Volta à simplicidade

SÃO PAULO (cinza, fria e chata) – Pela última vez, até a próxima, um pouco de ludopédio.

Esta Copa deixou algumas lições. A principal delas, de que o Brasil tem de procurar ser um pouco mais Brasil. Em tudo.

A seleção que esteve na Alemanha não era brasileira, mas sim formada por atletas brasileiros-europeus. Apenas três jogavam aqui, e nenhum deles titular. O resto, em sua imensa maioria, joga e vive na Europa há muito tempo. Tem formação européia, não brasileira.

O técnico. O técnico passou a vida treinando times nas Arábias. Quando treinou clubes brasileiros, foi mandado embora de quase todos: Fluminense, Inter, Atlético. No Corinthians ganhou um título e foi convidado pela CBF para dirigir a seleção. Seleção por onde passara pela primeira vez em 1970.

É muito dos mesmos. Parreira, Zagallo, Lídio Toledo, Wendell, João Havelange, Ricardo Teixeira, muito dos mesmos. Tirando o hiato de 1982, com Telê, e de 1986, de novo com Telê, muito dos mesmos, sempre. Houve também a brevíssima era Felipão, um ano para classificar um time e ganhar uma Copa, ele foi lá e fez, e se mandou. Na base da simplicidade, sem ter nunca pertencido à patota carioca-militar-calçadão-Jardim Botânico.

Simplicidade é o que falta ao Brasil, e o futebol exemplifica bem esse desvio de rota. O time de celebrities, comandado por um sujeito sem diálogo e preocupação com relações humanas, os empresários nos saguões dos hotéis, os comerciais de bancos, postos de gasolina, cervejas, guaranás, a superexposição, o beicinho, as exclusivas para o Bial e para a Fátima Bernardes, os papos com o papagaio da apresentadora, os sorrisos globais “está tudo bem, somos o máximo, seremos sempre o máximo”, os treinos ao vivo, o Olodum, a Ivete Sangalo, a babaquice levada ao extremo, a falsa idéia de que somos esse país movido a tambores, o Galvão Bueno dizendo “agora vamos fazer o seguinte” o tempo todo, como a querer organizar nossos atos e pensamentos, paremos, escutemos do Galvão o que temos de fazer agora, ouvir o Olodum?, ouvir a dona Guilhermina?, ir a Belo Horizonte?, a que horas posso pegar meu churrasquinho, Galvão?, porra, nos transformamos num rebanho de babacas.

Muitíssimo bem representados pelos torcedores-CVC na Alemanha, que se manifestaram duas vezes na Copa, uma para mandar Zidane tomar no cu (porque Zidane acabou com a graça deles oito anos atrás em Paris) e outra para aplaudir Cicinho (ex-São Paulo, não é segredo para ninguém que tem muito são-paulino em Copa, o São Paulo é um time de elites e classe média que pode pagar carnê da CVC). E que de madrugada estavam, claro, atrás da Fátima Bernardes na porta do hotel, com celulares Samsung GSM na mão para avisar seus amigos babacas que estavam ao vivo na Globo.

Mas não somos um país só de babacas, há vida inteligente por aqui, e é preciso buscar um pouco do que somos no dia-a-dia, no café na padaria, no bom dia ao motorista do ônibus, na bola que rola nos campinhos. É preciso que o presidente da CBF desapareça da face da Terra, que rasguem o contrato com a Nike, que a seleção use camisetas feitas pela Finta ou pela Penalty, que o técnico tenha sentado no banco do Anacleto Campanella e da Ilha do Retiro, que tenha participado da Mesa Redonda da TV Gazeta, que os jogadores sejam daqui, aqui joguem, daqui se orgulhem, daqui se sintam, que tenham saudades, depois de uma epopéia de uma Copa, de voltar para a carninha na laje, de voltar a um domingo no Maracanã, de voltar a um Gre-Nal, que não se comportem como jogadores do Playstation, que não sejam seduzidos pelo castelo de Caras, que dirijam Palios e não Audis, que tudo seja mais simples, banal, autêntico, brasileiro.

Não fiquei minimamente chateado ontem. Aquilo que estava em campo não representava o lugar onde vivo, não tinha nada a ver com minha realidade, nunca vi aqueles caras jogando no Canindé.

Aquilo não é o meu país.

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Cardoso (Franca/SP)
Tiago Cardoso (Franca/SP)
13 anos atrás

Crônica de uma morte anunciada.

O desfecho da “seleçãozinha européia” era mais do que esperado!

Ainda mais com o trainee Dunga! O enterrado vivo!

Esse timinho – sem nenhuma identificação com o povo brasileiro – não honrou as tradições brasileiras!

A seleção tá parecendo os esportes adorados pelos norte-americanos na qual o que importa é o “business”!

Se ganhar ótimo, se perder paciência!

A identificação é tão pequena ou inexistente que o povo brasileiro só ficou um pouco triste e nem se abalou!

Agora, torceremos para que o novo técnico renove completamente, aplique o verdadeiro futebol brasileiro e convoque jogadores que atuem no Brasil e aqueles em melhor momento!

Além de voltarmos nossa atenção para o que realmente importa: os clubes!

Abraços!

Até mais!

Marcio
Marcio
17 anos atrás

Show de bola Flaviao! Tdo que gostariamos de dizer…

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

… Eu odeio futebol. Eu amo automobilismo. Temos 08 titulos de Formula 1 ( 06 vice,se isso conta) 03 ou 04 titulos na F.Mundial, (03 vice) ) 01 tittle na F.IRL , 02 Tittle no Mundial de Marcas (Boesel, com JAGUAR) ) outro com Ricardo ZONTA pela MERCEDES, Super NISSAN com R.Zonta. Quer dizer; 14 titulos mundiais na Elite, fora os vices, ainda sem contar os titulos da F3, Inglesa, Japão,Brasil.Sul-americana, F.Renault Europeia, F.Opel, F.Atlantic ,Formula 3000 e a ex Formula 2 e Um no Kart, então somos o país do futebol? sai dessa mané, se liga. O BRASIL É O PAÍS DO AUTOMOBILISMO ! ainda tem as Histórias, as vitórias, os Pilotos, A Copersucar, A Fittipaldi F1, nosso legado é honrado, suado e vitórioso. A midia brasileira coroada de babacas metida a donos da verdade subestimam a população com essa droga enquanto somos privados de assistir varias corridas sensacionais espalhadas pelo globo, querem matar nosso automobilismo, como fizeram com os Fittipaldi, e nos encher com essas merdas, até quando? Tai a resposta pra esses idiotas metidos das poderosas TVs, tome desclassificação e agora enfia o p.no c. seus baba ovo de atletas ‘tirados’ que não tem mais o que mostrar nem a perder, pois já estão com a vida feita, brasileiro q se dane, é que pensam da nação tupiniquim, enquanto isso o país fica chorando por causas desses mediocres, essa seleção já nasceu derrotada junto com seu técnico tão ranzinha e idiota, incopetente, ele foi apenas obvio, esporte é pra quem tem audacia, sagacidade, ir pra frente, dividir, colaborar, inovar, visão,vencer,esse técnico com seus queridinhos de %!$&# afundou o futebo brasileiro,talves eu exclua o Zagallo dessa lama, talves, não falo como um torcedor, mas como um brasileiro, que sirva de lição. Eu amo automobilismo, futebol morreu pra mim faz tempo, há muito tempo, aliás, eu nunca gostei dessa coisa. Ainda veremos o Brasil voltar a vencer na F1 e outras categorias, podem apostar. Eu precisava desabafar. Falei.

Samuca
Samuca
17 anos atrás

Aí Vitão porque tú não se muda do Brasil é melhor do que você ficar escrevendo um monte de asneiras, se liga mané.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Obrigado Pedro. E concordo com o Erick , esse negócio de adorar o futebol porque o “seu mestre-vulgo bobalhão bueno -mandou” é burrice e falta de personalidade. O mais incrível e que vi gente chorando. Vi um idiota de comentarista, acho que na TV Gaveta (com V mesmo; quem sabe vai entender) dizendo que o PArreira tem que explicar pro filho de 11 anos , que estava chorando, porque o Brasil perdeu. Perdeu porque a França foi melhor, o Zidane é o Schumacher do futebol, só por isso, seu imbecil (lembrei: o nome da anta é Lang). Parece que a Globo mandou que a manada sofresse e a manada fez. vota é polítco corrupto e depois reclama. E se Deus quiser o Brazizizillll vai tomar fumo na próxima eliminatória e não vai pra copa; aí neguinho vai entender como o mundo funciona.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

Aí VITÃO tô contigo…. Vou de VELOZ-HPPPPP neles, porque será que presta-se tanto a atenção em um esporte sem BRIOS ou DUVIDAM???e os esportes como automobilismo e motociclismo HERÓICO brasileiro??? Estes não levam a mínima força, apenas movem-se pela dedicação de almas FANÁTICAS e ABNEGADAS, chega de futebol…..ele não nos trará nada…..

Erick
Erick
17 anos atrás

Caraca so pinta idiota aqui é impressionante da até vontade de rir nossa…..parece até aquela brincadeira de criança “façam o que o mestre mandou” gente sem personalidade…..

PJ Ramone
PJ Ramone
17 anos atrás

É difícil. Tem até um cara que foi comprar votos na periferia com churrasquinho pago com dinheiro de “caixa dois”… Companheiro, não precisa participar de churrasquinho em laje para entender que essa seleção não representa o Brasil como deveria (foi isso que o FG quis dizer). Vá ter aulas de interpretação de texto…

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Velaoz, assino embaixo. Ser patriota não tem nada a ve rcom torcer pela seleção. Preferível que todo o mundo pagasse os impostos em dia, deixasse de ser hipócrita, e cobrasse transparência e honsetidade dos nossos políticos.

FG, vamos lançar uma campanha :

VELOZ-HP para PRESIDENTE DESTA BAGAÇA !!!

Marquito
Marquito
17 anos atrás

refletindo quem disse que o pessoal aqui vai votar no “bom moço” ? vc está com sídrome de Glavão ? lendo o pensamento dos outros ? nunca vi ninguem aqui falandoque vai votar no “chuchu” !
mas como vc é daqueles bitolados que se não for A só pode ser B, se esquecendo que existem o C, o D, o E etc.

triste !!!!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sempre detestei futebol, desde criança.
Primeiro era pelo jogo em si, que não vejo a menor graça e ainda pode terminar sem ponto nenhum, 0 a 0.
Depois, já grandinho, percebi que o futebol tornou-se uma espécie de muleta psicológica para pessoas carentes de realizações pessoais, e que na falta delas apoia-se nas realizações alheias, nas vitórias dos outros chamadas para si, do tipo tr.epar com o pá.u dos outros e então ter alguma sensação de vitória na vida, nem que seja um orgasmo com o orgão alheio.
É triste ver a exarcebação disso na Copa do Mundo e muito divertido para mim quando o Brasil cai fora e então me vingo de todos os problemas causados pelos jogos onde tudo para, os horários viram um inferno, ninguém pensa em mais nada a não ser no jogo e tudo vira um caos para quem, como eu, não está nem aí com essa droga mas tem que conviver com o inferno criado pelos idiotas.
Minha vingança é sempre cruel pois toco nos pontos mais psicológicos desse drama patético e aí a galera quer me matar, como hoje, onde levei uma fita gravada com a Marcelhesa e toquei-a o dia inteiro.
Quando me questionavam se eu não era patriota eu dizia que era sim, muito patriota, pois não sonego impostos, não pago propina, ajudo às pessoas nececitadas de várias instituições, não tolero mentira e hipocrisia, procuro formar ao meu redor e onde puder uma sociedade calcada na honestidade e justiça.
Isso é ser patriota e não convivendo placidamente com todos esses males sociais enrolado em trapos verde e amarelos pulando como otários espertos no jogo hipócrita dos canalhas do poder, agindo como gado controlado pela mídia.
Morro quase sòzinho nisso, eu sei, mas morrerei extremamente feliz e bem acompanhado.
Vive la France.

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
17 anos atrás

Meu sonho é um dia ver o Brasil xingar, reclamar, protestar e pedir explicações quando o governo aumentar impostos, não punir pessoas corruptas, não der o básico ao povo como saúde, moradia, alimentação, quando não cumprir as metas, quando não der uma vida digna que o povo que paga imposto, merece. Isso sim, acontece todo dia, não algo que acontece a cada 4 anos e não acrescenta um centavo ao nosso bolso e tão pouco uma vírgula a nossa cultura. Aliás, acrescenta à cultura do inútil, daquilo que nós realmente não precisamos.

Edson
Edson
17 anos atrás

Assino embaixo. Foi no mínimo patético.

Coto
Coto
17 anos atrás

Ah! Estava me esquecendo: FG, texto excelente!

Coto
Coto
17 anos atrás

Vocês se lembrar da partida contra o Japão em que a “câmera exclusiva de Rede Globo” (acho) mostrou um Roberto Carlos deitado, de ladinho, batendo as chuteiras… aquilo era o que realmente representava a comissão, a seleção, enfim todos que estavam participando daquele circo megalomaníaco.

Conspiração
Conspiração
17 anos atrás

Pra mim isso é coisa do dono das Casas Bahia. Lançou aquela promoção de eletrodomesticos e, se o Brasil fosse campeão, por mais um real levava outro igual…..tudo se encaixa………..

refletindo
refletindo
17 anos atrás

é por ai mesmo Samuca, se tivesse na posição privilegiada (tanto de jornalista quanto dde comentarista, e colecionador) do FG, não apelaria pra essa demagogia, pois ele não deve saber nada de andar de Palio, de churrasco na laje e outras coisas mais simplorias, algo que sei, pois fui coordenador politico de campanha eleitoral aqui na minha cidade, e visitei muito morro, muita periferia (e incluindo ai o tal churrasquinho de laje)

Mas, como a maioria aqui pelo jeito é chegada numa hipocrisia (vide que falam mal do nosso ilustre preidente, e querem eleger um que posa de santo e bom moço, mas é ainda mais safado e ladrão do que o atual) então é aquela historia, a isca tem que agradar ao peixe não ao pescador, então ele serve a isca, mas, melhor nem comentar, mesmo

Samuca
Samuca
17 anos atrás

Caro FG, vamos parar com essa demagogia, pois um cara que coleciona carros não deve saber o que é churasquinho na laje. Outra coisa, o sr. tem um despeito enorme em não ser comentarista de automobilismo na RG.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
17 anos atrás

É incrível como um cara especialista em automobilismo entende de futebol melhor que muito Galvão Bueno, Chico Lang, Roberto Avalone, P.R. Martins e Sérgio Noronha da vida.

rapaz, me esforcei um bocado pra torcer por essa Seleção, mas após o primeiro tempo apático contra a França, melhor dizendo, após aquela pelada de 5a categoria contra a Gana, fiquei indiferente…e após a eliminaçao caí na risada ao ver o desespero da Rede Globo encarnado na figura do Galvao Bueno.

Todos sabem que não morro de amores por essa Seleção, já disse outras vezes que tava difícil pra mim torcer por essa Seleção da Rede Globo, , da Nike, de Parreira, do Ricardo Teixeira, do Roberto Carlos, do Cafú, do Ricardinho, do Rogério Ceni, do núcleo babaca da Imprensa Paulista (Milton Neves, Chico Lang, Roberto Avalone, etc.)…pra mim essa Seleção era qq coisa, menos Seleção Brasileira, foi essa a constatação que fiz e que cheguei a conclusão definitiva ao longo desta Copa.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

Meu caríssimo amigo FG, eu também tinha prometido não falar de futbaall por aqui, mas hoje será a ultima, deslpem- me os matuzas futibolísticos de plantão, quem não tiver saco não leia… Lá vai… – Pobre conceito o meu, um dia ousei pensar que este DINOSSAURO seria um país, quem dera uma nação, digna de seus verdadeiros compromissos para com a sua PLEBE , enganos à parte, nunca realmente pensei que esta INÉRCIA congelante fosse de fato contaminar seus conformados residentes em suas múltiplas, e bem separadas camadas sociais “ricos & menos ricos, pobres & paupérrimos”.
A que ponto chegamos, em que um UFÂNISMO BARATO, pôr motivos aos quais NÃO MERECEM o atual destaque, levem pessoas a manifestações RIDÍCULAS e IMPENSADAS, partindo estas de cidadões que em ocasiões comuns de suas vidas, jamais portariam-se desta forma, hilariantes e bestificadas… de tal maneira que são capazes de contraírem idéias e atos que não são de seus acatados e medíocres hábitos.
País DIGNO e JUSTO este que nunca seremos realmente, diante desta vergonhosa e deplorável CORJA DE LADRÕES COVARDES, envergando garbosas TOGAS e TERNOS ou seja lá de que forma estejam eles camuflados…
Nação esta que jamais conseguiremos um dia tornarmos, pois, lugar onde consideram-se coisas como a destreza com uma simples bola de futebol ou habilidades em levar vantagens em tudo, são admiráveis qualidades latentes, porqüanto, vidas humanas não valham nem um mísero vintém…
O que mais resta para mencionarmos de básico, simples e real, que não sejam fatos tristes e deploráveis destes personagens atuais que coabitam o PAÍS DO FUTURO, como é conhecido pôr sua INEBRIADA população…
Definindo este PÔVO, ele simplesmente é como o BOI DE CÂNGA, que após um escravizante dia de pesados serviços, vai ele LAMBER a CÂNGA que o FUSTIGOU durante o penoso labor… em vez de destruí-la, eliminando-a pôr completo, para que nunca mais fosse ela utilizada para humilhar-lhe a vida…
Pobre e ignorante diante de seus SENHORES esses “BOIS” não sabem A FORÇA QUE TÊM !!!
Este não é um manifesto em favor da rebeldia, mas sim uma simples constatação de verdades que não podemos negar…
Longe dos pesados jugos e obrigações a que somos todos submetidos, estão esses BRAVOS e DESTEMIDOS atletas de nossa RICA , “SELEÇÃO BRASILEIRA” atrás de conquistas fúteis diante destes fatos os quais olvidamos considerar !!!
É com profundo pesar, que noticiamos o FALECIMENTO DA REALIDADE DO BRASIL e constatamos o NASCIMENTO FESTIVO DA GANDÁIA UFANÍSTICA EXACERBADA, que infelizmente levará nossa pobre terra a mais uma nefanda fase de TORPÔR e APATIA até os próximos capítulos, que todos já sabemos como realmente terminarão, após outra grande RESSACA…. Acorda o ZÉ POVINHO novamente POBRE e ENGANADO NOVAMENTE…..pois tudo está PIOR do que era antes…..

by Kako 13/06/2006

DATA ORIGINAL…

Deodato Filho
Deodato Filho
17 anos atrás

QUANTA BESTEIRA EM TÃO POUCO ESPAÇO FLÁVIO. VOCÊ COMO TODO SOCIALISTA ACEREBRADO ACHA QUE TEM QUE NIVELAR POR BAIXO. EU NÃO QUERO ANDAR DE PALIO EU QUERO QUE TODO MUNDO ANDE DE AUDI, QUEM GOSTA DE POBREZA É INTELECTUAL METIDO A BESTA COMO VOCÊ. TEMOS DE LUTAR PARA ACABAR COM A MESA REDONDA (QUE MEDIOCRIDADE) E LUTAR POR UMA LINHA DE PASSE. TEMOS DE DEMOLIR O CANINDÉ E CONSTRUIR O ALLIANZ ARENA. COMO SEMPRE NA HORA DE FALAR DE POLÍTICA OU ECONOMIA VOCÊ METE OS PÉS PELAS MÃOS. LÓGICO QUE TEM MUITA GENTE QUE NÃO VALE NADA MANDANDO NO FUTEBOL. MAS ACUSAR JOGADORES QUE SÃO A NATA DO FUTEBOL BRASILEIRO DE NÃO REPRESENTAREM O PAÍS É COISA DE IDIOTA OU DITADOR FRACASSO DO PROLETARIADO. VAI DIRIGIR A PORTUGUESA BANANÃO.

refletindo
refletindo
17 anos atrás

Quanta hipocrisia, FG
Estaria bem o texto, não fosse voce falar de elite (FG, querendo ou não, voce é elite, como muitos que escrevem e participam aqui) e não fosse o trecho final quando entre outras perolas, voce pede jogadores “que dirijam Palios e não Audis” ai a hipocrisia bateu forte, pois não e desconhecido de nós que frequetamos aqui, que voce anda de Audi

Se seu comportamento é melhor que dos outros, otimo, mas pegou mal isso, voce joga pra torcida, e isso é demagogia, algo presente no repertorio dos politicos

____________________________

Mas, nada surpeendente pra uma nação que teve presidentes corruptos e que cujas elite e imprensa querem substituir por um ainda mais corrupto e ladrão, então, fazer o que né ?

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
17 anos atrás

Tá certo Flavinho, concordo plenamente. Desde a parte do bocejo após o jogo até a falta de identidade com estes caras. E de cara, agora acho que perceberam por que o Kaká saiu vaiado do São Paulo: começou bem, depois foi sumindo, sumindo, sumiu.

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Mandrake, do meu ponto de vista vc está invertendo valores. A anti-etica não mora do lado do contratante (no caso Santander), mas sim na ponta do contratado (jogadores). São eles que arranham suas reputações como profissionais em prol de alguma coisa. Alias, no caso de algumas marcas (como a do Santander), acho até que a imagem do contratante fica prejudicada.

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
17 anos atrás

Flávio, eu sou um brasileiro atípico. Não entendo nada de futebol. Mas achei seu comentário muito bom: coerente e incisivo. Só que infelizmente se pensarmos bem isto se aplica também ao nosso automobilismo. Só chega lá quem tem pai-trocínio. Alguns chegaram e até ficaram mas estes poucos tinham muita… muita grana. Por isto acho importante dar força ao que se faz em São Paulo com as categorias que não parecem na media global. Estes caras são realmente os pilotos brasileiros.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Acho que campanhas como a do Santander deveriam ser proibidas por anti-éticas. Sempre fica aquela dúvida sobre a isenção do “pé-de-uva” (adorei essa!) na hora de barrar o Cafu e o Roberto Carlos, por exemplo.

No mais, este texto é de uma demagogia de diretório acadêmico de faculdade pública de jornalismo. Escrito por alguém de primeiro período…

“Saudade de comer carninha na laje”??? kkkkkkkkkk
“Dirigir Palios e não Audis”??? Mais kkkkkkkkk

A Seleção reúne a elite dos jogadores de um país, e seja de que país fôr, vai ser um grupo de profissionais bem remunerados.

O que faltou foi liderança e capacidade de montar um time com as melhores peças (e não os melhores nomes). No mais a França jogou um partidaço e o Zidane destruiu.

Provavelmente o Zidane foi comemorar com um churrasquinho na laje… juntos com aqueles franceses autênticos, cor de marfim.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Pedro,
Não sei se não me fiz claro, Pedro, mas, não foi isso que eu disse, a saber, que a queda da Seleção foi uma conspiração. Não foi isso.
O que disse foi que a montagem do time não atendeu somente a motivos técnicos – o que seria o esperado – mas envolve muito jabá também. E envolve a todos os responsáveis com certeza.
Não podemos saber quanto nem como. Mas quem vive no meio sabe bem o que estou falando: o jogador que é comprado, ou convocado e escalado para jogar para fazê-lo aparecer, valorizar o passe ou possibilitar transações vultuosas, onde técnicos e cartolas participam.
Não digo que seja esse o caso do time da CBF, mas que tem muito compadrio nesse time, acho inegável.
Não disse que perdemos o jogo por uma conspiração. Disse que interesses outros, desde a origem, perderam o time. O Parreira nunca teve o time na mão – como o Filipão (a quem detesto) p. ex. tinha. Deu no que deu. Portugal, com um time bem inferior está na semifinal, e nós voltando para casa de forma melancólica.

Andre
Andre
17 anos atrás

Acho que voce fez um comentario mais na base da emocao, mas valeu, pelo menos voce expos seus sentimentos, coitados daqueles que nao podem ou nao sabem se expor, fazendo isso voce provocou o sentimento de argumentacao nas pessoas, e certamente esta sua posicao sera muito comentadada, que e o que interessa no blog.

Fg, gosto muito do seu blog, mas nao concordo em grande parte com este post, pois para mim, voce fez alguns comentarios ufanistas e simplistas.

Sobre a copa de 82 e de 06 que vc disse que a primeira vc chorou, nos so choramos ou ficamos tristes quando a selecao joga melhor do que a outra e perde ou joga igual, o que ocorreu em 82, 86, 90 e nao ocorreu em 74,78,98,06.

Nada a ver isso de ter so jogadores que jogam no brasil, o tecnico tem de chamar os melhores, um dos problemas do brasil, foi o seu treinador, que com medo de ir contra os figuroes, ficou bancando-os no time, dizendo que era um facilitador, isso desmotiva alem dos reservas os proprios jogadores.

Todo mundo criticou o parreira, desde o inicio, entao mesmo se ganhasse a copa jogando deste jeito seria uma copa feia como em 94, que so ganhou graca a genialidade de romario e bebeto.

Audi por carro da fiat, um absurdo este comentario, tudo que for bom e for importado temos de trazer, teriamos de importar muito mais, para que melhorassemos a qualidade do produto brasileiro, vc sabe disso pois e muito viajado.

Sobre nike, cbf, compromissos, hoje todos os esportes de alto nivel teem muitissimos compromissos, se atrapalhou, foi por culpa da acessoria de imprensa e da cbf, que nao soube dosar.

A globo com seu poderio, so poderia dar mais enfase a copa do mundo do que qualquer coisa, mas nao a culpo por isso, so acho que tinha de usar seu poderio para fazer mais reportagens que ajudassem a melhorar a vida das pessoas e melhorar a cultura deste pais.

A respeito do Spfc, o maior time do Brasil, ressucitou o futebol brasileiro em 92 e 93, se 10 mil torcedores vao para a alemanha e metade e sao paulino, como eles podem fazer frente aos europeus que moram ao lado, nao tinha como competir,alias vai ao morumbi em dia de jogo com o palmeiras e corinthians e vera quem manda .
Eu nunca escuto falar que na copa do mundo a torcida brasileira da show, sera que e por causa do Sao Paulo?

Sobre a comissao tecnica, concordo em grande parte, pois , ratificando, o parreira deixar medalhoes jogarem so pelo nome e substituir so depois dos 30 do segundo tempo, pera ai.

Alias , contra a opiniao do cafu, faltou vontade sim , ou medo de errar, pois somente depois que cicinho, robinho e adriano entraram e que o brasil tentou alguns dribles e jogadas para fazer o gol.

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Flavio, concordo 99% com o seu comentário. Nào vi o jogo porque acho futebol um saco e essa saturação de não informação da Globo enche o saco (bem-feito pra eles e esse bando de executivo idiota que aprova investimento de verba de publicidade em futebol, com tanto esporte melhor e com mais retorno; sem contar os jabas e paybacks de agencias, empresários, etc. Quem vive no meio sabe o que eu estou falando). Só acho que você dizer que o cara tem que andar de Palio e não de Audi é infeliz. O cara pode andar de PPorsche, Ferrari, desde que faça o que se espera dele. O exemplo de motivaçào e dedicaçào é o Schumacher, que ganha os tubos, mas mantem o espírto de estreante. ISto é que deveria ser inspirador. Agora se o cara joga no Chirimbica da Serra ou na Espanha pouco importa. Importa o que o cara fez por merecer o que ele tem. E seguramente a atitude dos jogadores é motivada pela renovação e bonus contratuais com os patrocinadores. Eles estão preocupados com a grana que vão perder (os contratos prevêm bonus por convocaçào, por jogo, por conquista de campeonato,etc) . Por isso nào perco o meu tempo com um jogo em que o cara tem mentalidade de macunaíma. Todos medem o seu interesse antes do interesse do time e do sofredor.

Glauco
Glauco
17 anos atrás

Parabéns, Flavio.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Perfeito!

Zé
17 anos atrás

Sobrou até pro Playstation!! huahauhauhuaha

Lucas
Lucas
17 anos atrás

É Flávio, você sabe escrever mesmo. Assino embaixo no que você falou.

Fábio Edo
Fábio Edo
17 anos atrás

FG e Comentaristas do Blog.

Esta é a Seleção Brasileira, alguns podem até dizer que todos jogam na Europa, mas jogam nos times que pagam religiosamente o que acertaram em contrato e pronto. No Brasil, vamos usar meu time e o time do FG para exemplificar. Corinthians e Portuguesa.
O Corinthians ha muito tempo deixou de ser o time que ensinei meus filhos a torcerem, com o Sr Alberto é só negociata uma atras da outra e sempre desonrando nós corinthianos e se falarmos da Portuguesa que ha 10 anos perde jogadores por falta de pagamento de salarios…
Flavio, voce é muito inteligente para querer culpar os são-paulinos que viajam de pacote CVC para copa do mundo e ficam atrás de Fatima para aparcer….

Boas palavras o seu texto, mas o Brasil deixou de ser dos brasileiros ha muito tempo…

Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
17 anos atrás

Ótimo texto, Flavio! Se time de garotos-propaganda ganhasse jogo, a Rede Globo teria a maior seleção de craques de futebol da história! É preciso muito mais, como você disse…

Saul Greco Abdelnur
Saul Greco Abdelnur
17 anos atrás

Caro Flavio,
Seu comentário é de muita lucidez. Faço minhas as suas palavras.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
17 anos atrás

zé roberto, meu querido….

ele jogou….

pedro
pedro
17 anos atrás

Virgo, não viaja na maionese. Mais um com a suposta conspiração. Qual jogador que sonha em jogar numa seleção e depois participar de uma copa do mundo vai se vender por trocados, deixar de jogar o que sabe para favorecer esse ou aquele patrocinador? Isto é a coisa mais absurda que se possa pensar. Os caras não jogaram nada porque são incompetentes, já passaram o seu tempo o o idiota do técnico, também incompetente, não se apercebeu disto. O Brasil não é tão superior assim e não ganhe uma copa do mundo porque se vendeu, não ganhou porque não soube ganhar e pronto. O resto é balela e conversa fiada.

Pedro

Dunha
Dunha
17 anos atrás

Como o peixe morre pela boca né…

Antes de mais nada vc sendo um pseudo-sábio deveria saber que palavras como Ludopédio estão em desuso à anos,o que revela a sua intenção de fazer com que as pessoas o achem culto…
Mas…vamos além.
Vc menciona os jogadores que jogam na Europa,mas…pq vc não faz referência aos pilotos Brasileiros que correm na Europa e que também ganham muito dinheiro ???
Vc citou:Parreira, Zagallo, Lídio Toledo, Wendell, João Havelange, Ricardo Teixeira….mas…o que vc sabe do Zagallo por exemplo ????
Vc sabia que ele é o maior ganhador de títulos na história mundial das copas…..e será que a experiência dele não vale nada….e se ele fosse seu pai….vc não sentiria orgulho dele…não como filho e sim como cidadão Brasileiro ???
Exemplos como a carnê da CVC….a sua sorte é que eu não trabalho na CVC,porque certamente daria um bom processo contra vc….afinal nem todo mundo é abastado como vc.
E já que o assunto principal do seu blog é carros….vou falar da citação infeliz que vc fez comparando Palio a Audi.
Bom….todos os dois pertecem a montadoras européias e se vc queria induzir as pessoas com esse seu comentário tendencioso…vc devia ter mencionado o Gurgel,o Troller….marcas nacionais !!!
Aliás….porque vc não mencionou que quem “trouxe” a Audi para o Brasil foi o Ayrton Senna…e o dinheiro que a família do Aryton granha até hj graças aos ” Audis” vendidos a jogadores,jornalistas e a uma infinidade de pessoas ???
E pra finalizar…o Brasil é o maior detentor de títulos no mundo,assim como o Schumacher é na fórmula 1,mas….quando o Schumacher chega em segundo ou até mais pra trás….ele continua sendo o maior.
Somo todos seres humanos….assim como vc…..que erra e ainda por cima se acha o notável.

Américo
Américo
17 anos atrás

Flavio, seu texto expressa tudo o que estamos sentindo depois desta ressaca da eliminação. Apenas um comentário: pelo menos o Zé Roberto jogou no Canindé, lembra?

Lauro
Lauro
17 anos atrás

Simplesmente brilhante! Conseguiu expor num magnifico texto uma montanha de sentimentos e ideias que se revolviam em minha cabeça… Parabens!

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Aos caros companheiros de Blog,

Quanta inocência!
O nome de tudo aquilo que vimos na selecinha do Gagallo é interesse econômico, também conhecido como “grana”. Por mais que houvesse uma orientação sincera de escalar só o pessoal aqui da terra, a NIke não deixaria, porque tem interesses comerciais no mundo todo. Voces observaram que todos os contratados dela jogaram no Mundial, não é? Ela precisa continuar veiculando seus comerciais mundo afora… Ela é a patrocinadora da CBF.
O sr. RT está se lixando para a imprensa e o público que aprecia futebol. O cargo dele foi conquistado e é mantido com grana, ano após ano, uma parte vindo da própria patrocinadora.
Espanta-me que o FG, que é jornalista, não tenha mencionado que a Globo PRECISA criar o interesse para um produto, no caso a seleção (parenteses: mais ou menos o que faz o Luciano do Valle, arruma um esporte meio caído, dá uma força para ele na mídia, cria o interesse e depois fatura em cima das cotas de patrocínio que vende…); produto sobre o qual foram comprados os direitos de transmissão e para o qual precisa vender cotas de patrocínio para faturar alto em cima.
É tudo grana.
Os brasileiros em geral não tem o cinismo dos italianos ou dos franceses, ou melhor ainda dos austríacos, para reconhecer esse tipo de manipulação.
Alguém acha mesmo que não iremos comprar os produtos que patrocinam a seleção ou a transmissão da Globo.
Somos um povo ignorante, e portanto crédulo e manipulável. E, como corolário, os escândalos nos governos, de qualquer partido, e essa vergonha no futebol não vão mudar.

Cadu
Cadu
17 anos atrás

Parabéns pelo comentário

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Aqui em BH, como sempre acontece em períodos de copa do mundo, muitos “patriotas” saíram às ruas da zona sul, durante e após os jogos, para comemorar os grandes feitos da brava seleção e exaltar as qualidades de nosso país, pelo qual são tão apaixonados, esses Policarpos, considerando o número de bandeiras em suas camisas, carros, celulares… a ostentação das cores nacionais chega a impressionar. Aproveitando q/ já estavam ali, bebiam até o fígado quase virar patê e quebravam uns carros, queimavam uns quiosques que são o sustento de algumas famílias. Tudo pela seleção! E nos últimos dois dias, tive q/ ouvir de alguns desses, q/ é uma pena a seleção já ter sido eliminada, pois não saírão mais cedo de seus trabalhos na quarta e terão dois dias a menos para “comemorar” as vitórias do “Brasil”.

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


PARABÉNS FG!

Implikant_Replikant
Implikant_Replikant
17 anos atrás

Parreira, Cafú, Roberto Carlos, vão para a p. q %!$&#vendidos infâmes soberbos ridículos e incompetentes

Marcelo Cruz Ferreir
Marcelo Cruz Ferreir
17 anos atrás

Parabéns pelo desabafo, só lembro que o Zé Roberto já jogou no Canindé, agora que a seleção que jogou no sábado não era a brasileira, ninguém tem dúvida.

Marcelo Cruz

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

Bom dia FG,

Perfeita a sua matéria. Nada a mudar ou comentar. Só adicionar um conceito: toda a ” seleção ” estava com o sentimento do Burrinho Pé-de-Chinelo, que é ser ” só um brasilerinho ” a competir contra o ” mundo “.
Nos vemos dia 15.

Jovino
Jovino
17 anos atrás

Flávio,
Assino embaixo de tudo o que você disse e acrescento mais:
os jogadores que representavam esta seleção Brasileira são atletas já consagrados e ganham um absurdo e não tem nenhum compromisso com a realidade brasileira, pois para mim, quando eles vão para a Europa se transformam em jogadores europeus e perdem o encanto do real futebol praticado por aqui. A realidade é que não temos mais aqueles craques de verdade (para mim o último foi o Zico) e o futebol deixou de ser um esporte maravilhoso para se transformar num show global comandado por pessoas que deveriam estar fazendo qualquer outra coisa, menos comandar o futebol. Reparem uma coisa na Globo. Quais eram realmente os profissionais do futebol ali enviados para a Alemanha. Fátima Bernardes, Bial, Ana Maria Brega, aquele papagaio chato, entre outros, até isto eles pecaram, pois os profissionais que batalham na área não tiveram oportunidade de estar lá fazendo o que eles sabem fazer. Graças a Deus eu não me iludo com isto e se perdeu achei foi bom, só assim eles começam a tomar vergonha na cara e mandar para a Copa jogadores que realmente tenham compromisso com o futebol brasileiro. O Show acabou.

Jovino

Rafael Alexandre
Rafael Alexandre
17 anos atrás

Nunca viu ninguém jogar no Canindé?
E o Zé Roberto?
Abraços…