O fim da picada

SÃO PAULO (conheci um belo hambúrguer hoje) – É com tristeza que leio sobre a saída da Bélgica do calendário.

Grana, a bendita grana, sempre a ditar os rumos de tudo. Spa é patrimônio do automobilismo. Os pilotos podiam se cotizar para pagar a realização da corrida. Ou as equipes. F-1 sem Spa é de dar pena.

Falta sensibilidade à F-1. Se há um impasse qualquer para fazer uma corrida, digamos, em Nürburgring, que se dane Nürburgring. Mas em Spa, não. Spa deve ser preservada, mantida a qualquer custo.

Dia de luto para a F-1.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Destruir, é claro…

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Agora o prefeito do Rio quer o lugar do GP da Bélgica – no autódromo de Jacarepaguá – que ele mesmo quer distruir – é ou não é maluco ?

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
18 anos atrás

pior é que agora o Cesar Maia se propôe (?) a candidatar o Rio (??) e o autódromo de Jacarepaguá (???) a substituir a prova de Spa.

será que ele vai querer botar a F-1 para correr no velódromo que ele diz que vai construir?

Benê Farias
Benê Farias
18 anos atrás

Por favor alguém faz um abaixo assinado, uma comunidade no orkut, uma página SOS Spa, ou então vamos fazer uma vaquinha!! Cada um da 5 pila e a gente reforma o autódromo!

As equipes também poderiam alugar o autódromo no fim de semana da corrida e fazer uma etapa particular. A associação dos pilotos também divia protestar contra a FIA. Façam qualquer coisa, o que não pode é Spa ficar de fora da F1.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Na linha do “O produto de um defeito é um defeito ao quadrado” :
Vocês sabiam que o Eclestone, (me desculpem se eu escrever os nomes errados, mas não faço a menor questão disso no caso deles), já era um piloto frustrado quando o Emerson chegou detonando na Inglaterra e que ganhava a vida comercializando peças velhas de carros sucateados e usados, com toda a desconfiança da safadeza que esse tipo de negócio suscita e hoje é uma das 5 maiores fortunas da Inglaterra ?
Que o Jean Marie Ballestre foi oficial nazista da Gestapo na II Guerra Mundial, participando inclusive das ações de implementação dos campos de concentração ?
Que o pai do Max Mosley foi oficial do Partido Fascista na Inglaterra que apoiava totalmente os nazistas, e deve ter ensinado todas as safadezas e picaretagens que ele usou quando foi dono da fábrica de chassis March ?
Pois são esses 3 vermes que se apossaram e tornaram a F1 naquilo que é hoje, sem, contudo, esquecer o futuro e para isso já prepararam os continuadores da quadrilha como Briattore, Ron Dennis e uma penca de árabes, filipinos, russos e chineses que devem chegar logo, logo, para substituir os marginais que não deram certo e foram presos como o japonês da Leython House, aquele banqueiro suiço que esqueci o nome e o vendedor de roupa da Coloni.
E isso tudo é só o que nós sabemos, pois acho que abaixo desse esgoto tem muito mais sujeira do que se possa imaginar.
Então vocês querem mesmo continuar adorando a F1 ?
Sim ?
Então meus pêsames.

Mayara
Mayara
18 anos atrás

Triste p a F1.

romero
romero
18 anos atrás

Lastimável. E a Fia ainda vem com aquele questionário para os fãns dizendo que, as alterações de regulamento seriam feitas baseada nisso. Brincadeira meu. Parece que fui assaltado. Tiraram Spa de novo.
Ao meu ver o motivo principal é GRANA!
Abraços

Hulk
Hulk
18 anos atrás

Caixão e vela.

Edgar
Edgar
18 anos atrás

Brincadeira!!!
Pra variar o problema é sempre com o BÉRNI, que ta mais pra Cãncer…
Parece um caça-níquel….
Bah sem aquelas curvas de alta molhada sempre…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

É essa a F1 moderna que me enoja a décadas. Destruindo a competição, destruindo o esporte, destruindo a moral e a vergonha com seus exemplos diários e destruindo os autódromos, dentre êles Silverstone, Hockenhein e entre nós, Interlagos que foi destruido para abrigar esse lixo que foi tirado de Jacarepaguá que, se não foi destruido na época, o será agora por seu governante medíocre.
A F1 para mim acabou em 1988 quando esse processo mercantilista começou e apenas uma equipe passou a ganhar tudo e desde então, isso ficou cada vêz mais agudo. Foram os primeiros sinais.
Consegui ainda acompanhar por causa do Senna, que estava acima disso tudo, mas tudo se acabou em 1994 em Ímola.
O triste destino da F1 para mim é ir correr cada vez mais para onde já está indo : no deserto da Arábia, na latrina corrupta comunista da China, no fedor da Indonésia e por aí vai. Para onde vai o dinheiro sujo a F1 vái atráz.
Eainda chamam isso de “novos tempos”, “tempos modernos”, “globalisação”, eu quero é que todos vão tomar no K Ú , pois o pior cego é aquele que não quer ver e o pior surdo é aquele que não quer ouvir, gerando aquela pessoa idiotizada que só consegue ter alguma opinião baseada na mídia ou na propaganda, com o senso crítico baseado sempre na opinião da maioria idiota.
Como dizia o meu pai “Ninguém é burro impunimente”.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Ai alguem pode confirmar, estão noticiando que em 2007 SPA voltará, mas sob o comando de Bernie por 10 anos.
Em relação a negocios não seria mal, mas em relação ao esporte eu aposto que vem %!$&#por ai.
Grande Abraço

SERGIO MAGALHÃES
SERGIO MAGALHÃES
18 anos atrás

Pois é, sai uma pista fabulosa como Spa e temos que aguentar as corridas sonolentas de Hungaroring, pistas que perderam a graça como Imola, pistas que não tem nada a ver com F-1, apenas interesses comerciais como Indianápolis. E onde tem corrida de verdade…

Pacito
Pacito
18 anos atrás

Vai soar besta e pessimista. Se me xingarem, paciência. Goodfellas, lá vai: É triste engolir, mas já faz mais de dez anos que a Fórmula 1 iniciou um irreversível caminho para o “politicamente correto” (Perfeitamente substituível por “corretamente chato”). Não vejo qualquer tendência de reversão da mér…cadoria. Teremos de nos contentar com “recordar é viver”. É aporrinhante ler comentário assim, hein ? No entanto, mais duro q ler comentário aporrinhante, é saber no fundo q esta é a realidade.

Rodrigo Curtis
Rodrigo Curtis
18 anos atrás

Hoje realmente é dia de luto pra F1. Espero que volte em 2007. Não dá nem pra fazer piadas hoje.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
18 anos atrás

para o Valle.

concordo 100%. Foi isto msmo que aconteceu. com este boato de privatizacao de Interlagos, tenho muito medo do que possam fazer com o autodromo se isto de fato ocorrer.

O que eu nao entendo, no caso de Jacarepaguá: Porque eh mais facil destruir algo que já está lá do que construir em outro lugar??? Ah, esqueci que o Maia acha que cabe uma vila olimpica dentro do autodromo. A proposito, eu tb nao consegui colocar a area do Pan em Jacarepagua no link do SOS autodromo….surpresa??? nao… Acho que só o Maia está enxergando.

um abraço,

Ricardo Bifulco

Roberto Valle
Roberto Valle
18 anos atrás

Eu gostava de Nurburgring, aí disseram que era perigoso e encurtaram o circuito;
Eu gostava de Paul Ricard, mas aí reformaram, melhoraram a segurança e removeram a pista do campeonato;
Eu gostava de Jacarepaguá, mas aí encurtaram Interlagos e mudaram a corrida pra lá;
Eu gostava de Interlagos, aí vieram e retalharam o circuito;
Eu gostava de Hockenheim, mas aí cortaram as pernas do circuito;
Eu gostava de Silverstone, mas aí enfiaram um monte de chicanes e acabaram com a velocidade;
Eu gostava de Watkins Glen, mas aí morreu um monte de pilotos e removeram a pista do campeonato;
Eu gostava de Brands Hatch, mas aí esqueceram dela;
Eu gostava de SPA, mas aí removeram do campeonato;
Eu gostava de F1, mas aí o tempo passou, fiquei mais velho e as corridas perderam a graça…

a favor do show
a favor do show
18 anos atrás

me entristece o que vem acontecendo na f1 de uns anos pra cá,pq não tiram mônaco(elite não tem charme né flávio gomes?),magny cours,hungaroring.
As melhores pistas:
hockenheim(antigo)
interlagos(antigo)
spa-francorchamps
zeltweg(se lembram daquele domingo austríaco? 12/05/2002)
silverstone(antes de 1990)
donington park
le mans(antes de 1989)
Sobre a pista de le mans vi num especial do GPTOTAL que os carros atingiam 405 km/h na tomada da mulsane,imaginem quantas ultrapassagens teríamos nessas tomadas de curva,com os carros disputando a freada roda a roda,e sem falar em sato show,imaginem o que ele faria numa pista dessas?torço pelo satoshow ,pois ele é primo da sabrina ,ou seja quase brazuca.
acho que até saí um pouco do assunto ,mas fica aí demonstrada a minha opinião.
valeu galera!!!!!!!!!!!!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
18 anos atrás

Eu realmente não entendo como eles podem tirar uma pista destas…
Sei-lá, parece que eles preferem corridas com os carros andando em fila indiana (onde ninguém passa ninguém) e onde você já sabe o final (outra coisa legal de Spa, é que o cara que faz a diferença como o Schumacher, consegue ter mais ação). Para mim Spa, Monza e Suzuka são sagradas… Interlagos é excelente, mas seria mais legal com o traçado antigo… Mas não, eles dizem que as voltas seriam longas e consequentemente seu número seria reduzido. Isto não é problema para Interlagos, pois nunca vi uma pista que pode ser vista da arquibancada como esta (no setor A dá para vê-la quase totalmente). Putz, como fugi do assunto…

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
18 anos atrás

a F-1 vai ficar muito seca sem a chuvinha de Spa.

e além de agüentar Hungaroring, ainda tem aquelas modernas pistas do Tilke que soltam os bueiros…

Pacito
Pacito
18 anos atrás

Flávio,
Nascí no final dos anos sessenta e, portanto, fui contaminado pela F1 no crepúsculo da “Fittipaldi” e ascensão do Piquet. É vero, Spa enfeitiça não só pelo traçado único e especial, mas até mesmo pelo nome, ideal para fingir que entendemos de Francês. Mas com tudo e por tudo que qualquer mané como eu já aprendeu com a fleuma desta categoria, é de estranhar q um gajo arretado como vc, fale, em tom sinceramente sério, de “luto” pelo cancelamento de um GP. Ora pois, isto é F1. Perdão, isto é Bernie.
Não sei puxar saco (nem de patrão), mas o blig é dez.

Valter Franco
Valter Franco
18 anos atrás

Como o FG disse os cara podiam se juntar e pagar esta reforma…..afinal o que são 20milhões para estes caras que gastam alguns bilhôes por ano???? Lamentável

Bonilha
Bonilha
18 anos atrás

É fogo, eu faço “campanha” para limar Hungaroring do calendários há tempos, Interlagos, Nurburgring e Monte Carlos, também não fariam falta. Durmo no GP de Mônaco já faz é tempo. Mas tirar Spa…
Como já disseram embaixo, só falta tirar Monza…
Triste

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

Uma lástima, e sinceramente não vi muito esforço da FIA pra manter a prova de SPA não, pelo menos se a tal lei tabagista for postergada o GP Brasil ainda vai existir no mapa da F1.

Ka
Ka
18 anos atrás

Concordo… Mas que hambúrguer foi esse? hehe

Carlos Maciel
Carlos Maciel
18 anos atrás

Esse é o problema de se construir novos autódromos, muito mais modernos e etc…
Alguém me explica pq se construir pistas no Bahein ou outros lugares onde as vezes só a F1 corre?
Já tiraram um do melhores circuitos que era Hockenheim com aquela linda parte da floresta e velocidades altíssimas. Agora tiram do calendário SPA, depois vão tirara MONZA pq moradores se sentem prejudicados com o barulho (bobagem), o que mais vão tirar? Indianápolis? Silverstone?

Ainda tenho esperança que a F1 volte a ser como nos anos 80 e ínício dos 90, com belas pista e equipe de garagem, onde o que valia era grid e espetáculo.

Cabelera - HEAVY MET
Cabelera - HEAVY MET
18 anos atrás

Já que virou bagunça, tira Mônaco também!!!
Esse mundo está perdido.

rasec
rasec
18 anos atrás

Concordo com o gomes, f1 atual está pensando muito mais em dinheiro que em corrida.

F
F
18 anos atrás

Triste, mas muito triste mesmo… O que estão fazendo com a F1 é brincadeira…

Roberto Maia JPA
Roberto Maia JPA
18 anos atrás

É de lascar!!! PQP!!! Um absurdo!!!
SPA, sem dúvida uma das mais belas pistas do automobilismo mundial. É como não ter Wimbledon no mundial de tênis. F1 sem SPA é de entristecer meeesmo. Boa é a idéia dos pilotos e equipes bancarem o evento. Se eles toparem, você deixa de ser jornalista, ok?! Sem chance…
Pesar e desconsolo.

Vinicius
Vinicius
18 anos atrás

Do que adiantou a FIA fazer aquele questionario , onde a maioria dos fãs responderam gostar de Spa….. se agora por qualquer motivo a retiram do campeonato…tirem a Hungria..onde ninguem ultrapassa!!
Só aceito uma exclusão dessa se o motivo for segurança..e esse realmente não foi o motivo!

Tuta
Tuta
18 anos atrás

Mesmo, mesmo, aquelas curvonas, Spa é a Gisele Bünchen das pistas!

roger
roger
18 anos atrás

LAMENTÁVEL!
-Deveria se abrir a possibilidade de um patrocinar único ter os direitos totais sobre a realização da prova.
TUDO, tipo luvas!
Quanto é para fazer?
Muito bem…aqui esta o money…. agora o que entrar é meu e lotar o autódromo de ‘impactos’ (banners, outdoor, faixas, flâmulas…o escambau…) dar amostra de porduto, boné, camiseta!!!!!
FALTA SENSIBILIDADE NA F1 Á TEMPOS.
Podem cancelar até Interlagos SPA NUNCA!