Difícil é hoje

SÃO PAULO (vai lá e faz igual) – Aqueles que sempre acham que a F-1 de antigamente é que era boa, e que os pilotos de antigamente é que eram bons, sustentam-se normalmente no argumento mais à mão: hoje os carros fazem tudo sozinho. Ou: dirigir esses carros de F-1, qualquer um (Lauda disse que até um macaco).

E exemplificam: naquela época, o cara tinha de trocar de marcha!

Oh, que dificuldade. Faço isso o dia todo.

As voltas voadoras de Schumacher em Imola ensejaram algumas teorias. Como a de que ele faz ajustes especiais no carro naquele momento específico, mexe no mapa do motor, nos freios, nas barras, no controle de tração.

Ora, é claro que ele faz isso. Aliás, esses são os recursos que todos os carros da F-1 moderna têm. A questão é saber usar. O que é mais difícil? Trocar marchas (e só) ou lidar com essa botoeira abaixo?

Vamos, sejam sinceros. Saber o que cada botão faz, para que serve, quando mexer neles. É fácil? Imagine quantas combinações de acerto o piloto tem a seu dispor com esse monte de botões. Imagine como isso pode alterar o tempo de uma volta. E agora você entendeu porque o piloto A é mais rápido que o B, mesmo com carros iguais. Apesar dos clamores do tipo “é impossível o Rubens ser um segundo mais lento que o Michael!”, que se ouviram durante os últimos seis anos.

Claro que é possível. Ninguém guia igual.

E garanto: hoje é bem mais difícil ser rápido na F-1 do que antigamente. Pode até ser mais fácil guiar o carro, sair da garagem e dar uma volta. Mas ser rápido, usar tudo aquilo de que se dispõe, é bem mais difícil. Vejam o manche da McLaren. É fácil compreender esse negócio?

Por fim, ilustro com historinha que me foi contada por Rubens Barrichello em 2001. Imola, sábado. Rubens fez uma volta muito boa na classificação e saiu do carro achando impossível ser batido por Schumacher. Michael foi lá e fez a pole. Palavras dele:

“Fui ver a telemetria, porque não acreditava que o cara tinha conseguido uma volta daquela. Aí eu vi que ele mexeu no set up do carro oito vezes. Durante a volta! Isso eu não consigo fazer.”

A cada curva, a cada freada, a cada retomada, Schumacher apertou um ou mais botões. Sabendo suas funções, para ganhar um pentelhésimo aqui, outro ali. Mudou seu carro oito vezes numa volta de um minuto e meio.

Antigamente era trocar marcha (oh!) e acelerar. Hoje é bem mais difícil, cqd.

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15 anos atrás

[…] comparar as gerações de campeões. Em 2002, quando dirigente da extinta Jaguar, Lauda disse que até um macaco dirigia um Fórmula 1. Foi à pista e fez […]

Hassin Nundah
Hassin Nundah
17 anos atrás

Discordo! Correr de DKW é que era %!$&# Schumacher é um garotinho que aprendeu a jogar Video Game melhor do que os outros. Nada contra, é talento… Só queria ver uma disputa entre ele e Gilles Villeneuve, por exemplo. Aí, eu teria uma base. Infelizmente, é impossível. Se fosse possível, eu apostaria em Villeneuve…

Veber
Veber
17 anos atrás

A MAIOR MUDANÇA A QUE OS PILOTOS FORAM SUJEITADOS FORAM NOS PNEUS,SENÃO VEJAMOS;
ATÉ 1990 OS CARROS COM POUCAS AJUDAS ELETRONICAS ERAM MAIS CONTROLÁVEIS PELOS PILOTOS, QUEM MANDAVA A BOTA ERA O PILOTO, ATRAVÉS DO TALENTO E DA SENSIBILIDADE COMANDAVA TUDO, DESGASTE DO MOTOR, PNEUS, CAMBIO E ETCS
===
ATUALMENTE O EQUIPAMENTO MANDA MAIS QUE O PILOTO, HOJE O PILOTO DEPENDE DE UM BOM EQUIPAMENTO PRA ANDAR BEM, SEJA ELE QUEM FOR, BOTA O ALONSO NA AGURI E VEJA O QUE ELE FAZ, A GUIADA ESTÁ DIFERENTE MAIS REDONDA E MAIS TÉCNICA, MAS O PILOTO FAZ SIM A DIFERENÇA, NA HORA DE FAZER OS ACERTOS E DE SE ADEQUAR RAPIDAMENTE AS MUDANÇAS DA PISTA, ESSE TRABALHO CONTINUA SENDO DO PILOTO.
==
E A MAIOR EVOLUÇÃO MONSTRUOSA NOS ULTIMOS ANOS FORAM NOS PNEUS, A CADA ANO ESTÃO MELHORANDO MUITO, ISSO MUDA UM POUCO O JEITO DE GUIAR, ATACAR AS CURVAS, A TRAÇÃO ETCS, DE MANEIRA QUE MINHA OPINIÃO É A SEGUINTE EM DUAS FRASES;
===
ANTIGAMENTE O EQUIPAMENTO ERA CONDUZIDO PELO PILOTO
===
ATUALMENTE O PILOTO É CONDUZIDO PELO EQUIPAMENTO.
===
MAS NO FINAL O MÉRITO É SEMPRE DO PILOTO, HOJE O MAIS INTELIGENTE, MAIS SENSIVEL AS MUDANÇAS E COM BOA NOÇÃO DE ACERTO, FAZ MUITA DIFERENÇA, VEJA OS CASOS;
ALONSO X FISICHELLA
SHUMACHER X MASSA
===
PORQUE SERÁ QUE ALONSO E SHUMACHER ESTÃO SEMPRE A FRENTE DOS SEUS COMPANHEIROS???

100nome
100nome
17 anos atrás

Lembro de qdo o barrichelo foi pra ferrari, o Piquet comentou q o rubens devia torcer pro schumacher ter acidente denovo. Pra quem não lembra no começo da decada de 90, o tricampeão Piquet foi companheiro de equipe do então desconhecido alemão. E na disputa entre companheiros deu vitória pro alemão com o msmo carro.

Jef
Jef
17 anos atrás

O Cristiano da Matta tem uma boa experiencia disso… ele varias vezes apertu botões errados e deu M na volta. E confesa, tem muito botão nesse volante…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Repito pela enésima vez: não estou criticando o Alonso ou o Schumacher. Eles são mesmo pilotos muito bons, e merecem nossos elogios. Só acho faltar a eles o duro teste das disputas dentro das pistas, quando se precisa ter habilidade e malícia para ludibriar o adversário, e tenacidade e perseverança para defender uma posição quando o outro piloto vem muito mais rápido.
Parece indiscutível que hoje em dia está muito mais difícil ultrapassar dentro das pistas. As razões apresentadas são as mais diversas, mas todos concordam qu hoje em dia está muito difícil vencer uma adversário dentro das pistas. Ora, me parece óbvio que se isso é quase uma unanimidade, também deve ser o fato de que não é mais tão difícil defender uma posição (como Mansell ou Senna faziam tão bem). O mesmo pode se dizer das ultrapassagens … como é que eu vou saber se o Alonso detém a qualidade de ser bom em ultrapassagens, como era, por exemplo, Nelson Piquet ? Nem mesmo o Schumacher (que vive seu apogeu se destacando nas voltas voadoras antes dos pits) consegue ser corretamente avaliado no que diz respeito às ultrapassagens … e essas são qualidades que eu sempre admirei em um piloto de F1 … sei que posso estar velho, mas não consigo vislumbrar uma corrida de automóveis decente sem uma verdadeira disputa na qual se tenta ultrapassar (dentro da pista) um adversário ….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio, Rikho e Alexandre, obrigado pela correção.
O problema é que eu acompanho muito pouco a F1 de hoje, ficou chata demais, então, essas citações eu só lembro as dos velhos tempos, inclusive aquela famosa da água que bebemos ser a razão do talento dos pilotos brasileiros que muitos atribuem ao Jackie Stewart mas eu tenho certeza que foi o Graham Hill que disse, ou disse primeiro.
De qualquer forma, obrigado.

Aproveitando, será que hoje em dia seria possivel ver uma ultrapassagem como a que o Nigel Mansel fêz sobre o Gerard Bergher na Curva Peraltada, por fora, no GP do México em 1988 ou 89 ?

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Caramba, dos que reclamaram sobre a chatice das corridas, nao vi nenhum que se referisse ao alemao ou ao sonso como sendo culpados por isso. Mesmo que um piloto brasileiro fosse decacampeao assim, ainda seriam corridas chatas, a questao nao é essa. O que eu digo e volto a repetir é que até os anos 80 os carros nao tinham mudado tanto e habilidade dos pilotos de MANEJAR a barata era mais ou menos a mesma que 30 anos antes. Hoje em dia, a habilidade consiste em ajustar melhor os botoes. Nao vejo isso exatamente como pilotagem, pois conforme disse, nesse caso meu sobrinho deve ser um excelente piloto com seu PS2. Vocês podem observar que o Barrica sempre se dá bem nas corridas de kart que ele organiza. Talvez a desculpa dos botoes nao seja tao absurda assim… Outra coisa: me lembro claramente de um comentário na Globo dizendo que o volante da Ferrari tinha botoes pra memorizar os melhores ajustes de cada curva. Ou seja, o cara que souber ajustar melhor e apertar os botoes certos tantas vezes quantas necessite faz a volta mais rápida. Desculpem a insistência, mas pra mim isso nao é pilotar no sentido estrito da palavra. Sei lá, mas parece que nesse ponto eu sou saudosista e o Gomes é moderno. Vai entender…

Abçs

Sousa
Sousa
17 anos atrás

Dai a César o que é de César, este é apenas um dos motivos de se admirar o trabalho que estes pilotos atuais fazem, em especial Michael Schumacher que continua sendo o maior mesmo vindo da Era de Prata. É uma pena que esta coisa de Patriotada nuble tanto os pensamentos de alguns, mas boa parte destes descrentes ainda vão chegar a perceber o óbvio cedo ou tarde, os pilotos atuais são fantásticos e o Alemão é o maior deles.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Esse comentário abaixo me pareceu pertinente. Não havia pensado nisso.

“Engraçado, quando aparece a câmera on-board, eles deveriam ao menos mexer alguma coisa nos botões. Raramente se vê isto. Do jeito que o você escreveu, Flávio, parece que eles só fazem isto. Acho que a sua teoria pode estar um pouco furada.”

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Da seção “Dinossaurros do Blig”: antigamente existia um conceito chamado “driving around the car”, ou seja, a capacidade do piloto ir mudando a sua pilotagem e ir adaptando a mesma à medida que o carro ia se deteriorando ao longo da prova. O exemplo mais cabal foi Jim Clark numa das corridas da Série Tasmaniana lá por 66/67 (desculpem a imprecisão histórica, não tenho o cabedal de informações do Veloz HP, por exemplo). Com uma barra estabilizadora quebrada, o carro passou a sair terrivelmente de frente. Não demorou mais que uma ou duas voltas para o tempo voltar a melhorar, sendo que o mestre fazia agora o carro sair de traseira, compensando a tendência subesterçante da barata. Hoje creio que esses acertos se fazem eletronicamente, prescindindo da habilidade do piloto, mas exigindo conhecimento e sensibilidade também. Tempos diferentes, problemas diferentes, nada mais.

Freudy
Freudy
17 anos atrás

Acho muito engraçado o FG falar tudo isso….

Eu d u v i d o que durante uma prova o piloto use mais da metade desses botôes: rádio, limitador de velocidade, limador de giros, freios……etc.

A maioria destes botões são usados durantes os testes para acertar o carro para a corrida, ou vocês acham que eles não usam ajustes de anos anteriores???

Tecnicamente é impossível se fazer tanta mundança e ajustes durante uma volta. O Schumacher tem seu mérito sim, mas não acredito que essas voltas voadoras que faz antes dos pits tenha tanta mudança nos ajustes….

Também acho muito engraçado comparar com o passado…..

Será que era tão facil assim efetuar mais de 3000 mudanças de marcha por prova?? e olha quer tinha que pisar na embreagem hein!! quantas vezes vimos pilotos errarem de marcha?? hoje isso é impossível de acontecer….a eletrônica faz muita coisa hoje pelo piloto.

Acredito que nenhum piloto-manual se daria bem nessa era de piloto-robô, pois para eles o prazer era sentar na barata pisar fundo e só ele, somente ele tinha controle sobre o carro e que o braço era usado para girar o volante (sem hidráulica) e mudar marcha e não ficar apertando botãozinhos……

Rodrigo VIlas Boas
Rodrigo VIlas Boas
17 anos atrás

Não sou muito a favor dessa idéia de que por conta de botões é mais difícil… Na verdade eu sou completamente contra essa parafernalha! Se o cara quer apertar botão que vá brincar de fliperama!

STEFANO MODENA
STEFANO MODENA
17 anos atrás

Dizer que o Engenheiro manda o piloto apertar botões ! Que antigamente tinha que ter braço prá tocar um F-1 ( Ron , contrate um Pinguin , por favor ! )! Que um F-1 de 1000 CVs é mais difícil de dirigir que um atual , que trocar de marchas exigia mais habilidade ! Pelo amor de Deus , será que esses caras aí em baixo sabem do que trata este Blig ????
Além disso , essa velha discução não leva a nenhum lugar novo , exceto a velha conclusão : Não dá prá dizer que M. Schumacher não seja Genial ! Eu , particularmente acho o cara do outro mundo , mas o que fazer contra tantos incrédulos ? Pelo menos não vejo os entendidos discordando de mim , Reginaldo Leme , Livio Oricchio , Ron Denis , Jean Todt ,Ross e toda a Ferrari ( uns 800 ),Flávio Briattore , Bernie Ecclestone , Niki Lauda , Murray Walker , etc , etc , etc têm a mesma opinião !

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Eu não faço coro contra o alemão ou mesmo o Alonso. E também acho que um carro de F1 (com seus mil botões) continua difícil de pilotar. Mas repito o que disse antes, fica faltando saber a resposta dos atuais pilotos para um nível de pressão que somente as disputas de ultrapassagens proporciona.
A famosa e genial ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria em 1986 simplesmente não aconteceria, e não só por conta do equipamento (e seus botões), que evoluiu (ou mesmo da incrível tenacidade de Senna), mas também porque a Williams mandaria o Piquet (apertando mil botões) colar no Senna até este parar nos boxes, quando Nelson faria voltas voadoras (apertando mil botões) e compensaria para quando fosse parar também, algums outras voltas depois. Simples, não ? Mas muito chato ! E com muitos botões !
Sabe qual é o resultado ? Que essas corridas atuais não ficam guardadas na memória da maioria como momentos mágicos e/ou de demonstração de talento.
A imagem da disputa entre Nelson e Ayrton está até hoje na memória, mas se Piquet tivesse ganho a posição nos boxes (apertando mil botões) os fãs do grande Nelson Piquet ficariam privados da grande demonstração de talento que ele mostrou na ocasião … e pasmem, ele não precisou usar mil botões !

Abraços a todos,

Luiz Fernando

Mike Vlcek
Mike Vlcek
17 anos atrás

vcs estão esquecendo ainda q antigamente, além de não ter todos esses drive aids, os pilotos podiam morrer a qualquer momento. Com a tecnologia e a segurança dos carros de hj (neste ultimo quesito, ainda bem), nao é preciso ser tão corajoso para acelerar tudo q o carro pode. Se bater, a unica coisa q dói é o bolso da equipe.

E sobre essa polêmica toda, fico com a opinião de q são dificuldades diferentes.

Elber
Elber
17 anos atrás

Engraçado, quando aparece a câmera on-board, eles deveriam ao menos mexer alguma coisa nos botões. Raramente se vê isto. Do jeito que o você escreveu, Flávio, parece que eles só fazem isto. Acho que a sua teoria pode estar um pouco furada.

Amanda Vieira
Amanda Vieira
17 anos atrás

Em cada época a tecnologia era uma e as dificulades, idem. Antigamente o piloto tabém fazia mais do que só pilotar. Ele também tinha que acertar o carro, mas uma vez e antes da corrida. Hoje os pilotos acertam o carro durante a corrida. Mas têm de acertar do mesmo jeito.
O problema do Burrinho, não é a adaptação ao Honda. É a falta de coordenação, mesmo! Porque ele ficou 6 anos[!!] na Ferrari e não se adaptou ao carro [mas era culpa do carro, o carro que tava ruim…] E pelo jeito ele vai continuar com essas mesmas desculpas com o carro da Honda…

Amanda
Amanda
17 anos atrás

Em cada época a tecnologia era uma e as dificulades, idem. Antigamente o piloto tabém fazia mais do que só pilotar. Ele também tinha que acertar o carro, mas uma vez e antes da corrida. Hoje os pilotos acertam o carro durante a corrida. Mas têm de acertar do mesmo jeito.
O problema do Burrinho, não é a adaptação ao Honda. É a falta de coordenação, mesmo! Porque ele ficou 6 anos[!!] na Ferrari e não se adaptou ao carro [mas era culpa do carro, o carro que tava ruim…] E pelo jeito ele vai continuar com essas mesmas desculpas com o carro da Honda…

Amanda
Amanda
17 anos atrás

Em cada época a tecnologia era uma e as dificulades, idem. Antigamente o piloto tabém fazia mais do que só pilotar. Ele também tinha que acertar o carro, mas uma vez e antes da corrida. Hoje os pilotos acertam o carro durante a corrida. Mas têm de acertar do mesmo jeito.
O problema do Burrinho, não é a adaptação ao Honda. É a falta de coordenação, mesmo! Porque ele ficou 6 anos[!!] na Ferrari e não se adaptou ao carro [mas era culpa do carro, o carro que tava ruim…] E pelo jeito ele vai continuar com essas mesmas desculpas com o carro da Honda…

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Soh uma correcao Veloz, quem disse isso foi sim, tambem o Niki Lauda e inclusive por causa desta declaracao ele foi convidado a dar uma volta na Jaguar, isso em 2002 ou 2003 e ele deu vexame, mal completou a primeira volta. ;)
Ai cairam de pau dizendo que um Macaco dirigia melhor que ele.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Veloz
Pode até estar correto quanto a Lotus (não questiono pois não é da minha época, e voce tem enorme experiencia no assunto) mas o Gomes se referiu ao Lauda, quando este era diretor da Jaguar a alguns anos atrás

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17 anos atrás

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Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Eh isso ai Flavio Gomes… Furnado o olho do Rubens Barrichello, hein!
Que coisa feia…
Sera que foi isso mesmo que ele te disse? Tem provas? Nao esta distorcendo os fatos?
Que trabalhinho de Nelson Rubens…

Max
Max
17 anos atrás

Sinceramente? Pra mim bom piloto mesmo eram os da era Senna, Proust, Leão, etc mesmo, onde se ganhava era no braço, arriscando na pista! E não brincando de videogame dentro de um F!

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Veloz, o Lauda disse o mesmo referindo-se aos F1 atuais.

Abçs

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

É isso mesmo… Shummy é o cara… tem muito talento e é hoje o piloto a mais tempo em uma scuderia, isso quer dizer?
que ele tem a Manha do carro, segredos atalhos, aliás muitos desses botôes ele desenvolveu e ele pos onde está aí um belo segredinho do shummy….

Andre
Andre
17 anos atrás

entao a f-1 virou jogo de video game!!!

Rsss, os caras teem de jogar bastante play station assim aprendem os botoes e as pistas.
Isso so reforca a teoria que ganhava antes quem arriscava mais, quem tinha mais coragem e braco, hoje o cara aperta um botao e melhora as saidas de curva etc, antes o cara tinha de se virar com o que tinha.
FG se isso e ser mais piloto que antigamente, com a questao da seguranca tambem e de que a todo momento tinha encontro de carros, parabens pela sua ” inteligente conclusao.”

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Veloz, o Lauda disse também.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Concordo, com você Gomes. A F1 está muito mais complicada. O mérito dos antepassados está em correr sem segurança (sem cinto, capacete, etc). Mas tenho certeza que se o Schumacher ou o Senna fossem daquela época, correriam do mesmo jeito. E mais, ganhariam do mesmo jeito.
Veloz, que o Lauda disse aquilo eu não tenho dúvida. Talvez o Rindt também tenha dito.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Só uma correção Gomes, quem disse que até um macaco venceria com esse carro foi Jochen Rindt, referindo-se a Lotus 72.

Marcelo Poso Martine
Marcelo Poso Martine
17 anos atrás

O Schummi é uma assumidade mesmo. Nos dias atuais não tem pra ninguém. Ele é super técnico, tem escola de kartista e sabe como ninguém usar essa parafernária tecnológica.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Apertar botões no volante é bem mais complicado do que passar a marcha. Eu detesto videogame!!!

Na minha opinião o que mudou de fato pra facilitar a vida dos pilotos é a telemetria. Na época do Emerson ele escrevia uma deliciosa coluna na Quatro Rodas onde explicava como foi acertando o carro no fim-de-semana do GP. Mudando amorcetedores, cambagens, barra de torção.

Hoje em dia os computadores dão a receita.

Se um piloto está fazendo uma curva a 190 Km/h e o computador diz que ele poderia fazer a 205, o engenheiro dá um toque. Não é mais uma questão de ter culhão.

Passar marcha é fácil, mas qdo o sujeito se desconcentrava e errava uma perdia a posição (tanto que o Senna sempre apregoou que a vantagem ideal era de pelo menos 3s, pra poder dar uma errada sem consequências).

Gostei das provas da GP2… muito mais divertidas. Espero que o SporTV transmita as da Espanha.

Morcego Branco
Morcego Branco
17 anos atrás

Quando o Piquet entendia de mecânica era legal ter conhecimento técnico.

Quando o Senna estudava a pista e o carro pra conseguir diminuir alguns milésimos a sua volta era legal ter conhecimento técnico.

Mas quando é um alemão que faz essas coisas ele é um simples engenheiro ou jogador de video-game…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Curioso o comentário de alguns que ficam chateados porque se critica a F1 atual. Acho que, salvo alguma exceçao, ninguém aqui critica só por criticar, pra fazer fofoca. É como aqueles que acham que o futebol do Rio nao tá tao ruim comparado com os outros. Apesar do meu Vasco estar em sexto, acho que ele precisa melhorar muito ainda, nao me conformo com pouco. O mesmo penso sobre a F1: critico porque quero uma F1 melhor do que a atual, mais emocionante. Nao me importo que alguém ganhe 10 títulos seguidos desde que haja disputa dentro da pista. Ainda assisto de teimoso que sou, sempre com a esperança que melhore. Se os velhinhos da FIA fossem espertos, escutariam a voz do público, aquele que assiste e justifica toda a grana gasta em publicidade. Aposto que a maioria quer o que eu quero.

Abçs

Tom
Tom
17 anos atrás

nossa, ta chato isso, tem um pessoal que se rebaica pra rebaixar o alemao, pra rebaixar a f1 atual, put.a saco isso, nao entdem q as coisas andam, e que cada um eh bom ao seu tempo, inves disso preferem denegrir a td e a tds

Ten. Correzo
Ten. Correzo
17 anos atrás

Não concordo Gomes.
Fui piloto do esquadrão de aviação de caça em Anápolis durante 8 anos, o volante de um f1 comparado com o console principal de um mirage II é apenas um brinquedinho de camelô os ajustes manuais que tinhamos que fazer pois não dispunhamos aquela época de processadores confiáveis eram tão ou mais complexos do que faz hoje um piloto de f1, sem contar que as velocidades se comparadas faz um f1 parecer com o seu DKW, simplesmente não se tinha tempo de pensar muito para uma decisão, e o que estava em jogo não era um trofeu metálico, mas sim a sua própria vida e a de muitos.

Alexandre Breveglier
Alexandre Breveglier
17 anos atrás

Uma coisa que sempre me impressionou por aqui são os “inimigos da F1”, como eu prefiro chamá-los.

Eles não gostam da F1 atual, eles não gostam dos pilotos atuais, aliás eles sempre criticam os pilotos atuais e os diminuem em comparação aos pilotos “dos velhos tempos”. Eles criticam as regras atuais, a classificação, a formação do grid, as paradas nos boxes, o reabastecimento, as implicações das alterações de freios, motores e aerodinâmica que os carros sofreram.

O que eu não entendo é: POR QUE ELES AINDA ASSISTEM F1? Por que se importam em vir aqui e discutí-la com quem gosta?

Para aqueles que falam que antigamente que era bom, entupam-se de VTs das corridas antigas.

Para aqueles que falam que preferem assistir a F-Indy ou Cart ou ChampCar, que assistam então. O mesmo vale para os que elogiam qualquer outra categoria em detrimento da F1. Existem centenas de categorias no automobilismo mundo afora. Existem aquelas onde todos correm com carros iguais, existem aquelas onde tem ultrapassagem toda hora (vide NASCAR, F-Indy, etc), existem aquelas onde o que não falta são batidas e porradas.

Por que não se juntam e discutem essas categorias em locais apropriados. Boa parte do público aqui é formado por aficcionados na F1. Pra que esses inconformados vem aqui perder tempo criticando a F1 atual e seus corredores? Pra que se importar, afinal?

Eu, com certeza, não vou no fórum onde se discute essas “opções tão melhores” para criticar o que eles gostam tanto de ver.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Na MotoGP aconteceu algo semelhante quando o Valentino foi para a Yamaha. A Honda chega e entrega a moto “pronta” para o piloto deixando com poucas opções de preparação. Já a Yamaha “abre o leque” de configurações deixando o piloto com bem mais opções. O problema é que o pessoal estava sofrendo para acertar a moto e ela simplesmente não derrapava a roda traseira. Valentino chegou e de cara foi acertou a moto. Foi mostrado aos outros pilotos Yamaha como ele configurava a moto e hoje todas as motos Yamaha derrapam de traseira que é uma beleza. Mas Valentino Rossi hehe ainda continua andando mais que os outros.

Alex Leal
Alex Leal
17 anos atrás

É por isso que adoro assistir Formula 3, ta muito mais legal, td bem, a tecnologia é linda, mas temos q limitá-la para o bem do esporte, e isso não é Bla Bla Bla, é sim verdade, senão daqui a pouco teremos os pilotos controlando o carro dos boxes por controle remoto, aí acho melhor me colocar lá pq eu mando bem no simulador do computador, hehehehe, meu Deus parem de idolatrar esse alemão, nunca achei nenhuma graça em nenhuma vitória dele, e seja ridiculo, óbvio ou o que for, ele só é o que é sim, sim, sim, e não tem como dizer q não, porque aquele tal de senna bateu na tamburello, que aliás não acho que deveria ser abolida da formula 1 aquela curva, deveria só ter área de escape, proteções e tudo mais, aliás por falar em 94, naquele ano a FIA veio acabando com a tecnologia e por causa de alguns problemas de segurança acharam que tinham que voltar com tranta tecnologia pra ser mais seguro, não, não, não, tinha q manter, gostava daquele regulamento, regras de 94, grid bem cheio, só precisava de mais segurança, mas isso poderia ser feito sem tanta tecnologia, que adoro, amo, mais tem q ser desenvolvida para carros de rua, não tanto para a F1…torço pra que em 2008 essas coisas voltem a acontecer e teremos mais brasileiros, no tempo certo, imaginem o Albers botando no vácuo do raikonem na ultima volta, isso sim é bom, isso sim é ser bom piloto, mais uma vez “PILOTO”, isso é saber arriscar, é saber ver a hora certa de passar e etc e etc e etc…q nem na corrida de kart que disputei sabado, larguei em terceiro, caí pra sexto, cheguei a ficar em primeiro e terminei em sexto, deliciaaaaaaaa, então minha gente mas uma vez, pelo amor de Deus!!!

Lucas
Lucas
17 anos atrás

É verdade o que disse.

O problema é que nessa F1 de hoje em dia é mais dificil perceber essa trabalheira toda que o piloto passa.

Nos anos 80, com o trabalho de apenas virar o volante e cambiar, sobrava mais tempo para investir em aceleração, e em freiar mais dentro, essas coisas…

Consequentemente, o piloto dava um show mais visível para o grande publico.

Pelo menos é o que penso.

Forte abraço!

Daniel Gomes
Daniel Gomes
17 anos atrás

CONCORDO COM TUDO QUE O FG DISSE, ATÈ OS PONTOS!

FICO AQUI MORRENDO DE RIR COM OS CABEÇAS OCAS QUE NAO ADMITEM QUE O SHUMACHER É UM GENIO DA F-1 !

GENTE VCS SEGAM A SER RIDICULOS!! COM ESSA XENOFOBIA!!

SÒ PORQUE O CARA NÃO É BRASILEIRO È QUE ELE NAO PODE SER O MELHOR DO MUNDO!!????

F0r4g3r
F0r4g3r
17 anos atrás

Concordo com o que disse o rapaz umas 3 mensagens antes, que lembrou que para apertar botões basta conhecimento técnico. Assim como tempos atras, era necessário conhecimento técnico para acertar um carro sem a parafernalha eletronica de hoje.

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Com todo respeito, FG, mas acho que vc fugiu do assunto: Nosso qssunto não é se a F1 tem ou não mais tecnologia (claro que tem, e que é muito mais complicada) nosso assunto é que a F1 está chata, porque tem aquele bando de pilotos todos iguaizinhos, fazendo as mesmas coisas e, de preferencia, não correndo nenhum risco. Por isso a audiência mundial vem caindo ano a ano. Falta de pegas, ultrapassagens, derrapadas, porrões, enfim, tudo aquilo que gostamos de ver em uma corrida…

João Boca mole
João Boca mole
17 anos atrás

OU GOMES SUA ANTA, VOCE REALMENTE ACHA QUE O SCHUMY APERTA O BOTAO QUE BEM ENTENDE E ELE SABE TUDO QUE ACONTECE NO CARRO?

ACORDA MANÉ, O SCHUMY ASSIM COMO QUALQUER PILOTO QUE APERTE BOTOES FAZ PORQUE O ENGENHEIO DOS BOXES VENDO NA TELEMETRIA MANDA ELE FAZER, SO VOCE MESMO PRA PENSAR QUE VEM TUDO DA CABEÇA DELE, A DIFERENÇA E QUE O ENGENHEIO DO SCHUMY MANDA ELE APERTAR O QUE PRECISA PRA ANDAR RAPIDO O TEMPO TODO SEU ACÉFALO!

kowalski
kowalski
17 anos atrás

Sem contar que além de apertar todos esses botões o cara AINDA TEM QUE TROCAR AS MARCHAS mesmo que seja mais fácil o câmbio no volante e a ausência de embreagem. Mas acho que a discussão não se resume a isso.

Tem o controle de tração atual que facilita nas curvas, a telemetria que facilita o setup(antes o cara tinha que ser bom acertador de carro), controle de largada, e outras novidades tecnológicas.

Alexandre Breveglier
Alexandre Breveglier
17 anos atrás

Alguns aqui parecem não entender a diferença entre “apertar botões” oito vezes na volta e “ajustar o carro” oito vezes na volta.

É a mesma coisa que dizer que, com câmbio manual, tinha-se que trocar de marcha 200 vezes por volta em Mônaco. Eu posso colocar qualquer marcha? Posso mudar a qualquer hora? Até um macaco pode ser treinado pra mexer em uma alavanca 200 vezes em um minuto e meio. Assim como bastar “decorar” os botões, ou ser “engenheiro” para apertar os botões.

A questão não é essa: tanto o câmbio como os ajustes no volante da Ferrari tem que ser feitos com conhecimento, perícia e sensibilidade. Não basta só saber pra que serve o botão, tem que saber a hora de ajustá-lo, o quanto ajustá-lo e como o carro vai mudar de comportamento a cada ajuste. Tudo isso a 300km/h, falando com o engenheiro, tentando ajustar-se à uma nova estratégia de corrida, pensando no desgaste de pneus, conservando o motor e trocando as marchas na borboleta.

Mesmo assim ainda alguém pode vir e falar: eu consigo fazer isso, qualquer um consegue com treino. Qualquer bom motorista pode aprender a guiar um F1 e fazer os ajustes necessários. Assim como qualquer criança consegue pegar um joystick de Playstation e jogar um jogo de corrida. Saber jogar um jogo no Playstation não significa que a pessoa seja boa nisso. Pra isso existem campeonatos de videogame e lá se descobre que existem aqueles que são melhores em “apertar botões”, pois têm a sensibilidade e conhecimento de como o carro virtual responde aos comandos. Então a questão é:

Quem consegue fazer isso no limite? Quem consegue fazer isso mais rápido? Quem consegue fazer isso melhor que todos os outros?

Guiar um carro de corrida sempre significou isso. Não importa a tecnologia do carro. Se ele tem 6 marchas ou é um Kart. Se ele tem controle de tração ou não. O que importa e sempre importará é:

QUEM CONSEGUE SER MAIS RÁPIDO COM ELE.

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Sou mais o Mundial de Rali. hehehe. Pq rali deve ser mais difícil, pq tem duas pessoas pra comandar um carro. Na F-1 é uma só, logo deve ser mais fácil… Moto então? Isso sim é coragem, a 300km/h sem nenhuma proteção em volta, nada de células de sobrevivência em fibra de carbono e tralalá. Eu já peguei 180km/h com um carro, mas de moto eu nem arriscaria.

Adriano
Adriano
17 anos atrás

Flávio, você acha MESMO que saber mexer em botões é mais difícil do que controlar um carro com mais de 1000 cavalos como era na época dos turbos sem controle de tração e estabilidade como nos carros atuais? Ah, vá plantar batatas!
Só porque VOCÊ não entende pra quê serve cada botão (até porque alguns são segredos de equipe) isso não quer dizer que seja mais difícil do que pilotar um F1 da década de 80 por exemplo. Para mexer nesses botões basta CONHECIMENTO TÉCNICO. Saber acertar o carro, para que serve cada botão. E pra isso basta estudar, ler. Para saber controlar o carro não é preciso muita coisa, afinal pra lá estão os controle de estabilidade e tração, entre milhares de outras coisas.
“Trocar de marcha eu troco todo dia”. Bah, com todo o respeito, eu já ouvi besteira, mas essa superou todas. Pega um F1 com mais de 1000 cavalos e vai pilotar então, ué! Esse F1 tem 999 cavalos a mais do que o seu DKW, hehehehe. Vamos ver se aguenta o tranco! Mas cuidado que esses carros quebram bem mais do que os atuais, não é só sair acelerando que nem um louco a corrida inteira que nem hoje, tem que saber poupar o equipamento.

Rubens
Rubens
17 anos atrás

Quantas trocas de marchas um taxista faz por dia???