Ferrari renasce. Até quando?

SÃO PAULO (mais fria, mais cinza, mais chata) – Passeio da Ferrari nos EUA, 19 pontos de Alonso para Schumacher. A Ferrari renasceu? Acho difícil afirmar. Teve muito a ver com a paúra da Michelin, muito a ver com o tipo de pista besta que é Indianápolis. De qualquer forma, dá algum ânimo ao campeonato.

Pitaquinhos:

– Montoya muito bem. Conseguiu tirar sete carros da corrida, entre eles o seu e o do companheiro de equipe. Deveria ser demitido por justa causa.

– Massa bem, mas a entrada nos boxes de Schumacher foi algo de sensacional. Ganhou a posição ali.

– Trulli excepcional, mas os pneus ajudaram, e a batida múltipla da primeira volta, idem.

– Rubens normal. Chega sempre atrás de onde larga.

– A Red Bull comprou a corrida. Não tenho os números, mas se alguém tiver saco de assistir ao VT e cronometrar o tempo em que apareceram carros da Red Bull e da Toro Rosso na tela entenderá o que eu digo. Até o Klien no pitwall mostraram! Vai querer vender latinha assim no inferno!

– Pelas minhas contas, terminaram andando nove carros. Quase o mesmo que no GP do ano passado, que teve seis do início ao fim.

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Mistral
Mistral
17 anos atrás

Realmente, de tudo o que já consegui ler acerca das sensacionais performances do Schumacher, a da entrada “meteórica” nos boxes foi a segunda mais peripatética. A primeira, e hour concourt, foi o “free park”, ou zona azul, em Monte Carlo. E no mesmo diapasão a explicação do acesso “quelônio” do Felipe aos “vestiários”. Ora, testículos! Por melhor que o Michael entrasse nos boxes, nunca poderia ter tirado cerca de 2s – a diferença entre eles quando do momento dos pits – apenas nessa manobra, tão somente por ter feito uma só curva pé em baixo. O brasileiro da “Scuderia” perdeu posições nos boxes nessa temporada, mas parando antes dos seus seguidores, e não depois. E nas vezes em que manteve sua posição após o reabastecimento e troca de pneus, fato que aconteceu nesse ano? Apenas a telemetria poderá desvendar se o Felipe foi lento na entrada ou saída dos boxes. Pelos dados conhecidos, se o Massa fez uma volta ruim, tendo feito, naquele momento, uma das melhores segundas parciais da corrida, pairam indícios – deduções empíricas fruto de acontecimentos passados assemelhados – de que, mais uma vez, houve uma orquestrada – brilhantemente, dessa vez – troca de posições. Por fim, afirmo: Schumachão é gênio, mas não é Deus. Ele erra, e como gênio que é, deve ser ajudado pelos inferiores, ainda mais sendo seus companheiros de equipe. Em Indianápolis, a Ferrari, para mim, consertou, sem estardalhaços, o erro – costumeiro, friso – cometido por ele na largada, quesito no qual se iguala, induvidosamente, aos simples mortais corredores.

Caique
Caique
17 anos atrás

Rikho,

É mais ou menos assim:

O carro entra na faixa de rolamento de entrada dos boxes, repare que em todos os autódromos existem duas faixas no sentido perpendicular a faixa de rolamento. A segunda faixa marca o início de velocidade controlada na área dos boxes. Na saída existe só uma faixa perpendicular, a partir dali se pode baixar a bota porque não existe mais a velocidade controlada. Assim basta você, quando os líderes começarem a reabastecer, usando seu relógio de pulso, medir o tempó gasto a partir da primeira faixa de entrada dos boxes até a segunda; e depois da saída do carro já reabastecido até a faixa que limita sua velocidade…Simples pra caramba. Faça isso em umas tres corridas do Felipe e constatarás que nesse quesito ele é lento. Além disso ele é segundo piloto e TEM que deixar o Primeiro piloto passar, isto com certeza é uma Cláusula do Contrato que ele assinou.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Eu acho o seguinte: pra q o Massa vai andar no cangote do Schummacher sem necessidade (isso considerando q ele seja capaz disso)? Essa de q o Massa é mais lento pra entrar nos boxes eu gostaria muito de saber como se mede isso e de onde vêm as estatísticas, essas sim delirantes. E se a própria Ferrari recém admitiu isso e todo mundo, até o Lula q nunca sabe de nada, sabe que é o que vai passar sempre. Afinal de contas, pq será q o Raikkonen nao quer correr ao lado do Dick e vice-versa? Porque os dois querem exclusividade e ponto. Nao tô dizendo q é pecado, é apenas um comentário, até bastante óbvio. Agora: admito que tive dor de cotovelo, sim, afinal ficar esperando por alguma emoçao que seja, segurando a cabeça pra nao dormir, costuma causar isso. Beijos delirantes pra vocês. :-P

Osmar Cassão
Osmar Cassão
17 anos atrás

Pitaquinhos:
– Como larga mal o Rubens Barrichello. No fim das contas foi ele que provocou aquele enrosco na primeira curva!
– Alonso segurou o Fisichella a ponto de inviabilizar uma pressão sobre as Ferraris. E se ferrou.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

Acho que o Massa só ganha uma corrida este ano se O Schumacher tiver algum problema serio e o Alonso também.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Eu estava em Indianápolis ontem e só digo uma coisa. FIA e Bernie, por favor, tirem a F1 dos EUA. Não faz o mínimo sentido ter corridas aqui neste continente. Vamos dar F1 para quem gosta de F1
Só o que eu digo.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A Ferrari admitiu que mandou o Massa facilitar as coisas para o Schumacher … e eu tive que ler cada comentário postado por aqui ….

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Caique, a Ferrari é esperta e já combinou com o Massa para fazer o dever de casa direitinho. O Jean Todd deve ter dito: Você vai para a pista para correr em função do Schumacher, se ele tiver que te ultrapassar a gente diz pelo rádio “acelera mais”. Vai ser o código para você “acelerar menos”. Entendido ? Então assine aqui o seu contrato para 2006 …

Quando você estiver em uma grande loja ou hipermercado e ouvir no auto-falante uma mensagem do tipo “C 4 portaria” ou “José Maria, comparecer ao setor 5” é porque tem algo de anormal acontecendo na loja como alguém roubando mercadoria ou coisa parecida. Fazem isso para não espantar os clientes e ate mesmo os ladrões.

Você acha que a Ferrari ia correr o risco de perder 2 preciosos pontos ? E o Massa ia correr o risco de ficar desempregado para o ano que vem ? Se Schumacher continuar correndo e Kimi for para a Renault ele tem chances de continuar por lá. O Jean Todd hoje já teceu ate elogios para o Massa que pode significar assine aqui novamente.

Caique
Caique
17 anos atrás

MAndrake,
Eu entendi o que o Jovino quis dizer econcordo que o Massa teria duas opções na corrida: a) Dar passagem a Schumacher ou; b) Dar passagem ao Schumacher, mas como foi comentado abaixo, o Felipe é bastante lento nos seus pitstops e levou duas ultrapassagens do Fisichella e o Schumacher é justamente o oposto: é o cara mais rápido para entrar e sair dos boxes, só isso. O Jovino está certo em dizer que o Felipe ia dançar, só acho que se ele estivesse andando forte o Alemão não ia abrir 13 segundos rápido como abriu.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Engraçado, só esse ano o Massa perdeu posições duas vezes pra Renault do Fisico nas suas entradas nos pits. Se não me engano na Espanha e em Silverstone. Será que ele estava trabalhando a serviço da Renault “undercover”? rss

Só quem não quis não notou que o Massa perde muito mais tempo do que devia nas entradas e saídas dos pits. E isso lhe custou e vai continuar custando posições. Se não acreditam, temos ainda mais 8 corridas. Prestem atenção e verão que tenho razão.

É óbvio, que sem a menor chance de ser campeão o brasileiro não iria se meter no meio da disputa do Alonso e do Schumacher pelo campeonato. Dificultar a vida do alemão? Pra quê? Mas é só ver os tempos nos treinos dos dois em Indianápolis ou qualquer outra pista, é só prestar atenção na corrida do Michael ou melhor nas corridas do alemão e nas do Massa este ano pra notar a diferença entre os dois. Se o Schumacher precisasse, disputaria sim e ganharia na pista a posição do Massa. Tinha carro, conjunto e talento pra isso. Achar que o Massa poderia ganhar essa em Indianápolis é delírio. Talvez em alguma outra corrida este ano ele até tenha chance de, mas em Indy não tinha. E ele, o Massa sabe muito bem disso, porque se achasse que tinha uma chance pequena que fosse, teria no mínimo andado no cangote do alemão, e fungando isso sim. Não andou. E não tem nada a ver com o tal favorecimento de equipe. O Massa sabia muito bem da superioridade do alemão. Bem diferente de alguns que nunca conseguem enxergá-la, pois a dor de cotovelo impede. Kudos pra ele.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

Comentários em 1e2 Meu amigo FG, —-1 porque ninguém adverte esse idiota do Montoya, ele acha que as curvas e freadas existem mas não pra ele, porque dividiu já era, o cara já foi longe demais…—-2 abandonei a corrida antes do fim, e fui para a Indy, voltei pra ver o previsível pódio….e retornei ao fim da Indy…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Infelizmente, perdi a largada, ao que parece o único de emocionante q passou a corrida toda. Felizmente, existe o Youtube :-) De resto, o mesmo de sempre, se bem que quem largou na frente nao levou. Afinal de contas, o gênio alemao entrou nos boxes de ladinho e descontou todo o tempo que precisava, né? Ah, recém leio que os Ferraristas assumiram, meio sem assumir, que houve uma manobra de favorecimento ao alemao. Estou chocado, surpreso de verdade!

Abçs…

Deodato Filho
Deodato Filho
17 anos atrás

PITACÕES.
APESAR APESAR DE NÃO SER UM CIRCUITO DOS SONHOS CERTAMENTE NÃO É UM CIRCUITO BESTA. ACORDA FLÁVIO!! A TROCA DE POSIÇÕES DENTRO FOI PLANEJADA COM MAESTRIA, NÃO SENDO SOMENTE MÉRITO DO SCHUMACHER

Kirk
Kirk
17 anos atrás

A corrida so valeu mesmo pela capotada da BMW. Quem se iludiu achando que Massa tinha chance de ganhar caiu na real rapidinho.
Alonso nunca foi bem nessa pista – a sua melhor posicao de largada ate agora tinha sido 5o ou 6o entao ta na cara que ele nao gosta do tracado – aquele miolo so nao eh pior por falta de espaco (ou melhor, dependo do ponto de vista). Na proxima podem crer que ele vai deixar os outros na poeira de novo.
Montoya… que palhaco. Ele bateu porque… todo mundo piso no freio, menos ele. Mas a culpa eh do Kimi, logico. Se fosse japones e em equipe pequena ja tinha perdido a super-licenca. Pela entrevista do Ron Dennis depois da corrida acho que ele nao ficaria nem um pouco triste se isso acontecesse.
Fisico – ate que enfim mostrou servico. Pena que nao seja sempre assim.
Barrichello acho que pode esquecer esse ano. Eh continuar treinando bem pra ter uma chance de terminar em oitavo na corrida.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Pô, Caique, pega leve com o Jovino porque ele tem toda razão. Parodiando o Edgard Mello Filho, ninguém quer dizer que o Schumacher não seja gênio, o que ele é, de fato. O que o Jovino afirmou, e que não dá para negar, é que o Massa ia ser segundo de qualquer maneira.

Essa bronca contra o Barrichello, que você compartilha com o FG, não dá pra entender. O FG sempre sacaneia o Rubens porque ele anda pra trás durante as corridas. Talvez fosse o caso de enaltecê-lo por conseguir tirar, em 1 volta, mais do que o carro pode dar. O carro nasceu ruim e o Button tá sofrendo tanto ou mais do que o Rubens. Aliás, é óbvio que ele nem teria marcado pontos caso o Montoya não tivesse feito um strike logo na segunda curva.

Quanto ao domínio da Ferrari… o domínio foi da Bridgestone. Basta ver o desempenho do Trulli (corridaço). A Michelin foi conservadora para evitar a repetição do vexame de 2005.

Grande ultrapassagem do Liuzzi sobre o Rosberg. A do Fisichella sobre o Alonso foi puro jogo de equipe. Se a Ferrari tivesse feito desse jeito…

O Alonso foi mal porque acertou mal o carro. Silverstone é um circuito complicado porque se o cara põe muito downforce se arrasta 25s pela reta. Se tira asa tem que ficar brigando com o carro no miolo, que foi o que fez o Alonso. Pelo menos ninguém passa por ele, a menos que tire o pé na reta como ele gentilmente fez pro Fisico.

Achei a transmissão boa, mas o Luca de Montezemolo detestou. E A Ferrari vai continuar desovando sua produção nos EUA…

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

É e parece que a F-1 morreu de vez nos USA. A Arquibancada estava vazia. Acho que o Bernie pode procurar outro país para empurrar a data no ano que vem.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Acho que a reação vai parar por aí, na próxima prova, casa da Renault, Michelin e Zidane a Ferrari vai mostrar que a corrida dos EUA foi apenas o aproveitmento integral da unica pista favorável a seu carro e pneu.

Adelson
Adelson
17 anos atrás

ô Gabriel, se liga, seu link enorme ferrou a leitura……..

Sam
Sam
17 anos atrás

Corrida chata……….categoria de %!$&#……..Mudei de canal e assisti IRL.
F1 não dá mais!!!

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Tem umas coisas muito divertidas nesses comentários! Morri de rir de “raciocínios lógicos” como: o FG não gosta da pista de Indianápolis pq ele é de esquerda. Faz sentido demais, né? Hahahaha
Tb gosto muito dos argumentos fundamentados “anti-shumacher”. Sugestão: quem odeia tanto o alemão e a Ferrari, leia mais sobre a história da equipe e o papel q/ este abominável piloto teve em sua construção.
Pergunta: Kowalski é nome ou nick? Tem alguma coisa a ver c/ o personagem de “A Vingança do bastardo”?
Abraços… contentes pela vitória do Shumacher e a dobradinha da Ferrari! Tão justas como a eliminação da seleção brasileira…

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


estranho, demais, a Michelin “não comparecer” em indianápolis.

Abrass,

Caique
Caique
17 anos atrás

Jovino, O ocorrido na Áustria em 2002, deveu-se ao Barrichelo, que recebeu a ordem de deixar o Schumacher passar faltando 5 voltas para terminar a corrida e só o fez na ultima curva, da ultima volta, este foi o problema e por atitudes como esta é que o Rubens não era querido lá, pois tinha um contrato onde ele era o 1B, logo a preferencia é do 1A, apesar de ser muito bom no acerto do carro. O Massa tentou fazer a mesma coisa na Sauber, no mesmo ano na Alemanha, e foi simplesmente sacado do Time no meio da temporada.

jovino
jovino
17 anos atrás

Caique,
Se nunhuma equipe está proibida de trocar posições entre seus pilotos, porque eles o fazem as escondidas, pois depois do que aconteceu na Austria, a Ferrari não quer deixar transparecer a falta de esportividade quando manda um piloto ceder sua posição a outro, por isto eles tem que mascarar para que a mídia e nem a FIA possa ter motivos para dar uma punição a eles. Reafirmo que, o Massa poderia ter saído à frente do Schumacher se não tivesse diminuído a velocidade na saída dos boxes, coisa que o pessoal da Globo, como sempre, não perceberam. Todos nós sabemos que qualquer piloto que entrar na Ferrari vai ser escudeiro do Alemão e isto o Massa sabe desde quando entrou como piloto de testes e eu particularmente, torço pela competitividade, inclusive entre pilotos de uma mesma equipe.

Jovino

jcesar
jcesar
17 anos atrás

começaram as teorias de conspiração…

Brasil e França em 98 e 2006

Schumacher x Rubinho

Schumacher x Massa

ahahahahahahhahaa

da-lhe “Arquivo X”

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Era óbvio que o Alonso não ganharia. Não podia. E os interesses econômicos, onde ficam? Ainda restam vária etapas para terminar esta temporada. Caso o Alonso ganhasse, terminaria o interesse pela temporada. Alonso campeão quase pelo meio da temporada? Não podia.
Próxima etapa? França. Equipe? Renault. Origem? francesa.
Tem a ver?
Esta politicagem…….hummm… sei não. Acaba com o “esporte”

Caique
Caique
17 anos atrás

Jovino,

Tenho por hábito, quando vejo as corridas no meu escritório, ter o Computador no F1 Racing Time, que é o mesmo site ao qual estão ligados oas TV´s do Mundo Inteiro. A volta voadora do Massa foi pior que a Do Schumacher depois de trocar os Pneus e encher o tanque. Lembre-se inclusive que o próprio Luis Roberto da RG falou isso na hora, se referindo somente a primeira parcial, que naquele momento era a melhor parcial da prova. A volta do Michael, exatamente depois da *Voadora* do Massa foi 14 centésimos melhor que esta. Nenhuma equipe está proibida de dar ordens aos seus pilotos de trocar de posição, pois isto sempre foi regra na F1.

Jovino
Jovino
17 anos atrás

Estava querendo entender como o Schumacher conseguiu sair na frente do Massa, se quando do reabastecimento do Alemão o Massa conseguiu dar aquela volta voadora e foi mais rápido do que ele e entrou no box. Revendo o vídeo, ficou bem claro que quando o Massa estava saindo ainda do Pit Lane naquele parte onde poderia acelerar ele diminuiu a velocidade para dar chance ao Schumacher passar a sua frente e esta foi a forma perfeita que a Ferrari achou para não deixar dúvidas na troca de posição entre os dois pilotos.
Quem provocou aquela batida foi o Nick Haidfeld que fechou os outros pilotos quando atropelou o carro que estava a esquerda, pois não abriu para evitar a batida.
Para mim, a Renault continua infinitamente melhor do que a Ferrari e esta prova foi uma exceção, pois ele não conseguiu achar o acerto correto e os pneus nesta pista não ajudaram. No próximo GP tudo continuará como estava.

Jovino

Caique
Caique
17 anos atrás

Para o Vinicius Zanini,

Atualmente QUALQUER fã de F1, morando na Europa, Ásia ou América do Norte pode ficar ouvindo, durante a corrida inteira, a comunicação de uma equipe e seus pilotos, pois lá a TV é Digital. Logo o argumento que você postou abaixo, dizendo que a Ferrari mandou o Massa entrar mais devagar para que o Michael o ultrapassasse nos boxes foi uma pérola de post. Será que é difícil aceitar que o Michael é espetacular nas entradas de boxes. Outra coisa: Se o Massa estava com a corrida tranquila, porque que o Michael foi abrindo, abrindo até sumir? Se o cara estivesse ganhando e quisesse mostrar serviço ao Todt e ao Brown, ele andaria colado no Alemão, além disso, e quando isso acontece contra o Alonso, o Raikkonem, o Montoya, etc, será que os Briatores, os Ron Dennis e demais combinam com o Todt que vão aceitar que o Michael seja o melhor nestes pitstops. Por que é tão difícil aceitar que o cara é espetacular? só porque se chama Michael ao invés de Miguel?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A F1 moderna é asim. Se em determinada pista a Renault estiver melhor, o ALONSO será pole e ganhará fácil. Se em outra pista a Ferrari estiver mais eficiente, o SCHUMACHER faz a pole e ganha fácil. Simplesmente não dá para saber quem é o melhor piloto. Mais uma corrida chatinha, chatinha …

Vander
Vander
17 anos atrás

Olá F.G.

Grande corrida, mas vem cá: não se poderia ter uma nova relargada com os pilotos que bateram na primeira curva utlizando carro reserva?
E a Williams do Rosberguinho levando pau do Luizi Toro Rosso-Minardi-2005. A que ponto chegou os carros do tio Frank!!!!!

Ainda acho que dá para o Alemão. vamos ver…….

Um abraço

Vander

o novo
o novo
17 anos atrás

Se americano gosta de algo é de hipocrisia e – vá lá – dinheiro (na maioria das vezes sujo). Aliás, as corridas de americano só têm pegas artificiais, tudo uma tremenda e ridícula armação: manda-se todos correrem juntos (regulamento), se alguém se destaca, imediatamente amarela-se o circuito, com ou sem motivo, mesmo porque os motivos nem sempre são reais. Outro tema: A Ferrari desperta o ódio dos torcedores pobres de espírito, mas é uma equipe simplesmente estupenda e ainda vai levar este campeonato, mais porque conta também com o inigualáel Michael Schummacher e com um animado Massa. Repito o que li: Quem é Raikonnem para estabelecer cláusula de vedação ao Schummacher? Os valores se inverteram?! Só brasileiros (forasteiros também) de mente obtusa para imaginar que Raikonnem possa ter meios ou alguma qualidade para poder “vetar” o SuperCampeão e maior piloto de todos os tempos. Afinal, onde está o talento de Raikonnem??? Parte da torcida orfã ou viúva vive querendo criar um novo ícone e empresta adjetivos bárbaros a qualquer mediano que apareça, principalmente se pilota MacLaren. Por que será…

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Depois do Fiasco do ano passado vcs ainda esperam que o americano um dia goste de Formula 1 ??

Eles tem as categorias deles que podem não ser lá estas coisas, mas a F1 é mais uma que anda sem graça. E vou falar uma coisa o ciruito oval é um saco para assistir na TV, mas ao vivo na Pista é melhor para o espectador do que o misto pois de qualquer lugar voce assiste 50% do traçado. no misto vc assiste apenas 1 reta e duas curvas..

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O estranho é que sempre o Alonso larga bem e mesmo assim ficam dizendo que a Renault tem controle de largada.
Pô, esqueceram de colocar no carro do Fisichella? Pois ele larga igual todo mundo…

Sobre os americanos, não é que eles não gostem de F1, é que eles não gostam de Automobilismo.
ChampCar e IRL andam mal das pernas, e a Nascar, o “sucesso” americano, dá menos audiência nos EUA que a F1 dá na Itália, como bem observou o Eclestone.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

A Pista é um lixo, isso sempre foi, devia ter mais oval e menos miolo. O Miolo super travado eu concordo, não me levem a mal, mas devia ser mais curto.
O pepino mesmo foi o Montoya. A declaração dele foi engraçada, do tipo: “Fiz a cagda mas ninguém teve culpa, viu?”.

Mas foi uma corrida chata, mas que reanima um pouco o campeonato…
Então a Renault não era tudo isso.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro Flávio mendes,
Acho que o comentário abaixo do Ceregatti responde de certa maneira à sua pergunta. A razão da F-1 não pegar de vez nos EUA (muito embora Indianápolis hoje tenha registrado 120.000 pessoas, de acordo com aTV) é que americano está acostumado com espetáculos da Nascar, F-Indy, IRL, SCCA, Grand-Am, trocentos carros se batendo em ovais e disputando milésimos de segundo todo o tempo, e não esse trenzinho que se tornou moderna F-1
com ultrapassagens somente em paradas de box. Se bem que nessa
até que teve umas pancas memoráveis logo na primeira curva. As corridas americanas, se não primam pela tecnologia, pelo menos se salvam no espetáculo. E é isso que americanos gostam de ver e a F-1 não consegue proporcionar. Abs.

kowalski
kowalski
17 anos atrás

Com certeza a RedBull comprou a corrida e a idéia era mostrar o Speed o tempo todo, mas o cara saiu no início…

Flavio Mendes
Flavio Mendes
17 anos atrás

Achei estranho como o Shummi trata o Massa…mais como um mascote que um oponente….
O Fisichella ate que enfim andou mais que o Alonso…so que dessa vez as Ferraris andaram mais que as Renault e de novo o Fisico teve papel secundario …

Alguem reparou que as arquibancas estavam meio vazias…??

Acho q F1 nao pega nos EUA….nem o Soccer…

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

KKKKKKKK
O Alonso faz 9 corridas excepcionais, aí vem uma corrida mais ou menos e já vão falando que ele é um inútil. Peraí galera, não é bem assim! É a mesma atitude de gente que diz que o Schumacher é ruim pq fez uma péssima corrida na China. Que o Schumacher é ruim pq jogou o Hill pra fora… Bla bla blá. Conjunto da obra pessoal, conjunto da obra.

Marcos A.
Marcos A.
17 anos atrás

Mas minha nossa… Tão falando mal da transmissão! Quem gerou a corrida foi a FOM (uma das 7 corridas da temporada, por enquanto, que eles fazem), com o pessoal da extinta F1 Digital. Qualquer um com um mínimo de percepção já notou que a FOM ATENEDENDO AOS PEDIDOS DOS FÃS sempre se concentra nos carros que estão mais próximos uns dos outros. Calhou de ser, quase sempre, algum da RB ou da TR. Ainda bem. Fosse qualquer outro gerando (as péssimas TVs locais de cada país) teríamos uma overdose de Schumacher e um ou outro momento com o Alonso e outros poucos mostrando outros carros. Se tem dois carros a 1, 2 segundos um do outro é aí que a TV tem que ficar, e é isso que a FOM quer e vai sempre fazer, não importa se é luta pela liderança ou pela 18ª posicão. Pra que mostrar carros andando sozinhos? Enfim, mais um bom trabalho da FOM hoje, nem tanto quando na semana passada no Canadá, mas a corrida foi bem menos movimentada… Não falta muito para a FOM ser a geradora de todas as corridas (mais uns 2 ou três anos no máximo). Nesse dia, levantarei as mãos para os céus. A Fórmula 1 terá resolvido um de seus maiores problemas: as medonhas gerações das TVs locais que só focam nos líderes e nos óbvios, muitas vezes ignorando ótimas batalhas nas outras posições. Viva a FOM TV!!! Detalhe: tive oportunidade de conhecer vários caras que trabalham na transmissão da FOM. São todos absurdamente APAIXONADOS por automobilismo. E é por isso que fazem um belo trabalho. Ou vocês acham que o pessoal que a Globo junta pra fazer aquela transmissão mequetrefe que faz todo ano do GP do Brasil gosta ou minimamente entende o que faz? O diretor, seja lá quem for, todo ano, comete erros primários que mostram que ele não conhece corrida de carro.

André Arrais
André Arrais
17 anos atrás

Até agora não consegui entender o desempenho da Renault de Alonso. Alguém poderia me ajudar? Cheguei a suspeitar que a estratégia seria de parar uma vez somente. Fisichella rendeu o seu normal, o de sempre, atrás das Ferraris ou, no máximo, à frente de Massa. Basta ver a forma com que ele ultrapassou o seu companheiro líder do campeonato e a diferença de acerto fica visível. Penso que se o acerto de Alonso fosse o mesmo de Fisichella, o resultado da corrida seria diferente. O curioso é que Alonso não conseguia sequer virar abaixo de 1′ 14. Ele virou em 1’13 alto em raras ocasiões e não estava de tanque cheio. Sabendo que ele é um piloto rápido, bem mais que Fisichella, ainda suponho, na melhor das hipóteses, que tenha sido um erro da Renault. Não acredito em milagre da Ferrari coincidente com queda súbita da Renault, a não ser que o resultado seja algo do tipo “em nome da F1 em Indy”.

Caique
Caique
17 anos atrás

Minha torcida é para que este resultado se repita em Magni-Cours, porque se a diferença cair para uns 12/13 pontos e faltando 7/8 provas prá terminar o Campeonato a coisa pode ficar boa.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Edgard q postou abaixo é o Edgard de Mello Filho??? Se for, manda uma coluna pro FG!!! Sou seu fã desde o DTM e a NASCAR que vc transmitia na extinta manchete!!! Eu lembro de cada uma, mas nem conto!!! Kkkk

Se não for perturba ele FG!!!!! Tá fazendo falta!

Sobre a corrida, aconteceu o q eu já esperava. A Ferrari se adapta melhor a situações fora do normal com a pista dos EUA, sem contar que correu lá em 2005 e tem muito mais dados que as rivais para comparar…

Sem contar que a Ferrari mexeu nos motores… Só deus sabe o q eles fizeram… Pq eu não confio em inspetor da FIA para fiscalizar a Ferrari…

Rubinho, o milionário pobre coitado… Tá pilotando uma carroça, só pontuou devido a panca generalizada do início… Se não as McLarens jantariam ele com 2 rodas…

Massinha finalmente justificou o salário que ganha e não deve ser pequeno… Não fez mais q obrigação…

Fisichella finalmente apareceu no autódramo e pilotou… Fazia tempo q ele não pilotava assim… Será que o Alonso estava com o carro “normal”??? Duvido muito… Ele estava com problemas…

Trulli tb apareceu no autodramo… Tem muita gente renascendo das cinzas….

O resto é o de sempre… Shummy ensinando a molecada o q é vontade de vencer… O resto é conversa…

T+

Povinho
Povinho
17 anos atrás

Bom, pra começar besta sou eu que perco tempo lendo seu blog.

E você também é uma besta. Pois se a pista de Indi é besta imagina as outras como já foi citado abaixo.

Segundo, o Barrichello fez muito mais que o companheiro dele. Aquele que você dizia que estava dando uma surra no brasileiro. Calou sua boca, mas pelo jeito vc ainda não aprendeu nada.

JR
JR
17 anos atrás

ôpa
O comentário a que me referi era o da IRL

jcesar
jcesar
17 anos atrás

dormi várias vezes durante a corrida ….

JR
JR
17 anos atrás

Concordo com o comentário abaixo.
Ainda estou meio tonto com o que vi na corrida em Curitiba. Principalmente com o berro de algumas BMW. Show!!!!!!!!!!!!!

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Renault estréia pacote novíssimo na FRANÇA… BYE BYE FERRARI…

ALGUÉM AINDA ACHA QUE ALGUÉM REAGE?????????

ALONSO BI-CAMPEÃO MEU…

SÓ COM UM TIRO NA CABEÇA PARA PARAR O ESPANHOL…

sergio guedes
sergio guedes
17 anos atrás

A maioria pode achar ridiculo,mas assistir a IRL é muito mais emocionante que a atual F1,pode ser por causa das sensacionais ultrapassagem ou pelo equipamento menos evoluido,mas émuito mais legal,assistam um dia sem preconceito;abraços.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

F1 está uma droga. E das vagabas.
Corridaça foi a Stock Car em Sampa.
Pra começar enfiaram-se 28 pilotos em 1 segundo:
1.38.697 do Muffato na pole até 1.39.719 do Fabio Carrera em vigésimo oitavo…
Coisa de louco, demais da conta.
Molhado para secando, pilotos lado a lado em tudo que é curva, quase 40 usinas urrando reta abaixo e reta acima, uma quantidade enorme de ultrapassagens, panquinha, panca e pancão, desclassificação merecida de piloto que sujou, piloto que foi tirado gesticulando pro mundo ver, Thiago Camilo de décimo primeiro pra segundo, Nonô Figuiredo de décimo quinto para sexto, mais um zilhão de ultrapassagens, Safety Car na pista, mais ultrapassagens, oitocentas escapadas de frente, mil e siscentas escapadas de traseira, Chove e para e para e chove direto, O povo dos boxes embaixo do heliponto (lembram, blogaiada?) euzinho, mais Ferreirinha (aquele do Heve…), mais Bel Camilo (pai do Thiago, quase teve um ataque com a cria em segundo), mais Cezar, mais Euler, mais um monte de gente molhada, gelada, pingando e feliz. Corridaça. Coisa de cinema.
Hoje assisti corrida de carro de verdade. E quando digo “carros urrando” não é força de expressão.
Ronco de V8, Cosworth ou americano a gente nunca esquece…Vai falar alto lá na @*&%)_ !!!!!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Ainda chato…

Valeu pela braçada do Montoya e pela entrada no box do Shuma (a curva toda de pé embaixo!)

Abraço!