Gira mondo, gira (segunda)

SÃO PAULO (mirem-se no exemplo dos meninos do vôlei) – Pinochet sofreu um infarto, aos 91 anos. Uma hora acaba.

O povo venezuelano elegeu Hugo Chávez para mais seis anos de mandato. A isso se chama democracia: mais votos que seu oponente, escolha soberana da população. Vamos ver o que dirão os EUA, que tentaram derrubá-lo alguns anos atrás, financiando um golpe de Estado.

A Venezuela tinha um candidato “dos Jardins”, por assim dizer, para tentar derrotar Chávez. Levou uma sova.

Chávez foi votar de Fusca vermelho. A propósito, vocês que ainda lêem a “Veja”, como é que a revista trata Chávez? Chamam-no de populista? Só porque os índices sócio-econômicos — todos — do país melhoraram, e porque o petróleo venezuelano agora é da Venezuela, e não da Texaco ou da Esso?

Tenho essa curiosidade, ajudem-me. Normalmente dou uma filada na “Veja” do meu vizinho de porta, que viaja aos fins de semana, mas neste ele não viajou e a revista não deu sopa para dar uma olhada pelo menos na capa.

Está na “Folha” de hoje, perdida na “Ilustrada”, a informação: “Governo reduz publicidade e frustra TVs”. Tratamento dado a uma boa notícia. Fosse o contrário, governo aumenta publicidade nas TVs, daria manchete.

O jornalismo brasileiro é uma merda. Está na hora de ser reinventado. Está na hora de reinventar um monte de coisa por aqui.

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
bruno
bruno
17 anos atrás

O conceito de democracia do FG é estonteante. Como bom petista empedernido ele é mestre em omitir algumas verdades incômodas como por exemplo que o caudilho bolivariano pretende candidamente se perpetuar no poder. Esse Flávio Gomes anda lendo Cartilha Capital demais, tenho certeza q ele é partidário da proposta de “democratizar” os meios de comunicação, afinal o lulismo tem no papo “apenas” umas revistas ou cartilhas e certos jornalistas “companheiros” q não querem perder suas boquinhas nem deixar de mamar o leitinho de cabra das tetas do Estado.
Contenha-se FG, pelos seus serviços prestados, o seu naco tá garantido. Aliás, proponho a democratização do Bolsa-Jornalista, não é uma boa idéia FG?

Marcos A. Viana
Marcos A. Viana
17 anos atrás

É issso aí a toda mídia precisa de uma “lição” tentaram ser “formadores” de opinião nestas eleições e não passaram de “fornicadores” de opinião.O Lula tem mais é que dar uma sacaneada no bolsinho deles……..

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Parabéns pela coragem Flávio! Mesmo sabendo que seu principal público é a classe média tucana vc não só mantém como publica sua opinião política! Quanto ao post, estou de pleno acordo!

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

Eu gostaria de saber como é que alguém pode acreditar que inflação pode gerar crescimento econômico. Se isso fosse verdade, então o Brasil deveria ter explodido de crescer antes que o Fernando Henrique tivesse colocado a economia brasileira num patamar mínimo de racionalidade.

O sujeito que diz que inflação gera crescimento econômico está dizendo que acredita que pegar um pedaço de papel e pintar de dinheiro produz riqueza.

Se fosse assim seria fácil, não é? Não precisa trabalhar, investir, pesquisar, nada. Precisa apenas imprimir dinheiro que resolve o problema…Fala sério! Como tem gente que acredita em mágica..

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Gomes, muda pra Venezuela…va ser assessor de imprensa do Chavez, vc gosta tanto dele…
La vao fazer um circuito, vc pode andar com seu 96…
Quebra essa…vai

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Eu pagaria caro para ver um debate entre o Flávio Gomes e o Diogo Mainardi.Ambos são excelentes escritores e tem visões completamente opstas sobre política

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Guilherme Zahn,
Existem teorias econômicas recén-saídas do forno, que advogam que o sistema econômico mundial mudou, e, portanto, as teorias econômicas do sec XIX precisam ser adaptadas. Com a expansão do comércio e os ganhos com produtividade, o papel regulador do mercado passou a ser muito maior. Hoje o preço é controlado pelo mercado, o que inibe os aumentos de preço causados pelas formas tradicionais de pressão inflacionária (normalmente um desequilíbrio entre demanda e oferta). Claro que voce não poderia conhecer essa teoria, porque como bom petista, ainda vive no século XIX em termos de teorias políticas e econômicas.

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
17 anos atrás

Isso estaria engraçado, se não fosse trágico… Nossas “elites furibundas” assassinando o Português e a lógica (morri de rir com a coisa de que “a idéia de que crescimento gera inflação é coisa de petista” – até onde eu sei isso era um quase consenso entre os economistas desde o século XIX, quando ao que me consta o PT não tinha sido inventado)… Aliás, mais curioso é ver que quem vota no PSDB não se considera tucano, quem vota no Clodovil (muita gente aí deve ter votado nele, a julgar pelos xiliques) não é “Clodovista”, mas quem fala bem do governo Lula vira Petista na hora, não importando nem se o cabra votou no Buarque ou na HH, e só acha que o Lulinha, por pior que ande, é infinitamente melhor que o fidalgo empolado que veio antes (ou que os amigos que ele tenta colocar lá no trono máximo, como o “Professor DenGavião”ou o “PCColé de Xuxu)…

Estevão
Estevão
17 anos atrás

Tá ‘loco’, quanto erro de português… ‘atrazado’, ‘encima’, para citar dois. E ainda defendem com propenso patriotismo essa porcaria de jornalismo que temos no país…

jc
jc
17 anos atrás

cara, voce precisa urgentemente crescer.

Joao Paulo
Joao Paulo
17 anos atrás

é engraçado como Petista, mesmo no governo se comporta como oposição, eu odeio todos os fanáticos por algum partido político, seja ele PT ou PSDB, não sabem discutir para o crecimento, uns ficam defendendo esse chaves com unhas e dentes sem nem morar na Venezuela, e outros ficam endeusando FHC por ter feito o plano real, meus amigos dicutam oq é de interesse, analisem a situação de forma global e inteligente, todosos governos tem lados possitivos e negativos, más Petistas e Psdebistas nunca podem assumir que o outro fez uma coisa boa, por isso esse país vai ficar para sempre nas mãos da maré internacional.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Pessoal, eu estive em Cuba a 1 ano atrás, fiquei lá por 1 mês, conheci a ilha inteira. A minha opnião é a seguinte: o povo cubano não sabe oq existe fora do seu país, é um povo alienado culturalmente e sem informação extrangeira, o país é extremamente atrazado, a população não tem acesso à internet, apenas os turistas podem utiliza-la, a capital havana, é arrumadinha, para os turistas verem, mas o interior onde o governo cubano não quer mostrar, é uma pobreza de dar dó, a televisão de Cuba tem 4 canais, que 2 apenas falam do governo, onde Fidel e outros membros do governo ficam debatendo temas políticos, e lógicamente sem nenhum oponente,os outros 2 canais tambem do governo, passam programas educacionais e novelas brasileiras, ou seja, o povo fica alienado por falta de opção. As pessoas com quem conversei e conheci, tem medo de responder se gostam de Fidel Castro, nunca me respondiam, ou no final com medo estampado na cara diziam que gostava dele, sabe poque diziam isso? porque tinham medo de eu ser um membro do governo, e quem sabe sofrerem danos por sua resposta. Eles me perguntavam como eram as coisas fora de Cuba, apenas conheciam oq o governo cubano tinha interesse, por exemplo, conheciam o Lula, mas não sabiam oq é MSN, ou oque é email, ou oque é poder fazer oque quiser com o próprio dinheiro ( o pouco dinheiro). Agora, conheci um local lá, que tinham lanchas enormes casas bonitas e novas, sabe quem mora e são donos dessas lanchas? pessoas (poucas) que trabalham no governo.

Ferrão
Ferrão
17 anos atrás

FG

Com todas as mazelas, populismo, radicalismo…
Não falam do nacionalismo e o bom momento em que América Latina esta atravessando…

ATROZ-HP
ATROZ-HP
17 anos atrás

tive outro post deletado…dessa vez nem sei porque.
o FG poderia fazer um ranking de quem teve mais posts deletados ahahahah

Viva Lulla!!! Viva Chapolim!!! R.I.P. Fidelito!!!

OSCAR PEDROSO
OSCAR PEDROSO
17 anos atrás

levantou com dôr de cabeça ?????

AlexandreQuaker
AlexandreQuaker
17 anos atrás

É muito engraçado ver os figuras, aqui, falar em democracia enquanto censuram o FG por expor suas idéias.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Hahhaha só falta você dizer que existe democracia demais na Venezuela…

Dá pena de um tipo como você…

Mimi (mulher do Gild
Mimi (mulher do Gild
17 anos atrás

Querido Flavio
O jornalismo não tem que ser reinventado. O jornalismo tem que cumprir a razão para a qual foi inventado. É isso que você tem feito e o faz brilhantemente nesse seu escrito. Um jornalismo que traz a notícia, que a comenta inteligente e corajosamente. Ainda que não sejam suas palavras aquelas que ouvidos moucos e cerebros roucos querem continuar ouvindo (ou lendo). Minha admiração.
Mimi

guido
guido
17 anos atrás

Só esqueceu da notícia do vôo da Gol né não?
Jornalista de fundo de quintal…aliás é muito para vc, fora de automobilismo!

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Como uma pessoa bem informada pode dizer que os índices sócio-economicos da Venezuela melhoraram? Realmente só sendo petralha prá fingir que não vê a realidade.

Andre Viana
Andre Viana
17 anos atrás

Fg, Acho que suas opinioes,ideologias, tem mais a ver com seus sentimentos em relacao a melhora de vida da populacao carente do que com sistemas politicos, o qu eu concordo com voce .

Mas em relacao a sistema politico eu duvido que voce queria ser reporter na venezuela, ou em cuba, so para citar alguns paises que restringem a liberdade de expressao, coisa que os petistas querem fazer, mas que no Brasil,hoje, e impossivel, pois, nos ja passamos deste estagio, apesar de estarmos muito atras nos principais pontos para se construir uma nacao melhor:acesso ao conhecimento, aplicacao rigorosa de leis e simplificacao das mesmas para mitigar a corrupcao ,mudanca de atitudes e de postura, so para ficar nos pontos principais.

Apar destes fatos, a venezuela que esta em situacao pior do que a nossa, pratica uma politica populista sim, baseada principalmente no ego de seu governante maior, que e incompetente , era militar e esta agindo com vaidade tentando se tornar um ditador, comprando voto das pessoas pobres, e mesmo assim ganhando de apenas 60×40, algo muito parecido com o que aconteceu aqui no Brasil.

Flavio , pq ao inves de falar bem desses regimes corruptos, nao vamos botar a boca no trombone e denunciar o que acontece neste pais,independende de partidos ou fisiologismos, atitudes corretas devem ser aplaudidas, como foi a do presidente em ir contra os supersalarios de mais de 24 mil reais, agora tinhamos que cobrar era menos vaidade, mais seriedade e que o exemplo fosse dado agora, com o enxugamento e aperfeicomento da maquina publica, nao e so falar que quer crescer e diminuir os juros, pois isto nao e assim, pq ai sim o brasil iria destravar o que nos trava, os hipocritas que ganham sem trabalhar e ainda pegam suborno e propina, enquanto nos o povo sofrido,os 70% da nacao, trabalhamos todos os dias, pagamos os maiores impostos e somos obrigados a votar em quem pelo menos nos da um tostao, pelo simples medo de perder o tostao que nao vinha no passado neste pais de convenios e “conchavez”.

Entao vamos cobrar do governo , nao apenas aplaudir por ser de centro esquerda ou esquerda, ficando cego com os fatos e atacando os que pensam diferente e prezam principalmente pela democracia com honestidade e liberdade.

Nao quero ser chato falando de politica, mas nao vamos fechar os olhos para estas atitudes, pois senao vai acabar tudo em pizza como sempre. Abcs.

Engate
Engate
17 anos atrás

Essa é uma jogada velha da esquerda. Ditador, se de esquerda, pode. Se de direita, merece sofrer.
Com relação à imprensa é igual. A Veja é a pior revista porque é anti-PT.
A Istoé é isenta, assim como TV Bandeirantes e Paulo Henrique Amorim. A Carta Capital pode ser parcial pois está do lado deles.
Chaves fez isso lá. Quem falava mal dele era parcial. A imprensa isenta era só a que fazia vistas grossas pra esse bufão, guia dos ignorantes de um continente que marcha pro caos.

F Martins
F Martins
17 anos atrás

Olá Flavinho.

Fiz uma brincadeira contigo mandando um correio lá para o bate-bola, sobre a performance do #96.

Admiro muito seu lado profissional e também o admiro como pessoa, mesmo não o conhecendo pessoalmente. É incrível como você tem paciência com alguns que escrevem por aqui. Mostra, no mínimo, que é uma pessoa democrática.

Por falar em democracia, descobri o endereço da televisão estatal venezuelana. É http://www.telesurtv.net . A programação é ótima, quarta-feira teve uma mesa redonda (transmitida ao vivo) cujo assunto era Cuba, com direito a presença de Hugo Chávez. Legal.

Tem um noticiário de mais de duas horas de duração com notícias da Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Argentina, Brasil, enfim, toda América latina e também Central (passou sobre o Haiti outro dia).

Às sextas-feiras, à meia-noite – horário de Brasília – tem um programa documentário chamado ‘Ingerências’ que fala sobre a atuação da Cia na Venezuela e na América Latina nos anos 70. O último foi impressionante.

A idéia da telesur é ousada e interessante. Fazer uma televisão voltada para a América Latina, concorrendo com os conglomerados já conhecidos por nós..

Foi uma dica, um abraço,

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Sobre Cuba, acho que a última coisa que gostaria de dizer é que a democracia é o próximo passo. Mas é um passo que só os donos das pernas podem dar, o povo cubano. Sou contra qualquer solução simplista que não parta do povo cubano.

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Brandão,

vc não deve ter entendido, eu na verdade sei muito bem que o pinochet é um ditador sanguinário que cometeu diversas atrocidades, oque na verdade não me conformo são os que acham o fidel um ditador “camarada”, os dois ao meu ver são farinha do mesmo saco, são dois ditadores e ponto, sem essa de que um é o ditador do “bem” e outro do “mal” as unicas coisas em que eles divergem são digamos as “ideologias”.
Longe de mim querer inocentar ou justificar o pinochet e/ou de satanizar e execrar só o fidel na verdade acho os dois execráveis e sanguinários sem distinção.

Mauro
Mauro
17 anos atrás

Gomes, morri de rir com os comentarios das futuras viúvas do Pinochet no seu blog . Ele está muito divertido. Se vc não é o melhor analista político do Brasil, pouco importa, é o meu favorito.

Celso
Celso
17 anos atrás

Prezado Flavio,

Concordo com voce, qdo diz que a imprensa nacional, e uma %!$&#

Como esta pode falar mal, deste governo tão democrata e honesto (conceito espe muito pessoal).

Como grande jornalista politico que você o é, poderia me informar, porque na grande democracia de Cuba não existe partidi de direita, ou qq outro tipo de partido politico ou este é o verdadeiro conceito de democracia.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi novamente:
Muita gente defendendo Cuba por aqui. Vou dar meu pitaco tambem:
A “Veja” de lá publica que a situação tá tão preta que até as universitárias estão se prostituindo. Já a “Carta Capital” de Havana retruca que não é nada disso: a situação tá tão boa que até as prostitutas tem nível universitário…
[ ]´s

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Curto e grosso (quem quiser descobrir a fonte, basta procurar:
“Tanto na Venezuela como no Brasil, a vida dos miseráveis está condenada à eterna reprodução da miséria, porém com alguns caraminguás a mais, garantidos pelo assistencialismo agressivo.”
É a democracia da mediocridade.
Gozado que ainda tem gente que apóia…
[ ]´s

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Flávio,
A Venezuela está realmente vivendo uma fase boa, mas é apesar do Chavez, e não por causa dele. O barril do petróleo passou de US$20 para 80, e agora está em 60.
Com todo este dinheiro, o país deveria estar em muito melhor estado que está, só não está porque o Chavez gasta mal. É populista sim!
Em tempo: também odeio a Veja.

Negão
Negão
17 anos atrás

CALA A BOCA FLAVIO, você só tem credenciais para falar de automobilismo.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Vou entrar apenas esta vez para fazer comentários a dois posts que me chamaram a atenção :
Marcato : Não sei sua idade, mas acredito que você tenha esquecido das atrocidades do Estádio Nacional do Chile. O ex-palco da final da Copa transformou-se em campo de execuções.
Quer uma visão menos parcial : assista o filme Missing, com Jack Lemonn sobre a história de um rapaz norte-americano que se entusiasmou em combater a ditadura de Pinochet. Observe que é um filme orte-americano, que ganhou Oscar etc.
Pode tamber assistir o filme sobre o texto de Isabel Allende, também indicado ao Oscar, com Antônio Banderas e Jennifer Connelly. Me esuqeço o nome agora, mas acho que chama a Casa dos Espíritos.

Pedro Jungbluth :
Tirou as palavras de minha boca, ótima colocação. Que ele viva até os 120 anos, mas sentindo MUITA dor todos os dias.

E só.

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Chaves e Lula são políticos que possuem características comuns e bem latinas, são malandros.

Porém Chaves é mais inteligente, e vai se tornar rapidinho o líder que falará em nome da América do Sul, passando por cima de Lula.

Esperem e verão.

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

Isso aqui está pior que as discussões do Mesa Redonda da Gazeta, do Milton Neves, e outros programas que enchem a paciência.

Flavio Gomes, você disse que o jornalismo precisa ser reinventado. O que você está fazendo para ele ser reinventado?

Se você acha que o Jornalismo brasileiro está tão ruim, vá para Cuba ou Venezuela. Lá você poderá expor suas idéias.

Jose Carlos Pinto
Jose Carlos Pinto
17 anos atrás

Gomes
Inclua-se na reinvençao.
Voce ta precisando.

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Flávio, acho o máximo suas intervenções políticas. Com elas, separamos o joio do trigo, é só ver a raiva e a ferocidade com que você é atacado pessoalmente quando escreve e já dá para se identificar os fascistas de plantão. Como sempre, eles são incapazes de defender idéias e debater temas sem ir para os ataques pessoais e a desqualificação ofensiva. O pior são os erros de português cometidos por essa gente que se acha a nata intelectual. Todos pós-graduados pela leitura da VEJA, FOLHA ou ESTADÃO. Que classe média medíocre. E tem outra: O Brasil é meu país também. Voto no LULA e gosto de criticar a VEJA e outras psuedo publicações e vou fazer isto o quanto quiser. Quem vier com esse papo de ameaça e ataques pessoais e quiser sair no braço, pode vir, contra idiotas como vocês, só usando a mesma linguagem. Quem estiver insatisfeito com o Flávio está no lugar errado, vão para o Blog do Diogo Maimerda e do Reinaldo “Imbecil” Azevedo, lá e o lugar de vocês.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

É triste ver um grande comentarista rasgando a sua reputação ao escrever de política.
Flávio, seu blog vem crescendo muito, hoje é muito visitado, qualquer coisa que você colocar aqui vai repercutir muito mais do que repercutia meses atrás.
Pense nisso.
Abraços

Rogério
Rogério
17 anos atrás

A principal diferença entre políticos de direita e de esquerda na América Latina é exatamente a maneira com a qual os dois lados lidam com a parcela pobre da população. Todos os dois tipos governam atendendo interesses das grandes corporações, majoritariamente as corporações financeiras (vide os lucros estratosféricos dos bancos). Porém, os populistas de esquerda, ao menos olham para os desamparados, com as criticadas políticas sociais, já os fascistas de direita desprezam essa camada da população, que, para eles, só deveriam existir para serví-los, se pudessem, eliminavam este estorvo de suas vidas. Vide o que José Serra fez quando prefeito de São Paulo: mandou cimentar os vãos dos viadutos para impedir que os mendigos tivessem onde dormir. Quanto à propalada competência administrativa, pelo menos no Brasil, creio que os fascistas de direita também provaram ser uma lástima, vide os resultados econômicos pífios do governo de FHC. Portanto, entre os dois lados, prefiro o menos ruim, os populistas de esquerda. Já a VEJA, não serve nem de papel higiênico, tem dois colunistas que adorariam a volta da ditadura (Mainardi e Reinaldo), e a credibilidade de uma nota de 15 Reais.

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
17 anos atrás

Flavio,

Independente da minha opinião , fico abismado com a sua coragem de colocar assuntos politicos sabendo que logo em seguida vem porrada .

Me divirto sempre .

Um Abraço

Fred (o primeiro)
Fred (o primeiro)
17 anos atrás

Engraçado: com as notícias sobre a Venezuela só saindo na Veja e em fontes da oposição da Venezuela, como é que esse pessoal que fala que a imprensa não é isenta acredita em tudo o que a imprensa não-isenta escreve sobre o Chávez?

Engraçado, também, que o meu post sobre o que um jornalista de um veículo tradicionalmente de direita, a Rádio Jovem Pan (é lá a casa do José Nêumane), falando sobre o clima político e social da Venezuela – onde existe respeito à propriedade privada e aumento da renda de todos os cidadãos – não obteve qualquer comentário.

A conclusão é única: o pior cego é aquele que não “lê”.

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

http://www.cronospeed.com.br

Informações atualizadas e precisas sobre automobilismo.

http://www.noblat.com.br

Informações atualizadas (um pouco parciais) sobre política.

http://www.folhaonline.com.br
http://www.agestado.com.br

Sugestões para se obter informações pertinentes sobre assuntos diferentes.

Eu fico com o primeiro.

Abraços

Jason
Jason
17 anos atrás

Já apurei tudo: o Fusca é do Chávez mesmo e tem placa oficial número 1 da República Bolivariana da Venezuela. É um modelo mexicano das últimas fornadas, cor “vermelho tornado”. Ao estilo tuning, calça aros brasileiros Mangels, de 17 polegadas, com pneus 215/45.

O primeiro carro do Chávez, comprado de segunda mão em 1975, também foi um Fusca vermelho com rodas esportivas e tala larga. Ele ficou com o Volks por muitos anos. Depois o repassou ao pai e, por fim, a um irmão.

Em 1992, época em que participou de um golpe militar frustrado contra Carlos Andrés Pérez (espécie de Collor venezuelano), Chávez também tinha um Fusca. Quando se elegeu presidente pela primeira vez, em 1998, o Escarabajo foi elevado a veículo número 1 do governo.

Mais informações e fotos no CARROetc de quarta…

bugrino
bugrino
17 anos atrás

FG,

eu acho que era melhor ter guardado sua opinião só para você…rsrsrs

Dionísio
Dionísio
17 anos atrás

Seu Gomes!!

Estou mandando pro Pinochet um livro do Pablo Neruda e um Cd com as Canções do Victor Jara…

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Bom é o jornalismo chapa branca da Venezuela. Melhor ainda é o jornalismo cubano do ditador Fidel que passa fogo em jornalista que escreve poesia contra o regime.
Esses são os melhores modelos de jornalismo. Para os governos populistas e mentecaptos da America Latrina.

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

Desqualificar a fonte não é legal.

O Estadão é um jornal sério, inclusive com jornalistas sérios, tão sérios e competentes quanto o Flávio Gomes.

O link para a notícia do Estadão que mostra o crescimento da pobreza na Venezuela durante o governo Chavez.

http://txt.estado.com.br/editorias/2006/12/03/int-1.93.9.20061203.15.1.xml%5D

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Os comentários políticos do Gomes têm sempre um mesmo pano de fundo: o ódio pelos Estados Unidos da América. Qua é a razão deste ódio? Aliás, quais são as razões de alguns de seus mais conhecidos ódios? Será que o Barrichello aprontou alguma contigo no interior de um Corolla estacionado nos fundos de um Mall em Miami?

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Prezado Herik, você tem razão. Estive com um amigo cubano dias atrás. Ele disse exatamente isso. O Fidel é como um pai: você pode não gostar disso ou daquilo que ele faz, mas é seu pai. Em suma, os cubanos não gostam 100% do que ocorre em Cuba, mas quase a unanimidade apoia Fidel.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Você não trabalha não? Depois não vai falar que o desemprego é culpa do Lula…

Herik
Herik
17 anos atrás

Tem muita gente aqui metida a comentar a situação de outros países – como Cuba – sem jamais terem saído de seus próprios Estados. Não conhecem nada de história ao menos.
Antes de ficarem metendo o pau em Cuba deveriam pesquisar para saber o que se passava na ilha antes de Fidel Castro. Lá era apenas um grande cassino e pu.tei.ro para os norte-americanos.
Hoje, apesar dos pesares e de toda a dificuldade econômica que o país enfrenta, se vive com muito mais dignidade lá do que nas periferias do Brasil.
E tem mais: a Constituição de Cuba é mais democrática, respeitada e cumprida que a Constituição Brasileira, dita Cidadã. Isso eu sei porque busquei me informar e não porque li na Veja, no Estadão ou vi na Globo.