Vermelho e verde

SÃO PAULO (difícil…) – Recebi algumas dezenas de e-mails de torcedores raivosos do Massa, inconformados com sua desclassificação em Montreal. A maioria deles não entende como é que o box pode estar aberto para entrar e fechado para sair. Todos acharam que o brasileiro foi sacaneado pelo Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil. Nenhum mencionou que Fisichella levou o mesmo gancho.

Muitos contestam a punição a Alonso, um stop & go. Por que não desclassificá-lo também?

Bom, para deixar claro. Ao contrário do que muitos imaginam, os boxes não ficam fechados durante TODO o período em que o safety-car entra na pista. Nem para entrar, nem para sair.

Vamos começar pelo começo. A entrada. Pelas regras atuais, quando o SC vai para a pista a entrada dos pits é imediatamente fechada. Isso até que o pelotão esteja organizado atrás do lindo Mercedes prateado. Só então aparece a mensagem nos computadores de “pit lane open”. Aí, quem quiser fazer seu pit stop, faz. O regulamento diz claramente que quem entrar nos box com o dito cujo fechado leva um stop & go. Foi o que fizeram Alonso e Rosberguinho, sabendo que seriam punidos. Mas como estavam sem gasolina, não teve outro jeito.

Só não é punido, nessa situação, quem já estiver nos boxes ou quem estiver naquela estradinha vicinal de entrada antes de ser emitida a mensagem “pit lane closed” pelos computadores.

A saída, agora.

Ela fica permanentemente aberta, com luz verde, exceto quando, em situação de safety-car, o pelotão que segue o lindo Mercedes prateado estiver chegando perto da saída de box. Aí o diretor de prova, a seu critério, acende a luz vermelha até passar a boiada. Quando a boiada se vai, acende a luz verde de novo, permitindo a quem estiver nos pits que se junte ao pelotão.

Quem estiver nos boxes tem de esperar a luz verde, pois. Se o Massa e o Fisichella fossem sair dos boxes quando o pelotão atrás do safety-car estivesse do outro lado da pista, encontrariam a luz verde. E poderiam se dirigir ao fim do pelotão. Jamais entrar na frente do safety-car, ou se enfiar no meio da fila.

O regulamento, nesse caso, também é claro quanto à punição: desclassificação, sumária e sem direito a recurso. Como aconteceu com Montoya lá mesmo em Montreal, em 2005.

Alguém há de dizer: como podem ser tão diferentes as punições? No caso de entrar no box com luz vermelha, o piloto está auferindo uma vantagem indevida. Um stop & go elimina a vantagem adquirida ilegalmente. No caso de sair com a luz vermelha, o piloto está colocando em risco o safety-car, os que estão atrás dele, a moral e os bons costumes. Bandeira preta nele e ponto final.

Fiz-me entender? Pois é, desta vez o Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil não fez nada de errado.

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Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

OK, Ubaldino, vc só pode estar tirando sarro da minha cara. Parei por aqui.

Ubaldino
Ubaldino
16 anos atrás

Tony Scott,

Não precisa usar seu inglês num texto de um Reporter Inglês. Faça o Seguinte: Vá ao site da F.I.A. (conhece a entidade?) e procure o Anexo H, Capítulo2, ultimo item – Safety Car. Leia sobre as linhas porque são duas, 1ª e 2ª ,uma onde fica o Sinal Luminoso sde saida dos boxes onde estava parado o Kubica e a derradeira cerca de 100m da primeira, ambas TRANS-VER-SAIS , Saindo de UM LADO da pista para o OUTRO. Você ainda não sabe qual é a linha, pois aquela que mostra o traçado dos carros que saem dos boxes, só serve para isto, pois a linha correta no Canada corta sua linha querida antes de seu final; em Interlagos a Linha Correta corta exatamente no término da sua Paixão, mais não escreverei porque já lhe indiquei o Texto Correto., aquele que rege o Campeonato.

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

Ubaldino, não estou errado. Fim de papo. A linha a que me refiro é a certa. O trecho abaixo é do texto do jornalista especializado Adam Cooper, que sabe muito mais que todos nós, no site autosport.com. Ele fala o mesmo que eu.

Red light spells exclusion

Going through a red light at the pit exit is one of the most basic mistakes that an F1 driver can make, and yet two experienced drivers from two top teams managed to get it wrong when that first safety car came out, and they paid a heavy price. In both cases it seems that their teams missed the opportunity to warn them.

The way it works is quite simple. The red light comes on as the safety car queue approaches the pit entry, and it goes off when the last car in the queue passes the pit exit. It is triggered manually by the FIA’s Claudio Garavini, who watches the races from the start/finish line.

There’s a simple reason why the light stays on until the queue has passed – if not, a car could potentially leave the queue, make a pitstop, and emerge in the middle of the pack. If it drives straight through the pitlane it could even emerge in front. Oddly, some people couldn’t quite grasp this concept on Sunday, including Felipe himself.

“Everybody was stopping at the same time to change tyres and fuel,” he rued. “The pitlane was open, and then when I go out the light was red. I didn’t even look because I never expected to stop and change tyres when the pitlane was open for everybody to be disqualified for a thing like that. For me it’s a kind of a joke.

“They [the FIA] need to be clever enough to see that the pitlane was open, everybody was stopping at the same time. We saw in the past that some drivers were disqualified because of that, but they were stopping alone, they were stopping when the safety car was coming. I was behind the safety car, the pitlane was open, and I stopped. I never saw something like that. It’s a bit of a strange situation.”

Suggestions by Massa that the light should not have been on or that the penalty was unfair were frankly wide of the mark. Having said that, at most circuits the red light would probably have turned green as Felipe, the first man to leave his pit, approached the exit.

But the layout of Montreal means that the red stays on for longer than normal, because the safety car and the queue have to negotiate the tight first corner complex. The pit exit represents a significant shortcut and brings the cars out in the middle of Turn 2.

Felipe Massa follows the race from the back of the Ferrari garage following his disqualification © LAT
And that of course is exactly what happened to Juan Pablo Montoya at the very same track in 2005. Furious because a radio miscommunication meant he got caught behind the safety car, he came in the next lap and charged out of the pits through a red light. When he got to Turn 1, he barged his way into the middle of the queue, almost banging wheels with David Coulthard in the process.

A black flag and an inevitable exclusion soon followed – that was based on precedents set in the cases of Jarno Trulli in Austria in 2001, and Heinz Harald Frentzen in Australia a year later.

You would have thought that with the Montoya example still relatively fresh in people’s minds that teams and drivers would have been on top of the situation, but clearly not all of them were.

Massa got the end of the pitlane and didn’t even look at the lights, and just blasted straight out. Behind him Fisichella hesitated, but in effect reacted to what Massa was doing and followed. It was the less experienced Kubica who did the right thing and stopped.

Massa’s error wasn’t quite as blatant as Montoya’s, but the back of the queue was still making its way through the first couple of corners, and after checking his speed, he slotted in at the back behind Tonio Liuzzi.

As you will have heard from team radio transmissions over the years, teams always frantically warn drivers to avoid crossing white lines at the pit exit, and yet in the heat of the moment neither team seemed to have done that in the case of the red light. Perhaps because all the cars had gone past, their natural assumption was that the exit light was no longer an issue, but as noted, Montreal is a special place.

“He did not pay attention,” said Ferrari boss Jean Todt of his driver. “He was concentrated on going out, and not having any car passing him. And we did not tell him anything. It’s in the rule, if you have a procedure where you say be careful, you will have the red light, you don’t have to see it. We did not say [anything] to him, and he did not pay attention.”

“If the safety car is going past, then the red light should be on,” said Renault engineering boss Alan Permane. “When the last car goes past, the green light goes on. That’s it. [Fisichella] kind of followed Felipe out, he did hesitate, and then just went. I’m sure it was a bit of brain-fade. To be honest, I don’t want to go too much into it…”

Intriguingly, both teams mentioned that thanks to the slightly curving pit exit, they could not see the lights from the pit stand, from where all messages are of course sent. It would thus make sense that next year in Montreal (and at any other track where there are similar visibility problems), teams ensure that one crew member in front of the garage is charged with keeping an eye on the lights, and passing that information to the pit wall.

Montreal may be an extreme case in terms of the red light delay, but the issue could crop up again elsewhere this season. In the past, when the safety car came out, people came straight in and there was always a very good chance that the light would be green for the simple reason that the safety car could be pretty much anywhere on the track, and the queue would be forming behind it.

Under the current rules we’re going to see a lot more examples of groups of cars leaving the queue, dashing into the pits, and racing each other out. And there will be other tracks where the track layout or the tardy pace of a couple of stragglers trying to join the queue mean that the red light will again be on…

Mistral
Mistral
16 anos atrás

Gomes.

Perguntar não ofende.

E quando falam que a Venezuela é comandada por um ditador que manipula o Congresso e a Justiça, e que não renova a concessão de uma tradicional emissora de TV porque fez oposição a seu governo, estamos diante de Um Grande Conspirador Universal que Odeia a Venezuela?

E quando dizem que Cuba, além de ser um lugar comandado por um ditador há quase meio século, e não permitir a oposição real e de fato, é também uma ilha de desigualdades, falta de abastecimento, pobreza e prostituição institucionalizada, estes são relatos egressos do Grande Conspirador Universal que Odeia Cuba?

Ainda sobre a Ilha: quando dizem, e com provas, a partir de anuários emitidos pela ONU, que no tempo da ditadura de Fulgêncio Batista, Cuba tinha taxas de analfabetismo quase zeradas, tudo isto partiu do Grande Conspirador Universal que Odeia Cuba?

Paz a todos.

Ubaldino
Ubaldino
16 anos atrás

Tony Scott,

Você continua sem entender:
A linha de qur você fala, não é a linha que serve de parâmetro para a regra RIDÍCULA da F1/FIA. Todos , TODOS sabem das linhas, inclusive a Linha Errada que serve como seu parâmetro. O Comentário Correto foi feito pelo EJR e pelo Caíque: Este Regulamento é Ruim e falta Bom Senso, mas nenhum deles se colocou contra a punição, só você é que é DESESPERADAMENTE a favor. Não vou mais escrever sobre este assunto porque já encheu o saco.

Ejr
Ejr
16 anos atrás

O problema neste comentário é que o pelotão que estava seguindo o “lindo mercedes prateado” não estava próximo aos boxes e sim do outro lado do autódromo não havia risco para seu ninguém. “O Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil” cometeu um equívoco ao acionar a luz vermelha. A regra é clara como diz o Arnaldo Cesar Coelho, Massa e Ferrari erraram, assim como “o Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil”. Acho que o autor deste blog deveria assistir a corrida de novo e questionar o porquê da luz vermelha, pois tanto Massa quanto Fisichella estavam atrás do “lindo Mercedes Prateado” quando pararam nos boxes e os mesmos levaram menos de 10 seg em suas paradas. O “lindo Mercedes Prateado” deu uma volta em menos de 30 segundos?

henrique
henrique
16 anos atrás

o pessoal da ferrari errou feio ainda mais a ferrari que sempre tah com as regras d baixo do braço11!!!!!como o kubica tava parado lah???a bmw mostra q esta esperta e nao duvidem q ela possa incomodar mais a ferrari pq o nick esta jundo dos seus pilotos e a maclaren tah sobrando

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

Ubaldino, não entendi seu post, mas acho que agora todos concordam que a linha é a que fica após a curva 2, depois de onde o Webber ainda está na foto, quando o Massa já furou o sinal. É lá o ponto que a luz muda quando o último carro passa. Ou seja, não há o que discutir, a luz estava acesa de modo correto e o Massa cagou.

japonês
japonês
16 anos atrás

Bom, acho mais bom senso parar no sinal vermelho e mais que isso é a regra… também acho que nas corridas “só pra esquerda” é mais fácil o carro acompanhar ao lado do pelotão… Enfim, no final tanto faz… Esse assunto já deu o que tinha que dar…

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Para o Japonês:

Bom Senso é o cara saber que deve ser o ultimo. Como você não deve ver muitas corridas, quando tem um S. Car na pista, os carros ficam UM ATRAS DO OUTRO e não ao lado, desse modo, se um maluco saísse na parte final do pelotão, porque não existe possibilidade de sair no meio, vide CANADA, bastaria a ele ficar num lado em velocidade menor, exatamente como fazem na IRL os retardatários em todas as provas a mais de 8 anos. Simples não é? Bom Senso camarada, porque nessas horas os caras estão devagar.

Ubaldino
Ubaldino
16 anos atrás

Tony,

para seu conhecimento, pois você está postando a verdade torta:

A linha que delimita a troca da Luz de Vermelho para Verde NÃO é a que divide a pista para que os carros que vêm , conforme você afirma peremptoriamente em Todos os posts, a Linha que troca as luzes é a que CORTA TRANSVERSALMENTE a pista, cortando também a linha que mostra por onde devem andar aqueles que saem dos boxes, a que você cita. O Caíque se refere a esta linha. Por favor não queira dizer que você se referia a esta linha porque não era essa. Você está certo, mas não colocou em prática sua leitura do regulamento. Dê uma olhada nas pistas de todos os GPs via Google e esta linha transversal existe em todas as pistas e é ela que mostra a partir de quando a pista dos boxes é liberada.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Tony,
Sua soberba o impede de entender o que postei, mas não posso fazer nada. Leia meus posts e entenda minha posição e desça pelo menos um degrau, porque estou falando de uma coisa e você está falando de outra. Mais uma coisa, me retire do seu plural , porque quem não entendeu nada foi você, ao achar que eu não sei as linhas de que você fala, mas é você quem não entende DA que EU falo. Mais não comentarei porque já dei minha opinião no Domingo e ela Mr Scott, é pela PUNIÇÃO, embora ache que este Regulamento é uma Mer.da. Leia e re-leia, veja o Vídeo e VEJA a linha a qual me refiro e é ESTA LInha que o DIretor de Prova MOSCOU e não aquela que está exatramente do lado da Luz.

Eduardo L.
Eduardo L.
16 anos atrás

O Massa está com “pilotagens fracas”..? Ridículo, pois gostaria de saber qual pilotagem fraca. Torcer contra tudo bem, mas inventar não.

Ubaldino
Ubaldino
16 anos atrás

José,

Para com essa bobagem de que o Massa está pilotando mal, isso é típico de caras que querem torcer contra e aí falam besteiras:
1) Austrália – O cara sai em ultimo porque a Equipe detectou problemas e trocou cambio e motor.
2) Malásia – O Massa faz a pole , perde na largada e foi afoito, chega em 4º e ASSUME o erro de tentar a ultrapassagem fora de hora.
3) Barhein e Barcelona – Nada a comentar.
4) Monaco – Faz uma corrida perfeita e chega onde PODERIA porque não tinha carrro para brigar. Corrida sem nenhum erro.
5) Canada – Larga bem, estava Liderando e tinha enosrmes chances de terminar no pódio e foi punido.

Onde que está tudo que você falou?
Cara vai ver futebol, se o Massa estivesse fazendo um monte de bobagfens tudo bem, mas não está, bem como foi HONESTO quando disse que nem viu o Farol Vermelho, outros não falariam isso. Só aqui é que estão dizendo que ele se acha injustiçado porque nem isso ele falou, leia nos Blogs Internacionais, aliás leia nos Blogs Brasileiros de JornaIS ON LINE TAMBÉM.

josé
josé
16 anos atrás

Estamos presenciando uma estória,isso mesmo, estória com final previsível com o novo garoto do brasilsilsil Felipe Massa.Um bom piloto muito rápido quase imbatível quando larga na pole com o melhor carro.simples né?Até o rubens de vez em quando ganhava corridas com a Ferrari ,atenção:de vez em quando.Infelizmente o garoto começou a se atrapalhar com pilotagens fracas e erros bobos.
Cuidado Felipe não se deslumbre com a torcida ,seja realista e pilote o que voce pode e não o que a torcida acha que voce pode.
Não tem dúvida que as mclaren estão fortes mas o que não se pode esquecer é que eles tem o melhor piloto do mundo atualmente(Alonso)
e um ótimo Hamilton,rápido de verdade quase infalível.
Espero que o Massa não seja mais um rubinho o lento que muito se esperou e muito se falou(galvão bueno etc..)e nunca provou que era bom piloto.
Pilotando uma Ferrari ou uma mclaren qualquer um é bom ou não?

brasil
brasil
16 anos atrás

nossa esse papo esta ate hj …outra coisinha…anti MASSA …s…avisem a FIAT… que ja tem outras equipes fortes que ja estao comversando com ele para comtrata-lo a peso de OURO pois ele e o MELHOR piloto atual…sera que a FIAT vai ter caixa $$$ para participar da comversa ??? sei nao !!!

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

Hagar, pelo amor de Deus! Vocês não querem entender pq não querem mesmo. A foto que mandei mostra o Webber ANTES da linha que divide a pista quando o Massa já tinha passado o sinal. O sinal só fica verde e o Massa só poderia passar DO SINAL depois do Webber cruzar a referida linha, láááá na frente. Não é questão de chegar na curva depois. É só passar o sinal depois. O que mais eu preciso fazer pra vcs entenderem? Ou vcs tão tirando uma com a minha cara? Não é possível.

Rodrigo d'Orey
Rodrigo d'Orey
16 anos atrás

Cara, isso mesmo. Um piloto de Fórmula-1 e sua equipe, se quiserem ser campeões, têm no mínimo de saber as regras. Massa errou e a Ferrari também. Não há o que reclamar como disse Todt. O Massa é uma estrelinha mimada. Sei e falo com convicção porque já participei de 3 500 milhas de kart com ele, fazendo briefings. Diferente de outros pilotos brasileiros e até internacionais, exceto Juan Pablo Montoya, Massa é muito mal-educado. Massa merece ficar atrás de Raikkonen e Heidfeld. De Raikkonen porque é muito mais simpáticop e piloto do que ele, pena que não se encontrou ainda. E de Heidfeld porque está guiando muito, fazendo um excelente trabalho para a BMW.

japonês
japonês
16 anos atrás

Como assim bom senso?! Ué?! Aí sim ficaria complicado…

E se o piloto faz um pit stop rápido e sai no no meio da boiada? Ele fica no meio da pista esperando todo mundo passar? Tá bom…

É simples feito uma regra de trânsito: sinal vermelho pára e espera, e ponto final. Isso sim é bom senso…

E se a direção de prova comeu barriga, ou não, tanto faz. Tanto na teoria, afinal eles que decidem quando é seguro, e só cabe ao piloto obedecer. Quanto na prática, Massa e o Fisico teriam que ir pro final do pelotão qualquer jeito, não é?

É simples assim, ou não?

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Perfeito FG, o Massa precisa parar de ser chorão, senão vai pro mesmo caminho do Rubinho inho inho…

Cesar Costa
16 anos atrás

Toda essa discussão porque o cara avançou um sinal vermelho… Já cansei de fazer isso!!!

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Tony,

O que o Caíque disse é que Depois que o Webber passa pela linha que divide a pista, e onde o Kimi foi desclassificado em 200? porque passou por cima dela, aí é que passa o Massa .
Foi isso que ele disse. Ele não cogita em nenhum momento a punição do Massa eo Giancarlo, apernas diz que no momento em que o massa chega na PISTA o webber já tinha passado por ali, e isto é verdade.
Se existem bloguistas que conhecem estas coisas, pode colocar na lista o Joaquim, o Veloz , o Caíque, o Jovino e outros poucos que esqueci agora.

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

Sim, o Webber já tinha passado, mas não é esse o ponto. O ponto é que o Webber não tinha passado a linha que junta o pit com a pista, que é quando o sinal fica verde, quando o Massa passa pelo sinal vermelho. Ele tinha que ficar ali esperando. Não há o que discutir. E a regra é perfeita, só que em circuitos onde o percurso pela pista é maior do que o do pit lane, como Montreal, o piloto tem que ficar esperto. E lembrando de novo, por que o Estadão fez o favor de colocar informação errada hoje, isso não tem nada a ver com a nova regra, sempre foi assim, só que isso não faz diferença na maioria dos circuitos, onde o caminho pelo pit é maior e quase nunca o piloto termina a parada e chega no sinal antes do último da fila ter passado. Praticamente só em Montreal.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Tony,

Não estou confundindo absolutamente nada. O que eu vi e reproduzi foi que o Massa quando passa pela segunda perna da Curva Senna, o Webber já tinha passado. Foi APENAS isso que postei. Minha opinião foi dada ante-ontem, nada mais tenho a declarar, aliás eu escrevi uma coisa simples que mostra como este regulamento é frágil: NINGUÉM poderia ULTRAPASSAR saindo dos boxes pelo simples motivo que toda a pista estava em Bandeira Amarela e para terminar com esta regra burra do sinal vermelho, bastaria Bom Senso, escrevendo neste regulamento mal redigido, que em situações como essa, bastaria que quando se saísse dos boxes o Piloto assumisse um lugar atrás do ultimo da fila que anda atrás do SC, mais simples que isso só c…de cócoras e não existiria nenhuma duvida para ninguém.

O BOM SENSO supera a INTELIGENCIA.

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

Caíque, o Webber ainda não tinha passado a linha branca de marca a volta da pista. Isso está claro, há uma imagem postada abaixo. Acho que vcs estão confundindo com a linha do sinal na saída do box. NÃO É! É a linha depois da curva Senna. Por ser uma distância grande em Montreal, geralmente é uma pista onde esse tipo de erro por parte do piloto pode acontecer com mais facilidade. Repito: NÃO É A LINHA ONDE FICA O SINAL VERMELHO, É LINHA ONDE A SAÍDA DO PIT SE ENCONTRA COM A PISTA. Tá difícil fazer o pessoal entender…

Tony Scott
Tony Scott
16 anos atrás

E da-lhe Daniel não querendo entender. Você viu a imagem que eu postei. O ÚLTIMO DA FILA AINDA NÃO TINHA PASSADO A LINHA BRANCA QUE MARCA O ENCONTRO DO PIT COM A PISTA, QUE É O MOMENTO QUE A LUZ FICA VERDE, E O MASSA JÁ TINHA PASSADO O SINAL HÁ 5 SEGUNDOS. Pq vc continua discutindo e falando que a direção de prova errou?? Está claro na imagem. O que mais você quer? A questão não é passar, a questão é que o sinal fica vermelho até o último da fila passar por aquele ponto, e NÃO TINHA PASSADO até então. Chega!

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Para os que querem tirar suas duvidas, abaixo estou postando o o link do You tube onde tem os High Lights da Prova e Mostra integralmente a entrada do Massa e sua saída.

Para o Bernardo que estava discutindo sobre se o Kubica passou alguém:
Não passou ninguém, nem o Fisichella, que está no primeiro box e quando o Polones vai chegando ele está arrancando. Com relação ao Massa, o Kimi entra no Pit e só aí é que passa o Kubica saindo de sua parada.

Para o Tony Scott:
Quando o Massa passa pela linha branca o Webber já tinha passado.
Mais uma coisa que ninguém ontem comentou:
Esta regra é uma baba.quice porque se alguém sair na frente de outro piloto depois do pitstop neste caso de Domingo, não pode ficar ali, porque estará fazendo uma ultrapassagem sob Bandeira amarela e essa ultrapassagem só poderá ser feita nos boxes como aconteceu com o Kimi que levou uma do Alonso em Bandeira Amarela.

Eis o Link:

http://www.youtube.com/watch?v=OqYytS64CPA

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
16 anos atrás

Quem assistiu a prova e prestou atenção na explicação do Burti para esta situação não deve ter dúvidas. É exatamente o que FG acaba de dizer, sem mais nem menos.
É bom prestar atenção em quem entende e não em quem torce (como o GB) afinal ele já estava criticando a atitude da Ferrari em não ter chamado o Massa assim que o Alonso entrou. O que aconteceu? Punição nele!
Já com o Massa foi 50% para cada lado, conforme admitiu Todt.
E aquele sinal do Massa nos boxes, a mim causou a impressão de que ele sabia que tinha feito a cagada.
Alguém se lembra do Schumacher, ou Hakkinen sendo punido por erros bestas como esse? Espero que a lição tenha sido aprendida, mas talvez o excesso de lições em uma temporada custe muito caro no final, afinal neste ritmo das McLaren, o Massa precisará vencer as próximas 5 ou 6 corridas para colar no líder novamente!
Aí não vai dar para dizer que ainda tem muito campeonato pela frente. As etapas diminuem e a diferença vai aumentando, aumentando…

Irving
Irving
16 anos atrás

FG, você sempre lúcido e claro em suas explicações.
Não há qualquer dúvida quanto às punições impostas aos pilotos.
O que o pessoal precisa entender (incluindo o da Rede Grobo) que brasileiro também erra, também perde, também é derrotado.
Querem transformar o Massa num gênio infalível e campeão.
Longe disso.
Felipe é um bom piloto e vai ter que se virar nesse campeonato para descontar a vantagem que os pilotos da McLaren já possuem.
E a equipe italiana terá que rebolar para recuperar o terreno perdido para o time do simpático Ron Dennis.
Agora me resta esperar a coluna do Jung, que sempre analisa as corridas com uma clareza ímpar.

Abraços.

PS: Só um pitaquinho chato de minha parte: Se você não gosta de usar Rubinho e Massinha (no que concordo) chega com esse negócio de Rosberguinho.

João
João
16 anos atrás

O Massa ganha milhões de dólares e não se dá nem ao trabalho de conhecer a fundo o regulamento. O mesmo serve para outros membros da Ferrari, que ganham menos, certamente, mas que também deve ser uma boa grana. Enfim, cabeças deveriam rolar…

joli
joli
16 anos atrás

Concordo com seu texto, Gomes.
E ainda acho que o Grande Conspirador Universal que Odeia o Brasil ainda vai acabar com a carreira do Massa se ele não for campeão neste ano.

JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

É isto aí , desta vez você está certo Tripudia enquanto pode Flavio Gomes !!!

Allan
Allan
16 anos atrás

Se é pra ficar emburrado, melhor o Massa tomar jeito de homem e fazer como o Alonso. Ficar fazendo beicinho, biquinho, é muitoa viadagem – algo que ele demonstra com a namorada, quando ganha e agora quando perde… Guia muito, é macho na hora de dividir tangencia, de arriscar, mas atitude extra-pista… Depois falam do chorão Rubinho e do arrogante Alonso. Antes ser como eles do que fazer beicinho… Tá puto, dá um dedo pra camera e mostra ao menos que é homem!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Vejam no link http://www.probiom.com.br/montreal.jpg que o caminho pela pista (à esquerda) é mais longo que o caminho pelos pits (à direita, mais próximo à raia olímpica) na pista do Canadá, o que explica porque a luz vermelha deve ficar acesa, porque os carros nos pits podem sair antes da passagem do comboio que segue o SC. Isso não acontece em muitas pistas, por isso a surpresa de alguns.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

No Canadá, o caminho pelos boxes é mais curto que o caminho pela pista, por isso é comum a luz vermelha na saída dos boxes, pois o SC demora a passar.

Mas atentem que tudo, exceto o LP do Fábio Jr., tem um lado bom: Se o Massa não tivesse furado o sinal, ele voltaria à pista no lugar do Kubica, atrás do Trulli… Melhor ir pro chuveiro mais cedo a ver o final da corrida no Hospital Sacre-Coeur, não?

Fábio
Fábio
16 anos atrás

A desclassificação infelizmente aconteceu. Nada a contestar. O Felipe Massa não queria passar essa corrida sem marcar pontos, se não conseguisse a vitória, pelo terminasse em 2. , 3. ou marcasse alguns pontos para não deixar a dupla da McLaren ir embora no campeonato.
1. Hamilton 48 pontos
2. Alonso 40
3. Massa 33
4. Raikkonen 27 pontos
Lembrando que a pontuação é:
1. 10 pontos
2. 8 pontos
3. 6 pontos
4. 5 pontos
5. 4 pontos
6. 3 pontos
7. 2 pontos
8. 1 ponto
Esse sistema de pontuação acaba premiando o piloto que ficar sempre na zona de pontos. Uma corrida como essa que ele passa em branco, pode fazer falta nas corridas finais do campeonato.
Gostei da explicação, Flávio Gomes.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
16 anos atrás

Perfeita a sua explicação FG!!

Não entendi a “pressa” do Massa e do Fisichella para saírem dos Boxes se invariavelmente ficariam atrás do pelotão…

E – não lembro quem escreveu – Massa realmente tava com cara de chorão após ser desclassificado.

Chico
Chico
16 anos atrás

Verdade, concordo com vc. Só acho que essa regra de ter que parar na luz vermelha não tem nada a ver. Ou melhor, a luz vermelha não tem nada a ver. Se o box está aberto para entrar, deve estar aberto pra sair. Não faz sentido ter que ficar parado esperando sair.
Mas, mudando de assunto, só queria registrar que o Hamilton não é nada, mas nada mesmo comparado com a Joss Stone, de apenas 20 anos, e também britânica. Ela não é negra, mas canta maravilhosamente bem. O lewis que me desculpe, mas não ta com nada. A Joss Stone é que é o bicho.

Bernardo
Bernardo
16 anos atrás

Tu não tens o tempo de pit do Kubica, e todos entraram em fila, mto próximos, então qualquer um poderia sair na frente meu amigo Amaral. Então não me venha com afirmações de “não poderia” sem ter dados concretos. Era totalmente possível e aconteceu, agora, se tu estavas distraído quando passaram o on-board do Fisichella nos boxes… Ainda assim a regra do sinal vermelho serve para proteger pilotos e espectadores ali naquela saída complicada de boxes.

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Bernardo,

Postado pelo LR, com Fonte de onde tirou a informação, veja num post pra baixo.

“Volta 25: Cruzam atrás do SC: Massa, Hamilton, Raikkonen, Fisichella, Heidfeld, Kubica, Alonso e Rosberg.
Volta 26: Cruzam atrás do SC: Hamilton, Heidfeld, Alonso, Rosberg, Barrichello, Couthard, Kovalainen, Wurz, Davidson, Schumacher e Webber. Entram nos boxes Massa, Fisichella, Kubica, Trulli, Liuzzi, Sato, Raikkonen e o sempre último Albers. Massa e Fisichella saem com luz vermelha quando Weber (o último a cruzar a linha sem entrar nos boxes) já está na curva Senna após a junção pista e saída dos boxes. ”

O Massa entrou na frente do Fisico e do Kubica, gastou 8,5segundos no Pit e não poderia voltar atrás do Kubica. A TV inclusive passa todo o ´pit do Massa e o acompanha até sua saída, por isso guardei seu tempo de abastecimento.

Bernardo
Bernardo
16 anos atrás

Amaral

A repetição mais mostrada não mostra o Massa passando o Kubica, mas mostra o Fisichella cortando para o lado e tomando posição. No entanto, houve uma repetição da câmera on-board do Fisichella em que foi possível ver os dois pilotos passando o Kubica, o polonês estava se dirigindo devagar para o fim do pitlane pq prestou atenção no sinal vermelho, enquanto que os outros dois saíram em velocidade normal de pit para voltar a pista… Tivessem causado algum acidente na saída (tocado com o Webber, por exemplo) hoje estariam bradando contra coisa pior do que desclassificação, talvez suspensão de prova….

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Eu tive saco de ler em vários sites a matéria e em nenhum deles o Felipe Massa diz que estava certo. A unica coisa que fala é que nem prestou atenção no sinal estava prestando atenção pelo retrovisor para ver se ninguém o ultrapassava e acha que a punição foi injusta. Só isso. Eu não consigo entender a Ira de uma parte do pessoal que vê corridas contra o sujeito. Antes ele ia tomar pau do Kimi..rsrsrsrs…depois do Alonso…rsrsrsrs..agora é do Hamilton. Quando vence, vem a indagação: Quero ver é na Próxima…e por aí vai…meio babac.a isso, se no final do ano o cara for o campeão estes mesmos virão com aquele argumento novo: Tinha o melhor carro, não teve adversários… deu uma sorte danada…duvido que seja campeão de novo…E o sujeito vem fazendo um bom campeonato, fico imaginando se estivesse mal.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
16 anos atrás

vou repetir o comentário feito anteriromente:

“Em relação a punição:

1 – para os que dizem que a equipe deveria informar o Massa e o Fisichela: quando vocês passarem o sinal vermelho, culpem o passageiro que não os avisaram do sinal. Afinal, vocês já tem que trocar marcha, brecar, acelerar etc. Quer saber, vou culpar minha mulher da próxima que tomar uns pontos na carteira!

2 – Falando de pontos na carteira, deveria os respectivos \\”DETRAN´s\\” colocar uns pontinhos tanto na carteira do Massa quanto do Fischela”

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Tony, seu argumento é legal, porém não é embasado em nada (sem saca.nagem e com respeito). Não existe nenhum regulamento que diz que os carros têm que passar pela linha dos Boxes e neste ponto o Flavio colocou o certo:

“…Aí o diretor de prova, a seu critério, acende a luz vermelha até passar a boiada. Quando a boiada se vai, acende a luz verde de novo, permitindo a quem estiver nos pits que se junte ao pelotão.”…

É isso camarada, esqueça essa regra que você postou porque parece que foi editada e posteriormente ditada pelo Galvão Bueno

Rodrigo S. Loureiro
Rodrigo S. Loureiro
16 anos atrás

Pô galera … vcs estão muito chatos ! Nem o Massa é ” o cara” para ser campeão do mundo, menos ainda o Fisichella. No final das contas, a ordem dos fatores não altera o produto ! Aliás, vcs estão aborrecidos demais ! O Massa é rápido, tem um espírito combativo, de garra mas até agora é apenas um bom piloto, diga-se de passagem um dos melhores da atualidade, mas que cacete, não altera o preço o dólar e nem desestabiliza a economia espanhola. Isso, diga-se de passagem, é coisa pra inglês ver !
Forte abraço à todos !

Boris Karlovski
Boris Karlovski
16 anos atrás

Para que tanto diz que diz , mandem
sugestões ao Sr. Max Mosley , talvez ele
mude as regras , ou enviem fotos dos semaforos de ITÚ. quem sabe o Mr. Massa Magoo consiga ver na proxima que ocorrer esta situação.

Sam
Sam
16 anos atrás

A luz vermelha ficou acesa além do tempo normal? Que diferença isso faz? Se ao sair da fila e ir para o box o piloto tem que voltar no final da fila ele poderia esperar 30 segundos da passagem do SC que não mudaria nada. A direção de prova não estava errada. Foi precipitação do Massa e do Fisico.

Tatú
Tatú
16 anos atrás

Também concordo com o Tony.

Daniel Fiedman
Daniel Fiedman
16 anos atrás

Tony,
o Massa e o Fisichela não passaram o Webber e NENHUM piloto quando em Bandeira amarela é punido por passar alguém e imediatamente devolver a posição.

Outra coisa, em momento nenhum eu escrevi que o Massa estava certo, porque se você não sabe nem ler ou interpretar o que se escreve, eu escrevi e mantenho isso,foi que os mdois passaram no Vermelho e a DIREÇÃO de PROVA bobeou, porque ninguém foi beneficiado com estes pitstop e Ela, Direção de Prova DEMOROU a trocar o Sinal de Vermelho para Verde. Isto foi o que escrevi e isso não é ser Ufanista, é apenas um DIREITO que cada um tem em Expressar sua opinião. Ufanismo é totalmente diferente e neste caso eu estaria aqui escrevendo que todos estão contra o Massa e o Rubinho, e estou pouco me importando com eles.
Com relação a foto que você mostrou, ela bem mostra que o Webber está fazendo a tomada da ultima perna e o Massa está chegando para a curva, que fez atrás do Australiano. Veja o Video amanhã no Sportv.

Campes
Campes
16 anos atrás

Na pista, assim como no trânsito de nossas cidades, o sinal de parada é para ser respeitado!
Infelizmente, nesse caso o Massa bobeou, mas, fazer-se o que?
Em 1988 Senna bobeou, bateu no guard-rail em Mônaco, e no final do ano foi campeão (está certo que também naquela ocasião a Mc Laren era imbatível).
Errou e ponto final!
Vamos para a próxima etapa.
Abraço,

RC*