Denis

SÃO PAULO (lembrar é bom) – Hoje faz 12 anos que Dener morreu. Vi no “Lance!”, e me lembrei de uma de minhas últimas colunas na “Folha”, que resolvi procurar no arquivo eletrônico do jornal.

Achei. Foi uma longa busca, e graças a ela passeei por matéria do jornal em 1994. Meus colegas na época. Marco Chiaretti, Ricardo Feltrin, Fernando Molica, Sérgio Dávila. Rapaz, como eu gostava de trabalhar na “Folha”.

Bom, deixa isso pra lá, vem pra cá, eu não tô fazendo nada, você também, a coluna é essa aí embaixo. Soube da morte de Dener ao voltar de Aida, no Japão. Era só o começo de um ano bem complicado.

Denis
FLAVIO GOMES

Foi a primeira notícia que eu recebi assim que coloquei os pés no Brasil, na madrugada de quarta-feira. Antes mesmo de tomar meu tradicional cafezinho expresso em Cumbica. Antes mesmo de tirar dinheiro no caixa eletrônico para pegar um táxi. Eram cinco da manhã. Aquele menino da Portuguesa, o Denis, morreu, disse alguém.
Você pode se perguntar: que diabo esse cara tá falando numa coluna de automobilismo? Quem é o Denis?

O Denis morreu. Nesses momentos, os sentimentos são confusos. Emoção, curiosidade, raiva, impotência, choque. Tristeza talvez seja o mais próximo da realidade. Acho que a Fórmula 1 não vai se importar de ficar fora destas linhas hoje. O Denis morreu.

Nós, as duas mil testemunhas fixas que acompanham a Portuguesa em jogos noturnos e melancólicos no Canindé, tínhamos uma boa e secreta razão para ir ver a pobre lusinha jogar mesmo sabendo que ser campeão era uma ficção, que ganhar era acaso. A gente ia ver o Denis.

Não importa que o nome dele seja outro. Para milhares de pessoas que nesses últimos dias gritaram seu nome, aplaudindo minuto de silêncio em estádios de todos os cantos, ele era o Denis, o Dêni, variações sobre o mesmo tema.

Ele era o Craque. O Elo Perdido entre o futebol que o Brasil já teve um dia e essa coisa que eu vi quarta-feira pela TV.

Nós, as duas mil testemunhas, não sabíamos que as pessoas normais também sabiam quem era o Dener. Ele era nosso patrimônio. Aquele talismã que quanto menos for conhecido, melhor.

Já escreveram tudo que se podia sobre o Dener nestes últimos quatro ou cinco dias. Mas só nós, as testemunhas, sabemos exatamente o que era Dener. Quem viu o gol contra a Inter de Limeira num meio de semana escuro na zona norte? Quem estava lá para ver o Gol, o Gol Essencial? Eu estava. Eu vi o Gol, o Drible, o Arranque. E não consegui comemorar. Só aplaudi.

Dener foi menos aplaudido do que merecia. Brincando, quando Dener era apenas um lampejo de brilho com a camisa dez de um time obscuro e burro, que deveria programar seu futuro em função dele, eu dizia aos amigos que seu nome inteiro era Dener Arantes do Nascimento.

Não é heresia, nem pretensão. Dener não podia ter morrido. Esperem cem anos pelo próximo.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo
Rodolfo
14 anos atrás

“Ê cafuné, ê cafuné, o Dener é a mistura de Garricnha com Pelé!”.

Vila Ede +

Edilson Roberto
Edilson Roberto
14 anos atrás

Apesar de ser primo do Tico (Paulo Rogerio),que jogou junto e muito com Dener este que foi um talento enquanto viveu,infelizmente a imprudencia o levou mas deixou boas imagens e lembranças que só nos fazem lebrar de suas qualidades. Nós que vimos nunca vamos esquecer desde dos treinos que iamos ver no canindé até a noticia de sua morte. Tico ,Dener, Sinval,Pereira ,Roque e etc. vocês são inesqueciveis Edilson de Hortolândia Sp.

mauro
mauro
17 anos atrás

O Dener era sensacional, mas graças a Deus não precisamos esperar tanto por alguém igual (e até melhor) que ele…

sergio guedes martin
sergio guedes martin
17 anos atrás

o gol mais bonito do Pele,na javari,foi visto por quase 50.000pessoas,o do Denner tá chegando perto,eu não fui estava muito frio e garoava,meu irmão me ligou criticando,contra o Santos eu tambem não fui e foi o golde Dener mais bonito,mas eu vi o Dener dar Show e era mais constante que o Robimho, o Ronaldinho é outro estilo,mais para Pele,o Dener e o robinho e estilo Mane Garrincha

Lex
Lex
17 anos atrás

eu estava no atrás do gol no celébre jogo contra a Inter de Limeira. Aquele dia tinham mais que duas mil pessoas, era uma semi-final, provavelmente um dos maiores públicos nos tradicionais e bucólicos jogos de meio de semana.

Mauro Sérgio Follman
Mauro Sérgio Follman
17 anos atrás

já é mania achar que o que morreu era melhor do que os que estão vivos ou é impressão minha? ele era ótimo! mas será?… só Deus sabe… as duas coisas e todas as outras…

sandro
sandro
17 anos atrás

Na verdade se analisarmos friamente, o Dener jogava bem mais que os Ronaldos, alem de ser bastante veloz

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Tive o prazer de ve-lo jogar contra o meu querido santo andré, foi 2×0 para a lusa um gol do Tico, o outro do genial Denner, deitou o arancou antes da meia lua, passou por um zagueiro, deitou o goleiro e fez um gol e ainda mandou a pequena torcida do santo andré calar a boca com o dedo em riste no nariz e eu não podia deixar ele me mandar calar a boca não fiquei quieto… bati palmas para ele!!!… estava eu e meu pai, foi lindo!!grande Dener

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Não entendo nada de futebol, para dizer a verdade nem gosto desse esporte, mas quando lí a notícia de como ocorreu a morte desse jogador, não pude deixar de notar uma leve semelhança dela com a morte do Rindt em Monza, 1970.
Todos acham que o Rindt morreu por causa da batida em sí, mas a verdade é que ele morreu “enforcado” no seu cinto de segurança.
Tudo porque êle, por ser muito alto, mandou os mecânicos da Lotus cortarem a parte de baixo do cinto de segurança que passava pelo meio das pernas e obviamente provocava um tremendo desconforto e dores terríveis nos testículos na hora das frenagens mais fortes.
E foi justamente na freada mais forte de Monza, na entrada da Curva Parabólica, à direita, que a suspenção dianteira esquerda quebrou no momento de maior apoio sobre ela, projetando o carro contra o grard rail e saindo rodopiando como uma hélice no chão.
É por isso que vemos o pobre Rindt totalmente deitado dentro do carro e com as pernas para fora do encaixe da suspenção, que voou longe, ao final da porrada.
Nesse momento ele estava literalmente enforcado com o cinto que quebrou o seu pescoço naquele movimento de hélice que o carro fêz rodopiando e a força centrífuga que queria projetá-lo para fora, terminou com o serviço.
Parece até piada, mas infelizmente foi assim.

Mauro Sérgio Follman
Mauro Sérgio Follman
17 anos atrás

é… muito bom esse menino… salvo engano, o único título como profissional foi o Gauchão pelo meu Grêmio, de onde aliás surgiu um jogadorzinho medíocre, como se chama mesmo? acho que ele deu um chapéu no Pirlo essa semana…

Cassio Souza
Cassio Souza
17 anos atrás

Diz a lenda que os campeonatos de futebol realizados no ceú em 1994 estavam monotonos , Então vieram dois anjos e buscaram o melhor jogador da epoca .
Diz ainda , que dias depois constataram que o campeonato de Formulas realizado no ceú também estava ficando “chato” , vieram mais dois anjos e buscaram o melhor piloto da epoca .
Pena para o Brasil que numa tacada só perdeus dois GÊNIOS .

Cassio Souza
Cassio Souza
17 anos atrás

Gomes você se equivocou apenas em uma coisa no seu texto :
Não precisamos esperar 100 anos para ver outro gênio :
Foram apenas 5 anos de 1994 à 1999 quando surgiu Ronaldo Gaucho .
Esse sim o melhor jogador que já vi jogar …..

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

O melhor jogador que ja vi…

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Alguém sabe se foi pago o seguro/indenização para a viúva dele? Pq havia um impasse entre o Vasco e a Lusa. uma vergonha isso.

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Graças a Deus tua profecia não deu certo.
Dener reencarnou num negrinho nascido em Porto Alegre.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
17 anos atrás

Naquele dia morreu não só Denis, o Robinho daquele tempo, mas também a Lusa de Enéas Campeão Paulista 73, a gloriosa Portuguesa dos famosos bailes de carnaval e ano novo que paravam a marginal Tietê…
A venda do cracaço Dener para time do Rio já anunciava tudo isso.
Infelizmente, anos depois é isso que me parece.
Podem chorar, valorosos Leões da Fabulosa.

Paulo Recco
Paulo Recco
17 anos atrás

Olá Flávio, quanta falta faz o Dener. Assisti o gol narrado no artigo, naquele time da portuguêsa ele era mais do que´a metade do time, hoje seria o time todo, o estádio e a marginal tietê. O proprio Robinho disse que seu idolo foi o Dener (até que lembra um pouco). Embora Santista (assisti Pelé, Edu. Crodoaldo, e etc) espero que a Portuguesa retorne a ser um grande time (tbém conheci Ivair, Marinho, Orlando, Eneas, Leivinha e etc. Um Abraço

Bogs
Bogs
17 anos atrás

Em 12 anos apareceram dois. Ronaldinho Gaúcho e Robinho. Mas, ainda assim, como faz falta o Dênis.

kleber vieira
kleber vieira
17 anos atrás

nem Pele, nem Maradona, o DENER esse sim foi vai ser o melhor jogador de todos os tempos….

JHONI FIGUEIREDO
JHONI FIGUEIREDO
17 anos atrás

É com muita tristeza q tenho de concordar, q só daqui a 100 anos vamos ter outro igual, ou parecido.
Ele era um gênio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Michael Vlcek
Michael Vlcek
17 anos atrás

Sou mais o gol q ele fez driblando todo mundo na diagonal e finalizando de carrinho.
realmente, foi uma grande perda.

mas, como bem frisaram, Deus foi generoso conosco e nos deu, cinco anos mais tarde, um certo Gaúcho…

Psic F1
Psic F1
17 anos atrás

O ano de 94 foi de grande choque….primeiro Denner, semanas depois Senna…..fora dois anos mais tarde os Mamonas…Nossa, parecia que existia um complô contra as alegrias do Brasil………Abraços

Fábio Edo
Fábio Edo
17 anos atrás

FG

Aplaudi um gol dele contra o meu time, sou fanatico, sou fiel, mas esse rapaz realmente não deveria ter feito isso conosco, não deveria ter levado sua bola pro ceu…

Na paz Dener, na paz

Renato
Renato
17 anos atrás

Pô Flávio, há uns 2 finais de semana participei de um “Media Training” aqui onde trabalho, dado pelo Marco Chiaretti que vc cita no post… Que figura esse cara! (o treinamento foi bacana)

Caramba como esse mundo é pequeno.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Putz, o Eurico Miranda tem culpa de muita coisa, principalmente afundar o Vasco, mas a morte do Dener?! Pega leve, companheiro…

Jef
Jef
17 anos atrás

Culpa do %!$&#do Euvirus Miranda do Vasco… lamentável….

Fabrício o Publicis
Fabrício o Publicis
17 anos atrás

OLE, OLE, OLE, OLE DENNER, DENNER
OLE, OLE, OLE, OLE DENNER, DENNER
OLE, OLE, OLE, OLE DENNER, DENNER
OLE, OLE, OLE, OLE DENNER, DENNER

Esse sim era um verdadeiro fenômeno no futebol, um jogador de rara qualidade, na boa não teria pra Ronaldinho fenômeno, ele seria o grande jogador da década de 90. Um minuto de silêncio ao sensacional Denner!!!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Poh eu era criança e o Dener jogava no meu time, no Grêmio…
Poucos vestiram tão bem a camisa do tricolor… q perda… q jogador

alexandro
alexandro
17 anos atrás

esta é uma otima lembrança o Dener
jogava muito aquele gol contra o Santos eu estava bem atrás do gol tive mais que aplaudi pena que teve
um final triste independente do Ronaldinho Gaúcho estar arrebentando mas o estilo Dener era
diferente não tem comparação ele seria com certeza umas quatro vezes
melhor do mundo.

Mauro Teixeira
Mauro Teixeira
17 anos atrás

Olá, Flavinho,

Putz, li sua coluna sobre o “Dênis” e sobre o Riviera e me lembrei dos tempos em que trabalhamos juntos na Folha, do Emílio e de nossas peladas de terças-feiras, inesquecíveis.. Rapaz, eu queria comentar com você que tenho uma lembrança muito especial do Dener graças a você, que à época era meu editor de Esportes na Folha. Você me “obrigou” a cobrir toda a Copa SP de Juniores de 1991 (acho), quando a Lusinha tinha um timaço (Dener, Tico, Charles, Pereira, Bento, Bentinho…) e levou fácil o título, com um 4 a 0 sobre o Grêmio na final. Lembra disso? Pois é, na semana seguinte, fomos eu e Luizão Murauskas para a Vila Ede, na zona norte, entrevistar o Dener, sua família, seus amigos (incluindo sua mulher, seu primeiro filho…), em seu ambiente. O Murauskas conseguiu uma foto muito legal do Dêner jogando bolinha de gude no meio da rua, antes de alçar o estrelado. Era um menino bom de bola, garota de pelada na rua, na periferia, de muitos amigos. E jogava muito! Pena que tenha ido tão cedo.
um abraço,

Mauro Teixeira

Luiz R de Assis
Luiz R de Assis
17 anos atrás

Foi a maior perda que o Vasco já teve, sem falar no buraco que foi criado na história do futebol brasileiro.

Márcio
Márcio
17 anos atrás

Cara, tirando o Juninho Pernambucano que para mim é o maior jogador do Vasco que eu vi jogar o Denner era realmente perfeito. Genialidade, Velocidade, Explosão, enfim … Um jogador perfeito …
Lembro de alguns jogos dele no Vasco onde ele estraçalhava os adversários sem dó nem piedade …

Rizzo
Rizzo
17 anos atrás

Salve a lusa das quartas noites geladas.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Disse tudo Sérgio.
Vi pela TV, não sei por que, mas estava passando ao vivo na Bandeirantes. Eramos importantes, bons tempos…
Só a final da Copa SP, que foi contra o Grêmio.

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Parabens pela coluna, lembro chegando na escola pela manhã, tinha 13 anos e um amigo meu santista dizendo que ele tinha morrido na madrugada
Todos esses sentimentos que vc escreveu na coluna senti, Dener foi um menino brilhando com grandes jogadas, que desconsertavam os adversários, todos lembram dos gols históricos que ele fez (contra a Inter de Limeira, sim eu tb estava lá, podemos dizer que fomos abençoados por aquele gol e o gol contra o Santos), este menino deixou muitas lembranças para nossa torcida e para todos os admiradores q sempre tiveram a Lusa como segundo time.Nao podemos esquecer quando ele jogou no Juniores e ganhamos a final contra o Iter no Pacaembu tb,grandes lembranças hoje para um fanático torcedor da lusa que só lamenta cada dia que passa a ausência dele num time tão fraco que temos hoje
Que Deus sempre te ilumine rapaz…

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Sim… apareceu outro… assim como na terra do futebol virao outros… muitos outros! Mas outro Pelé, outro Garrincha, outro Dener outro seja la qual for o craque nao haverá estes são joias raras, digo mais, UNICAS!!! e por isso foi sim uma perda muito grande… é uma pena nao poder ve-lo em uma copa do mundo… mais uma vez um negro, um brasileiro e o mundo a seus pés… esse era pra ser a historia de Dener… esteja em paz!

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
17 anos atrás

De certa maneira, se a Lusa não se recusasse a verder o passe dele para o Corinthians, ele poderia ainda estar vivo.

kowalski
kowalski
17 anos atrás

O pior é que eu vi ao vivo o carro batido com o corpo dele morto. Na época estudava numa escola na Lagoa aqui no Rio muito próximo aonde foi o acidente na Av. Borges de Medeiros que margeia a lagoa. O Mitsubishi Eclipse tava com a frente toda destruída por bater numa árvore do canteiro central da av. Me lembro que foi bem cedo de manhã, logo que eu cheguei na escola e logo a notícia começou a correr. A princípio eu não acreditei mas depois os alunos foram liberados para ir ver o carro e eu fui, era quase na esquina. Tinha uma multidão em volta. Foi muito chato porque eu acreditava que ele ainda poderia jogar naquela seleção de 94 ao lado de Romário e Bebeto. Seria um trio infernal. Talvez em 98 também junto com o Ronaldo. Mas hoje acho difícil pois ele já estaria com uns 37 anos e acho que nem devia estar em atividade mais.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Foi justo às vésperas de uma final no Rio. Os Flamenguistas chegaram a comemorar, achando que por isso o Vasco inexoravelmente iria perder o título (até entao, era barbada). Se enganaram redondamente. Até como forma de homenagear o cara, meu Vascao venceu. Pena que ele nao tava lá. Acredito que teria sido campeao pela Seleçao, sem dúvida. E o cara transmitia uma alegria imensa! Me chega a dar um pouco de tristeza lembrar de tanta gente que se foi cedo demais…

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Apesar de ser Santista tenho que lembrá-los do também mágico gol contra o Santos. O campo parecido um lamaçal e ele foi levando a bola em diagonal passando por toda a zaga santista até fazer o gol. Na época ficou muito puto com aquele “moleque atrevido”. Mas quem gosta de bom futebol sofreu com sua morte independemente de torcida.

Alê Scaglia
Alê Scaglia
17 anos atrás

Flavio, quando vi o título do post achei que fosse alguma sacanagem com o dublê de piloto e costureiro Dener de Almeida, também uma testemunha que às vezes vai ao Canindé… hehehehe
De qualquer forma, como jogava bola esse menino! Como santista, lembro bem dele em velocidade em direção ao gol… Eu, a nação santista e o Índio, que procura por onde o Dener passou até hoje!!!

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás
Kleber
Kleber
17 anos atrás

…putz… me lembro do acidente até hoje (eu tinha 12 anos de idade)… as imagens da TV eram chocantes… o Dener sentado no banco do Mitsubishi branco, morto, sem ferimentos do tipo Coração Valente, mas morto… esta imagem marcou e chocou muito… mas já foi… um grande craque… perda irreparável, como a do Senna, entre outras deste maldito 1994…
Imagine hoje… R. Gaúcho + Ronaldo + Robinho + Kaká + Adriano + DENER… será que seria um sexteto (é assim que escreve né!!!) mágico?????

Grande abraço…

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

Flavio: acho que você tem razão em relação aos 100 anos para que aconteça um gol igual “aquele” do Dener.

Foi uma perda irreparável, em um acidente estúpido, que só resultou na fatalidade porque Dener estava com o banco muito reclinado.

Pena que ele tenha tido o mesmo destino do Enéas, para tristeza dos poucos torcedores, que apesar de tudo o que vem acontecendo com a Lusa, ainda resistem.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

O texto é de 1994. Temos que lembrar do contexto do futebol da época. Seleção Brasileira tetracampeã com 4 volantes (Dunga, Mauro Silva, Zinho (volante? Bem, ele só jogava de lado, encerava) e Mazinho). Os anos 90 foi muito pobre no futebol, por isso era normal que outro Dener só ia aparecer em 100 anos.

Gilson Canello
Gilson Canello
17 anos atrás

Realmente Dener era genial.
Felizmente vc estava errado.
Veio Ronaldinho Gaúcho.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

O Dener foi um grande jogador… Lembro da sua passagem aqui pelo RS, quando jogou no Grêmio, onde o jogador conquistou o seu único título (campeão gaúcho). Um fato curioso foi que num jogo no interior do RS, durante o inverno chuvoso e frio do RS, Dener estava “desaparecido” do jogo, que por sinal estava complicado, lembro do narrador “sentando o pau no Dener”, pois era o unico jogador com o uniforme limpo. Derrepende o Dener pegou uma bola, fez um linda jogada e marcou o gol da vitória gremista.

Emerson Braz
Emerson Braz
17 anos atrás

quem estava naquela noite contra a Inter no Canindé tem certeza desses 100 anos… Gças a Deus que Ronaldinho Gaucho te desmentiu…

grande coluna!

Emerson

Carlos Romeu
Carlos Romeu
17 anos atrás

Caro Flavio quero dizer , que provalvelmente muitas pessoas não entenderam sua coluna quando ela foi escrita e novamente agora queria te dizer que eu entendi ,quando vc disse que a portuguesa levaria 100 anos pelo proximo Dener infelizmente para vcs torcedores da Lusa isso provalvelmente seja verdade um Abraço

Nenê Brown
Nenê Brown
17 anos atrás

Sem contar o Robinho, que tem um estilo parecido com o do Dener… Acho!