Vai enfiar onde?

SÃO PAULO (já vou, já vou!) – Para fechar o dia, reproduzo abaixo o exercício simples, mas esclarecedor, feito pelo incansável André Buriti, do blog SOS Autódromo do Rio. Ele pegou uma planta de Jacarepaguá e, na mesma escala, inseriu a arena esportiva que o doidivanas alcaide carioca quer construir. Na mesmíssima escala. Como se vê, não cabe em canto algum. Só se enfiar de lado. Na transversal. Inclinado. Suspenso por colunas gregas, talvez?

Ah, como torço para esse Pan ser cancelado!

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Fróes
Roberto Fróes
18 anos atrás

O Alcaide Doidivanas, infelizmente carioca, tratou de colocar essas quadras malucas alterando totalmente o traçado do Autódromo. Na verdade, ele pretende construir o maior kartódromo do mundo.
Não tenho mais a planta do que ele pretende fazer, não sei onde guardei, mas inclui até a substituição da curva norte por um cotovelo. Coisa de quem não entende absolutamente nada de automobilismo, nem quer entender. Coisas desse Mala…

Jorge F.
Jorge F.
18 anos atrás

Esses caras são uns imbecis. Qualquer sujeito razoavelmente bem informado sabe que aquela área de Jacarepaguá é pantanosa. Tiveram que fazer uma baita infra-estrutura para fazer o autódromo ali. Se fizerem o que estão planejando, esse Pan vai literalmente “chafurdar na lama”!
Faltam 18 meses para começar o dito cujo e as obras estão nesse ritmo, ainda. Eu não tenho dúvidas de que a idéia de trazer o Pan pra cá foi muito mais pensando na roubalheira que poderia ser feita do que no aspecto esportivo.

Um abraço.

Jorge F.

Rangel
Rangel
18 anos atrás

Sou um crítico do Rub.inho porém procuro ser sensato, estes testes nunca disseram nada, as possibilidades de configuração são muitas, é cedo para comparar, vamos esperar o início do Campeonato.

OBI-ONE
OBI-ONE
18 anos atrás

Button volta a andar na frente em Jerez

Jenson Button voltou a ser o mais rápido dos testes da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. Nesta quinta-feira (19), o piloto da Honda cravou 1:18.795s e superou em quase meio segundo seu companheiro, o brasileiro Rubens Barrichello, segundo colocado.

Na terceira posição apareceu Ralf Schumacher, da Toyota. O alemão teve um dia cheio de percalços, sendo o responsável por duas das quatro bandeiras vermelhas da sessão, devido a saídas de pista.

As Williams de Alexander Wurz e Keke Rosberg também estiveram na pista, bem como Jarno Trulli, com a outra Toyota. Vale lembrar que todos os pilotos correram com motores V8 em seus carros.

Confira os tempos:

1. Button Honda (M) 1:18.795 (92 voltas)
2. Barrichello Honda (M) 1:19.288 (61)
3. R.Schumacher Toyota (B) 1:19.373 (60)
4. Wurz Williams-Cosworth (B) 1:20.187 (77)
5. Rosberg Williams-Cosworth (B) 1:20.333 (49)
6. Trulli Toyota (B) 1:20.333 (75)

B: Bridgestone / M: Michelin

Peter Nederlander
Peter Nederlander
18 anos atrás

Alemão nada, o mineiro é analfabeto, mesmo.

Bryan
Bryan
18 anos atrás

quer saber:

F.U.C.K. OFF ALL OF YOU

Marival Correa
Marival Correa
18 anos atrás

Olá Flávio, tudo bem?! Parabéns pela dedicação ao universo da velocidade. Sou repórter da editoria de Esportes do Diário da Região, jornal diário aqui de São José do Rio Preto, interior de Sao Paulo, e preciso entrar em contato contigo. Na verdade, é meu editor, que está interessado em adquirir pacote da cobertura da F-1. O fone aqui do jornal é (17)2139-2075, ou pode entrar em contato pelo e-mail, ok? Um abraço!

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Não acho que a nacionalidade seja um diferencial na pista. Há muitos anos acompanho F1, nunca torci por determinado piloto apenas por ser meu compatriota. Tem que rolar empatia com a postura esportiva, sei lá. Não tenho nada contra o Barriquinha, gostaria mesmo que ele nos surpreendesse esse ano, sendo mais guerreiro, fazendo menos trabalhadas.
Mas duvido.

du – vi- de – o – dó!

Jonny'O
Jonny'O
18 anos atrás

O autodromo do Rio é um dos mais belos que já teve F1, sempre teve corridas emocionantes; além do mais ,teve o segundo lugar do F5A, que já seria motivo suficiente para deixa-lo intocavel.Tem um oval que na sua estreia na F-Indy nos deu aquela vitoria espetacular do André.
Mas querer que o Brasil tenha memoria nos parece demagogia.
Infelizmente!

JL
JL
18 anos atrás

Tomara que cancelem este PAN e não estraguem o autódromo.

Max
Max
18 anos atrás

Não sou defensor de ninguém, mas será que os que já começaram a detonar o Rubens, sabem exatamente a configuração do carro dele e do Jeason? Esses treinos dizem pouca coisa, o pessoal da Honda ou qualquer outra equipe pode trabalhar com configurações diferentes nos carros para obterem mais dados. Exemplo, um com tanque cheio e outro com tanque pela metade. Não estou dizendo que este é o caso, pode ser uma regulagem de suspensão, composto de pneu ou qualquer outra coisa. Então fica difícil fazer comparações e julgamentos entre tempo de pilotos da mesma equipe e até entre outras equipes, pois não da para saber para o que cada um está treinando.

Junior
Junior
18 anos atrás

Só porque o Rubens levou tempo do Button , já tão detonando o cara.

Será que os italianos estão fazendo o mesmo com o Trulli, que levou quase 1 seg. do Ralf ?

Brasileiro é .f.o.d.a !!!!

Claudio R.
Claudio R.
18 anos atrás

É isso!!

O Mineiro é alemão, rárárá !!!

F
F
18 anos atrás

O Button deu 92 voltas, contra 61 do Rubinho. Além disso, já conhece o carro e a equipe, e já tinha treinado na véspera com o V8. O Rubinho ficou 3 meses parado, dá um tempo… é normal piloto que chega em equipe nova tomar tempo no início. Além disso, tempo em testes significa muito pouco. O Ralf foi 1seg mais rápido que o Trulli, e por acaso tem alguém detonando o Trulli aqui?

Milton
Milton
18 anos atrás

Eu acho que o mineiro é alemão

Cláudio R.
Cláudio R.
18 anos atrás

Pessoal,

Alguém conseguiu entender que %!$&#o tal de Mineiro escreveu?

Alexander Grünwald
Alexander Grünwald
18 anos atrás

Gente, isso tudo não passa de interesse financeiro do brabo! Só não vê quem não quer! E o caso do pan/ autódromo não é o único bizarro nessa prefeitura… semana passada a secretaria de comunicação anunciou que não trabalhará mais com agências de publicidade! Que agora é a própria secretaria que vai contratar os veículos para anunciar (a um valor mais alto do que o conseguido pelas agências), e não disse nada sobre quem vai planejar as campanhas ou criar as peças. Mesmo que contratem profissionais qualificados para isso, jé é um absurdo, pois será mais dinheiro jogado fora. As agências têm gente especializada para fazer isso, e ganham licitações para prestar justamente estes serviços!!! Não dá para entender…

Bem, e quanto às revistas… PELO AMOR DE DEUS, EU QUERO!!! Eu moro no Rio de Janeiro, pago o frete se for preciso!!!! Favor enviar um e-mail que acertaremos tudo…

Cesar Maia
Cesar Maia
18 anos atrás

Flavio, voce escreve muito bem , mas de engenharia , nós gênios que entendemos….
o Pan sera um sucesso tão grande que o COI no entregará a Olimpiada sem concorrencia……

Se quiser desfrutar de nossa cidade ,venha no camarote da prefeitura no carnaval… incluo tudo , bom papo, samba, chop e mulatas….
Se quiser desfilar na mangueira….

abs
CM

Luiz
Luiz
18 anos atrás

Podem escrever que vai ser assim o ano todo. O Botão vai fazer o Barrica comer poeira!
Aposto que a essas alturas ele já está dando alguma desculpa, do tipo: “estou me adaptando ao V8”, “o assento não está ajustado” blá blá blá
Disse e repito: não tenham maiores esperanças com o cara das batatinhas chips.

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

Não sou contra o Pan no Rio, muito pelo contrario, mas só em pensar de quão as coisas tendem a dar errado graças a organização, me desanima muito ver que nenhuma obra para melhar o trânsito e o transporte coletivo estão sendo feitos, o que eles vão fazer para os atletas chegarem a tempo nos “complexos esportivos” alugar ônibus?vans?carros? com o meu dinheiro com certeza então eu!! tenho que pagar essas tarifas maravilhosas da cidade maravilho.

PS: Vamos aguardar Barrichello ficou 3 meses sem guiar…o carra nem esquentou o banco da honda ainda.

Mineiro
Mineiro
18 anos atrás

Eu axo que Rio não foi muito maravilhosos o cidade a %!$&# Quero empurrar a Autódromo do Rio, Melhor e o Autódromo do BH que autódromos nacionais… todos ficaram babaca a Autodromo do BH.
%!$&#RIO… he he he
Valeu

Marcel
Marcel
18 anos atrás

E o Rubinho já tá levando PAU do Button!!!!Não tem jeito!!!

Punk Rock
Punk Rock
18 anos atrás

Medalhas no Pan do Rio ?
Virão muitas, é claro, dos nossos atletas bem treinados da equipe de TIRO, dos 100 metros com barreiras (pulando carros nas calçadas durante arrastão na praia) e por aí vai.

San Antonio Já
San Antonio Já
18 anos atrás

O boshta do Cesar MALA odeia corridas, lembram do que aconteceu com a Indy e Moto GP no Rio???
Se esse merrrda cuidasse da cidade “maravilhosa” talvez ela não fedesse urina por toda parte…….

Rogerio Carvalho
Rogerio Carvalho
18 anos atrás

Não quero que cancelem o Pan; quero que façam em um local estruturado e preparado para isto.
San Antonio é muito melhor!
E aliás seria impossivel construir uma pista no mesmo espaço de um estádio (ou espaço esportivo, como querem dizer! )a não ser que fosse um kartódromo!
San Antonio Já!!!!!
(Ou será que o Rio tem condições MESMO de fazer esta maravilha do Pan?!?!?!?).

Andre Dias
Andre Dias
18 anos atrás

Pô, torcer para cancelar o Pan é ridiculo. Imagine a situação inversa: contruir um autodromo em uma praça esportiva. Ninguem ganha com isto. É puro coorporativismo e f… o resto. Torço para o Pan acontecer

Rogerio Carvalho
Rogerio Carvalho
18 anos atrás

RIDICULA A TENTATIVA DE FAZER ESTE PAN!
JACAREPAGUA ESTA ENTRE AS TRES MELHORES PISTAS BRASILEIRAS!
SAUDADES DA F1 POR LÁ!
%!$&#SE ESTE CARECA VEADO DO MAIA!
SAN ANTONIO JÁ!

R2
R2
18 anos atrás

Pois então, eu ajudo: sonhe com organização. Só isso. Com organização teríamos um Pan espetacular, autódromos bem cuidados além de Copa do Mundo e Olimpíada.

Bolla
Bolla
18 anos atrás

Eu detestava o autódromo do Rio, então para mim tanto faz. Podem até demolir !!!!!

Rafael Prete
Rafael Prete
18 anos atrás

É ridiculo, eu não costumo muito levar a serio esses… “projetos do Brasil”.
O que resta é acompanhar essa novela. O bom senso naturalmente já conscientiza que
o Brasil não têm condições de realizar grandes eventos – Olimpiadas, Copa do Mundo, etc.
Antes se o problema fosse só político e econômico (esse menos porque a conta vai pro povo),
acontece que você já escreveu uma vez na sua coluna em 15/07/05 e eu gostaria de repetir:
Lamento. Não somos civilizados o bastante.
Agora, só não sei entre qual “sonho” escolher; um Pan ou os autódromos bem conservados !

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

TIve aca a pensar com minhas teclas, tenho acompanhado esse entreveiro do Autodromo pelo grande premio sempre que posso dou uma olhada no SOS Autodromo para a qtas anda. Mas engraçado que já vi uma matéria senão me engano na globo onde atletas estavam torcendo e pedindo pelo inicio das obras para que eles pudessem se apresentar no Pan, legal mas onde está a matéria com os pilotos que ficaram sem pista pra correr nós espectadores e ficaremos sem os eventos automobilisticos no Rio! Pô FG bem que vc podia colocar umas entrevistas com a opinião dos pilotos sobre o destino do autodromo Nelson Piquet.

Ana
Ana
18 anos atrás

Eu sei que vou fugir do assunto mas é que não tem outro lugar para escrever. Quem gosta de histórias dos pilotos(entendam fofoca) tem uma interessante no blog do Juca Kfouri no site da uol. Pode ser que alguns já conheçam eu não sabia, adianto que é sobre o Senna.
Espero que o Flávio não fique bravo com a propaganda do site alheio(não é a minha intenção).

GEraldo
GEraldo
18 anos atrás

Geraldo
Se quiser me mandar as revistas agradeco…..

joao ferreira de sou
joao ferreira de sou
18 anos atrás

Eles poderiam montar a mesma estrutura utilizando o Maracanazinho ou Canecão, ou mesmo outros espaços na Barra ou mesmo na praia…..espaço tem….o que não tem é tempo para destruir e construir em cima do autodromo!!!

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
18 anos atrás

Mas falando no Pan, lembro que na última edição, a delegação brasileira passou a competição toda reclamando e até tirando sarro dos dominicanos pelas falhas na estrutura e organização. Poi a turminha do Nuzmann está se saindo muito pior.

Os governso (municipal, estadual e federal) vão gastar uma grana preta, alguns atletas brasileiros vão ganhar, com os devidos méritos, um punhado de medalhas e a Globo vai vendê-los como favoritos à conquistas nos Jogos Olímpicos, esquecendo que a competição pan-americana anda totalmente esvaziada.

è mais ou menos como comparar os campeonatos estaduais com o Brasileirão, ou a GP2 com a F1.

Rangel
Rangel
18 anos atrás

O Pan sempre valeu quase nada, países como os EUA mandam atletas de segundo e terceiro escalão. Só excusos interesses econômicos explicam este absurdo que acontece no Rio. Por que não constroem em Brasília ??, de preferência no local onde fica o Palácio do Planalto…

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
18 anos atrás

Geraldo, o Flávio não deve ter espaço em casa.

Manda as revistas para mim. Elas vão ficar ótimas ao lados das outras 300 QR que eu tenho.

Jose Geraldo
Jose Geraldo
18 anos atrás

Caro Gomes,
Tenho uma coleção de 4 rodas,auto esporte e uma revista chamada grandprix (a melhor ja lançada) muito antigas, desde aos 60, com fotos do Emerson correndo de kart!
Não tenho onde guarda-las e minha mulher vive me enchendo o saco.
Queria doa-las para alguem que realmente cuidasse delas, pois estao comigo desde os 12 anos, hj tenho 45!!
Posso manda-las sem custo pra vc.
Abraços

Geraldo

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

Vão acabar com o nosso autodromo, torrar nosso dinheiro, fazer o pan dos sonhos da Rede Globo pois vamoa ganhar um bando de medalhas sem expressãoa vide a concorrência e depois os “organizadores” vendem seue terreninhos a preços módicos e o nosso tão querido autódromo va de fato virar o que a prefeitura sonha! um elefante panamericano!!

Daniel
Daniel
18 anos atrás

Para se organizar um evento como Pan e Olimpíadas deve haver uma participação muito maior da iniciativa privada. O Estado só deveria cuidar da infraestrutura básica, como transporte. Deixar tudo na mão do Estado só resulta em uma coisa: roubalheira.

Bob Nogueira
Bob Nogueira
18 anos atrás

Tomare que este pan nunca acontece e que a pista de Jacarepagua fique do jeito que esta ( linda como sempre foi)… afinal os autodromos de Estoril, Luanda e Jacarepagua dividem semelhanças em algumas de suas curvas ja’ que as tres pistas foram projetada pela mesma pessoa.

Max
Max
18 anos atrás

Não estão dando conta do Pan e querem as Olimpiadas!!! É UMA PIADA. Tenho um amigo americano que diz que a falta de profissionalismo da maioria dos brasileiros chega a ser confundida com infantilidade, pois sempre acham que vão conseguir resolver as coisas, por mais complicadas que sejam, no último instante, como se fosse magia. Infelizmente, tenho que concordar com ele.

Fabricio
Fabricio
18 anos atrás

Pra mim este Pan já era, com esta confusão toda, vai ser difícil conseguir terminar tudo. É bom para que esses obtusos aprendam!

Adrian Newey
Adrian Newey
18 anos atrás

Pelo mapa, a arena cabe sim (só mexer em 2 ou 3 curvas). Vendo essa planta, a coisa parece até viável.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
18 anos atrás

Eu também torço como nunca para que esse Pan seja cancelado. Nada contra os jogos, muito menos contra os atletas que nada tem a ver com a palhaçada do tal de Cesar Maia e seus cupinchas. Detesto esse sujeito e por culpa dele estou torcendo contra o Pan. “vai construir arena no quintal da sua casa, Cesar Maia”.

Pedro Padilha
Pedro Padilha
18 anos atrás

Se o César Maia quiser, posso sugerir um lugar onde ele poderia colocar sua arena! Ia sobrar espaço!!! É uma palhaçada usar o Pan como desculpa para destruir o autódromo. Alguém acha que ele tem a intenção de manter o autódromo em atividade após 2007? Aposto que o “consórcio” quer construir alguns prédios naquele local com a desculpa de que o traçado não pode ser utilizado para competições internacionais.
Ou então vão inventar alguma coisa absurda como os vizinhos de Monza que não querem que os carros façam barulho!!!

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Eu tb !!! para acabar com essa panacéia em que o Pan se transformou, que todos os problemas do Rio serão resolvidos por ele, mas poucos veêm que é tudo especulação imobiliaria e farra com nosso dinheiro com perfumarias, pois obras de infra-estrutura que é bom,(como alargamento de vias, aumentar as linhas do metrô etc), não fizeram nenhuma, coisa que eu já acho por si só, um absurdo, ter que acontecer um Pan ou outro evento desta magnitude para melhorar a cidade, e nós que moramos nela e pagamos impostos, o Pan é passageiro, mas nós moradores não !