Brasileiros na Copa

SÃO PAULO (falo mesmo) – Tenho resistido a falar de Copa aqui, entre outros motivos porque há diversos e excelentes blogs de colegas que estão na Alemanha acompanhando tudo de perto.

Mas vale um pitaco. Muita gente estranha o comportamento apático da “torcida brasileira” nos estádios alemães. Até a turma de Gana faz mais barulho.

Explicação simplérrima. Esse povinho brasileiro que vai a Copas do Mundo: 1) nunca vai a estádios no Brasil, portanto não sabe o que é torcer; 2) tem como prioridades, pela ordem, aparecer atrás da Fátima Bernardes nas entradas ao vivo para o Jornal Nacional, ou atrás de qualquer repórter na entrada do estádio, ou se fantasiar de índio para aparecer na TV, ou levar um cartaz com algum recado para o Galvão, em geral o muito criativo “filma eu”.

Por isso ninguém canta, ninguém grita, ninguém faz nada nas arquibancadas. Torcedor brasileiro em Copa não é torcedor, é turista, o que é muito diferente.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jovino
jovino
17 anos atrás

É Flavio,

O torcedor de verdade, aquele do povão que deixa de comprar leite para o seu filho para pagar uma entrada num estávio de futebol e torcer feito um doido pelo seu clube, não tem condições financeiras de ir para a europa assistir a Copa do Mundo.

Jovino

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

FG, concordo com vc totalmente sobre a torcida brasileira. Eram turistas, a maioria.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Ao amigo Totiy:
Olha, eu não sou politicamente correto, como vc insinuou, ao contrario, mesmo não apreciando o “noço guia”, torci DE VERDADE para ele dar certo, mais que isso, continuei com meu trabalho naturalmente… Votaria tranquilamente nele no segundo turno….enfim…acho que vc não percebeu o “espirito da coisa” do meu comentário…só isso…não fui deselegante, não fui xiita nem nada parecido….aprecio deveras o trabalho do FG…mas, reconheço que, AS VEZES, ele apaga incendio com gasolina…´so isso…da mesma forma como vc ou eu, eventualmente. A diferença é que eu não tiro frase do texto …eu o leio inteiramente e tento compreender o todo …nunca se esqueça que a verdade tem muitas facetas, e que ela, A VERDADE, não é de ninguém…saudações….

ZIG
ZIG
17 anos atrás

Heil Herman, discípulo de Hitler

sergio guedes
sergio guedes
17 anos atrás

Na proxima copa devemos mandar para a Africa:torcedores da mancha ;da independente,dos gaviões;todos eles pulando iguais a macacos,cantando palavrões e mandando as torcidas adversarias para Itú;mostrando ao mundo o verdadeiro Brasil. O Henfil num livro falava da vergonha dele quando um onibus de brasileiros passou por ele com a gang batendo a lataria e gritando ;isso é ridiculo, essa minoria infeliz tem sempre alguem que diz ele é pobre pode fazer o que quizer, como a pastoral,o mst o pcc, eé claro o pt.

M Hermann
M Hermann
17 anos atrás

Ah, estava esquecendo. Nao sou macaco para ficar pulando e gritando.
Os estadios aqui sao bem construidos e nao tem membros do pcc aqui como nos estadios ai no Brasil. Deve ter membros da cupula do MST e do PT, mas as custas do dinheiro do povo que voce defende nos seus comentarios imaturos e ingenuos.

M Hermann
M Hermann
17 anos atrás

Estou na Alemanha nao devo nada a ninguem. Estou as custas do meu trabalho como vc quando viajava FG.

nao viajo de classe economica, nem pela cvc. Tenho ingresso para a final.

totiy
totiy
17 anos atrás

bem srs,em especial ao sr reginaldo.nestes tempos de a opção de comportamento politicamente correto ser a melhor politica,temos o a opção de alguns jornalistas,que embora não sejam especializados em politica,não ficam em cima do muro da mediocridad, na qual o brasil com b minusculo,esta se transformando, para nao dizer baixo nivel mesmo. Porque reclamar da opção politica partidaria do sr gomes
se,ele mesmo cobra que esperava mais do ¨governo petista¨como a grande imprensa insiste em chamar o gov do país, como se não fosse um gov de coalizão. Que mentalidade mesquinha achar que colecionando automoveis antigos o cara tem que ser de outra posição politica.
será que não que queremos viver, se já não estamos, na epoca das capitanias hereditarias ?

zinedinesedane
zinedinesedane
17 anos atrás

papa essa brazil papa essa brazil
podevir quente se der sopa a gente toma

pedro canario
pedro canario
17 anos atrás

Alguem tinha dúvida que seríamos derrotados? Na boa, pelo que apresentamos nas outras partidas, só com muita sorte… e foi acreditando nela que os jogadores ficaram parados.
Quanto ao FG, o cara parecia meio puto, e descarregou. Todo mundo faz isso.
Quanto a RG, nada a comentar.
abs
Pedro Canario

kiko
kiko
17 anos atrás

Flávio, você é disparado o melhor comentarista de automobilismo no Brasil,… e só. Não seja um novo Milton Neves.

Anão
Anão
17 anos atrás

Petista, gosta de lixos da VW, se acha o rei do mundo e tem solução pra tudo.

Como se chama isso? Estilo barroco? Ídolo de pés-de-barro? Humilde casca-de-ovo?

Triste…

Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Nunca acreditei que a copa de 98 foi vendida para a França como se chegou a especular. Mas desta vez a atitude de alguns jogadores parece confirmar isto. No gol da França não só Roberto Carlos ficou parado, pelo menos 3 jogadores brasileiros fizeram a mesma coisa. Uma atitude muito suspeita, ate mesmo Pelé comentou. Parece que esta tudo orquestrado para dar o título aos dono da casa.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Pô Gomes:
Todos os que, aqui frequentam, sabem que vc é petista e tals…td bem, cada um escolhe o que lhe der na telha e, apesar disso, sempre respeitei as suas colocações sempre pontuais e de muita coerencia; no entanto, as vezes, vc dá umas escorregadas indesculpáveis e, vc, tem uma vida que não tem nada a ver com o que vc apregoa como o ideal proposto pelo “noço guia”….coleção de carros, dono do próprio nariz nas escolhas profissionais, praticante de esporte elitista, e por ai vai….será que aquilo que vc está querendo é um “paracetamol” ou “nike” estampado no 96?….eu mesmo, não vou mais a estadios de futebol….não tem razão de arriscar minha integridade física, ou mesmo do meu carro “guardado” pela tchurma da rua (pagamento adiantado doutor!)…lá fora, pelo menos, o povo é mais civilizado…(vc mesmo tem cronicas saborosas comentando a civilidade)…fica na tua…sou seu admirador, mas, eu fico aqui pensando que o que vc quer mesmo, de vez em quando, é apagar incendio com gasolina….o que não deixa de ser coerente com o espirito do blog….

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Torcedor do Brasil na Copa não é torcedor!
Jogador do Brasil na Copa não é jogador!

Bem mundo, desculpem pelo vexame hein… vamos reaprender com o Zidane como se joga com classe, elegância e categoria e depois conversamos….

Gomes, que tal voltarmos aos carros hein?

Abraço!

é a verdade   =/
é a verdade =/
17 anos atrás

sem generalizar muito, mas é verdade que o o público brasileiro de copa do mundo,é turista… sem dúvida!! tinha muita gente no estádio ontem, era notavel e equilibrado a quantidade de brasileiros e franceses, mas ninguem ouvia ndaaa da torcida brasileira.. so uma vezz, qdo pediu a sujestiva entrada de robinho.. Pohha.. ainda nao acredito! Lúcio, Juan e Dida estao de parabéns… o resto deveria tomar vergonha na cara, olhar p povo sofrido aqui, deixar de hipocrisia e jogar bola!!

Ronaldinho na hora do hino, q filmaram ele, colocou o simbolo da NIKE no diadema dele, qdo comecou o jogo, pos o R, ou seja, qdo ganhou com isso??? foram p/ copa pra jogar bola ou ganhar dinheiro??…

Essa eh foi a copa dos Hipocritas, do dinheiro!! infelizmente!

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Bom, considerando que em 1986, como alertou Reginaldo Leme, o Brasil perdeu para França nas quartas de final e na vépera de um GP dos EUA, vencido por Senna, só nos resta torcer pelo MAssa e por Barrica. Pobre de nós…

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Nós acreditamos no Rubinho e quebramos a cara. Acreditamos no PT e quebramos a cara. Acreditamos na seleção e quebramos a cara tambem. E agora???
Torcida de fato causa impacto. Mas não ganha jogo.
O torcedor mais importante que faltou foi o Parreira.
Veja o Scolari. Ele joga com o time de lá do banco. Entra em erupção por causa de qualquer coisa.
Ele torce a favor do time dele e contra o que tiver na frente.
Esse torcedor jamais pode faltar.
O Scolari não falta nesse aspecto porque ele sempre acredita nele, no que ele faz e no que ele quer.
E isso faz uma diferença absurda.

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Foi uma das piores participações brasileiras . Só perdeu pra 1990.
Decepeção total, Brasil perde o posto de melhor do mundo que tinha desde 1994.
Isso é bom pra baixar a bola destes galáticos.. Chega de Roberto Carlos, Cafu, Fenômeno, Parreira, Zagalo..
Renovação Já !!!
Jogador em final de carreira é sempre autoconfiante demais, e parecem Deuses sem defeitos que não podem ser criticados e nem analisados… Vem sempre aquele papo.. O Ronaldo, já fez muito pelo Brasil etc etc etc… Humildade é bom e não custa nada.. De volta a realidade brasileiros que adoram ser enganados !

1GT
1GT
17 anos atrás

Cada país com sua seleção…
Só pra citar…que os jogadore$$ nem estavam preocupados com o país, torcedores ou o escambau…nem se abalaram com a derrota…os caras tão mais preocupados com as renovações de contrato com mais cash entrando que com um caneco que é disputado de quatro em quatro anos…
Acorda Brasil!! Esperança de 4 em 4 anos em copa já foi…
O duro foi aguentar as descuplas esfarrapadas da maior prejudicada na Copa…a RG…

Marcos Rosa
Marcos Rosa
17 anos atrás

Ou você esta ficando surdo ou sua televisão tem problemas meu amigo.

Só isso.

Thais
Thais
17 anos atrás

Se eu fosse pra Alemanha, vc pode ter ctz de que eu nem passaria perto de um estadio… então, pra mim tanto faz =P

Duff
Duff
17 anos atrás

nem todos são desse tipo. mas a maioria é.

Torcida de turistas, seleção de turistas também…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O ponto positivo é que voltaremos à realidade mais cedo.
Ah! A homenagem do Lulu Santos agora é para o Brasil:
Estou voltando pra casa de vez/ Estou voltando pra casa outra vez.

Alessandro Candido
Alessandro Candido
17 anos atrás

O esquema é torcer pro Flavio Gomes… esse pelo menos a gente sabe que vai chegar em ultimo

Gilson  Mossoró RN
Gilson Mossoró RN
17 anos atrás

Alô alô seu Zagallo, provável técnico do futuro:
Aqui perto, no bairro Lagoa Santa, tem uma água linda prá te afogar. Visite o RN.

do contra
do contra
17 anos atrás

BRASIL FREGUÊS tem 13 letras!!!

Fora Zagallo!!! Fora Parreira!!!! Parasitas que se alojaram na CBF graças à ditadura e não largaram o osso até hoje!!!

Brasilienne
Brasilienne
17 anos atrás

Se quiserem torcida, COMPREM PASSAGEM E VÃO À AFRICA DO SUL 2010. Mas não enche o saco de turista que foi ver o Brasil na Alemanha. Você pagou a passagem e o ingresso deles???????
Thomaz Nu Kí

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Respondendo ao comentário do Rafael, eu falei de investimento financeiro também , não só do torcedor. Nossa seleção é de um investimento alto.
Quanto ao comentário do FG, tenho varios amigos na Alemanha assistindo a Copa, honestamente, e se comportam provavelmente como pessoas civilizadas. Os torcedores que frequentam estádio no Brasil provavelmente dificilmente seriam meus amigos pois, pelo que leio naos jornais, estão mais para a migos do pessoal do PCC ou do MST, …

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Para o Brasil Já Era:

Acho que você não me compreendeu bem, mas agora irei tentar ser claro. Prefiro a apatia do turista do que a falta de educação e respeito ao próximo que vejo aqui no Brasil, digo isso porque já estive em algumas situação aqui e la fora. Em nenhum momento quis dizer que é melhor assistir lá ou aqui, mas sim comparar a atitude das pessoas.

Nada se compara ir até o seu estádio predileto aqui no Brasil em um sábado à tarde para ver o seu time jogar, já fui em todos em São Paulo, mas não vou mais simplesmente porque é procurar encrenca para cabeça.

okay?

[ ]s

Mayara
Mayara
17 anos atrás

O melhor de tudo isso, é que vamos dar um tempo em futebol. Já repararam como quase todo dia tinha jogo na TV, de tudo quanto é campeonato ; enquanto os outros esportes estavam sendo marginalizados desde a Copa de 2002. Acho que com essa decepção, os outros esportes dividirão mais espaço na mídia e conseqüentemente virão os $$$$…

George Winthrop
George Winthrop
17 anos atrás

Essa foi boa: os galáticos brazileiros vão voltar juntinho com os vizinhos queridos, na classe econômica.
Abraço de afogados?

José da Silva
José da Silva
17 anos atrás

Os hermanos arrentinos, solidários que são nestas horas, e sabedores da situação da Varig, adiaram por um dia o vôo de volta de sua seleção nas Aerolineas, a fim de dar carona aos canariños…
Fasten your safety belts.

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

Boa Mayara!!

Excelente definição…
Torcedor Brasileiro é como a Toyota… Muito investimento pra nada!! hehehehe
Quanta a definição de torcedor… perfeita… é um bando de turistas que só canta “Sou barsileiro com muito orgulho, com muito amor…”
Infelizmente é horrivel ver que os piores torcedores desta copa, foram os Brasileiros…

Abraços galera!!

BRASIL JÁ ERA!!!
BRASIL JÁ ERA!!!
17 anos atrás

Beto Traballi: humildade faz bem… A vida lhe ensinará…

José-Eduardo
José-Eduardo
17 anos atrás

Ótima observação Flávio. Torcedor brasileiro em Copa é turista almofadinha e os jogadores brasileiros também.

http://www.speed-demon.zip.net

Anti-lula
Anti-lula
17 anos atrás

Esperamos que com essa derrota mandar aquela quadrilha do Pt para o inferno.

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Tirando o aspecto de querer ficar aparecendo com faixas, pulando na frente das câmeras com o celular na mão com cara de tonto e acenando, prefito muito mais ser turista na Copa do que torcedor no meio das torcidas organizadas aqui no Brasil ou frequentar a arquibancada G em Interlagor na F1!

Você já viu um carro com uma familia passando aqui na Giovanni Gronchi em dias de jogos? Já pegou um avião com torcida para jogos da Libertadores? Continuo a preferir a apatia que não é legal do turistas-torcedores do que o torcedor típico das arquibancadas brasileiras aonde podemos tudo!

Esse seu pitaco realmente fui muito simplérrimo!

ricardo74mg
ricardo74mg
17 anos atrás

Na verdade, o FDG está sendo mal interpretado pelo uso de um termo infeliz. Mas que realmente a esmagadora maioria dos torcedores não tem o mesmo pique lá que tem aqui é verdade. Não podemos nos esquecer também do tanto de estangeiro iludido que acha que a seleção joga bem (reflexo dos nossos “craques” nos times europeus) e também é torcida, mas sem o mesmo brilho. E, finalmente, o motivo para todo mundo ficar pianinho é que boa parte é peão ilegal na Europa!rrss

jcesar
jcesar
17 anos atrás

“povinho” só porque os caras tem dinheiro para ir até a alemanha ? Ah, o velho preconceito dos socialistas contra aquelas pessoas que muitas vezes trabalham duro e tem grana …. Tem torcedor que fica 4 anos juntando dinheiro só para acompanhar a seleção. Muitos dos torcedores brasileiros que estão nos estádios já são “europeus” que ha muitos anos estão morando na Europa e realmente não tem a “malandragem” de ir nos estádios.

Joao
Joao
17 anos atrás

Gomes voltou a falar de futebol quebrando sua promessa, e o resultado eh esse. Serve de licao para nao falar mais neste “esporte” feito por ignorantes, para ignorantes, como os que falam “nós ganhamos” ou “nós jogamos mal” mesmo estando a milhares de kilometros da Alemanha.

Sergio Falque
Sergio Falque
17 anos atrás

Meu Deus…quanta intolerancia…
Mais uma vez peço…não se esconda Anão(como te chamam seus ex-coilegas de Band, desculpe se nao gosta…)
Não sejam sectarários e reacionários…se nao pode ou nao gosta de estar lá…sejam democratas…ahhh os petistas sem mensalão…pobres de $$$ e de espirito…

Seo Creisson
Seo Creisson
17 anos atrás

O Brasil acaba de ser eliminado pela França. Alguem se lembra? Vinte anos atrás, no México, também num sábado, a mesma França de Platini eliminava o Brasil. Só que daquela vez, a seleção teve ” corones “, e lutou até o final. Essa desse ano? Deixa pra lá. Também naquele longínquo 1986, no domingo, um dos grandes pilotos de todos os tempos, chamado Ayrton da Silva, vencia em Detroit com toda a garra que lhe era peculiar. Amanhã tem GP dos EUA, e não temos mais um igual aquele ” da Silva “, tampouco seu conteporâneo Souto Maior, ou seu antecessor Fittipaldi. Bons tempos que não voltam mais.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

SÓ TEM UMA SOLUÇÃO…

JUNTA TODOS OS POLÍTICOS E QUE CAIA UMA BOMBA EM BRASÍLIA, SÓ TIREM ANTES OS HABITANTES DE BEM…

ESSA É A SOLUÇÃO!!!!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Que os Deuses o escutem,,,

borges
borges
17 anos atrás

Sem a copa a reeleição vai complicar e com certeza o pessoal do PFL tem muita coisa guardada para jogar no ventilador apartir de segunda.
Quando falo em escândalo definitivo é pq o mensalão foi só um aperitivo para sondar como a pizza seria feita (como foi), agora vai vir chumbo grosso.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Desde o inicío se criticava os laterais pois Cafú e Roberto Carlos não estavam jogando nada e com idade avançada para ajudar o ataque e correr de volta para a defesa.

E não é que no gol da França o Roberto Carlos ficou parado assistindo o atacante correr e fazer o gol.

Quem não deve ter gostado nada e o chefe da quadrilha que não tem o markenting do hexa para ajudar na sua reeleição.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Escândalo definitivo no braZil ???
Isto nunca vai existir !
A turma da ilha da fantasia capricha e inventa coisa nova diariamente !

tgc
tgc
17 anos atrás

hahaha frança

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Po FG, mas com o preço da passagem aérea, estadia e escambau, você queria que quem fosse ver a copa? A gaviões da fiel pra torcer pro Ricardinho e Tevez? E do jeito que é arriscado ir em jogo no Brasil, você queria que esse ‘povinho’ fosse frequentador de estádios? O pessoal tá certo, tem mais é ir pra se divertir, curtir o país, tirar sarro da Fátima Bernardes.