Babaquices globais

SÃO PAULO (já deu no saco) – Além da babaquice de obrigar locutores, comentaristas e repórteres a dizerem STR, RBR e MF1 no lugar de Toro Rosso, Red Bull e Midland (ai jisus, o que a Midland vende no Brasil?), a Globo estende suas pataquadas a outras glebas.

Hoje pela manhã vi rapidamente matéria no “Auto Esporte”, programete global que antecede o “Esporte Espetacular”. Me chamou a atenção porque apareceram um Renault Rabo Quente e um Gordini de corrida. Ambos seriam, como se diz, “testados” pelo Bruno Senna.

A brincadeira deve ter sido em Guaporé, pelo que percebi. Ou seja: convidam o rapaz para andar de Rabo Quente e Gordini. O rapaz vai a Guaporé, na casa do chapéu. Deve ter passado várias horas ali, à disposição global. E não é que apagam, por meio de computador, os patrocínios inscritos no macacão de Bruno?

Até onde vai tamanha babaquice? Nas entrevistas de jogadores e técnicos, cortam os bonés e os painéis publicitários. Aí as empresas deixam de apoiar o esporte e a Globo ataca as empresas que não apóiam o esporte.

Uma coisa é evitar fazer propaganda de graça. OK, cada um tem a política que quiser. Outra bem diferente, porém, é distorcer a realidade. A Toro Rosso não é STR (ou TRS, como disse, coitado, o Galvão). É Toro Rosso. A Red Bull é Red Bull, não RBR. A empresa que é dona da Ferrari é a Fiat. Se o locutor quer mencionar os cargos de Luca di Montezemolo e entre eles citar o de presidente da montadora que é dona da Ferrari, tem de dizer que é a Fiat.

E apagar inscrições no macacão de um piloto que teve a boa vontade de ir a Guaporé andar de Gordini é sacanagem demais. Aliás, esse negócio de retocar imagens, no caso fotos, já que falamos de outra época, Stálin fazia direitinho.

Babaca, a Globo.

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
leonardo
leonardo
13 anos atrás

Esqueceram de comentar sobre a Puma ( não me recordo se dkv ou gordini) desta época.

alessandro pitagoras
alessandro pitagoras
17 anos atrás

Corretíssima essa análise.
Por essas e outras o autmobilismo fica sem patrocínio, e quem sabe as consequencias que teria para o futebol no futuro???

Vitão
Vitão
17 anos atrás

FG, comentário perfeito. só acrescentar que a RG (eles não falam Red Bull, eu não falo o nome deles) tem GRANDES interesses no Pan 2.007, e por isto omite toda a safadeza do CEsar Mia . O que é um pistiha de corridas comparado com 500 milhoes em patrocionio? Danem-se os contratos, as leis, o público.
Eu adotei um boicote quase total à RG; só assisto a F-1 porque é ao vivo. A RG não quebrou porque o BNDES colocou muita grana lá pra salvar a SKY. RG, a Varig amanhã (sonhar não custa nada)

MaCost
MaCost
17 anos atrás

Tudo bem, não é sobre corridas, mas o que esperar de uma emissora que divulga a transmissão de um show (Stones) ao vivo e o transmite editado? Ou seja, o que esperar de uma empresa que engana seus “clientes”? Eu viví uma época que o governo militar fez isso inúmeras vezes… tudo era editado antes da notícia chegar às pessoas. Como se pode ver, ética não é o forte desta emissora…

Assim, os comentário absurdos deste narrador patético são apenas os frutos de uma árvore que está podre há muito tempo.

Portuga
Portuga
17 anos atrás

Gomes,
Parabéns, vc foi muito feliz nessa abordagem….uma imbecilidade sem tamanho…
valeu

André Grigorevski -
André Grigorevski -
17 anos atrás

O pior é que isso acaba prejudicando a própria qualidade da emissora. No programa Auto Esporte mesmo, já deixaram de fazer matérias sobre modelos antigos porque seus nome ainda eram ligados a um produto atual e, portanto, seria necessário um “patrocínio” da montadora.

Triste… Por isso que Globo eu só vejo quando não tem outro jeito (F-1, por exemplo…).

Gregório
Gregório
17 anos atrás

A Globo é o cancêr desse País

DMSR
DMSR
17 anos atrás

Mais babaca é quem aceita pagar esse mico: Galvão, Reginaldo e demais animadores de torcida.

Edson Gomes
Edson Gomes
17 anos atrás

Flávio,
Milhares de parabéns ao abordar a babaca Rede Globo e o babaca mor de plantão que narra as corridas, também não vou dizer o nome, só a sigla, GB….cara, é impressionante a estupidez da Globo, essa vou dizer o nome sem sigla, sou formado em marketing e tudo nesse mundo gira em torno do marketing….como que uma emissora monoplista, querendo ou não, tem a coragem ou petulância de inventar esse monte de siglas para omitir os nomes corretos, claro não é RBS é Red Bull e assim por diante…agora aquela de omitir o nome FIAT para dizer a montadora que detém o controle acionário da Ferrari…é muito pra minha cabeça…porque então eles não dizem qua a Mclaren corre com motor MB (Mercedez Bens), a equipe Toyota é equipe T, a equipe HOnda é equipe H, a equpe B…Sauber, aí não dá para por sigla pois BMW já é sigla, Alonso corre na equipe R (de Renault) etc…essa de apagar macacão é o maior desrespeito que já vi, mas,…enquanto essa RGT tiver esse monopólio estaremos sujeitos a essas estaparfúdia decisão.

Fitti
Fitti
17 anos atrás

Flavio,

Realmente é muita babaquice o que a globo faz, é só o Bruno perder uma que vão acabar com ele.

Noticia boa sobre as obras ridiculas no Autodromo de Jacarepagua. A CBA está apertando o nó. O prefeitinho está encurralado, não tem saida, mesmo com ajuda da tal globo.

Abraço,

Fitti, carro #63, Campeonato Carioca de Turismo, equipe speedrj.com.br, cheio de esperança.

veber10
veber10
17 anos atrás

E PRA QUE VOCES FICAM TODOS LIGADOS NA GLOBO, FAÇA COMO EU ASSISTA SÓ O QUE NÃO DÁ PRA PERDER.
=
HOJE EXISTE CONCORRENCIA, EU ACOMPANHEI A REPORTAGEM NO DOMINGO ESPETACULAR DA REDE RECORD COM O BRUNO SENNA, FOI DE 10 A ZERO NA REPORTAGEM DA GLOBO.
=
A REDE RECORD DEMOSTROU TODO O RESPEITO PELA FAMILIA SENNA E INCLUSIVE MOSTROU SENNAS DE AYRTON e FRASES DELE DANDO INCENTIVO A TODOS NÓS
=
VER NA GLOBO SÓ O QUE NÃO TEM JEITO MESMO, ASSIM ELES DÃO UM JEITO E MUDAM ESSA ARROGÂNCIA
=
E BOBO FOI DO BRUNO SENNA ACEITAR TESTAR 02 PORCARIAS VELHAS DAQUELAS, EU NÃO ACEITARIA, TINHA QUE SER DE BMW PRA CIMA
=
ME EMOCIONEI VÁRIAS VEZES COM A REPORTAGEM DA RECORD, A VIVIANE FALANDO COM LAGRIMAS NO OLHOS, O SENNA FALANDO E O BRUNO, FOI EMOCIONANTE, TEMOS QUE TER RESPEITOS POR ESSA FAMILIA QUE É UM GRANDE EXEMPLO PRA TODOS NÓS.
=
VALEU

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Se é para botar o Gb pra fora blz !!!

è só criar o abaixo assinado que eu assino 10 vezes !!!

O cara é um mala, desinformado, metido a mãe diná e metido tb a amiguinho dos pilotos !!!!!

p.orra não tem quem aguente !!!!

Rasec
Rasec
17 anos atrás

Gente, eu nao me surpreendo com isso. Depois que eu li uma reportagem com Professores DE UNiversidades que foram conhecer os bastidores do Jornal Nacional e o William Bonner falou que o telespectador do jornal é chamado de Homer Simpsons, por ser ignorante, de pouca inteligencia, o que mais podemos esperar da RG ??
Apenas Torço para que a RG exploda e possamos assistir formula 1 em um canal decente.
E pra quem disse que a FOM talves tenha algo a ver com as siglas, saiba que na pagina oficial da FIA esta escrito os nomes certinho sem siglas..

DIego/Jundicity
DIego/Jundicity
17 anos atrás

FOGO NA RG!!!! É A MAIS CAPITALISTA DE TODAS!!! DÁ NOJO DE QUASE TUDO QUE PASSA NELA!
AHH QUE CABRERAGEM…. RG, O PALHAÇO GB, PQ AGORA EM VEZ DE PASSAR EMOÇÃO, ELE ANDA MESMO AÉ FAZER A GALERA RIR COM AS TRAPALHADAS DELE! MAS É TUDO LIXO!!!!

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Queria ver falarem na Globo da “crise na ex-maior empresa brasileira de aviação” e não deixer o nome da Varig…

Jef
Jef
17 anos atrás

CAMPANHA:

DIGA NÃO AO GALVÃO!!!!

CHEGA do GB…. ele é muito mala…. o negócio e usar apenas a imagem da GROBO e o audio de uma rádio de sua preferncia…. simples….

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
17 anos atrás

É extremamente ridículo!

1gt
1gt
17 anos atrás

Tv no Brasil é movida a jabá…ou vcs acham que reportagens mostrando qualquer coisa como dois renault…pilotados pelo sobrinho do falecido, não rolou um jabazão ali…de manhã não mostraram nem a dobra da costura…mas no fantástico só faltou focar nos patrocínios do cara…e coincidentemente no mesmo domingo…óóó…globo tem que explodir mesmo…e junto com a tv a cabo daqui que é horrível..e faz parte do grupo globo…pode ter trocentos nomes fantasia que é tudo deles mesmo…
Revistas..sem citar nomes…tb precisam dum jabá pra publicar “novidades” e “salvações” em suas páginas…

DELERMA
DELERMA
17 anos atrás

sem contar a mentira que aparece no inicio da resportagem:
“Bruno Senna, 5 vitorias na F3 Inglesa”
Na F3 Inglesa, ele só ganhou duas, as outras 3 foram preliminares do GP da Australia, numa F3 australiana que eu nem sei se existe.
Pra puxar o saco dum Senna, vale tudo…

Mauro Andres
Mauro Andres
17 anos atrás

Flavio,

A única explicação para a estupidez das siglas deve vir da propria FIA.

MF1, STR e RBR são utilizados nos caracteres das transmissões das corridas.

Se estivesse escrito RED BULL duvido que eles abreviassem, afinal RENAULT, TOYOTA e HONDA estão lá e eles não podem chamar de R, T e H.

Babaca, a FIA. E a Globo também.

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Putz… eu vi a reportagem… e sinceramente… sabe quando a gente sente vergonha de assistir à um programa… foi assim que me senti…
Quando a lei obriga a encobrir o rosto de um menor de idade… blz… mas esconder os patrocínios… só faz o telespectador prestar mais atenção para tentar descobrir qual é… depois da morte do Roberto Marinho, a Globo está cada dia pior… cada dia com uma babaquice nova… logo, vão transmitir os jogos de futebol, escondendo os patrocinadores dos times…
Só uma palavra resume isso…

RIDÍCULO!!!!

Merchan
Merchan
17 anos atrás

Concordo, foi uma sacanagem com o Bruno Senna borrar o nome dos seus patrocinadores.E concordo também que não falar Toro Rosso é babaquice, afinal Toro Rosso não é marca de nada. Mas batizar equipes e times com o nome de patrocinadores é comercializar demais o esporte. Fala se Ferrari, Renault, Toyota etc. porque são os fabricantes dos carros. Até aí tudo bem. Mas chamar equipes e times pelo nome de patrocinadores acho que tira do esporte o restinho de graça que ainda tem. As empresas já tem espaço nas camisas dos times, nos macacões dos pilotos e na carenagem dos carros. É o suficiente. Não acho que vão afugentar patrocinadores com essa atitude. É claro que a intenção das empresas de comunicação com essa atitude de fazer sopa de letrinhas com o nome de patrocinadores não tem essa intenção de proteger o esporte. Eles não querem é fazer propaganda de graça. Mas desestimula esse negócio.
Em tempo: Benetton, se alguém lembrar de citar como exemplo contrário, antes de ser marca, é sobrenome do dono da extinta equipe.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

esqueci de falar que essa babaquice da globoi não vem se limitando só aos esportes, até no jornalismo, isso acontece o tempo todo, ficam dando “meias” notícias só para não mencionar determindos nomes e lugares para não fazer propaganda de graça, o Jornal Nacional daqui a pouco vira o Jornal Superficial (se já não o é) vão dar chamadas de notícias mais oiu menos assim “aconteceu alguma coisa, numa empresa, de um lugar”

é brincadeira eles tinham que ser lembrados, que eles possuem uma concessão para transmitir tv e prestar um serviço, e que se não cumprirem com isso podem ter sua concessão cassada, mas pena que ninguem tem peito para isso.

juliano calliari
juliano calliari
17 anos atrás

O pior eh q o Regi falou em Opel e GM que n investe patavina na F1. Então pq podem mencionar algumas empreas e outras n??? O pior eh qdo o GB chama a aguri de SUZUKI e qm banca a equipe eh a HONDA. Q burro!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Reforço e aqui todos os cometários, sobre babaquice da globo de apagar os digitalmente os patrocínios e a sopa de letrinhas que eles falam nas transmissões, acho que até além da mesquinharia, creio que eles realmente acham que todos os espectadores são idiotas bovinos, com cerebro de peixinho dourado, pq é só eles não falaram o nome do patrocinador principal da equipe que está lá estampado em, todo o carro, que os tapados dos espectadores não vão saber que RBR é na verdade Reb Bull Racing , é querer distorcer a verdade de uma maneira tão idiota, que dá raiva, e mais uma coisa a Globo não ganha dinheiro com as transmissões ? o patrocinador não torra milhões investindo na categoria, por causa justamente da publicidade ?
então a globo, esperta que só ela acha que é, como bem disse o Flávio diminui o interesse dos patrocinadores no esporte.

sergio guedes
sergio guedes
17 anos atrás

isto vem acontecendo recentemente no ano passado,ate em partida se voley,o locutor falava em Rib~erão ,guadalahara,etc,nunca dizendo o patrocinador, mesmo fazendo parte do nome da associação

cassio souza
cassio souza
17 anos atrás

Quando vi ontem na TV que o Rede Globo havia apagado os patrocinadores do Bruno Senna durante a entrevista para o programa Auto Esporte , pensei :
“Que P.u.t.a. Sacanagem com o moleque !!!!”
Mas de nada vai adiantar nossa reclamação e indignação .
Eles não mudam .
Na minha opnião esse negocio de STR , RBR , MF1 , presidente da companhia que detem as ações da Ferrari , e coisas assim são uma falta de respeito conosco ( publico) .
Eles acham que somos tão ignorantes assim ???

João Valim
João Valim
17 anos atrás

“Aí as empresas deixam de apoiar o esporte e a Globo ataca as empresas que não apóiam o esporte.” – É exatamente esse o ponto. EXATAMENTE. As empresas não gastam dinheiro à toa… elas patrocinam um esportista esperando algo em troca… o chamado “retorno”. E a Globo, mesquinha e idiota, deixa de citar os nomes daqueles que garantem ou contribuem – ainda que indiretamente – com a audiência deles.

Isso sem falar que a Red Bull, aparentemente, patrocina aquele Babaca n.º 2 chamado Cacá Bueno…. porque será que ele é vaiado quando corre em SP???

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Que nojo…
Não ganham nada com isso, só desafetos e descredibilidade, mais fazer o que se eles estão falidos e são obrigados a se sujeitar a fazer o que o patrocinador quiser… Ele paga a falida/decadente obedece…

Erlon Radl
Erlon Radl
17 anos atrás

Fotos da Gravação desta Matéria do Autoesporte estão no Site da Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do RS, http://www.automobilismogaucho.com.br

A gravacao se me recordo bem, foi em janeiro, em Guaporé, os carros são da coleção do Trevisan.

Fernando Enns
Fernando Enns
17 anos atrás

tb axo uma sacanagem essa história de apagar os patrocinadores……

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Ahh sim.. e nos logos, aplique um EXPLOSION, BLUR..

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Esse nosso mundo está muito estranho, pior a cada dia que passa.
O bom senso foi posto de lado há muito tempo em favor da ganância, que é uma aliada ferrenha da burrice.
E pra mim foi exatamente isso o que ocorreu: uma burrice.
Pederam uma ótima oportunidade de atrair, como bem disse o FG, patrocinadores para o esporte.
Fiquei enojado.

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Sugestão ao Flavio: nos fins de semana de GP, qdo vc for publicar akela tabela com os horarios e canais, troque “SporTV” por “STV” e “Globo” por “GLB”. Bandeirantes permanece Bandeirantes.

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

Também, tendo o Babaca Mór, Gavião Bueno lá, não poderiam ter um comportamento diferente !
Vamos montar um blog para comentar ao vivo e na hora as babaquices que o Gavião vomita durante as suas ” transmissões ” de F1 ?

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Bitxo, fiquei falando o mesmo para minha esposa, durante e após a corrida… (aliás, repito isto para ela toda corrida, coitada).
Mas não ficou só nisto. Entrevistaram o Tom Cruise no fantástico (???) e borraram o nome do filme também…

jovino
jovino
17 anos atrás

Realmente, não dá para entender. No programa Auto Esporte eles apagaram os nomes dos patrocinadores do Bruno Senna, mas no programa Fantástico, apareceu normalmente os patrocinadores do Bruno. Agora fico imaginando quais os critérios que eles usam para num programa liberar a propaganda e no outro não.
Não dá para entender esta rede globo.

Jovino

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Tb percebi essa manobra rídicula de apagar os patrocinadores do Bruno,atitude totalmente idiota que só perde mesmo pra babaquice mor de trocar os nomes das equipes e deixar de mencionar os fabricantes. Então que arrumassem um patrocinador para a reportagem e pagassem o piloto que se desbancou até Guaporé (os carros não são do Museu da ULBRA ?)Próximo passo: pneus B contra pneus M e quem sabe no futuro pneus Pi (não 3,1416 aquele outro da Itália..pode falar ?). Ainda bem que fiquei cozinhando ao mesmo tempo, desde a corrida até o final da reportagem…a família agradeceu não ter me distraído tanto com essas baboseiras…

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

Neste pais, é muito dificil se conseguir patrocinio para o esporte. Ainda mais um esporte tao caro quanto o automobilismo. Eu já percebi que os patrocinadores sempre sao citados nas reportagens do Grande Premio. Não acredito que seja “jabá”. Acho apenas que é uma justa menção àqueles que fazem o esporte permanecer vivo e que apoiam futuros atletas…

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

Estava ontem mesmo comentando essa atitude da Globo com amigos.
Antes de ser babaca, isto é anti ético. Cadê a ética jornalistica, aí? A partir do momento que voce chama a equipe pelo nome errado, a verdade vai por água abaixo e até perde a credibilidade.
ASsim fica complicado.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

É só a RBR, STR, MF1 e o KCTA4…. comprar um cota de patrocinio na GCP (Globo Comunicação e Participações S.A.) que esta tudo certo, que mistura boa heim, Stalin, Calvino, Adam Smith ……… Jesuisssss

Bruno, mãe, irmã… só faltou fazer uma entrevista virtual com o Tio, se o Bruno vingar, não se espantem que um dia o Galvão vai dizer: Agora com vocês uma corrida virtual do Bruno com Tio! Mais um enlatado saindo do forno.

Flávio não comente isso que o Regi pois se ele falar isso com o Galvão já viu heim!

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

or que nao, a partir de já, se referir a Globo só como RGB??????

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Pois é, FG, disse tudo. Ainda mais ontem a final do volei entre Minas e Florianópolis. Po, é Minas Telemig Celular, porque a empresa gasta seus tostoes pros cara darem porrada na bola!!! Do Flot\\rianopolis eu nao sei quem investe, pois a grobo nao diz!!!

nelson
nelson
17 anos atrás

Flávio , unico comentário a fazer é que eu compartilho da mesma opiniao sua , a respeito dessa babaquice da globo , principalmente o ” close ” ridiculo na cara do sujeito , para nao aparecer nem o boné , nem o colarinho quando tem algum patrocinio … clap..clap…clap …palmas pra vc , e tomara que esse comentario tome uma maior repercursão em outros meios de comunicação.!!!!

Danilo Hawila
Danilo Hawila
17 anos atrás

Somente a título de comentário. Durante a transmissão da F1, os nomes Toro Rosso, Red Bull e Midland são colocadas nos caracteres de STR, RBR e MF1. Não estou aqui defendendo a globo, mas talvez a coisa venha mais de cima, a nível de FOM. Isso não impede que os carinhas digam os nomes certos.

Dormindo com o Inimi
Dormindo com o Inimi
17 anos atrás

Viram o Fantástico deste mesmo domingo do Autoesporte? Matéria de cinco minutos com o Bruno Senna, naquele esquema “reencarnação do Tio Ayrton”… PQP

Em compensação, sempre com o macacão visível, bonezinho da Embratel, planos abertos…

A família Senna deve ter colocado algumas condições para este tipo de matéria, sabendo que iam usar e abusar das imagens de arquivo do tio e das semelhanças aqui e ali, normais em pessoas com parentesco tão próximo!

Saul
Saul
17 anos atrás

Do jeito que são as regras da Globo, o Luciano Burti deve estar com os dias contados após mencionar a Brembo e a Hitco como fornecedores de discos de freios para a F1, ao comentar o bom desempenho do Barrichello nos treinos de sábado.

JR
JR
17 anos atrás

Caros,
essas coisas são mesmo inexplicáveis. Vocês se lembram uns anos atrás o GB e RL não falavam Michelin e Bridgestone mas fabricante francesa e japonesa…o que mudou?

Teo
Teo
17 anos atrás

É o que já comentaram aqui, seguindo a linha de raciocínio deles, porque não chamam a Ferrari de F? E por que não apagam todos os banners, outdoors e faixas do autódromo?

É isso que faz a F-1 existir. Os caras torram os tubos pra montar uma equipe porque de algum jeito, a marca vai ser divulgada. E inventam de chamar a Red Bull de RBR?
Chegam no absurdo de chamar aquele time mexicano, o Chivas, de Guadalajara. Chivas, não tem nem patrocínio de nenhum uísque, é só uma expressão mexicana. Não tenho nada contra a Globo, mas só dá pra falar uma coisa sobre as siglas mandraque. Rídiculo! Ridículo!

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Realmente, isso é ridiculo… mas não adianta nada reclamar, pq eles não estão nem aí… outra coisa insuportável é aquele simbolo ridiculo com um ‘ao vivo’ encima, tapando todas as informações que aparecem. Depois o tapado que opera o computador sempre desconfia no final, qdo a informação já passou. Me lembrei também, de uma vez que a Globo passou um jogo da seleção inteiro filmando por um angulo diferente, por cima… depois explicaram que era pra proteger seus patrocinadores, pq os que estavam nas placas eram concorrentes… tenha paciência!!!