Toro Rosso com carro próprio

Antes de ir, notícia que será publicada daqui a pouco no Grande Prêmio: a Toro Rosso vai fazer um carro próprio em Faenza. A idéia inicial era usar o modelo da Red Bull deste ano, o RB1, antigo Jaguar, com Cosworth V10. Mas se a Super Aguri não pode usar o último BAR, por que a Toro Rosso poderia?

O fato é que o Pacto da Concórdia diz que cada equipe tem de ser responsável pela construção de seu próprio chassi. Usar carros velhos, feitos por outros, não pode. O que crava um punhal nas costas da Super Aguri de novo, na sua anunciada intenção de usar os chassis da Arrows de 2002.

Formidável frescura da F-1, essa história de não permitir o livre tráfego de chassis. Ainda mais agora que temos times A e B da Honda e da Red Bull. De qualquer forma, fica a pergunta: se a Toro Rosso pegar o chassi da Red Bull, der um tapinha aqui e ali, quem é que, na FIA, vai ter condições de afirmar que não é construção própria? Oras, é só arrancar o selo de homologação. Eu enganaria a FIA fácil, fácil.

O problema é que sempre tem um dedo-duro.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge
Jorge
18 anos atrás

pra mim essa aguri é palha,,, essa coisa de compra de chassi é duvidosa, assim como time a e b, quem viu o Norberto Fontana, com Sauber, se intromentendo na briga Schummy e Ville em 1997 sabe o que eu to falando

Valim F1
Valim F1
18 anos atrás

A Sauber já fez esse esquema de pegar um carro da Ferrari (se eu não me engano, foi a Ferrari de 2003) e deram uma modificada, adequaram ao regulamento, e falaram que um chassi novo. Inclusive teve alguma discussão sobre isso na época, mas depois morreu o assunto. Por mim, a TR deveria fazer isso mesmo. E a Super Aguri também, com a BAR de 2005. Pq se os japas entrarem com a arrows de 2002, vai ser patético.

wanderson ricardo ma
wanderson ricardo ma
18 anos atrás

só p’ra ter certeza, você não gosta do Nélson Piquet? por quê? E também porque estende isto ao filho?! Gosto do tu escreve, esta a razão das perguntas.

Josue Solino
Josue Solino
18 anos atrás

Sinceramente, acho que que deve estar adorando esta notícia é a Midland e acho que a BMW/SAUBER, porque a Toro Rosso com o RB1, já mostrou nos poucos teste que fez, que estaria abandonando a lanterna para ir para o bloco intermediário. Agora a pergunta: Quem ficaria com a rabeira do grid, hein?

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

O que é considerado chassi na F-1 atual? É como antigamente, que tinha uma chapona onde se grudava a suspensão, se montava o motor e todo o resto? Não né! Hoje em dia poderia se alegar que o motor é chassi também, tal é a integração das coisas. Câmbio também é chassi. Bico do carro, é aerodinâmica ou é chassi? Suspensão é suspensão? Radiador é aerodinâmica, motor ou chassi? Ou chassi é só o monocoque e pronto?

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Poderiam até mesmo urilizar o RB2 (o que ajudaria no desenvolvimento) com algumas mudanças “de fachada” só para passar na inspeção, e aí ao longo da temporada vão incorporando atualizações (afinal tem a justificativa de que na categoria tudo se copia) e aí pronto, carros muito parecidos

Eduardo S SP
Eduardo S SP
18 anos atrás

Pode até parecer sacanagem da FIA e das demais equipes (e até é, afinal seria uma a mais para dividir o bolo das cotas de media) mas talvez por ter o perigo de se usar um chassi largamente usado (por exemplo da Arrows) no qual a fadiga de material na fibra já deve ter sido intensa, vide aquela F399 que rachou ao meio numa pancada a menos de 250 km/h em Laguna Seca (num evento da marca)

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Como já foi dito o jeitinho sempre existe, alguns detalhes nem tão importantes assim podem fazer um projeto diferente, é só usar a imaginação.

REGINALDO SILVA
REGINALDO SILVA
18 anos atrás

Retificando
Toro Rosso…

REGINALDO SILVA
REGINALDO SILVA
18 anos atrás

Será que termos em breve na Fórmula 1 um briga de marcas de outros produtos que não seja de motores???
Toro Rosa é mais uma para atrapalhar o Alonso e o Shumi…

Leão
Leão
18 anos atrás

Acho que depende um pouco do ponto de vista. Pela questão do desenvolvimento, realmente se deve proibir e fazer com que cada equipe pesquise e desenvolva suas tecnologias. Mas a F1 vem com uma discussão muito grande quanto ao custo, se esta é a preocupação, comercializar chacis não seria uma boa solução? Até porque estes desenvolvimentos nunca irão acabar, com a entrada das montadoras competindo entre sí dentro e fora da F1, a venda de componentes será feita para parceiros e não para concorrentes, acredito que os desenvolvimentos podem até diminuir, mas não penso que seja tão prejudicial.

leonardo - curitiba
leonardo - curitiba
18 anos atrás

Flávio porque na numeração dos carros de fórmula 1 não tem o nº 13?

Karol
Karol
18 anos atrás

Bom, não é Brasil, mas vira e mexe sempre dá-se um ‘jeitinho’ na F1… não é assim que a Super Aguri vai correr? rs

antonio purri
antonio purri
18 anos atrás

eles estão certos ! a compra de chassis geraria uma tendencia de aperfeiçoar ao invés de inovar . pra que criar se é possivel comprar ? até porque comprar deve ser bem mais barato do que criar . grid cheio é bom , mas contrariar a essencia da F1 ( palco de pesquisas inovadoras tecnologias impensadas ) é , a longo prazo , perigoso . Pensem o que faz da F1 algo tão legal , e o que a diferencia das demais : é o charme dos rios de dinheiro , é o glamour proprio de se torrar milhões por um pedaçinho de plastico diferente que muda o fluxo de ar em 0,5 graus, uma mola feita de ziriquidum bicarbonado que é 0,001% mais eficiente e por aí afora…. Sou contra compra de chassis

Andre Dias
Andre Dias
18 anos atrás

Precedentes existem. E a Ligier e a Benetton de 95? Quem monta miniaturas de F1 sabe que é so pegar o modelo da Benetton e pintar de azul que sai uma Ligier. Se o tio Bernie deixar é só dar umas marteladinhas mesmo.

Herbert Antunes Roch
Herbert Antunes Roch
18 anos atrás

A FIA tem que acabar com essas frescuras de poder ou não, isso ou aquilo, pois ela é responsável por deixar a F1 cada vez mais monotona e sem competitividade o suficiente em relação aos velhos e bons tempos de Senna, Prost, Mansell…mas é isso aí ainda continuo sendo um apaixonado pelo esporte, mesmo sem ter um grande ídolo brasileiro como foi Piquet e Senna.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
18 anos atrás

Não é bem assim, Flavio. Deixa correr o dia pra vc acordar, hehehe ;-)

Vc disse tudo, os dedos-duros estão por aí e, além disso, Aguri e STR (Toro Rosso…) estão na mira dos fiscais da FIA. Eles olharão com mais “carinho” para estes carros na hora da inspeção.

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Você está enganado, ou se enganando… Imagina que acontece uma catástrofe, que os pilotos destruam os chassis, e outros precisem ser construídos… Como é que faz? E o projetista, será o mesmo que desenhou o carro anterior… Além do crash-test da FIA, onde com certeza seria tudo inspecionado… Mas, com certeza, esta não é uma regra legal, eu preferiria as os grids inchados, com a baba, e a qualificação com uns montes de carros. Se esta regra não existisse, facilitaria este sonho.

feltrin
feltrin
18 anos atrás

Patocida desalmado. Vou retaliar com uma campanha pelo Fim das Kombis (principalmente a diesel).

:o(

Rogerio BH
Rogerio BH
18 anos atrás

E a Super Aguri
vai ou nao vai?
esse grid tem que aumentar…
até