotos daquela época. o “pau ia torar” pelos próximos 5 anos. Imagine em 95 o pega que seria com esses dois cidadãos equipados com motor Renault. Uma pena mesmo.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
5 anos atrás

Todas as decisões daquela temporada foram bem questionáveis. Aliás, a interferência política da FIA nas corridas em prol de um “equilíbrio” só fez crescer ao longo dos anos desde então.

Evandro Airton dos Santos
Evandro Airton dos Santos
5 anos atrás

Flávio muito bons os vídeos! Uma época interessante que vivi, onde automobilismo tinha muito espaço, com duas publicações dedicadas no Brasil (Grid e GPX)
Talvez fosse legal fazer um apanhado sobre a questão/percepção de segurança em 1994 após o banimento dos driver assists, para além do final de semana de San Marino
Na pré temporada ja havia ocorrido o acidente do JJ Lehto, nas vésperas de Ímola o do Alesi (Que deu a chance de ouro do Larini), que poderiam servir de prelúdio .
FORA o acidente do Wrendlinger em Mônaco e o do Lami em Portugal, que foram graves e levaram posteriormente a redução da cilindrada, proibição de airbox com abertura na carenagem, etc.
Na fase de design e pré temporada alguém ja havia se manifestado demonstrando preocupação?
Desculpa o post longo!

Dimaz
Dimaz
5 anos atrás
Segafredo
Segafredo
Reply to  Dimaz
5 anos atrás

kkkk…….falcatrua agora virou obra de arte, kkkkk

Paulo Pinto
Reply to  Dimaz
5 anos atrás

Descrição precisa e esclarecedora. Nota-se que a equipe Benetton reuniu um time de talentos!

Giuliano
Giuliano
5 anos atrás

Eu me lembro de todos esses episódios e a verdade é que na temporada de 94 todas as equipes tinham um podrezinho escondido embaixo do tapete e todos desconfiavam de todos, e o mais engraçado é que todas essas técnologias banidas em 94 hoje estão presentes em qualquer carro de rua pelo menos de porte médio.

Figueiredo
Figueiredo
5 anos atrás

Sempre torci para o Schumacher. Mas Flávio, o fato da FIA não ter punido a Beneton não implica que a mesma não era “culpada”. Da mesma forma que você julga o Schumacher “inocente” mesmo a FIA o punindo. Valeu!!!

Dilor
Dilor
5 anos atrás

“senta que lá vem história” , antes do Lito, é do Castelo Rá Tim Bum.

Luiz sergio neto
Luiz sergio neto
5 anos atrás

Flávio, no caso do sistema de direção assistida estar ativo na FW16 do Senna e falhar na entrada da Tamburello, ele seria capaz de causar a batida fatal? Acho estranho o carro ter ido reto na curva.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Luiz sergio neto
5 anos atrás

Se o sistema falhou, a direção ficou desassistida e terminou em acidente.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Bola da Vez
5 anos atrás

Todo muno sabe há mais de vinte anos que o que matou Senna foi a barra de direção emendada.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Preparar para as pancadarias…

Como na Argentina (citando Fangio): “A cada ano que passa o Ayrton Senna guia melhor”.

Segue o jogo, me mostre uma Equipe na F-1 que nunca extrapolou os limites das regras que passo a torcer para o Curintia

Paulo Pinto
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

A frase de Fangio perdeu a validade em 1994.

Fernando
Fernando
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Que frase infeliz meu caro.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Só reflete a infelicidade e imbecilidade desse sujeito

Mas tenhamos fé que um dia ele sumirá desse blog.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
5 anos atrás

Está falando de quem, Sennafredo? Você cansou de chamar Schumacher de alface!

Toma jeito que ainda é tempo.

Renato Roque
Renato Roque
5 anos atrás

Acho interessante se você puder falar da enorme quantidade de troca de pilotos na temporada 94 e, se possível, como foi a carreira deles depois.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Lembro bem do Galvão dizer do carro “mandrake”, que era a Benetton… mas a grande questão que me vem destes tempos, é o fato de já começar a despontar uma equipe absoluta (como foi a Mclaren nos tempos de Senna e Prost), depois a Williams, seguida de Benetton (onde, além do carro ser bom, não havia adversário para Schumacher), Ferrari, Renault Mclaren, Mercedes e dese então, a Fórmula 1 foi se tornando cada vez mais sem graça…
Equipes espetaculares, com bons pilotos versus equipes meia boca, com bons pilotos sem chance alguma. É o que temos pra hoje, não acho que Hamilton seja tão superior assim a tantos outros como Vettel, Alonso, Verstappen… Lembro que até metade da temporada 2018, quando Vettel liderava o campeonato, a imprensa criticava muito Hamilton, e diziam da superioridade da Ferrari sobre Mercedes, no entanto, após insistentes reclamações das equipes colocando a equipe de Maranello sob suspeita, os italianos passaram a não render como antes e deu no que deu. Mercedes tornou-se novamente absoluta, diante de uma Ferrari que claramente não era mais a mesma do início do campeonato. Isto, ninguém comenta, preferem elogiar Hamilton e criticar Vettel.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
5 anos atrás

Pra mim Schumacher foi vigarista mesmo em 1997. Em 1994 ele apenas quis fazer justiça de uma forma suja. Pois teve uma arapuca da Williams nos bastidores pra beneficiar o Damon Hill. E como a FIA desde o início daquele ano, queria “emoção” no Campeonato, a FIA fechou com a arapuca e o Schumacher foi desclassificado da Bélgica e depois estranhamente foi excluído de duas provas consecutivas. Exclusões completamente fora de regras e de regulamento. E Schumacher se sentindo injustiçado acabou fazendo o que fez na Austrália. Pois não fosse as exclusões armadas, ele nem precisaria fazer o que fez, pois o Campeonato seria decidido antes da Austrália.

KARLO
KARLO
5 anos atrás

Lembro bem de todos esses episódios do Schumacher, mas o momento Dick Vigarista onde ele jogou o carro pra cima do Damon Hill, foi beneficiado.
Deveria pegar mais 2 corridas de punição.
E ainda repetiu pra cima do Villeneuve em 97, só que dessa vez a “vigaristada” não funcionou e ele se deu mal.

Luis Felipe
Luis Felipe
5 anos atrás

Você conhece tanta gente idiota assim.. tal qual vc ironiza sempre como.agora …do tipo (voz meio.em falsete) “oh coitado do Ayrton…” ???

..acho.que não né…..

Segafredo
Segafredo
5 anos atrás

Só uma coisa Flávio…………..Vc não conseguiu argumentar, em defesa da Benetton, em nenhum momento! Onde há fumaça, há fogo……e no caso da Benetton tenha certeza que era uma fogueira!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Entendeu o que matou Senna? Foi o Sistema de Direção Assistida, proibido pela FIA, que estava instalado nos Williams. A prova disso é que desligaram o sistema no carro de Hill, logo após o acidente!
Por isso ele passou reto na Tamburello. Senna morreu devido a uma pane de uma parafernália proibida!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

Ué?

No outro post você disse que ele estava tentando andar mais que o carro. Agora que diz que foi uma falha mecânica.

Você é o que? Bi?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

Senna correu mais que o carro e isso acabou desativando o Sistema de Direção Assistida que, com certeza, não suportou a tocada.
Sabe como é, esses sistemas proibidos não costumam aguentar o tranco.

Ubiracy
Ubiracy
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Se tinha fogo, não sei.
Mas tinha o Flavio Briatore, que não era santo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Reveja o video na hora que o Flavio fala sobre o reabastecimento…

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
Reply to  Segafredo
5 anos atrás

Você está falando do acidente do Jos Verstapen nos boxes?
Aquilo mostrou uma ilegalidade no carro deles, inclusive.
O abastecimento da Benetton era mais rápido por causa da falta de uma peça padrão para, justamente, evitar incêndios.

Naquele campeonato, apesar das falcatruas, era inegável que o alemão era melhor piloto que o Hill.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Vc diz que o Schukrute era melhor que Hill..?? Respeito mais não concordo, acho apenas que o tedesco tinha um carro melhor(ilegal, mas melhor) que a Williams em 94 e 95…mesmo assim teve que bater no Inglês pra faturar um desses campeonatos. Simples assim.

Sobre os argumentos do Flávio sobre as ilegalidades da Benetton…..em nenhum momento do vídeo ele consegue provar/argumentar que não ocorreram. Fica tudo na base do “imagina”….kkkk

Paulo Pinto
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Sistema de Direção Assistida. Explique essa, Sennafredo!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Nunca dei importância para mitos como esse………..o único mito que realmente veio e impressionou foi Ayrton!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Um “mito” que impressionou demais!

Primeiro título ganho pelo regulamento.
Segundo título ganho batendo do companheiro.
Terceiro título ganho vencendo o “inglês burro”, como dizia Piquet.

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Não fala dos títulos “arrumados” do falecido, que a viúva pira!

Alberto
Alberto
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Quantas asneiras…. não da para comparar os caras de hoje com dos anos 80/90.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Pirou tanto que nem respondeu.

Paulo Pinto
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Não adianta! Senna é intocável para esse fanático.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

….responder alguém que diz que ganhar um título pelo regulamento seria algo pra se qustionar???? Vc é uma piada mesmo, Em qual realidade vive? Passivo de questionamento seria um título ganho fora dele, como o de 94….!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Imagine que teríamos de desconsiderar todos os títulos obtidos desde que o regulamento previa descartes, hora?? Que se não me engano isso foi até 1991

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Um t[tulo ganho nos descartes é um título descartado!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Atenágoras Souza Silva
5 anos atrás

Resposta à sua altura einh…?? kkk
Perfeito bobo-pinto!