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Da série enviada pelo Edu Carvalho. Falem vocês sobre essa maravilha negra…

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Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Valeu Armando,

Cheguei a lembrar do Scheckter, mas como em 79 ele foi campeão pela Ferrari, não poderia estar na Wolf. Foi um começo arrasador da Wolf naquela temporada de 77, acho que venceu as três ou quatro primeiras corridas e botou um temporal em todo mundo…
Bom lembrar da F-1 antiga!
Grande abraço.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Valeu Armando,

Cheguei a pensar no Scheckter como o piloto da Wolf, mas lembrei que ele foi campeão em 1979, pela Ferrari, logo não poderia estar na Wolf. Lembro que quando surgiu a Wolf, uma equipe vinda do nada, que ganhou as primeiras três ou quatro corridas, colocando um temporal de frente sobra as outras equipes.
Foi sensacional aquele início de campeonato. Bom lembrar da F-1 antiga.
Grande abraço.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Valeu Armando,

Bem lembrado. Pensei no Scheckter, mas lembrei que em 1979 ele foi campeão pela Ferrari, logo não poderia estar na Wolf, realmente foi em 1977 mesmo (eu tinha 11 anos), lembro que venceram as três ou quatro primeiras corridas colocando um temporal nas outras equipes, depois o carro foi caindo ou as outras equipes evoluindo e eles perderam o campeonato. Era um carro preto, bonito, perecido com essa Shadow.
Bom lembrar da F-1 antiga.
Grande abraço

Armando Vieira
Armando Vieira
16 anos atrás

Fala Samuel, tudo em paz?

Bom, a Wolf que começou arrasadora não foi em 79, e sim em 1977, era o modelo WR-1, que foi pilotado pelo sul-africano Jody Scheckter, que havia saído da Tyrrell para encarar o desafio da Wolf.

Foi vice em 77, perdendo o título para Niki Lauda, de Ferrari.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Não lembro desse carro, nesse ano que vcs falaram, pois eu ainda era muito criança… Desse ano, 76, lembro das Mclarens de Lauda e James Hunt e do Copersucar de Émerson. Esse carro me fez lembrar da Wolf de 79 que começou arrasadora as primeiras corridas, depois ficou pelo caminho… Não lembro agora quem era o piloto… teria sido o Laffite? Ajudem aew!!!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Quase todos acertaram que era Tom Pryce. Mas quem é Tom Pryce?
Na Confraria eu conto!

denis
denis
16 anos atrás

deve ser Jean Pierre Jarier em 1976 ( patrocinio da BIC), num UOP_Shadow

Armando Vieira
Armando Vieira
16 anos atrás

Bom, essa polêmica é eterna e sempre dá discussão. Mas, de acordo com o Emerson Fittipaldi, o primeiro a fazer essas curvas de pé embaixo foi o Jarier mesmo, de Shadow, em 1975. O Peterson, de Lotus, dava uma leve aliviada na 1.

Inclusive o Emerson conta que estava sentado em seu carro, conversando com o Wilson, quando o Jarier passou na reta e fez a 1 e a 2 de pé embaixo. O Emerson ainda perguntou ao WIlson, “ele fez de pé embaixo”? O Wilson com uma cara muito assustada fez que sim com a cabeça. O Emerson, meio puto, falou “se ele fez, eu também faço”. E saiu para a pista.

O Wilson conta que o Emerson passou na reta e fez a 1 de pé embaixo, e depois silêncio absoluto. Depois ficou sabendo que o Emerson rodou na saída da 2.

Tenho os depoimentos deles gravados em casa, em VHS.

Abraços

Otávio
Otávio
16 anos atrás

Correção: fazer a curva 1 e 2 como se fosse uma única, foi uma coisa que veio junto com a fórmula 1 a Interlagos. O primeiro a ir à pista já uniu as duas com a maior naturalidade e, creio, foi o Ickx autor da façanha.

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
16 anos atrás

Quem quiser pode baixar no Emule o GP da Inglaterra de 75 ( última vitória do Emerson ) em compacto da BBC com comentários do Jackie Stewart. Meu cunhado que é bem mais novo que eu, assistiu e ficou admirado com essa F1 de antigamente. Ficou surpreso ao ver carros com design diferenciados, suspensões se movendo e a própria dinâmica dos GPs daquela época. Nessa corrida, o saudoso Tom pryce largou na pole mas perdeu a ponta na largada para o também saudoso José Carlos Pace. Recuperou a liderança quando começou a chover pela 1ª vez mas logo depois bateu. Esse Silverstone antigo era uma beleza. Muito legal os carros passando em fila indiana na chicane da woodcote.

rui
rui
16 anos atrás

O primeiro a fazer a 1 e a 2,em Interlagos,com o pé na lata foi o Jarier.Descobriram,no mesmo dia,que ele tinha uma suspensão traseira revolucionária.Na corrida seguinte,já todo mundo usava igual.

Roberto Pereira Borg
Roberto Pereira Borg
16 anos atrás

Como muitos já disseram, saudades de um tempo de belos e diferenciados carros, cada equipe com suas características e quase todas com o mesmo motor – Ford Cosworth. Enquanto teve o dinheiro da UOP, esse carro até que andou. Poderia ter sido melhor desenvolvido. Era bom em curvas de alta, com entre eixos longo.

neanderthal
neanderthal
16 anos atrás

O finado Tom Pryce pilotando uma Shadow DN5; 75 ou 76?
A grama e o Sol de verão a pino, são puro Interlagos, mas a curva não sei, talvez o Laranja antigo.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Quanto fazer a 1 e a 2 de pé em baixo, acho que o Emerson já contornava a 1 e a 2 desde a primeira prova extra-oficial de F-1 no Brasil.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Ops! É verdade! Gilles não estava na F1 em 1975 ainda.
Portanto Jarrier pode ter sido mesmo o primeiro piloto da F1 a fazer as saudosas curvas 1 e 2 do Templo, de pé em baixo.
E eu ví.

Allan
Allan
16 anos atrás

Mais um com saudades… Das minusculas rodas dianteiras que deixavam a aderencia pra traseira, tornavam o carro escorragadinho, plasticamente perfeito pra quem assiste… Da frente bem baixa que fazia o carro nem se importar com o fluxo de ar vindo do carro da frente… Dos desenhos diferenciados… Só pra ficar na foto!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Fou mal… É pro Romeu…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

omeu:
As voltas flat de Villeneuve foram posteriores ao GP Brasil de 1975.
Foram no final de 1978.
Ronnie Peterson tambem fazia, mas seu controle na curva do laranja era inacreditável.
Desde que correu de F3 e F2 aqui, pegou mesmo a mão do circuito e dessa curva em especial. Maravilhoso.

elvio faria
elvio faria
16 anos atrás

Bianchinni:

Você é um babaca…

AlfredoGehre
AlfredoGehre
16 anos atrás

Este Tom Price me faz lembrar de um ótimo piloto que morreu no mesmo acidente aéreo do Grahan Hill , e que se chamava , se não me falha a memória , Tony Brise. Era piloto jovem da equipe Hill e o carro muito parecido.
Quem tiver foto que a mande via FG.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Caro do contra:
O bombeiro tinha 19 anos? Pois bem, acho que mesmo aos 15 anos já dá para ter algum discernimento para saber que não se deve atravessar uma pista de corridas por trás da cortina de fumaça. Desculpe-me se minha franqueza o ofendeu, mas não costumo suavizar as coisas.

alfredo zamborlini j
alfredo zamborlini j
16 anos atrás

este é o shadow de 1976 com tom price. basicamente o mesmo carro de 1975 q fez a pole na argentina e no brasil com jarrier. a foto é provavelmente no brasil, onde price foi terceiro. notem o patrocínio da bic, já q a equipe havia perdido o forte apoio da uop americana.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Belíssimo carro !!!

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Tom Pryce, Shadow, num sei onde…..

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

As shadow iniciaram-se na F1 com patrocinio UOP desde seus tempos de Can Am ( Ô Fg, te mandei foto/retrospecto do primeiro Shadow nas corridas (foi na Can Am ))
Pena que com a morte de Tom Price e Peter Revson (ambasd na F1 ) a equipe dividiu-se (surgiu a Arrows) e depois fechou as portas na F1….

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Gilles na F1 em 75 ? Se não me falha a memória ele estreou em 77 (ou seria 78?) numa McLaren.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Romeu,

Pois então, vou ficar com o Jarrier em 1975 (espero não esquecer mais) pois foi a que vimos.

Quanto a entrar desequilibrado no retão, só quem pilotou é que poderia dizer, não é mesmo? Valeu!

Um abraço.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Tom Pryce numa belíssima Shadow. Me deu uma enorme saudade daqueles tempos,

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Bonani, essa discussão é interminavel e por que não dizer, muito legal.
Eu tambem estava em Interlagos na classificação do GP de 1975 (aquele que o Pace levou).
E ví, (e principalmente ouví), o Jarrier contornar a 1 e a 2 flat, de pé embaixo sem aliviar.
Para mim teria sido a primeira vez que um piloto cometeria essa façanha.
Mas muitos tambem viram o grande Gilles fazer a mesma coisa em um teste de pneus anterior ao GP de 75.
Outros tambem foram testemunhas do tambem grande R. Peterson mandando ver na 1 e 2.
Do Jarrier eu tenho certeza pois estava lá, os outros não ví (infelizmente).
Aí vem outrra discussão:
Alguns acham que não havia vantagem em fazer as duas curvas de pé em baixo, pois o carro entrava desequilibrado no retão e perdia a vantagem ganha nas curvas.
E aí?

do contra
do contra
16 anos atrás

O “mentecapto” mencionado pelo Bianchini tinha apenas 19 anos e também morreu instantaneamente.
O desrespeito de algumas pessoas com relação à vida humana me assusta….
pegou pesado hein Bianchini!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Muito legal essa lembrança das Shadow… infelizmente um dos pilotos da dupla (o Tom Pryce) teve a morte mais estúpida da história da F-1, atingido na cabeça por um extintor de incêndio de um bombeiro despreparado que quis atravessar a pista POR TRÁS da cortina de fumaça. Pryce obviamente não viu o mentecapto e o atropelou, tendo o pesado extintor causado a morte instantânea do piloto, cujo corpo manteve o pé no acelerador e o carro foi acelerando até a curva do final da reta dos boxes do antigo Kyalami, onde acertou de raspão uma Ligier, tirando-a também da prova (era o Lafitte????).

dy
dy
16 anos atrás

Interlagos 1976:
Shadow DN8 – Progetistas eram: Tony Southgate, Dave Wass

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Alguém pode esclarecer essa polêmica antiga sobre quem foi o primeiro a fazer as curvas 1 e 2 flat? Eu me lembro de estar em Interlagos num ano (não lembro qual ano) que o Jean Pierre Jarrier de Uop-Shadow fazia esss curvas de pé-embaixo e na época foi o maior buchicho. (Não me lembro se essa prova foi aquela que não contou pontos para o Mundial ou se já foi a que valeu.).

Broskinha SJPinhais
Broskinha SJPinhais
16 anos atrás

Price com “i” é de se suicidar.. Se nunca mais eu aparecer por aqui, então… ADEUS AMIGOS… É com ipisilone (Y)…hehehheehe!!!!! Então, é Pryce…. Desculpem nossa falha…rsrrrs

Broskinha SJPinhais
Broskinha SJPinhais
16 anos atrás

Tom Price… Ví ele correr em Interlagos.. O capacete mais ridículo, mais simples e mais fácil de reconhecer e gravar eternamente na memória…

.
.
16 anos atrás

Sim, sim !
O Jarrier fez a melhor volta em 1975, virando 2:34.
Mas o engraçado, e pouco lembrado, foi o Mario Andretti marcando o 2o. melhor tempo com um PARNELLI !!!!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Aliás, diga se de passagem que o Tony SOuthgate ainda teve tempo de desenhar um dos mais lindos carros de competição da era moderna, aquele Audi R8 Coupe que competiu nas 24h de Le Mans de 1999, comandado pela Audi Team UK

Lucky Strike
Lucky Strike
16 anos atrás

Shadow-Ford DN5, GP Brasil 76, Tom Pryce foi terceiro nessa prova. Foi a unica em que tiveram os logos da Bic. Assim como em 75, Jarier andou bem, pressionou Lauda pela lideranca mas bateu. Pryce foi paciente e foi ao podio. Mas esse carro projetado pelo Tony Southgate alem de bom era lindo. Pra quem curte, o Luiz Iritani relancou a miniatura em resina pra montar

Sakher
Sakher
16 anos atrás

Passando pra dar uma divulgada no meu blog, já que a audiência anda meio baixa….

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carlos
carlos
16 anos atrás

O DN3 era mais bonito, o DN5 corria mais, o DN7 tinha um ruido de motor fantastico, mas aquela historia de que o Emerson ao saber que o Jarier fez a 1 flat resolveu fazer o mesmo, nao sei nao, tenho testemunhas de que o Emerson rodou logo na 1. Nao eh nada, nao eh nada, nao eh nada mesmo.

sabetudo
sabetudo
16 anos atrás

o 1° a fazer flat as curvas 1 e 2 foi o Ronnie Peterson em 73, este foi um verdadeiro bota!!!!!

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Tom Price… meu primeiro capacete, peguei uma rolo de fita-isolante e decorei igual ao dele.

1GT
1GT
16 anos atrás

Para o povo que como eu ficou na mão com o sopcast nas 24h de Lemans.
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Armando Vieira
Armando Vieira
16 anos atrás

Tom Pryce, Shadow-Ford DN-5, 1976, Interlagos. O patrocínio da UOP foi perdido no final de1975, e a Shadow começaria aí um período de dureza até 1977, quando conseguiu o patrocínio da Ambrózio e da Tabatip. Nesse ano, 1977, a Shadow conseguiria sua primeira (e única) vitória em GP´s oficiais, ao vencer na Áustria com Alan Jones.

Em 1975 ela venceria com Tom Pryce, mas foi o GP dos Campeões, sem contar pontos no campeonato de F1.

Na minha opinião, uma dos mais belos F1 de todos os tempos.

Lucas
Lucas
16 anos atrás

Shadow é Shadow né?

Acho esse um dos nomes mais bacanas que uma equipe pode ter. Melhor que uma Shadow, só uma Lotus, hehehe!

StrauchWagen
StrauchWagen
16 anos atrás

Bom , senti muitas vezes medo em postar aqui alguma opinião que pudesse me comperometrer, mas a única coisa q compreendi é que essa beleza…a beleza dos carros até decada de 80 acabaram.VIva todos eles, viva a falta de profissionalismo, viva a falta de horario viva a historia antiga…viva “Os cariocas” se é q algum de bvcs sabem quem eles são

Silvio Gouveia
Silvio Gouveia
16 anos atrás

A Shadow antes de ser UOP …. o aono 1975 …. o pilôto talvez o meteórico (êle não teve bastante tempo de vida no planetinha) Tom Price …. abraços lusos.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Hägar, o Horrível,
Você arrebentou, mas deixou um pouco, se não a maior parte para deitarmos falação … O outro carro da UOP Shadow, de no. 17, fez pole position e melhor volta nas mãos de Jean Pierre Jarier, que deu um banho de pilotagem em Interlagos. Eu estava lá e me lembro do frances fazendo as curvas 1 e 2 FLAT, isso mesmo, sem tirar o pé.
Bem que FG deu a dica: falem um pouco sobre a maravilha negra. E eu complemento, o Shadow de Jarier que deslumbrou Interlagos em 1975.

walter
walter
16 anos atrás

Éo Pryce, de Shadow, Interlagos, mas o ano é 1976: em 1975 era Uop, Em 1976 não tinha patrocínio e a Bic deu uma força no GP Brasil

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Tom Price, Shadow DN-5, Interlagos, 1975, Curva do S.