Porsche e Audi

SÃO PAULO (dupla do barulho) – Dúvida pertinente: o que Audi e Porsche andaram fazendo juntas no passado? Esse 917 tem Audi no bico. O desenho do Maurício de Souza também tem essa inscrição.

Há uns anos, acho que em 1996, a Audi colocou no mercado peruas Avant com motor Porsche. Mas em corridas, nunca atentei para o fato.

A VG do blog que explique…

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Flavio Augusto
Flavio Augusto
15 anos atrás

algum dos amigos ai se lembra de um piloto dessa epoca q [e de bh chamdo Flavio Eduardo q no final dos anos 60 inicio dos 70 foi correr em sp.
correu nas equipes dacon , jolly , hollywood e se tem mais alguma não me lembre mais as principas foram essas.
parece q um de seus apelidos era capacete por causa de seu cabelo q parecia um capacete alemão.rsrsrs….

se alguem sobrer algo e puder postar ou me enviar por email ficarei muito grato.

[email protected]

mahar
mahar
17 anos atrás

A Porsche era vendida junto com a Audi no mercado americano dos anos 70, pela mesma organização de vendas.
abs
m

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Olha, acho que já lí nesse blog mesmo que esse Porsche 956, essa jóia na verdade, ia virar carro de arrancada em Sampa… Sou a favor da crucificação e apedrejamento em praça pública dos blásfemos que pretendem isso…
Quanto à mulambada chorona, se o cara tá incomodando, não lê %!$&#! Passem batidos!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Pé de pato, mangalô, treís veiz , misifío !!!!!!

hehehe

essa foi ótima queria saber com que Santo (????) ele tava falando, pq atender nessa rapidez nem em Mcdonald´s…

lembrei deste carro pq tava folheando umas revistas antigas e vi uma foto pequena que aparecia de relance o Dodge vermelho do Leopoldo, mas como tava ruim de ver na foto vim aqui pedir quem tiver uma foto boa, pq realmente o carro era lindo, pena que na foto tb não aparece o que devia ser mais lindo ainda o V8 cresecendo na reta.

Valeu pela história Veloz.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

FILIPE, tenho uma história prá contar sobre esse carro que é do tipo espírita / macumbista, acredite se quiser.
O ano era 1976, eu estava em Interlagos, num sábado, assistindo os treinos e tomadas de tempo para a corridas que seriam realizadas no domingo, como fazia sempre naquela época.
Os boxes estavam lotados, Fuscas, Brasílias, Chevettes, Opalas, Mavericks, todos da Div. 3, fora os mesmos carros da Div. 1, além dos protótipos Div.4 e a Super Vê, que pegava fogo com a disputa do título entre o Piquet e o Guaraná.
Os boxes naquela época para mim, era um pedaço do paraiso com todas essas máquinas, fora os carros e motos do público, que era um outro show à parte, a ponto do Ciro Cayres uma vêz, correr com o Opala de rua do filho do diretor da Valvoline, porque êle tinha destruido o Opala de corrida nos treinos de sábado, e fazer bonito no domingo, chegando em 3º, salvo engano meu, e disputando com o Pedro Victor De Lamare, Sgarb e Edgard Mello Filho, só feras.
Apesar disso tudo, quando o Leopoldo chegava, todos paravam para ver o Dojão vermelho, até porque era o único da espécie na Div. 3, além do carro ser imaculadamente lindo, sem um risco, tudo polido e brilhando, um show.
Nesse dia não foi diferente, e quando êle chegou rodando e acelerando o V8, todos correram em direção ao boxe dele, que por sorte eu estava em frente, porque ao lado estava o Maverick Berta e então, entrei no boxe junto com o carro, e ainda ajudei a empurra-lo, dando uma de integrante da equipe.
Ajudei a tirar o capô e deixar à mostra aquelas 4 lindas Weber 48 e nesse momento, um cara que estava ao meu lado perguntou ao Leopoldo, que já tinha sentado naquele murinho que havia na porta do boxe, que carburadores eram aqueles e o turco, já com o saco cheio de tanta gente rodeando e enchendo o saco, deu uma resposta bem grosseira e mandou tirar todo mundo dalí.
Pois bem, cerca de uma hora depois, quando os carros sairam para o treino, fui para aquela arquibancada que existia no talude do morro da Reta dos Boxes, em frente da Curva do Laranja e quem encontro lá, agachado na grama que a ladeava passando as agachado e passando as mãos no chão, orando umas palavras estranhas e com os olhos fechados ?
Êle mesmo, o cara que o Leopoldo ofendeu e expulsou do boxe.
Fique intrigado com aquilo e a minha namorada chamou a minha atenção para a quantidade enorme de colares e miçangas que o estranho tinha por dentro da camisa.
Não deu outra, na primeira volta, quando o Leopoldo saiu da Curva do Sargento e veio enchendo o V oitão, o estranho começou a orar mais alto e agora com os olhos abertos, mirava fixamente o Dojão que simplesmente passou reto na Curva do Laranja, batendo de frente no guard rail, destruindo a frente inteira da carnga, bem à nossa frente, e o treino teve de parar por um tempão.
O Leopoldo saiu do carro sem saber o que tinha acontecido pois o carro simplesmente não virou, e eu ví êle esterçando o volante e freando mas o carro foi reto e acelerado.
Quando êle subiu pelo barranco para ir ao boxe, todos fomos junto e êle super nervoso, esbravejando com todos nem percebeu o que ví depois, lá no meio do mato, o estranho enterrando um daqueles colares que usava, e agora sorrindo e assobiando uma música que até hoje não esqueci.
Cara, já ví muita coisa desse tipo, até fui noivo de uma médium uma vêz, mas igual a essa, tão eficáz e tão rápida, nunca mais.
Tudo isso que contei, foi testemunhado por muita gente, pois íamos sempre numa turma grande para lá.
Depois disso, nunca mais vimos aquele belo Dojão vermelho, e até mesmo o Leopoldo, nunca mais o ví, apenas o seu irmão Jacob na Super Vê.
Talvêz o Leopoldo tenha seguido o conselho de George Moore que escreveu :
” O homem viaja atravéz do mundo em busca do que deseja, e retorna ao lar para encontrá-lo “

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Marcos, Veloz, joaquim, Caique e amigos de blog,

alguem ai tem fotos e/ou informações sobre o Dodge 5200 divisão 3 classe C do Leopoldo abi Eçab ?

carlos roberto olivi
carlos roberto olivi
17 anos atrás

Quem saberia dizer se ainda existe a oficina de preparação do Silvano Pozzi ? (SILPO),
Abraços

vitão
vitão
17 anos atrás

Outra dica de leitura muito boa é o Porsche – Excellence is expected do Karl Ludwigsen . Querer falar de Porsche tem que ler. TEnho a edição especial, em dois volumes, e só não empresto porque o pandini pegou o meu livro do GT-40 e não devolveu ainda (bricandeira Panda, sei que está em boas mãos)!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Acho que o Felipe W resumiu bem as polêmicas aqui.
O pessoal está julgando o caráter do Marcos, sem obviamente conhecer o cara, só por que ele falou de maneira descontraída.

VELOZ, estou no aguardo!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Mas o que está intrigando mesmo, é aquele 956 na Capital, como uma maquina rara dessas veio parar em terras tupiniquins ?

Marquito
Marquito
17 anos atrás

O cara falou em coitados, apareceu um monte.

hahahaha !!!!

A carapuça serviu direitinho nos manés !!!!!!!

tudo analfabeto funcional !

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Calma Moçada. O Marcos entende. Só colocou de uma forma meio “errada”, digamos. Mas só trouxe informações completas e reais.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Pessoal creio estar havendo um equivoco em relação ao Marcos, quanto aos seus comentários, que pelo visto geraram polêmica.

O Marcos no meu entender no post dele, só falou de uma maneira que se fala quando se está entre amigos, não querendo depreciar ninguem, foi só aquela brincadeira básica que se faz quando se está entre conhecidos. O problema é que a internet é um tanto impessoal as vezes, não se captando as vezes o real sentido daquilo que se escreve.

Petrolhead
Petrolhead
17 anos atrás

Só para contribuir com o saudosismo: em qualquer anúncio de carros Audi em revistas dos EUA em 1977/78, constava o seguinte slogan: Porsche+Audi, nothing even comes close. Quando lançaram o Porsche 928, em 1977, colocaram no anúncio nothing will even come close for the next ten years.

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

Marcos,

Você é daqueles que come mortadela e quer arrotar presunto??
(muito antiga essa!)
Capacete da humildade prá você!!!!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu pelas dicas Veloz-HP !

A retro-viseur (é assim que se escreve ?) eu já vi, assim que entrei no jornaleiro bati o olho naquela Ghibli vermelha e fui direto conferir, pq a Ghibli junto da Khamsin é um dos Maseratis mais bonitos que eu já vi, Gandini e Giugaro nas suas melhores formas.

Josias Franco
Josias Franco
17 anos atrás

Fico só imaginando:

Esse Marcos deve ser um novo-rico ridículo ( funileiro de periferia ) ou então um putamentiroso. Deve ser daqueles que fura fila em pedágio, leva o cachorrinho prá defecar nas calçadas. Provavelmente não deve saber usar talheres à mesa, mas abusa dos palitos de dente.
Enfim, um pobre coitado de espírito.

Quem tem $$ mesmo não age dessa maneira cafona e grotesca, vocês sabem.

 
 
17 anos atrás

Marcos, voce pode se achar o fodinha pq compra 911, 968, Austin e o kralho, mas a sua arrogancia e seu QI de ameba irrita a muitos

vamos manter o nivel em

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Pedrão eu tenho uma fita de vídeo que mostra uma temporada completa do campeonato mundial de Esporte Protótipos visto por dentro do Porsche 956, câmera on board, onde o Dereck Bell dava umas voltas em cada pista de todas as etapas.
Acho que ainda existem para vender porém, vou passar tudo o que tenho em fita para DVD. Quando esta estiver pronta, te aviso.
Abraços.

Breno Torres AM
Breno Torres AM
17 anos atrás

/// Para não ofender os coitados que frequentam este blog, vou declinar a marca ////
O MarCUs, coitada é a putta que te %!$&#e vai tomar no seu KÚ
Viadinho aidético do karalho

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Aliás, Marcos, quero te dar duas dicas de leitura que também valem para toda a galera.
De tanto falarmos de Porsche ultimamente, relí neste fim de semana o melhor livro que tenho, dentre muitos, sobre o mundo Porsche que é:
” Porsche – El Arte Supremo de Los Coches Deportivos “, editado pela Konemann, escrito por Steve Pearson e Lowwel Paddok, com as melhores fotos que já ví feitas pela Lucinda Lewis, que fotografou todos os modelos de competição e rua que estão com colecionadores e também, recuperou e coletou fotos originais de época desde o início até 1998, data da publicação.
É sensacional, detalhes incríveis, dados técnicos e o melhor, o livro é no tamanho gigante com 37 cm x 30 cm.
Na época, consegui a versão em espanhol que é mais facil de lêr, mas o livro é bom em qualquer idioma. Imperdivel para quem gosta de carros de verdade.
A segunda dica é sobre outro carro que falamos muito ultimamente que é o Matra.
Ontem comprei uma revista francesa de nome : Rétro Viseur, nº210 do mês de março, que tráz na capa uma Maserati Ghibli vermelha e dentro, 23 páginas contando a história completa da Matra Sports em Le Mans, desde 1966 com o MS-620, claramente inspirado no GT-40 e que tinha um motor BRM V8 de F1, até o ano de 1974 com o MS-670 B na 3ª vitória seguida na corrida.
Muitas fotos atuais e de época, depoimentos de pilotos e engenheiros como Henri Pescarolo, Gérard Larrousse, Gérrard Ducarouge e até da mulher do Pescarolo que é uma artista e também a responsavel pela pintura dos carros da equipe atual do cara hoje.
Imperdivel também.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Marcão, parabéns.
Você não vai colocar motor de Opala na sua nova caranga, não é ?
Pelo amor de Deus.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

OK Marcos, saquei o lance da loja americana. Deve ser isso mesmo.
Mas quanto ao 924 e o 944/968, temos que lembrar que o chassis era o mesmo, além da configuração de motor 4 cc com câmbio e tração traseira.
O 924, se não me engano, recebeu o motor Porsche 2.5 (o VW não passava dos 2.0), que depois evoluiu para o 2.7, e depois para o 3.0
Todos esses motores Porsche receberema versões com turbo.
Se não me engano teve 924 Turbo, acho que até com o motor Volks!
Mas a suspensão do 924 realmente diferia bastante da do 944/968. Lembrando que o 968 era um versão especial do 944.

O carro era ótimo, mas pegou menos fama. Era uma questão de custo, não de qualidade, pois a fábrica mantinha 3 plataformas muito distintas. Uma era a do 928, luxuosoe elegante com motor V8, outra era o 911, com seu charme e potência, e outra, mais racional, era a linha 924 e 944.
Como esportivos não vivem de racionalidade o escolhido para ser a plataforma padrão da Porsche foi o 911, com seu apelo bem mais emocional.
Para ocupar o nicho do 924 eles criaram o Boxster, uma versão mais barata do 911.

Sobre o 956 não sei nada, para falar a verdade. Só sei que ele ganhou as 24 h de Le Mans de 1982 até 1985, com pilotos como Jacky Ickx, Henri Pescarolo, Paolo Barilla e Klaus Ludwig. Mas não sei nada das características dele…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o AMEBA !
Ôôô, infeliz !
Só vc não entendeu !
Seu anonimato já é prova suficiente da sua educação !
Desinfeta, mané !

 
 
17 anos atrás

Marcos
tentei ser educado mas não dá

Q. I. abaixo de zero deve ser o seu, se voce LER e captar o que quis explicar vai entender, apenas me referi a simplicidade ou humildade, ou a falta delas
mas, se não entendes, sorry

sem mais

GALVÃO
GALVÃO
17 anos atrás

Agora sim estamos falando de carro ( Porsche, audi, V W ). Tudo alemão…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Eduardo S:
VC tem razão ! Vou tentar descobrir a estória deste 956 !
Os outros tarados tambem podem ajudar !
VELOZ, Filipe, Pedrão – Manifestem-se !!!!!
Abraços

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para Filipe:
Voltei com o Alfredo !!!
Hehehehehh….
O bicho é um barato ! Consegui !
Eu estava procurando um há um bom tempo !
É bem original, mas vai dar algum trabalho !
Ele já foi branco, mas hoje a cor predominante é um certo marron-ferrugem !
Mas funciona tudo e até anda direitinho !
Pintá-lo de British racing green é tentador, mas pelo tamanho, acho que o amarelo claro tb cai bem !
Mesmo assim, ainda vou pensar no assunto !
Super Classic, me aguarde !
Abraços !

PS – Acho q.vc tb já viu ! Tem gente que não perde a oportunidade de mostrar o Q.I. abaixo de ZERO !
O infeliz perde de ameba…
Não vale a pena nem tentar explicar.

 
 
17 anos atrás

E na boa, a inveja é um sentimento feio, mas pior ainda é a arrogancia e sobreba, ninguem é superior a ninguem, voce ter “bala” pra bancar seus carpichos tudo bem, masdaí a disparar petardos de soberba, ah não

 
 
17 anos atrás

Na boa Marcos, voce se achou cara, mesmo que tenham “coitados” que frequentam o Blig, voce foi extremado em sua soberba e arrogancia

por mais condição que voce tenha, de alcançar suas metas e ampliar sua coleção, voce soou pedante nesse seu ultimo comentário, não é todo e qualquer um que pode ter sua condição, mas daí pra chutar o balde e chamar de “coitados” é uma ofensa e tanto

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Valeu Marcos

qual a cor do seu frogeye ?

british green ?

parabens pela aquisição !!!!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

CHEGA DE PORSCHE !!!!
Tenho que sair correndo agora, para buscar a minha última aquisição !
Tenho o prazer de comunicar aos amigos, e jogar na cara dos inimigos, que acabo de comprar uma jóia rara !
Um verdadeiro puro-sangue ingreis !
Linha maravilhosas, sofisticado acabamento e mecânica de alta performace !
Para não ofender os coitados que frequentam este blog, vou declinar a marca, mas deixo o link para vcs se deliciarem com algumas fotos.
O meu bólido, que vai se chamar Alfredo, é um 1959.
E lembrem-se que inveja é uma coisa muito feia….
Divirtam-se:
http://www.classic-british-cars.com/austin-healey-sprite-photos.html

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Pedro !
A estória do delírio, foi porque muita gente tentou explicar o PORSCHE-AUDI no bico do 917, com estas parcerias feitas na Alemanha.
E, na verdade, não é nada disto !
É só o nome do importador e distribuidor dos Porsche e Audi nos USA.
Mas sou obrigado a discordar de você quanto aos motores do 924 e 944. A única semelhança são os 4 cilindros em linha.
No resto, é tudo diferente mesmo !
Infelizmente, os 924 e os 944 não recebem o devido respeito aqui no braZil. Acho que é desconhecimento.
E é bem verdade o que vc afirma sobre a comparação entre o 911 e o 968 T em pista.
Enquanto o 911 abana a traseira, o 968 anda nos trilhos.
Mas o que podemos fazer ?
O charme do 911 compensa com sobra a antiguidade do projeto.
Abraços !

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Marcos, pela qualidade de seus posts voce tem história com essas maquinas, e claramente sabe do que está falando

Então pelo seu espanto, concluo que o 956 é “vero” mesmo, então se voce, que é ligado no assunto, tiver mais informações sobre o paradeiro desta máquina, informe aí pra gente

Valeu

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O que eu delirei??

O motor 3.0 era sim do 944 e do 968, mas esse motor Porsche em menor cilindrada equipou o 924 sim.
E eu chamar de carrinho foi só uma maneira carinhosa de falar.

Mas o que eu disse, sobre o projeto original do 924 ter sido encomendado pela Audi, e depois recomprado pela Porsche, para ser fabricado em Ingolstadt confere.

Não sei por quanto tempo esse Porsche foi fabricado lá, mas que começou lá começou.

O 944 com turbo que você citouchegou a ganhar do Carrera turbo em uma pista, num teste. Apesar de ter menos potência, era muito mais equilibrado.

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Pq ele pegou a saída pra Imigrantes e foi pra praia, oras…

bruno
bruno
17 anos atrás

Uma coisa que está me matando.Por que o Flávio saiu da bandeirantes????????????

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pedro, sem delírios !
PORSCHE-AUDI é só o importador e distribuidor dos carros Porsche e Audi nos USA.
O 924, que sucedeu o 914 em 1977 tinha como alvo o mercado americano. O motor 2.0 era VW, com o cabeçote e injeção desenvolvidos pela Porsche. Usava o mesmo câmbio do 914, um 5 marchas da série 901, que com ligeiras moditifações, foi montado na traseira do carro, para otimizar a distribuição de peso.
Não era um carrinho, como você diz, mas um excelente automóvel !
Foi lançada também uma versão Turbo, muito disputada hoje por colecionadores. Não há nenhum 924 turbo no Brasil.
Já o motor 3.0, inteiramente desenvolvido pela Porsche, foi introduzido no modelo 944.
O último carro desta série foi o 968.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bem, a Audi certa vez pediu um projeto para a Porsche de um esportivo com motor dianteiro.
A Audi acabou desistindo da produção, então a Porsche comprou o seu próprio projeto (eu sei, é confuso).
E fabricou o 924, um carrinho com motor bem parecido com o AP na própria fábrica da Audi, sob licença.

Quer dizer, a Audi contratou a Porsche para fazer um carro que a Porsche comprou e contratou a Audi para produzí-lo.

Depois a Porsche fez um motor melhor que até hoje é considerado o melhor 4 cilindros em linha já produzido, que chegou nos 3,0 litros de cilindradas.
A Porsche também desenvolveu um motor V8 refrigerado a água, para equipar o 928, o irmão do 924, e esse motor hoje em dia equipa o Cayenne, que foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen.

Na verdade essas duas fábricas sempre estiveram próximas, desde a origem.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Eduardo S:
Meu amigo, não faço a mínima idéia como esta %!$&#veio parar aqui !
Aposto que o pessoal da Receita tb não faz !
Para você ver que estas coisas misteriosas não acontecem apenas em Brasília…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para Filipe:
O vídeo é excelente !
Pena que as fotos do LM são fracas.
O 917/10 número 6 era pilotado pelo George Folmer.
Mas não recomende mais este link para os amigos !
Este Turbo é humilhante demais.
Meu 1967, coitadinho, está chorando na garagem…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

onde está experise, leia se expertise

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Alguem aí com mais experise em 956 e afins, poderia entrar nesse site aí da Lucchesi e checar se é “vero” o carro que tá lá, ou “vero ma non troppo” se for de fato o carro mesmo, é uma peça de valor histórico muito signifcante

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Entre no site da Lucchesi (lucchesiturbo.com.br) tem um 956 na oficina deles, está na seção projetos em andamento, de quem será que é esse carro, é aquele 956 com patrocinio New Man

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande Marcos,

Eu sabia que não era um simples ajuntamento de dois motores pois a Porsche não ia fazer um “sirviço” desses, mas realmente não lembrava desse lance dos satélites, imagina 1200 cavalinhois bem nutridos e fazer uma curvinha sem um blocante, nem diferencial, tinha que ser bom mesmo.
Para dar uma olhada no 917/10 com o patrocinio da LM, e mais um pouquinho de história do 911 turbo de uma olhada no link http://www.porsche.com/all/masterwerk/germany.aspx e depois clique em LOGE (DSL) e aproveite.

depois me diz o que achou ! hehehe

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Realmente muito instrutivo este post. Mas só pra não perder o costume: Hamilton foi segundo na estréia…

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Ainda sobre a Stock…
E agora todas as equipes podem usar telemetria… Isso tb contribuiu pra equalizar os rendimentos…

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Sobre a Stock…
Vale a velha máxima q o FG sempre fala aqui… Todo mundo rouba no automobilismo… Só fica mau quem é pego… Rs…
A categoria está mais equilibrada pq agora a organização tem um gabarito pra verificar se as equipes mantiveram a aerodinâmica das bolhas dos carros feita de fibra intacta…
Não dá mais pra dar aquele “tapa” na carenagem e ganhar alguns décimos….
T+

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Já que estamos falando do carrão alemão,passo uma dica aos colegas que gostam de corridas de turismo:visitem o site http://www.frankuhlig.de e se deliciarão com o culto dos alemães à pista de Nurburgring(full).Neste site tem horas de vídeos de alta resolução e,principalmente free.
Divirtam-se.

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Vou de carona com a Silvânia Silvia.Só elogios à galera que enriquece este blig.Fiquei puxando pela memória,tentando lembrar de algo mais para acrescentar à quente pauta,desisti assombrado,pois esgotaram o tema.Obrigado por estarem sempre aqui, e continuem assim galera.
Abraços…