Perguntar não ofende

SÃO PAULO (blog em marcha lenta) – Na coluna Warm Up de hoje, este escriba deixa no ar uma perguntinha básica.

Se alguém tiver a resposta, que coloque aqui.

Agora com licença, que tenho um almoço com mestre Anísio Campos. De tarde pingarei umas blogadas.

(Ano terminando, dá uma preguiça da peste…)

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
17 anos atrás

Sua coluna deveria chegar a mesa dessas pessoas que levaram o automobilisto brasileiro a chegar nesse ponto. Abraço!!!

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

É a aeronáutica que toma conta da Federação de Automobilismo também?

Valmir Passos
Valmir Passos
17 anos atrás

Certamente não é a Federação Flavio. Acho que a resposta, infelizmente, é ninguém.Muito triste…pra quem gosta de corridas, é um absurdo. Mas, num país de tantas coisas erradas, essa é apenas mais uma….E dá-lhe Globo e seus pupilos que acham que a Stock nacional é uma das melhores do mundo…..puro marketing…

Abraço
Valmir

polemico
polemico
17 anos atrás

aos que nao sabem é assim que funciona:
CBA é supervisora de federaçoes estaduais , que são compostas de “clubes”, só que estes “clubes” na maioria , NÃO existem , são blocos de papel timbrado e nada mais de verdade, as “assembleias” e “associados” ou são forjados ou fantasmas ou “obrigados” pois um piloto p/ se filiar à uma federação tem que ser filiado a um clube….
sacaram?
não obstante , por exemplo no estado de sp são uns 15 clubes e os mesmos 6 “presidentes” alem do capo dos capos ( eu disse capo não capô, ok?)
o pior a lei os favorece e com o agravente da conivencia do ministro dos esportes…
quer saber a solução?
inventar um novo esporte que não se adeque a nenhuma modalidade existente e começar do zero
fui

1GT
1GT
17 anos atrás

É pra ficar fulo da vida, mas as coiss infelizmente não mudarão tão cedo.O que salva alguma coisa aqui no sul é o que o povo que faz as corridas é quem organiza tudo por aqui…o que mais vejo em tanto no futebol e automobilismo é uns lucrando muito encima de poucos em detrimento de vários…estádios e autódromos são uns pardieiros em exemplos de más condições para o público.
Um dia muda, e isso cabe a nós, pois se como foi dito o exemplo vem de cima…o que sustenta o topo é a base…se ela ruir ou resolver mudar a situação tudo muda.
Abraços.

Piki
Piki
17 anos atrás

Gostei de um comentário aí de baixo.
Como parece que essa CBA é um lixo mesmo pq o FG e todos os outros jornalistas respitados não colocam a boca no trombone contra esses bandidos????
Falar aqui é facil!!!!! Quero ver fazer algo…

Leo
Leo
17 anos atrás

So nao concordo quando dizem que o kart é tecnicamente fraco. Brotam varios garotos talentosos todo ano. O problema é que eles se perdem facilmente pelo meio do caminho, depois que seus pais absorvem dívidas no cartão de credito e no cheque especial para sustentar a máfia que domina a categoria.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Foi falado aqui do Estatudo do Torcedor. Obviamente que não vai funcionar em Interlagos, pois influenciará até na venda de ingressos antecipados, já que terão que informar qual o número do lugar do espectador. E se um maluco chegar e sentar no seu lugar? Vai ter polícia suficiente? Até parece que não conhecemos…

Fui à Interlagos pela primeira vez agora em outubro, para a F-1. Mesmo sem o estatuto, as coisas até que correram razoavelmente bem. O que precisa lá é mais infra-estrutura, como arquibancadas cobertas e cadeiras para garantir o assento individual, principalmente nos setores A e G.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

se for para por gente do meio -EXCLUSIVAMENTE – sem cor politica, apoio nosso amigo comunista para presidente da CBA. Estou seguro que muita gente vai apoiar, inclusive os blogueiros silenciosos. Será dificil convencer os presidentes regionais….eleição indireta é uma meeeeeeerrrrrrrrrdda!!!!!!!!!!!!

Herik
Herik
17 anos atrás

Jovino, a Liga fundada pelo Piquet deu certo durante um tempo, mas não pelo tempo que gostariamos. O próprio Piquet ficou de sa.co-cheio com o pessoal da CBA que desanimou. As brigas entre CBA e Piquet ficaram muito conhecidas na época.

jovino
17 anos atrás

O Piquet criou a LIA, acho que era Liga independente de Automobilismo e deu certo sim, pelo ao menos enquanto ele esteve a frente e criando a formula Esprom que foi um grande sucesso, juntamente com categoria de turismo.

Jovino

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Eu diria que o Flavio Gomes deveria tomar as rédeas do automobilismo no Brasil. Tem experiência, sabe tudo de F1, gosta de carros (meio antigos….mas tá valendo!)

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Putz!!!!!!!
Fiquei desanimado agora.
Todo mundo perdeu a esperança!
Será que nossos heróis ,os Matuzas vão se entregar desse jeito?
Olha a Classic ai!!
Parece que ouvi dizer em 35 carros na ultima corrida.
Não será por ai um novo movimento?
Assim como surgiu a Classic,não pode surgir algo abaixo dela, mais barato?
Por que esperar ?

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Isso só acabará quando formos menos permissivos, o grande problema é que no Brasil temos a cultura de se pode tudo.
Por isso que prefiro continuar conversando lá embaixo sobre Bar e Chopp.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Na Lei Pelé não tinha uma parada em que os Clubes poderiam organizar campeonatos sem aval de Federação e Confederação, através de uma Liga? O Piquet chegou a ensaiar isso em Brasília e no Rio. Por que não foi adiante, alguém sabe?

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Não li nada escrito abaixo, mas tenho uma opinião que a maioria das entidades esportivas tem mais uma visão política/monetária que desportiva, perderam o foco …

Tião Destre
Tião Destre
17 anos atrás

O que acontece é que em todos os seguimentos as principais decisôes são sempre tomadas para beneficiar alguém ou algum grupo interessado e não a comunidade, ou seja, o público que é o principal motivo de todas as modalidades esportivas, pois sem o famoso telespectador e os mais fanáticos que enfrentam longas filas e instalações péssimas para assistir uma corrida, nada disso existiria.
Enfim o consumidor final está sendo esquecido.

Arretado
Arretado
17 anos atrás

Víxi! Quando vultá, tíri uma péxtâna antes de blogá

marcelo giordano
marcelo giordano
17 anos atrás

talvez á diretoria da A.P.T.A /SUPERCLASSIC
seja á soluçaõ

kUZUHARA
kUZUHARA
17 anos atrás

Assim como na educacao, o Brasil nao tem interesse na formacao de base.

Vide o kart ou as categorias de turismo .
Quando algo funciona eh porque foi realizado atraves da reuniao de pilotos ou entusiastas que formaram uma liga ou pequeno campeonato que com o passar do tempo cresce e passa a atrair os mercantilistas que por terem aquela conhecida mania de querer ganhar sempre algum acabam por matar aquilo que no inicio era uma boa ideia.

pit boy do pit lane
pit boy do pit lane
17 anos atrás

polada no geleia, então.
Ministerio publico já!!!

Prato cheio pro Cesar Maia,rererere.

Isso, boa estrategia, vamos botar o CM e o PS(Geleia) prá se degladiarem, a gente adminstra os cacos que sobrarem.

Botamos FG de presidente da CBA, Matusas de vice presidentes (sabiam que a CBA tem 3 ??? – cabidaço!!!), e blogueiros de diretoria…

E polada no geleia, polada na FAERJ, polada em todo mundo.

Porque eu dou po-lada !!!!

Ozman
Ozman
17 anos atrás

O Roberto Brandão sabiamente citou o estatuto do torcedor… sabe quando isso vai pegar pra valer? Nunca.
Só pra falar de autódromo, quem vai a Interlagos tem que deixar o carro na rua e pagar R$ 10,00 no mínimo pro flanelinha, e não tem nem água nos banheiros das arquibancadas.
Se o coisa pegasse mesmo, não teria onde realizar evento algum. É uma pena nosso país é o retrato dos nosso governantes.

Rodrigo Aguiar Ruiz
Rodrigo Aguiar Ruiz
17 anos atrás

Você e todos que falaram até agora já responderam tudo.

Falta tudo e sobra muito nos bolsos…

E já que você falou sobre GP2, o que dizer sobre a opção do Pizzonia em correr e defender a bandeira italiana?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ceregatti concordo com vc e amplio sua analise a muito mais do que só automobilismo.

somos realmente um país de mansos, muitas das coisas que acontecem aqui se acontecessem em outro lugar haveria protestos, demissões sumárias, cadeia e o escambau mas aqui ” le se fair le se passe ” .

hehehe soltei a minha verve francesa ! hahaha

abs

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Essa CBA… Deveria é haver um boicote à entidade.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Antes de pensar em como o automobilismo vai se reinventar aqui no Brasil, devemos pensar em como melhorar este país, isso sim ;)

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

FG, como se diz por aí:

Falou pouco, mas disse tudo !

Perguntinha que não quer calar :

Porque voces da imprensa especializada, especialmente você, o Reginaldo, o Teo José não se juntam e põe a boca no trombone de verdade e forçam esses caras da CBA a se mexerem !?

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Por que a F3 não faz a preliminar da Stock,assim como ocorre com a DTM e a F3 Européia?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Eternamente foi assim, e assim continuará.
Porque?
Porque somos um país de mansos.
Já li aqui mais de uma vez que a CBA, Federações e Clubes não resistem à mais singela investigação.
Agora, suponham que todas essas entidades inúteis fossem de fato investigadas… Não ia acontecer nada.
A CBF, as Federações e os Clubes fazem o mesmo, barbarizam conosco, os palhaços de plantão tambem desde sempre. E nada acontece. Um futebilzinho medíocre, com Clubes quebrados e os mesmos dirigentes de sempre. SEMPRE os mesmos caras, como na CBA… Uma grande ação entre amigos.
Tenho certeza que muitos caras peso-pesado nos lêem, e devem rir muito da nossa inocencia, desse nosso romantismo bêsta.
Voces querem saber?
Os inteligentes são eles.
Nós somos os boçais, como bem já disse Caetano Veloso.

Hélio Carreira
Hélio Carreira
17 anos atrás

Fazendo minha, as palavras do FG….

“Desliguem os Tubos ” …

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Pessoal,
acho que, como o pessoal falou ai embaixo ,devemos entender como a CBA funciona primeiro, muitos sabem de cor, outros não, como eu, vejam esse link com seu estatuto.

http://www.cba.org.br/downloads
/pdf/estatuto_cba.pdf

bugrino
bugrino
17 anos atrás

esse é o cenário do esporte brasileiro: federações corruptas e incompetentes, falta de planejamento e patrocínio…
O esporte brasileiro se resume ao futebol, que graças a desigualdade social leva os meninos de baixa renda optarem por esse esporte para garantir um futuro e assim a nossa seleção sempre garante uma boa renovação…
e isso aí…

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Apenas dois pitacos sobre os seus comentários.
1- Quem criticou o circuito de Curitiba por ocasião da WTCC deveria dar uma olhada na última prova da categoria em Macau (vídeo disponível no site da categoria – http://www.fiawtcc.es/). Deixa os derbys de demolição da Stock Car no chinelo.
2- As corridas em autódromos de terra são sim, uma base de automobilistas, não apenas uma fonte de carteirinhas da CBA (os campeonatos universitários de rallye, verdadeiros passeios cronometrados, sim, o são). Além de uma grande diversão para pequenas cidades do interior, emprega uma grande mão de obra especializada. Aqui no Brasil, qualquer categoria que não tenha como destino final a F1 é vista com desdém. Se fossemos pensar assim, a Superclassic, categoria de museus ambulantes (e nem por isso menos simpática e agradável de se ver) seria a primeira a deixar de existir.

Pedro Pessoa
17 anos atrás

Me desculpem, mas acho as denúncias do RINO seríssimas, os jornalistas que trabalhem no meio deveriam fazer algo a respeito.

Alan!
Alan!
17 anos atrás

Na verdade nao falta nada, sobra:
Sobra planejamento
Sobra seriedade
Sobra vontade
Sobra local
Sobra profissionalismo
Sobra recurso
Sobra vegonha
Sobra alegria
Sobra futuro

Para eles encherem os bolsos, de maneira facil e rapida! So parasitando das infroestruturas já existentes que o proprio povo, pagou e nao pode usar!
É uma droga msm!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Concordo com os comentários abaixo, só reclamar não adianta.
Os caras são donos da CBA?
como chegaram lá?
se é eletivo, vamos nos mobilizar, criem uma chapa, mexam com os caras, a polêmica é uma boa ferramenta.
Por enquanto muita lamentação, pouca ação.

Abçs.

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Parem de reclamar e troquem os quadros dos órgãos diretivos, pola.

Quando vai ter eleição ? Se candidata !!!

O problema é QUEM PODE VOTAR ??? Pesquizem só…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Quem coloca o presidente da CBA lá não são as federações? Pergunte a esses presidentes, que devem receber bons benefícios…
Bom almoço, manda um abraço pro AC.

Roberto
Roberto
17 anos atrás

A coluna é ótima e oportuna. E merece, mais que críticas, propostas. Que tal descorir no estatuto da CBA quando tem eleição, montar uma chapa séria e comprometida com o automobilismo ? Que tal FLÄVIO GOMES pra presidente da CBA ???????Ué, quem sabe ? olha o exemplo do Blog ??? Olha aí o #96, um ícone !!! É sério, quem sabe um movimento bem coordenado não dá resultado ?????

Piki
Piki
17 anos atrás

Não existe a menor possibilidade de mudança desse cenário.
Se o presidente do país rouba, deixa roubar, se cerca de ladrões e nada acontece. O que acha do presidente da CBA?????
Como se dizia antigamente, o exemplo tem que vir de cima.

Herik
Herik
17 anos atrás

O automobilismo brasileiro – não os pilotos – é uma porcaria. Quem realmente tem algo a acrescentar ao esporte fica por aí fazendo das tripas coração para colocar seus carrinhos na pista com o mínimo de dignidade. Até o Piquet penou quando tentou organizar a Fómula Espron – aqueles protótipos feitos no Nordeste com motores de BMW – e desistiu depois de tantas dificuldades.
Aliás, se uma cidade como Belo Horizonte – que tem em sua região metropolitana, hoje, a maior fabrica de carros do país – não tem uma pista fulera ao menos, o que esperar do automobilismo brasileiro?

Amaro - Recife
Amaro - Recife
17 anos atrás

Eita…
O Mini-Dacon (828?) era o ‘less is more’ em ‘pessoa’… Grande Carrinho…

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Coloca esse Paulo Scaglione num Roda Viva, quero ver se ele tem coragem de encarar alguns jornalistas, é gente, politicos, esse pais continua a mesma coisa desde o Império, continua na alma quem chega a algum cargo de poder($).

.
.
17 anos atrás

Ora bolas…
São os Cartolas !
Que não estão interessados em automobilismo, mas só em encher os bolsos.
São os nossos bem conhecidos vendedores de carteirinhas !
Sempre os mesmos.

Hélio Carreira
Hélio Carreira
17 anos atrás

Idéia para quem for Stock ,

Vamos nos reunir na frente da bilheteria, e usar nariz de palhaço ?

Se ninguém topar, eu vou sozinho ….

Abraços..

DEDO ESTROPIADO
DEDO ESTROPIADO
17 anos atrás

Quero MIL MILHAS.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Putz, como vc almoça mal ( ou mau ?? ) acompanhado heim……
Conta as novidade do mestre
depois….

Francisco J.Pellegri
Francisco J.Pellegri
17 anos atrás

FG, eu devolvo-lhe a pergunta: POR ACASO O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO JÁ FOI MUITO MELHOR DO QUE ESTE QUE TEMOS ATUALMENTE??????? FG, NÃO NEM SABEMOS ASFALTAR COM QUALIDADE ! COMO PODEMOS FORMAR NOVA GERAÇÃO DE BONS PILOTOS? NA V8 SÓ PILOTOS QUE JÁ ESTIVERAM LÁ FORA, NÃO SE FORMA NADA DE NOVO..ALIÁS TEMOS ALGUNS “JURÁSSICOS”….RESPONDA POR FAVOR.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Rino, falou tudo e mais um pouco. Realmente o futuro do esporte a motor no Brasil é sombrio mesmo. Somente teremos vitórias em corridas de monopostos na Europa e campeonatos mundiais quando algum piloto de qualidades de braço e grana for para lá. Agora se o cara for bom de braço e não tiver grana, vai voltar com a angustia de não ter feito nada. O maior exemplo para mim disto se chama Roberto Pupo Moreno, nunca teve grana e se mantem lá fora por suas qualidades técnicas.

Helio Carreira
Helio Carreira
17 anos atrás

Os cambistas são cupinchas do tal Paulo também ?

Abraços