Tributo a Gilles

SÃO PAULO (deu pau de novo, os comentários vão aparecer daqui a pouco, como num passe de mágica) – Esta semana fez 24 anos que Gilles Villeneuve morreu em Zolder, na Bélgica. Bom momento para assistir a este vídeo de 6 minutos enviado pelo blogueiro Marcos. Poesia pura.

Mas, por outro lado, e sempre há um outro lado, é impressionante a quantidade de barbaridades que Gilles fazia. Erros que hoje seriam imperdoáveis a qualquer piloto de F-1.

E por que eram perdoados?

Acho que porque estamos ficando todos rigorosos demais, porque errar é humano e hoje não aceitamos isso. Porque o mundo anda competitivo demais e não há espaço para quem erra.

Pois deveria haver. Gilles, hoje, não passaria da primeira corrida.

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do contra
do contra
17 anos atrás

Sei…
então o grande Villeneuve é o símbolo do espírito esportivo contra a “burocracia” na F1…
e o que significa aquele “bico” por causa da ultrapassagem do Pirroni? Então ele estava contando com jogo de equipe?
Alguma coisa em comum com o caso Barrichello X Schumacher em Mônaco 2005???

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Sem dúvida é maravilhoso ver isso e dá muita saudade. Mas justamente por isso que Villa filho foi campeão e Villa pai não foi nem nunca seria… Infelizmente, diga-se.

veber
veber
17 anos atrás

Villeneuve filho guia bem diferente do pai, é os genes, não, pilotos contemporanios, a barata mudou

dsf
dsf
17 anos atrás

sdfsd

Pedro Jr
Pedro Jr
17 anos atrás

Cara, mas que saudades dos carros andando de lado…
Ele até fazia algumas bobagens, mas andava muito, como aliás quase todos da época.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Veloz , concordo com vc, o próprio Gilles, uma vez saiu para um treino de classificação embaixo de muita chuva, não me lembro de qual prova, mas o fato é que por estar chovendo e o primeiro treino ter sido com pista seca, não havia a menor possibilidade de se melhorar os tempos, mas mesmo assim ele quis sair para “testar” o carro na chuva, saiu e já na primeira volta foi descendo a lenha, e na segunda volta , pimba estampou o muro, ao voltar para os boxes perguntaram o pq dele ter tentado, visto que não havia como melhorar os tempos, ele disse que simplesmente começou a andar rápido, e mais rápido, que tinha que ser assim, mesmo consciente de que apesar da pista encharcada, esse era o ritmo dele, não havia como não havia como simplesmente andar devagar.
Isso ilustra bem o tipo de piloto que ele foi.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

É dificil de opinar sobre isso, Feliz.
Realmente é muito facil para nós, opinarmos fora do carro assistindo a corrida, sem saber o que se passa na cabeça do piloto, porém, uma certeza eu tenho, cada piloto tem o seu estilo e é só nele que o cara rende, não adianta querer mudar, é até pior, os reflexos e a mente só trabalham naquele rítimo pessoal.
Porém, é uma verdade o que você disse, pilotos como o Gilles sempre terminam mortos nas pistas na maioria das vezes, talvêz até por isso sejam os herois modernos, os samurais do destino.
Gilles, Peterson, Courage, Clark, Rosemeyer, Crystian Hains, Senna, Rindt, Yarno Saarinnen, Joe Dunlop, Renzo Pasolini, a lista de herois é enorme e o maior de todos eles na minha opinião, para fugir à regra, morreu de tuberculose e já com uma certa idade, Tázio Nuvolari.
Mas o nosso mundo é injusto assim, ou talvêz haja algúm ensinamento de Deus que ainda não compreendemos bem, quando ele resolve levar os melhores de nós cedo demais.
Abraços.

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, tenho uma foto dele muito legal, é om eu screen saver. vou te enviar.
Me lembro que depois do acidente fatal, o (acho) Arnoux disse : O que ele mais lamenta é estragar uma volta boa. Deus o tenha , Gilles !

Feliz
Feliz
17 anos atrás

MESMO ASSIM VELOZ,

VOCÊ NÃO ACHA QUE ELE JÁ ESTAVA PRÓXIMO DE IR LÁ PRÁ CIMA??

SÓ ANDANDO ACIMA DOS LIMITES?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Feliz, o Gilles morreu por erro dos bandeirinhas da pista que não sinalizarm para o carro lento à frente dele sair da trajetória.

Feliz
Feliz
17 anos atrás

O CARA ERA SÓ ISSO: MURO OU PÓDIO.

O SENNA NÃO MORREU POR ERRO SEU, AO CONTRÁRIO DO BRAÇÃO GILLES.

Vanessa
Vanessa
17 anos atrás

Resposta para Eduardo: Só uma pessoa como vc, desprovida de habilidades próprias, gostaria de ser como ele. SEJA VOCÊ MESMO! O falta de amor próprio..

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Walter: Assino embaixo tudo o que vc disse. E faço um acréscimo: F1 é emoção, que é filha do perigo. Há momentos na F1 de hoje que só mesmo desligando a Tv e procurando coisa melhor para fazer. Alguém aí em baixo escreveu “podio ou guincho”. Muitos que pensavam assim, morreram. Gilles e Senna entre eles. Nós os amamos e vamos sempre lembrar deles por causa disso. Os “bem comportados” poderão curtir sua aposentadoria no conforto e ostracismo….

julio ribeiro da sil
julio ribeiro da sil
17 anos atrás

Porque o mundo anda competitivo demais e não há espaço para quem erra=discurso de fracassados

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Eu admirava e fui fã de Gilles Villeneuve, mas toda esta mística foi criada, em torno dele, pelo fato de ser um piloto da Ferrari, e por ter a admiração do Comendador Enzo.

Na prática, toda a ousadia de Villeneuve rendeu pouco. Sua melhor temporada, em 1979, foi na condição de segundo piloto.

Sim, ele acelerava como ninguém, e tinha um controle de carro fenomenal. Os GP de Mônaco e da Espanha, em 1981, são memoráveis. Mas nem passava pela sua cabeça poupar o equipamento.

É possível que em 1983, Gilles pilotaria um McLaren. Seria o fim de sua carreira, pois não teria mais como patrão o complacente Enzo Ferrari, mas sim Ron Dennis.

Os carros da Ferrari deviam odiar Gilles. Uma delas o matou.

Mack RP
Mack RP
17 anos atrás

Concordo com as mensagens do Walter e do Veloz HP, abaixo. Infelizmente hoje em dia ficamos torcendo prá algum carro pegar fogo no “emocionante” pit stop (duvido que ninguém pense nisso) ou alguém dar uma errada ou fundir o motor na pista. Do contrário, ninguém passa ninguém…

Sousa
Sousa
17 anos atrás

Até este negócio de ultrapassar por fora da pista ele seria punido.
Do Contra foi muito feliz no comentário, hoje não haveria lugar para ele, infelizmente, e felizmente que ele morreu sozinho pois do jeito que dirigia poderia causar uma catástrofe muito maior.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Sobre o tema número 27: Não sei se já existiu, mas os pilotos de F1 deveriam ter um número “próprio” e não ficar mudando (acho que é referente a posição da equipe no Mundial do ano passado, é isso?). Exemplo o 46 de Valentino Rossi, o 4 de Alexandre Barros e o 74 do Daijiho Kato que morreu e não poderá ser usado na MotoGP.

leonardo
leonardo
17 anos atrás

fiquei impressionado ao ver o acidente de sua morte, ainda não tinha visto, e é nessas horas que se percebe que são seres humanos que estão ali.

do contra
do contra
17 anos atrás

walter, a F1 tem 3 campeões no grid…Schumacger, Alonso e Villeneuve.

walter
walter
17 anos atrás

“SE” é complicado, mas Villeneuve seria campeão pela primeira vez, no ano em que morreu.
Morreu p. da vida com Pironi (isso se vê no video, no podio de Imola, corrida anterior à sua morte), porque Pironi combinou não ultrapassar e ultrapassou.
Pironi fez muitos pontos entre Belgica (quando Gilles morreu) e o GP da Alemanha, quando sofreu um acidente gravíssimo e saiu da equipe.
Tambay, terceiro piloto, que entrou no lugar de Villeneuve, foi vice campeão, ou seja, a Ferrari estava “destruindo” e, se não morresse, Gilles ganharia seu primeiro campeonato.
Provavelmente ia continuar a ter muitas horas de guincho, mas era podium ou guincho: burocracia jamais.

walter
walter
17 anos atrás

Para quem não viu o Villeneuve, uma dica: procurem coisas sobre ele na web.
Para quem não entende o “saudosismo”:
(i) olhem um ‘grid’ de 1996, de 1986 e de 1976: vejam quantos campeões do mundo há na largada. Eram muitos antigamente. Hoje tem um.
(ii) olhem os circuitos, também nesse horizonte de 10 em 10 anos, voltando. Eram longos, com todo tipo de curva, aclives, declives, saltos. Hejo são curtos e travados, sem pontos de ultrapassagem.
(iii) olhem os videos, não só os do Villeneuve, e vejam que os pilotos não tinham que economizar os carros e podiam por prá quebrar, só que com grande habilidade. Hoje, o piloto que força o carro é “denunciado” no ‘press release’ da equipe.
Não tem dúvida que a F1 que o Eclestone vende hoje não tem a mesma competitividade e atratividade de outros tempos e isso se mede em nr. carros no grid, número de campeões, número de equipes etc.

Eu
Eu
17 anos atrás

Gilles era %!$&#

Freudy
Freudy
17 anos atrás

Outros tempos……

Esse Gilles foi um baita pé pesado que não media muito as consequencias, as maiores lembranças deles são os acidentes…….será que era tão bom assim????? Claro que aquele final com o Arnoux foi genial, mas temos que dar os méritos para o Francês também.

Não tive tempo de procurar, mas acho que ele tem mais hora de guincho do que pódio.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Fiquei até com lágrima nos olhos. Faltou o GP do Canadá, na chuva, que ele vai batendo, perdendo os aerofólios dianteiros e, mesmo assim, correndo uma barbaridade.
Mas Gilles era isso mesmo. Um dos mais emocionantres pilotos que assisti. Apenas para recordar, uma das lambanças mostradas no vídeo, foi o GP do Canadá, acho que de 80, quando Piquet e alan Jones disputavam o título e, se não me engano, estavam largando na primeira fila. O strike do Gilles acaba atingindo a Brabham do Piquet 9aparece à esquerda, batendo no guard-rail, voltando e parando. Depois, na nova largada, Alan Jones seria o campeão.
O Luca de Mantezemolo também aparece várias vezes, uma de papagaio de pirata, visivelmente querendo aparecer para as câmeras. E tem um abraço emocionado no Mauro Forghieri que, disse num livro que tenho, que era impossível, com Gilles na equipe, saber se o carro estava bom ou ruim. Sem falar no Commendatore Enzo Ferrari, cumprimentando-o (e, novamente, o Luca de Montezemolo aparecendo). O vídeo é muito bom!

carlos roberto olivi
carlos roberto olivi
17 anos atrás

Quem saberia dizer o nome da banda, ou o guitarrista que toca no video do Villeneuve?

do contra
do contra
17 anos atrás

pois é Dennis….
gostei de ver o Gilles forçando uma ultrapassagem igualzinho o Ide fez com o Albers…ou rodando porque pegou a zebra por dentro, igualzinho ao Massa….
Saudosismo é mesmo phoda!

borges
borges
17 anos atrás

Para alguns os limites são intransponíveis, para outros uma mera referência de onde começar a explorar o impossível. Mais que um piloto ele transformou-se em um mito, cultuado e admirado não tanto por sua capacidade como piloto e sim por seu desprezo a estes limites. Na frente da fábrica da Ferrari tem um restaurante e na parede um aerofólio de F1, perguntei ao dono de que carro era a peça e ele me olhou e falou com orgulho: Do carro do Villeneuve, o melhor piloto da Ferrari em todos os tempos.

dennis
dennis
17 anos atrás

É impressionante como temos tendência ao saudosismo. Como tenho 32 anos, só acompanho (de verdade) a F1 a partir dos “anos Piquet”. Tenho certeza que daqui a uns 10 anos vai ter muita gente falando: “piloto mesmo era o alemão”. Aliás Flávio, você deveria guardar em algum arquivo essas mensagens do blog.
Abraço.

do contra
do contra
17 anos atrás

Eu acho que a grande questão é que hoje, com os altíssimos investimentos e custos da F1, um erro custa muito mais caro…$$$$$$$!!!!

ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

Alguém sabe dizer se tem como copiar para o PC ou só é possível ver on line ? Se tiver como poderiam dar uma dica.

Este 1º comentário da Vanessa é uma piada muito sem graça ou realmente ela acha que ele era sudito da rainha ?

EVARISTO
EVARISTO
17 anos atrás

Ele não errava tanto assim, e que seu estilo de pilotagem era muito arrojado e portanto mais sujeito a problemas que outros pilotos mais cerebrais. Prost foi o piloto que mais fez cagadas na carreira e mesmo assim era chamado de professor. Aquela disputa roda a roda com Arnoux pelo 2º lugar foi a mais emocionante da F 1. O GP da Espanha quando ele segurou 4 ou 5 carros por varias voltas foi outro final emocionante. Seu estilo era arrojado e remetia aos tempos “roamanticos” do automobilismo. Sua volta para o box sem um dos pneus saindo fogo do chassi no asfalto encheu de orgulho seus fãs e ate mesmo a equipe Ferrari bateu palmas. Foram sem dúvida outros tempos, com outros regulamentos e hoje provavelmente ele não poderia fazer metade do que fez sem ser advertido pelas “autoridades”. Peço as viuvas que por favor não o comparem com Senna, ele era sem dúvida muito superior.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

As barbaridade de Gilles eram perdoadas, porque os carros, os circuitos, e os regulamentos eram outros.
Hoje nada pode, tudo é fiscalizado, julgado, e punido pelos cartolas que nunca puseram os traseiros gordos num carro de corridas.
Com isso acabaram, os genios Peterson, Gilles, Mansell, Senna, etc.
Hoje, aquele episódio Gilles/Arnoux, daria cadeia para os dois.
O falecido ex piloto/comentarista Giu Ferreira ,certa vez definiu bem como era o canadense: “Gilles não ultrapassa aonde pode. Ele ultrapassa aonde dá. E aonde não dá, ele gosta ainda mais”

Veber10
Veber10
17 anos atrás

infelizmente a vida passa e passa rápido, e não dá para comparar os pilotos de antes com os de hoje.
Sao eras diferentes, tudo diferente, carro, pneus, claro que era mais no braço a F-1, mais na raça e na vontade, lembra do Senna no kart andando em interlagos de lado, ele sobrava frente aos outros pilotos.
na F-1 o villeneuve e outros pilotos fizeram muito isso, mas atualmente os pilotos campeões tambem guiam muito, vejam Shumacher, Alonso por exemplo, veja os campeões do kart, mas a guiada mudou muito, com a modernidade e a evolução do equipamento as coisas se inverteram.
Antigamente o equipamento dependia mais do piloto pra virar rápido e vencer, atualmente o piloto é que precisa mais do equipamento ou senão não ganha nada.
====
como diria um bom pensador, tempos em tempos, o tempo vai, as coisas mudam, é a vida, mas que é lindo ver vídeos antigos com esses pilotos, isso é.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Gilles é o mais hábil piloto que tive o prazer de ver correr. Infelizmente eu tinha apenas sete anos quando outro gênio do volante, o sueco Ronnie Peterson morreu, mas me lembro bem de Gilles, um piloto de verdade, que guiava com o coração e que achava que o esporte era arriscado sim, mas justo por isso os pilotos eram muito bem pagos. Depois dele, o último que me deu verdadeira alegria ao ver pilotar foi o Mansell. O Senna na época da Lotus também era arrojado, depois foi para a McLaren e virou um burocrata do volante como Prost. O M. Schumacher de vez em quando, nos momentos em que está acuado, também dá um pouco de alegria. o resto, é uma desgraça. Villeneuve errava, sim, como erram os que não tem medo de ousar. É uma pena que com esse regulamento idiota os pilotos tenham se transformado em funcionários públicos do esporte, apenas pensando em como levar o bibelô frágil que chamam de carro de corrida até a baindeirada. Muito triste.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

Flávio: Giles teria espaço na F-1 de hoje apenas se o Enzo Ferrari continuasse vivo. Mas estes carros cheio de botões, controle de tração e que tais não mereceriam um piloto como ele.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Creio que a razão disso é o fato de os carros antigamente serem mais “humanos”, ou seja, controlados por talentos naturais e não por chips virtuais.
Quanto mais olhamos para o passado, mais vemos talentos humanos usados na sua máxima capacidade criativa e sensorial ao volante e não ao eletrônico virtual.
As grandes e “emocionantes” ultrapassagens no box, programadas nos “incríveis” pit stops dos sonolentos tempos modernos, não existiam e mesmo no período em que se podia trocar de carro com o companheiro de equipe melhor colocado em plena corrida, ainda assim era menos enfadonho e previsivel que hoje.
Pilotos como Nuvolari, Rosemeyer, Caracciola, Clark, Peterson, Gilles, Pace, Cristian Heins, Bird Clemente, Alex Dias Ribeiro, dirigindo os carros de hoje simplesmente fundiriam os computadores, enlouqueceriam os chips, detonariam os lads, acabariam com os programas e mal dariam uma volta sequer.
Sorte a deles.

Jairo
Jairo
17 anos atrás

Bom era o tempo que tinhamos 4 a 5 pilotos disputando o título e as corridas, quem lembra do Mansell estourar o pneu e perder aquele campeonato? Quem diria que o Prost seria o campeão naquele dia? Hoje já sabemos quem serão os protagonistas das provas e do campeonato e o resto é só pra fazer volume…que o digam Barrrichellos, Montoyas, Coutards, Buttons e Ralfs da vida….é uma pena.

Mack RP
Mack RP
17 anos atrás

Estes 6 minutos de vídeo valem mais que 10 GPs iguais ao de domingo passado… Sem comparações tecnológicas, mas a F1 era bem mais legal!!!

Roberto
Roberto
17 anos atrás

Segundo o Nelson Piquet, ele pilotava usando um capacete alguns numeros menor…

Rodrigo V. Boas
Rodrigo V. Boas
17 anos atrás

Tem um site meia boca do Gilles…
http://www.gilles.villeneuve.com
e no ebay tem uns badulaques!
http://stores.ebay.com/Gilles-Villeneuve-Museum-boutique

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Velhos tempos … naquela época as exigências para se pilotar um F1 eram outras … e por via de conseuência as virtudes também. Ronnie Peterson, Giles Vileneuve, Nigel Mansell, Ayrton Senna …. uma estirpe de pilotos com imenso talento natural, monumental capacidade de controle do carro … fico imaginando Giles recebendo uma ordem dos boxes para comboiar o carro da frente, na espera dele parar nos boxes para concretizar a ultrapassagem … rs … esteja onde estiver, ele deve estar vomitando de nojo em cada corrida dessas … é, estou ficando velho mesmo !

Fernando Carmona
Fernando Carmona
17 anos atrás

Eu era muleque, quando ele morreu. Mas me lembro da Ferrari vermelha que eu tinha no autorama da Estrela. Um amigo e eu demos um apelido para ela: Julieta.
Tenho esse carrinho até hoje, bem guardado!!!
Beijos

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Pois é, FG, talvez vc enha razão. Mas, tirando o Schumacher, por raz]oes óbvias, quem se lembra com saudade de algum piloto de F1 nos últimos, vá lá, 5 anos…? Hakinen? Patrese?…

A gente tem saudades dos loucos como Gilles e Mansell… O ser humano ama o erro… a perfeição é chata – alguém aí lembrou do Prost? Gilles, Mansell e Senna srravam muito, mas tambem faziam coisas maravilhosas. Por isso eram amados daquela forma. Hepta ou não, será que daqui a alguns anos alguém vai ter saudades do Schummy e esse jeito oinsosso de ultrapassar sem correr riscos no boxe? Duvido…

Rubens Fernandes Jun
Rubens Fernandes Jun
17 anos atrás

Gilles assim como Airton foi genial,
sem medo com muita ousadia , arrojo , vontade de vencer gostei do comentário do colega que gostaria de saber onde comprar uma camisa 27. Eu tb gostaria pois levaria no peito com muito orgulho um simbolo daquele cara ,sim porque o 27 no caso dele virou um símbolo. Quem gosta de F1 de verdade sabe o que eu estou falando. Schumacher , Vileneuve( filho) , Ralf, Alonso, Fisichela, Weber ….. para que eu estou ficando com vontade de vomitar

Rubens Fernandes Jun
Rubens Fernandes Jun
17 anos atrás

concordo sr Flavio que hoje não se admite erros, mas também não há pilotos tão espetaculares como Gilles Vileneuve, Ronnie Peterson, Airton Senna, Nigel Mansell e muitos outros que agora não vem a memória, Esse Jacques Vileneuve , campeão da Indy, campeão da F1 500 milhas , não é nem a sombra do pai dele. Hoje a F1 é esse campeonatinho de %!$&#com 1 ou 2 pilotos fazendo alguma diferença. Quem fala hoje que Fernando Alonso é um campeão completo ou um exemplo de campeão tem que dormir com dreno na boca. A F1 de hoje é uma verdadeira %!$&# assisto por que gosto mas não me empolgo , e tenho dito. Desculpe-me Sr Flavio mas é minha opinião.

eduardo
eduardo
17 anos atrás

Me respondam: quem gostaria de ser como ele foi?

Pablo
Pablo
17 anos atrás

tem tambem esse video em uma disputa historia com o Arnoux. Batendo roda com roda durante 3 voltas. Fantastico!!!

http://video.google.com/videoplay?docid=-5904686405170786214

Dante Miguel Farage
Dante Miguel Farage
17 anos atrás

É preciso lembrar que aqueles eram outros tempos, portanto outros loucos. Pois, de modo diferente existem, na fórmula 1 de hoje, alguns pilotos “incomuns”. Vejam vcs se não é de impressionar a pilotagem de Shumacher (meio Kid Vigarista) quando ameaçado!!! E o que dizer do filho do próprio citado – Jacques – que defende como ninguém sua posição de corrida!!! Tá certo que temos uns pilotos “comedidos” do naipe de Barrichelo, mas que Giles ainda tem herdeiros ainda tem.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Alguém sabe onde compro uma camisa 27? Gilles , o mais arrojado de todos!