O mais belo dos belos

SÃO PAULO (a trilha é ótima) – Fechemos esta gelada quarta-feira com singela homenagem àquele que é considerado por muitos o mais belo dos Volkswagens jamais produzidos: o SP2. Rick Lucas manda, para começar, um simpaticíssimo clipe com imagens do esportivo de SBC ao som de Chris Rea, “Road to Hell” — que, diz a lenda, foi composta quando ele estava parado num engarrafamento-monstro para ir a Silverstone.

Há um belo site do Clube do SP2 com tudo que você sempre quis saber sobre esse carro e nunca teve coragem de perguntar.

É clássico a tal ponto que um exemplar está no museu da VW em Wolfsburg, esse da foto aí embaixo.

Em 2001, em Brasília, eu vi um SP1 que pertence ao acerto da VW do Brasil. Coisa raríssima, tirei um monte de fotos. No clipe enviado pelo blogueiro há uns estudos para um SP3. Quer saber? Acho que está na hora de uma chacoalhada na indústria brasileira. A VW bem que podia reeditar essa bagaça. Nos EUA viver reeditando Corvettes, Impalas e Mustangs. Por que não o SP?

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Sonia
7 anos atrás

Excelente, artigo!
Para mim que comprei carro, recentemente ira me ajudar muito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

AP num carro desses?? nunca!
Tinha que por um porsche no bicho…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pedro,
Um exemplo de 1000 DOHC 16V encapetado é o motor da Suzuki !
Fui “apresentado” ao demônio no laboratório da Petrobras. Eles usam este motor para o desenvolvimento dos combustíveis da Willians.
140 CV a 14.000 rpm. É o que gira mais perto dos F1.
Ali as 16 válvulas fazem um bom trabalho !
Fiquei tão tarado pelo motor que comprei um !
Só não sei ainda o que vou fazer com ele…
Abraços !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Joaquim !
Heheheh….Bravo nada !!!
Porque ficaria ???
Nunca teve nada de secreto, não !
É que acho meio pernóstico botar sobrenome.
Marcos Troncon – grande cara, grande amigo, desde os tempos do kart; partiu cedo e deixou saudades !
Putz ! Certa vez atropelei o pai dele, em uma largada complicada no kartódromo de Interlagos.
Grande abraço !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcos Sacoman, não fica brabo não, que a gente entregou aqui a tua “identidade secreta”. É que desde o inicio dos teus comentários, saquei que vc era do ramo, só tinha dúvida com relação ao Tidemann, Tedesco ou Troncon. Salvo engano, F-Vê também? Abs, Sacoman

Ingo
Ingo
17 anos atrás

imagina essa belezinha com o motor AP 1.8 do Santana ! que beleza !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Tudo bem, Marcos, estão desaparecendo. Como eu falei, é muito caro para carro popular.
Mas os comandos variáveis continuam multiválvulas, daí que eu pensei que calibrando um multi para baixa, funciona bem…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Rick !
Tem razão ! Nesta corrida tive o Dede Gomes como parceiro !
O enrosco da madrugada foi excelente, porque a toda a turma do Ronco andava de VW.
Mas o motor do Fusca abriu o bico quando amanheceu e nos deixou a pé !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Joaquim !
Milton Banana !!! Grande praça ! Alguem tem notícias dele ????
Nesta corrida o Shiro da Kinko, só para sacanear, me dava placa com 4s a mais !
Eu não sabia mais de onde tirar tempo ! Hehehehh…
E eles não me deixavam sair do carro ! Abasteciam e mandavam: Toca, toca…
Quase no fim, eu não aguentava mais ! Começou a chover e passei o carro para o Miltinho ! Ele deu 2 voltas voadoras e seguiu em frente no fim da reta ! Foi um porrão que precisou de espátula para remover o carro do guard-rail !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Pedro !
Energia não se cria ! Carregar toda esta parafernália tem seu preço ! A teoria das molas fracas desaparece, quando vc multiplica por 16 X. E uma eventual vantagem no enchimento só vai aparecer em alta rotação. Fácil de verificar no banco de fluxo.
Apesar das tendências, a razão acaba prevalecendo – veja que os os “urbanos-cheios-de-válvula” estão desaparecendo.
Não há calibragem que dê jeito !
Sem giro não vem potência, ou então dá-lhe câmbio de 7 marchas !
Volto ao início: No para-e-anda do trânsito, é tudo desperdício !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Marcos, concordo que 1.0 16v é um desperdício, pois é uma tecnologia muito cara para um motor tão fraco.
Mas o fato é que acabaram a maioria, então nem é preocupação mais.
Só que o que você falou em relação as molas das válvulas tá errado, a resistência é até menor, pois as molas são mais fracas pois as válvulas são pequenas, tem menor inércia (ai reside o truque das 16 válvulas, terem pouca inércia e trabalharem mais rápido).
Mas tecnicamamente, apesar do custo desproporcional, os carros 16v 1.0 poderiam funcionar bem, o problema está na calibragem.
Fazer o motor gerar potência é só para marketing. Deveriam calibrá-lo para gerar potência em baixa rotação, o que melhoraria o consumo e a diribilidade.
Mas não, daí tem o problema do câmbio: Golzinho com 76cv precisa de uma marcha meio longa, o que faz o carro ser ainda mais fraco em baixa.

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Verdade, Joaquim! E correu de Fusca nas 25 horas de Interlagos em 73, a última corrida do Chico Landi…

Aqui no Blig é assim: não se esconde que eu te acho!!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Marcos sem o i :
Meu rapaz, vc se entregou quando confessou aquela dupla com o Milton Oliveira nos 1000 km de Brasilia de 74. Não brinca com Matuza, que os caras vão atrás…he, he, he,
Abs. Marcos “Div-1”

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Cláudio !
Xííí…Não é tão simples assim !
Ou melhor, não é nada barato !
O Hewland mais indicado para isto seria um Mk8 / 9, que é o dos FSV ou FF. Mas estas caixas, mesmo antigas, estão longe de ser baratas !
Na Inglaterra ou nos USA, vc não compra uma boa por menos de US$ 3.000.
E cada relação Hewland ou Webster custa cerca de US$100 o casal.
Por ai vc imagina que a coisa vai longe.
Mas acho que o caminho não é este !
A grande vantagem do Hewland é a facilidade de se poder trocar as relações sem a necessidade de desmontar a caixa toda !
Isto é muito útil para quem participa de várias provas em diferentes autódromos !
E não é o caso da SuperAP – ôôôps, desculpe-me, da Super Classic -Heheheh…que só anda em Interlagos !
Por muito menos do que isto, é possível fazer um jg. de relações
apropriadas para a pista !
O caminho é o seguinte:
Alongar 1a. e 2.a, e encurtar 3.a e 4a.
fazendo com que as mudanças caiam menos do que 1200 rpm e sempre em cima da faixa de torque.
Vou mandar para VC e para o FG um mapa da Hewland, mas que se aplica a qq caixa !
Tirem várias cópias e rabisquem por cima !!!!
Não tenho referências da caixa do DKW – na verdade, odeio câmbios…
Mas acredito que a 1a. deve ser fixa no eixo; e a 2a., 3a. e 4a. devem ser móveis !
Brinquem com estas móveis, que são as mais fáceis de se fazer.
Quando chegarem a uma conclusão, eu desenho as almas das engrenagens carecas.
E passo o endereço de uma empresa na Lapa, onde faço as minhas engrenagens.
Abraços,

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ao Marcos:
Por falar em “mapinhas da Hewland”, o FG e o Salomão comentaram no dia 10 que dava pra Deka ser mais rápida, se tivessem um cambio de Malzoni…
Perguntei aos dois se não era mais negócio comprar um cambiozinho Hewland e fazer a adaptação volante – eixo piloto – embreagem…
Tem como dar um pitaco nessa bagaça? Deve ter conjuntos bem em conta na Inglaterra, e com os 50 e poucos cavalinhos do 2T acho que não ia detonar nada…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

PARA CHUTAR O BALDE !
Motor 1.0 DOHC com 16 válvulas ???
No para-e-anda do trânsito ???
Isto é coisa de idiotas !
Para começar, são oito molas a mais para roubar potência do motor.
Além do peso e do custo !
E não me venha um zebedeu falar que melhora o enchimento !
Se é que isto vai acontecer, só mesmo em alta rotação !
Portanto, para os urbanos, é jogar $$$ no ralo !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Celta VHC ???
Que bicho é este ?????
LPM1 ou 2 ?
Hahahahahahhh….
Meu amigo, há nisto uma teimosia que raia pela burrice !
Acho, e acredito mesmo, que os carros 1.0 são a melhor opção para os tempos atuais !
Principalmente no uso urbano !
MAS A RECEITA ESTÁ ERRADA !
E a culpa disto é exclusivamente de vocês !
O povão, ajudado pela mídia incompetente, matou os motores de comando lateral !
Os BBB !
Torque em baixa rotação ! Este é o pulo do gato para o carro urbano !
Estas enceradeiras 1.0 , com motorzinhos OHC tem que andar no giro !
E o usuário normal, tipo a minha tia ou a sua, não estão acostumados a isto !
Esticar as marchas doe na orelha !
Então as montadoras tentam tirar o coelho da cartola com estas caixas malucas !
Quem mandou enterrarem o CHT ?
Agora que tratem de inventar uma cartola grande !
Acho que preciso distribuir uns mapinhas da Hewland para a moçada !

Romeu
Romeu
17 anos atrás

A produção do SP 1: Somente 88 caros produzidos, sendo 44 em 72 e mais 44 em 73.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ao Marcos:
Sobre cambios & desmultiplicação…
Já experimentou um Celta VHC 1.0?
A primeira marcha é curtíssima, quase inútil.
Dá pra sair em segunda sem queimar muito a embreagem.
Pois é…
Sou fornecedor da Power Train e vivo lá no Portão 9 (tá cheio de remanescentes da época do Ciro Cayres, mas essa é mais uma outra história…)
Quando perguntei pro pessoal do cambio o motivo, ouvi que era necessário devido a boa parte da frota usar ar condicionado…
Mas com 71 HP ?!?!?!
Pois é…
E a quinta, então… Curta demais, enche logo e pede uma sexta…
Pra mim, tá tudo errado: Escalonamento, diferencial… Mas vai tentar convencer os cabras… Sem chance.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Psiu !
Fica quieto, meu !
Hahahahahhh….
Grande abraço !

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Pô Sacoman, então és tú???

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o próximo convescote de Interlagos, tratem de ir buscar o Otto Kutner !
A última vez que soube dele, estava em Atibaia !
O Peroba sabe onde !
Acho que o Omelete tb sabe !
E preparem as cadeiras !
Shogun perde !
48 horas é pouco…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Caro Cláudio !
É inexplicável mesmo !
Mas era mania dos europeus, nos anos 60 e 70, usarem os “rabos longos” !
Vale para os Porsche, MB, Lancia !
Para sair da garagem, você tinha que ir queimando embreagem !
Erro grotesco !
A melhor faixa de utilização dos motores é no torque máximo !
É onde, definitivamente, aparece a economia !
As caixas que melhor aproveitam o binômio desempenho / economia, são as em que as trocas feitas no rpm de potência máxima, na marcha seguinte caem no rpm do torque máximo !!!!!
Em motores normais, isto significa uns 1500 rpm.
Se cair fora disto, não presta !!!!
Abraços !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

E obrigado pelo JOVEM !!!!
Tá querendo alguma coisa ?
Dinheiro emprestado ????
Heheheheh….
Abraços !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Sem o i….

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Marcos, meu jovem, me tira uma dúvida: você é o Saccomani? Abs.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Pois é, Marcos…
É inacreditável que centenas de engenheiros, milhões de km de testes, 100 anos de experiencia em criação e fabricação de automóveis consiga produzir erros tão crassos como este da relação do diferencial e cambio desmultiplicado do SP2…
É inexplicável.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Acho que a verdadeira morte do SP2 foi decretada quando alguém apelidou o bólido de SONHO DE PU/T/A !
Espero que assim não vire cobrinhas

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Joaquim !
Pequena correção:
A carcaça do motor do SP2 era exatamente igual a da Variant ou TL.
A única diferença era o emprego de 2 válvulas reguladoras da pressão de óleo – by-pass !
O fraco desempenho deve-se, principalmente ao erro da VW em ter empregado um diferencial muito longo – 3.875 : 1 – mas não é do da Kombi ; sem ter encurtado a 4a. marcha, que permaneceu 0,89 : 1.
Como resultado, o motor não enchia a 4a. marcha nem em descida !
Por sinal, o pessoal da VW sempre errou no escalonamento das marchas dos carros com motor a ar.
Abraços !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Xííí…
Vitão ! Esqueça esta estória !
Em primeiro lugar, SP2 nunca teve servo freio !!!
O Romeu está certo ! Foi imprevidência !
E mesmo que tivesse vazado um circuito, ainda sobraria o outro !
Tem coisa errada ai !

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Aliás, falando em SP-1 e SP-2, aqui está um comercial da época:

http://www.youtube.com/watch?v=8Ga297tIGis

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O lançamento do SP1/2 em 1972, tem muito a ver com outro esportivo brasileiro, o Puma. Pressionado pela diretoria da Puma, o governo militar “convenceu” o alemão Rudolf Leiding, então presidente da VW do Brasil (mais tarde seria presidente mundial), a ceder plataforma e mecânica VW para o Puma 1500 em 67. Leiding teve que engolir em seco e preparou sua vingança, encarregando o depto. de estilo da montadora do desenvolvimento do projeto. A autoria do desenho jamais foi bem esclarecida, consta que foi palpite do próprio Leiding, outros afirmam que foi baseado em esboços de um pretendente a emprego, jamais encontrado. O carro trazia soluções avançadas para a época como apoios de cabeça reguláveis, painel completo e envolvente, pneus radiais 185-14, pára-choques de borracha também envolventes e, novidade máxima, limpador de pára-brisas pantográfico do lado do motorista. Foi lançado em duas versões de motor: o SP1 tinha motor 1,6 litro a ar de 54 hp, chegando a uma máxima de apenas 150 km/h. Já o SP2 tinha motor 1,7 litro, carcaça reforçada e 62 hp, o que permitia uma máxima de 160 km/h. Nas duas versões o motor era de construção plana, como na linha TL/Variant. O calacanhar de Aquiles do carro era a carroceria, feita pela Karmann Ghia e estampada em aço, muito pesada para as pretensões do veículo. O SP1 teve poucas unidades comercializadas devido ao baixo desempenho sugerido por suas linhas e então a VW optou por manter somente o SP2, versão topo-de-linha com interior em couro, enquanto o SP1 apresentava acabamento em tecido. A pouca potência do motor, aliada ao peso, e o preço bem mais elevado do que a concorrência, abreviaram a vida do carro, sendo desativado em 1976 após pouco mais de 10.000 unidades fabricadas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Cedar:
O SP1 tinha motor 1600, e o SP2 tinha o 1700 da Brasília.
Ele era pesado, então a Volks devia ter investido em mais motor para compensar o baixo peso dos concorrentes.

Agora, se não me engano, o SP1 não chegou a ficar em linha, a idéia dele foi abandonada antes do lançamento do carro. Mas não tenho certeza.

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Qual era a diferença entre o SP1 e o SP2. O SP1 não chegou a ser fabricado em série ?

Me disseram que o mais chato no SP2 era o fato do parabrisa dianteiro ser muito inclinado e com isso o Sol batia na cara do motorista. Isto é verdade ?

Rozen
Rozen
17 anos atrás

Caramba não acredito que ninguém vai falar do apelido maldoso: a sigla do SP2, diziam as más-linguas, significava Sem Potência 2. :D
Abraços

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Hummm Romeu, deixa completar. O dono tinha algumas (umas 6 ou 7) revendas VW; foi um dos primeiros revendodores no Brasil, e o carro tinha manutenção impecável. Depois que o velhinho foi discutir o grid com são Pedro ( ou Moisés, o cara era judeu) o carro era utilizado por membros da familia durante o fim de semana, sempre com manutençào em ordem. Agora você me confundiu : foi o cilindro que vazou ou a vedação da cuíca do servo freio que sumiu ? De qual qualquer forma o carro foi apelidado de tio chico, porque era feio e cada curva era um susto. abraços

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ô Vitão, peraí!
O SP2 não tinha problemas de Cilindro Mestre.
Quem tinha problemas era o “Mestre” que achou que podia pegar um carro que não tinha rodado nem 5000 kms em 15 anos, parado em C. Jordão, pra fazer uma viagem.
Mesmo que não tivesse vazado, o que tinha ali dentro era tudo, menos óleo de freio…

Cyro Ferraz De Cicco
Cyro Ferraz De Cicco
17 anos atrás

Caraca, que lindo e brasileiro!!!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Quanto a este negócio de revival ou reedição, endosso as palavras do professor Paulo Goulat:
– Ressucitar cadáveres é coisa para JC.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para falar de SP2, temos que registrar nosso tributo ao amigo OTTO KUTNER.

Carro bonito, desenho exclusivo e cheio de personalidade !
Dizem as boas línguas, que foi a inspiração do Porsche 928.

Pelo mundo, e que eu conheço:
Há um 1974 vermelho na California, 2 em Londres – um verde metálico e um sulferino-sonho-de-valsa; e um branco, impecável, 1973, em Paris.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

1- com cada SP2 ia um para de cuecas, porque cada curva era uma borrada;
2- painel bonito tinha a Alfa TI4. No comercial ela desfilava na frente de mercedes, bmw e jaguar e o locutor dizia : “ela tem um painel que parece de avião a jato”.
3- o SP2 tinha um gravíssimo problema no cilindro mestre de freio. Tenho um amigo cujo avô comrpou um SP2 e guardou em Campos do Jordão, e o carro acumulou menos de 5.000 km em 15 anos.Depois que abriram o testamento, resolveram rifar os bens do velhinho doidão . Quando traziam o carro para vender em SP, o retentor do CM abriu e vazou todo o fluído. O cara borrou até a cueca que tava na mala. Quase que vai parar em Ubatuba !
4-Esse negócio de revival é complicado, porque projeto de carro hoje exige uma engenharia enorme. O Ford GT e o Mustang são exemplos de trabalhos bem feitos em termos de engenharia e mercado, enquanto o New Beetle é um desatre, uma caricatura ridícula do que era um bem intencionado projeto. que só não sai de linha proque o ego do Piech não deixa (quem? eu ? eu nunca fracassei na vida, ele deve dizer. antes que comentem, o chairman da VW é o Bernard P-sei-lá-quem-phariu, que destruiu a McLaren F-1 de cortesia que o Ron Dennis mandou quando era presidente da BMW,fornecedora de motores, mas o Piech ainda dá as cartas no conselho ).

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Em 73 meu pai foi pegar um TL e tinha um SP2 azul calcinha (da mesma cor que o TL) no salão.

O que me deixou maluco foi o painel!!! Não parecia carro brasileiro.
Eu não saia de dentro do carro de jeito nenhum rsrsrs

E me lembro que eu achava, aos 11 anos, que o SP vinha de SAPO. kkk

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

Companheiros,

Faz tempo q estou fóra….. E na semana q vem tô de férias (finalmente….).

Levei minha primeira esposa (ex n.1) pra maternidade, quando do nascimento do meu mais velho, em um SP2 vermelho. O que ficou gravado na minha memória foi a dificuldade dela entrar e sair do carro com aquele barrigão!!!! No SP voce não entrava, vc “vestia” o carro!!!!

Alguém aí falou que ela ruim de curva, mentira, ele era PÉSSIMO!!!
Mas foi realmente um dos carros mais bonitos (se não O mais) pruduzido aquí nas terras tapuias (acabei de ler uma coluna da Barbara Gância e fiquei contagiado com o estilo!!!!).

Amigos Matuzas (de todas as idades), volto dia 12/07 então dia 15 nos encontramos em Interlagos.

abs a todos,

Marcelo Foresti

ricardo74mg@ig.com.b
17 anos atrás

Realmente o SP-2 é um carro bem interessante. Estou o lento processo de recuperação do meu, que comprei até bonzinho, mas que tem um bocado de coisa para fazer. Já são longos 7 meses só com parte de lanternagem, que vcs paulistas chamam de funilaria. Depois, revisão mecânica, o que vai ser tranquila pq o motor tá inteiro, refazer o carpete e botar para rodar! Nào deve ser bom de corrida, pois é muito pesado (vai empurrar um pra saber!) e aquela caixa longa, de 4 marchar não colabora também! Mas é um carro sensacional, dirigir quase que rente ao chão, vendo só as maçanetas dos outros carros! Tanto que no Rio é conhecido como calço de carreta!rrsss Um grande barato, mas é uma pena ser inviavel a retomada da fabricação, pois ia dar uma ajuda no preó e na disponibilidade de peças de reposição!

Fabio Felice
Fabio Felice
17 anos atrás

Fantástico.
Este VW é a minha maior paixão automibilistica. Foi meu primeiro carro – um SP2 branco 1975 comprado pelo meu pai em 1988. Só não tenho até hoje porque quando a situação apertou em casa, tivemos que vender.
Mas está nos meus planos restaurar um exemplar dentro de alguns anos. Quando ficar pronto mando umas fotos pro Gomes mostrar no blog (hehehe).
Abraço,

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Vcs se lembram de um protótipo de SP3 feito pela Dacon ? Usava motor AP, com interior estilo Dacon, todo forrado com couro preto, rodas e pneus maiores, pintura lisa no famoso verde mantiqueira..era lindíssimo..até foi objeto de reportagem em uma 4Rodas..vou fuçar e ver se acho..alguém lembra dele ??/

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Lá em casa caberia um com certeza.
Gostei muito da lista do Askjao, só com um comentário, nada de chevete DL, teria que ser chevete mesmo.
Grande Abraço

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Ninguém vai comentar que tem colecionadores, ditos defensores do antigomobilismo nacional, que estão exportando SP2 para a Europa e Japão, enchendo os bolsos de euros ????

sobre o Sp1 verde da região sul, é o do Amboni, de Santa Catarina, pude ver esse carro ao vivo em um encontro na cidade de Teutônia, inclusive ficamos no mesmo hotel. Nada melhor que acordar, abrir a janela e ver estacionado um karmann-ghia 63 saia e blusa e um SP1 ….

Caique
Caique
17 anos atrás

Jovino,

Foi nessa época mesmo. O Tour do Jackson Five pelo Brasil.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Quanto ao SP3, o projeto original era colocar um motor de Passat , no bicho só que nunca saiu papel, a Dacon é que produziu um “SP3” depois que a VW abandonou o projeto, usava motor 1.8 e 100CV e segundo a QR da época chegava a uns 180Km/h, nenhum outro foi produzido pois era caríssimo a transformação.