Detalhes tão pequenos

SÃO PAULO (em casa de ferreiro…) – Tenho por norma não criticar colegas de trabalho. Mas o que relato a seguir tem a ver com o total desprezo de algumas emissoras de TV pelo produto que têm nas mãos.

Band, “Jornal da Noite”, na última madrugada. Roberto Cabrini chama a matéria a respeito da prova da Indy em Kentucky para “pagar comercial” — porque os anunciantes compram, além das transmissões, certo número de inserções publicitárias na programação da emissora. Lê a “cabeça”, que é como chamamos o pequeno texto do apresentador que introduz a reportagem que vem a seguir.

E manda: “Fórmula Indy. Scott Dixon derrota Hélio Castroneves em Kentucky, vence a corrida e volta à liderança do campeonato.”

Não sei se as palavras foram exatamente estas. Mas Dixon foi segundo, Sam Hornish Jr. ganhou e é ele quem lidera a temporada, não Dixon. Isso no canal que detém os direitos da categoria para o Brasil. Cabrini não tem culpa, não deve acompanhar o campeonato. A matéria trazia os dados corretos.

O cara que revende os direitos da Indy para a Band se traveste de comentarista a cada corrida. Imaginem sua isenção para comentar a categoria dele…

(Ah, você disse que não critica colegas! Lamento, mas comerciante de direitos de qualquer coisa não é meu colega de profissão, portanto, sinto-me livre para dizer o que bem entender neste caso.)

No fim de março, escrevi uma coluna sobre a morte de Paul Dana que deixou o supracitado comentarista fulo da vida. E ele foi aos donos da Band pedir minha cabeça. Afinal, como podia o “nosso homem na F-1” falar mal de “nosso produto”?

Eu falei mal do produto dele em jornais e no meu site. E falaria na rádio Bandeirantes, também, se lá estivesse ainda batendo cartão no dia 30 de março, quando redigi minhas mal-traçadas. Ocorre que já havia deixado a emissora três meses antes. Ele foi pedir ao dono da emissora que mandasse embora um cara que não trabalhava mais lá.

Por que resolvi contar isso agora? Porque já faz quase cinco meses do ocorrido, muita gente ainda me pergunta por que saí da Bandeirantes (saí antes, reforço, mas estava negociando para voltar), e cinco meses depois eu vejo que o zelo que o comentarista mostrou ao defender “seu produto”, pedindo minha cabeça, seria muito mais útil se aplicado à informação que a emissora onde ele faz negócios leva para seus telespectadores.

Entre eles eu, cuja cabeça continua, felizmente, no mesmo lugar.

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo Silverio
Danilo Silverio
8 anos atrás

Olá Flávio , estou indo pra Indianápolis assistir a 100ª edição, vc conhece lá e poderia me informar a disposição dos lugares, não quero ingresso muito caro , em torno de 100 a 140 dólares, não consigo identificar qual melhor angulo para assisitir a corrida,
obrigado,

Roberto Taborda
Roberto Taborda
17 anos atrás

Essa historia das transmissoes, para quem gosta, fiz um topico no forum Donwforce. Mas a coisa tá feia aqui no Brasil por um unico motivo: O automobilismo não dá retorno as emisoras. E ai qualquer um narra ou analisa. Ponto.

Flávio Chapada
Flávio Chapada
17 anos atrás

Um cara que diz ser da Sportv e critica outra emissora e no minimo um imbecil. A grade do SPORTV – GRID – é ridicula. O Bandsports que é um canal horrivel, consegue ser melhor e ter mais atrativos.
AGORA NINGUÉM AGUENTA O PROGRAMA LIMTE DA ESPN

Zequinha, o come qui
Zequinha, o come qui
17 anos atrás

Dá nojo ver que jornalistas agora são comerciantes. Vejo aqui nesse teu blog, o que circula de empresas e jabás. Para mim jornalista tem que ter ética e não se associar a empresas. Blig ao invés de Blog, será que é por causa da IG? Vejo que você questiona alguns profissionais da tua área, mas conhecendo o caráter do José Trajano e do Juca Kfouri eles devem ter vergonha de jornalistas como você. Você ainda recebe dinheiro para falar bem da Ferrari. Eles ainda pagam as tuas viagens?

Pense que jornalista não é comerciante.

Elson
Elson
17 anos atrás

É ridicula a transmissão que a Band faz a respeito da IRL, se ocorre alguns imprevisto como chuva num oval nós tarados por corrida ficamos com cara de bunda esperando um comunicado da emissora, e no final do dia depois de nao sei que hora eles colocam um resumo besta pensando que tao fazendo um bom negócio. Nota zero para a Band.

Felipe Holtz
Felipe Holtz
17 anos atrás

FG,

Confesso que o seu blog faz as pessoas refletirem, eu ao menos acho isso, sobre determinados indivíduos e, principalmente, suas condutas. Não sou jornalista, e sim médico, mas apaixonado por corridas e tudo aquilo que concerne a este esporte singular. Creio realmente que o Sr. Hermann não seria a pessoa mais indicada para ser comentarista da F-Indy por motivos óbvios. Mas também acho que o seu, digamos, desencanto com o dito cujo não está exatamente ligado a este conflito de interesses que há na transmissão das corridas na Band, mas sim pela torpeza de caráter desta pessoa que, por não concordar com um texto seu sobre o “produto dele”, pede a demissão de um jornalista. Se um determinado blogueiro, a quem você chegou a responder, o acusa de “mau-caráter” por apenas expor um fato, tal atitude do Sr. Hermann corresponde ao quê? Altruísmo generoso e desinteressado com um colega de profissão?

PS: que este blog continue a ser um espaço de críticas e jamais se contamine com a Síndrome de Faustão, sim aquele mesmo da Globo que fala bem de todo mundo sempre…

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

acho que somos muito exigentes e ranzinzas.
não podemos nos esquecer que estamos tratando de entretenimento e não de política, economia etc…é apenas corrida de carro.
a maioria dos comentaristas erra, mas os entendidos aqui percebem de cara. portanto, não são erros que possam nos afetar. o grande público recebe uma dose razoável de informação correta. como absorve-se pouco nesse tipo de mídia a chance do erro causar dano é pequena. além disso, a maioria aqui nem sequer dá bola para os comenários e fica grudada na internet em sites que dão a informação.
também acho que os narradores fazem bem seu trabalho. claro que o galvão fala besteira, mas é difícil ficar falando duas horas entretendo o público. e ele não narra para os entendidos, mas sim para o grande público que só quer se divertir e não está muito interessado em detalhes técnicos. como disse antes, os entendidos usam a internet para se informar.
evidentemente, existem as coisas meio chapa branca, os interesses velados que devem ser condenados mesmo, afinal, aí sim é sacanagem se manipular a opinião da massa ignara. mesmo assim isso nem tão importante é, afinal, tudo é diversão e entretenimento que é a palavra bonita para dizer “matar o tempo”.

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Rodrigo, o SporTV pode falar muito pouco da qualidade do jornalismo dos outros. Assim como o canal, especialmente o Linha de Chegada, some com as categorias que não transmite mais, o simples fato de manter algo como Lito Cavalcanti na emissora é um completo absurdo. Lito adora criar mitos e dizer verdades pela metade. Não consegue passar uma informação sem colocar seu próprio “spin”, tentando induzir o telespectador desinformado a acreditar que sua visão particular é a notícia em si. Se quiser lhe mando dezenas de exemplos. Um me veio a cabeça agora: o administrador de Paul Ricard diz que poderia fazer um GP só com VIPs no autódromo. Bernie Ecclestone, no dia seguinte, noticia a imprensa toda, diz que seria um absurdo, que o que ele quer é autódromos cheios, que ficam bem na TV. Lito, que provavelmente não sabe que BE tem participação em Paul Ricard, por meio de um trust no nome da esposa, mas não o administra, diz em um treino livre que “O sonho de Bernie é fazer um GP sem público, que o público atrapalha, ele quer só os VIPs”. Não sei se ele confundiu as coisas ou se tudo isso é de propósito pra se encaixar no pensamento dele. Isso é mau jornalismo. E não houve nenhuma correção. E essa é uma falha ainda pequena, perto de outros absurdos. Fora a irritante mania de só lembrar do passado da F1 quando envolve brasileiro e, de preferência, entre meados dos 80s e 94. Por que nos treinos do GP da Hungria, qdo falavam dos grandes momentos da corrida, só se lembrou de brasileiros? Por que as sensacionais corridas de 1989, 1997, 1998 e 2003 jamais foram lembradas? Por que o Brasil não ganhou? Isso é bom jornalismo? E o pior de tudo é que o resto dos nossos jornalistas “especializados” também é tão, mas tão fraco perto do que se vê, ouve e lê no exterior, que nem dá pra pensar em um bom nome pra colocar no SporTV, tamanho o baixo nível, parcialidade e mentalidade tacanha de nossos analistas…

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Rodrigo, o SporTV pode falar muito pouco da qualidade do jornalismo dos outros. Assim como o canal, especialmente o Linha de Chegada, some com as categorias que não transmite mais, o simples fato de manter algo como Lito Cavalcanti na emissora é um completo absurdo. Lito adora criar mitos e dizer verdades pela metade. Não consegue passar uma informação sem colocar seu próprio “spin”, tentando induzir o telespectador desinformado a acreditar que sua visão particular é a notícia em si. Se quiser lhe mando dezenas de exemplos. Um me veio a cabeça agora: o administrador de Paul Ricard diz que poderia fazer um GP só com VIPs no autódromo. Bernie Ecclestone, no dia seguinte, noticia a imprensa toda, diz que seria um absurdo, que o que ele quer é autódromos cheios, que ficam bem na TV. Lito, que provavelmente não sabe que BE tem participação em Paul Ricard, por meio de um trust no nome da esposa, mas não o administra, diz em um treino livre que “O sonho de Bernie é fazer um GP sem público, que o público atrapalha, ele quer só os VIPs”. Não sei se ele confundiu as coisas ou se tudo isso é de propósito pra se encaixar no pensamento dele. Isso é mau jornalismo. E não houve nenhuma correção. E essa é uma falha ainda pequena, perto de outros absurdos. Fora a irritante mania de só lembrar do passado da F1 quando envolve brasileiro e, de preferência, entre meados dos 80s e 94. Por que nos treinos do GP da Hungria, qdo falavam dos grandes momentos da corrida, só se lembrou de brasileiros? Por que as sensacionais corridas de 1989, 1997, 1998 e 2003 jamais foram lembradas? Por que o Brasil não ganhou? Isso é bom jornalismo? E o pior de tudo é que o resto dos nossos jornalistas “especializados” também é tão, mas tão fraco perto do que se vê, ouve e lê no exterior, que nem dá pra pensar em um bom nome pra colocar no SporTV, tamanho o baixo nível, parcialidade e mentalidade tacanha de nossos analistas…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Mario de Souza,

Este espaço está absolutamente aberto para quem quiser se manifestar a respeito do que escrevo. E, por favor, guarde suas observações a respeito do meu caráter para você, para que eu não tenha de ser mal-educado.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
De novo o tema “ouvir o outro lado”: acho que o fato deste espaço ser um blog não desobriga ninguem de ser justo ou ponderado com os comentários, ainda mais que o dono do pedaço é um jornalista.
Mas enfim, é só minha opinião de dois centavos…

Abraços.

Mario de Souza
Mario de Souza
17 anos atrás

Não acho justo um jornalista que tem um amplo espaçø detonar os outros e o pior não dar nomes. Dai pinta uma turminha que sabe da história e fica dando porrada nos outros. Acho a maior falta de ética o que o Flavio Gomes fez. Detonar um profissional. Os erros acontecem em jornais, pois o pessoal não é especializado. Algum editor errou e escreveu uma %!$&#asneira para o Cabrini ler. Pena que a oportunidade de revide do Flavinho tenha sido dessa maneira. Um erro de um nome do piloto Dixon por Hornish levar a publico uma coisa muito seria. O Willy Herrmann é muito competente e não merecia isso. Vc Flavio devia ter feito igual o Trajano, ja que trabalha agora com ele, SER MACHO E CHAMAR O CARA POR PAU. Não escrever em um espaco sem as pessoas terem direito de responder. Fique sabendo tambem que no teu programa LIMITE os teus amigos cometem erros pra caramba e nem por isso as pessoas detonam. Voce foi muito mau carater. Nao precisava ter feito isso!!!

Luiz felipe
Luiz felipe
17 anos atrás

aproveitando q o Mattar esta comentando no blog, gostaria d perguntar pq as corridas da F3- inglesa só tem 10 minutos e ñ tem replays dos lances das corridas enquanto as transmissões internacionais tem esses replays? e tb pq ñ transmitir alguma categoria d turismo da argentina? mesmo c ñ mostrasse ao vivo pelo menos um vt(sem edições)

Ritz
Ritz
17 anos atrás

Caro Rodrigo, perderia muito tempo, falando de erros, mas o maior deles é a filosofia contrária ao bom jornalismo.
– Assessor de imprensa comentar
– Só dá espaço a categorias que colocam dinheiro lá.

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Ai Rodrigo Mattar,

Primeiro que ótimo que vc está e espero que fique na Stock como comentarista. E a Nascar, nada?

Mas peraí, dizer que a Sportv não pisa na bola? Olha, já vi muitas pisadas de bola, principalmente do Senhor Lito Cavalcanti e o seu ufanismo desmedido. Se vc quiser, a partir de agora anoto e relato aqui no blog todos os fora que esse senhor dá. Só as pérolas dele já cobrem todas da Band, sem querer ser desagradável, mas sendo.

Piki
Piki
17 anos atrás

Qdo digo apresentadores, quero dizer narradores

Piki
Piki
17 anos atrás

Tb não vi o Rodrigo Matar na SporTV ainda.
Mas, na NASCAR mandava muito bem!!! Aliás, adorava as corridas de NASCAR…só não sei pq pararam de transmitir.

E, acho as transmissões do SporTV geralmente melhores que as demais…apesar dos apresentadores serem, geralmente, uns galo cegos que não sabem nada.

Renato Chedid
Renato Chedid
17 anos atrás

Rodrigo, não adianta…tá cheio de gente que não é “do ramo” narrando e comentando corridas…
Já falei uma vez, e repito: salvam-se poucos…entre eles, vc, o Sérgio Maurício( que narra e conhece muito), o Lito, e o grande mestre Carsughi…Sou assinante SKY, e embora nosso dileto escriba FG faça parte do plantel da concorrente ESPN Brasil, acabo sempre assistindo ao Sportv…que, em minha opinião, tem sim a melhor equipe de narradores e comentaristas de automobilismo.
Um grande abraço,

Chedid
Tatuí-SP

Joaquim Manuel
Joaquim Manuel
17 anos atrás

Como não sou colega de ninguém, vou detonar: os comentaristas de corridas no Brasil são uma lástima, péssimos mesmo. Há exceções, como FG, que não transmite mais. Tá difícil acompanhar F1 pelo rádio. TV eu não sei, ela só fica no Mute, mas dizem que até o Burti é fraquinho.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Rodrigo:
Não vi as últimas transmissões da Stock no Sportv, mas se agora é vc, acho que fizeram uma boa troca. Pelo menos na Nascar vc faz um ótimo trabalho.
Agora vc há de convir comigo, embora não seja legal criticar um colega de trabalho, que o Lito estava muito chapa-branca na Stock, né?

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Isso aí… Rodrigo!!! Defendendo seu pão de cada dia… Magoou hein!

Cleber
Cleber
17 anos atrás

Sobre a questão de ‘ouvir o outro lado’, caros: isso aqui é um blog, é um espaço livre, não é um jornal, um diário, uma gazeta… É um meio noticioso por voluntariado, não para ter lucro. Isso aqui é entretenimento. Assim sendo, desce-se o pau em quem lhe der na telha. Simples assim.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Ao Ritz: me enumere então os erros que acontecem no “meu canal”, como você mesmo diz.
Com certeza aqui ninguém nunca chamou o Dan Wheldon de Dan Heldon.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Ao Ritz: me enumere então os erros que acontecem no “meu canal”, como você mesmo diz.
Com certeza aqui ninguém nunca chamou o Dan Wheldon de Dan Heldon.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

O Lito não é mais o comentarista da Stock. Acho que ele se chama Rodrigo Mattar – por acaso sou eu.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Willi Herrmann é meio chato, mas nada que se compare à “abalizada” visão do mundo automobilístico propiciada pelo Luciano Burti, “o homem que esteve lá”. Como piloto, nota 5, como comentarista 0,5 à título de incentivo.

Jason
Jason
17 anos atrás

Pau na canalha, Flavio!

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Caro onononono, reproduzo a asneira que você disse: “o que coloquei eh que a midia e tudo que esta envolvida com ela (reporteres, narradores, comentaristas, apresentadores…) no Brasil, nao tem etica”.
Se é assim, está fazendo o quê frequentando o blog de alguém que pertence à mídia?
Se eu fosse o FG já tinha apagado seu comment.

3=6
3=6
17 anos atrás

AGORA ENTENDO PORQUE TEM TANTO INCOMPETENTE FALANDO DE AUTOMOBILISMO NA TV .
SÒ LIXO .

Fábio Edo
Fábio Edo
17 anos atrás

Em 1914, Rui Barbosa, em um de seus discursos, disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, chega a ter vergonha de ser honesto”.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

BLA BLA BLA

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

ao amigo Acarloz

Ética sim!!!

a questao que coloquei, nao eh se o kra vai morrer ou nao, apesar de ter citado isso, os patrocinadores nao querem carne humana moida, pq isso faz uma pessima propaganda…

o que coloquei eh que a midia e tudo que esta envolvida com ela (reporteres, narradores, comentaristas, apresentadores…) no Brasil, nao tem etica

vc nao queh morrer?? fika em ksa comendo torresmo e morra de ataque cardiaco…

agora se vc queh entrar no exercito e nao queh morrer em combate pq quer entrar???

se vc acelera a 350 km por hr e nao queh morre fik em casa assistindo e se entupindo de coca cola e cerveja…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Bem que a ESPN Brasil poderia encarar a transmissão da Superclassic, e começar a ampliar sua atuação narrada por quem entende e comentada por quem sabe…
Com a APTA e um trabalho sério o atual grid de 30 carros seria bem ampliado…
Produtaço. Corridaça.
Precisava trazer quem decide pra dentro do Box 21 e adjacencias…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Já rolou uma nota dessas aqui há um tempo atrás e, resumidamente, falei a mesma coisa que Tio Gomes finalmente resolveu explanar: o empresário que vende a categoria não pode se arvorar de comentarista. O próprio Emerson uma vez tentou isso, mas se limitava a fazer análises técnicas do que rolava na pista e mesmo assim não deu muito certo. O mesmo constrangimento aparece no Sportv: o comentarista da Stock Car. o jornalista Lito Cavalcanti, que é um cara que entende muito do assunto, fica patético ao defender a porrradaria nas pistas como “incidente de corrida”. Vale tudo para preservar a suposta boa imagem da categoria. Infelizmente isso acontece em quase todos os esportes hoje em dia. Vide o Circuito Banco do Brasil de volei de Praia, onde até a torcida é patrocinada.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Ô nonô

Ética o CAZZO!

O cara morre numa porrada que poderia ter sido evitada, porque brincando de carrosel num oval o risco é muito menor, e vamo falá em fatalidade? ética?

Isso foi é vexame! tá certo o Flávio.

Essa categoria sempre teve conotações de mercadoria fácil, perambulando pelas emissoras que não possuem cacife prá buscar atrações de maior interesse, e sempre nas mãos de mascates travestidos de comentaristas.
Esse detentor atual, com nome de personagem de gibi não é o 1º…

Olha Flávio, não tenho procuração tua pra te defender, nem preciso puxar seu saco, mas tua saida da Radio Bandeirantes foi um prejuízo para nós ouvintes e para o Grupo Bandeirantes, que perdeu um ótimo comentarista.

Acredito ainda que, caso vc ainda fosse contratado na tentativa do cara de puxar seu tapete, isso não aconteceria, pois posições antagônicas fazem parte do cotidiano da Rádio Bandeirantes.

Tome-se com exemplo a contratação de Maria Lydia (que afastou-se recentemente), para dividir o Jornal Gente com o Zé Paulo de Andrade e o Salomão Ésper, Maior antagonismo impossível

Antonio Carlos

..
..
17 anos atrás

Qual é o horário do Limite?

Ritz
Ritz
17 anos atrás

Desculpe, mas está criticando o cara pela pronúncia???

Heldon ou Wheldon?

No seu canal tem erros maiores , não tem não?

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
17 anos atrás

Nao fosse o WH a ter os direitos da IRL, seria qualquer outro zé mané. Dada uma determinada situacao, sempre aparecerá alguem. Senna morreu, surge outro. Schumacher se aposenta, surge outro. CART morre, surge IRL. WH nao tem os direitos, alguem terá. O fato é que a categoria é um saco, e eu acho que a CART tá em vias de voltar a ser algo agradável como era por volta de 95/96. Os caras tem grana, tem um bom pacote, nao ficam nas maos de um Tony George só, tem equipe da IRL louquinha pra voltar… Eu acho que vamos voltar a ter algumas “corridas nos EUA” de qualidade.

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

como sou investidor, vou defender o Willi aqui…

eh a coisa que eu sempre digo, porque os reporteres e narradores falam mal de certa equipe, certo piloto ou certo campeonato??? a troco de que??
acredito que a etica profissional deveria sobressair a opiniao propria, afinal se nao fossem esses pilotos, essas equipes, esses PATROCINADORES, nao haveriam corridas ou estariam todos correndo e arriscando o pescoço como nos tempos remotos da F1, totalmente sem segurança. Esse sim um Verdadeiro Moedor de carne Humana, como o Flavio gosta de chamar as categorias nao europeias…

Se nao fosse o Willi, no Brasil todo mundo ia continuar sem opçoes a Globo, ia ter de assistir o carrossel da F1 com o Xumi na frente, nao teriamos conhecimento sobre Tony Kanaan ou Helio Castroneves e estariamos ainda nesse mundo elitizado europeu que o Sr. Flavio Gomes adora tanto.

No Brasil o que falta é ética!!!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Flavinho, você não está só. O personagem citado em seu post é persona non grata no Sportv, primeiro porque tirou a emissora do canal pedindo uma grana violenta e fazendo um caminhão de exigências, entre elas a de voltar a comentar as provas, matando qualquer chance dos dois comentaristas do canal (entre os quais me incluo) de trabalhar com o evento.
De mais a mais, foi bom até. Porque eu ia descer a lenha no “campeonato dele” que é decadente e muito chato.
Detesto pessoas que se acham os reis da cocada, que fazem tudo para passar por cima dos outros.
Mas essa do Cabrini não é a primeira mancada sobre a Indy que eu ouço. Um bem-fornido apresentador chamou o campeão das 500 Milhas de Indianápolis ano passado de Dan Heldon.
Pano rápido.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Perdão pelo meu português…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Ricardo, vc tem razão, mas como nenhum de nós aqui é jornalistas e todos gostamos e admiramos o trabalho do Gomes. O que ele expôs já é suficiente para acreditarmos, principalmente se compararmos as carreiras e os atos durante estas entre os dois.
Grande Abraço

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Não tenho opnião formada a respeito. Gosto do Flavio Gomes jornalista. Gosto do automobilismo do filme Grand Prix e ele é um dos últimos profissionais com àquele espírito…

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Sem querer ofender ninguem, pois nem jornalista sou, mas: não é praxe de bom jornalismo ouvir o outro lado ou só é coisa de Alice no país das maravilhas ?
[ ]´s

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

O pior de tudo é a afetação do cara.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Roberto Cabrini, que tenho um certo respeito,principalmente pelas otimas reportagens extra esporte que ja fez. Mas aquela do lançamento no inicio de 93 da nova Mclarem Ford do Senna, com o proprio testando e quebrando recordes voltas apos voltas até hoje me faz dar o devido crédito ao Jornalista,pena que a decadencia impera na band Sports e o Cabrini tá indo junto, suas inserções sobre a F.Indy é de dar dó, constantemente as informações vão ao ar de forma equivocada,curtas e absolutamente vazias, isso em torno de 30 segundos de matéria,ou um pouco menos, agora de comercial é aquela %!$&#toda, alias, a Indy é a pior de todas as categorais, do narrador aos pilotos, que nao tem opção, acabam se sepultando naquele grande cemiterio americano, com jazigo em Oval.Vide brasucas. Vade reto, cruz credo .

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Cláudio, só complementando o que você escreveu, não são apenas os abutres comerciais e administrativos que ferram com o esporte, existem, e todos sabem disso, uma enorme culpa de alguns pilotos, mesmo que apaixonados, usam seus carros, suas equipes, sua estrutura para lavagem de dinheiro, isso sempre existiu em esportes motorizados, do Kart a F-1 o que se tornou uma verdadeira mina de ouro para os chamados espertos, não sei não, vou mais além, o automobilismo do jeito que está é ótimo para esse tipo de gente, um esporte que consome grandes quantias de dinheiro e se mantém longe das massas, sem muita mídia, como futebol tem, possibilitando picaretagens aos montes, sei lá, posso estar louco, porem onde existe dinheiro sempre vai existir essas pessoas como nosso amigo da Band, oportunista e ainda posa de entendido, não sabia desses detalhes Flavio, triste, muito triste, vou queimar minha camiseta da BandSport!

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

1. FG, tira esse ódio do seu coraçãozinho ….
2. Melhor aquele de nome gringo (é ele?) do que Luciano do valle com Elia Jr. comentando. Isso sim era um LIXO.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Tenho a impressão que muito lentamente o automobilismo começa a tomar corpo novamente.
Um esporte – ou business, como queiram, que produz 8 títulos mundiais não pode ter uma cobertura pífia e boçal como temos.
Se a grana manda, manda tambem em outros esportes – principalmente futebol.
E está cheio de vampiros de plantão sugando, ou no mínimo se aproveitando.
O que não dá para aguentar é que nesse meio milionário impere apenas o amadorismo generalizado, com raríssimas exceções.
Corridas secretas, campeonatos esvaziados, categorias à mingua, pilotos lutadores.
O nível do trabalho e material que a Warm Up, o site Grande Premio e o Blig produz é excepcional em qualquer lugar do mundo, mesmo que o meio fosse profissionalizado nesse país.
Devagar, infelizmente bem mais devagar do que todos nós aficcionados gostaríamos, os filtros naturais vão extirpar esse lixo que a imensa maioria da mídia produz.
Não raro, produzido por ilustres ignorantes do meio e suas vivandeiras de plantão.
Demora, mas vai acontecer.
O dinheiro de fato pouco tem a ver com o automobilismo que amamos.
Competencia, sim.
E competencia não falta, nem gente a fim de empurrar para cima.

Arquimedes
Arquimedes
17 anos atrás

Boa Flávio Gomes… Galera, vamos parar de dar bola para esse Zullino. Nunca entrei e nem entraria em seu site de tão xarope que são seus comentários.