Notícias dos EUA

SÃO PAULO (semana de Superclassic) – Duas da América de Lá, começando com o Canadá. Choveu de dar inveja a Noé, e cancelaram a corrida da F-Mundial (ou “merdial”, como diz um amigo) depois de seis voltas. Havia 17 carros no grid. Ficou para hoje de manhã, 11h de Brasília. Para ver, creio que só no site da categoria.

Há uma curiosidade especial pela presença de Pizzonia nessa prova. E pela comparação com os tempos da F-1. Vou poupar seu trabalho. Alonso fez a pole neste ano em Montreal em 1min14s942, média de 209,490 km/h. A pole de Bourdais para a prova da ChampCar foi obtida em 1min20s005, média de 196,174 km/h.

Franck Montagny, o pior no grid da F-1 em Montreal, fez sua volta de classificação em 1min19s152 com a Super Aguri, o que lhe daria a pole na F-Mundial.

A outra da América: em Sonoma, no finzinho da prova da IRL, aparentemente Michael Andretti mandou Bryan Herta, da sua equipe, rodar para causar uma amarela e permitir que o filhote Marco, 19 anos, economizasse metanol, dispensando um derradeiro “splash and go”. Digo “aparentemente”, porque não leio pensamentos. Espero que meus colegas da imprensa americana tenham questionado Andrettinho sobre a possibilidade, e se encontrar algo, coloco aqui.

E Herta rodou. E Marco ganhou.

E neguinho fica falando mal da Ferrari e da F-1…

Ah, nem preciso dizer que na transmissão da emissora que tem os direitos da IRL para o Brasil, embora a rodada de Herta tenha sido notada e descrita como proposital, ninguém ousou dizer de Mario Andretti o que teria de ser dito: que é um picareta e que essa categoria é uma piada por permitir essas coisas.

E lá vem chumbo, mas podem mandar.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
gui
gui
14 anos atrás

Gosteii muito !!
estão de parabéns …
aqui tem quase tudo que eu preciso para
meu trabalho de escola

Carlos Heisenberg
Carlos Heisenberg
17 anos atrás

Um erro não justifica outro. Não é porque nos EEUU acontece tanta picaretagem que devemos ignorar o que ocorre na F1.

walter
walter
17 anos atrás

A pergunta do Pedro é boa: quem dos bons pilotos faria ‘jogo’?
Senna? Nem pensar. A ajuda que ele deu pro Berger é uma humilhação tatuada na carreira do austríaco.
Piquet? Talvez, se estivesse realmente fora de qualquer disputa.
Prost? Acho que faria, pensando nas vezes em que precisou / precisaria de ajuda, mas desde que estivesse bem mortinho na disputa.
Lembro que o Lauda foi ajudado pelo REgazzoni na Ferrari. Peterson respeitou o Andretti em 1978 (não deu tempo de ‘receber’ ajuda em 1979).
Capachildos como alguns pilotos de hoje, não lembro de nenhum.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bem, existem times e times. Willians e McLaren, quando disputam sozinhas, sempre deixam os pilotos se engalfinharem.
E em 1988, apesar da menor pontuação do Ayrton, ele já claramente tinha demosntrado sem mais rápido, ninguém cogitaria pedir para ele jogo de equipe tão no começo.
Nunca aconteceu do Senna chegar a 3/4 do campeonato perdendo para o companheiro a ponto de ter que ajudar. Qual seria a atitude dele?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Luiz,

Eu enxergo este fato, mas é que como acompanho essa cachaça desde 1965, já me cansei de ver estas atitudes em todas as categorias e países. Quando escrevi sobre o Michael, não quis dizer que você era o torcedor de todos contra o cara, mesmo porque seus posts de hoje deixam isso bem claro, agora quanto ao Barrichello, embora o ache um piloto dentro da média que sempre existiu na F1, eu, particularmente tenho uma impressão ruim dele, pois é o tipo do sujeito que eu jamais confiaria e/ou contrataria, já que a cada dia tem uma História e uma Estória nova e seu semblante é sempre de sofredor que juntado as suas declarações me fazem ter certa desconfiança dele, mas reconheço que é um piloto dentro da média histórica da F1.
Boa noite amigo e um abraço.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Eu jamais vou querer que o Schumacher “perca, se desintegre ou qualquer outra coisa do genero”, nem sou daqueles que “detesta o cara”, pois sei reconhecer o valor do alemão. Sempre afirmei se tratar de um grande piloto, com inegáveis méritos e talentos. Está longe de ser um dos meus preferidos, mas isso não interessa agora.
Nesse caso, porém, estou com a maioria: a Ferrari exagerou (e ainda exagera) sim na proteção ao piloto número 1, e foi com justiça motivo de muitas vaias e reprovações.
Sei que o Rubinho está longe de ser um top driver, mas o que aconteceu foi uma proteção desmedida e obviamente exagerada ao Schumacher, que nem precisava disso (e aceitou ainda assim). O que me espanta é voce não enxergar esse fato, que é quase senso comum na F1. Mas tudo bem, como voce mesmo reconhece, cada um com sua opinião …

Caique
Caique
17 anos atrás

Luis,

Mais uma coisa, em 1988 a McLarem só perdeu uma corrida, aquela que o Ayrton bateu no Schlesser em Monza, logo ele na quarta corrida estava 18 pontos atrás, mas ainda assim era o vice-líder, logo sua resposta vai de encontro ao que eu escrevi e o Pedro concordou. Ao final do ano ele venceu o Campeonato porque o Regulamento tinha Descartes, pois se fosse como é hoje , o Campeão teria sido o Prost que fez 105 pontos (teve que descartar 18), o Ayrton fez 94 (descartou 4) e o Berger, terceiro colocado fez 41 (nada descartou), logo, este foi o campeonato mais desigual dos 55 já acontecidos na F1 e era óbvio que o Ron Dennis tava morrendo de felicidade de não ter que dar preferencia a nenhum de seus pilotos. No caso do Piquet não , pois o Head quis fazer do Mansell Campeão, mesmo sabendo que o Piquet fora contratado para ser o Primeiro Piloto. Agora lembre-se que depois que o Prost substituiu o Manssel na Ferrari e a Ferrari poderia se tornar forte já que o carro era bom e tinha câmbio automático, o Ron Dennis jogou sua imparcialidade para o Alto e o Berger foi aquele Austríacozinho lutando contra o mundo, mas como ele era o SEGUNDO piloto do Inesquecível Ayrton, aí todos o acham gente fina, legal…não senhor ele era o Rubinho da época, ou você discorda?

Em tempo, no post anterior escrevi Cossa, mas por favor leia coça.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Luis Fernando,

Com respeito, me desculpe, se a Ferrari tivesse como pilotos em 2001,2002 e 2003 Schumacher e Kimi Raikkonem ou Alonso, sua tese seria justificável, daí a querer comparar os dois ultimos com o Barrichello é meio forçado né? Que você queira que o Schumacher perca, se desintegre ou qualquer outra coisa do genero porque detesta o cara tudo bem, cada um com seu cada um, mas achar que o Rubinho foi prejudicado…dá vontade de rir…então tão sa.ca.nean.do o cara na Honda, pois a cossa que ele tá levando do Button é grande (segundo os amigos Burti e Bueno a tática dele é sempre diferente…). Para o Rubinho disputar um campeonato em condiçoes de vencer ao Alonso , o Kimi ou o Schumacher ele precisaria ter duas coisas que nunca teve: Aquilo bem rôxo e um pé direito pelo menos com 2 toneladas a mais, só isso. Por favor não compare o Rubens com estes três que parece torcida organizada num estádio de futebol.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Em 1988 após 4 corridas a colocação indicava PROST com 33 pontos e SENNA com 15 pontos. E quem teve coragem de falar para o Senna fazer jogo de equipe ?
E o argumento de que só havia uma equipe disputando não serve, pois a Ferrari passou por isso em alguns temporadas, e continuou trabalhando só e somente para o Schumacher ….

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Gomes tem razão. No automobilismo tem que ter classe para ser antiesportivo, como na F1 sempre vemos.

Fazer isso descaradamente não pode.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Na minha opinião o título de pilotos é uma vitória para toda a equipe, portanto não vejo problema de toda a equipe ajudar.
Como disse o Caíque, o que faz a competitividade dentro do time é o time ser o únicoa competir.
Em 2002, uivaram a Ferrari por isso, pelo jogo feio, não pela injustiça do jogo de equipe como dizem alguns.

E vamos parar com essa de competência, afinal um atacante que depende do passe do meio de campo não deve lamentar. Alguém tem que ser o zagueiro, alguem tem que fazer o jogo sujo, e os demais, mais habilidosos, que joguem na frente.
Mesma coisa na F1.

Sam
Sam
17 anos atrás

Sendo a corrida num oval…..o título fica com o Sam Hornish.

Sem dúvida ele é o melhor piloto nesse tipo de pista.

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

E o PIZZONIA heim galera? esse cara não toma jeito, 11º com seu companheiro em 6º, quer voltar pra casa mesmo! Ridicula atuação, ou melhor, bem ao seu estilo, estúpidamente ridicula,não aproveta uma chance, só faltou bater no Bordais e tira-lo da liderança, ai seria perfeito. O Bruno Junqueiora parece cada dia mais que depois da porrada de Indianapolis ficoumeio “lé-lé” da cuca, já não é o mesmo, álias, ele depois de tantos vices e levar três ‘chapeus’ do Francês podia começat a se tocar, a coisa ta feia na Champ Car tambem.
E na fuza IRL ao que parece, o Hélio C.Neves pode levar o tiulo, mas com mais três na parada, sei não. Gostaria mesmo é de ver o Vitor Meira vencer, mas parece que ele gosta mesmo é de 3 e 2º lugares, vai ser terceirão assim la na conchinchina fiieeee.

walter
walter
17 anos atrás

Se a F-Mundial é “merdial”, em extinção, pra que comparar com a F1?

Se Andretti faz trambique, isso inocenta a Ferrari? Qual a lógica?

Se a “a emissora que tem os direitos da IRL para o Brasil” chama Band, por que não dar o nome?

Se a picaretagem de uma equipe desqualifica a categoria inteira, qual categoria sobrou?

Ô FG! Bola for a essa, tão fora que não dá nem pra polemizar.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Ingo,

O que você escreveu abaixo para o Pedro, só foi válido porque nessa época citada, só existia uma Equipe para vencer o Campeonato, logo o Dennis e o Patrick Head deixaram os dois se comerem, sendo que em 86 o Head foi burro, pois ao deixar isto acontecer, o Piquet sifu para o Prost, graças ao Pneu estourado do Mansell. O que você colocou como – aquilo é que era uma época de competição – não existe numa equipe ou num campeonato em que existe mais de uma equipe boa para vencer o campeonato e apenas um piloto fora-de-série em cada uma delas, ou você acha que se a corda apertar o Briatore vai deixar o Fisichella vencer o Alonso, lembre-se de Montreal ano passado, onde o Alonso ficou p… da vida porque o Briatore demorou muito a dar a ordem de troca de posições… e ele estava em segundo e o Fisichella em primeiro.O Automobilismo ao qual você se referiu não existe mais a década*S*, mais de 20 anos.

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Pedro, pra quem assistiu a McLaren de Senna e Prost, a Williams de Piquet e Mansell, época em que o piloto tinha que dar conta do recado e não esperar uma ajuda do companheiro, muito pelo contrario, seu companheiro era seu maior rival.
Isso era esporte, isso era competitividade. Nos últimos anos temos visto um cara que recebe ajuda dos boxes e do companheiro e o pior, não reconhece isso. diz que fez tudo sozinho.
Assisitir um cara ganhar sua primeira corrida e dizer no rápido que sentia muito pelo Michael.. que não teve competencia pra fazer se virar sozinho e nem com ajuda dos outros. Isso pra mim não é esporte. É enganação

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Xadrez é esporte, gente, automobilismo também é, um esporte de equipe.
Esporte é competição. O outro único tipo de competição que eu conheço que não é esporte são os jogos de azar, onde o acaso é determinante para o jogo. Se o azar não tem grande influência, é esporte, ponto final.
Futebol é esporte, um jogador deixa de fazer gol para passar para alguém com mais chance de fazer, isso é normal.
Massa não pode levar o título de piloto para sua equipe, mas pode ajudar o seu time a conquistar.
Se acontece do time pedir para eles trocarem de posição, e o Massa se recusa, e com isso a Ferrari perde o título de pilotos, é o mesmo que um jogador fominha não passar a bola e errar o gol, e com isso o time perder o título.
É a mesma coisa, nada muda.

Alcaide
Alcaide
17 anos atrás

Apenas lembrando aos mais desavisados, ou com meros 64 mb de memória: há alguns anos atrás, um certo Andretti chegou a F1 com a fama de grande campeão e de bom piloto. O que vimos no decorrer daquela temporada, a sua demissão sumária da Mclaren por falta de esportividade e tb pq aquela alura já tinha destruido alguns carros, enquanto o outro piloto estava disputando o mundial com um equipamento abaixo do esperando em relação aos concorrentes. E olha que sempre torci pelo Piquet por achá-lo muito mais piloto do que o Senna, mas esta é outra discussão, respeito muito o excelente piloto que ele foi.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Ahhh Gomes, tu não conhece o Marco Andretti…o guri não é picareta não….é bom….não é piloto de oval, é piloto de misto….na infiniti pro series, só disputou as etapas dos mistos, Sonoma, St. Petersburg e Watkins Glen…só não venceu a última, onde terminou em segundo depois de dominar a corrida inteira e cometer um erro de principiante no final, tendo iclusive vencido na estréia…acho que esse “moleque” ainda vai dar o quer falar…..(e bem!)….já foi segundo nas 500 milhas de indianápolis na estréia, coisa para poucos…agora, concordo que essa IRL não é grandes coisas mesmo…

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Tem muitas reservas em relação a Champ Car World Series (parem com esse negócio de “F-Mundial”, é tão ridículo e absurdo quanto os RBR e STR da Globo) atualmente, mas quem tá falando que eles não corream no domingo por causa de uma chuvinha tá enganado ou querendo enganar os outros. Foi um mega-temporal, com verdadeiras piscinas na pista e chuva praticamente horizontal, tamanha força e vento. NENHUMA categoria correria nessas condições. No mais, até que a prova hoje de manhã, com pista úmida, foi bastante interessante e praticamente decidiu o tri do Sea Bass.

Herta
Herta
17 anos atrás

Acho que na Indy jogo de equipe tem menos valor porque muitas equipes tem patrocinios e comandos diferentes….Mas que pode acontecer pode…
O Andretti JR anda bem…faltou alguem falar,,,

Stallin
Stallin
17 anos atrás

Concordo com o que disse o outro Gomes….
Pneus são uma das coisas mais evoluidas da F1…
Lembrando que a Penske faz amortecedores para algumas equipes de F1….

GOMES(não o do site)
GOMES(não o do site)
17 anos atrás

Eu acho que a grande diferença entre a F1 e a Indy é que na Indy vc liga pro fabricante,compra chassi ,motor,pnes etc e vai correr.
Quase um kit car, parece que a F1 vai querer fazer isso em 2008.
Segunda questão gostaria de ver os Indy com pneus tão elaborados como os da F1 pra ver quanto viram…
Deve andar igual aos Red Bull

Donizetti
Donizetti
17 anos atrás

Tenho uma teoria:
Existiu um acordo entre Tony george e Ecclestonne de acabar com a Cart.
Numa época pegaram Villneuve (no auge da CART) e o cara quase ganhou sua 1a corrida na F1(lembrando que foi pole).Isso pegou mal pra pilotada da F1(dammon hill).
Depois tivemos uma sequencia de acontecimentos como o nascimento da IRL , o Zanardi que era estrela e virou piloto de quinta …curioso só andou bem na Itália…. e pq parece que os caras da Wiiliams o tratam com uma certa culpa?
Muitos outros fatores, como a F1 disputar no solo de indianápolis…etc ..etc…Hj o fato é que os planos de Tony G não tiveressam sucesso em tomar o negócio do vizinho….vide a briga das ações..etc…Porem o esporte do dia que começou a envolver dinheiro virou fake… ~que tal a hegemonia do shummi e da bridgestone?Não teria a Ferrari uma predilição? E os juizes comprados de outrois esportes… me parece que tudo é fake…

Rafael "ZakSpeed"
Rafael "ZakSpeed"
17 anos atrás

Acho que a ChampCar tá uma porcaria mesmo. Mas eu não sou de ficar defendendo categoria. Eu curto automobilismo e assisto tudo que posso. Até Stock Jr. se começar a passar na TV eu assisto.

Ficar resmungando e discutindo quem é melhor? E falar mal do automobilism americano? Pelo menos lá eles tem autódromos decentes (até naquelas cidades do interior), tem campeonatos regionais (inclusive na terra).

E o principal, sabem promover essas categorias, e ganhar dinheiro com isso.

fred
fred
17 anos atrás

Concordo com o Caíque. E acrescento: pra que que tem primeiro piloto e segundo piloto? O cara que assina como segundo piloto sabe das regras do jogo, e tem a opção de não assinar. Como disse um produtor de cinema a respeito das críticas à ingerência dos produtores:” Ei, pessoal, o troço chama-se show business, não show show.” No ciclismo tem isto desde sempre, na maratona idem. Automobilismo é tão esporte quanto xadrex. Abraços, Fred.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
17 anos atrás

Bianchini, concordo em genero numero e grau com suas palavras. Disse tudo !!!

Sam
Sam
17 anos atrás

RESULTADO MONTREAL – 13:00

1ºS. Bourdais
2ºP. Tracy
3ºN. Philippe
11º Pizzonia – seu companheiro Pastorelli ficou em 6º.

A. Allmendinger – liderava mas seu carro quebrou logo no início da prova.

Tempo fechado, pista úmida.

3=6
3=6
17 anos atrás

caro caique :

agora voce foi mais claro .
porem , atletas, tambem usam equipamentos .
embora nao concorde com tudo , respeito sua opinião .

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Grande Bianchini
Valeu mesmo. Gostei.
Falou e disse com autoridade de conhecedor da matéria.

Vou complementar com a minha opinião pessoal.
Jogo de equipe sempre existiu e sempre existirá em qualquer categoria de automobilismo em equipe.
No caso especifico da Ferrari eu penso que de fato houve um periodo em que eles exageraram nos parametros disso e o alemão chegou até a tirar o pé pro Rubens passar, o qual freou em seguida.
Mas o erro maior foi do Rubens que não trabalhou bem a imagem dele e ficou tempo demais na Ferrari.
Caso oposto do Massa que se tiver vaga em outra equipe, tem como pleitear.

Por falar em jogo de equipe, vale lembrar aquela corrida em que o Senna ´deu´ passagem pro Berger.
Deu coisa nenhuma. O Senna nao dava passagem pra ninguem. A equipe mandou ele fazer isso e como ele tinha que se comprometer com o equipe, o fez. E o Berger durante o campeonato foi fator favoravel para o Senna.

O Piquet sempre foi amigão do Moreno. Quando o Nanini saiu ele forçou a barra para entrar o Moreno e conseguiu.
É óbvio que ele queria alguem com quem ele pudesse acertar um briefing de corridas e tirar algum partido disso. E não há nenhuma sacanagem nisso. Eram amigos correndo juntos e um deles usando uma oportunidade e dando algo em troca.

João Valim
João Valim
17 anos atrás

Concordo com aqueles que ressaltam a existência eterna de jogo de equipe (em seus mais variados tipos) no automobilismo. Salvo engano, J.M Fangio já ganhou corrida com o carro de seu companheiro de equipe, assumido no meio da corrida, após enfrentar problemas técnicos em seu próprio veículo. Quer jogo de equipe mais descarado do que este?? Agora, quem vai criticar o Fangio?!?!

Agora, esportivamente falando, o que queremos é realmente que o melhor vença, sem ajuda, sem nada. Isso é natural. Mas, convenhamos, é raro acontecer. Só mesmo em categorias amadoras ou com pouco potencial financeiro.

De fato, por mais que isso soe como uma teoria da conspiração, a competitividade do esporte em geral está mais vinculada ao dinheiro e aos interesses comerciais.

Como exemplo, cito os critérios para escolha de pilotos e afins. A McLaren encontra dificuldade em manter o P. de la Rosa como piloto titular, mesmo com suas boas atuações, unicamente pelo fato de já ter assinado com um piloto espanhol para o ano que vem… ou seja, os interesses econômicos superam os esportivos. E sempre o farão, infelizmente.

Agora, partir disso para críticas diretas às corridas americanas eu acho um leve exagero. Por problemas de esportividade, pelo menos, isso é injusto. Ademais, em termos de emoção, temos nas corridas americanas um oásis perto da média das corridas da F1… infelizmente.

Assim, concordo com as críticas a respeito de segurança e demência dos ovais e etc… mas quanto à esportividade, acho que essas corridas são muito boas!

Abraço!

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

E o alemão picareta SE FERROU!!! HAHAHA!!!

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Piki,
É isso que acho, pois no automobilismo este fato é comum. Podemos no máximo ficarmos tristes, mas não para chamar quem faz isto de safado, malandro, etc. Isto é permitido e pronto.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Quanto à prova da Champ Cars, pelo que ví na TV caía uma chuva como a do GP de F-1 de 1981. Que me lembro, o único que conseguia andar decentemente nessa água toda foi o cidadão que dá nome ao autódromo da Ilha de Notre Dame. Pelo jeito o caboclo Gilles não baixou na turma…

Piki
Piki
17 anos atrás

Caíque,

como vc mesmo diz. Se a Ferrari faz o que todos fazem, não há motivo p/ criticar os Andrettis. Concorda???
Apenas isso. Se vai criticar um, que se critique tb o outro.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Per Bacco, essas discussões sobre jogo de equipe estão ficando mais chatas que lâmina de barbear!!! Desde os tempos de Ferenc Szisz, que venceu com Renault o Grand Prix da França de 1906, que existe jogo de equipe. No Brasil, país acostumado a um bárbaro esporte bretão, é que se acha que toda disputa automobilística deve obrigatóriamente ser “limpa”. O brasileiro quer inventar o “automobilismo arte”, já que em termos de futebol arte estamos devendo faz muito tempo. Essa ingenuidade futebolística aplicada ao automobilismo é o que propicia o surgimento de tantas viúvas, tantas reclamações de “favorecimentos”, tanta baboseira dessa. Parece-me óbvio o motivo do ciclismo ser tão olvidado nesse país: imagine que o brasileiro, um rebelde e/ou inconformista por sua própria natureza (embora em frente à urna continue o mesmo cordeirinho de sempre), iria aceitar uma equipe inteira trabalhando para favorecer um único atleta?!?! É óbvio que JAMAIS teremos uma equipe nacional participando, por exemplo, de um Giro D’Italia (nem cito o Tour de France). Brasileiros já acompanharam o histórico de provas como as 24 Horas de Le Mans? Já viram como funciona jogo de equipe em provas de WTCC e DTM? Já viram como funcionam as coisas em equipes como a Honda-HRC no motociclismo? O brasileiro ainda tem muito o que aprender sobre como funciona o mundo esportivo extra futebol para poder compreender as mais básicas verdades da humanidade. Desculpem o mau humor, mas está ficando REALMENTE muito chato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fernando
Fernando
17 anos atrás

FG, Esta aí um bom exemplo para vc refletir. Se o cara fez isso para ajudar o filho, qual problema?? É o filho dele!! Mimado, mas é o filho do sujeito. E pode até ser que o garoto seja bom de braço.Que iria ganhar uma dia. Mas vai ficar para sempre que ganhou pq o papai ajudou. É exatamente o mesmo que ocorreu com o Schumacão. O cara pilota como poucos, mas para ganhar ele faz qualquer coisa. E ele não precisa, pois dentro de um monoposto hoje não tem igual. Então o cara é superado pelo companheiro na luta pela pole e fica magoadinho. O sujeiro tem sei lá quantas poles e vitórias. Puro egoismo barato. Por conta disso se desconcentrou e deu no que deu. Deve estar hoje p… da vida , pq sabe que não foram os outros que ganharam, foi ele e somente ele que deixou de ganhar.
Abraço

Milton de Mello Bona
Milton de Mello Bona
17 anos atrás

Aliás não é a primeira vez que a “famiglia’ Andretti faz isso. Eu lembro muito bem de uma corrida que o Mário Andretti parou o carro na entrada dos boxes para provocar uma bandeira amarela e ajudar o filho Michel que estava na pista.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Romeu

Ahahaha, interromper corrida pelo mau cheiro foi ótimo!!

Sam
Sam
17 anos atrás

Em 2007, quem sabe a Champ Car fique um pouco melhor com a chegada dos novos chassis Panoz-built DP01, que aliás, está sendo testado pelo Roberto Moreno.

Não creio na união das categorias.
Uma será totalmente pista mista, a outra oval, talvez com pequenas exeções, como já existem.

Mas oq. eu vejo nitidamente hoje, é que os carros da Champ Car são inadequados para pistas mistas, são muito pesados, grandes – embora eu ache-os bonitos – e pouco ágeis, pois na busca por identidade para se diferenciar da IRL largou os ovais, mas esqueceu de trocar de carro.

Ver os carros da IRL em misto, dá pena e sono. Carros lentos, pilotos medíocres.

Torço para que a Champ Car melhore para o ano que vêm, pois eu acho que a F1 tem muito a ganhar com isso, e os fãs de corridas tb.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Achei a corrida de Sonoma muito boa.
A de montreal nem deveria ter começado, pois realmente estava um dilúvio. Depois assisti MASH, quando o canal FX resolveu desistir da transmissão.
Quanto a maravilhosa corrida de F1, as ultrapassagens só ocorreram após a intervenção do pace car, algo tipicamente norte americano. Aliás, nem era necessário isso.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Primeiro: As corridas americanas, não são nem automobilismo, nem competição.
São apenas um show, com a mesma confiabilidade das pegadinhas do Sergio Mallandro.

Segundo: Os politicamente corretos de plantão, vociferam contra a Ferrari, e taxam o Schumacher de “Dick Vigarista” enquanto se divertem com a “famiglia Andretti” atuando naqueles “picadeiros” americanos, onde os “artistas” só sabem virar o volante para um lado, pista molhada suspende o “show” e o safety car entra na pista por causa do mau cheiro produzido por piloto com dor de barriga…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Piki,

Aqui ninguém é cego.
O que a Ferrari fez, faz e fará é a coisa mais velha no Automobilismo. Todas as equipes famosas dentro do Automobilismo (nacional inclusive) já fizeram, fazem ou farão e ISTO é que não deve surpreender a ninguém em caso contrário deve-se mudar de Modalidade.

Rogério Silvério
Rogério Silvério
17 anos atrás

Concordo com você Flávio, mas é que as picaretagens da Ferrari eram vexatórias e escandalosas, na lata de quem estava assistindo, eles nem tentavam dar uma “disfarçada” para fazer a palhaçada.
Nos EUA com certeza houve essa “ordem” do Michael para o Herta, mas como são corridas em ovais e parará pirirí, então dá para se “convecer melhor” na hora que o piloto desce do carro como por exemplo: “Peguei sugeira na pista e perdi o controle do carro” e coisas parecidas.
Mas com certeza houve essa ordem e isso acaba fazendo parte é preciso saber fazer de modo discreto.

Grande abraço e ótimo dia!!!

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Revelador,

Rodar em automobilismo é normal…falo das rodadas do tipo que aconteceram ontem, como a do Liuzzi.
Rodar por ordem do Box …também(Herta). Parar e não ganhar corridas também (Barrica), Não disputar porque o Chefe mandou também (Villeneuve em Jerez, 1997, obedecendo ao Frank que tinha feito um acordo com Ron Dennis e o Hakkinem venceu). Nada fora do normal em Automobilismo…não estou REVELANDO nada que TODOS não saibam.

3=6,

è isso mesmo: Pra mim o Automobilismo, o Motociclismo, o Turfe, Hipísmo são simplesmente Competições e se os praticantes forem atletas, poderão ter um desempénho melhor (Ex: Montoya, o Gordito), pois numa pista de atletismo o atleta só depende dele, No levantamento de peso, idem. Nas modalidades de competição que citei, o cara pode ser ótimo, mas o Cavalo não pula, não corre, a moto/carro quebra o motor, o Pneu fura e não adianta nada. Somente por isso que não acho esporte, pois pra mim sempre deve-se levar em conta que num esporte, o fundamental é que o vencedor da Competição só dependa dele ou se for um esporte coletivo, que dependa do time. Caso você não concorde, poderemos então promover a Esporte o Poker, Bridge, Truco, Damas, etc.

Isto é apenas a minha opinião se alguém mão concorda, tudo bem.

Piki
Piki
17 anos atrás

Não é pq esses canalhas fizeram que a Ferrari pode fazer.
Sei que aqui está cheio de cegos pela Ferrari mas, nada justifica o que eles fazem.
A atitude do Andretti é igual a da Ferrari.

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Corrida boa sempre foi e sempre vai ser corrida que tem ultrapassagem. A F1, salvando pouquíssimas ocasiões, já deixou de ser boa há muito tempo. Já não acompanho mais a F-Mundial, não pq o nome é ridículo, mas pq não sei nem mais se passa no Brasil. Pode ter um monte de exilados de outras categorias, mas tem muita ultrapassagem. Isso faz uma corrida ser boa. E ainda tem o gordinho Tracy que encarnou o Salazar de 82 e tomou uns sopapos em duas corridas (deve ser um recorde).
A IRL eu estou acompanhado. Tem muita ultrapassagem. Em oval, sempre tem né? Eu achava tudo um saco até prestar atenção em como o automobilismo americano conseguiu se diferenciar do europeu criando suas estratégias baseadas em bandeiras amarelas e outras regras que não existem na F1 e afins. De um dia para o outro ficou divertido.
Claro que essa corrida de Sonoma foi um saco. Não tinha ultrapassagem nenhuma. Pra piorar botaram um V8 com consumo de carro 1000 e ainda deram 2 escudeiros (sim, 2. O Tony tem contrato pra mais dois anos e se tivesse gasolina ia passar por cima do Andretinho) para o Andretinho ganhar a corrida. A rodada proposital do Herta, que pra ficar mais óbivia só faltou a TV transmitir a ordem do box, foi ridícula. Talvez a única coisa que o Andretti tenha aprendido na sua rápida passagem pela F1 foram as pobres ordens de equipe. Triste fim de carreira de um cara que andava muito bem em misto e que ficou bobo ao tomar um passão do Zanardi pela terra em Laguna Seca. Como quer garantir um empreguinho na ALMS no ano que vem, babou o ovo do chefe. O Tony, que tinha a mesma estratégia do fedelho Andretti, ficou sem gás faltando 1 volta. Perdeu a 3ª colocação e a chance de ficar na frente do Vitor na frente do campeonato. E o Vitor, na equipe merreca Panther (que esse ano quase não existiu, quase não correu por falta de patrocínio e quase não tinha mecânico e engenheiro) ganhou mais um pódio. Pódio nada, pq na IRL não tem pódio (isso sim é ridículo!), tem “winner circle”. Argh. Só o vencedor é que tira a foto.

3=6
3=6
17 anos atrás

caique :

nao entendi bem ¨automobilismo ,motociclismo, golfe ,hipismo e turfe nao sao esportes e sim competiçao em que o praticante sendo atleta tera melhor desempenho ¨ .
é isso mesmo ?

edu
edu
17 anos atrás

Picareta? espero que vc seja digno e argumente o pq.

revelador
revelador
17 anos atrás

Rodar de propósito é normal????????? Aonde filhote, ta doido????