Ficar em último não é tão ruim assim

SÃO PAULO (uai, todo mundo não amava a Minardi?) – Para que fique bem claro, fui o último no fim de semana todo. O último no grid entre os que fizeram a classificação (três não treinaram e largaram atrás de mim) e o último a receber a bandeirada entre os que concluíram a corrida (sete abandonaram).

Mas curti muito o sábado em Interlagos. O grid estava bonito, com 23 carros, e tivemos a alegria de ver o Maverick campeão de 5000 em 1986 (não 1979, não sei de onde tirei 1979) com o Sérgio di Genova puxando o pelotão como pace-car. De público, meus agradecimentos a ele e ao Adonis (esse carro será tema de matéria no Limite da ESPN Brasil nesta semana). E mais dois pace-cars, o DKW do Alfredo Gehre e o Fusca do Luiz Salomão, tendo como co-piloto o amigo Duda Ordunha, empresário do Barão Vermelho e do Kid Abelha, mas acima de tudo um apaixonado por corridas. Duda veio do Rio para ver de perto os carros que fizeram parte da sua infância como rato de autódromo.

E não foi só ele. Muita gente apareceu no box 21 e se apresentou como blogueiro e leitor do Grande Prêmio, o que me deixou muito feliz. Teve mais gente que veio de longe, pena que não guardei o nome de todo mundo. Mas agradeço a cada um, de coração. Entre os ilustres apareceu o Felipe Montanheiro, que ficou em segundo lugar no concurso do capacete e já levou o meu para fazer aquela pintura (o capaMUG será um Arai todo cheio de chinfra que está com o Thiago Amorim no Rio).

Sobre a corrida. Um calor infernal, até que foram poucas as quebras. Da hora do treino, 8 da matina, até a corrida, meio-dia e cacetada, esquentou ainda mais e a pista ficou emporcalhada com óleo e cal. Por isso os tempos de voltas de quase todo mundo foram bem mais altos na prova.

O César Carloni venceu na geral com o Porsche campeão do ano passado. Pegou a mão do bichinho. Ficou com a vitória também, claro, na Divisão 2 (1.400 cc a 1.600 cc). O Sergio Spagnolo, de Karmann-Ghia AP, faturou na D3 (acima de 1.600 cc e motores não-originais). Na D1 ganhou o Fusca do Marcelo Lima (nono na geral).

Tivemos sete carros na D1, sete na D2 e nove na D3. Um dos pilotos, o Walter Lapietra, treinou de Fiat na D1 e largou de Puma na D3, porque o pequeno italianinho quebrou.

Quanto a mim, digamos que corri sozinho. A saída do outro DKW do campeonato me deixou isolado como o mais lerdo do grupo. Não me importo muito com a lentidão; mais com a solidão na pista. Deve ter sido a última corrida desse motor, mas mesmo com o novo não creio que vá me aproximar demais dos outros da D1, que têm virado entre 10 e 20s mais rápido que meu DKW. Em todo caso, ficarei firme com meu dois tempos.

Destaque também para presenças ainda mais ilustres como o Bob Sharp e o Jan Balder. Ambos fizeram coro: “Falta motor”. E eu não sei? E para as estréias do Miúra de Anuar Askari (deu só uma volta), do Chevette do Silvio Brocchi, do Passat de Carlos Bráz (uma belezura) e do Puma de Aroldo Teixeira.

Se alguém daqui foi a Interlagos, deixe um comentário para contar aos outros. A próxima corrida é no dia 1º de abril. Abaixo, a foto do Maveco do Di Genova. Depois coloco o link do site da LF com mais fotos, mas ele está fora do ar por enquanto.

A seguir, grid e corrida:

SUPERCLASSIC – segunda etapa (4/3)
GRID DE LARGADA
1) César Carloni (D2/Porsche Spyder #17), 2min03s137 (125,977 km/h)
2) Luis Finotti (D3/Topolino AP #38), 2min04s676
3) Evaldo Luque (D3/BMW AP #53), 2min05s029
4) William Simoceli (D3/Porsche Spyder #56), 2min06s153
5) Sérgio Spagnolo (D3/Karmann-Ghia AP #4), 2min06s797
6) Nivaldo Almeida (D3/DKW AP #83), 2min07s076
7) Edson Furrier (D2/Puma #10), 2min10s095
8) Sebastião Gulla (D2/Puma #51), 2min11s322
9) Carlos Bráz (D3/Passat AP #21), 2min12s544
10) Adriano Griecco (D2/Puma #71), 2min13s902
11) Ricardo Magnusson (D3/Bianco #20), 2min14s231
12) Henry Shimura (D3/Karmann-Ghia AP #77), 2min16s409
13) Walter Brunelli (D1/Fusca #7), 2min21s132
14) Marcelo Lima (D1/Fusca #3), 2min21s692
15) Albert Reis (D1/FNM JK 2300 #5), 2min26s372
16) Waldevino Jr. (D2/Puma #27), 2min28s577
17) Silvio Brocchi (D1/Chevette #2), 2min29s633
18) Apolo Teixeira (D2/Puma #18), 2min35s304
19) Flavio Gomes (D1/DKW #96), 2min41s257
20) Renato Giordano (D1/Corcel #14), sem tempo
21) Marcio Araújo (D1/Corcel #22), sem tempo
22) Walter Lapietra (D2/Puma #29), sem tempo
23) Anuar Askari (D2/Miúra #9), sem tempo

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1) César Carloni (D2/Porsche Spyder #17), 13 v em 31min39s245, melhor em 2min09s309
2) Sérgio Spagnolo (D3/Karmann-Ghia AP #4), a 7s969 (2min08s217)
3) Evaldo Luque (D3/BMW AP #53), a 22s117 (2min09s033)
4) Luis Finotti (D3 Topolino AP #38), a 29s901 (2min10s001)
5) Edson Furrier (D2/Puma #10), a 31s350 (2min12s832)
6) Carlos Bráz (D3/Passat AP #21), a 42s260 (2min15s713)
7) Sebastião Gulla (D2/Puma #51), a 59s309 (2min15s771)
8) Ricardo Magnusson (D3/Bianco #20), a 1min33s765 (2min19s023)
9) Marcelo Lima (D1/Fusca #3), a 1min41s543 (2min23s348)
10) Walter Brunelli (D1/Fusca #7), a 1min41s964 (2min22s770)
11) Renato Giordano (D1/Corcel #14), a 1min43s718 (2min23s801)
12) Marcio Araújo (D1/Corcel #22), a 1min59s951 (2min26s805)
13) Nivaldo Almeida (D3/DKW AP #83), a 1 volta (2min12s944)
14) Walter Lapietra (D3/Puma AP #29), a 1 volta (2min26s938)
15) Silvio Brocchi (D1/Chevette #2), a 1 volta (2min33s038)
16) Flavio Gomes (D1/DKW #96), a 2 voltas (2min46s777)
17) Alberto Reis (D1/FNM JK 2300 #5), abandono (2min29s660)
18) Aroldo Teixeira (D2/Puma #18), abandono (2min36s034)
19) Adriano Griecco (D2/Puma #71), a 6 voltas (2min17s079)
20) Waldevino Jr. (D2/Puma #27), abandono (2min26s174)
21) William Simoceli (D3/Porsche Spyder #56), abandono (2min13s140)
22) Henry Shimura (D3/Karmann-Ghia AP #77), abandono (2min27s639)
23) Anuar Askari (D2/Miúra #9), abandono (sem tempo)

Melhor volta: Sérgio Spagnolo, 2min08s217
Número 83, Nivaldo Almeida, punido com acréscimo de 20s ao seu tempo por ultrapassar em bandeira amarela.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Boa tarde infelizmente o dono deste carro Sergio Di Genova
Faleceu este mês 09/01/2010.
Perdemos um grande amigo e um ótimo piloto.

Abraços

roberto ba santos
roberto ba santos
18 anos atrás

para qual email mando?

roberto ba santos
roberto ba santos
18 anos atrás

quer mais fotos do maverick 5000

Rodrigo Luque
Rodrigo Luque
18 anos atrás

Estive la, vendo meu pai pilotar sua BMW, e ao final ocorreu uma cena provavelmente inedita e unica… Flavio Gomes no pódio!!! É isso mesmo…. até tomou banho de champagne…. Tenho a foto inedita aqui, se quiser posso enviar para seu e-mail!!!! Só vendo pra crer!!!!

Christian
Christian
18 anos atrás

Bota 3 dimensionados, rebaixa o cabeçote, alivia os pistões, roleta tudo (se já não for roletado, não sei), enfia umas bobinas de primeira, abre e dá uma polida nas janelas, põe umas velas, projeta e instala um torque induction (para melhorar o aproveitamento do combistível e dar mais força em baixa e melhor retomada – sobe de giro mais fácil), pra melhorar ainda mais em baixa e nas retomadas dá um jeto de enfiar um YPVS da Yamaha RD 350 LC nas janelas de escape), lógico mete uma carburação tripla e também uma bomba de gasolina capaz de alimentar isso tudo (inclusive vai ter que trocar os dutos do tanque até a referida por outros de maior diâmetro). Enfim, com esta receita na mão e mais um mecânico de motos (yamaha de competição, dos experientes dos 2T, óbvio isto) para preparar a maquininha, troca de categoria que dá pau em todo mundo!
Longa vida aos 2T!

Planeta
Planeta
18 anos atrás

Como piloto vc é um bom jornalista.

cassio souza
cassio souza
18 anos atrás

Aí Flavio Gomes , bela corrida heim !!!????
Mas podemos dizer que , se fossemos comparar a corrida de domingo com a F-1 , vc estaria mais para Minardi ou Super Aguri ???

Valeu

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
18 anos atrás

Acho que o FG não corre com outros carros porque o DKW é uma boa desculpa de chegar em último

Fabricio
Fabricio
18 anos atrás

FG, vc já pensou em correr com outro carro??? Já que é vc um apaixonado por carro antigo já pensou em correr com um modelo diferente por ano?? Um ano com o DKW, outro com um fusca (ori) e assim por adiante??

maurício
maurício
18 anos atrás

explica-se a performance do dono do blog:

“quem tem um DKW não precisa ter pressa!”

Daniel
Daniel
18 anos atrás

O importante desta competição é sem dúvida o espetáculo, pode ter certeza que os carros devem ser conservados por muitos anos, independente de posição de chagada, todos são campeões.
Abraços!

Clay
Clay
18 anos atrás

Fomos, eu e a família, e pudemos não só curtir a beleza, charme e romantismo das baratas – a sua também, sem dúvida – mas tambem a atenção e carinho do FG como anfitrião, antes e depois da corrida. Sem dúvida que tem horas que chegar em primeiro ou último é totalmente secundário…o duro foi me segurar prá não “ïnvadir” a pista com meu nervoso Sedan VW1963… mas 2007 tá aí…
Valeu, Flávio.

Arthur Berger
Arthur Berger
18 anos atrás

Fácil: Institui o “Grid Invertido!”

rsrsrsrs

joaquim
joaquim
18 anos atrás

Õ FG, grande corrida a de sábado. Tinha até gente na arquibancada, umas quinze pessoas pelo menos. A disputa do Carloni com o Spagnolo, os dois se matando pelo miolo, nada ficou a dever a outras categorias dita estreladas. A propósito, o que houve com o KG do Sérgio, freio ou pneu? Os que não foram perderam um grande evento. Depois, a chacrinha nos boxes. Quanto á tua participação, ô luta inglória, meu rapaz ! Talvez se vc descolasse um daqueles motores DKW V-6, quem sabe?

Marcello
Marcello
18 anos atrás

O problema do FG é que ele tá desmotivado porque não correu com o capacete novo.

Gabriel Marques
Gabriel Marques
18 anos atrás

Eu estive lá, só que na aqruibancada, quase todo sábado estou lá, neste sábado eu, meu pai, minha esposa e filhão, assamos uma carninha e assistia os carros de outrora degladiando sobre o escaldante asfalto de um dos lugares mais bonitos de sp. Até o banheiro desta vez estava aberto, sujo, mas aberto. Qaunto a prova foi cheia de ações muitas rodadas e poucos pegas, destaque na 1 com os fuscas e o corcel perto um do outro, em termos de beleza a bmw e o dkw são imbativeis. Proponho Flávio que façam a categoira 1/2 para motores até 1000cc, assim motivaria carros de épocas passada como os gordinis e dkws. Agora o chevetinho tinha uma carinha de cadeira elétrica….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Finalmente soube que então você anda de 2T. Mas esse novo motor, é feito onde?
Se faltam burritos na usina, experimente gastar mais em diminuir o peso do bichinho.

Edgar SC
Edgar SC
18 anos atrás

Putz… duas voltas… Ô Flavio tem um motorzinho de dentista aqui perto de casa se quiser eu falo com o cara ali…

Volante 13
Volante 13
18 anos atrás

o bom e q e muito façil achar a posiçao do flavio gomes é so olhar de baixo pra cima ,como esta sempre entre os ultimos poupa um bom trabalho

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
18 anos atrás

FG:
Sou aquele de cabelo branco, te encontrei lá na entrada dos boxes depois da corrida.
Veemente protesto: Para entrar precisava de credencial. Tava cheio de crianças brincando pelos boxes – vi muitas, para variar – mas não me deixaram entrar, para ver de perto os carros do Box 21.
Como frequento Interlagos a uns 40 anos, estou habituado com a OTORIDADE dos porteiros… Nem tentei discutir ou argumentar – Preferi ficar do lado de fora, e assisti a corrida no S do Senna, bem ao lado do fotógrafo, uma visão perfeita.
Repito o que te disse pessoalmente: Voce não tem motor nenhum. Todos te passavam como queriam, a diferença de aceleração e velocidade final era brutal. Mesmo sendo a sua última prova com esse motor, dificilmente sua DKW será competitiva. Motores de 2 tempos muito mexidos trabalham no limite do limite, e mesmo na época quebravam muito… Peças novas são caras e difíceis de encontar, acho que até mesmo naquele teu amigo da Alemanha.
Pergunta de amigo: Mesmo amando este carro, vale a pena continuar competindo com ele? Se é apenas pra participar, marcar presença, homenagear nossos heróis do passado, tudo bem, vale o amor e pronto. Se for para competir, é bom repensar o regulamento. Os carros todos que andam lá pouco tem de originais, talvez o seu seja o único.

ROBOCOP
ROBOCOP
18 anos atrás

Caro FG, parabéns pelo ótimo desempenho do seu Karango. Acompanhei todo o esbanjo de potência derramado pela reta oposta e reta dos boxes, já que me encontrava no posto 20 da ISR. Abraços e até dia 01/04

artur
artur
18 anos atrás

melhor sabado impossivel. box cheio degente legal , carros maravilhosos ecorrida das boas.agradeco ao flavio pela recepcao e pela pilotagem com 1 dkw original. alavanca original na coluna e demais!!!! vou na proxima tambem!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Flavio Gomes, quantas pessoas fazem parte da sua equipe, na D1? Quem são eles?

Mick
Mick
18 anos atrás

Falando sério: último não, tinham 4 caras sem tempo atrás de FG no grid.

tohmé
tohmé
18 anos atrás

Amigos,
Quem não foi a Interlagos no sábado perdeu um grande evento. Máquinas lindas (um passat impecável), o Flávio em último, mas suportando o calor que beirava os 37 graus. Aliás, pode não andar muito o belo DKW. Porém nada ronca tão gostoso quanto o motorzinho 2 tempor. E mais, acredito que seja o único que não perdeu potência com as condições insalubres da prova. Tá certo que não é tanta potência assim. Abraços a todos. Ah, além dos carros, é uma grande oportunidade para ver Jan Balder, Francisco Lameirão e outros.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
18 anos atrás

Contesto a afirmação que o carro mais bonito era o passat. ele era muito bonito, mas não chegava perto do bianco gulf que estava no box 11. Lembrava muito os porsches e GT’s 40 famosos da década de 70. Outro destaque é a dupla de corcel que correu com AP (acho) e rodas do audi.

Destaque negativo para o papelão de domingo de manhã, no resgate da formula são paulo, no S . Tá sabendo o que aconteceu flávio?

Thiago Amorim
Thiago Amorim
18 anos atrás

Cara..em ultimo!?!?!?tu tá bração hein..
tu vai ter q se transformar com o capmug na cabeça hein!!!!vai procurar inspiração no schummy..senna…prost…hahahahhaha…mas tu vai ter q andar na frente hein!!!!hahah
abraçooooooooo

Gustavo
Gustavo
18 anos atrás

Luta inglória Gomes, se um bom motor, desdenhando a tradição, continuará andando sozinho na pista.
Boa sorte na próxima!

Bielzito
Bielzito
18 anos atrás

Bom Gomes a proxima data vai ser interresante dia 1 de Abril quem sabe vc pode chegar e fala EU GANHEI RSRSRS

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
18 anos atrás

Foi muito bom!!!
Passar o dia inteiro em Interlagos, andar por todas as instalações da pista e ver os mais belos e “furiosos” carros, foi uma satisfação, e digo mais Flávio, o churrasco tá marcado. Marcaremos a data certa e se for possível, você vai conhecer Itupeva…rsrsrs.

Abraços,
Felipe Montanheiro.

Askjao
Askjao
18 anos atrás

Rafael Ramos, se vc sair dai hoje ainda dá tempo de ver o FG andando…

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Sérgio, você disse que dividiu uma curva com o Flavio Gomes (DKW), à quase 200 km/h? Foi isso que eu entendi?

Rafael Ramos
Rafael Ramos
18 anos atrás

Poxa, queria muito ir ver essas corridas mas moro em Fortaleza :/

Sergio Spagnolo
Sergio Spagnolo
18 anos atrás

Caros Blogueiros,

Lembro-me como se fosse hoje, a primeira vez que o meu fiofó trancou….não passava nem uma agulha….
Estava eu, dirigindo meu Karmann Ghia 68, no final da reta dos boxes, quando dividí a freada com o Flavinho. Burro eu, estava esperando a luz de freio dele acender para fazer a ultrapassagem…. só que o q vc´s não sabem é q o DKW do Flavinho faz as curvas quase com o pé colado, e eu por pouco não mando nós dois pra casa du caray!!! Quando vc está dentro de um carro, a mais de 200 por hora, a boca seca, as mãos suam, os dentes se apertam uns contra os outros, e vc quer mais, muito mais, e não importa o carro.
Os DKW´s são a pura reprodução de uma história que certamente nunca mais voltará, pois é muito difícil encontrar peças, e naquela época, a equipe Vemag tinha uns 20 motores, preparados pela fábrica, esperando as quebras que fatalmente aconteceriam.
No fundo, não importa quem ganha ou perde, o que importa é o excelente clima que vive hoje a APTA e a beleza das nossas corridas, com carros diversos e um grid bem formado. E espero que todos os blogueiros que gostam das mesmas coisas que nós, possam um dia presenciar de perto o clima de nossas corridas. É de graça!!! e a próxima será dia 1 de abril ( e não é mentira), por volta das 12:00 hs.

Abraço a todos.

Sergio Spagnolo

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Flavio Gomes, quando você cruzar a linha de chegada, veja este site, achei muito legal. Fala sobre corridas de DKW na África do Sul: http://www.dyna.co.za/cars/racing2.htm

Rikho
Rikho
18 anos atrás

Pô, Flávio, assim nao dá! Vai acabar pilotando na GP Masters, assim! :-)

Alex Yoong
Alex Yoong
18 anos atrás

Ainda bem que não tem os 107% do melhor tempo na qualificação, né FG…. Na D1, devem ser 1007%…

Marco
Marco
18 anos atrás

Pois eu acho que o resultado da corrida so’ comprova que vc e’ bom piloto. Na chuva, quando o que conta e’ braco, vc nao foi o ultimo. Ou seja, tirou mais do que o carrinho pode. Abracos!

Fernando Enns
Fernando Enns
18 anos atrás

Fica Frio Flávio….Os últimos serão os primeiros!!! hehehehe

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Grande resultado!!! Tá compensando continuar correndo?

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Caraca, lindo o carro !!!!!!!
Sobre a corrida vou lhe poupar tá.

bruno mantovani
bruno mantovani
18 anos atrás

e o box 21 era o q tinha mais público……sem contar o grid mais cheio do paulista!!!

Askjao
Askjao
18 anos atrás

FG, vc toma alguma droga para não dormir quando “pilota” o DKW??? Cara, troca o motor não… troca o carro.