Pega, mata e come

SÃO PAULO (há os que falam e os que fazem) – Está pronto o Carcará II. Há meses que nós, dekawezeiros de plantão, vimos acompanhando a epopéia empreendida pelo colecionador Paulo Trevisan, de Passo Fundo, que simplesmente encomendou um novo Carcará a Toni Bianco, esse que aparece na foto, de julho do ano passado, moldando a carroceria de alumínio na garagem de sua casa.

O jornal O Globo dedicou uma página ao assunto, hoje, matéria do incansável Jason Vogel.

Já vi algumas fotos do Carcará II na pista, os testes estão sendo feitos em Guaporé, e ele vai andar em junho no Rio. Quem (ainda) nunca ouviu falar do Carcará, é só clicar aqui.

Grande Carcará. Grande Trevisan. Grande Lettry, Anísio, Rino, Crispim, Toni, Norman, Bob, os heróis daquela aventura. Grande Vemag.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mendonça
mendonça
9 anos atrás

Olá

Fui piloto de kart e f 1600 da Alpie na década de 80, logico que até hoje ainda tem gasolina correndo na veia…rsrs
Gostaria de saber se os custos da Classic são altos e quem prepara estes carros, resumindo, como faço para andar de Classic?

Abraço

Mendonça

Hagar
Hagar
15 anos atrás

O Toni Bianco (que além do mais é um grande ser humano, gente da melhor qualidade) construiu 5 “Fórmula Junior”, que eram pensados para usar motor DKW e Gordini. Tinham suspensão dianteira de Gordini. Um deles recebeu motor Alfa Romeu e foi pilotado pelo grande Celso Lara Barberis que com ele se acidentou em Interlagos e faleceu. Recentemente ele fez o 6o. com mecanica DKW por encomenda do paulo Trevisan (de Passo Fundo-RS).
Um deste chassis tubulares foi carenado em aluminio e virou o Carcará. Este Carcará foi posteriormente “vítima” de adaptações loucas, como se fazia na época, sem engenharia: o Normaan Casari colocou nele um motor Ford 289 nacional (aquele dos primeiros Galaxies e F100). Ficou desequilibrado (suspensão de Gordini com motor de caminhão) , nunca mais andou direito e virou sucata.
Sobre o record do Carcará: o piloto escolhido era o Marinho, mas na hora “H” puxaram o tapete dele e deram para o Norman Casari pilotar…O Marinho era MUITO mais piloto!!!
Abraços, Hagar

vitão
vitão
18 anos atrás

Veloz-HP , muito obrigado. Ouvi falar do projeto, mas nunca soube que ele chegou ao estágio de protótipo.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Pô Veloz-HP não regula as fotos não !!! hehehehe

Pelo visto vc tem um tesouro aí escondido e fica regulando.

Brincadeiras a parte valeu mesmo pela adição.

eu queria era fazer o maior repositório digital de fotos de corridas e carros brasileiros de todas as épocas, por enquanto é sonho mas de pouco a pouco quenm sabe.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

Vitão, eu tenho uma foto de um Fissore de corrida que começou a ser desenvolvido na própria Vemag mas, com a desativação do Dept. de Competições e a posterior venda para a VW, tudo parou. Nunca mais ví esse carro, por certo a VW o sucateou mas sobrou uma foto.
Vou tirar uma cópia e mandar para o Flávio e êle certamente a colocará no blog.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Ainda bem que pra nossa sorte, quando o CARCARÁ II for para a pista, o Gomes vai postar aqui antes e depois pra galera poder acompanhar.

RENAN NERY
RENAN NERY
18 anos atrás

DESCULPE-ME FLÁVIO E DEMAIS AMIGOS DESTE ESPEÇO, O ENDEREÇO CORRETO É : http://www.memoriadapropaganda.org.br
Podem comprar com a Aurea, é uma pessoa especial.

vitão
vitão
18 anos atrás

FG, vc fala muito do DEKADABLIU, mas quase nada do Fissore? Algum preconceito ? O meu pai teve uns 4 BELCAR, era amigo do Wladimir Pieski, que tinha uma revenda em SBC. Fui lá algumas vezes. Vc tem foto de algum Fissore de corrida ?

RENAN NERY
RENAN NERY
18 anos atrás

COMO DECAVEZEIRO DE CORAÇÃO INFORMO QUE TENHO UMA FITA DE VIDEO CONTANDO TODA A VIDA DO CARCARÁ, COMO TAMBÉM AS FITAS E OS DV’S DE TODA PROPAGANDA DE AUTOMÓVEIS VEICULADA NA TV DE 1949 A 1998, BELO ACERTO PRODUZIDO PELO MUSEU DA PROPAGANDA, QUEM TIVER INTERESSE ACESSE: http://www.museudapropaganda.org.br.

Renan Nery.

André da Costa
André da Costa
Reply to  RENAN NERY
14 anos atrás

Prezado Renan, esta fita com a história do Carcará você comprou? Se sim, onde? É possível comprar outra ou você disponibilizaria/venderia uma cópia em CD ou DVD? Qual é o conteúdo desta fita?

Sou verdadeiramente apaixonado pelo Carcará, representante único da grande engenhosidade e coragem de brasileiros ilustres como Anísio Campos, Toni Bianco, etc.

Um grande abraço.

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Grande notícia !

Agora poderemos reviver e sentir um pouco daqueles tempos heróicos com grandes figuras do automobilismo brasileiro.

Alguem sabe que dia e onde será ?

Flavio Chinini
Flavio Chinini
18 anos atrás

Lembro que o Toni Bianco construiu um chassi de F2 (na época da F2 Sulamericana)… Alguém sabe se este carro foi alguma vez para a pista?

Maurício Morais
18 anos atrás

Parabéns a todos os envolvidos no renascimento desta lenda automobilística chamada Carcará.
É nossa história sendo valorizada.

Carlão
Carlão
18 anos atrás

Flávio Gomes, vc nós dá uma boa noticia para amantes do automobilismo. História fascinante a do Carcará, e espero sucesso na nova empreitada. Vc estará lá para cobrir todos os detalhes ????

"Japoneis"
"Japoneis"
18 anos atrás

Foi por meio deste blog, q conheci a historia do automobilismo nacional…
Todas suas aventuras, invencoes, criacoes, bem como suas decepçoes…
Caso do Carcará original que desapareceu… Fiquei muito chateado qdo sou be q o original nao existia mais…
Mas eis que ressurge a lenda…
Espero que esse seja muito bem cuidado pra toda a eternidade…
FG deve estar felicissimo…
Abraços

Prperalta
18 anos atrás

Pessoal, se alguem quizer ver mais Carcará II vejam o site:
http://www.bandeiraquadriculada.com.br
Até lá…