Fotos, fotos!

SÃO PAULO (nossa, que aridez de imagens!) – Só agora notei que este blog está mais pelado que campinho do interior, parei de postar fotos! Para tirar o atraso, testinho da semana. Duas imagens interessantes, a primeira delas enviada pelo Milton Bonani. Vamos lá, VG (Velha Guarda), tirem o pó das revistas e identifiquem pilotos, ano, pista.

A outra foto é misteriosa, enviada pelo não menos misterioso Felipe W. O capacete é o do Emerson. O carro, não. Que cazzo é isso?

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paul Blancpain
15 anos atrás

Para VELOZ-HP e Paulo Emilio:
Absolutamento certo, 500 km. Interlagos 1972 quando cheguei no Brasil para pilotar um Chevron nesta corrida (terminei em 6 posição). Ainda estou no Brasil, em Búzios !!
Para Ricardo Bifulco: O segredo da vitoria do Rheinhold Joest foi o abastecimento rapido feito por uma torre que montamos 2 horas antes da corrida. (Eu e Rheinhold viemos 10 dias antes da corrida para negociar patrocinios e com a ajuda do pessoal do eleo 100% montamos en segredo a torre de combustivel na qual me abasteci tambem). Como os outros abasteciam com galões (muito mais devagar) Rheinhold com a 908-2 conseguiu compensar a differenca de velocidade da Ferrari. Bem que Herbert tento de nos oferecer qualquer dinheiro para poder utilisar nossa instalaçao, recusamos, evidentemente.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Coelho,

essa foi do fundo báu, %!$&# quando li deu o maior flashback !

excelente filme !!!!!

coelho
coelho
17 anos atrás

E ai veloz-hp? Nao aguentei vendo essa oferta que fizestes para a galera!!! Tenho alguns destes citados em VHS mas posso entrar na lista de interessados nas raridades??? Eu ando atras do filme em que um cara tinha um willys 41 cinza e fazia arrancada no interior dos EUA, e para resumir roubou o motor da viatura da policia pra correr uma final. Chama-se “Em busca da vitoria”. Se alguem tiver por favor…. Mas a copia do DVD to nessa!!! Abraços

André Martins
André Martins
17 anos atrás

No livro “Emerson Fittipaldi, uma vida em alta velocidade” o próprio Emerson conta que numa corrida no início dos anos 70 na Fórnula 1, Jo Siffert teve seu capacete roubado antes dos treinos e o Emmo emprestou o dele. Essa é a explicação.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Puts, esqueci de citar o principal deles, O Fabuloso Fittipaldi, que passou também no Canal Brasil e eu gravei.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Galera, esse filme que o Joaquim citou eu tenho gravado em fita VHS, juntamente com um monte de outros como Grand Prix, Mil Milhas, Faixa Vermelha 7000, etc.
Vou passar tudo para DVD e aí mando de presente uma cópia para cada um de vocês que quiserem.
Abraços.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O canal STV/Brasil andou exibindo o filme “Roberto Carlos a 300 km por Hora” de 1971, onde há cenas da Copa Brasil de 1970. Conta inclusive com a assessoria técnica do Avallone, que aparece também no filme, tanto como dublê do Roberto Carlos, como no papel de um piloto italiano. Pois bem, esqueçam o roteiro idiota e as participações sofríveis da dupla Roberto/Erasmo, e concentrem-se nos vinte minutos finais do filme. Tomadas imperdíveis de Lola t-210, Lolas T-70 ( a amarela do Wilsinho, a laranja do Casari), Porsche 908/2 do Bagration, Ferrari 512, Porsche 906, AC, Fúria 26 do Jayme Silva e umas raríssimas tomadas do Snob´s Corvair do Eduardo Celidônio. Tem até um Loreninha amarelo fechando raia. Além, obviamente, da primeira versão do Avallone, creio que baseada na Lola T-212. Se puder, não percam. Abs.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Marcos,
valeu pela informação, tomara que não tenha virado sucata, o Furia do Camilo era lindo pq tinha aquela frente diferente dos outros Furias.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Filipe W:
Os Fúrias mudaram de mãos com muita rapidez ! Acho que nem o Tony sabe onde foram parar !
Uma pena, porque eram lindos !
Acho que o do Camilo é o que foi vendido para o Ettore DellaSanta, onde o Jaime enfiou o motor Lamborghini.
O Ettore dizia que não nunca venderia o carro ! E a %!$&#ficou anos parado na garagem da casa dele.
Ele dizia que a mulher tinha escondido o distribuidor, para ele não poder correr.
Mas acho que foi ele mesmo que tirou, para ter uma boa desculpa…
Depois que o Ettore morreu, perdi a pista do carro !
Talvez o Jaime saiba !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Veloz !
Não ! O motor era o SBC Vegantune da T70, com os exatos 5.000 c.c., que era o limite da categoria !
A T70 estava com o motor SBC TRACO, do F5000, que tb era 5.000 c.c. mas um pouco mais fraco.
A última prova dos Divisão 5 foi em Cascavel, e foi vencida pelo Peroba, com o Berta !
O Ava, para variar, largou em último pq chegou de madrugada e não fez tomada de tempo.
Na 2a. volta já vinha no rabo do Luisinho ! Ai a bomba travou e acabou a corrida para ele !
Pena que não lembro a data.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Marcos,

realmente quinhentinhos tava de bom tamanho hehehe

valeu pela informação.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para Filipe W:
A receita era toda do Keith Black, que estimou entre 450 e 500 HP.
Mas nós nunca medimos ! Não deu tempo !
Eu era o representante da GO-POWER, e tinha montado 1de duplo freio, mas não tinhamos os berços para segurar o demônio !
Deveriamos ter medido, pq o motor ficou com uma faixa útil muito estreita, e só pegava no breu acima de 6.000 rpm. Acredito que devido a uma deficiência nos coletores.

Paulo Emilio BH
Paulo Emilio BH
17 anos atrás

Ainda sobre as transmissões da GLOBO no inicio dos anos 70:
Consegui do exterior um mini compacto do GP BRASIL 1973 , com as 02 primeiras voltas e as 02 ultimas. Incrivel a precariedade da transmissão , dá a impressão de terem sido utilizadas no máximo 03 ou 04 câmeras. De qualquer forma , ver novamente estas images é sensacional e se no exterior ainda existe este material porque não a TV GLOBO que foi quem gerou as imagens? Fica novamente a minha sugestão , para não dizer um pedido , de que algum fanático em SP ou no Rio , entre em contato com a GLOBO ou TV CULTURA e elucide o mistério.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Vixé Maria nem sabia que o Fúria Lamborghini tinha participado desta prova !!!!

Deviar andar bastante, com v12 do Miura na traseira, a propósito alguem sabe se ainda existe aquele fúria-chrysler o Lobo 7 do Camilo ?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Marcos,

a respeito do motor que vc preparou para o Avallone, qual a cavalaria da encrenca ?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Marcão, aí vai o resultado da prova.
Certamente você conhece várias figuras aí :
01- Reinhold Jost ……..Porsche 908/3
02- Luis P. Bueno………Porsche 908/2
03- Hebert Muller……….Ferrari 512M
04- Marivaldo Fernandes….Alfa P 33/3
05- Nilson Clemente….. Avallone Ford
06- Paul Blancpain………Chevron B-19
07- Clóvis Ferreira……….Porsche 910
08- Jayme Silva……Fúria Lamborghini
09- Ernesto Neves……….Lotus 62
10- Carlos Santos………..Porsche 907
11- Lella Lombardi……….Fiat Abarth
12- Fausto Pereira………..Alfa GTA

Melhor volta : Hebert Muller com 53,2 segundos na média de 217,1 km/h

Recordar é viver, Deus salve os pistões.

Abraços.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

É verdade Marcos, só que nessa corrida o Avallone colocou um motor maior para tentar acompanhar os Porsches e Ferrari que competiam nessa categoria que você bem citou.
Inclusive, essa corrida foi a despedida da Alfa Romeo P-33 da Jolli, pois não havia mais um campeonato específico no Brasil para ela disputar, junto com o GT-40, e Lola T-70, restaram só provas esporádicas como essa, a Copa Brasil e as 1000 Milhas.
Lembro também, que foi nos treinos para essa corrida que o Marinho capotou na reta dos boxes a Lola T-70 que era do Avallone, e que infelizmente, virou cinzas, na frente de bombeiros, bandeirinhas e nós na arquibancada, berrando e gritando para alguém da organização se mecher e apagar o fogo.
Não adiantou, como não adiantou no caso de um piloto argentino, acho que de nome Nardi , que bateu na saida da 1 e além de quebrar as 2 pernas, seu carro, acho que um Chevron, virou pó no incêndio.
Abraços.

L.Mazzoni - Londres
L.Mazzoni - Londres
17 anos atrás

Boa MARCOS,

Esta Ferrari 512 do Moretti fez sucesso em interlagos…nossa que carro lindo.
O Moretti eh dono da MOMO, vc acertou em cheio…me fez lembrar os pegas com a Lola t70 do Wilsinho e a Lola 210 do Emerson…bons tempos que nao voltam mais né?

Bom final de semana para todos aqui.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Milton:
Ah ! Não dá para saber !!!
O Ava vendeu vários dos seus “próprios” !!!
E depois ficou sem nenhum !
Para você ter uma idéia, comprei 1 carro inteiro e mais 1 chassis em ferro-velhos.
Ele só conseguiu remontar o dele anos mais tarde, e ainda assim com um chassis execrável e usando os pedaços do carro do Dimas.
O DG300 era emprestado de um cara de BH, que tb gostava dele.
Mas como esta bomba de óleo era muito cara, acredito que aquele foi o único carro que teve 1.

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Marcos,

Agora você me deixou em dúvida. O carro que lhe pertence é próprio Avallone da foto ou é um outro?

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o VELOZ !

Divisão 4 com motor importado ?
Não pode !
Divisão 4 = protótipo nacional, com motor nacional.
Divisão 5 é que podia usar motor importado.
Acabou por falta de participantes !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

xííí… botei isto no troço deLe Mans !
Mas vai aqui, no lugar certo:

Quanta teimosia…
Esta é a MOMO Ferrari 512 do Giampiero Moretti. Veja o MOMO a esquerda do número 28 !
MOMO = MOretti + MOnza.
O Ava usou 1 único motor Chevrolet, nos primeiros Divisão 5, que era o motor da T70, um SBC 302 c.i. da VEGANTUNE.
NUNCA usou um BBC !!!!
Depois só usou Chrysler.
Nos Divisão 4 era o 318 c.i. dos nossos Dodge, com diversas preparações.
Na Divisão 5 era um Chrysler 360 c.i.
com 11:1 de taxa, pistões do Keith Black , comando Iskenderian 302 graus, carter seco com bomba Weaver de 5 estágios, ignição e distribuidor Mallory de 2 platinados. E 4 carburadores Weber 48 IDA.
Afirmo pq fui eu quem fez…
Este motor quebrou em Cascavel, na última prova da Divisão 5 – não lembro o ano, porque 2 estágios da bomba Weaver travaram, a pressão caiu, fundiu e o virabrequim empenou.
A bomba eu arrumei, e continua funcionando muito bem no carro que me pertence há mais de 10 anos…

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Sobre imagens na Globo, houve um incendio no Jardim Botanico na decada de 70, parece que entre varios VT´s estavao do gol de placa do Pelé, assinalado no Maraca contrao Fluminense. Acho que se tivessem tapes desta época provalvelmente já teriam sido matéria no Sportv através do Grid Motor. Sempre ouvi falar do Luis Pereira Bueno mas nunca tinha visto ele falar, há uns meses atrás esteve no Linha de Chegada do Reginaldo, junto com outros feras da época, engraçado ele, fala devagar, fiquei com a impressão inicial até de gagueira, alguém o conhece melhor? Ele correu uma única vez de F1 em interlagos/72, com uma march alugada, ok?

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Foi mal… postei o link do video no lugar errado…

Carlos
Carlos
17 anos atrás

Pessoal, vejam esse: http://youtube.com/watch?v=T8A7UCc-ZrQ&search=le%20mans. São imagens on-board de um McLaren F1 em Le Mans.

Paulo S de Castro
Paulo S de Castro
17 anos atrás

Ok Veloz HP. Realmente seu relato está perfeito.
Abraços!!!!!

Paulo Emilio
Paulo Emilio
17 anos atrás

Cara Silvânia;
Não se trata de ficção , o GUSTAVO se enganou quanto a foto , Monza 1979 , mas não em relação ao que disse. Realmente no GP do México de 1970 , Jo Siffert utilizou nos treinos o capacete reserva do Emerson Fittipaldi. Existem inclusive fotos do Siffert em seu March 701 com o capacete do Emmo.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Paulo, leia os outros posts antes de escrever.
Já contei até a história dessa corrida.
Abraços.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

KKKKK
O Gustavo é comédia, pura ficção…
KKKK gostei…………

Paulo S. de Castro
Paulo S. de Castro
17 anos atrás

A primeira foto é do Protótipo Avallone/Chrysler e, o carro logo atras é uma Ferrari Mommo 512 pilotada talves pelo Herbert.A curva é a reta que antecede ao Sargento.
A segunda espero pela resposta correta de alguém.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Aí Gomes, a resposta não sei, mas que são lindas as fotos, ah, isso são.

pandini
pandini
17 anos atrás

A foto de cima é dos 500 Km de Interlagos de 1972. O carro branco é o Avallone-Chrysler de Antônio Carlos Avallone e o vermelho é uma Ferrari 512M do suíço Herbert Muller, terceiro colocado na prova.

A segunda foto eu não sei. Posso apenas dizer que o capacete é um Simpson que Emerson usou em 1979 e 1980. Deve ser algum festival histórico realizado nessa época.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

A primeira foto eu realmente não sei de quem é… mas a segunda mostra Jo Siffert com a sua BRM, em alguma corrida de 1971. Acontece que tinham roubado o capacete do suíço e ele teve que usar um emprestado por Emerson, causando grande confusão entre os jornalistas que acharam que o brasileiro tinha sido contratado pela equipe inglesa.

!!!!!
!!!!!
17 anos atrás

parte da matéria no GOTOTAL
….
Com todo o respeito que merecem meus colegas de Comunicação Social, definir o melhor piloto de todos os tempos não é tarefa para jornalistas sérios, e sim para publicitários e profissionais do marketing.

Forte abraço a todos

Marcio Madeira

Garcia
Garcia
17 anos atrás

Tá faltando assunto FG?
Eta blogzinho picareta.

vitão
vitão
17 anos atrás

Para o Paulo Emílio
Paulão , destesto ser estraga-prazer, mas grande parte do acervo sumiu, sendo apagado para reaproveitar as fitas, ou foi destrído pelo fogo. A Globo fazia montagens, tipo “melhores momentos” e tem alguma coisa da F-1. Acho que a Band também. Quanto à TV-Cultura deve ter perdido tudo em fogo ou enchente. Quem viu, viu; quem não viu só resta sonhar (no final dos 500 km eu entrei nos boxes com um casaco verde da Bardhal e banquei o assitente da equipe uoliudi, e empurrei o 908/2 do LPB para dentro do galpão que a prefeitura tinha construído atrás dos boxes, depois demolido em 1990 para a ampliação dos boxes. Me lembro de ver e ouvir o LPB comentando “Dizem que F-1 é igual a kart, mas não sei não” . Morram de inveja, seus fedelhos!! )

anselmo
anselmo
17 anos atrás

avalone no proprio carro
o proprio emerson

Paulo Emilio BH
Paulo Emilio BH
17 anos atrás

Ainda sobre os 500 km de Interlagos 1972:Está prova foi televisionada , bem como o II Torneio de Formula 2 , no mesmo ano , além é claro das primeiras provas de Formula 1 no Brasil , com as inesquecíveis vitórias de Emerson e Pace.
Será que nunca poderemos ver novamente aquelas fantásticas imagens?
A GLOBO deve ter muita coisa em seus arquivos , com certeza , além da TV CULTURA.
Será que aí em SP , ou no Rio , algum fanático por automobilismo anos 70 , não poderia interceder junto a alguem da GLOBO para conseguir estas corridas?
Acredito ainda que que um DVD com as primeiras vitórias brasileiras na F1 teria algum valor comercial, que é o que interessa para eles.
Fica a minha apaixonada sugestão.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi pessoal!
500 Km Interlagos 1972.
A primeira foto eh o Avalone do “Avalone”. O outro é a Ferrari 512 M do Suiço Herbert Mueller(ja falecido) que terminou esta corrida em terceiro lugar, (atrás do L.P.Bueno 2. colocado no Porsche 908) e do Reinold Joest(vencedor com o Porsche 908/3). A Ferrari era o carro mais rapido, porem, parava mais nos boxes para reabastecer (pelo menos é o que li em uma revista da época).
bons tempos!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Dá-lhe Vitão, matou a páu.
A caranga ao lado é a Porsche F1, e acrescento que é a versão 2 que foi pilotada pelo Dan Gurney

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, teus testes são muito fáceis. Sugiro aumentar a dificuldade perguntando qual é o carro ao lado do Emmo. O meu palpite é um Porsche 812. A conferir .

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Deu notícia hoje dum tal peixe que tava começando a virar jacaré (figuramente falando). Tá na capa da Nature. Bom, em tempos em que se fazem descobertas tão incríveis assim, mais incrível ainda é pensar que existem lugares no mundo onde é ensinada uma tal teoria criacionista ou outra do design evolutivo e bla bla bla. Como tem gente tosca nesse mundo, pois não é fantástico pensar que meus antepassados foram uns peixes gosmentos que se arrastavam no lodo de algum rio?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Eu ví, eu estava lá.
Viva a Independência do Brasil, 7 de setembro de 1972, 500 km de Interlagos.
Assistí essa corrida naquela retinha que liga a saida da Curva 3 com a saida da Junção no anel externo.
Na foto vemos o Hebert Muller com o fogete Ferrari 512M dando sinal de farol para o Avallone que pilota o seu Div. 4 ( que acredito, usava um motor Chvrolet 7 litros como já disseram aqui, inclusive vemos o logotipo da fábrica no capô do carro ) na freada da Curva 3.
A Ferrari quebrou a suspenção e quem venceu foi o Reinold Jost, pilotando o Porsche 908/3 com o Luiz Pereira Bueno em segundo com o Porsche 908/2 da Hollywood.
Os dois se alternaram na liderança a corrida inteira, com o Luizinho fazendo misérias na frenagem da Curva 3 e no contorno da 1 e 2 para não perder velocidade na subida para a Curva do Café, onde o Jost abria por contar com um motor maior e mais potente.
Foi sensacional, no lugar onde fiquei, os carros passavam a poucos metros e em grande velocidade e saí até meio baratinado de tanto respirar a gasolina de aviação que êles usavam.
Essa prova foi patrocinada pelo óleo de motor 100%, que teve vida curta no mercado, mas eu tenho até hoje na minha coleção de adesivos um deles, que tirei do carro do Luizinho ao final da prova e êle autografou.
Na outra foto o Emerson em Monza, já vivendo o calvário da Copersucar, numa corrida de demonstração de carros antigos a bordo da Lotus do Siffert, que inclusive era grande amigo dele.
Obrigado ao Bonini e o Fillipi pelas fotos e pelas lembranças que me deram.
Vocês ainda me matam do coração.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
17 anos atrás

Primeira foto: Antonio Carlos Avallone , em seu protótipo do mesmo nome , cópia da Lola , seguido por Herbert Muller , em uma Ferrari 512 M , nos 500 Kilometros de Interlagos 1972. Assisti está prova pela TV . Será que algum dia a GLOBO irá liberar o video tape , isto claro se ainda existir ? Sonhar não é proibido , ainda.
Segunda foto: Emerson Fittipaldi em uma Lotus 49 , da já então extinta equipe de Rob Walker , em Monza 1979 , em uma exibição de carros antigos antes do GP.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

É o cara da MOMO…

vitão
vitão
17 anos atrás

Caique, matou a pau. Com certeze é uma 512M, acho que é do Jean Piero Moretti , dono da Momo.

Caique Pereira
Caique Pereira
17 anos atrás

Vamos lá:
1ª Foto – Avallone no Avallone Crhysler e pri=ovavelmente uma Ferrari atrás ou um Protótipo Argentino na Copa Brasil ou nas Mil Milhas, pois tô ficando velho e já não me lembro direito.
2ª Foto Emerson ou um Super-fã, em Goodwood, pilotando uma Lotus 49 da Rob Walker Racing Team, carro com o qual o Siffert teve uma de suas duas ou tres vitórias.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

A foto do Emerson é mais atual de algum festival.Deve estar pilotando a Lotus 49 nas cores do time Rob Walker de 1968,que foi pilotada pelo Siffert; que morreu em 1971.

Rafael Prete
Rafael Prete
17 anos atrás

Flavio, não faço idéia de quem seja na foto…
nem quem está usando o capacete do Emerson
(mesmo que seja ele mesmo né)
mas imagens assim são sempre bem-vindas !!!

Henrique Lambert
Henrique Lambert
17 anos atrás

Fávio,

assista esse video, muito legal…

3 “ferraris” em Imola… Badoer, Irvine e Schummy

http://www.metacafe.com/watch/91737/f1_vs_fiat_vs_ferrari/

Abs