PRF-3

SÃO PAULO (fria é a noite, quente é a pizza) – Quando eu era pequeno, TV era assim: vai passar hoje no 13. Ou no 5. Ou no 4. Não tínhamos muita opção: eram 2 (Cultura), 4 (Tupi), 5 (Globo), 7 (Record), 9 (Excelsior), 11 (Gazeta) e 13 (Bandeirantes).

Quando eu era pequeno e me mudei para o Rio, meu maior problema foi entender por que lá a Globo era 4, e não a Tupi, e por que a Tupi era 6, e em São Paulo 6 não era nada. Era tudo diferente. Os canais do Rio não eram os canais de São Paulo. Como é que um país poderia dar certo desse jeito?

Não entendia muitas coisas, e algumas não entendo até hoje. Os prefixos das TVs e rádios, por exemplo. O hábito já não existe mais, mas antigamente as TVs abriam ou fechavam suas programações dando o prefixo. A Tupi era PRF-3. Um mistério, assim como misteriosos são os prefixos dos aviões.

Mas é melhor que certos mistérios persistam.

Hoje trabalho na TV. E já contei que costumo ver fantasmas e lidar muito bem com eles. Como numa curva inclinada abandonada em Monza, ou numa arquibancada esquecida em Avus, ou nas ruínas de uma fábrica de onde saiu um carro meu.

Nunca pensei em trabalhar na TV, mas já que estou, nenhum lugar poderia ser melhor. A ESPN Brasil fica, assim como a MTV, nas antigas instalações da TV Tupi. Os estúdios e auditórios estão lá. Modernizados, novinhos em folha, ativos, cheios de plasma, digitais, o escambau.

Mas o DNA está ali. Os fantasmas. Ali nasceu a TV brasileira (é uma licença poética, porque a primeira transmissão, em 18 de setembro de 1950, foi feita em outro lugar). Ali funcionava a TV Tupi, naquele prédio, naquelas paredes, naquelas portas, naquele chão.

Na rua onde estaciono meu carro Silvio Santos, Chacrinha, Chico Anísio e Eva Vilma também paravam. Pisavam a mesma calçada, faziam o mesmo trajeto, entravam pela mesma porta. Isso tem algum significado. Daquele mesmo teto saíam ondas invisíveis que levavam a um Brasil desconhecido o “Almoço com as Estrelas” e “Beto Rockfeller”. Meu pai chegou a fazer uma ponta em algum teleteatro da Tupi, num auditório cujo palco eu, 50 anos depois, já devo ter pisado.

Isso tem algum significado. Muita coisa que não significa nada para ninguém significa muito para mim.

A TV Tupi morreu em 18 de julho de 1980. Neste pequeno trecho de um documentário da Cultura há uma imagen que, suponho, seja do momento mesmo em que um engenheiro do Dentel retirou o cristal do transmissor e tirou a emissora do ar. Foi no décimo andar do prédio que eu vejo todo dia.

A Tupi tinha vida, como vida têm as emissoras de TV, com seus artistas, técnicos, diretores, jornalistas. No fim do dia, eles todos desfilavam pela tela num clipe de encerramento da programação. Esse aí é de 1977. Era como um recado: vão dormir, amanhã começamos tudo de novo. E surgiam as barras coloridas, um apito agudo, e era hora de dormir. Eu já tinha ido fazia tempo, estudava de manhã, mas quantas e quantas noites tanta gente encerrou seu dia olhando aquelas barras coloridas, pensando na vida, no dia seguinte?

Como a Tupi fechou faz 26 anos, muita gente nem sabe o que ela levava ao ar. Mas tinha tudo. Esporte, show, Ofélia ensinando a cozinhar, e na programação noturna, novelas e telejornais. Como hoje.

É bela a história da TV Tupi, mas ela foi esquecida. O 4 virou TVS, depois Silvio Santos levou tudo para a Vila Guilherme, renomeou como SBT. A Abril ocupou o prédio mas nunca vingou como emissora, acabou alojando ali a MTV. Outros canais sumiram, o 9 da Excelsior virou Manchete em SP, depois essa coisa horrorosa chamada RedeTV! (isso lá é nome de emissora?), sumiram como sumiram a Pan Air, a Cruzeiro, a Transbrasil, a Vasp, a Vemag, a Willys, a Simca, a Mesbla, o Mappin, a G. Aronson, as Casas da Banha, o Peg-Pag, as balas Sonksen e mais um monte de coisas.

Me apego a coisas e tempos. Por isso volto a eles. Seja de propósito, comprando um carro velho, seja por acaso, ao trabalhar no prédio da Tupi.

É preciso voltar para entender, e mesmo assim a gente não entende nada.

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROSANE MAGNANI
ROSANE MAGNANI
10 anos atrás

ACABEI ENCONTRANDO ESSE BLOG AO PESQUISAR SOBRE CHOCOLATE SÖNKESEN. QUANDO CRIANÇA HAVIA UMA LOJA EMBAIXO DO MEU PRÉDIO QUE FAZIA A ALEGRIA DAS CRIANÇAS…O ANO INTEIRO SENTÍAMOS O PERFUME DAS BALAS E CHOCOLATES SÖNKESEN. LEMBRO DAS LATINHAS DE BALAS…ADORAVA AS DE HORTELÂ. O PRÉDIO TINHA DOIS BLOCOS E ENTRE ELES HAVIA UMA ÁREA E UM MURO QUE CERCAVA OS FUNDOS DA LOJA SÖNKESEN. A BRINCADEIRA PREFERIDA DE MEUS IRMÃOS , PRIMOS E DEMAIS CRIANÇAS DO PRÉDIO ERA PULAR PARA TENTARMOS ENCONTRAR UM TESOURO EM MEIO ÀQUELAS CAIXAS EMPILHADAS…ÀS VEZES, ENCONTRÁVAMOS E COMÍAMOS COMO RATINHOS, OS CHOCOLATES DESPREZADOS PELO CONTROLE DE QUALIDADE.
MAS, NESTE BLOG, ACABEI RELEMBRANDO TANTOS OUTROS FILMES DA MINHA INFÂNCIA…A TV TUPI. LEMBRO DO PROGRAMA DO CAREQUINHA QUE FAZIA CORRIDA DE CÁGADO…MEU PAI NOS DEU UM…UMA FÊMEA, A CATARINA. NÓS TREINÁVAMOS A BICHINHA, DIARIAMENTE…SUBINDO EM CIMA DO SEU CASCO E AO SAÍRMOS ELA “DESPARAVA”….TINHA O PROGRAMA DO “COELHINHO DA LÁCTEA”…LEMBRO DA MÚSICA”: EU SOU O COLHINHO DA LÁCTEA E UMA HISTÓRIA, AGORA EU VOU CONTAR. CANTAR MINHAS CANÇÕES TIN TIN… QUANDO DEBUTEI, PELO ÁMERICA FUTEBOL CLUBE, AS DEBUTANTES FORAM AO PROGRAMA DO CHACRINHA ( NA TUPI) A ROSEMARY CANTOU NESTE DIA…
MINHA ESCOLA (PÚBLICA TIRADENTES) FICAVA EM FRENTE A CBS E ERA NORMAL ENCONTRARMOS ROBERTO CARLOS, ERASMO, WANDERLÉIA, JERRY ADRIANI, ETC…
QUANDO HAVIA ALGUMA FESTIVIDADE EM NOSSA ESCOLA, ALGUNS CANTORES PARTICIPAVAM. TENHO RETRATO(BINÓCULO) COM JERRY ADRIANI…
BEM, DEPOIS DE TANTAS EMOÇÕES …SÓ POSSO AGRADECER AO SEU BLOG POR ESSAS INCRÍVEIS RECORDAÇÕES!!!

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Desculpem…me empolguei……………..abraço a todos

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Eu era fanatico num seriado chamado Stingray…………quando eles fugiam e vinha um peixe enorme atars deles…eu entrava em panico………pois o peixe era explosivo…ai todos predios entravam no solo..a cidade se recolhia toda………..e a musica tema eu achava o maximo………………onde será que passa isso?teria em DVD?ah tinha joe 90 e thunderbirds do espaço………

Roberto
Roberto
13 anos atrás

alguem lembra que o ovomaltine dava miniaturas do robot b9 de perdidos no espaço????????vinha vale brinde dentro da lata….

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Assisti a gravação de mulheres de areia da tupi em itanhaem……………………..era uma bagunça
mas fascinante…………………………

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Eu tambme não perdia a sessão PIM PAM PUM…E A SESSÃO ZAS TRÁS……………..GEORGE DA SELVA-
TORO E PANCHO—–TOM SLICK——SUPER FRANGO……………PICA PAUY…OS JETSONS…OS FLINTSTONES………

Roberto
Roberto
13 anos atrás

N a época eu morava com minha familia no bairro do sumaré em SP e usabva a famoza colonia Vitess………..rsrsrs hoje acho um horror

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Ao Antonio Ghiuszzi, a manteiga em lata aviação ainda é vendida em hipermercados . Pode procurar, ela noa fica na geladeira…então procure perto onde tem os leites. abraço.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Poxa, que legal seu coemntário. Me fez voltar no tempo, de tantas lembranças de tanta coisa boa. Lembro de nossa primeira Tv, um valvulão invictus, que só dava porblemas, tinhamos uma caixa cheia de valvulas em casa…..mas era divertido.eu ia no pulmann junior aapresentado por cidinha campos……teve um concurso da kolynos que eels dava um filhote de collie da lassie…eu ganhei o filhotinho………fui aos fstivais da record…vi o violão voar. de serio ricardo…..assisti famila trapo no tetro record…jovem guarda aos domingos………..nao perdia o show do dia 7…………seriados da excelsior………….e da tupi………….ia sempre na apdaria real pra ver artistas nme que fosse bem de longe..mas apenas para ve-los de perto ao vivo….ainda bem que temostanta coisa pra lembrar pois os jovens de hije em dia são bombardeados de informações e não registram nenhuma.tudo passa em minutos…eles nao tem lembranças nem o que recordar…apenas o agora e pronto…amanhá terá outra coisa que te obrigará esquecer a de hoje…………..Parabens a voce ……..grande abraço..

Marco Antonio
Marco Antonio
14 anos atrás

Parabéns pelo texto, infelizmente, ao meu ver é claro, a memória somente te intriga quando se atinge uma certa idade. Será que alguém lembra do programa “sendas do saber”, exibido na tv tupi-RJ, no ano 1976, uma disputa entre escolas, e exibido aos sábados.. Amigos eu tive o prazer de participar desse programa no ano 1976, duas vezes. Obrigado e forte abraço a todos

Nancy Vivian
Nancy Vivian
15 anos atrás

Caramba vcs me salvaram de ser tachada de maluca por lembrar de uma manteiga VIADUCTO! todos colegas de trabalho pularam: que estória é essa de querer pãozinho com manteiga VIADUCTO? É AVIAÇÃO!
Contudo a mémoria , teimosa, cismava. Que tem , tem. Então, dei o “google”, e lá estava….
E depois, lendo os outros comentários, foi bom demais.
É, de algum modo ,impressionante se passear em nossa própria história

Antonio Ghizzi Rodrigues
Reply to  Nancy Vivian
13 anos atrás

Há uma semana atrás, acordei pensando: hummm… um paõzinho francês, bem quentinho com manteiga Viaducto iria ser muito bom… não iria sobrar pra ninguém, mas, daí pensei onde eu poderia encontrá-la?… será que não existe mais? Na minha infância, me lembro muito bem…. lata amarela era a Viaducto, lata alaranjada Aviação! As duas eram fantásticas… não havia nada parecido, eram as duas e acabou, não havia nada que se comparasse! Depois nunca mais ví a Viaducto! Que eu me lembre a Viaducto era de São Sebastião do Paraiso MG e a Aviação, da cidade de Bebedouro – SP. Se alguém souber onde vende, por favor… me avisem!
Abração a todos!

Fábio
Fábio
Reply to  Antonio Ghizzi Rodrigues
12 anos atrás

É o contrário, Antônio! A Manteiga Aviação (que existe até hoje) é fabricada em São Sebastião do Paraíso (MG). A Manteiga Viaducto (que nunca mais encontrei em lugar nenhum) é que era fabricada em Bebedouro (SP).

Gil Roberto Tichauer
Gil Roberto Tichauer
16 anos atrás

Tenho 55 anos, e o privilégio de ter assistido à TV Tupi quando ainda era o canal 3 (três), que depois mudou para 4. Também assistia ao canal 5 antes de ser vendido à Rede Bobo, quando ainda pertencia à OVC (Organizações Victor Costa). A TV Cultura ainda não existia, tínhamos:

Canal 3 – Tupi
Canal 5 – OVC
Canal 7 – Record
Canal 9 – Excelsior

Só!

Abraços

Gil

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Me lembrei de mais um apresentador, Carlos Henrique, garoto-propaganda da Sendas,irmão do ator Henrique Martins.
Durante um bom tempo, Carlos Henrique apresentou o programa Sabatina Maizena que, se não me falha a memória, depois, devido a mudança de patrocinador, passou a se chamar Sendas do saber.

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Agora as lembranças ficam rodopiando na mente e não querem parar. O Moraes Sarmento dizendo na Rádio Bandeirantes, ao meio-dia: “Meio pão está ganho, meio pão está por conquistar”. Os primeiros programas da TV Cultura, a novelinha “O Feijão e o Sonho” e uma série chamada “Perfis de Coragem”. O homem chegando à Lua, a canção do Gil: “Poetas, seresteiros, namorados, correi…” Meu primeiro livro, “Reinações de Narizinho”. O “Dente de Leite “(bom de bola, bom na escola!). O Andronico de Melo, lá na Vila Sônia – era colega à distância do Muricy,hoje técnico e de um cara que era muito melhor de bola que ele do qual nunca mais tive notícias, o Vitor Hugo. Putz, pessoal, desculpem aí, mas agora já abriu a torneira da saudade. Flávio, tira esse post do ar não! Não tira a Tupi do ar de novo!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Lago : eu tb morei na Tavares Bastos..putz..não lembro o n º +/- 800 por ai…LÁ POR 1960 ou menos..sei lá…Tinha a turma da Paramount na av. Pompéia e a gente se divertia descendo a avenida desde a igreja até o largo, ALTERNANDO as ilhas…uma na mão outra na contramão, e o calçamento era de paralelepípedo…vixe..qta confusão….vai fazer isso hj….hahahahahahahha…é do seu tempo?

Maufice
Maufice
17 anos atrás

E o perfume Lancaster? Esquceram?

Apesar de estar morando em Florianópolis há 16 anos, não esqueço São Paulo. Afinal foi onde passei a 2ª parte da minha infância, alí pelos lado de Santa Cecília, Higienópolis, Pacaembú. Muito, mas muito boas recordações.

A 1ª parte não foi no Brasil. Foi onde nasci e não guardo nenhuma lembrança. Cairo-Egito. Os do Oriente mais ou menos (médio) são uns fanáticos radicais.

LAGO
LAGO
17 anos atrás

fg, passei a infância por ali, na rua tavares bastos, agumas quadras abaixo. experimentei cinzano com undenberg na padaria acima, de quem vem da dr. arnaldo. kimi foi ficha nos primeiros porres… hé! hé! bons tempos!!!

Charles Henrique Sch
Charles Henrique Sch
17 anos atrás

Gomes, a G. Aronson ainda funciona… Não como o “império” que era, mas tem uma lojinha lá na Brigadeiro Luis Antônio, quase em frente ao Extra…

André E.
André E.
17 anos atrás

Tocante a mensagem.
Acho que por pensar da mesma forma, por me apegar a lugares e tempos, épocas, é que me emocionei.
Texto com o timbre Flávio Gomes.
Parabéns.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Dançar no Banana Power ? na Papagaios? Ta Matete (pra impressioanar a mina )? cartão de sócio do Hippo ? Fui uma vez na Regine’s e achei uma droga .

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Teatro Aquarius no bixiga, Jesus Cristo Super Star, quem viu ? E quem foi no Salao da Crianca no Ibirapuera ? No Salao do Automovel no Ibirapuera ?

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Vestibular era CESCEM , CESCEA ou MAPOFEI . Cursinho era no Etapa, Anglo, Objetivo, ou MED. Lanche era no Concorde, na PAulista, perto da Pamplona onde hoje tem uma agencia do Itaú. A decoraçào parecia um aeroporto. E Hambuguer da sexta era no Well’s da Brigadeiro ou da pça Panamericana, que era de terra até 1.0971. Picanha era no Senzala, e churrasco do domingo no Taquaral do Borba Gato(bem lembrado). Sábado no Chico e domingo no Frevo da Oscar Freire. Tinha também um programa de um psicologo que lia mensagens entre os carros da Augusta (mandei uma mensagem uma vez que convidava as “minas”para um curso de lingua pelo método Braile comaprado. E teve gente que topou !!!) E o radio PX, alguém teve? E o bar onde o pessoal se encontrava, o “bigode a baton”, alguém lembra? a estaçào de Px da pan , a 2511, você conversaram muito com eles?

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Esse post e os comentários podem virar mini-série, ô Flávio. Banana Split era muuuuuito bom. E quem é que poderia decidir mesmo entre a Brenno Rossi e a Bruno Blois? Estava querendo me lembrar agora dos cinemas de rua, os do centro de Sampa e os de bairro também. Cine Universo, alguém se lembra desse? Lá em São Caetano tinha o Real, o Átila, o Max, o Primax., o Aquarius… E o vento levou…

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Atacarei novamente: Gôtas de Pinho Alabarda, vestibular do Mapofei, Caloi barra circular, carroceria bolha prá autorama, pqp, essa foi demais!
Autorama em oito, curva inclinada, correndo com carreteira do Camilo Christopharo, feita à mão! Almoço no Taquaral do Borba Gato! Comprar chocolate na bomboniere da Sears do Paraíso e discos na Brenno Rossi ou na Hi-Fi! Cheese_Salada do Chico Hamburguer, mas do antigo, quando era rede! Pizza no Paulino! Comprar pão doce do portugues de lambreta, com aquele caixotão na garupa! Essa foi do fundo do Baú… Roupas na Exposição Cliper, gravatas da Garbo, sorvetes Gelato de preferencia o Bombolino!!! Comprar passe de onibus na Galeria Prestes Maia! Atlas do MEC! Enciclopédia Conhecer, livros de História do Borges Hermida!! Discotecas Banana Power ou Aquárius! Show do Capitão 7, patrocinado pelo Biotonico Fontoura!! é demais! O Erasmo Carlos morava na minha rua, e tinha um Karman Ghia Vermelho !!!!

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Bravo Commendatore!
Paixões mil, amores solitarios nos banheiros adolescentes, esquadrilha da fumaça…
Sobrevivemos e estamos aqui contado histórias…

A. C. Capov
A. C. Capov
17 anos atrás

Meu limão, meu limoeiro

Meu pé de Jacarandá

Uma vez skindô lê – lê

Outra vez skidô lá -lá…

Se é pra desenterrar, que tal esta!!!
Texto formidável FG, Lembro-me de ter postado algo sobre a Tupi neste blog…
Em tempo…Panacas sem passado são babacas sem futuro!

Alguem teria o link pra download do tema de encerramento???
Um grande abraço!

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

o FG…eu digitei um nome glorioso da literatura tupiniquim….teu filtro deve ser de 0,000001 micron hein?
o sitio do p.i.c.a.p.a.u amarelo e o reporter tico tico…confundi o nome do passarinho…há…tinha tb o carlos spera…acho que é isso…e o nome que esqueci é o do Mauricio Loureiro Gama…grande comentarista politico…abs…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Na TV Excelsior canal 9, às quintas:
– Túnel do Tempo, e na sequencia Jornada nas Estrelas…
Nunca entendi como os americanos que viajavam no tempo falavam ingles com romanos, gregos, troianos, fenícios… E a turma do Capitão James T. Kirk tambem, falando uma única língua por todo o Universo, em lugares que nenhum homem jamais esteve…
E o seriado Jeannie é um Gênio?
A maravilhosa-alucinante-sexy-loiraça-simpática-lindíssima-go.to.sa da Barbara Eden foi a musa de toda uma geração… Quanto amor solitário essa mulher produziu naqueles banheiros adolescentes… Acho que me apaixonei por ela umas mil vezes…

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

a tv tupi foi obra do dr. assis, um homem que foi mais poderoso que do dr.roberto da globo.
o dr. assis teve 84 emissoras e um sem número de jornais.
acordou de manhã e quis ser senador. não tinha eleição, o que fazer?
fizeram um senador da paraiba renunciar e seu suplente também.
o cargo de senador ficou vago e como é um cargo majoritário, já que senador não representa o povo, mas sim o estado, convocaram uma eleição para um mandato tampão. quase que ele perde.
essa o dr. roberto nunca se atreveu a pensar, quanto mais pedir.
na tv tupi, o dr. assis achava que tinha que passar o que ele queria e os telespectadores tinham que obedecê-lo.
sempre foi um péssimo pai, que o digam seus filhos, mas cismou de dar educação aos filhos dos outros, já que não se preocupou com os próprios.
mandou fazer um filmete com um indiozinho indo para a cama cantando “já é hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sono para você e um alegre despertar” e mandava os filhos dos outros irem dormir, portanto sairem da condição de telespectadores, só ele mesmo para fazer isso.
a maioria das pessoas acha que esse comercial era da cobertores parahyba, mas não foi bem assim.
o dr. assis não titubeava em mandar uma parte dos seus telespectadores irem dormir às 8:00 hs, isso mesmo 8:00 hs, pois achava errado as crianças assistirem o TV de Vanguarda, um teleteatro excelente, mas meio pesado, peças de Dostoiévsky etc…
isso seria impensável hoje, imaginem a globo mandando as cranças irem dormir tipo 9:00 por exemplo.
a música foi composta pelo MAestro Erlon Chaves e a letra por Mario Fanuchi, empregados da TV Tupi que ficou com os direitos autorais (só aqui acontece isso).
em 1960 o dr. assis vendeu a musiquinha, os direitos e o espaço na TV para a cobertores Parahyba, mas durante dez anos, 1950 a 1960, o que aparecia era ao indiozinho tosco indo dormir na rede.
A Parahyba contratou a MacEricson e desenharam o bonequinho com a vela e fizeram comerciais diferentes.
como eram comerciais mais bem feitos marcaram mais, mas a música sempre foi a mesma, a letra a mesma e nunca falou de cobertor.
evidentemente, várias gerações passaram a odiar os cobertores parahyba, mas quem comprava coberores eram os pais e as vendas sempre foram excelentes.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

O circo do arrelia..(que era no teatro la no sumaré…ia td domingo….ganhei um carrinho no sorteio….foi a primeira vez, subi no palco pra receber….tinha uns 8 anos achoi….A Emilia com a Lucia Lambertini….AQUILO era sitio do %!$&#pau amarelo (em branco e preto)rsrsrs…O reporter %!$&#pau e o outro mais circunspecto (esqueci o nome…sacanagem…eles não saiam de casa (meu pai era da tchurma do Chatô…que uma vez me colocou no joelho e me deu uma palmada na bun.da pq não quis papo com ele…putz….ta valendo muito os matuzas se lembrarem…..

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Guaraná Caçulinha?
Uma Tubaina chamada Cerejinha?
O Zimbo trio acompanhando Elis Regina no Fino da Bossa?
Calça boca de sino com botinha de salto carrapeta? E medalhão no peito aparecendo pela camisa aberta?
Perdidos no espaço?
Além da Imaginação?
As primeiras imagens dos astronautas chegando na Lua?
Banana Split?

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Pim pam Pum – Estrela
todo dia da semana um programa pim pam pum. Canal 5 (SP) IVC.
Rua das Palmeiras.

É hora do lanche, que hora tão feliz, queremos biscoitos São Luiz
Havia tamém Biscoitos DUCHEN
E a orquestra do Simonetti?
Vou desenterrando. Depois bligo.

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Esse post deveria permanecer sempre em cartaz, não fazer que nem a Tupi, que nos deixou. Ou como tantas outras. Voltando à Record, alguém se lembra de um programa chamado “O Fino da Bossa”? Elizeth, Maysa, tanta gente. Cresci ouvindo que volta e meia os estúdios da Record pegavam fogo. Mudando pra desenho animado, alguém aí se lembra da “Sessão Zás-Trás”? Não me recordo em que canal passava. E nossos heróis de então? Lembram da musiquinha? “Nationaaaaro Kido, Kido! Nationaaaro Kiiiiido!” E esse era dos mais toscos, né? As lembranças fazem um torvelinho, posso estar confundindo épocas, mas meus favoritos eram “Missão Impossível”, “Combate”, “Agente 86”.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Já que é pra desenterrar:
Da TV Tupi canal 3, o Falcão Negro (José Parisi), Almoço com as Estrelas, (Ayrton e Lolita Rodrigues), Olindo Topa -Tudo (Walter Stuart),
Clube dos Artistas (tambem Ayton e Lolita), Grandes Atrações Pirani (apresentados por Homero Silva e Claudio de Luna), TV de Vanguarda, TV de Comédia, Prelude a Dois (rebatizado de Alô Doçura) Sabatinas Maizena (Heitor de Andrade) O Céu é o Limite ( Aurélio Campos) Programa Julio Rosemberg, Clube Papai Noel (progr.infantil), As garotas- propaganda, Elizabeth Darcy (mãe do Silvio Luiz), Marlene Morel, Irenita Duarte, Neusa Amaral, Jane Batista, os filmes Rin Tim Tim, Papai Sabe Tudo, Roy Rogers, e o melhor de todos: O Vigilante Rodoviario.
Ajuda aí Matuzas…

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Complementando, a RECORD transmitia ao vivo os campeonatos de Bandas e Fanfarras de Sao Paulo, lembro que quando fui promovido, nem sem bem a o que, tocava a MARCHA BATIDA, sozinho, em frente ao palanque repleto de autoridades da epoca

Rogério Tranjan
Rogério Tranjan
17 anos atrás

Desenterrar as azedinhas Sonksen é covardia. Que saudade!

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Dizem que: recordar é viver outra vez
Lendo o teu texto, invariavelmente somos levados ao nosso passado. Nossa formação. E, para quem teve um passado recente, é lindo recordar.
Obrigado Flávio. Meu passado recente me traz boas recordações.
Do DKW do meu pai, do Aero Willys, do Simca, do Gordini.
Ah! lembram do Vicente Leporace. Ginkana Kibon.
Dos festivais de musica da Record. Etc, etc….
IH!! este texto nos fez lembrar de muitas coisas. Boas.
Até de minha explusão do Mackenzie.

O Chinfrin aí embaixo deve ser um tremendo recalcado. Deve ser um daqueles que não tiveram um passado saudável.

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Luiz Z

Você esqueceu da caixinha de madeira do Mate Leão. Use e Abuse já vem queimado.

Do frasco de vidro do leite Vigor e Paulista. Aquele que a gente tinha de levar para comprar outro.

Drops Dulcora. Embrulhadinhos um a um.

Grapette. Quem toma repete.
Cerejinha.

Sem falar dos Bealtes, etc

Fabio Bandini
Fabio Bandini
17 anos atrás

Morei no RJ nos anos 70 no bairro da Urca. Passava todos os dias pela Tupi (se não me engano, acho que lá foi o Cassino da Urca um dia).
Aliás, o Capitão Asa não passava na Tupi ?

Elvis
Elvis
17 anos atrás

Flávio, aqui na Bahia, o canal da Tupi era o 5 que ainda hoje funciona a Tv Itapoan, nos mesmos estúdios, agora como retransmissora da Record. Vendo as imagens da retirado do cristal me emocionei com um passado distante, uma história marcante e que não devemos esquecer, afinal de contas ela faz parte da tv brasileira. Para aqueles que nunca assistiram ao “almoço com as estrelas”, ao programa do Chacrinha, aos primeiros programas do Silvio Santos que sempre encerrava com o “boa noite cinderela”, infelizmente não conheceram alguns dos episódios marcantes da tv no Brasil. Era uma época em que tanto a Globo quanto a Tupi transmitiam as corridas de Fórmula 1, eu me divertia com os três patetas e sonhava com as aventuras de Shazan e Sherife. Hoje penso em comprar uma Toyota Bandeirantes – o jipe longo, a famosa perua – e colocar o nome de Camicleta. Belas lembranças, muito bonita esta sua crônica.

Zuquim, do MP
Zuquim, do MP
17 anos atrás

O tal de Josué Manfrin (chinfrim, segundo muitos) está marcado pela Blogaiada, já que podemos até discordar do Gomes, mas desrespeitá-lo é outra coisa, atinge a todos. A Polícia Federal entrará em cena e ai…
Em tempo: o Limite é o melhor programa sobre autmibilismo no Brasil. Falei, tá falado.

Foresti
Foresti
17 anos atrás

rpastor / vitão:

Coisas que só a internet possibilita e este blog ajuda!!!!!.

Daqui a pouco vai ter gente pedindo teste de DNA pra exame de paternidade por aqui!!!!!!, mesmo pq com tantos matuzas (e muitos deles – eu incluído – nunca foram muito “santos”) a chance de encontrar “parente” é grande.

PS: se tiver herança envolvida no meio mando minha árvore genealógica completa…rsrsrsrs!!!

abs a todos….

Foresti

rpastor
rpastor
17 anos atrás

Caro Primo Vitão: João Pastor era meu avô… Cada uma…

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Quem aí viu a Rua Augusta acarpetada ? Quem tomou sorvete no Rick Store na Faria Lima? E lanche nas Lojas Americanas da Rua Direita? E feijoada do Campestre na Quintino Bocaiúva? Pãozinho com manteiga Viaducto, terno da Ducal, catupiry na caixinha de madeira, salão da criança no Ibirapuera, bonde de Santo Amaro até a Praça João Mendes, panetone da padaria Java, chocolate Ki-Bamba, lanche Mirabel, anel brucutu, maçaneta de cambio do fusca de acrilico, com um siri dentro!!! Táxi mirim, fusca sem o banco do passageiro! Desenterrei mesmo !!

norma
Reply to  Luiz Z
14 anos atrás

Eu me lembro de tudo e sinto saudade.Muito bom mesmo,adorei relembrar.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Pro : rpastor

Era ele mesmo . Irmão da minha avó.

Émerson Pereira
Émerson Pereira
17 anos atrás

Gomes, quando escreverá seu próximo livro?

Bassetto JR
Bassetto JR
17 anos atrás

Procuro há muito tempo alguém com credibilidade que diz vislumbrar fantasmas. Parece que achei. É verdade, Flávio?

Márcio David
Márcio David
17 anos atrás

Parabéns pelo texto Flávio.

jovino
jovino
17 anos atrás

Flávio,

A melhor maneira de se livrar de gente como este Manfrim é simplismente ignorá-lo, deixar que ele fale o que quiser e se ninguém tocar no nome dele ou dar respostas as besteiras que ele escreve ele irá de mansinho sair pelos fundos, pois o que ele quer é atenção.

Jovino

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Romeu, voce lembrou uma história de minha vó, que tambem nos idos de 1959, 1960, comprou uma teve com controle remoto, na época, aqui a cidade (interior) onde moro era pequena, e vinham muitos conhecidos da familia para conhecer a tal “teve com controle remoto” essa historia quem conta é minha vó e minha tias, porque obviamente não era nem nascido na época