Ao infinito e além

RIO DE JANEIRO (Canopus, Aldebaran…) – A esta hora Marcos Pontes está a mais de 200 km de altitude, bandeira do Brasil no braço, a bordo da Soyuz e a caminho da Estação Espacial Internacional. O lançamento da base de Baikonur pode ser visto no seu site oficial.

Quando eu tinha 12 para 13 anos fui fazer um curso de astronomia no Planetário de SP, que inexplicavelmente está desativado há um tempão. Meus primos eram diretores e cheguei a fazer sonoplastia em algumas sessões de sábado à tarde.

Adorava o cheiro de mofo do carpete puído e o silêncio na abóbada à meia-luz, o Zeiss imponente no centro, como uma aranha gigante. Passava horas ali, vendo maquetes primárias do Sistema Solar, painéis de cartolina explicando nossa pequenez diante do universo.

Meu professor, Acácio, era cego. Mas me fez ver muito mais do que qualquer outro. Meu pai, acho que naquele ano mesmo, 1977, me trouxe um telescópio dos EUA. Eu, que sempre quis ser jornalista, cheguei a pensar em ser astrônomo. No fundo, queria apenas entender o espaço, saber mais sobre as estrelas e constelações que meus primos descreviam com tanta intimidade e reverência. Queria ver um disco-voador e viajar com alienígenas. Até hoje o filme que mais me comove é Contatos Imediatos.

Ainda hoje olho para o céu e identifico o Centauro, Órion, Escorpião, as Plêiades. No auge da paixão, fiz até observações de explosões solares com meu telescópio e um anteparo de papelão. Meu primo dizia que iria mandar os dados para o INPE. Acho que foi a coisa mais importante que fiz na vida, embora eu mesmo não me convencesse da importância daqueles números, horários e desenhos.

Fui ser jornalista na vida, e durante uns três anos atuei num incipiente jornalismo científico, primeiro pela SBPC, em rádio, depois na “Folha”. Convivi de perto com pessoal do IA, do INPE, do Instituto de Física da USP. Visitei observatórios, li Carl Sagan, confrontei ciência e religião, pirei.

Descontada a babaquice nacionalista (na Band, o apresentador chegou ao cúmulo de chamar a base de “Baiacu”, gritando como se o Brasil tivesse tomado posse de Saturno), o feito de Pontes é notável e merece o destaque que a mídia está dando, embora sua “missão” lá em cima não seja propriamente heroica: plantar feijão num copinho com algodão, algo assim.

De qualquer maneira, ele verá o que nenhum de nós jamais terá a chance de ver. Aqui embaixo, ver os olhos vermelhos de seu pai numa casinha em Bauru, de certa forma, é um consolo.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
eu
eu
17 anos atrás

importante destacar, que acima d tudo e de todas as criticas, como esse cara tem orgulho do país dele.. putz.. agente ver tanta q qdo atinge um certo patamar, esquece das raizes, etc.. esse cara nao, a todo momento destaca seu país, sua terra, faz questao de SEMPRE mostrar a bandeira… enfim, parabens!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Caro Kleber, não pretendo questionar sua convicção mais do que o necessário mas, sinceramente, esta teoria é tão absurda e ficcional quanto insustentável. Naquela época estáva frequentando o colegial e tive a felicidade de visitar os EUA exatamente durante o célebre voo da apollo 11 juntamente com o pessoal da escola. Visitamos a NASA e acompanhamos toda a odisseia ´´in loco“. Fatos são fatos, existem provas documentais, físicas e registros visuais inquestionáveis. Sugiro uma visita aos diversos centros de documentação, museus, laboratórios, simuladores etc.
Hoje em dia, é possivel inclusive observar visualmente as marcas deixadas na superficie lunar pelas tripulações que lá estiveram. Gostaria de mencionar um célebre ditado que neste caso vem muito a propósito:
´´pode-se enganar a todos durante algum tempo, pode-se anganar alguns durante todo o tempo mas, não se pode enganar a todos durante todo o tempo“.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

tá bom kléber, então uma pergunta que não quer calar, porque diabos então se tudo não passou de uma armação dos EUA, porque a URSS concorrente ferrenha deles, na corrida espacial, não botou a boca no mundo denuciando a farsa ?
para eles provarem deve ser fácil afinal ele chegara lá antes com a sonda não tripulada lunakod (ou isto tambem seria uma farsa?) ou a Urss não denunciou por pena, ou será que eles não eram competentes o suficiente para perceber a farsa ?
tanto o Lunakod quanto as missões apolo vieram carregadas de amostras, e seria fácil comparar o resultado das amostras.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gente, esse livro eu quero ver….o cara “provou” que o homem não foi à Lua…puxa…. Sabe, existem certos elementos por aí, que “provam” em seus livros, que o “holocausto” foi uma farsa dos aliados contra os nazistas….é fácil se provar algo, quando só se vê um lado da moeda…..um dia, os anti-Schumacher, vão provar que os Sete titulos nunca existiram….foi invenção da FIA, da midía, da Ferrari etc….

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Caros amigos…

Não estou de sacanagem não… não estou rindo da cara de ninguém… tampouco escrevendo asneiras…
Peço que respeitem a opinião de cada um, assim como respeito à de todos…
Citei o livro, porque este tem muuuito mais argumentos que eu… porque o cara estudou muito isso… entre outras coisas…
Não estou aqui para mobilizar o mundo contra os americanos (apesar de não suportá-los), com esta história de ir ou não na Lua…

De verdade mesmo… respeito cada um, mas espero respeito também…

[ ]s

Marquito
Marquito
17 anos atrás

esse cara é engraçado ele fala que não tinha tecnologia na época que foi tudo montagem, então foram os melhores efeitos especiais que eu já vi, pelo menos então as tecnologias para efeitos especiais estava bem avançadas HAHAHAHA

esse cara tá é de sacanagem gente, vai fica nessa lenga lenga só pra fazer todo mundo ficar aqui escrevendo, rebatendo as besteiras dele enquanto ele fica em casa rindo e escrevendo mais besteira.

Tríglicerídio alto
Tríglicerídio alto
17 anos atrás

Kléber chegou, acabou !!!!
vc acredita que o homem foi a lua blz, eu acredito que foi e não vai ser um livro de sei lá quem que vai me fazer mudar de ideia, pois para cada livro que diz que não estivemos na Lua há outros 30 dizendo que fomos, na verdade nada exoiste estamos dentro da Matrix e nada disso é real, fomos todos enganados.
Sendo assim, já o que eu disser não vai fazer mudar a sua ideia e vc não vai mudar a minha, então que tal cada um continuar com suas convicções e seguir frente em vez de cada um tentar doutrinar o outro , acho que é melhor e poupa espaço e tempo de cada um.

Kleber
Kleber
17 anos atrás

À todos que acreditam que o homem foi à lua!!!!

Seguinte,
Eu sei bem que estes caras estão à frente da população… não sou tão ingênuo assim..
Eu sei que não existe São Jorge e o Dragão na lua… foi uma brincadeira (vide kkkkk)
Existe um livro em que o autor, prova por A + B que o homem não pisou na lua… ele até dá um prêmio para quem encotrar uma foto, que não sei qual é…
Prometo que vou encontrar o livro e envio o nome à todos… depois que vocês lerem, acredito que boa mudará de opinião, e deixará de acreditar nesta invenção americana…
Gomes… se quiser e tiver interesse, coloque mais sobre o assunto aí… porque dá pano para manga isso aí… e se alguém souber o nome do livro, eu aceito ajuda…

Grande abraço…

Troll
Troll
17 anos atrás

Poxa Kléber,

vc é a prova viva que o homem foi a lua, tu já vive no mundo da Lua !

HAHAHAHA

Tríglicerídio alto
Tríglicerídio alto
17 anos atrás

putz Kléber voce tá incorrendo no mesmo erro que tentou explicar no seu post anterior, essas tecnologias que vc diz não existirem na época, a maioria delas poderia não existir para a 99,9% população, pois seriam experimentais e de pesquisa ponta, que com o tempo passaram a se difundir, ficando mais baratas e acessiveis, existem várias tecnologias atuais avançadíssimas que estão sendo pesquisada em laboratórios no mundo todo, que não estão disponíveis para nós neste momento, e nem por isso elas não existem, algum dia farão parte da nossa vida, mas vc fala de uma maneira que seria como afirmar que um acelerador de pártículas não existe pq vc e a maioria da população não tem um em casa, ou vc acha que tudo que nós temos em casa e nós vemos por ai é o top de linha, qualquer coisa que chega até nós os caras já estão pensando muito mais lá pra frente.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Kleber,

Não vamos a Lua hj por um motivo muito simple$$$ , grana, só valia a pena na cabeça dos manda chuvas, tanto da urss quanto dos eua, gastar os tubos e mandar gente pro espaço, mandar pra lua, marte e o escanbau, só para não ficar atrás do outro, por causa da Guerra fria, quando a guerra fria acabou e a polarização eua x urss se dissipou os eua , não tinham mais como justificar o investimento, ” – ir de novo a lua pra que se nos já chegamos lá antes dos russos e eles sairam da partida ?”
“- ganhamos acabou issso é caro demais e ainda tem a conta da guerra do vietna pra pagar !”

então o motivo pelo qual vc acha que não vamos mais a Lua pq mesmo com a tecnologia atual ainda não voltamos então naquela época não poderia ter tecnologia e erronea, tecnologia nós temos, so que ninguem se dispõe a bancar a brincadeira, a volta a Lua tem de apresentar um resultado prático, algum ganho pois só naquela época é que se justificava ir só para não ficar atrás do outro, mesmo que não houvesse ganho algum, só na propaganda.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Se tu acredita em Dragão e São Jorge, para querer ver as fotos, então não tem como tentar fazer você ver como as coisas funcionam…Como diria o notável Albert Einstein, “é mais fácil quebrar o núcleo de um átomo do que um conceito…”.

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Caros amigos…
Rikho, Carlão, Troll, DC Nava,

Questiono, e vou questionar sempre a ida do homem à Lua em 1969… na MINHA OPINIÃO, isso é impossível…
Realmente, o homem não precisava de tel celulares, Injeção eletrônica, mouse, Circuitos integrados, entre outras coisas… mas, retornamos as corridas, como um de vocês citou… existia uma cronometragem digital em 1969… controle de tração, suspensão ativa, etc… mal havia um rádio para o piloto se comunicar com o pit stop… o câmbio era completamente manual… agora pensem, se para se falar com um carro que está correndo em volta num raio máximo de 3 km, imagine comunicar-se à + de 1000 km… se não haviam as transmissões ao vivo de um lado ao outro do mundo, como haveria com algo fora do mundo… …se foi possível filmar na lua, porque não seria na terra… se eles foram uma vez em 1969, porque não vão de novo em breve, porque tem que programar para daqui uns 20 anos????
Pedra lunar??? deve ser de Itu!!! kkk!! Solo lunar??? dever ser areia ou terra de algum outro lugar???

Para finalizar a sexta-feira numa boa… cadê as fotos / filmagens de São Jorge e do Dragão…

Grande abraço à todos…

astronauta
astronauta
17 anos atrás

O mais inacreditável, é que a rede plin-plin está fazendo o maior carnaval, com o ato do simpático Pontes, claro que de acordo com o combinado com nosso digníssimo presidente, e sua laia do PT: nós lhes damos uma porr.ada de grana, dos cofres públicos, pr’a voces sairem da mer.da financeira em que estão, e voces promovem nosso pseudo-governo em tudo e mais alguma coisa.
O interessante, é que falta verba pr’a tudo ligado à saúde, educação, e pesquisas centíficas (de verdade, não o passeio turístico do inocente Pontes).
E vem esse calhor.da vomitar nos nossos ouvidos, que seu governo (?) cuida dos pobres e necessitados… Vai ser cara de pau assim lá nos quintos, deixou o Maluf longe…

Elaine
Elaine
17 anos atrás

Por mim o Rubinho poderia ir para o Espaço!!! Ele é um chorão medíocre. Ótimo em explicar como não dá certo, mas pra mostra resultado……

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Antes de tudo parabens ao nosso astronauta. Com um pouco de sorte ele deve achar lá no espaço a nossa “taxa de juros” que é pra lá de estratosférica … Esta suspeita de que o homem nunca foi a Lua é antiga, deve ser reforçada pelo pessoal que acreditava que a Ferrari sacaneava o Rubinho …

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
17 anos atrás

Completando o comentário do Carlão, com a tecnologia da época era mais fácil ir à Lua que simular a ida com a perfeição que foi da Terra.

Benê
Benê
17 anos atrás

Mais dinheiro do povo brasileiro jogado no lixo.
Por que mandar um astronauta pro espaço, ao invés de construir estradas e portos??
Por que explorar o espaço se nem sabemos o que há embaixo de nós??

Troll
Troll
17 anos atrás

HAHAHA

Tô com o Carlão e não abro !!!!!

Diria mais, Santos Dumont voando em 1906????? tudo mentira o cara não tinha nem tunel de vento !!!!!!
nem fez calculo estrutural nenhum !!!!!!

tem gente que parece a empregada lá da casa da minha avó, que quando o homem pousou na Lua, disse que era mentira pois ela tinha ido lá fora olhado pra lua e não tinha visto nada espetado nela !!!!! HAHAHA

Sergio Falque
Sergio Falque
17 anos atrás

Gastar uma fortuna com essa viagem, antecipá-la somente pra ele cumprimentar o Lula do espaço…e o bolsa familia bancando a sonhada reeleição…o paisinho bunda e eleitores idem…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Gomes, incrível o nível cientifico dos comentários. A média tá realmente alta no quisito conhecimento e sensatez. Realmente incrivel que em 1969 o homem tenha ido à Lua….Milhares de pessoas, pesquisadores, cientistas, pilotos treinados, militares, bilhões de doláres gastos, etc. fazendo parte de um grande complô para fingir que o homem esteve na Lua…essa é BOA. Para quem não sabe, há até uma amostra de uma pedra trazida da Lua no Brasil, mais especificamente no Rio De Janeiro. Astrônomos conhecidos como Rogério Mourão (Observatorio Nacional) e Jean Nicolini (Observatório de Campinas) participaram como colaboradores fazendo acompanhamento da missão via observação sistemática do céu. Não é pelo fato de não existir “telefones celulares” ou “internet” que não foi possivel a ida do homem à Lua. Os astronautas não precisavam de “Ícones” e nem “Mouse” para pilotar a Nave. Circuitos Integrados mais avançados, tecnologias diversas (relogio digital, teflon, alimentos e bebidas especificos etc) foram produtos derivados da exploração espacial. Ah, só pra lembrar, Gomes, Fangio, Moss, Farina, Ascari, Clark, Hill, Brabham, Nurburgring, AVUS, também são farsas da Industria. Tudo foi ilusão. Afinal, como explicar um carro correndo em 1950 ??? Impossivel !!!! Nem tinham inventado os sistemas de CAD/CAM, linhas de produções robotizadas !!!! Tudo farsa….Às vezes, leitura, estudo e bom senso podem ser grandes aliados do ser humano….

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Caro Klebler,
tecnologia existia sim, só que se hj já é um risco vc ir para o espaço, naquela época era quase suicídio, mas vc citou tb que não acredita pois só hj estamos pensando em voltar a lua, acontece que naquela época tinhamos a guerra fria que era o que movia a corrida espacial, os russos quase chegaram lá se não me engano uma semana antes só que o N-1, explodiu e levou metade da base junto, só por isso que os EUA chegaram antes, a medida que o união soviética foi pro saco, acabou a força motriz que mantinha a grana entrando para manter tudo isso, os EUA ganharam a corrida espacial e com isso, mais a guerra do vietnã,m que sugava bilhões, ficou difícil manter o mesmo nível de investimento, dizem que se não houvesse a guerra doi vietnã, estariamos hj em marte, mas a brincadeira acabou e a nasa passou a sofrer a todo ano cortes no orçamento, então nós não vamos a Lua hj mais por motivos econômicos do que falta de tecnologia.
claro que vc pode achar o que quiser e cointinuar que nunca estivemos lá, mas que estivemos estivemos.

LAGO
LAGO
17 anos atrás

FG, torci muito para vc postar sobre o tema, pois vendo alguns cientistas importantes, embora não desmerecendo totalmente, de certa forma desbancando a importância da viajem face ao atual estágio de nosso projeto espacial e ao investimento realizado (cerca de 30% do orçamento anual), passo a acreditar eu que se enquanto sociedade ainda estamos longe de alcançar o espaço, Marcos Pontes prova que enquanto indivíduos os brasileiros são capazes. Doravante, com o tenente coronel aviador pululando de escola em escola, adentrando lares via tv e net, muitas das crianças que sonham como vc também sonhou, acreditarão que é possível sonhar com o universo e sua conquista, que é possível superar dificuldades, que tudo é possível. Honras a Marcos Pontes, se não por nada, pelo talento e esforço pessoal de todos estes anos de dedicação. Valeu apena !!!

vitão
vitão
17 anos atrás

muita gente foi para o espaço antes do marcos pontes: O paloffi, o piquezinho, o damatta, pizonnia, etc.

Junior
Junior
17 anos atrás

Quem falou que 2/3 da população do Brasil não tem saneamento básico precisa se informar melhor antes de dar números. Tudo bem que tem muita gente que não tem, mas 2/3 ? Consulte o IDH do Brasil e verá o que estou falando….

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Rikho,

Plana deve ser a sua cabeça. Principalmente quando vc começa a escrever essa monte de asneiras. Fique quieto, por favor… Eu vou te dar um argumento IRREFUTÁVEL: Vc é um cretino, a coisa mais imbecil do mundo!!!!

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Belo post, Mr Gomes!

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

Tá tá tá …Jairo Bahuer , tb gosto de estradas e acho que os menos favorecidos têm que ter tudo isso aí e muito mais ! Mas temos dinheiro de sobra prá fazer tudo isso no nosso país e ainda sobra uma grana prá fazer no Mercosul todo , prá emprestar pros países menos desenvolvidos , etc , etc , etc.Faça um favor prá mim , faça o dinheiro do imposto que pagamos chegar onde precisa , ok ?
Tenho a impressão que da missão espacial em questão ninguém levou propina , mensalão ou sei lá o quê , a impressão , só isso , não posso ter certeza…mas imaginando essas obras todas que você gostaria ( e eu também )de ver prontas , tô achando que já pagamos por elas todas , umas 100 vezes ! !

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Stefano, como nao sou intrasigente, ou pelo menos tento nao ser, vou dar uma olhada em cada experimento e depois te digo o que achei. Só que o link que vc deu, nao funcionava. Pra quem quiser ler, tem que ir a:
http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos.php

Kleber, este boato de que o homem nao pousou na Lua, que era na verdade uma encenaçao de Hollywood, é bastante velho. Se vc me provar de maneira IRREFUTÁVEL, me junto a sua causa. Ah, sobre isso da Terra ser plana, só tava te sakaneando. Mas que existe gente que pensa isso, existe.

Abçs

Jairo Bahuer
Jairo Bahuer
17 anos atrás

Caro Stephano e outra meia dúzia de intelectualóides deste conceituado blog:
Com esse montante de dinheiro, usado para dar notoriedade internacional a comunidade brasileira de pesquisadores científicos, daria para:
1. Construir ou recapear qtos KM’s de estrada?
2. Construir quantas casas populares?
3. Quantas obras de saneamento básico (já que mais de 2/3 da população nem sabe o que é isso)?
4. Ampliação da rede de água e de luz?
5. Quantos poços artesianos daria pra construir no Noredeste para aqueles que, sequer, têm a quantidade de um copo d’água por dia pra beber?
6.Quantas hortas comunitárias daria pra construir para, ao menos, amenizar a fome de outros tantos?
7. Investir em policiamento qualificado, pra acabar com a podridão e a corrupção na áres da segurança pública.
Enfim, é uma grana “até razoável”, não é mesmo? E que certamente, nas mãos de que deseja realmente ter/fazer realizações em prol da população, de um modo geral, dá sim, pra fazer muita coisa!!!!!!!

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

Caro Rasec , realmente sou um cara superinformado , bem mais sobre F1 do que experimentos microgravitacionais , mas ajudar aos colegas a entender porque NÓS estamos gastando tanto dinheiro nessa empreitada me parece ser a coisa certa a fazer , não acha ? Afinal de contas , apesar de ser brasileiro , e portanto aceitar muita coisa absurda que ocorre neste país , acho importante saber onde meu dinheiro está sendo gasto corretamente.
Dê uma olhada neste endereço , acredito que apesar de muito técnico e aparentemente distante de nossa realidade , você poderá entender um pouco melhor o porquê de tanto investimento e acredito que concordará que tem muita coisa legal sendo pesquisada nesta missão . Experimentos importantíssimos para um país que depende imensamente da agricultura , como o Brasil.

http://www.aeb.gov.br/minisite/Missao_centenario/MissaoExperimentos.php

Um abraço , e não me entenda mal pela resposta , ela só tem a finalidade de colaborar.

EU
EU
17 anos atrás

oh Kleber, se manja mesmo hein…
fiquei pensando, o foguete que levou o homem em 1969 devia usar motor de fusca com 2 carburadores…
ai nao ia dar certo mesmo…

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Caro Rikho…
Não, eu não acredito que a Terra é plana, e para sua informação, em termos topográficos, à cada 25 km, é possível notar (através da teodolita) a convexidade da Terra.
Acredito também que um pouco de informação não faz mal à ninguém… …pare e pense um pouco em 1969 (eu não era nascido, mas tem-se um ligeira idéia), como seriam as telecomunicações??? No Brasil, eram poucas as TVs… Telefone Celular, então… carros com Injeção eletrônica, CD player, vidros elétricos, portões eletrônicos, Computadores (vide ENIAC), Internet (isso é loucura), identificação digital, Monitores de micros, o pacote Office…
Acima eu citei algumas coisas comuns do nosso cotidiano, que naquela época não eram nada…
Viagens ao espaço, eu acredito sim… nas sondas espaciais, eu também acredito, mas que o homem foi na lua… eu DUVIDO!!! Não havia tecnologia… não havia… para uma missão tripulada tão longa… não havia!!!
A minha opinião se baseia em fatos e conhecimentos técnicos… só isso!!!!

Abraço à todos…

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Galera, boa tarde.
´´O espaço, a fronteira final…“, lembram-se disto ???
Muito bem, o Brasil foi pro espaço, (!!!???), será que valeu a pena ??? Acho que sim, afinal ainda que insipiente, temos um programa espacial em andamento e obviamente tal programa precisa de protagonistas treinados e experientes.
Acredito que o investimento de 10 milhões de dolares é infinitamente pequeno para este propósito.
Tecnológicamente, não ha grandes ganhos na medida que os russos apenas treinaram nosso astronauta e certamente a nave Soyuz não é exatamente uma Ferrari pois, tem mais de 30 anos de serviços. Quanto a plantar feijões sob gravidade zéro acho que é apenas pra ele ter o que fazer durante os 8 dias que vai permanecer na estacão orbital internacional. No mais, acho produtivo e pertinente. Quem sabe agora as autoridades (in)competentes olhem com mais atenção para o nosso programa espacial e na medida do possivel , destinem as verbas necessárias (e possiveis) para tal propósito.

Led
Led
17 anos atrás

Convenhamos que há programas e programas espaciais. O mais bem sucedido foi o do Roberto Jeferson. De uns tempos para cá, mandou muita gente para o espaço.

Rasec
Rasec
17 anos atrás

Olha eu acho muito legal um cara ter um sonho e se matar pra conseguir realiza-lo, foi isso que o nosso amigo Marcos Pontes fez, parabens pra ele, ou seja eu tambem queria 10 milhoes pra realizar o meu sonho.
Agora dizer que isso representa muita coisa pro pais, dificil hein !
E pro Stefano que diz ser um cara super informado, talvez possa nos dizer que experiencias importantes ele vai fazer lá em cima, pois o que eu ouvi nos noticiarios eram teste que nao iriam mudar nem a cotaçoa do dolar ( como por exemplo levar uns brotos de feijao pra ver como ficam no espaço ) quanto mais mudar alguma coisa aqui.
De qualquer forma, parabens para ele !
E eu tb vou pedir meu milhao pra resolver meus sonhos!! Alguem quer dar ???

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Eu perdi o exato momento do lançamento, pq no exato momento do lançamento estava eu indo para o quarto pegar o telefone para ligar para minha mãe para falar com ela no exato momento do lançamento. Quando olhei a TV, já era um ponto luminoso no céu. Foi coisa de brasileiro que não está acostumado com pontualidade…

gabriel
gabriel
17 anos atrás

Isso me faz lembra o comentario do Barrichello que me da Raiva que era apenas um Brasileirinho
O marcos deu um exemplo aonde um brasileiro pode chegar !!!

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

Esse sim é digno de orgulho.
Ten. Cel. Marcos Pontes.

Para alguem que chegou a pensar em fazer astronomia, saber que existe um astronauta brasileiro e uma legião de bons astrônomos como Marcelo Gleiser, é motivo suficiente para crer que dessa balbúrdia toda ainda sai gente que presta.

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

Caro Rikho , sugiro que se aprofunde no assunto. Para quem tem alguma informação a respeito , e os meios de comunicação não têm colaborado muito , os 21 milhões gastos na viagem do Brasileiro à Estação Orbital não só é justificável , como também uma pechincha. Além disso ele tem pela frente 8 dias de muito trabalho e pesquisas de imenso valor à uma série de propósitos dos mais diversos possíveis.Prá não falar da notabilidade que nosso país passa a ter , isso é brinde ! Um abraço.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Ah, ia me esquecendo: alguém aqui falou que nao acredita que o homem tenha pisado na Lua… isso é mais comum do que se pensa. É razoável pensar entao que a viagem do Marcos seja apenas uma encenaçao, ou nao? Aliás, TODAS as viagens sao encenaçao. Aposto que vc tb faz parte da associaçao que acredita que a Terra é plana (sério, isso existe). ;-)

Abçs

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Essa viagem é a maior empulhaçao dos últimos tempos… literalmente, jogar dinheiro pelo Espaço Sideral… pergunto: que tipo de avanço tecológico teremos com isso? Ele vai fazer alguma pesquisa por lá? O tempo que vai estar lá, é suficiente pra algo útil? Os russos vao passar tecnologia de ponta pra gente? Falando sério, sem ressentimentos, é turismo espacial puro e simples, isso. E veio bem a calhar pro governo, já que o Palocci recentemente foi pro espaço também (inevitável o trocadilho, me perdoem). Nao faz muito, os russos fizeram uma viagem turística com outro sujeito, nao foi? Que essa viagem tem de diferente pra essa? Justificar dizendo que se esse dinheiro nao tivesse sido usado pra star trek do cara teria pingado no bolso de um monte de gente é de um simplismo incrível. Igual isso vai passar, ou será que nao? O que o Brasil precisa é melhorar o nível de educaçao das pessoas, desde o maternal até a universidade, é investir em pesquisa séria, nao necessariamente inventando a roda, mas ter tecnologia própria. É estimular ao empresário brasileiro a fazer o mesmo. Atualmente, quem tem grana só se preocupa em aproveitar juros altos. Aliás, atualmente, nao, desde muito. Quando isso vai mudar? Parabéns ao astronauta, para ele, a viagem é ótima, um sonho realizado compartido com muita gente. Mas para o Brasil, tenho minhas sérias dúvidas.

Abçs

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Aos que reclamam que 10 milhões e dinheiro gasto á toa, que seria melhor investido em outars áreas, 10 milhões é uma gota nesse oceano de impostos que nós pagamos, pouquíssimas áreas poderiam ser realmente beneficiadas e fazer realmente a diferença, o nosso astronauta roubou ? deu falcatrua ? não !

ele está lá com um objetivo, muitos podem não gostar e não concordar, mas está.

Tinhamos que ficar p.utos e escrever mensagens iradas aos nossos governantes é quando um cara rouba 200 zilhões da Sáude ou de qualquer outra área e fica por isso mesmo, ele não vai preso e o dinheiro não reaparece, o processo é extinto ou caduca pelos milhões de recursos e instancias que o fulano pode recorrer que o crime simplesmente prescreve ou o cara fica tão velho que a justiça o “libera” pela idade.
Então que tal escrever para nossos digníssimos governantes cobrando deles hein ?
ou só tem graça escrever mensagens iradas quando é aqui no blog do Flávio ?

Renato
Renato
17 anos atrás

Antonio,
Duas coisas;
-O custo não foi de 20milhões e sim de 10milhões e a Russia ainda dará um suporte maior ao programa espacial brasileiro.
-A decisão pela missão de enviar um astronauta brasileiro foi tomada muito tempo antes do Lula assumir a presidência.

Abraço

Raphael Diniz
Raphael Diniz
17 anos atrás

Amigo Antonio, eu não vou votar no Lula, só porque ele mandou um competente profissional brasileiro que comeu o pão que o diabo amassou pra chegar onde está, só porque ele viabilizou esta missão……também não acredito que este fato vai convencer milhões de brasileiros que o Lula é “o cara”, o melhor presidente do mundo, e que deve ser reeleito……..o que vimos ontem é o trabalho de muitos anos de estudos, investimentos e sonhos de pessoas que pensam um pouco mais longe que a maioria de nós, pois como você sabe, todo esse trabalho começou a 7 anos atras quando o nosso presidente lula apenas sonhava com o posto de presidente.
Fazendo uma comparação tosca da coisa, é a mesma coisa que achar que ele (o lula) comprou aquele avião presidencial pra ele, que poderia ter gasto aquele dinheiro com coisas mais “importantes”…….esquecemos que o avião é um patrimônio nacional, não é do lula, quando ele sair o avião vai continuar para o próximo presidente….se não trocássemos a avião agora seria no próximo mandato ou quando o sucatão caisse em cima das casas das pessoas, como já aconteceu no passado……
Volto a repetir, deixemos de ser hipócritas, e para aqueles que estão insatisfeitos que façam comapanha para mudar o presidente…..não misture esse grande feito com política, ou se preferir os incomodados uq e se mudem do Brasil, é fácil fácil, é só tirar um passaporte e ganhar o mundo, não fazemos a mínima questão de pessoas que só fazem reclamar…….e tenho dito!

Kako
Kako
17 anos atrás

Eu achei bacana. Mas é só impressão minha, ou o nosso astronauta, que na época de treinamento antes da confirmação da viagem, em reportagens e entrevistas, me passava a impressão de alguém extremamente inteligente e ponderado, ficou meio deslumbrado nos últimos tempos? Levar tralha pro espaço pra vender de recordação, declarações meio “Rubinho”, um oba-oba geral…ok, é compreensível, mas um pouco lamentável.

No mais, se os 10 milhões ficassem em terra, iriam parar em algum ralo ou em alguma tese de doutorado inútil.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Vamos parar um pouco com essas bobagens nacionalistas.
O cara só foi pro espaço porque o Lula – vislumbrando a propaganda que o fato teria – pagou 20 milhões de dólares pela passagem na Soyuz.
Esse cara é um astromala.

Raphael Diniz
Raphael Diniz
17 anos atrás

O que vimos ontem foi a realização de um sonho acalentado por muitos de nós desde a infância. Impossível não considerar que em pelo menos uma vez tdos nós não pensamos em estar flutuando entre as estrelas, mesmo que em sonhos…….acontece que deixamos de ser criança, de ter sonhos, e coeçamos a culpar a tudo e todos pelos problemas que enfrentamos no dia a dia. Ninguém percebe que essas situações ruins (fome, violência, pobreza, foram causadas por nós mesmos…….e que não podemos nos privar de realizar feitos como esse do “Pontes” só para tentar justificar ou consertar nossos erros.
Nâo interessa que ele vá pro espaço apenas para acompanhar o crescimento de um broto de feijão, ou para satisfazer a meia dúzia de políticos que vêem esse feito como marketing…..a grande sacada da coisa não são essas…..como diria o primeiro astronauta a pisar na lua Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”.
Deixemos de ser hipócritas e vamos parabenizar este importante feito que vai estar escrito nos livros de história no futuro. Parabéns Brasil, parabéns Pontes, nós merecemos!!

Tuta
Tuta
17 anos atrás

Aí Gomes, não conhecia este teu lado “estreleiro”. Cara, lembre-se, ao contemplar estrelas, do dito, que diz: “Ad astra per bostra”, destraduzindo-se, “Quem muito olha para as estrelas pisa no cocô que está no chão.” hahahahahah
Tuta

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Depois de todos esses comentários, so me resta dizer o seguinte.
Com certeza essa é a BANDEIRA mais bonita que ja foi ou ainda irá para o espaço.