1000 (2) – AVE, ALFA!

alfa158

RIO (alguma maldição se abateu sobre esta cidade) – A Alfa Romeo escolheu um ótimo ano para voltar à F-1 com equipe própria. Afinal, foi ela que venceu a primeira corrida da história da categoria, no dia 13 de maio de 1950 em Silverstone. Domingo, o “cuore” estará no grid do milésimo GP.

Nos releases do time ítalo-helvético distribuídos nesta semana em Xangai, um pouco da história da primeira temporada da F-1 tem sido contada para os fãs da marca com textos e fotos. Reproduzo o breve relato do GP #1 nas palavras da Alfa Romeo:

A primeira corrida da história da Fórmula 1, o GP da Inglaterra em Silverstone, aconteceu no dia 13 de maio de 1950 e incluiu um barão suíço, um príncipe tailandês e um conhecido músico de jazz. 120 mil espectadores se postaram ao lado da pista no dia da corrida, o mais importante de todos tendo sido Sua Alteza Real o rei George VI, que foi ver a prova junto com a rainha Elizabeth. A Alfa Romeo 158 podia ser um modelo já antigo, com 13 anos de vida na ocasião, mas com seu motor 1.5 ‘supercharged’ ainda era o carro a ser batido, o que ajudou a fábrica italiana a inscrever na história três dos maiores nomes daquela época: Giuseppe ‘Nino’ Farina, Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio — conhecidos como ‘os três Fs’. Depois de 70 voltas, Farina venceu com 2s6 de vantagem para seu compatriota Fagioli. Mas foi o britânico Reg Parnell, e não Fangio, quem completou o pódio todo de Alfa Romeo em Silverstone. Os pilotos da equipe, consequentemente, dominaram a temporada com Farina conquistando o título depois de sete corridas, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
5 anos atrás

A Alfa Romeo ocupou as duas primeiras filas na largada, chegou nas três primeiras posições (pódio completo) e ainda fez a volta mais rápida com Giuseppe Farina, que conquistou mais um pontinho além da vitória. E para encerrar com fecho de ouro o GP #1, liderou totalmente a corrida com Farina, Fangio e Fagioli.
Em relação ao campeonato de 1950, os pilotos da Alfa Romeo ocuparam as três primeiras colocações.

Sem dúvida alguma, foi o primeiro carro de outro planeta na Fórmula-1.

Gerson Patriani
Gerson Patriani
5 anos atrás

Maldição é a raça de políticos que existe e sempre existiu neste país. Em todos estados e municípios sem exceção. E não importa o expectro ideológico dos fdps. Tudo o que fazem é destruir o futuro do país do futuro. E, infelizmente, estes políticos são apenas reflexo da torta civilização tupiniquim. Falando do Rio: o caos foi oficialmente implantado nos anos de Brizola.