Istambul, dia 2: a hora de Felipe

SÃO PAULO (mereceu) – Bela pole fez Felipe Massa agora há pouco em Istambul. A Ferrari confirmou seu domínio, com calota e tudo, e meteu os dois na primeira fila. Atrás deles, Alonso e Fisichella.

Felipe se junta a Emerson, Pace, Piquet, Senna e Barrichello no grupo de brasileiros que já fizeram poles.

Essa veio num momento importante para Massa, já que seu futuro ainda está indefinido para 2007. Não que a pole vá mudar o desfecho de sua situação, que depende muito mais de Schumacher do que de seu desempenho. Mas que ajuda, ajuda. Se Michael resolveu pedir a Montezemolo para Felipe ficar, e só assim ele continuaria, a pole é um bom argumento a seu favor.

E Kimi? Pois é. Renault e McLaren ainda não definiram seus titulares para 2007. A Ferrari já teria assinado com ele. Mas ninguém fala nada, e vai ficar tudo para Monza. Ou depois.

Por enquanto, que Felipe curta seu momento de felicidade. É legal largar numa corrida tendo à frente apenas as luzes para olhar.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Otima corrida. A melhor do campeonato, (talvez dos ultimos). Massa perfeito, sem choramingar, está conquistando um espaço e status que Rubinho nunca conseguiu.
Alonso é efetivamente o sucessor de Schumy, pilotou muuuuito !!! O alemão da sinais de que está na hora de cumprir o que prometeu…”enquanto não aparecer nehum jovem talento”… , apareceu e convenceu, chama-se Fernando Alonso.
Está mais dificil mas, ainda acho que a Ferrari é mais carro e pode levar esta disputa até o final e vencer ambos os campeonatos. Neste caso tenho certeza que Schumy se aposenta.
Abraços e boa semana a todos.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Viram a cara do Schumi? Parecia um xuxu podre. Ontem eu disse aqui: “Uma estilingada a mais e a harmonia vai pro vazio”. Vai pegar fogo na reta final. A F1 ainda é única.

armando
armando
17 anos atrás

acho que o schumacher para, pois ano q vem, ele nao tera adversario, a nao ser que a mclaren faca um milagre como carro. alonso na mclaren e campeonato para schumacher ja nao tem mais graca.

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
17 anos atrás

De: Paulo “McCoy” Lava
Para: Felipe Massa
Ref.: PARABÉNS.

Vitória merecida. E que a FESTA seja ao lado de TODOS que lhe apoiaram…
Way to go!
With kind regards,

Paulo Lava

marco antonio
marco antonio
17 anos atrás

Ontem eu já havia me expressado sobre o Babaquinha Pé de Chinelo. Hoje, lendo outros comentários colocados despois do meu, vejo que é unânime a percepção de que o Burrinho é de fato um grande frustado e que está na F1 só por grana. Como outros lembraram, que falta de Piquet, Senna, Prost e Mansell. Espero que Nelsinho e Bruno tenham temperamento forte para serem de fato campeões.

do contra
do contra
17 anos atrás

Eu só acho que o barrica teve todo o direito de reclamar do tratamento da ferrari em 2000 e em 2001. Mas perdeu este direito a partir do momento em que renovou com eles pela primeira vez.

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Parabens ao Massa, foi bom ter visto o babaca do Schumacher com cara de cu por ter ficado 4 decimos atrás do Felipe

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ao Ricardo, abaixo, gostaria de dizer que o amortecedor de massa nada tema a ver com o sistema de suspensão do carro; só recebe esse nome, “amortecedor”, por que amortece na sua ação, mas nada tem a ver com o amortecedor ligado ao sistema de molas da suspensão.
O que o FG disse na sua coluna e nuns posts atrás é que os braços da suspensão são em formato de asa (em todos os F1 atuais) e se movem, e nem por isso são proibidos.

Aldo
Aldo
17 anos atrás

Sou assíduo leitor desse blog, e venho aqui com toda educação falar a respeito da pole do Massa.
O Felipe a tempos vinha merecendo fazer essa pole.Agora o que me deixou chateado, foi a forma como foi tratada a declaração do Rubens.
O que ele disse de errado? Ele disse o que pode presenciar nos anos em que esteve na equipe italiana.Não vi ele dizendo que a Ferrari isso ou aquilo, e todos nós sabemos que o Felipe, vai jogar para a equipe, o que não é errado…
Agora achei o texto um pouco maldoso, aqui no GP quanto a forma como foi escrito, “dor de cotovelo”. de Rubens.
Um grande abraço a todos.

Ricardo-OR
Ricardo-OR
17 anos atrás

Desculpe o meu desconhecimento sobre o assunto, mais se o mass dumper da renault, que pelo que ja explicaram aqui e um amortecedor revolucionario(para os carros pelo menos), e ele afeta a aerodinamica, qual e a diferenca dele para com o amortecedor e molas tradicionais?
eles tambem nao afetam a aerodinamica?
O objetivo de ambos nao e o mesmo? apenas um mais eficiente do que o o utro?
Gostaria muito de entender isso
Ricardo

Nara
Nara
17 anos atrás

Se eu fosse o Massa joga um salzinho grosso nas costas do Rubinho, vai urubuzar alguém assim no inferno. Tá com dor de cotovelo mesmo. Incompetente!

Lorenzo
Lorenzo
17 anos atrás

O dia de hoje é especial para Felipe Massa. Foram precisos mais de 60 GPs e uma Ferrari na mão, mas tudo bem, ele merece. Mas não vamos fazer como a Globo que toda vez que deu a notícia ao longo do dia tratou o Massa como espetacular, difícil de engolir para quem está tomando de 11×3 do Schumacher em posições no grid este ano.
E sobre o Rubinho, de 2000 à 2004 não só ele mas todos perderam do Schumacher. Ano passado foi realmente ruim e este ano, infelizmente, está sendo pior. Só pra lembrar os votantes de 1º de outubro próximo, melhorem suas pesquisas e refresquem suas memórias. Rubinho na Ferrari venceu em sua 11º corrida largando em 18º. Massa já tem 13 comendo poeira do Schumacher, mas vamos torcer para ouvir o “tema da votória” de novo.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Enquete

Essa enquete visa saber qual a maior pérola do Galvão Bueno. Vou colocar aqui as que eu vi e acho que são as melhores, quem souber de outras pode postar ae:

1- “Saiu como um pombo sem asa…”
2- “…aí vem Rubens Barrichello da Styrrel…é…quer dizer…misturei Stewart com Tyrrel…”
3- “…aí o tenor Plácido Iglesias…”
4- “…chegar é uma coisa passar é outra…”
5- “…agora o Prost chove pra chover…ele torce pra chover…”
6- “…aqui em Mônaco tem essa reta curva…”
7- “…agora vai ter que entrar o Safety Car pq tem um bêbado na pista…”
8- e a classica: “…RBR…STR…MF1…”

ehehehe

kinho
kinho
17 anos atrás

O Barrichello disse alguma coisa errada??? É obvio que não, amanhã tá na cara que o Massa ira atrapalhar a largada do Alonso ou ainda, bater na 1º curva. O Barrichello disse apenas o que ele já sentiu na maioria das vezes que largou na pole com o alemão no seu cangote!!!
Alegria no sábado já no domingo….. todos já sabem da história.

Grande coisa...
Grande coisa...
17 anos atrás

De todos os brasileiros, foi o que mais demorou a conseguir uma pole. Só quero ver até onde vai essa festa.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Se é de fato verdade essa história do Schumacher pedir para a Ferrari deixar o Massa ficar, fica claro quem o alemão considera como melhor piloto … o Massa, que possibilitará a ele, Schumacher, expandir os seus limites como piloto de F1 !!! … rs … rs ….. rs ….. se eu fosse o Massa ficaria envergonhado … rs ….

Leonardo
Leonardo
17 anos atrás

Nao é possivel que a Ferrari ainda nao saiba se pode contar ou nao com Schumacher para 2007. Uma decisao como essa, que envove milhoes de dolares, é logico que nao pode ser adiada desta forma , já está claramente tomada, e todo o resto do mundo está sendo feito de palhaço ao aguardar tanto pela revelaçao.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

É claro que o Rubinho guarda mágoas da Ferrari, talvez por acreditar que os anos de serviços prestados serviriam para alguma coisa … e não serviram para nada, a não ser o fato dele ter ficado marcado como um piloto sem personalidade e que talvez tenha abdicado de maiores pretensões para ser figurante do Schumacher (e até mesmo os alemães têm vergonha do que houve entre Schumacher e Rubinho).
E o mesmo está acontecendo com o Massa. Ele até pode ficar na Ferrari no ano que vem, mas para ser escudeiro do alemão até o Raikonen chegar, quando ele será escudeiro do finlandês. O resto é papo furado. Não gosto dessa postura, pois não foi o que acostumei a ver com pilotos brasileiros na F1 (e talvez não gostasse tanto de F1 se começasse a ver F1 hoje em dia).
Torço para que PIQUET JR. e BRUNO SENNA cheguem com outra postura …

Luiz Fernando

Rogerio
Rogerio
17 anos atrás

O Rubinho já ta se cagando de medo do Piquet Jr. que é bem diferente dele, com postura de vencedor…. Dá-lhe Piquet (hoje ele arrebentou o Hamilton de novo, + de 15s de diferença)

zero
zero
17 anos atrás

confesso que não sou fã, porém passei pra conhecer seu blog! está muito bom mesmo! abraço!

http://www.blogdosirmaos.com

do contra
do contra
17 anos atrás

pérolas do barrica:

“a alegria dele vai durar pouco, pois a gente sabe como a ferrari trabalha”

só faltou ele dizer “…mas mesmo assim a gente renovou com eles por duas vezes….a gente não presta mesmo!!!”

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Viva, incrivel, que maravilha, fantástico, a primeira pole na 66ª corrida.
E pensar que o Emerson Fittipaldi ganhou a sua primeira corrida na F1 na 4ª, e lutando contra mais e melhores adversários…

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Parece que o Babão Bueno teve uma recaída e faltou com o respeito às regras da RG.No treino de hoje falou por duas vezes:TORO ROSSO!Parece que o velho anda lendo este blog.
Abraços…

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

Está correta a informação de que a pole do Massa só foi conseguida em sua 66ª corrida? Ele já tem tudo isso? Como ficou um ano como piloto de testes pensei que fosse menos.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
17 anos atrás

FG: A Fórmula 1 é única, capaz de produzir, em inatividade. Desperta curiosidades técnicas acerca de acessórios como calotas, intriga milhões acerca de um tal de amortecedor de massa, propicia visibilidade mundial aos patricinadores, investidores, equipes, chefes de equipes(bos…), managers, pilotos, jornalistas e
agregados; negocia $ melhor que a ONU e a FIFA, não acabará enquanto existir a raça humana e, sinceramente, me agrada muito o atual momento, indecisão pura. Uma estilingada a mais e a harmonia vai pro vazio.
(E o TS, Blogaiada?)

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Final da corrida: Schummy 1º, Fisico em 2º e Button em 3º. Felipe e Alonso se chocam.
A respeito da declaração do Rubinho mais uma vez acho que este deveria fica quieto. Tem até algum nexo em suas palavras, mas será que era necessário falar? Pombas, deixa o cara curtir o seu momento. Tenho a impressão que ele não termina a temporada do ano que vem. Vai no mesmo caminho do Jacques. Porém certamente seu destino será a Stock Car.
Abs

Fabrício
Fabrício
17 anos atrás

Eu acho que essa história da FIA de 2 pesos 2 medias é antiga e já deu o que falar. Acredito que: Os carros deveriam ser homologados no começo da temporada e não poderíam ser severamente mudados durante o campeonato. Tem equipe que chega a fazer 3 carros numa temporada. Pensem na redução dos custos que a FIA quer. Mudanças só na pré – temporada, com sessões de treinos em pistas onde a F1 não corre. Durante a temporada treinos particulares proibidos, só sexta e sábado de corrida pra treinar. Eu acho que o campeonato assim seria mais interessante.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
17 anos atrás

Gomes,
ridículo vocês estamparem na mancheto do portal IG “…Rubinho
reage com ‘dor de cotovelo'”

Que são vocês afinal? Não é defensor de que o chamem de Rubens. E, pelo que eu sei, a declaração do Barrichello foi mais do que apropriada.

Lamentável….

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Definitivamente um bom papel mesmo do Massa e tambem uma inquestionavel força para a definição dele na F1.
Largar na frente é pista livre pra acelerar, mas é uma grande pressão. Ele vai puxar o trem no inicio e isso não é necessáriamente confortável. Amanhã veremos como ele se dá nessas condições.

O que não tem mais condição na F1 é o Galvão. Definitivamente deu o que tinha que dar. Já tá no ponto de fazer campanha pra substituição.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Amigo, longe de ser inferior ou ter complexo de inferioridade, alias se formos discutir carros e motores e histórias dos nossos grandes esportistas da velocidade, pode averbar-me como um perfeito ignorante. Fato que reconheço, mas para ser superior é necessariamente preciso SER e não ESTAR.
Abraços

jpena
jpena
17 anos atrás

Como é bom ver novamente um brasileiro mostrando talento e com raça . Ser segundo talvez ,tentar ser primeiro ,.SEMPRE. O Schumacher que se dane!!!!!!!!!

naosei
naosei
17 anos atrás

nao torco nem pro alonso nem pro schumi, apenas gosto de boas corridas e seus carros maravilhosos.
agora, pq a fia proibe o mass-damper a 5 corridas do fim, enquanto ninguem nem toca no assunto de estranhas calotas?
na minha opiniao a fia ou manipula resultados, ou nao sabe o que faz, afinal, a r26 foi homologada pela mesma fia que agora proibe.
estranho mundo da f1.
a cada corrida, uma medida.
essas coisas me tiram o tesao de acompanhar o campeonato.
me sinto um troxa!
de torcedor neutro passarei a ser torcedor do espanhol, pois acho que foi injusticado.
schumi, go home!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Puxa vida !!!
E eu que pensei que estavamos discutindo o futuro da humanidade !!!
SINCERAMENTE !!!
Ao Fabio Edo, isto é um blog meu caro, é pra isto que ele serve, trocar opiniões e desta maneira enriquecer o conhecimento, se continuar frequentando, garanto que vai superar este leve complexo de inferioridade.

Dinho Amaral
Dinho Amaral
17 anos atrás

falando nisso ele acabou de trocar as fotos dele no Orkut…aquele motor 4 comandos do KG Porsche devia ser uma encrenca das boas…

Dinho Amaral
Dinho Amaral
17 anos atrás

Ontem fui na Fnac comprei o DVD Grand Prix…e ainda fui dormir com a foto do GT40 do Sidney….

flávio
flávio
17 anos atrás

: oswaldo , vai se catar idiota !! só fala %!$&#!!

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Errata – DOCUMENTÁRIO

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Gosto de Formula 1. Aliás assisto essas corridas, treinos e dosumentários a muito tempo e a coisa de uns 6 meses participo deste blog com todos que gostam dessa bagaça…

Sinceramente…

Tem muita gente neste blog que se acha o super-sabe-muito-mais que todo mundo.

Não deixarei de frequentar este espaço, mesmo porque ninguem iria sentir a menor falta, mas que torra ver adultos discutirem por absolutamente NADA…

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Parabéns para o Massa. Tomara que isso ajude mesmo na definição de seu futuro!

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Recordar é viver: alguém se lembra da largada por contrôle remoto do Barrichello nos EUA em 2003, exatamente quando ele estava à frente do Montoya, ainda com chances de disputar o título com o Dick? Pois é, Barrichello sabe bem como agem os marmeleiros de Maranello e seus comparsas da FIA… Por isso esta história de que a alegria de Felipe Mansell vai durar pouco. F. Mansell, exatamente à frente de Alonso será usado pela equipe para prejudicar a largada de Alonso da mesma forma que RB foi usado pra prejudicar a de Montoya. E é óbvio que a tal calota favorece a aerodinamica ao diminuir a turbulência na roda. Se esta tranqueira é uma evolução, o tal amortecedor também era. Só que o amortecedor equipava a Renault e a calota equipa a Ferrari. Isto é que faz toda diferença do mundo para a FIA.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Sucrilhos, suas palavras soam muito bonitas e éticas.
Vc é politico ???
Se não for é um talento desperdiçado !!!
Contudo deixe-me precisar algo que vc sutilmente deturpou em meu comentario. Eu não dei nomes e muito menos adjetivos aos responsáveis por todas as evoluções que mencionei e note que tive o cuidado de misturar evoluções que foram adotadas definitivamente com outras banidas.
É claro e obvio que, assim como na maioria dos esportes de massa,…´´ quem pode mais chora menos“. Em momento algum escrevi a Ferrari é legal o resto é desonesto. Vc e que acalenta a teoria da conspiração além da ingenua idéia de que algo tão complexo qto a F1 moderna possa ser intimamente compreendido pela maioria da audiencia. Muito bonito, nada realista e profundamente demagógico. Desculpe.

Dinho Amaral
Dinho Amaral
17 anos atrás

o Rubinho tá com medo do Piquet pegar o lugar dele….vai pra casa Rubinho…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Não sei se o Schumacher está mais pesado que o Massa, mas sei que o alemão errou em uma volta que tinha tudo para ser rápida. Massa está de parabéns, embora não ache (apesar do recorde absoluto nesse quesito) o alemão tão genial assim em poles (ele tem outras qualidades bem superiores ao desempenho em treinos). Estou apostando em Schumacher em primeiro, Massa em segundo (tendo que se segurar para não atacar o alemão) e Alonso em terceiro. E não há nenhuma novidade nisso …

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

Ótima pole do Massa. No último instante e perfeita!
Só o babaca do Ruinzinho Pé de Chinelo que falou besteira. Deve ser ciúme de madalena arrependida. Será que ele vai justificar o péssimo desempenho dele hoje devido ao ” execsso ” de botões do carro dele ?

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Luzes pra olhar? Ham, só se vc estiver falando das luzes da traseira do resto do grid, haha!
Agora, caro Carlos, quando se trata da Ferrari se trata de inovação e espírito da F-1, e quando é com as outras equipes é esperteza e anti-esportividade? Pq não desclassificaram a Ferrari como fizeram com as MF1? Pq mass-damper tem efeito aerodinâmico e caloras não? Olha, eu discordo de você. Se a F-1 chegou a um nível em que a torcida fica impossibilitada de emitir opinião, técnica ou esportiva que seja, quer dizer que ela se isolou e não vale mais a pena ser acompanhada. Como esporte de massa ela deve ser transparente e compreensível por todos.

Claudemir
Claudemir
17 anos atrás

Todos vocês são humoristas, kkkkk.
Não tem outra explicação.
É mass dumper, calotas, recados pra pilotos, quem vai estar em equipe A porque na equipe B, ja esta tudo certo que o piloto X vai ficar, mas ele quer o piloto M, porque o piloto K é muito rápido.
Ora, ora, isso é automoblismo, ou sessão da Mãe Diná, ou rinha de galos.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Quanto ao fato de que tais calotas geram ou não efeito aerodinamico e sejam móveis, deverá ser foco de muita atenção por parte dos comissários tecnicos, infinitamente mais competentes do que nos para julgar e declarar a sua ilegalidade.
Parece-me pretencioso demais, ´´do alto de nosso infinito conhecimento tecnico“, manifestar juizo de valores sobre este assunto.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Felipe, vc não entendeu minhas colocações.
Calotas, mass dampers, cobertores, ventiladores, controles de tração, pistões de ceramica, freios de carbono, eletronica embarcada, telemetria, suspensão ativa, pneus slick, minissaias, efeito solo…etc. Tudo criado pelos genios da categoria pra fazer os carros andarem mais !!! O fato é que faz 10 anos que os italianos estão sempre na vanguarda e obviamente são os mais focados pela midia.

Sacx
Sacx
17 anos atrás

recadinho pro Barrichello:
pelo menos o Felipe tem o q comemorar né!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Carlos o argumento que vc usa tem dois lados, se vc acha a ferrari competente por causa das calotas, a renault tb é, ao criar o “mass damper” , a birra da renault com as tais calotas nada mais é do jogo político, pq diante dos argumentos da FIA ao proibir o “mass damper” dizendo que este era uma peça móvel e afetava a aerodinâmica as tais calotas tb se movem e tem algum ganho aerodinamico não há duvidas e ai que o bicho pega, como a Fia vai agir ?
Regras tinham que ser imparciais sem esse jogo político/econômico que ocorre, claro que isto um tanto utópico numa categoria que envolve cifras astrônomicas, mas chegou em um ponto, que pelo menos para mim, a credibilidade da categoria está mais baixa que barriga de cobra.