1000 (4) – HISTÓRICA, COMO NÃO?

xan192
Bottas acena para o público: sétima pole, justo no GP 1.000

RIO (ah, as madrugadas…) – Quis o destino — e a Mercedes, e o pé direito dele — que a pole do milésimo GP da F-1 ficasse com um piloto que, muito provavelmente, não entrará para a história como um dos maiores de todos os tempos. Nem de alguns dos tempos. Um piloto normal, segundão clássico, discreto e eficiente. Nada mais que isso.

Valtteri Bottas é o cara que larga em primeiro no GP 1.000 — goste-se ou não dele, num momento histórico. Foi apenas a sétima pole de sua carreira, todas pela Mercedes, que defende desde 2017. No mesmo período, seu companheiro Lewis Hamilton marcou 23. O finlandês é daqueles caras que têm alguns momentos de brilho, eventuais. Foi assim na Austrália na abertura do Mundial, prova que dominou de cabo a rabo. Fará o mesmo em Xangai?

Depende, como sempre, da largada. E a Mercedes não terá vida fácil. A Ferrari mostrou mais velocidade de reta desde sexta e essa é a preocupação dos alemães. A corrida está aberta, sem favoritos claros.

Curiosidade do grid definido hoje: nas dez primeiras posições, as cinco filas serão formadas por duplas das mesmas equipes. Tem Mercedes na primeira, com Bottas e Hamilton; Ferrari na segunda, com Vettel e Leclerc; Red Bull na terceira, com Verstappen e Gasly; Renault na quarta, com Ricciardo e Hülkenberg; e Haas na quinta, com Magnussen e Grosjean.

Walter Sapattos cravou a pole com 1min31s547, 0s023 à frente de Luís Amilton. Recebeu elogios do parceiro, que começou mal o fim de semana, mas se acertou na classificação. Os ferraristas ficaram 0s3 atrás, uma piscadela — anos atrás li que um piscar de olhos dura três décimos de segundo; nunca conferi, mas uso esse dado o tempo inteiro, até porque a gente pisca tanto que é bem provável que algumas vezes dure isso mesmo, exatos três décimos de segundo.

A dupla da Red Bull teve desempenhos bem distintos, apesar da proximidade no grid. Verstappado foi 0s841 mais rápido que Pedro Galynha, que continua apanhando do carro e de Helmut Marko, aquele poço de sabedoria e boa educação. Como dito ontem, a Renault ocupa a posição de líder do segundo escalão. Rick Iardo foi o sétimo e Heisenberg, o oitavo. A dupla da Haas nem fez tempo no Q3, acho que para poupar pneus. Celsius Magnussen parte em nono e Romano da Granja, em décimo.

xan193
Albon: batida forte no terceiro treino livre e perda total no carro

A turma que empacou no Q2 foi formada por K-Vyda Loka, Perecito, Raikkonão da Massa (a última vez que não passou para o Q3 fora na Hungria em 2016, interrompendo uma série de 53 provas seguidas entre o top-10), Sainz Velocidad e Mini Norris — a McLaren decepcionou. E no Q1 ficaram Strollvenga, Jorge, o Russo, Roberto Kumbica e dois que nem marcaram tempos, a saber: Toninho Giovanelli teve algum problema mecânico não revelado e Alexandre Tudo Bon deu uma panca forte no último treino livre e a Toro Rosso está até agora construindo um carro novo para ele.

Só por isso a Williams não ficou com a última fila de novo. Williams que teve na sua garagem a presença do sócio-fundador do time, Patrick Head. Ele foi um dos responsáveis pelos grandes momentos do time nos anos 90, mas estava afastado dos autódromos desde 2011. Foi chamado agora para ajudar, na condição de consultor.

Milagre, no entanto, Patrick não faz.

xan194
Head ao lado de Claire Williams: nem uniforme colocou, para não se comprometer

Os cinco primeiros no grid largam na madrugada de amanhã com pneus médios. Vão adiar a primeira parada numa corrida que deve levar os pilotos pelo menos duas vezes aos boxes. Vai depender um pouco da temperatura, mas é o mais provável. Olho em Verstappen no início. Ele não gosta de esperar muito para tentar ganhar posições. Os demais não assustam. No fim das contas, teremos Ferrari e Mercedes no pódio. Se Max conseguir se meter entre os três primeiros, apenas provará, mais uma vez, que é um moleque foda.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marmelada-44
Marmelada-44
4 anos atrás

Não adiantou nada! Esse inglês pilantra poderia ter deixado o Bottas pular na frente e vencer a corrida. Assim ele pagaria a vitória que abocanhou na Rússia ano passado.

Flavio padilha
Flavio padilha
Reply to  Marmelada-44
4 anos atrás

Marmelada! 2019 vai ser duro…você vai ter que comprar uma farmácia…Hamilton vai ganhar umas 15 provas e você vai ser promovido a bananada. abração!

Marmelada-44
Marmelada-44
Reply to  Flavio padilha
4 anos atrás

Só serei promovido a bananada quando a vitória roubada na Rússia for devolvida. Enquanto isso serei Marmelada-44.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
4 anos atrás

Aquele carro não chegou a ter perda total. Mas se quiserem, tem lugar para aquela carcaça na garagem de casa.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

E nada parece parar esse safado do Hamilton. O cara é uma pedra. E uma pedra de gelo. O Bottas até tenta encorporar o Nico mas o Hamilton que o Nico encarou e venceu em 2016 não era o Hamilton em sua versão monstro como está hoje. O Hamilton de 2016 pra trás era um grande piloto. Mas que vez ou outra botava tudo a perder. Já o Hamilton atual é ainda melhor e praticamente sem pontos fracos. Pois seu emocional é praticamente inabalável. Um dos 5 melhores de todos os tempos junto com Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio, Jim Clark e Michael Schumacher dos anos 90. E o próprio já fala em largar a F1. Só vai bater os recordes de Schumi e vai vazar.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Num falei que essa corrida ia ser chata? Se o grid de largada tiver nas 5 primeiras posições o quinteto(Mercedes, Ferrari e Verstappen) e a Mercedes estiver destoando do resto, esqueçam que a corrida vai ser uma bosta. Corrida de mais do mesmo. Com Lewis Mala Hamilton ganhando outra. E Ferrari fazendo jogo de equipe. Com as velocidades dos carros não muito altas nas retas, Mercedes melhor carro e o Hamilton inspirado desde o início do Campeonato, essa temporada de 2019 tá pintando uma bela duma porcaria.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Uai?!?!?! Quando Michael Chato Schumacher enchia o saco com a Se Ferra-ri, não me lembro de nenhum comentário deste. Ou Quando o Sebastian Mult21 Vettel ganhava tudo com uma Red Mula de outro mundo, não me lembro de reclamações. Quero a Mercedes ganhando tudo. Três dobradinhas nas três primeiras corridas. Pole e vitória na corrida 1.000. Quero mais! Agora, os torcedores da Se Ferra-ri e da Red Mula terão de aguentar a zoeira por mais algum tempo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Renato F1
4 anos atrás

Você quer mais, Sennafredo? A zoeira vai continuar? Uau!

CRSJ
4 anos atrás

O Bottas terá sua oportunidade de ouro de repetir sua performance da Austrália com essa Pole. A Williams está tão ruim que está arriscada a passar esse ano sem pontuar. Se a Ferrari não tiver uma carta na manga ficará atrás da Mercedes.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  CRSJ
4 anos atrás

A Ferrari e todas as demais equipes ficaram atrás da Mercedes nos últimos 5 anos. E ficarão mais um ano, o ano corrente.

CRSJ
Reply to  Alfredinho
4 anos atrás

A Ferrari a partir de 2017 sempre foi a rival mais próxima desperdiçando boas chances através dos seus erros, o pior é quando a Ferrari não erra o Vettel erra, assim a Mercedes e o Hamilton agradecem.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
4 anos atrás

Ler estes posts do Flávio é um momento de grande alegria,
Acho que é porque são tantos amantes da velocidade que estão ligados a tempos em torno de um cara especial.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

E incrível como esse carro de 2019 saiu bem ao contrário do que se previa no início. Se previa um segundo e meio mais lento que os carros de 2018. Realidade: Viram praticamente a mesma coisa de 2018 e um pouco mais rápidos. Se previa maior velocidade em retas que em 2018. Os picos de velocidades seriam mais ou menos como os de 2014 ou de 2016 no melhor dos casos. Realidade: Os carros parecem andar menos em retas que os carros de 2017(que foram os carros da era híbrida mais lentos em retas). A maioria dos setups que olho da pista chinesa a velocidade não chega nem sequer aos 335(e nos setups de 2017 a velocidade ficava um pouco acima dessa marca). E a velocidade máxima do Hamilton no retão foi de ridículos 317km/h(foi o que apareceu na tela da Globo). Que decepção! Vontade de parar de acompanhar vendo a F1 retrocedendo em velocidade.

Fabio Soares
Fabio Soares
4 anos atrás

kkkkkkkkkkk nem vestiu o uniforme da equipe para não se comprometer.
Rpz da pra ter uma noção de como o Hartley era ruim tendo levando um vareio da Gasguita.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Pra irritação de Flávio Gomes e muitos outros cotados, Ayrrrrrton Senna do Brasiiilll foi mais uma vez citado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas relevem gente. É o milésimo GP da história. Falar do Senna nessas condições dá pra engolir vai? Bottas pilotando o que nunca pilotou até hoje. Parece mesmo ter incorporado o Rosbife e desse jeito Hamilton vai sofrer mais com ele do que com o Alemão. O Bottas parece ser mais frio e mais controlado. E Mercedes nitidamente melhor que o resto. Fico com a impressão que enquanto não haver abandono de Mercedes, Ferrari e Verstappen, o top 5 das corridas sempre será esse. E por isso não espero uma grande corrida na parte de cima. Talvez haja algumas mudanças entre esses 5. Assim como é bem possível não ter nenhuma mudança entre eles. Acho que não vou ver o GP 1000.

Roberto Santos
Roberto Santos
Reply to  Comentarista Crítico
4 anos atrás

Li uma entrevista do Galvão certa vez dizendo que ele sempre vai arrumar um jeito de lembrar do Senna em todas as transmissões. Então o único jeito de não querer ouvir do Senna durante a corrida é não acompanhando a transmissão da globo quando o Galvão narrar kkkkk

Marcos POF
Marcos POF
4 anos atrás

Oi Flavio,
O Verstappen também larga de médios. Normalmente ele conserva bem os pneus, pode surpreender trocando só uma vez, terminando a corrida com os duros….
E “Celsuis” Magnussen foi muito boa!
Abs,
Marcos POF

Tulio
Tulio
4 anos atrás

Como a Claire tá igual ao pai nessa foto!

karlo
karlo
4 anos atrás

Tem tudo pra ser uma corridinha chata.
Boa para gravar e assistir de manhã.

Roberto Santos
Roberto Santos
Reply to  karlo
4 anos atrás

Tendência de mais um passeio da Mercedes…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Roberto Santos
4 anos atrás

Será uma ótima corrida, então.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Roberto Santos
4 anos atrás

Foi uma ótima corrida para as Mercedes, Sennafredo!
Tá felizinho agora?

Vicente
Vicente
4 anos atrás

Flávio, segue uma sugestão para se referir ao Grosjean. Em vez de Romano da Granja, que tal Romã Croissant?

TYRRELL
TYRRELL
4 anos atrás

Já pararam para pensar que Schummy venceu 9,1% das corridas de F1?

Roberto Santos
Roberto Santos
Reply to  TYRRELL
4 anos atrás

Mas a cada GP que passar esse percentual vai diminuir. Um percentual mais preciso e “fixo”: Das 306 corridas que disputou, ganhou 91. Ou seja, ganhou 29,73% das corridas que disputou. Se desconsiderasse as 58 corridas que fez após sua volta da aposentadoria, teria um percentual de 36,69% de vitórias. Por curiosidade, calculei o percentual do Senna e deu 25,46% de corridas ganhas dentre as 161 que disputou.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  TYRRELL
4 anos atrás

Quando se aposentou era bem mais do que 10%… o Alemão é um assombro!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  TYRRELL
4 anos atrás

Está brincando, jura?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Os percentuais, assim como os números, não mentem.

Entendeu, “viúva”?

Segafredo
Segafredo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

A Fórmula 1, nesse sentido, é o esporte mais mentiroso que se conhece.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Ah, Sennafredo… você falou, tá falado! Virou lei.

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Segafredo
Segafredo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

É bom……. quem não enxerga os fatos, tem de aprender com quem entende mesmo! Aqui no blog tem uns caras que manjam, com visão aberta, focado no esporte e nos fatos sem distorções…..mas infelizmente tem muito marmanjo que sóooó por Deus!

“Não admitir o óbvio por conta de torcer pra fulano ou ciclano, não ta dando mais”. ……mas a minha luta continua, a não ser que o Flávio me expulse, tudo bem, a gente tem de aceitar!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Explique então, Segafredo, como você consegue amar um esporte tão mentiroso?

Segafredo
Segafredo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

É mais um vício do que amor……….se não fosse assim, como eu iria zoar esses Schukrutes durante todos esses anos?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Zoar quem ganhou doze títulos?

Segafredo
Segafredo
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Mesmo se fossem 30 títulos, se conquistados da maneira como foram, não escapariam da zoeira!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
4 anos atrás

Entendeu porque você vive na Matrix? Não aceita a realidade.