A cidade dos trailers

São Paulo é uma cidade muito besta em algumas coisas. Foi a conclusão a que chegamos eu e Silvio Lancellotti (dispensa apresentações) quando voltávamos da TV de noite. Um estrangeiro desavisado que desembarcasse aqui se espantaria: “Oh, como vocês viajam!”, diria, olhando para a bunda dos carros. E ao espanto do interlocutor, justificaria: “Todo mundo aqui reboca trailers!”.

Pois é. SP é a cidade com mais engates instalados em carros per capita do mundo. Qualquer ximbica tem engate. Para puxar nada, evidentemente. Quando comentávamos tal infantilidade dos motoristas paulistanos, passou por mim um Ka 1.0 com engate. Para puxar o quê? Carrinho de bebê? Um Ka 1.0 mal consegue puxar a si próprio, vai carregar o quê?

Li que são vendidos mais de 10 mil engates por mês na cidade. A maioria nem faz a ligação necessária para transferir a um eventual reboque a corrente elétrica para as luzes de lei. Na verdade, o paulistano coloca engate em seus potentes Kas, Palios, Fiestas, Corsas, Celtas e Gols para sacanear os outros. Não há outra motivação. É para amassar o pára-choque de quem estaciona perto.

Conheço um monte de gente que coloca engate no carro. Acho ridículo. Pode parecer uma besteira menor, mas neguinho que coloca engate no carro para puxar vento dá uma demonstração inequívoca de desvio de caráter.

É isso: os engates são um símbolo do desvio de caráter dos habitantes de nossas metrópoles. Um acessório que tem como única função estrepar outrém.

Ergo nova bandeira, pois: mostre a língua a quem tem engate no carro. E vibre quando algum amigo vier lhe contar que levou uma pancada por trás que entortou seu chassi por causa do engate.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio J. Silva
Antonio J. Silva
14 anos atrás

ENGATES PARA FORD KA

Concordo com vc, engate para puxar o que, então experimente ter um KA, então vc tera a noção exata para que serve, existe muitos imbecis nas cidades, que so param de fazer manobra quando conseguem empurrar o carro da frente e o de tras, por algumas vezes ja mandei trocar parte do parachoque do meu KA, devido a estes bons motoristas talvez como vc.

Antonio Jesus Silva

Marina Pontes
Marina Pontes
14 anos atrás

Nem todo mundo usa engate para prejudicar os outros. Eu, por exemplo, coloquei um no meu corsa 1.0 para poder carregar a minha bike e a do meu marido para as trilhas que fazemos em diversos locais pelo interior do Estado. O pior do brasileiro é simplesmente generalizar a situação, desconsiderando casos específicos, mesmo aqueles que possuem um mínimo de cultura e discernimento nao escapam a tal vala comum. Não bastam novas leis ou punições severas se não há fiscalização, é necessário, antes de tudo, conscientização de cada cidadão para agir com probidade e respeito pelo próximo. E, antes que algum desavisado fale, isso não é papo de crente, mas não custa nada ser um pouco cristão de vez em quando.

Tarcísio Bruno Guidi
Tarcísio Bruno Guidi
18 anos atrás

Caro Flávio.
Devo admitir que cada dia me torno cada vez mais seu fã. Concordo plenamente que os engates sinalizam desvio de caráter de quem adere a eles.
E olha que nem me ameaçam diretamente, pois estou sem carro atualmente…
Ridículo gastar dinheiro para prejudicar o próximo à toa. Onde esse mundo vai parar?
Abraços a todos.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Flavio, tradicionalmente concordo com suas opiniões.
Mas essa do engate foi de doer…Acho que a moça lá em baixo é que falou a melhor, “cara vc tá ficando ranzinza !!!

Paulo
Paulo
18 anos atrás

Só para efeito de estatística: só 3 dos 66 comentários até aqui citaram a utilização do engate para usar com suporte de transporte de bicicletas. O meu foi instalado exatamente com esta finalidade, mesmo ciente dos riscos. Não gosto de tranportar a bike no teto. Simples.

Patricia
Patricia
18 anos atrás

E u amo engate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz Franco
Luiz Franco
18 anos atrás

Boa Gomes!
Tem de bater duro nessa gentalha,fruto do salve-se quem puder paulistano. E aqui vai um aviso: Quem for sair de Sampa, aproveite e saia andando, porque os outros vão ter que sair correndo.

P.Q.P
P.Q.P
18 anos atrás

Vão a M….tenho um Celta e não tem engate, mas vou colocar só pra ver se acho algum karman Guia parado pra arrebentar com a frente dele…cada um com sua mania..se tem gente que gosta de gastar um fortuna com ferros velhos tem outros fazendo outras besteiras….cada uns com seus problemas F.G.

fernando figueiredo
fernando figueiredo
18 anos atrás

Meu caro,

Pelo visto seu Ka tinha algum problema, pois possuo um 1.0 completo para uso na cidade e o mesmo se encaixa como uma luva nas nescessidades diarias.

Mais não fica a dever nada pra nenhum caro (passo muito caro 1.6 em subida, devido ao escalonamento das marchas,2º e 3º, longas).

Quanto aos engates, deveria notar que são uma faca de dois gumes, pois a maioria é fixada, ou melhor, parafusada na caixa de estepe dos carros, e que no caso de uma “encostada” provoca danos maiores que os provocados quando feitos ao parachoque (que é projetado para absorver esses choques).

E usar esses reboques é impossivel, pois o local correto para a colocação do mesmo é a estrutura da suspensão do veiculo.

Então quem coloca engate para tirar vantagem na verdade esta se expondo a um prejuijo maior.

engate
engate
18 anos atrás

Isso me lembra uma mania ridícula de algum tempo atrás, que era colocar um farol de milha na traseira do carro, pra obrigar o que vem atrás baixar o farol alto…
um errado pra corrigir outro errado.
ou, pior a emenda que o soneto.

Clay
Clay
18 anos atrás

e engate deixa qualquer carro muuuito feio ! ! ! Detona qualquer design . . .e, na maioria das vezes, esconde o “carapicuíba ” da placa . .

Webber
Webber
18 anos atrás

Vou colocar um engate de reboque!!!
1) Domingo 04 de dezembro – Estou na praça domingo de tarde tomando meu chimarrão com os amigos (sim, para quem não conhece, em Porto Alegre, como não temos praia a diversão é ir tomar chimarrão nas praças) e meu carro está estacionado ali perto… de repente vejo chegar um gol rebaixado e com o som alto, o cara vai estacionar atrás do meu carro entra na vaga e bam!!! bate na trazeira de “sacudir” meu carro, Ok, não foi nada penso.. isto acontece…
2) Sexta feira, 16 de dezembro 11h da manhã, estou no centro de Porto Alegre e … adivinhem…
Depois de colocar meu carro (uma corsa SW 1.6 99 inteirinha inteirinha) em uma vaga da “área azul” chego e vejo que um famigerado palio preto encostou (literalmente) na trazeira e detonou (detonou mesmo não sai nem com o melhor dos polimento) meu parachoque trazeiro.
A solução: amanhã mesmo vou colocar um engate de reboque.
Quem tem desvoi de caráter eu ou os inéptos que batem na trazeira ao estacionar? Eles é claro. Coloca um engate de reboque prá ver se encostam naquele ferro, não encostam não pois vai estragar o lindo carro deles!!!
E danem-se os que acham que engate de reboque não serve para nada (desculpe Fábio Gomes sou seu fã, mas esta não deu para segurar…)

Saudações tricolores,

Júlio Webber

Ford Ka
Ford Ka
18 anos atrás

Aviso ao que não conhecem…
Existem 2 motorizações para o Ka:
-anterior a 2000, que não tinha motor nem para levar o carro ladeira abaixo…
-depois de 2000, Zetec Rocam, melhor que muito 1.3 ou 1.4 no mercado, e o baixo peso do carro (não deixa de ser uma caixinha de fósforos) deixam o Ka o mais rápido dos 1.0 do mercado…

Fernando Nunes
Fernando Nunes
18 anos atrás

olá Nilton Lopes

voce faria um bem muito grande se indicasse o google para o Gomes, muito provavelmente ele desconhece. quem tira conclusões definitivas no trajeto de casa para o trabalho e não pesquisa nada sobre o assunto, no minimo é irresponsável.
” antes de acionar a boca , ligue o cerébro”

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Todo mundo sabe em São Paulo que engate virou moda, aposto que uma minoria o usa para puxar alguma coisa, carro 1.0 então, mal consegue arrastar ele mesmo. Quem usa o engate como Reboque o usa da maneira adequada, quem não reboca nada é para enfeitar o carro ou para fo.der quem bate atrás. Enfim, cada um com seus problemas mas que não é politicamente correto não é mesmo.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
18 anos atrás

Olá Gisele.
Se vc ler o que escrevi com atenção vai perceber que não tenho nada contra quem tem engate e efetivamente usa, mas o que acontece é que a tal peça virou moda de uns tempos p cá e reboques e trailers não, portanto a esmagadora maioria dos engates em questão é um “enfeite” inútil que só serve p lesar os outros e as vezes o próprio dono do carro com o acessório. Por isso o desafio está de pé, alguém tem algum argumento técnico pró uso do engate sem que seja o seu devido fim?
E numa boa, acho essas discussões úteis, elucidativas, mas não tem nada a ver gente que fica jogando pedra por jogar, dizer que fulano é pseudo profissional, que isso, que aquilo. Não sou advogado do Gomes, mas quando o assunto é automóvel todo mundo acha que manja muito. A informação está aí, a um clique do Google. Tem comentário do Gomes, tem coluna do Bob Sharp (p quem não conhece esse manja muito de carro), já saiu máteria na Vejinha sobre engate. Falar é fácil, saber do que está falando são outros quinhentos…

Gisele
Gisele
18 anos atrás

Querido Nilton Leite, quem foi que te disse que as pessoas não usam o engate para rebocar? Elas rebocam,só não arrastam suas carretas o dia todo,o tempo todo.

Matheus
Matheus
18 anos atrás

Vocês que são contr engate são todos uns tolos…concordo com o colega Admilson : Gomes é pseudo jornalista sim!!!!

Piloto de Trator
Piloto de Trator
18 anos atrás

Conheço um amigo que machucou o tornozelo por causa de um engate. Sabe como é né…. dia de chuva, aquela garoa fina, e o cara tentou passar no meio de dois carros estacionados “quase grudados”. Resultado: chão.
Disse que aquilo é pior que trava de chuteira de zagueiro argentino. Por isso, em defesa de meu amigo vitimado por tamanha imbecilidade do povo paulistano, faço coro a campanha: Abaixo ao Engate!!!
Mas que deve ter sido engraçado isso foi !!

Pedro Leite
Pedro Leite
18 anos atrás

Quem tem engate e não reboca nada deveria sentar na bola e se “engatar” !!!!!!!

Nilton de Sousa Lope
Nilton de Sousa Lope
18 anos atrás

Enfim, não dá. Lendo todos os argumentos contra e contra-contra engates, afinal o que tem de pró? Onde há vantagem de se ter um engate sem usá-lo para o devido fim, liberdade, moda? O perigo disso é justamente os equipamentos produzidos por empresas de fundo de quintal. Muitos motoristas, interessados em apenas um pedaço de ferro atrás do pára-choque, não se preocupam em comprar um engate que lhes dê o mínimo de segurança. Peças de má qualidade podem causar estragos que comprometem a carroceria, mesmo se a batida não for forte. Em situações extremas, rasgam a lataria ou entortam o chassi do veículo. As partes dianteira e traseira de um automóvel absorvem parte do impacto que seria transferido aos ocupantes em caso de colisão. Um elemento metálico e reforçado, instalado no chassi ou em outra parte estrutural, torna imprevisíveis a deformação do carro e a absorção do impacto em um acidente, tanto no automóvel que bate quanto no próprio atingido. Ah mas que se dane quem bate atrás! Bem Gerson lembre que nem toda colisão a culpa é de quem bateu atrás, e se você estacionando danificar o carro alheio na manobra? Que se dane também? O pedestre bateu a canela? Que se dane, prestasse atenção! Mas espera aí, Na lei de Gerson a gente tem que levar alguma vantagem, mas qual é ela mesmo? Liberdade de instalar ou não, liberdade de ter o próprio carro amassado, de amassar o dos outros, liberdade de ficar com o pescoço dolorido, liberdade de machucar o pedestre burro que não presta atenção? Alguém aí, tem um argumento técnico pró engate, a não ser o seu devido fim é claro, para provar que não é só contra quem é contra e que pesquisa o assunto antes de opinar ou vai apelar para a liberdade de dizer besteira? Se optar para a apelação, o assunto morreu…

Obs. 1: Já tive Ka, nada contra gostava muito, anda bem “no plano”, por causa do peso potência é uma delícia no trânsito urbano, mas retomar de 80 para 100km na Imigrantes, mesmo que só com o motorista, é melhor ir para a direita e não amarrar fila. Serra de Maresias então…..
Obs. 2: Conheço o suporte de bicicletas que é preso no engate, nada contra também, está sendo usado para o seu fim mas cuidado com a instalação e a qualidade do engate! Um amigo tinha um engate fixado na caixa do estepe que amassou com o pesso de 3 bikes de downhill, uns 20kg cada.

Abraço à todos
alguns modelos encobrem a placa o que é proibido

Sérgio Maggessi
Sérgio Maggessi
18 anos atrás

realmente não concordo com alguns comentários do gomes, mas o q foi dito (q isso é um blig, ele escreve o q quiser) é fato. assim como só lê quem quer. criticar isso aki é uma coisa, criticar o cara como jornalista é outra.

ah, e outra: odeio kombis. bicho desgraçado, barulhento, fumacento q vira instrumento de um bando de animais aki no rio pra servir de lotada.

Rodrigo
Rodrigo
18 anos atrás

Aos q estão reclamando e falando besteiras! Isso aqui é um blig! o cara escreve o q quer! enfim… dane-se, nem conheço o cara, mas chamar de pseudo-jornalista é de ferrar! Vai para a concorrência então! tem um site ótimo no Pop sobre automobilismo que atualiza a cada 2 dias… muito bom!

Leandro
Leandro
18 anos atrás

Ainda por cima, os caras perdem a garantia da chaparia concedida pela fábrica.
Agora, o que essas pessoas aí que discordaram de você precisam entender que é que, como diz o Gerd Wenzel, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Uma coisa é você colocar o engate por necessidade e outra coisa é você colocar engate só para f* com os outros e nunca usá-lo da maneira para que ele foi feito. Esse pessoal todo que te criticou deve ter engate no carro para ver a desgraça alheia.
Abraços

ADMILSON
ADMILSON
18 anos atrás

a capacidade não-escrever nada é uma coisa que me surpreende. quem não pensa bem, com certeza não escreve bem. determinados ” jornalistas” fazem análises superficiais sem sentido. tem todo direito de expressar sua opinião, mas isso não pode ser chamado de crítica muito menos de matéria. o que está fazendo é uma agressão a inteligencia, uma violencia contra o jornalismo. muito provavelmente representa uma “elite” com mais de 500 anos de atraso. “puxar nada” não, talvez sirva para rebocar pseudo-jornalistas, ou talvez já tenha servido, pois deve ter levado uma pancada e entortado o cérebro invés do chassi. mas ainda hei de superar e deixar de ler tolices.

Gabriel F
Gabriel F
18 anos atrás

Ergo nova bandeira: mostre língua a joralista que escreve besteira!!!

Michela
Michela
18 anos atrás

Senhor Kako…Sem comentários para vc meu querido…por isso mesmo que esse país é essa pobreza…gente que pensa pequeno.

Kako
Kako
18 anos atrás

Ou seja, hoje vou encher de pregos o parachoque da frente do meu carro para ajudar no sustento das famílias que trabalham nas metalúrgicas…depois o Flávio que é ignorante?

Rondineli
Rondineli
18 anos atrás

Caro Sr Gomes ;

Pelo visto , há muito tempo o sr não viaja ao exterior. Já existem multinacionais fabricando engates , o caso da chinesa CFA Towing System que fabrica mais de um milhão de engates por ano e vende em mais de quarenta países. Agora que as empresas brasileiras de engates estão começando a ganhar corpo o sr vêm com um comentário desses? A propósito , qual é o preço da sua opinião? Afinal de contas , no Brasil as capas das revistas e dos jornais todas tem um preço . Vai saber se essa sua opinião é sua mesmo.

Michela
Michela
18 anos atrás

Vocês estão é com inveja de quem ganha dinheiro com isso! Com já diz o ditado : NINGUÉM CHUTA UM CÃO MORTO!

Michela
Michela
18 anos atrás

Senhor Gomes…ao ivés de ter escrito sobre os “malefícios”(na sua opinião) do engate,porque não escreveu sobre o que as empresas de engates de todo o Brasil geram pra ecoomia brasileira? Ao certo você iria sustentar as milhares de famílias que sobrevivem da comercialização do engate. Vá escrever algum texto que agregue algum valor a quem lê!!!

Claudio Roberto Barc
Claudio Roberto Barc
18 anos atrás

Éssa do engate foi boa aqui em Curitiba tambem tá infestado desta praga.Ah tive o prazer da vibrar quando um amigo levou uma pancada por trás e intortou o chassi do chodó da vida dele ou seja seu bélo Astra Gsi preto.Foi bem feito para elê afinal que avisa amigo é.

Samuel Reuse
Samuel Reuse
18 anos atrás

Na Argentina, engate para fora do pára-choque dá multa. Comprovei isso em recente viagem ao país. Claro, o policial queria mesmo era achacar, mas estava lá, no Código de Trânsito Argentino, ele nos mostrou…

anonymos_sem-email
anonymos_sem-email
18 anos atrás

Aliás… acho que um país atolado na mer** como este devia ter engate e pegar carona num país melhorzinho, do tipo argentina, rússia, etiópia ou iraque…

anonymos
anonymos
18 anos atrás

RANZINZA AO CUBO!
Vou até parar de ler pra ir colocar um engate no meu Pálio EDX 1.0 ano 1998.

julio ribeiro
julio ribeiro
18 anos atrás

O Gomes larga a mão de ser ranzinza!!!!!!!!!

Machinist
Machinist
18 anos atrás

Essa moda de engate começou em 2001 com a desculpa de que o objetivo era proteger o pára-choque trazeiro daqueles motoristas não menos irresponsáveis que ficam grudados na trazeira do carro da frente. Acho que em Sampa isso ficou bem fundamentado visto que a cidade vive engarrafada. O problema é que esse argumento já foi dissolvido numa moda inconsequente. Já foi provado em revistas especializadas que o reboque pode entortar o chassi do carro em caso de batida. Ou seja, pra quem leva uma por tráz em alta velocidade o prejuizo pode ser maior. E em baixa velocidade, numa manobra, ninguém quer bater noutro carro, onde este venha a ter ou não o engate, já que os arranhões serão nos dois carros. E tem um outro agravante: esses engates são mal colocados, somente pra efeito estético. Ou seja, é uma moda burra.

Geraldo
Geraldo
18 anos atrás

O Justiceiro, pega sua marretinha e conserto o nosso pais do mensalão tambem, já que na sua opnião a coisa se resolve na pancada. Procure ajuda profissional, voce está precisando….

rODRIGO
rODRIGO
18 anos atrás

Aqui em Brasília também temos este problema. Eu mesmo já sofri por causa de um engate. Aqui o pior são as peruas de lotação, colocam quebra-mato e só não colocam engate porque o para-choque das vans são bem fortes. Agora, van de lotação usar quebra-mato… É por essas e outras que o país não vai para frente. Eita cultura fraca

ROGERIO BH
ROGERIO BH
18 anos atrás

Acho que o Flavio Gomes foi infeliz nessa.
Muitos, inclusive eu, usam o engate para o suporte de bicicleta. E ainda tenho um barco para puxar.
E se o cara estoura a canela……burro dele que nao sabe por onde anda….
É muito pior o “quebra-mato” que vem até de fábrica dos carros dito “adventure”…em caso de atropelamento é uma belezura.
Fora os quebra-matos gigantescos colocados em camionetes….
saudações celestes

Justiceiro das ruas
Justiceiro das ruas
18 anos atrás

É por isso que sempre ando com minha marretinha de mão… quando vejo um panaca de engate ameaçando o pára-choque de algúem, dou-lhe uma pancada pra sujeito pensar duas vezes em se tornar mais egoísta… além da conta do chassi entortado…

Felipe Leite
Felipe Leite
18 anos atrás

Isso já deu até música – do Pato Fu:

UH UH UH, LA LA LA, IÉ IÉ!
(John)

As pessoas tem que acreditar
Em forças invisíveis pra fazer o bem
Tudo que se vê não é suficiente
E a gente sempre invoca o nome de alguém

UH UH UH, LA LA LA, IÉ IÉ!
UH UH UH, LA LA LA, IÉ IÉ!
UH UH UH, LA LA LA, IÉ IÉ, IÉ IÉ!

Acho muito caro o que ele tá pedindo
Pra eu ter muito mais sorte e menos azar
Acho muito pouco o que tenho no bolso
Pra ver o sol nascer não tem que pagar

É certo que o milagre pode até existir
Mas você não vai querer usar
Toda cura para todo mal
Está no Hipoglós, Merthiolate e Sonrisal

Quem tem a paz como meta
Quem quer um pouco de paz
Que tire o reboque que espeta
O carro de quem vem atrás

fernando
fernando
18 anos atrás

cara se nao tem o que escrever, nao fala nada, mas comentar engates nos carros e ridiculo, pq nao conta alguma historia legal ao inves desse
comentario pifio

TRS
TRS
18 anos atrás

Tem pessoas q gostam de kombi…
e tem outras q gostam de engate…

cada uma tem direito de gostar do q quiser.

PS: não tenho engate no carro, nem muito menos pretendo comprar uma kombi.

carlos augusto
carlos augusto
18 anos atrás

acho estranho alguem dizer que ” só serve para machucar as canelas” , só quem anda preocupado com quem ganha dinheiro com engate, para arrumar as canelas nos mesmo, bem feito!!!

Fabio RC
Fabio RC
18 anos atrás

Deixa ver se entendi: quer dizer que paulista gosta de ser engatado? :-))
E eu que pensava que isso era coisa de gaucho!

Tô brincando, hein gente? :-P

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Que se dane o engate, é coisa de ignorante, mas só informo aqui que o Ka Zetec Rocam é rápido tambem em arrancada e retomada, não apenas em final e outra coisa, generalizar, como ele generalizou no texto, não é legal

edit: encerro aqui esta discussão, um dos meus carros veio com engate, porque o 1o. dono comprou, e colocou, eu mandei tirar

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Que se dane o engante, é coisa de ignorante, mas só informo aqui que o Ka Zetec Rocam é rápido tambem em arrancada e retomada, não apenas em final e outra coisa, generalizar, como ele generalizou no texto, não é legal

Nilton Lopes
Nilton Lopes
18 anos atrás

O engraçado é que quem usa engate sem a necessidade de rebocar algo argumenta que usa para proteger o parachoque, “para-choque”, saca o nome da coisa! Uma peça desenvolvida para absorver pequenos impactos sem nenhum estrago (dê ou leve um “toto” a 10km/h sem e com engate para ver a diferença) ou para distribuir uniformemente um mais forte e evitar lesões ao pescoço dos ocupantes. Portanto não é questão de liberdade de escolha como disse o Geraldo, e sim de falta de bom senso como quem colocava quebra mato para andar na cidade e felizmente foi proibido por causar mais danos em caso de atropelamento. Se engate protegesse alguma coisa, viria de fábrica.
Ah, e para os letrados que não conseguem interpretar texto, Ka até que anda bem de final, em estrada plana, só com o motorista, tanque vazio e sem bagagem, a idéia do engate é para rebocar peso, geralmente em viagens onde se pressupõe mais ocupantes e bagagem, se o torque do Ka mal agüenta a subida da Imigrantes (falo com conhecimento de causa), imagine nessas condições.

Junior
Junior
18 anos atrás

Uma vez um amigo meu Português veio ao Brasil e me perguntou tb ! “Pq todos usam bolas nos carros ?” Demorei até entender o q eram as bolas, kkk, mas depois me liguei que eram engates e respondi em tom ironico “É pq nossas estradas são maravilhosas, então todos tem trailers para viajar !”…. kkkk, e o pior é que meu carro tem engate, mas é pra levar a carreta da moto !