Carros que eu gosto: Monza S/R

SÃO PAULO (belezura) – Foi o ministro do STF Rafael Linhares, blogueiro ilustre, quem mandou este link do Monza Clube com as imagens da restauração de um Monza S/R, que merece entrar na galeria das carangas que aprecio.

Alguém sabe o que quer dizer S/R?

Eu gostava mais dos Monzas hatch-back que os sedans quatro portas. Tem carro que nasceu para ter duas. Monza é um deles.

11024

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Santos Spagnolo
Lucas Santos Spagnolo
8 anos atrás

Galera preciso dos retrovisores originais do sr 1986 ( o par ) se alguem tiver, contate-me!
Contatos : 51 99535771
Att : Lucas S.S

layr
layr
9 anos atrás

eu tenho um monza hatch ano 86 que estou restaurando / se alguem tiver um volante completo entre em contato comigo

max
max
9 anos atrás

vendo um SR vermelho… tel…91*125804

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

SR significa o nome da Souza Ramos que fabricava veículos “especiais”. Mas no fundo, SR significa Show Room, cujas atividades foram encerradas na década de 90 pela quantidade de veículos e abertura das importações. Hoje em dia a empresa SR, que fica em São Paulo/SP na Alameda dos Guatas, no bairro de Mirandópolis dedica-se a comercialização de bancos de couros e blindagem automotiva

layr
layr
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

achei que fosse SPORTING RACING mais td bem

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Compro sr original.
Contato 14-81177944

fernando
fernando
Reply to  Marcio
11 anos atrás

tenho um SR 85/86 vermelho, alcool ,para retirar peças , com maioria dos detalhes originais e com doc, motor 2.0100% carb.2e, tratar com fernando 43-9966-7994 tim

Gabriel
Gabriel
Reply to  fernando
9 anos atrás

Bom dia fernando,
Ainda tem o S/R para retirada de peças?
Abs
Gabriel

Walter Lane Leonel de Freitas
Walter Lane Leonel de Freitas
Reply to  Marcio
10 anos atrás

TENHO UM MONZA SR 1988.2.0, ALCOOL,
PRECISA DE REPAROS NA PINTURA, MOTOR REFORMADO COM 15,000 KM,
COR PRATA LUNAR
CARROCERIA LINHEIRA, NUNCA BATEU.
VENDO.
PREÇO A COMBINAR.
FONE 73-81030733
73-91506404.
WALTER

Daniel
Daniel
12 anos atrás

possuo o primeiro modelo de sr que saiu um modelo 1985/1986 com teto solar websato mas nao original de fabrica , teto solar com nota fiscal em nome do primeiro dono colocada 3 meses depois da aquisiçao do carro , este vou restaura-lo , pois vi varios sr mas deste ano sei de 3 apenas nos fóruns … 88 ví vários… sou o terceiro dono , o segundo um amigo nem usou o carro … 3 meses depois que el comprou me vendeu .

leonardo
leonardo
13 anos atrás

eu tenho um sr preto interao banco de corvin preto file 12.00

Rodnei
Rodnei
13 anos atrás

Os GM mais rápidos que os Volks, era só no papel mesmo, porque na prática quem era da época sabe como foi!!

O monza SR (um belo carro) não dava pro começo para a dupla Passat/Gol –

O santana 1986 passou a usar a famosa biela longa e colou no monza. Já com injeção o santana sempre foi foi mais rápido e com maior velocidade final que o monza!!

Essa era a realidade! (sem contar os golzinho 1.6 a álcool que ralava os opalões 6cc de 0 á 120!!!

joão paulo
joão paulo
Reply to  Rodnei
12 anos atrás

voc pensa que sabe olhe esse comparativo o monza mais forte contra o santana ex mais forte com banco recaro http://www.monzaclube.com/repo/reportagens_MC_om44.shtml

Julio Cesar Dias
Julio Cesar Dias
13 anos atrás

Não só os s/r como tambem todos os carros GM são mais rapido e gastões que seus concorrentes se você comparar monza 2.0 com santana 2.0 ambos carburados coitado do santana se comparar monza injetad com santana injetado novamente coitado do santana o mesmo se da com golf e Kadett ,jetta e vectra, passat v6 e Omega sem falar do Malibu e outros faço a comparação com carros da vw porque oas outras marcas são descartadas nesse quesito.

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Tô vendendo um sr 85 interasso fotos peçam em [email protected] Thaks…

MARCELO FAVERANI
13 anos atrás

olá amigos como vcs tbm sou um grd admirador, tenho um pouco de conhecimento sobre monzas s/r.
tive a sorte de recentemente adquirir 2 exemplares de s/r um branco e um preto este com um curioso e polemico teto solar de fabrica. tenho um canal no youtube, deem uma checada la que a partir desta semana começo a postar videos sobre cada passo da reconstrução de cada um desses.
belos exemplos da criatividade automotiva nacional em uma época q os carrões importados eram apenas fotos em revistas especializadas, grande abraço!

MARCELO FAVERANI

JOrge
JOrge
13 anos atrás

S/r significava: Super racing.

Nada haver “souza ramos”? q era fabricante de acessorios e foras de linha… E NUNCA q os monzas hath saiam de fabrica e eram incrementados pela souza ramos…..

Viaja nao! Leia antes de sair respondendo no “achismo”…

Edmilson
Edmilson
13 anos atrás

Olá amigos que são fá do SR pois eu tenho um lindissimo pra vender ele é vermelho ano 88 completo original a alcool com manual de instrução só não funciona o ar tem rodão 15″ com os quatro pneu novo e bancos originais recaro carro muito lindo ótimo p/ ser preservado estou pedindo 10.000 aceito contra proposta se alguem tiver interece me passe o email que eu envio fotos o meu é [email protected] e telefone 045 – 9107-8297.

edu
edu
13 anos atrás

Vivi essa época tive muitos monzas pois era moda mas nunca quis ter um SR um enganativo GT COMO DIVERSOS que são fabricados por aqui.tive o último modelo do POINTER de 89 [foram só produzidos 28 unidades]e era muitobom aquele carro ,no exato momento em que o passat ficou maduro[sanado todos sues problemas]saiu de linha.
Imagine hoje pegar um Civic e colocar bancos recaro e grafia SI com o mesmo motor e a mesma caixa? era o porquê de não comprar o SR na época

Evandro Fraga
Evandro Fraga
Reply to  edu
13 anos atrás

Caro Edu, perdoe-me pela minha resposta, mas seu comentário sobre o Monza SR é equivocado. Hoje é que se faz carros esportivos com adesivos, nada mais. O Monza SR, modelos 85, 86 e 87, 1.8, tinham motores retrabalhados, com comando e relações de marcha próprios, diferentes dos da linha comum. Em 88, o motor que passou a ser o 2.0 era o mesmo, mas o câmbio tinha relações diferentes e o carburador era recalibrado, uma versão própria para o S/R. O desempenho das versões esportivas S/R eram superiores aos demais Monzas SL, SL/E ou Classic.

vagner gomes
vagner gomes
13 anos atrás

o que o joão paulo falou é verdade, sempre li a revista quatro rodas na decada de 80… e todos os testes era incrivel a puxação de saco pra volkswagen…

joao paulo
joao paulo
13 anos atrás

o comparativo que teve pela quatro rodas voi uma farsa….
a revista tem uma parceria com a volks… por isso os carros da volks sempre tao na frente nos comparativo da quatro rodas
se querem ver o comparativo real entre em carros na web.
o monza sr 1.8s foi o mais velos do brasil nos anos 80 com velocidade final de 177,2 e de 0 a 100 em 11,75s competia com os
Passat pointer 1.8 de 0a 100 em 11,50s final de 169,4
gol gt 1.8 de 0a 100 em 11,88s final de 165,8
uno 1.5R de 0a100 em 12,42s final de 163
escort XR3 1.6 de 0 a100 em 13,17s final de 157,5

o monza sr 1.8 era mais veloz que o monza sr 2.0s por que tinha comando mais bravo , a final do monza sr 2.0 era de 172,4 e de 0 a 100 em 11,55 s

wendel
wendel
13 anos atrás

Olá apaixonados por S/R………
Tenho um belíssimo exemplar vermelho 2.0 à álcool e estou me desfazendo dele. Fiquei desempregado e meu outro carro está financiado. Estou pedindo a bagatela de R$ 5.500,00. Interessados: [email protected]

wendel binotto
wendel binotto
Reply to  wendel
13 anos atrás

VENDO UM MONZA SR VERMELHO ANO 87 ALCOOL MUITO ORIGINAL, POSSUI TODOS OS ACESSÓRIOS DE ÉPOCA, RODAS JOGO DA VELHA, AEROFOLIO TRAZEIRO, FAROIS DE MILHA, BANCOS RECARO, VIDROS VERDES, PARABRISA DEGRADEE, TRIO ELETRICO, TOCA FITAS ORIGINAL GM CODIFICADO, ROLOGIO DIGITAL ORIGINAL, ENFIM DIGO QUE O CARRO ESTÁ 80% ORIGINAL. QUEM SE INTERESSAR POSSO MANDAR FOTOS SEM COMPROMISSO. ESTOU EM SAO PAULO CAPITAL.

Edvaldo
Edvaldo
14 anos atrás

Tenho um monza S R 88 completo e todo original ,apenas esta faltando na traseira ,parte do aerofolio inferior . alguem sabe onde posso encontrar isso . obrigado

PAULO FIGUEIREDO
PAULO FIGUEIREDO
14 anos atrás

Alguem sabe onde posso encontrar a porta trazeira do monza hatch ?

haymo ribeiro
haymo ribeiro
Reply to  PAULO FIGUEIREDO
14 anos atrás

vc encontra no mercado livre, esses dias mesmo eu vi mas se prepare pois é caro, de 700 a 1000 reais….um abraço.
Haymo Ribeiro

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

A sigla S/R significava na época uma empresa que equipava os carros com aerofolios, volante, parachoque com farol de milha embutido, e o nome da empresa era Souza Ramos vulgo S/R rs, abços

haymo ribeiro
haymo ribeiro
Reply to  Marcelo
14 anos atrás

acho que o amigo se enganou, realmente existia a “sr” que era souza ramos, agora “S/R”da chevrolet é sport e racing. um abraço.

ricado
ricado
14 anos atrás

esse é um ótimo esportivo, acreditem

ricado
ricado
14 anos atrás

pessoal, tenho um sr prata, e confesso, é um ótimo esportivo e mt bonito,mas vou vender o meu por querer comprar um carro mais novo, ele tem manual, hidraulica, ve, te, espelhos elet, rodas, pneus novos, enfim foi restaurado,a pouco tempo, sou 3 dono sendo que os anteriores eram meus amigos, td funciona, apenas o motor que entupiu a pneira do oleo e precisa de reparos, se tiver um interessado me avise ,que envio fotos 16 91197456

ARTHUR
ARTHUR
Reply to  ricado
14 anos atrás

Manda fotos,qual ano?preço? cidade?
Grato

ivanilson pedro da silva.
ivanilson pedro da silva.
14 anos atrás

ola galera gosto mto dos comentarios sobre o monza s/r prata pois tenho um e vou te falar pessal e uma deliçia nao pago mais IPVA tenho banco recaro .vidro eletrico. espelho eletrico.ar condionado funcionando.limpador traseiro. dezembaçador traseiro.ar quente.motor.2.0 alcool. resumindo viajo pra todo lugar ah tem mais nao tenho preoculpaçao com carne todo mes. mais alguma coisa. ?valeu gente ABRAÇO,

Carlos Dalk
Carlos Dalk
14 anos atrás

Caracas li todos os comentarios que começaram em 2007.
Até hoje se fala, se comenta e se adimira esta maravilha.
Tive 3 Monzas o primeiro 1.8 e os demais 2.0 o ultimo esta comigo até hoje. um SL/E que estou deixando igual a um Cavalier. e posso garantir que dou pau em voiager e reboco o GTi ao mesmo tempo.

Haymo Ribeiro
Haymo Ribeiro
14 anos atrás

tenho um s/r 2.0, e te digo…voyage dar pau nele na subida ele com cambio que vem encurtado de fábrica impossível…o 1.8 vcs podem ver nos testes que levava uma pequena desvantagem e relação ao passat pointer que o melhor da volks, mas o 2.0 impossível…fazia de 0 a 100 em 11,08s e com a mesma final do pointer e como aqui ainda disseram com um habitáculo sem comparações e 300 kg mais pesado que os concorrentes da época, e com muito charme ! se quiserem mando as fotos dele, está inteiraço e com 60.000 originais.

f jcd  do Rio de janeiro
f jcd do Rio de janeiro
14 anos atrás

falando de hacht nao tem nem comemtarios show de carro meus parabens

Jázio
Jázio
14 anos atrás

srs. se querem saber a verdadeira historia do monza acessem http://www.monzaclube.com lá tem toda a história de todos os monzas desde o primeiro que eram os hachts o SR enfim toda linha e na minha opiniao um dos melhores carro já produzidos no brasil

valeu….

RAFAEL
RAFAEL
14 anos atrás

Em 2005 comprei o que fora minha paixao de adolescencia desde as primeiras fotos que vi na revista 4 Rodas de agosto ou setembro de 1985, um monza s/r 1986 vermelho com faixas pretas completo, menos ar. comprei numa sexta e no domingo ja peguei estrada, confortavel ,bons freios excelentes bancos, mas no desempenho ,deixava a desejar. nao consegui passar dos 150 km/h uma decepção, mas estava lindo, original coloquei anuncio no mercado-livre e vendi para um func. da aeronautica de sp. que veio até curitiba gostou e levou. tive depois disso varios autos. entre eles um kadett gsi 94 que em desempenho sinceramente humilha o s/r .

vancar veiculos evandro
vancar veiculos evandro
14 anos atrás

ola sou um louco por monza sr ja tive 4 desses e ja estou no ramo de vender carro a 20 anos ja andei em boa parte dos carros mas nao achei um carro igual macio confortavel anda muito e um desenho maravilhoso um carro pra andar igual um sedan classico mas esportivo parabens

leandro guimarães
14 anos atrás

parabéns eu tambem tenho um desse tambem estou restaurando

Marcello
Marcello
15 anos atrás

Bom dia Sr. Mario Conde. Me passe seus dados para que eu possa ver seu S/R pois estou realmente interessado. Meu endereço é altichron arroba yahoo.com.br. Abraço e aguardo seu contacto.

Mario Conde Junior
Mario Conde Junior
15 anos atrás

Atenção Sr. Marcelo Liberi, tenho um SR 2.0 S, 88, cereja, sou o segundo dono desde 1990 e aceito a troca pelo seu Vectra 97.

Evandro Fraga
Evandro Fraga
Reply to  Mario Conde Junior
14 anos atrás

Mario;

Vc ainda esta vendendo seu Monza SR 88?

Evandro

Evandro Fraga
Evandro Fraga
Reply to  Mario Conde Junior
14 anos atrás

Mario

Vc ainda está vendendo seu Monza SR 88?

Se sim, poderia me passar seus contatos e detalhes do carro para meu e-mail, para nos falarmos?

Grato

Evandro

josé carlos da silva
josé carlos da silva
15 anos atrás

Achei super interessante os comentários. Tenho um Monza SR 2.0 automático ano/modelo 89. O carro é ótimo

roberto granja de carvalho
roberto granja de carvalho
15 anos atrás

se alguem quer comprar briga comigo e so falar mal do monza eu adoro este carro de paixao , sou membro do monza clube e nao concordo com as opinioes , o monza e um carro de luxo e rapido e ao mesmo tempo esportivo , depende muito de quem dirige e o trata , vejo pessoas com seus monzas que nao dao a minima importancia para a manutencao , e deixam ele se acabar na ferrugem ou nos maus tratos , tenho um monza 1983 s/le , que eu adoro muito , tenho um fiat tipo, meu filho em um fiat uno ,
que usamos para trabalhar , mas na hora de pegar a estrada e viajar 3.000km para o interior onde eu nasci eu confio mais em ir com o monza que e muito mais espacoso confortavel e seguro
por isso analizem antes de falarem besteiras a respeio do monza

Gilvan
Gilvan
15 anos atrás

Sou apaixonado pelo monza também e ainda sonho em ter o meu proprio carro, mas ainda tenho duvida se pego um modelo 1.8 ou 2.0. A unica certeza é que será um monza sedan.
um abraço a todos. Acho que A G.M teria muito sucesso com relançamento desse modelo.

marcius
marcius
15 anos atrás

meus caros colegas amantes de velocidades assim como eu todos sabem que a souza e ramos era uma empresa que produzia carros esportivos a pedido das montadoras aqui no brasil para as 2 montadoras ford e para chevrolet mas ficou conhecidade pela chevrolet depois do sucesso com o monza S/r aempreza ficou somente com a chevrolet ela nao mexia em motorizaçâo somente em acabamento.

Francisco Carlos de Oliveira
15 anos atrás

Boa noite! Sou do RJ, gosto muito do carro MONZA, tenho um todo inteirão, completo. A única coisa que não está legal, são os para-choque, estou querendo as peças originais. Alguém sabe aonde comprar?

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
15 anos atrás

A paixão pelo modelo me fez comprar em 2002 um 88 e fazê-lo inteirinho!
O desafio foi grande, mas a recompensa não tem preço!Fabricado em outros paises, ou montado , pelos braços Opel e Vauxhall , onde possuia denominações Ascona -C e Cavalier, possuiam algumas diferenças além do lado do volante ,e a maior curiosidade é que a carroceria Hatch, chamada pelos alemães de CC , não havia 2 portas , somente aqui!
Se quiserem saber mais sobre o carrinho ele saiu na edição numero 10 da revista Opala e Cia.

Evandro Fraga
Evandro Fraga
Reply to  Henrique Bierrenbach
14 anos atrás

Henrique;

Vi um anuncio seu sobre a tampa do gancho do Monza SR no mercado livre, inclusive vc disse que spoiler traseiro, nem na Europa!!!! O mundo, e a internet, são pequenos. Pesquisando sobre Monzas, achei seus comentários no site do Flávio Gomes. Gostei de seus comentários sobre o Monza. Realmente vc entende do assunto. É um pesquisador.

Estou em minha busca. Achei alguns Monzas SR anteriores a 88, em todos os tipos de estado de conservação. Desde sucatas à raridades. Mas o que eu quero mesmo é o 88 ou 89 exportação. Estou garimpando a Internet todos os dias, mas os que encontrei até agora parecem que são desafios intransponíveis, especialmente considerando a raridade das peças. Mas vou continuar a busca.

Legal você ter comprado e restaurado o seu. Deve ter sido um projeto bastante desafiador, e compensador.

Grande abraço.

Evandro

Marcello Liberi
Marcello Liberi
15 anos atrás

Sou apx na chevrolet, inclusive no vectra, tenho um vectra cd top de linha 97, mais melhor q vectra e omega só o monza SR 2.0, tenho 20 anos de idade, e flo se me aparece um SR eu troco no meu vectra, minha mãe teve um e comprou zero, e passou pelo meu irmao e infelizmente vendeu o carro, até hj procuro um SR 2.0 vermelho mais qm tem naum vende.

;//

caso alguem saiba entre em contato cmg obrigado!

alex
alex
Reply to  Marcello Liberi
10 anos atrás

tenho um s/r 2.0s 88/89 branco. Se for por um vectra cd ate penso em troca. Sei q o vectra anda menos, mas tem um bom requinte tbm. Procuro este carro p estilo dub. Abraço

raafael
raafael
15 anos atrás

monza gls é o melhor
ese negocio de monza abaixo de 90 e pra kra ke nun sabe oq e karro
nun ten monza ke acompanhe meu monza 2.0
e muitos krro de hj fika pra tras nas estrada
koisa dificil de fazer nun karro feito pra andar a 80km limite na epoca

alex
alex
Reply to  raafael
10 anos atrás

amigo, acelere um monza s/r então tu vai saber o que eh carro. Nao existe nenhum GM que acompanhe a nao ser que seja qualquer Gsi

Odenir
Odenir
15 anos atrás

Bom dia .

Eu gostaria de Saber.
Quem e o tuca que restauro a tampa trazeira do monza seu.

Rs-caxias do sul

Hoogle
Hoogle
15 anos atrás

É claro que S/R não é Souza Ramos, pois a Opel também usa essa sigla, inclusive no Ascona

tenho um S/R 86 preto
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=421
é um baita carrão =)

vida longa aos Monzeiros

Alessandro Sanduvetti
Alessandro Sanduvetti
15 anos atrás

esse carro é show de bola , tenho um , e estou restaurando , preciso achar algumas peças , mas é dificil encontrar , se alguem, puder dar uma dica. polainas , frisos , emblema , etc..

Obrigado

tfrkln
tfrkln
17 anos atrás

Tô um pouco atrasado mas foi por uma boa causa: estava procurando pela restauração mais que perfeita de um monza S/R no FNVA. Demorei dois dias mas tá aí o link: http://www.topmark.com.br/forum/viewtopic.php?t=3415

Lembro que o link é do fórum do FNVA, acho que precisa de cadastro pra acessar.

FLW

Julio
Julio
17 anos atrás

Enquanto esteve em producao, o S/R foi um dos melhores esportivos nacionais.

O 1.8/S tinha carburador duplo 30/34, comando de valvulas 290, gerando 106cv, com maxima de 185 Km/h.

O modelo 2.0/S tinha o mesmo motor do SL/E, com 110cv, mas com cambio mais curto, levava o carro a 191 Km/h, velocidade superior ao 175Km/h do Passat Pointer e Gol GT/GTS.

A dupla VW levava vantagem em aceleracao devido ao peso muito menor e ausencia de dh e ar condicionado.

Esse motor tambem a ser usado no Kadett GS, com uma transmissao ainda mais curta, para superar o GTi em retomadas.

Sem duvida o S/R era um carro a frente de seu tempo, e por isso muito mais caro que os concorrentes.

O mais belo de todos foi o raro modelo 88, conforme citado por um colega anteriormente.

haymo ribeiro
haymo ribeiro
Reply to  Julio
14 anos atrás

nos testes da quatro rodas o s/r 1.8 tem empate técnico de velocidade final com o passat pointer e por incrível que pareça o 2.0 tem final menor por volta de 167 km/h mas arranca em 11,01s superando o pointer de 0 -100, agora de 0-140 é outra estória, comparem:DESEMPENHO: o Passat GTS é o melhor, seguido bem de perto pelo Gol GT e, um pouco mais longe, pelo Monza SR. Na aceleração 0-100 km/h, o Passat GTS demorou 11,46 s; o Gol GT, 11,84 s; e o Monza SR, 12,17 s.
http://www.monzaclube.com/repo/reportagens_MC_qr307.shtml
http://www.monzaclube.com/repo/reportagens_MC_qr321.shtml
leiam as matérias e comparem…um abraço.
Haymo Ribeiro

alex
alex
Reply to  haymo ribeiro
10 anos atrás

nao sei de ontem tiram ester numeros. Meu s/r esta original. Ontem mesmo brincando, deu 170 e sobrou pedal, mas em quarta marcha. Ja cheguei a marcar 195, e acredito q passe d 200.

Yuri
Yuri
17 anos atrás

Carro lindo! Meu pai teve um desses, e demorou muito tempo para que me deixasse dirigí-lo. Mas ele estava certo, imaginem o que dava pra um moleque de 18 anos aprontar com um carrão desses!

Bor
Bor
17 anos atrás

Tive uma parati 1.8 89 álcool. E agora tenho um monza 2.0 álcool 94. Só posso dizer que nem com reza brava a parati arrancava mais que o atual monza. De final então nem se compara. Perdi foi muito tempo na minha vida com essa parati.

Memória de Rino
Memória de Rino
17 anos atrás

Vocês não lêem os outros comentários? %!$&# não é possível! Já explicaram aqui que a Souza Ramos era Ford, e que S/R é Sport Racing!

Marçal, o bloguero
Marçal, o bloguero
17 anos atrás

Gomes o que S/R significa eu não sei. O que ouvia dizer naquela época é que S/R não era uma série especial da GM e sim uma outra empresa que montava esses kits nos modelos da GM. Isso procede? Alguém sabe dizer?

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Tive um 86 0Km, da primeira série. 1.8 a álcool, comando brabo, suspensão recalibrada, preto.

Era um pouco pesado, se comparado a GTI e XR3, mas acima dos 4000 giros respirava que era uma beleza. Muito estável também, nenhum Voyave me levava, não rsrsrs

Rodei 90mil Km com ele e a única dor de cabeça (constante) era a parte elétrica. Vidros e espelhos elétricos viviam dando problema e queimando fusíveis. O pessoal das concessionárias GM dizia que era um “mal generalizado” dos Monza…