Emerson, 1970
SÃO PAULO (lindos, os carros) – O blogueiro Rafael Sola manda este vídeo sobre a primeira vitória de Emerson Fittipaldi em Watkins Glen, 1970. Imagens preciosas, vale a pena!
SÃO PAULO (lindos, os carros) – O blogueiro Rafael Sola manda este vídeo sobre a primeira vitória de Emerson Fittipaldi em Watkins Glen, 1970. Imagens preciosas, vale a pena!
Além de tudo que se falou, legal que essa vitória deu o título ‘post mortem’ ao Jochen Rindt, primeiro piloto do Gold Leaf Team Lotus, que semanas antes morrera, quando quebrou a suspensão da sua Lotus 72-D.
FG,
Eu cursava o 1º ano científico em 1970 e o Flusão tinha jogado um Clássico no Domingo, como todo carioca daquela época, comprei o Jornal dos Sports e levei um Susto, metade da primeira página e a manchete bem grand era : Fittipaldi vence GP dos EUA. A foto tinha 1/4 de pagina, pegando de margem a margem com o Collin Chapman jogando o Boné para o alto. Resolvi matar aula e comprei todos os jornais.
e nós não temos um autódromo chamado Emerson Fittipaldi…
FG que beleza de filme. F1 tem de ser + EMOÇÃO -tecnologia.
Ninguém está interessado em quantos botões um piloto pode apertar durante uma corrida, mas sim em ver uma curva bem feita com 700 cv nas costas. Uma disputa de freada no fim da reta, essas coisas.
Continue divulgando estes vídeos antigos pois a nova geração não sabe bem do que estou falando. Você me entende né?
Glória eterna a EMERSON FITTIPALDI, a verdadeira razão por eu gostar de F1 !
Me lembro que a notícia da primeira vitória do Emerson foi dada no Programa Flávio Cavalcanti por um de seus jurados que pediu a palavra e comunicou a primeira vitória de um brasileiro na formula 1.
Mas é muito bom ver esta Lotus vermelha, as Matras, os Tyrrels, entre outros.
O que mais impressiona nessas imagens é perceber que Watkins Glen era uma \ %!@$&@#” pista. Topografia variada, curvas de tudo que é jeito, larga e com um tremendo visual. Realmente uma pena que a Fórmula não corra mais lá. Aquela curva bem larga em que vários carros rodaram, me fez lembrar a antiga curva 2 de Interlagos, mas no sentido contrário.
Outro fato que chama a atenção é que era apenas a 4ª corrida do Emerson em F1, se não me falha a memória. Se ele tivesse sempre corrido em equipes de ponta, certamente teria um currículo comparável ao de Jackie Stewart no número de vitórias ou talvez até mais.
Não é à toa que Nelson Piquet reputa Emérson como o maior piloto brasileiro, afinal foi ele quem abriu o caminho para os demais, o que não é pouca coisa.
Só lembrando, há alguns anos, voltando de Monte Verde, vi em um caminhão cegonha, carregando carros antigos, o Fusca com que correu o Emerson na década de 60. Daria minha alma por aquele carro…
Que delicia ver novamete as Lotus Gold Leaf, e todos aqueles carros que eram lindos, mais limpos e sem tanto penduricalho aerodinâmico.
E ainda rever pilotos como Ickx, Wissel, Beltoise, alem do Emerson segurando as “baratas” de lado nas curvas.
Muito bom… Será que alguém teria a prova da Argentina, qdo ele ultrapassou o Stewart e o Cevert. Ele mesmo admite que, tecnicamente, foi a melhor prova que fez na F-1
É incrível como o Emmo e outros pilotos da sua época andavam de lado nas curvas com aqueles pneus traseiro enormes… ele tinha uma habilidade fora do normal!!!
Foi mal…
Ela não, ELE…
FG:
Se voce tiver o e-mail do Emerson, manda pra ela.
Essas imagens são tão raras, que acho que nem mesmo ele tem.
Faça um idoso (como eu), feliz: Envie imagens de sua juventude.
Abraços